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Planejando upgrade p/ Sense Intensa (garfo, etc)

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belo horizonte
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    Postado: 08 Dez 2022 as 21:07
Primeira MTB que eu comprei foi uma diamond back isso em 1992 vinha com cambio 200gs e pedivela biopace.

A Bit of History About Oval Chainrings
Oval chainrings have been around for over 100 years. They were first used shortly after the invention of the safety bicycle in the late 1800s. Over the decades since, they have appeared then disappeared again every 15-20 years.

Bagulho foi inventado em 1800 ...
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Moderação, por favor tranquem o tópico.

Ser chamada de escrota foi a gota d'água, e nada de útil parece vir mais desse poço.
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Primeiramente, não sou defensor ferrenho do sistema 2x, essa tua afirmação soa no mínimo a um equívoco, quiçá má fé ou ainda um mau caratismo de uma geração que não aguenta ser contrariada. Falei apenas que a tua troca não iria obter ganho de performance alguma.

Quando eu disse que era uma modinha e que eu iria migrar pro sistema 2x, apenas falei minha opinião e como me equivoquei migrando pra um sistema de transmissão.

Enfim, eu ainda me prestei a interagir, mas como o hug0.dts comentou (neste ou em outro tópico), gente escrota não merece minha atenção (e antes que venham a dizer algo, em palavras dele: a tua condição de saúde não é desculpa pra ser escroto com as pessoas).

Desejo que tenha bons pedais, que sua situação de saúde melhore e que evolua como pessoa!!!



Editado por GabrielSL329 - 08 Dez 2022 as 19:52
Gabriel Pires
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2022 as 18:17
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Não estou querendo provar que 1x ou 2x é melhor, apenas estou lhe dizendo que você está errado em seu conceito.


Acho que aqui é que é o ponto-chave do meu mal-entendido, porque o Gabriel estava numa defesa ferrenha de que 1x é "modinha" e que 2x é o melhor sistema, eu soltei alguns argumentos a favor de 1x pra certos casos, e quando vi você vindo atacar um por um, achei que tinha virado mais outra discussão de "Ah mas 2x é melhor mesmo que 1x" (tanto que ele voltou pra a thread pra te agradecer por refutar o que eu disse, o que eu achei um tanto infantil).

Acredite, não li as fontes que você enviou em má fé (eu realmente li tentando entender os argumentos técnicos, e até busquei videos a respeito de outras coisas, inclusive o Linkglide), só com desconfiança por conta do meu pressuposto errado sobre o que se tratava: que na realidade eu estava enganada sobre o que eu disse, ao invés de você ter entrado na conversa pra atiçar o "1x vs 2x".

E nisso eu peço desculpas.

Citar O que posso lhe dizer com certeza é que no geral as correntes Shimano não podem ver água. As linhas superiores até são melhores, mas a resistência a oxidação é bem aquém do que ocorre com outros fabricantes.

Nisso eu ouvi uma coisa peculiar a respeito. Que as correntes 
11v da Shimano recebem tratamento de superfície de forma diferente de acordo com a linha (HG601 só recebe do lado interno, enquanto que HG701 e 901 recebem tratamento interno, externo e nos pinos -- além de serem reforçadas e validadas pra E-bikes). Não sei se isso influi na resistência delas à corrosão, mas é uma possibilidade.

Editado por Feral - 08 Dez 2022 as 18:19
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:



Uhn... esse artigo especificamente menciona que eles estão comparando dois drivetrains de estrada, e que o desgaste maior visto mesmo em ratios iguais com correntes perfeitamente alinhadas acontece mais em relações 1x porque o cog traseiro é menor.

...Essa não é a mesma realidade de MTB, onde você não apenas varia muito mais entre "cog maior que chaining" vs "cog menor que chainring", como você também tem sistemas feitos pra manter tensão na corrente (ShadowPlus, por exemplo), o que tornam essa análise meio "maçãs vs laranjas". O ideal seria uma comparação de drivetrains 1x vs 2x usando relações de MTB; aí sim teríamos parâmetros mais justos para tirar conclusões a respeito.

O que há de tão distinto em peças de road que não é comparável a peças de MTB? Você tá procurando pelo em ovo. Até mesmo a questão da embreagem, que você disse que faltou, estava presente no estudo no câmbio da Sram, tendo o autor indicado que não houve efeito negativo disso sobre o atrito na relação.

Leia com boa vontade. Todas as suas respostas estão lá.

Citar Adicionar coroas ovais meio que já implica que você está misturando marcas e ecossistemas (a Shimano não tem chainrings ovais, por exemplo, então as correntes e passadores dianteiros não são desenhados com essas trocas em mente).

Sem passadores, sem trocas, sem preocupações. É menos "achismo" e mais "lógica".


A Shimano já comercializou pedivelas ovais (Shimano Biopace) e parou, pois simplesmente não pegou. Mesmo hoje, com outros fabricantes ainda comercializando, é algo de nicho.

Sobre misturar marcas e ecossistemas, não há nenhuma tecnologia alien em coroas indexadas, ovais ou não. São engrenagens com algumas rampas internas e alguns dentes rebaixados em pontos chave para que as passagens ocorram apenas em determinado ponto. Fabricantes diferentes possuem entendimentos diferentes sobre como esses elementos são desenhados, mas o princípio por trás é o mesmo. As trocas não são aleatórios como você acha que são.

Na boa, faça um mínimo de esforço para se ater ao que está sendo discutido, algo que desde o início você vem cobrando aqui. Não estou querendo provar que 1x ou 2x é melhor, apenas estou lhe dizendo que você está errado em seu conceito. Coroa oval não é novidade e nem exclusividade para sistemas 1x. Não é nenhum diferencial entre esses sistemas.

Citar Aqui é algo que eu acho curioso porque cada pessoa me diz uma coisa diferente a esse respeito. Já vi pessoas dizendo que as correntes Shimano de 10v pra cima são mais duráveis que KMC, já ouvi dizer que as KMC são mais duráveis, já ouvi que Shimano são mais duráveis independente do caso, já ouvi que não faz diferença...
Sem ter visto nenhum teste exato, eu estou tendo que confiar na experiência individual de cada pessoa, e eu ouvi mecânicos, ciclistas de trilhas longas, ciclistas casuais, lojistas (esse último caso sendo provavelmente as piores pessoas pra explicarem essas coisas), etc.

Considere que duram a mesma coisa. As KMC vão ter um custo-benefício melhor já que são mais baratas.

O que posso lhe dizer com certeza é que no geral as correntes Shimano não podem ver água. As linhas superiores até são melhores, mas a resistência a oxidação é bem aquém do que ocorre com outros fabricantes.

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Uhn... esse artigo especificamente menciona que eles estão comparando dois drivetrains de estrada, e que o desgaste maior visto mesmo em ratios iguais com correntes perfeitamente alinhadas acontece mais em relações 1x porque o cog traseiro é menor.

...Essa não é a mesma realidade de MTB, onde você não apenas varia muito mais entre "cog maior que chaining" vs "cog menor que chainring", como você também tem sistemas feitos pra manter tensão na corrente (ShadowPlus, por exemplo), o que tornam essa análise meio "maçãs vs laranjas". O ideal seria uma comparação de drivetrains 1x vs 2x usando relações de MTB; aí sim teríamos parâmetros mais justos para tirar conclusões a respeito.

Citar Você tratou isso como se uma vantagem do sistema 1x. Não é, pronto. Múltiplas coroas ovais funcionam normalmente, pois são desenhadas com esse propósito, assim como coroas NW são desenhadas para melhor retenção da corrente. A sua opinião sobre isso é baseada em achismo apenas.


