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Minha corrente quebrou, a confiança também

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Maquarte Ver Drop Down
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    Enviado: Ontem as 08:24
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Corrente é quebrar o elo que tá sobrando, fechar o power link e pau no gato!

Obviamente, uma limpeza caprichada em toda a relação, principalmente roldanas que acumulam muita sujeira. 

A corrente nova é bom dar uma lavada antes de montar, com desengraxante, até ficar perfeitamente limpa. Aplica a cera e deixa de um dia para outro, para a cera entrar bem no interior dos elos. NÃO ECONOMIZE nessa primeira lubrificação. 

A limpeza na relação ja havia feito.
Valeu
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por euripedesroo euripedesroo Escreveu:

Meu cassete e corrente NX originais de 2019 estão com 3000 e poucos kms e sem quase desgaste.

Em qual ambiente? Trilhas com lama? Estradão? Só dentro de casa no rolo? 
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euripedesroo Ver Drop Down
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Meu cassete e corrente NX originais de 2019 estão com 3000 e poucos kms e sem quase desgaste.
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gm1987 Ver Drop Down


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Corrente é quebrar o elo que tá sobrando, fechar o power link e pau no gato!

Obviamente, uma limpeza caprichada em toda a relação, principalmente roldanas que acumulam muita sujeira. 

A corrente nova é bom dar uma lavada antes de montar, com desengraxante, até ficar perfeitamente limpa. Aplica a cera e deixa de um dia para outro, para a cera entrar bem no interior dos elos. NÃO ECONOMIZE nessa primeira lubrificação. 
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente Postado por Nve Nve Escreveu:

Siga o manual de instruções que veio junto. Se não veio impresso vc acha no site da sram (na parte "service"). Faça as coisas com cuidado, preste atenção quando for enrolar a corrente na coroa/catraca pra ver se estão bem encaixados. Marque com uma caneta o elo onde vai quebrar, em vez de confiar na cabeça. Sugiro usar uma chave de corrente "dedicada" ao invés daquelas que vc leva no pedal (mais indicadas pra usar em emergência e têm qualidade mais baixa).


Acende um incenso para entrar no clima, põe um Barry white no som e curta o momento....kkkkk

É só uma corrente, mas se não está acostumado a mexer com a mecânica da bike, deixa na bicicletaria, e vai ver com que delicadeza o mecânico faz a troca...kkkk
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Nve Ver Drop Down
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Siga o manual de instruções que veio junto. Se não veio impresso vc acha no site da sram (na parte "service"). Faça as coisas com cuidado, preste atenção quando for enrolar a corrente na coroa/catraca pra ver se estão bem encaixados. Marque com uma caneta o elo onde vai quebrar, em vez de confiar na cabeça. Sugiro usar uma chave de corrente "dedicada" ao invés daquelas que vc leva no pedal (mais indicadas pra usar em emergência e têm qualidade mais baixa).
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Maquarte Ver Drop Down
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Então pessoal, dando continuidade ...
A corrente chegou, peguei a X01.
Alguma dica antes da instalação?
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Seddeex Ver Drop Down
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que eu saiba as de 12v sao todas 126
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paulohn Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Maquarte Maquarte Escreveu:

Então
Prestes a comprar a corrente vem duvidas bobas.
Minha coroa atual é 30 dentes.
Possivelmente a trocarei em um momento por uma 32.
Minha corrente atual tem 116 elos.
No mercado há correntes 116 e 126 elos. Correto?
Qual eu compro?

Eu acho que para 12V as correntes sempre vêm com 126 elos.