Adicionar coroas ovais meio que já implica que você está misturando marcas e ecossistemas (a Shimano não tem chainrings ovais, por exemplo, então as correntes e passadores dianteiros não são desenhados com essas trocas em mente).

Sem passadores, sem trocas, sem preocupações. É menos "achismo" e mais "lógica".


Citar Provavelmente porque a Shimano largou as linhas de 10 e 11v de lado. Hoje eles só possuem a linha Deore com essas combinações. Oferta e demanda como você disse.


Mais ou menos. Vide meu post anterior sobre como a linha 11v é particularmente interessante pra quem quer usar componentes de uma geração atrás (SLX e XT especialmente), ou sobre como alguns fabricantes estão usando 10v pra empurrar o Deore 4100 como um "Alivio Deluxe" (já que não tem alguns dos recursos extras, como ShadowPlus).


Citar Mas a não ser que faça muita questão de Shimano, a KMC X11 é mais barata (~R$180 ou menos) e duram mais. Já em 12V, as KMC não são tão duráveis, então vale a pena ir para Shimano

Aqui é algo que eu acho curioso porque cada pessoa me diz uma coisa diferente a esse respeito. Já vi pessoas dizendo que as correntes Shimano de 10v pra cima são mais duráveis que KMC, já ouvi dizer que as KMC são mais duráveis, já ouvi que Shimano são mais duráveis independente do caso, já ouvi que não faz diferença...

Sem ter visto nenhum teste exato, eu estou tendo que confiar na experiência individual de cada pessoa, e eu ouvi mecânicos, ciclistas de trilhas longas, ciclistas casuais, lojistas (esse último caso sendo provavelmente as piores pessoas pra explicarem essas coisas), etc.

EDIT: Fora que aqui entra denovo aquilo que eu falei sobre 11v aceitar peças de categorias superiores e anos passados; HGX11 é compatível tanto com as correntes 11v Deore/105 (HG601), XT (HG701) e XTR/DuraAce (HG901), numa escadinha crescente de preços.

Citar
Coroas menores são utilizadas em subidas, que representam uma proporção não muito grande do pedal. Exceto se a pessoa gostar muito de praticar spinning, não faz sentido algum o que você afirmou.

Ehh... algumas trilhas por aqui por perto têm uma quantidade de subidas que massacra as coroas menores, então eu diria que vai do tipo de trilha mais do que uma verdade absoluta pra todo mundo (eu sei, estatisticamente a maioria vai ser ou equilibrada ou vai tender à descida porque é o que a maioria acha mais divertido; mas não são todos os casos e o drivetrain da minha antiga Extor já teve que encarar isso "na pele"). 

E embora eu não goste de entrar nesse mérito, aqui entra o fato de muita gente estar passando a misturar componentes chineses nas relações (seja coroas, cassettes completos, etc), e isso também entra na equação do desgaste. Ou seja, não é só "caso a pessoa goste de spinning", há outros casos de uso onde o desgaste não é tão enviesado pra a coroa maior quanto o esperado.

Editado por Feral - 08 Dez 2022 as 16:29
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:



Pro primeiro ponto, não, correntes Linkglide não são garantidas pela Shimano pra funcionar com quaisquer outros componentes exceto a família Linkglide (que usa grooving diferente no cassette, e isso exige superfícies e espessuras diferentes na corrente).

Aliás, só o fato de a mesma corrente Linkglide ser "10/11v" e compartilhada entre o Deore e o XT já reforça como é um ecossistema fechado: cassette especial, câmbio especial, passador especial, corrente especial. Misturar com 11v HG-X11 é pedir pra estragar os componentes comprando uma corrente de 400 reais.

Corrente LINKGLIDE de 10/11 velocidades | SHIMANO BIKE-BRASIL


Originalmente postado por Feral Feral escreveu:


Quanto ao segundo ponto, cuidado com acusar e assumir coisas a respeito de outras pessoas. Eu estou literalmente comparando a diferença que eu senti ao passar de um grupo ao outro, na mesma pessoa (aliás, era um dos pontos originals, não é? Eu avaliar como estou me adaptando as upgrades? Decida-se se você quer conversar sobre isso ou se você quer cookie points por "ganhar argumentos virtuais").

Para de mimimi, não se vitimize e assume que provavelmente é isso que te falta! Aliás, se for olhar na outra página, vc mesmo disse que não pode testar muito a fundo a suspensão pois passou um período longo indo constantemente a hospitais. Se tu mesmo indo esse tempo todo em um hospital e, mesmo assim conseguiu manter um bom preparo físico, só me resta tirar o chapéu pra vc! Pois eu passei por um período parado pela Covid e que só ferrou minha vida! O que mais se vê é pessoal achando que uma transmissão 1x é a salvação da lavoura, e ai não consege acompanhar o carinha que comprou uma bike 3x9 baratinha, mas que o preparo físico do cara é fantástico!

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

 Então, vou te confessar uma coisa: por conta da pandemia e da minha condição de saúde (eu passei boa parte desses últimos 2 anos indo quase semanalmente em hospital), eu nunca levei essa bike pra uma trilha verdadeira, então infelizmente não posso comentar sobre o comportamento dela em uma trilha real.

E assim, eu só posso dizer que ela se comportou extremamente bem no terreno urbano acidentado de Recife, mas não posso dizer muita coisa sobre trilhas técnicas de fato (onde as pedras soltas e raízes não só são mais frequentes que as ruas e calçadas daqui, mas também são frequentemente úmidas e cobertas de folhas). 





Originalmente postado por Feral Feral escreveu:


Lembre-se que pra montadoras é muito mais fácil optar por um ecossistema microspline já de cara, ou economizar no Deore usando a família 4100 em modo 2x10 (que é basicamente um Alivio glorificado).

Deore 5100/5120 vive num nicho complicado porque é algo ruim de incorporar em bikes novas (pela incompatibilidade com microspline) porém goza de retrocompatibilidade com as peças SLX/XT/XTR de 11 velocidades (eu posso colocar um cassette SLX M7000 11-46, um pedivela M7000 e uma coroa nova XT 36T sem precisar migrar pra Microspline e posso até manter a corrente -- embora o ideal seria migrar pra uma HG701-11).

São propósitos diferentes, vistos de ângulos completamente diferentes e com custos completamente diferentes (os custos pra um fornecedor de peças ou uma montadora, bem como as prioridades, são bem distintas das de uma ciclista buscando peças no varejo).

Montadora sabe que entre uma bike 1x11 e uma bike 1x12, a segunda vende mais fácil. Eles não estão se importando com compatibilidade ou não, é argumento para venda e pronto. Cliente enche os olhos em saber que está adquirindo uma transmissão de 12v mais "moderna" que existe (tem gente que acha que quanto mais marchas, mais moderna é). 




Gabriel Pires
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Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

Quem eu conheço e usa 2x9 ou 2x10 já teve troca da menor junto da segunda troca da maior, então não acho tão raro assim, alem disso, comparando minha rodagem com a deles pelo Strava as minhas narrow estão durando mais que a coroa maior deles.

Sobre cubo e k7, atualmente já é possível encontrar opções de k7 Sunshine 10-52 microspline por R$300 no Aliexpress, as vezes menos, um cubo Novatec microspline por R$250, acho que comparando com os grupos HG mais comuns já começa a ficar bem acessível.


Vou usar o meu exemplo. Estou rodando com 2x e a minha coroinha já passou dos 10mil km e nem sinal de que vou precisar trocar tão cedo. E olha que gosto de subir, então a uso bastante.

Sobre a troca dos seus conhecidos, podem ser vários fatores, como não trocar no momento certo ou por sugestão dos trocadores de peças (também conhecidos como mecânicos). Mas sem conhecer o uso e por fazer a minha própria manutenção, é achismo da minha parte.