O ajuste é feito tirando elos da corrente para adequar à necessidade.
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Maquarte Ver Drop Down
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Então
Prestes a comprar a corrente vem duvidas bobas.
Minha coroa atual é 30 dentes.
Possivelmente a trocarei em um momento por uma 32.
Minha corrente atual tem 116 elos.
No mercado há correntes 116 e 126 elos. Correto?
Qual eu compro?
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Busa Ver Drop Down
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Muito bom ter este tipo de informação.
Seguindo o raciocinio exposto alguns posts acima, sobre a durabilidade versus o preço, TALVEZ uma corrente X01 tivesse durado o mesmo que as 3 primeiras, custando um pouco menos (do que as 3 primeiras, somadas).
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lc.esser Ver Drop Down
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Pessoal, somente quero enriquecer a discussão com alguns dados que possuo da minha Invictus, com 2 anos e 10035 km de uso. Usei muitos modelos de correntes, mas nada top, no máximo a do grupo GX que veio na bike. Claro que a durabilidade vai depender das condições de uso (lama, poeira, areia, trilha, estradão , etc). Meu uso é em provas (quando haviam), nesse caso pegava o que vinha pela frente. No dia a dia não costumo me enfiar no barro e em outros terrenos adversos, mais em estradas mesmo (algumas "terciárias", rsrsrs). Algum XCO também. Seguem infos:

1a - GX original: 2006 km
2a - NX: 1502 km (creio que essa durou menos pelas provas em condições adversas)
3a - GX: 2867 km
4a - Taya gold: 1215 km (lixo)
5a - NX: 2445 km

Sempre medindo e trocando antes de "zerar" a medição, porém sem rodízio algum. Cassete GX ainda firme  e forte com os ~10000 km.
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FelipeV Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Maquarte Maquarte Escreveu:

Fiquei meio confuso aqui ...
Trocar corrente a cada km para preservar a relação ou botar uma corrente punk para fuder tudo junto.



Se vc comprar 2 correntes NX, vai custar quase o mesmo que a X01 e não vai fazer a mesma KM, alem dos trabalhos de manter a NX e não vale a pena pegar a GX que não oxida e fazer a mesma km da NX.




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Maquarte Ver Drop Down
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Fiquei meio confuso aqui ...
Trocar corrente a cada km para preservar a relação ou botar uma corrente punk para fuder tudo junto.

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FelipeV Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Busa Busa Escreveu:

Originalmente Postado por FelipeV FelipeV Escreveu:

Originalmente Postado por Zaka Zaka Escreveu:

Originalmente Postado por Maquarte Maquarte Escreveu:

Sobre rodizio de correntes, qual a finalidade?


Preservar o cassete. Isso se justifica quando um cassete custa lá seus 2 mil reais ou mais.


Isso, não perca tempo em rodizio com NX/GX.

No seu caso o mais economico era pegar uma corrente X01, que esta no lado duro e longevidade.

Qndo ela acabar o cassete acabou tbem, troque ela e o cassete quase no mesmo custo apenas do cassete GX.
Deixa eu ver se entendi:
Comprar um cassete GX, uma corrente X01 e usar tudo até moer. Expectativa de quantos km, será que chega nos 10.000?



Cassete NX e corrente X01, os dois juntos beira os 1600 a 2000, preço somente do cassete GX.

Cassete GX dependendo do ciclista pode ter a vida util menor que o NX pelo cog 50 de aluminio contra aço do NX.

Mas não deve chegar aos 10k, talvez sim.

Se a internet esta certa, e ela sempre esta, a corrente deve comer o cassete antes, por isso acho que não vai dar os 10k, mas ela vai durar o suficiente pra valer o gasto.

Metal do cassete NX/GX é mais fraco que o do X01/XX1.

Na verdade, as correntes X01/XX1 valem a pena em qquer combinação.

Mas isso "vareia" de acordo com ciclista, habitos de uso, manutenção, regulagem do cambio varios fatores, o ciclista que fez 1000km com 12v e ja pulou dente vai fazer 3000km com uma XX1 e vai pular dente tbem.
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Zaka Ver Drop Down
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Non est ad magna facilis ascensus.
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Busa Ver Drop Down
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itajai
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Originalmente Postado por FelipeV FelipeV Escreveu:

Originalmente Postado por Zaka Zaka Escreveu:

Originalmente Postado por Maquarte Maquarte Escreveu:

Sobre rodizio de correntes, qual a finalidade?


Preservar o cassete. Isso se justifica quando um cassete custa lá seus 2 mil reais ou mais.


Isso, não perca tempo em rodizio com NX/GX.

No seu caso o mais economico era pegar uma corrente X01, que esta no lado duro e longevidade.

Qndo ela acabar o cassete acabou tbem, troque ela e o cassete quase no mesmo custo apenas do cassete GX.
Deixa eu ver se entendi:
Comprar um cassete GX, uma corrente X01 e usar tudo até moer. Expectativa de quantos km, será que chega nos 10.000?

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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente Postado por FelipeV FelipeV Escreveu:

Originalmente Postado por Zaka Zaka Escreveu:

Originalmente Postado por Maquarte Maquarte Escreveu:

Sobre rodizio de correntes, qual a finalidade?


Preservar o cassete. Isso se justifica quando um cassete custa lá seus 2 mil reais ou mais.


Isso, não perca tempo em rodizio com NX/GX.

No seu caso o mais economico era pegar uma corrente X01, que esta no lado duro e longevidade.

Qndo ela acabar o cassete acabou tbem, troque ela e o cassete quase no mesmo custo apenas do cassete GX.

E ainda não tem trabalho. LOL
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FelipeV Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Zaka Zaka Escreveu:

Originalmente Postado por Maquarte Maquarte Escreveu:

Sobre rodizio de correntes, qual a finalidade?


Preservar o cassete. Isso se justifica quando um cassete custa lá seus 2 mil reais ou mais.


Isso, não perca tempo em rodizio com NX/GX.

No seu caso o mais economico era pegar uma corrente X01, que esta no lado duro e longevidade.

Qndo ela acabar o cassete acabou tbem, troque ela e o cassete quase no mesmo custo apenas do cassete GX.
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Maquarte Ver Drop Down
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Compreendido, obrigado.
Vou levar ao meu mecânico que tem bastante experiência para uma avaliação geral da relação. 
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paulohn Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Maquarte Maquarte Escreveu:

Sobre rodizio de correntes, qual a finalidade?

Como a corrente vai alongando ao longo do tempo o cassete e as coroas acabam sendo desgastados pois precisam se 'acomodar' ao novo tamanho da corrente.

Pode acontecer de, ao colocar uma corrente nova, os demais componentes da relação estejam desgastados a ponto da corrente nova não funcionar direito no sistema e ser necessária a troca de cassete e coroas.

Fazendo o rodízio de corrente, você vai 'casando' duas (ou mais) correntes com os componentes restantes da relação. Isso aumenta a vida útil do cassete e coroas.
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Zaka Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Maquarte Maquarte Escreveu:

Sobre rodizio de correntes, qual a finalidade?


Preservar o cassete. Isso se justifica quando um cassete custa lá seus 2 mil reais ou mais.
Non est ad magna facilis ascensus.
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Maquarte Ver Drop Down
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Sobre rodizio de correntes, qual a finalidade?
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jh1991 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por black_ovelha black_ovelha Escreveu:

Originalmente Postado por Sigue Sigue Escreveu:

Pelo que vejo de colegas, essas 12v aguentam só uns 1000 km para fazer rodizio, passando disso, a corrente "casa" com a relação e não aceita mais corrente nova, pois vai ficar pulando...



Putz, confere isso Arnaldo?

Tinha animado pra pegar uma bike com 12v mas isso é desanimador. 1.000km é muito pouco, principalmente considerando que vai meio que "condenar" o sistema pois não vai mais aceitar corrente nova....

primeira vez que vejo isso em 12v, tem colegas nossos aqui que usa corrente por 3/4 mil km

Nem 11V uso por tão pouco tempo
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

A corrente shimano 105 ta com quase 9 mil e nao chegou na metade.
Tudo bem que ando subindo bem pouco, mas mesmo assim.