Quanto aos grupos, pegando esses chineses fica bem mais acessível, mas ainda assim mais caros. Um cassete de Shimano de 11V (11-42) tá saindo por menos de R$200 na China. De 10V, um pouco menos. É uma baita diferença? Olhando friamente, não, mas para muita gente faz diferença ao olhar o todo. É R$100 ali, R$200 acolá... faz uma boa diferença no final.
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:


Depende. Se você está usando uma coroa única com o offset correto pro seu quadro, ela deveria ficar na posição equivalente ao espaço entre as duas coroas num pedivela 2x.


Não, não depende.
https://www.velonews.com/gear/gear-issue-friction-differences-between-1x-and-2x-drivetrains/


Citar Sim, mas num sistema 1x você não tem que se preocupar com trocas de marcha em coroas ovais em sistemas que não foram feitos pensando nesse tipo de troca. A corrente está lá constantemente e pronto.


Você tratou isso como se uma vantagem do sistema 1x. Não é, pronto. Múltiplas coroas ovais funcionam normalmente, pois são desenhadas com esse propósito, assim como coroas NW são desenhadas para melhor retenção da corrente. A sua opinião sobre isso é baseada em achismo apenas.


Citar Quanto à primeira parte, depende do cassette. A Sram coloca um salto absurdo entre o cog maior e o segundo maior, enquanto a Shimano prefere uma transição mais gradual. Outros fabricantes vão ter suas características próprias também.


Em alguns cassetes mais, em outros menos, mas continuam sendo maiores que nos cassetes para uso múltiplas coroas, pois, obviamente, o cassete não precisa ter um alcance tão grande. Se interessar, pegue o escalonamento de diferentes cassetes e compare.

Citar Quanto ao custo, cog 10 dentes, sim (embora eu não tenha pesquisado mais profundamente a respeito). Mas você já encontra cassettes 11-51 (que é um senhor alcance) ainda em HG; basta ter o câmbio adequado (meu M5120 é feito pra compatibilidade 1x/2x, então só vai até 11-46, mas o M5100 aceita 11-51 sem problemas).


Usando cassete HG se tem limitação do alcance, sendo necessário o uso de coroas maiores para se ter velocidade final (ou o inverso, caso a prioridade sejam uma relação mais leve). Um cog 10 + coroa 32 (3,2) tem uma relação próxima a uma combinação de cog 11 + coroa 36 (3,27),  o que  reduz a necessidade de uma coroa adicional. Apesar de ser necessário abdicar da manutenção da cadência, como comentei.


Citar Mercado Livre. Corrente Shimano original, a HG601-11 (recomendada pro Deore 5100) está custando de 280 pra cima, sem quick-link (a Shimano não inclui ele em todas as embalagens -- só as mais recentes). A M6100 (Deore de 12 velocidades) custa entre 230 e 250, com quick-link incluso.

Provavelmente porque a Shimano largou as linhas de 10 e 11v de lado. Hoje eles só possuem a linha Deore com essas combinações. Oferta e demanda como você disse.

Mas a não ser que faça muita questão de Shimano, a KMC X11 é mais barata (~R$180 ou menos) e duram mais. Já em 12V, as KMC não são tão duráveis, então vale a pena ir para Shimano.



Citar
Depende do uso que a pessoa faz, combinação de cassette, corrente usada, etc etc. Não é tão preto-e-branco quanto você sugere.


Coroas menores são utilizadas em subidas, que representam uma proporção não muito grande do pedal. Exceto se a pessoa gostar muito de praticar spinning, não faz sentido algum o que você afirmou.
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

O problema da raridade da corrente 11v tu corriges com a mesma corrente LINKGLIDE, que funciona com sistemas 11v HG: é 50% mais cara, mas promete uma durabilidade de 2 a 3x maior que as correntes HG.

E outra: teu real problema é a falta de ritmo e constância e não uma relação 1x ou 2x! manter velocidades só se consegue com muito treino! não tem relação que dê jeito nisso (a não ser a Shimano Steps).


Pro primeiro ponto, não, correntes Linkglide não são garantidas pela Shimano pra funcionar com quaisquer outros componentes exceto a família Linkglide (que usa grooving diferente no cassette, e isso exige superfícies e espessuras diferentes na corrente).

Aliás, só o fato de a mesma corrente Linkglide ser "10/11v" e compartilhada entre o Deore e o XT já reforça como é um ecossistema fechado: cassette especial, câmbio especial, passador especial, corrente especial. Misturar com 11v HG-X11 é pedir pra estragar os componentes comprando uma corrente de 400 reais.

Quanto ao segundo ponto, cuidado com acusar e assumir coisas a respeito de outras pessoas. Eu estou literalmente comparando a diferença que eu senti ao passar de um grupo ao outro, na mesma pessoa (aliás, era um dos pontos originals, não é? Eu avaliar como estou me adaptando as upgrades? Decida-se se você quer conversar sobre isso ou se você quer cookie points por "ganhar argumentos virtuais").

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Tanto que, se for olhar algumas linhas de bike, as de entrada ainda usam 3x7 ou 3x8, depois vem as 2x9 e 2x10 e uma boa parte já salta pro 1x12.

Lembre-se que pra montadoras é muito mais fácil optar por um ecossistema microspline já de cara, ou economizar no Deore usando a família 4100 em modo 2x10 (que é basicamente um Alivio glorificado).

Deore 5100/5120 vive num nicho complicado porque é algo ruim de incorporar em bikes novas (pela incompatibilidade com microspline) porém goza de retrocompatibilidade com as peças SLX/XT/XTR de 11 velocidades (eu posso colocar um cassette SLX M7000 11-46, um pedivela M7000 e uma coroa nova XT 36T sem precisar migrar pra Microspline e posso até manter a corrente -- embora o ideal seria migrar pra uma HG701-11).

São propósitos diferentes, vistos de ângulos completamente diferentes e com custos completamente diferentes (os custos pra um fornecedor de peças ou uma montadora, bem como as prioridades, são bem distintas das de uma ciclista buscando peças no varejo).


Editado por Feral - 08 Dez 2022 as 15:26
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Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

O custo de manutenção não é "bem menor", a diferença entre Deores 2x10 e 1x11 é bem pequena, isso quando tem, se tiver que trocar as 2 coroas na mesma manutenção já é capaz do 2x10 ficar mais caro, e se colocar peças "não Shimano" ai que a diferença diminui de vez.

Trocar duas coroas ao mesmo tempo é algo que dificilmente vai acontecer. A menor coroa é bem menos utilizada.

Se não considerar as coroas xing ling, o custo de uma coroa NW e da coroa maior para 2x é bem próximo, com ligeira vantagem para a última. Porem se for utilizar as xing ling, isso se inverte.
Quem eu conheço e usa 2x9 ou 2x10 já teve troca da menor junto da segunda troca da maior, então não acho tão raro assim, alem disso, comparando minha rodagem com a deles pelo Strava as minhas narrow estão durando mais que a coroa maior deles.

Sobre cubo e k7, atualmente já é possível encontrar opções de k7 Sunshine 10-52 microspline por R$300 no Aliexpress, as vezes menos, um cubo Novatec microspline por R$250, acho que comparando com os grupos HG mais comuns já começa a ficar bem acessível.
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Iria responder todo aquele textão, mas, hug0.dts, obrigado por responder praticamente como eu iria fazer e poupar tempo!

Linkglide existe para tanto para 10v (Deore M5130) como para 11v (XT M8130). 

A raridade do 11v se deve provavelmente a popularidade dos sistemas 12v e o custo baixo dos 10v, onde cada um vende bem pela demanda específica! O problema da raridade da corrente 11v tu corriges com a mesma corrente LINKGLIDE, que funciona com sistemas 11v HG: é 50% mais cara, mas promete uma durabilidade de 2 a 3x maior que as correntes HG.

Tanto que, se for olhar algumas linhas de bike, as de entrada ainda usam 3x7 ou 3x8, depois vem as 2x9 e 2x10 e uma boa parte já salta pro 1x12.

E outra: teu real problema é a falta de ritmo e constância e não uma relação 1x ou 2x! manter velocidades só se consegue com muito treino! não tem relação que dê jeito nisso (a não ser a Shimano Steps).


Editado por GabrielSL329 - 08 Dez 2022 as 14:58
Gabriel Pires
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Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Não. O cruzamento de corrente continua existindo e é igual ao que ocorre em sistema 2x  quando se usa a coroa maior (ambas ficam na mesma posição). Na verdade, de certa maneira é até pior do que num sistema com 2 coroas pela falta da coroinha, já que nessa posição a corrente fica melhor alinhada quando os cogs maiores são usados.

Depende. Se você está usando uma coroa única com o offset correto pro seu quadro, ela deveria ficar na posição equivalente ao espaço entre as duas coroas num pedivela 2x.

A Shimano oferece offsets 0, 3mm e 6mm, e outros fabricantes têm offsets mais exóticos (5mm, etc). Contanto que você pegue o offset correto pro seu quadro e drivetrain, sua corrente vai ter uma posição adequada pro cassette inteiro (sem contar que não tem o câmbio dianteiro pra limitar o cone de movimento da corrente, roçando quando você vai pro cog menor ou maior).

Citar Você pode usar coroas ovais com pedivelas duplos ou triplos. Não é nenhuma novidade que veio com os sistemas 1x. E há controvérsias sobre isso tornar a pedalada mais eficiente.

Sim, mas num sistema 1x você não tem que se preocupar com trocas de marcha em coroas ovais em sistemas que não foram feitos pensando nesse tipo de troca. A corrente está lá constantemente e pronto.

Citar É verdade, mas é bom lembrar que se mantêm o alcance comprometendo a manutenção da cadência devido aos saltos entre os cogs. Para quem faz pedais mais curtos é algo que não afeta tanto, porém para quem faz pedais mais longos, isso resulta em maior desgaste físico.

E algo relevante aqui: Custo. Cassetes com 10 dentes são bem mais caros e requerem cubos específicos (XD ou microspline).


Quanto à primeira parte, depende do cassette. A Sram coloca um salto absurdo entre o cog maior e o segundo maior, enquanto a Shimano prefere uma transição mais gradual. Outros fabricantes vão ter suas características próprias também.

Quanto ao custo, cog 10 dentes, sim (embora eu não tenha pesquisado mais profundamente a respeito). Mas você já encontra cassettes 11-51 (que é um senhor alcance) ainda em HG; basta ter o câmbio adequado (meu M5120 é feito pra compatibilidade 1x/2x, então só vai até 11-46, mas o M5100 aceita 11-51 sem problemas).


Citar Como eu disse, não existe falta de cruzamento em sistema com uma coroa, até porque a coroa única fica na mesma posição da maior coroa em sistemas 2x. O que existe são correntes com melhor construção (menos folga entre as partes), o que afeta a durabilidade do sistema como um todo. Quanto maior o número de cogs melhor a qualidade de construção.

E sim, o custo de um sistema 2x10 é bem menor, mesmo se comparar o preço de peças chinesas genéricas. O câmbio dianteiro pode até ser um "problema" mas é algo que dificilmente dá algum problema para afetar o custo do sistema.


Vide minha resposta anterior sobre o cruzamento. Coloque o offset certo (coisa que pelo visto muita gente ignora) e você vai ter menos problemas.

E cuidado ao comparar "custo sugerido" com "preço no mercado". Eu fui de 2x11 porque não achei 2x10 com facilidade quando fui comprar, por exemplo (ao menos não em kits fechados). Disponibilidade, oferta e demanda afetam o quanto a gente realmente paga nas coisas; e ainda estamos numa época onde a China está em produção mais baixa e a demanda por certos componentes está bem maior que outros.

EDIT: "Ah, mas a Shimano costuma fabricar no Japão, Malásia, etc etc". Sim, mas a cadeia de produção completa, que inclui o metal bruto, tubos e outros componentes, inclui a China.


Citar Onde você encontrou corrente de 12v mais barata que de 11v?

Mercado Livre. Corrente Shimano original, a HG601-11 (recomendada pro Deore 5100) está custando de 280 pra cima, sem quick-link (a Shimano não inclui ele em todas as embalagens -- só as mais recentes). A M6100 (Deore de 12 velocidades) custa entre 230 e 250, com quick-link incluso.

E boa sorte pra encontrar o quick-link de 11 velocidades avulso em alguns lugares. A oficina onde eu finalmente encontrei só tinha um restante, da KMC. A que fez o remendo emergencial teve que usar um de 10v.

Oferta e demanda. E atualmente, correntes e quick-links de 11v estão caros e relativamente raros (provavelmente por conta do desgaste mais rápido do que as de 10v e 12v, vide a discussão sobre o assunto em outras threads do fórum).

Aliás, o fato de a Shimano ter limitado as duas séries Linkglide (Deore e XT) apenas a drivetrains de 10v deve dar uma dica sobre onde está a "zona de ouro" de durabilidade de correntes.

Citar
Trocar duas coroas ao mesmo tempo é algo que dificilmente vai acontecer. A menor coroa é bem menos utilizada.

Se não considerar as coroas xing ling, o custo de uma coroa NW e da coroa maior para 2x é bem próximo, com ligeira vantagem para a última. Porem se for utilizar as xing ling, isso se inverte.

Depende do uso que a pessoa faz, combinação de cassette, corrente usada, etc etc. Não é tão preto-e-branco quanto você sugere.

Editado por Feral - 08 Dez 2022 as 14:26
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

- Eliminação completa do cruzamento de corrente

Não. O cruzamento de corrente continua existindo e é igual ao que ocorre em sistema 2x  quando se usa a coroa maior (ambas ficam na mesma posição). Na verdade, de certa maneira é até pior do que num sistema com 2 coroas pela falta da coroinha, já que nessa posição a corrente fica melhor alinhada quando os cogs maiores são usados.

Citar - Possibilidade de usar coroas ovais (que tornam subidas bem mais eficientes)

Você pode usar coroas ovais com pedivelas duplos ou triplos. Não é nenhuma novidade que veio com os sistemas 1x. E há controvérsias sobre isso tornar a pedalada mais eficiente.


Citar - Vasto aumento do alcance útil de marchas (com cassettes 10-52, e aumentando) sem necessidade de um câmbio dianteiro com coroas extras.


É verdade, mas é bom lembrar que se mantêm o alcance comprometendo a manutenção da cadência devido aos saltos entre os cogs. Para quem faz pedais mais curtos é algo que não afeta tanto, porém para quem faz pedais mais longos, isso resulta em maior desgaste físico.

E algo relevante aqui: Custo. Cassetes com 10 dentes são bem mais caros e requerem cubos específicos (XD ou microspline).

Citar E concordo com o cdamasoo custo de manutenção não é necessariamente "bem menor" no 2x10. Na corrente, sim, sem dúvida, especialmente se comparado com relações 11s. Mas olhe para o resto. Não há câmbio ou passador dianteiro pra regular ou manter. Há uma única coroa pra se preocupar com trocas. A falta de cruzamento de correntes potencialmente ajuda na longevidade do cassette (contanto que você use o offset correto).