Do video do ciclista denpisga q quebrou a corrente eu nao vi, mas nao acredito q foi pela forca pq 800w é que o pessoal q disputa provas de circuito produz numa retomada.
Ontem tava assiatindo um video de uma corrida de arrancada em subida. Os caras botam 1000w de media por 1:15... fazendo forca em pe.


Não é atoa que ciclismo de pista é single speed... Correntes 12v magrelinhas não aguentariam a pancada TongueTongueTongueTongueTongueTongueTongue

Mas já vi teste de potência que os caras do BMX eram os mais fortes.

Tanto que bike BMX de corrida usa coroa e pinhão grande em comparação com as BMX de crianças e de freestyle que usam coroas bem pequenas, pinhões de 9 ou 8 e, as vezes, corrente half. Mas se ver o Shimano DXR, acho que ele usa uma corrente de 9V se não me engano. Ou 8. Não lembro.
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oliverXs Ver Drop Down
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o cometário acima era para o parceiro que tb optou por comprar o X01... ficou meio perdido aqui Big smileBig smileBig smileBig smile
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oliverXs Ver Drop Down
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Comprei meu kit Sram Eagle X01 logo na época da atualização da roldana. Como sabia que era absurdamente mais caro que a minha relação anterior (2x10), resolvi comprar 3 correntes para fazer o rodízio.
Comprei também um medidor de correntes mais profissional.
Minha meta na época era fazer 15.000km com esta relação.
Resultado: hoje meu cassete está com 16.000km. Alternei as correntes não por quilometragem mas sim por desgaste, mantendo as 3 correntes sempre com o mesmo desgaste (afinal em épocas de chuva o desgaste da corrente é bem maior e em menos tempo do que em épocas de seca). As 3 correntes estão com menos de 0.5.
Troquei minha coroa com 8.000km e agora já quero testar colocando a primeira coroa de volta, pois aumentei a meta para usar 20.000km. E estou confiante que vai dar certo.
As roldanas troquei com 9.000km.
Creio que foi uma decisão certeira, levando em conta os preços absurdos do kit eagle X01.
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Zaka Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Maquarte Maquarte Escreveu:

Valeu galera!!!
Obrigado pelas considerações.
Como moro e pedalo perto do mar, seria interessante usar a GX, pela proteção extra contra corrosão?
Como anda o mercado em termos de falsificação desse item?


Se deixar uma NX molhada, vai criar corrosão. A GX tem uma proteção melhor e não apresenta esse problema.

EDIT: no Ali você encontra GX pelo preço da NX no Brasil (eu não gosto de comprar lá, mas é uma opção).


Editado por Zaka - 09 Abr 2021 as 10:06
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

A corrente shimano 105 ta com quase 9 mil e nao chegou na metade.
Tudo bem que ando subindo bem pouco, mas mesmo assim.


Do video do ciclista denpisga q quebrou a corrente eu nao vi, mas nao acredito q foi pela forca pq 800w é que o pessoal q disputa provas de circuito produz numa retomada.
Ontem tava assiatindo um video de uma corrida de arrancada em subida. Os caras botam 1000w de media por 1:15... fazendo forca em pe.


Não é atoa que ciclismo de pista é single speed... Correntes 12v magrelinhas não aguentariam a pancada TongueTongueTongueTongueTongueTongueTongue
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Originalmente Postado por Maquarte Maquarte Escreveu:

Valeu galera!!!
Obrigado pelas considerações.
Como moro e pedalo perto do mar, seria interessante usar a GX, pela proteção extra contra corrosão?
Como anda o mercado em termos de falsificação desse item?

Sim, a corrosão é um fator crucial na resistência a fadiga. Morar em faixa litorânea é meio que obrigatório ter proteção extra contra a corrosão.