Como eu disse, não existe falta de cruzamento em sistema com uma coroa, até porque a coroa única fica na mesma posição da maior coroa em sistemas 2x. O que existe são correntes com melhor construção (menos folga entre as partes), o que afeta a durabilidade do sistema como um todo. Quanto maior o número de cogs melhor a qualidade de construção.

E sim, o custo de um sistema 2x10 é bem menor, mesmo se comparar o preço de peças chinesas genéricas. O câmbio dianteiro pode até ser um "problema" mas é algo que dificilmente dá algum problema para afetar o custo do sistema.



Citar 2x10 tem manutenção mais barata que 2x11, sem dúvida; sofri isso na prática quando quebrei uma corrente e tive que achar um powerlink/quicklink (e a corrente por si só é mais cara que uma 12s, no mercado nacional). Mas contra 1x11? Você está ignorando muitos outros fatores na equação.

Onde você encontrou corrente de 12v mais barata que de 11v? Nem comprando na China se consegue isso, nem nas marcas desconhecidas.



Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

O custo de manutenção não é "bem menor", a diferença entre Deores 2x10 e 1x11 é bem pequena, isso quando tem, se tiver que trocar as 2 coroas na mesma manutenção já é capaz do 2x10 ficar mais caro, e se colocar peças "não Shimano" ai que a diferença diminui de vez.


Trocar duas coroas ao mesmo tempo é algo que dificilmente vai acontecer. A menor coroa é bem menos utilizada.

Se não considerar as coroas xing ling, o custo de uma coroa NW e da coroa maior para 2x é bem próximo, com ligeira vantagem para a última. Porem se for utilizar as xing ling, isso se inverte.


Editado por hug0.dts - 08 Dez 2022 as 13:47
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Quando eu usava 2x9, a corrente dela durava no máximo 2.000 km. Com 1x11 coroa 36 e cassete 11-51, a corrente KMC X11 dura mais de 5.000 km no alongamento de 0,5%.

Eu era cético na troca de 2x para 1x mas hoje estou bem contente com 1x11. Na questão de velocidade das marchas pesadas, é preciso treinar o aumento de cadência.



Editado por furukawa - 08 Dez 2022 as 12:51
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

(porque eu ainda perco meu tempo respondendo.... respira e lembra: é um fórum de ajuda)

o pronome SE funciona justamente para isso. A maioria reclama de falta de final, mas não foi o teu caso!

Mas como tu queres reduzir a velocidade final.... só não usar os cogs menores, sem custo e mais nada! 

Tua troca para SLX 1x11 36T / 11-46 é válida e podes simular muito bem com o teu grupo: se a maioria dos morros tu conseguir subir com a 26 na frente e a 32 ou 36 atras (3ª e 2ª mais leves - limite alto da config do SLX), tu vais se dar bem com o 1x11 (nesta configuração). Como vai optar por direct mount é mais chata a troca. Eu tenho coroas 32, 34, 36 e 38 em casa, que com uma chave allen (e a correção da corrente) eu mesmo faço a troca!

o 1x virou moda, a maioria pegou pra entrar na moda (eu me incluo nessa e além disso, foi pelo custo baixo), mas me arrependo! Vou moer ele até o talo e colocar 2x10 (que consigo ampliar o range com o pedivela adequado) e com um custo bem menor de manutenção!


Vamos por partes, nesses seus 5 parágrafos.

Parágrafo 1: É fórum de ajuda e de troca de informações, mas nem todos os seus comentários se atém ao tema ou à relevância do caso da pessoa, e ler atentamente o que está sendo discutido. Vai ficar mais claro mais pra frente.

Parágrafo 2: "SE" não é pronome, é uma conjunção (conjunção subordinativa condicional, nesse caso específico). "Se" só é um pronome no caso reflexivo ("ele se atribuiu muito valor", "ela deixou-se estar à janela").

Parágrafo 3: Eu fiz questão de ler e reler meu texto para ter certeza que não estava me expressando de forma errada. Eu não estou reclamando de "excesso" de velocidade de reta, eu estou me queixando de "falta". 36 por 11 não está cobrindo o mesmo nicho que 40 por 11 cobria anteriormente (até rompi uma corrente por conta disso, pela primeira vez na vida), porém estou me adaptando.

Por isso eu sugeri que, pro meu upgrade 1x11, eu devo comprar uma coroa direct-mount 36 e manter uma 32 ou 34 para usar em trilhas (já que Direct Mount não apenas é fácil de achar hoje em dia, é também muito mais fácil de substituir do que mount por 4 parafusos).

Parágrafo 4: Como eu disse, eu não quero diminuir minha velocidade final. Eu quero manter. Vide o que eu mencionei antes sobre se ater ao tema e ler atentamente o que está sendo dito pelas outras pessoas.

Tanto que os 3 cogs menores são justamente os que eu mais uso na cidade, e ainda me falta velocidade de reta. Foi assim que eu rompi uma corrente.

Parágrafo 5: Acho que aqui está o maior absurdo que você disse até agora. 1x não é uma "modinha", mas sim uma opção válida que vem como progressão natural das novas engenharias de materiais e métodos de fabricação, que nos permitem ter mais cogs, maiores e mais leves no mesmo espaço que antigamente tínhamos apenas 6 (tecnicamente 8, mas enfim).

As vantagens práticas variam de uso pra uso, mas elas incluem:
- Eliminação completa do uso de câmbio e passador dianteiros (livrando peso, complexidade e pontos de falha)
- Eliminação completa do cruzamento de corrente
- Redução do risco de queda de corrente (através de coroas narrow-wide, ou de suportes especiais, impossíveis ou menos relevantes ao se usar em sistemas de múltiplas coroas)
- Possibilidade de usar coroas ovais (que tornam subidas bem mais eficientes)
- Vasto aumento do alcance útil de marchas (com cassettes 10-52, e aumentando) sem necessidade de um câmbio dianteiro com coroas extras.

Para muitas pessoas essas vantagens valem muito mais a pena que o alcance prático de um kit 2x10 ou 2x11, especiamente quando você pode comprar coroas com o mesmo tamanho da maior coroa de um pedivela 2x. E agora que eu estou usando um 2x11 com regularidade, a progressão para 1x11 parece sim um passo natural, ao menos pra mim.

Não é universal, e pode não ser seu caso, mas acho injusto você vir aqui e chamar de "modinha" quando há claras vantagens pra outras pessoas, eu inclusa.

E concordo com o cdamasoo custo de manutenção não é necessariamente "bem menor" no 2x10. Na corrente, sim, sem dúvida, especialmente se comparado com relações 11s. Mas olhe para o resto. Não há câmbio ou passador dianteiro pra regular ou manter. Há uma única coroa pra se preocupar com trocas. A falta de cruzamento de correntes potencialmente ajuda na longevidade do cassette (contanto que você use o offset correto).

2x10 tem manutenção mais barata que 2x11, sem dúvida; sofri isso na prática quando quebrei uma corrente e tive que achar um powerlink/quicklink (e a corrente por si só é mais cara que uma 12s, no mercado nacional). Mas contra 1x11? Você está ignorando muitos outros fatores na equação.


Editado por Feral - 08 Dez 2022 as 12:29
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

o 1x virou moda, a maioria pegou pra entrar na moda (eu me incluo nessa e além disso, foi pelo custo baixo), mas me arrependo! Vou moer ele até o talo e colocar 2x10 (que consigo ampliar o range com o pedivela adequado) e com um custo bem menor de manutenção!
O custo de manutenção não é "bem menor", a diferença entre Deores 2x10 e 1x11 é bem pequena, isso quando tem, se tiver que trocar as 2 coroas na mesma manutenção já é capaz do 2x10 ficar mais caro, e se colocar peças "não Shimano" ai que a diferença diminui de vez.
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Se esse upgrade é em busca de maior velocidade, gastará dinheiro em vão, pois vai continuar com a mesma relação Coroa 36 e cog 11 na marcha mais pesada! Uma possibilidade é trocar a coroa 36 por uma 38 nesse mesmo pedivela, ou ir mais além, existem pedivelas 40-28 que, aumentariam bem a velocidade final (desde que as pernas acompanhem!).


(Ai ai ai, Anput me dê paciência...)

Deixa eu explicar melhor.

...O objetivo desse upgrade não seria "aumentar" a velocidade final, mas sim não reduzir mais ainda.

90% do uso do meu kit anterior (Alivio M3100 com cassette Altus 11-36) era com a coroa 30 usando o alcance do cassette inteiro, só que com a opção de subir pra a coroa de 40 dentes e ter mais velocidade final quando preciso.

...Esse kit me dá 36 dentes alcançando quase todo o cassette 11-42, o que me dá muito mais versatilidade, mas me tira a possibilidade de pegar a coroa 40t pra retas. PORÉM é algo que dá pra viver sem, especialmente considerando que eu não usava essa coroa em trilhas, e consigo me acostumar com 36x11 em trechos urbanos.

Por isso o upgrade futuro de 1x11, por enquanto, busca *manter* a coroa de 36 mas agora com todo um cassette 11-46 (SLX M7000) pra compensar mais nas marchas de subida.

Ou seja, eu estou tentando me acostumar com a coroa de 36 e usar ela como linha de base quando eu passar pra 1x11. E isso pode mudar; eu posso acabar achando que 34 dentes é o ideal mesmo e não precisar me dar ao trabalho de catar outra coroa direct-mount. Ou deixar essa bike 100% pra trilha e reviver a minha antiga Altus C-10 pra transformar numa 1x9 com rodando 38 na frente e 11-36 atrás.

Tudo vai depender de como eu me acostumo com esse drivetrain. Minha intenção *no momento* é me preparar pra passar pra 1x11 mantendo a coroa de 36 e usando um cassette 11-46. Mas isso pode mudar à medida que eu me acostumo denovo. 

(porque eu ainda perco meu tempo respondendo.... respira e lembra: é um fórum de ajuda)

o pronome SE funciona justamente para isso. A maioria reclama de falta de final, mas não foi o teu caso!

Mas como tu queres reduzir a velocidade final.... só não usar os cogs menores, sem custo e mais nada! 

Tua troca para SLX 1x11 36T / 11-46 é válida e podes simular muito bem com o teu grupo: se a maioria dos morros tu conseguir subir com a 26 na frente e a 32 ou 36 atras (3ª e 2ª mais leves - limite alto da config do SLX), tu vais se dar bem com o 1x11 (nesta configuração). Como vai optar por direct mount é mais chata a troca. Eu tenho coroas 32, 34, 36 e 38 em casa, que com uma chave allen (e a correção da corrente) eu mesmo faço a troca!


o 1x virou moda, a maioria pegou pra entrar na moda (eu me incluo nessa e além disso, foi pelo custo baixo), mas me arrependo! Vou moer ele até o talo e colocar 2x10 (que consigo ampliar o range com o pedivela adequado) e com um custo bem menor de manutenção!
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Se esse upgrade é em busca de maior velocidade, gastará dinheiro em vão, pois vai continuar com a mesma relação Coroa 36 e cog 11 na marcha mais pesada! Uma possibilidade é trocar a coroa 36 por uma 38 nesse mesmo pedivela, ou ir mais além, existem pedivelas 40-28 que, aumentariam bem a velocidade final (desde que as pernas acompanhem!).


(Ai ai ai, Anput me dê paciência...)

Deixa eu explicar melhor.

...O objetivo desse upgrade não seria "aumentar" a velocidade final, mas sim não reduzir mais ainda.

90% do uso do meu kit anterior (Alivio M3100 com cassette Altus 11-36) era com a coroa 30 usando o alcance do cassette inteiro, só que com a opção de subir pra a coroa de 40 dentes e ter mais velocidade final quando preciso.

...Esse kit me dá 36 dentes alcançando quase todo o cassette 11-42, o que me dá muito mais versatilidade, mas me tira a possibilidade de pegar a coroa 40t pra retas. PORÉM é algo que dá pra viver sem, especialmente considerando que eu não usava essa coroa em trilhas, e consigo me acostumar com 36x11 em trechos urbanos.

Por isso o upgrade futuro de 1x11, por enquanto, busca *manter* a coroa de 36 mas agora com todo um cassette 11-46 (SLX M7000) pra compensar mais nas marchas de subida.

Ou seja, eu estou tentando me acostumar com a coroa de 36 e usar ela como linha de base quando eu passar pra 1x11. E isso pode mudar; eu posso acabar achando que 34 dentes é o ideal mesmo e não precisar me dar ao trabalho de catar outra coroa direct-mount. Ou deixar essa bike 100% pra trilha e reviver a minha antiga Altus C-10 pra transformar numa 1x9 com rodando 38 na frente e 11-36 atrás.

Tudo vai depender de como eu me acostumo com esse drivetrain. Minha intenção *no momento* é me preparar pra passar pra 1x11 mantendo a coroa de 36 e usando um cassette 11-46. Mas isso pode mudar à medida que eu me acostumo denovo. 
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Quanto ao drivetrain Deore 5100 2x11, essa é minha primeira experiência fora de pedivelas de 3 coroas (tendo usado um Altus C10 21v, um Alivio M410 24v e um Alivio M3100 27v), e vem sendo extremamente positiva. O costume de "subir uma, baixar outra" pra passar pra a coroa menor deixou de existir, as trocas são muito mais suaves, o alcance útil é absurdamente maior, e a redução de peso é um bom extra. Marcha de subida não falta, mas estou sentindo um pouco na velocidade de reta ao ponto que meu próximo upgrade (pra 1x11 misturando peças SLX M7000) deve incluir uma coroa 36T (já que tanto Deore M6100 quanto SLX vêm com coroas só até 34 dentes -- só XT inclui elas como opcional, retrocompatível com SLX via directmount).
...Mas com menos de 40km rodados até agora nesse drivetrain, ainda tem muito chão pela frente.

Mas por enquanto é isso que temos por hoje. Quando eu puder levar ela pra trilhas de mata atlântica, vou poder trazer uma análise melhor da suspensão junto com esses freios e esses Forekasters.

Se esse upgrade é em busca de maior velocidade, gastará dinheiro em vão, pois vai continuar com a mesma relação Coroa 36 e cog 11 na marcha mais pesada! Uma possibilidade é trocar a coroa 36 por uma 38 nesse mesmo pedivela, ou ir mais além, existem pedivelas 40-28 que, aumentariam bem a velocidade final (desde que as pernas acompanhem!).


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Pessoal, desculpem a demora na resposta. Demorou mais que o esperado até todas as peças chegarem, tive uns contratempos com a corrente (veio sem quick-link, etc etc) mas tudo eventualmente resolvido.

Aqui está a Sense depois do primeiro overhaul completo, a "Lime Fox", como eu venho chamando ela.




As modificações foram as seguintes:
- Transmissão Deore M5100 2x11 (câmbio traseiro M5120, coroas 36/26, cassette 11-42)
- Cubos Deore (dianteiro MT410 eixo 15x100, rolamentado; traseiro M6000 QR9mm tradicional)
- Freios Deore MT410 com rotores RT54 180mm (dianteiro e traseiro) e manetes MT401
- Pedais Promend R67
- Selim Selle Royal Scientia A2 (a instalar, chega semana que vem)

Fora o upgrade anterior, que era o garfo Elyon 120mm 15x100 thru-axle (canelas Fox Float 2015, interior SR Suntour Epixon/Raidon 120mm) e bar-ends da High-One (em parte pra ajudar a compensar o guidão largo).