Falsificação de correntes SRAM vejo pouco, agora KMC... É a que mais tem!!!
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Maquarte Ver Drop Down
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Valeu galera!!!
Obrigado pelas considerações.
Como moro e pedalo perto do mar, seria interessante usar a GX, pela proteção extra contra corrosão?
Como anda o mercado em termos de falsificação desse item?
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Fui a vítima da vez..... LOLLOLLOL

Corrente xing-ling (era o que tinha de momento out-20 - nem shimano, nem KMC, nem SRAM tinha por causa da pandemia).

Abriu o pino de um elo, como não tinha junto a chave extratora de corrente, não pude colocar o missing link, voltei de resgate pra casa.....

Não tenho confiança nessa corrente mais! estava com menos de 500 km! lubrificação em dia, falha de material/montagem mesmo! 

Hoje vai uma KMC X9 zerada pra bike que tenho em estoque pessoal
Gabriel Pires
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IDatti Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de IDatti Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Abr 2021 as 23:34
você deve estar falando do teste de Wingate, um teste de esforço máximo do tipo All-Out, que  é muito difícil manter o esforço pelos 30 seg. Esses 800W devem ser a média, a potência de pico de um ciclista bom de velódromo com 90Kg passa fácil de 1500W. Tem cara com quase 60 anos que coloca essa potência (1500W). O Contador magrelo colocava 470W de FTP (ou seja provavelmente esses seus números estão errados)
Os caras old-school usavam a corrente até depenar tudo e depois invertiam os elos para gastar do outro lado (beleza que eram correntes para 5 ou 6 velocidades).
Eu já quebrei shimano ultegra 10V no primeiro uso (provavelmente com menos de 800W de potência de pico). Apesar das contas (gostei da parte da engenharia) acho bem mais fácil ter quebrado a corrente por alguma falha do material do que força do colega ou desgaste acentuado.


Vi o vídeo:
potência máx do sprinter quase 2300W
Pot média de 30s quse 900W


Editado por IDatti - 08 Abr 2021 as 23:48
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Degan Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Abr 2021 as 22:34
A corrente shimano 105 ta com quase 9 mil e nao chegou na metade.
Tudo bem que ando subindo bem pouco, mas mesmo assim.


Do video do ciclista denpisga q quebrou a corrente eu nao vi, mas nao acredito q foi pela forca pq 800w é que o pessoal q disputa provas de circuito produz numa retomada.
Ontem tava assiatindo um video de uma corrida de arrancada em subida. Os caras botam 1000w de media por 1:15... fazendo forca em pe.

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Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Daqui a pouco vou ver o vídeo. Mas eu mesmo já quebrei 3. Cada uma numa situação diferente de força, mas jamais coloquei a força como culpada da situação e sim a qualidade e idade da corrente.

Conta acima quando eu falo em 270kg de força, são 270 aplicadas diretamente no pedal. Seria o cara de 90 kg em pé, puxando o guidão e forçando para baixo. 3x o peso do cara. Por isso em kgfm daria mais. Seria 270 / 0,17.

É que não tem como fazee um teste bobo, tipo tentar levantar um peso preso na corrente. Kkk

Siiiiiimmm, sem dúvidas. Tirando da embalagem, não vai quebrar na primeira puxada... O excesso de força é o que se soma ao desgaste/qualidade da corrente para completar o rompimento. O que comento é mais no sentido de deixar o alerta a estas situações, de subir um "topzinho" na marcha pesada e com muita força... Isso vai nucleando trincas que acabam por diminuir a vida da corrente (e do resto da bike como um todo). 


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Vi agora. Parece que quebrou mesmo. Não foi desencaixe do pino.
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Daqui a pouco vou ver o vídeo. Mas eu mesmo já quebrei 3. Cada uma numa situação diferente de força, mas jamais coloquei a força como culpada da situação e sim a qualidade e idade da corrente.