Os pneus da foto são os Michelin Force 2.25 que vieram nela de fábrica, mas eu só uso eles pra andar na cidade (junto com esses pára-lamas, luzes de alerta, descanso, etc).
Pra trilhas, eu removo basicamente tudo (exceto o ciclocomputador, luz do selim e luz frontal), coloco pára-lamas do tipo "zip-tied" da Fox e pneus Maxxis Forekaster 2.20


Avaliação atual:

Só os freios é que foram testados de forma mais extensa, com uns 110km rodados, e muitas descidas com a mão na manete pra baixar velocidade. Nunca cheguei a travar a roda traseira, a modulação está na medida que eu gosto. O freio dianteiro também está mais que OK (e é ainda mais difícil de travar).

A suspensão... eu adoraria poder dar uma avaliação mais profunda, mas com sinceridade, tanto ainda não testei ela em trilhas técnicas de verdade (só o terreno super acidentado de Recife) como, mais importante, não tenho um currículo muito extenso de outras suspensões pra traçar comparações (fora essa Elyon eu só tive uma Spinner Edge 120mm, uma RST Blaze 100mm e... uma daquelas suspas genéricas pra quadro Standard de rosca que custavam uns 30 reais uns 20 anos atrás, mola-elastômero no melhor dos casos). Mas em comparação com a Blaze, ela é bem mais leve, responde melhor a terreno acidentado (tanto na hora de amortecer quanto na hora de reagir e manter a roda no chão), mas isso era de se esperar de uma suspa a ar com retorno ajustável. A prova real será testar ela numa trilha.

Quanto ao drivetrain Deore 5100 2x11, essa é minha primeira experiência fora de pedivelas de 3 coroas (tendo usado um Altus C10 21v, um Alivio M410 24v e um Alivio M3100 27v), e vem sendo extremamente positiva. O costume de "subir uma, baixar outra" pra passar pra a coroa menor deixou de existir, as trocas são muito mais suaves, o alcance útil é absurdamente maior, e a redução de peso é um bom extra. Marcha de subida não falta, mas estou sentindo um pouco na velocidade de reta ao ponto que meu próximo upgrade (pra 1x11 misturando peças SLX M7000) deve incluir uma coroa 36T (já que tanto Deore M6100 quanto SLX vêm com coroas só até 34 dentes -- só XT inclui elas como opcional, retrocompatível com SLX via directmount).
...Mas com menos de 40km rodados até agora nesse drivetrain, ainda tem muito chão pela frente.

Mas por enquanto é isso que temos por hoje. Quando eu puder levar ela pra trilhas de mata atlântica, vou poder trazer uma análise melhor da suspensão junto com esses freios e esses Forekasters.


Editado por Feral - 11 Dez 2022 as 19:51
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Vamos aguardar rotores 180 mm freiam muito!
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Originalmente postado por marcelo.linox marcelo.linox escreveu:

Os freios são originais?

Sim, todas as peças são, "exceto" a suspensão (que é uma Elyon, que usa bengalas da Fox Float 2015 e internos da Suntour Epixon/Raidon, daí eu coloquei adesivos da Fox 2015)

E as fotos estão desatualizadas.

Em breve eu coloco aqui as fotos dela depois dos upgrades, com os freios Deore MT-410, rotores 180mm e o kit Deore 5100/5120 2x11.


Editado por Feral - 22 Nov 2022 as 14:57
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Os freios são originais?
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Ficou top a bike!
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Um outro update sobre o que eu venho fazendo nessa Sense.

Agora que eu estou finalmente voltando aos pedais, eu fiz os seguintes upgrades (além dos upgrades anteriores, de colocar a suspensão Elyon, um cubo dianteiro Deore 410 15x100, e um rotor dianteiro Deore RT54 180mm):

- Novo par de freios, Deore MT-410 (manetes MT-401, para manter compatibilidade com o resto do cockpit)
- Novo rotor traseiro, Deore RT54 180mm
- Novo cubo traseiro, Deore M6000

Depois disso, levei ela pra um pedal urbano de 31km por Recife, incluindo várias mudanças de elevação e descidas com mão-no-freio, pra testar a modulação do freio traseiro. Inevitavelmente também tive umas checagens na suspensão, e a marquinha do óleo me mostrou que ela trabalhou bastante (usei uns 8~9cm do curso dela, por conta do asfalto ruim, blocos de cimento no caminho, etc) e nenhum grande impacto foi transmitido pra mim.

Por enquanto, tudo excelente. O próximo passo é trocar a transmissão (já encomendei um kit 2x11 Deore 5100/5120) e, quando eu finalmente pegar trilhas de verdade, colocar um par de Maxxis Forekaster 2.20 (também a caminho).

Quando esse upgrade for feito e testado, eu aviso aqui.
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Que ótimo esse feedback!

Demonstra que, pesquisando bem e buscando informações, é possível conseguir bons produtos a baixo custo! 

A Absolute faz um desfavor ao mercado!!
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Originalmente postado por Miguelitoo Miguelitoo escreveu:

Salve, Feral!!
Cara, depois de mais de um ano rodando com esta suspa da Elyon, consegue nos passar um feedback mais robusto?

Como se comportou em trilhas técnicas, pedras? Já chegou a fazer uma manutenção completa nela? (abrir a suspa)


Então, vou te confessar uma coisa: por conta da pandemia e da minha condição de saúde (eu passei boa parte desses últimos 2 anos indo quase semanalmente em hospital), eu nunca levei essa bike pra uma trilha verdadeira, então infelizmente não posso comentar sobre o comportamento dela em uma trilha real.

E assim, eu só posso dizer que ela se comportou extremamente bem no terreno urbano acidentado de Recife, mas não posso dizer muita coisa sobre trilhas técnicas de fato (onde as pedras soltas e raízes não só são mais frequentes que as ruas e calçadas daqui, mas também são frequentemente úmidas e cobertas de folhas).

....MAS....

Por uma grande coincidência do destino, eu ACABEI de voltar da oficina depois de uma manutenção completa nela. Me custou 90 reais pra fazer a revisão, o mecânico me alertou que ela NÃO vem com os anéis de lubrificação (e disse que francamente, boa parte dessas suspas mais baratas não vem, especialmente as Absolute), e por isso me cobrou mais 60 pra colocar os anéis e lubrificar tudo.

E na opinião dele (que faz manutenção em todo tipo de suspa, dessas Absolutes até Rock Shox e Fox), ele disse que o que eu paguei nela foi praticamente de graça. A um preço menor que a Absolute, é uma suspensão MUITO melhor por dentro (isso sem contar as canelas Fox), e só precisa de um investimento ínfimo pra manter ela por bem mais tempo (entenda-se a lubrificação e instalação dos anéis).


Editado por Feral - 01 Nov 2022 as 16:36
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miguelitoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2022 as 15:15
Salve, Feral!!
Cara, depois de mais de um ano rodando com esta suspa da Elyon, consegue nos passar um feedback mais robusto?

Como se comportou em trilhas técnicas, pedras? Já chegou a fazer uma manutenção completa nela? (abrir a suspa)


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Update:

AGORA sim parece um garfo Fox original :D (consegui a tampa da válvula de ar do mesmo formato e cor da Fox Float original; a que veio nesse garfo era vermelha)

(Intrusa na foto: Banguela, a minha gata)


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Originalmente postado por Leekueedy Leekueedy escreveu:


onde tem esses cubos por esse preço amigo?