Conta acima quando eu falo em 270kg de força, são 270 aplicadas diretamente no pedal. Seria o cara de 90 kg em pé, puxando o guidão e forçando para baixo. 3x o peso do cara. Por isso em kgfm daria mais. Seria 270 / 0,17.

É que não tem como fazee um teste bobo, tipo tentar levantar um peso preso na corrente. Kkk

Editado por Fabio - 08 Abr 2021 as 18:43
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https://www.youtube.com/watch?v=PCLvqN9kwuo

Aos incrédulos, assistir aos 10:20...
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Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:


Isso de número de dentes ímpares faria sentido se o sistema fosse single speed. Num sistema onde se muda de marcha toda hora cai por terra a ideia por trás disso.

Poderia funcionar nas coroas em 1x, mas em 1x NW sempre a coroa vai ter número par de dentes.

Quando lançaram 1x11 com 10x42, cara que anda comigo foi o 1º no Brasil que teve numa Scalpel. sofria igual um condenado nas subidas. Vacilou e já estava no 42 atrás. Lembrando que mesmo tendo mais dentes atrás, nessas marchas se passa mais tempo, pois a média é mais lenta nas subidas. Resultado: 42 dele desapareceu enquanto o cassete ainda estava novo. Sorte que na época já tinha começado a aparecer o cog 42 de reposição da One Components, que, se não me engano, foi o 1º produto deles. Era um verde. Aliás, quando lançaram o XX1 a Sram divulgou que o cog 42 seria substituível, depois no lançamento nunca lançaram o tal cog 42 para venda.

Eu não acredito em estourar corrente por torque. Devia ter um defeito ferrado na corrente. Um cara forte de 90kg consegue produzir 3x seu peso em força. 270 kg. Num pedivela de 170mm dá 1588. Com coroa 52 tem raio de 105mm. Torque voltaria para 166kg. Se uma corrente não suportar 166kg, fabricante que se mate. Até linha multifilamento de pesca deve suportar isso. kkkk

Vamos lá: Torque = Força x Distância

Torque = 270kg * 0,170m = 45,9 kg.m (lembre-se, um motor de carro 1.0 gera 12kg.m)

Força = Torque / Distãncia

Força = 45,9/0,105m = 437 kg de força na corrente.

Agora vamos considerar a seção do elo: Digamos que tenha 1mm de espessura por 5 de altura

Tensão = Força / Área = 437 * 9,8065 / (2elos *5mm2)
Tensão = 428 mPa (mega pascal)

Agora vamos lá: Um aço comum ao carbono, a tensão de ruptura é de 250 mPa! Elos de corrente costumam ser feitos de aço liga temperados. Eu imagino 600mPa de tensão de ruptura.

PORÉM, entrando na cachaça da mecânica de sólidos... Numa chapa plana com tensão normal e um furo, a concentração de tensão é de 3X no quadrante do furo. Ou seja, aqueles 428mPa viram 1284mPa. É uma porrada! Poucos ciclos nessa tensão são suficientes para nuclear e expandir uma trinca.

Eu acredito que 270 kg esteja majorado... Mas mesmo assim ainda tem muito excesso de tensão nesse estudo de caso.

Pode parecer absurdo, mas é um fato. Temos força para romper uma corrente. Vou achar o vídeo desta situação...




Editado por gm1987 - 08 Abr 2021 as 18:02
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por Maquarte Maquarte Escreveu:


Esse tipo de ruptura da foto é típico de excesso de tensão (força aplicada acima do limite) ou de falha por fadiga (essa ocorreria devido a vida útil, ou seja, muita quilometragem rodada).

A fadiga pode começar também através de um processo de corrosão... Aquele famoso limão para desengraxar a relação... 


Pode ser tudo, menos excesso de força do ciclista. 

Numa nova sem defeitos de fabricação, nunca. 
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