Eu achei no MercadoLivre. Dando uma olhada rápida, parece que o preço subiu um pouco, mas ainda assim dá pra achar ele por cerca de 220 reais com frete grátis.

Só avisando que, como eu disse acima, os mecânicos olharam pra esse cubo com um pouco de nojo, e não gostaram dos rolamentos que vieram de fábrica (são estranhamente duros), mas eles relubrificaram tudo antes de instalar e até agora nos meus testes não senti problemas sérios.

...Fora que se a oficina tiver as ferramentas, dá pra subtituir por rolamentos melhores; é só ir numa loja de rolamentos industriais e pegar um conjunto com as mesmas medidas

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Foi taxado ?


Eu comentei mais acima, mas sim, a suspensão foi taxada. Mas foram só 191 reais (talvez a loja já esteja esperta sobre como é importação pro Brasil e tenha colocado um valor menor na nota). No final das contas saiu por uns 700 do garfo, cerca de 200 de frete e 191 de imposto. Isso numa suspensão melhor que a Absolute Prime, já que ela tem ajuste de retorno (enquanto a Prime não tem) e construção melhor.


Enfim, fiz meu primeiro passeio com ela. Não pude ir pra nenhuma trilha (porque coronga) e o parque com a trilha de BMX estava fechado (porque coronga), então fiz a coisa mais próxima: peguei as piores ruas por perto daqui, a maior quantidade de rachaduras, desníveis, bocas de bueiro, asfalto irregular e saí testando tudo.

Surpreendentemente suave pra impactos pequenos e ondulações leves a moderadas, e mesmo sem ajuste fino (ainda estou aprendendo a ajustar a pressão e o retorno) ela não fez muito feio nas partes mais pesadas. Mas ainda quero testar ela numa trilha de verdade, com raízes e pedras soltas.

...Ah, e detalhe curioso: a Elyon faz muitas suspas diferentes com moldes de origens bem mistas, mas esse modelo específico que eu peguei realmente usa canelas e crown com moldes da Fox Float 32. Isso ajuda a explicar como ela é tão leve (mesmo sendo levemente mais complexa que a Prime, e tendo eixo 15x100mm).


Editado por Feral - 24 Abr 2021 as 19:11
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Foi taxado ?
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Então. Novo dilema.
Vou ter que comprar localmente.

290 reais no Deore M6010 (cone e esferas) ou 204 reais no Deore M410 (rolamento selado)?

Considerando que precisa ser 15x100 centerlock, o que basicamente me restringe ao ecossistema Shimano.


onde tem esses cubos por esse preço amigo?

no mais, parabéns pela paciência de nos passar esse belo relato
com certeza ajudou e vai ajudar muitos

belo tópico, coisa rara hoje em dia
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Garfo instalado e devidamente adesivado \o/





Ainda não pude testar em trilhas, então só vim com ela pelas ruas esburacadas de Recife, mas por enquanto estou gostando bastante dela.

Leve, os ajustes de compressão e retorno dão MUITO mais versatilidade a ela do que a minha antiga RST Blaze, e a trava remota é bem útil. 

E por ser fielmente do mesmo tamanho (altura e offset), não mudou em nada a geometria estática da bike (mas aumentou o curso efetivo de 100mm pra 120mm).

Quando eu finalmente puder levar ela pra um passeio mais longo, eu comento mais sobre ela.


Editado por Feral - 23 Abr 2021 as 15:44
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

...Ah, e os mecânicos reagiram com um misto de surpresa, admiração e nojo ao examinarem o cubo Deore MT410 com rolamentos selados. Primeiro porque nunca tinham visto um cubo Shimano de rolamento selado na vida (...normal, já que a Shimano só lançou esse experimento esse ano), segundo porque eles não gostaram da qualidade dos rolamentos que vêm por padrão, mas vão dar uma relubrificada pra ver se ajuda.

Esse é o bom dos cubos de rolamento.....
Pega a especificação das medidas e compra um jogo melhor! 
A primeira coisa que estraga, geralmente é o rolamento!
Gabriel Pires
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Update com direito a surpresas.

O garfo chegou (e eu esqueci de tirar fotos dele aqui, mas o mecânico me mandou algumas) e nossa, é realmente bem leve, o acabamento é bom e ele realmente parece com um Fox Float, mas com aquele remote lockout da Suntour (ou seja, facílimo de achar pra reposição depois, e deve usar um cartucho parecido).



Remote lockout funciona normalmente (e é bem robusto, ao contrário de outras réplicas do sistema da Suntour), veio realmente nas especificações que eu pedi (até veio sem os adesivos) e agora é só esperar colocarem na bike pra eu poder testar.

Quanto às surpresas, dois detalhes curiosos:

- Ela NÃO tem 540mm coroa-a-eixo. Ela tem os mesmos 520mm da minha RST Blaze (eu coloquei as duas lado-a-lado e elas têm fielmente a mesma altura) e o que parece ser quase o mesmo offset. Ou seja, praticamente zero de mudança na geometria.

- O thru-axle que veio nela não é quick-release, mas sim parafusado. Eu pessoalmente prefiro assim (porque fica mais difícil pra um ladrão roubar a roda, e numa trilha eu já vou estar com um kit allen de todo jeito) mas é uma falha da loja, já que as fotos mostravam ela com quick-release.

De resto, é esperar até semana que vem até a oficina terminar de colocar tudo na bike e testar o resultado.

...Ah, e os mecânicos reagiram com um misto de surpresa, admiração e nojo ao examinarem o cubo Deore MT410 com rolamentos selados. Primeiro porque nunca tinham visto um cubo Shimano de rolamento selado na vida (...normal, já que a Shimano só lançou esse experimento esse ano), segundo porque eles não gostaram da qualidade dos rolamentos que vêm por padrão, mas vão dar uma relubrificada pra ver se ajuda.
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Pequeno update, a suspensão foi taxada, mas.... em apenas 191 reais, então tá tudo bem \o/

Agora é esperar ela chegar.

Valor de declaração do vendedor provavelmente ficou perto dos 100 dólares.
Gabriel Pires
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Pequeno update, a suspensão foi taxada, mas.... em apenas 191 reais, então tá tudo bem \o/

Agora é esperar ela chegar.
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Cubo (Deore MT410 15x100), rotor (Deore RT-54 180mm) e adaptador PM180mm já chegaram. Falta só a suspensão ser liberada do limbo que é a fiscalização de Curitiba (e torcer pra ou não ser taxada, ou a pancada não ser muito grande).
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

pensando mais longe, supondo q tenha uma carcaça razoável e roscas compatíveis, vale até tentar colocar um cartucho mais top nela.


Considerando que ela usa o casting da Fox Float de 2015 e os componentes externos (knobs e trava remota) da Suntour, imagino que exista sim essa possibilidade.

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

show, então vc é nossa cobaia kkkk
nos mantenha informados sobre o funcionamento e durabilidade dela. pode ser uma opção boa e barata, sem ser uma âncora, pra aquela bike menos abusada, tipo a que minha mãe faz os pedais de asfalto e estradinha dela rs.


Sinceramente? Isso não vai ser tão longe assim do meu uso inicial dessa Sense. Ela está substituindo uma "trilheira urbana" (porque sem suspensão nas ruas de Recife não dá), e as trilhas que eu pego (e que devo intensificar assim que a situação aqui permitir) normalmente não passam muito de cross-country leve, e duvido que até a suspa mais capenga estoure com raízes e pedras soltas em baixa velocidade.

Daqui que eu esteja pegando algo mais pesado que isso, eu já devo ter passado pra algo melhor.

Editado por Feral - 24 Mar 2021 as 21:28
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