| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Oficina e Manuteno das Bikes
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Receita de Lubrificante caseiro de bike
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Receita de Lubrificante caseiro de bike

Responder Responder
Autor
Mensagem Reverter Ordem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
Fabio Ver Drop Down

-
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de Fabio Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Receita de Lubrificante caseiro de bike
    Enviado: 26 Fev 2021 as 15:05
Maluco que reinventou a roda, sumiu. LOL
Voltar para o topo
mountainbabylon Ver Drop Down

Jau SP
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de mountainbabylon Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2021 as 11:44
Pra ficar ofendido assim s acaba reforando a colocao, por essas e outras que o mundo corre na presepada que t hoje em dia kkkk
Essa do barb melhor que esse classico da algoo? Ainda colorida da pra mim causar com todas as gatinhas do xc igual aqueles funkeiros com aparelho colorido
Agora a aline simoes me nota LOL LOL

Voltar para o topo
Fabio Ver Drop Down

-
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de Fabio Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2021 as 11:24
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

Originalmente Postado por Zaka Zaka Escreveu:

O que mais me impressiona uma pessoa vir ao frum, fazer o cadastro e na segunda mensagem sair chutando o balde.

gerao Paulo Freire de afoitos! Se contrariados, no assimilam as crticas e partem pro confronto!

e se bobear, a criatura saiu do frum e foi chorar debaixo do chuveiro....

Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down

Farroupilha
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de GabrielSL329 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2021 as 11:02
Originalmente Postado por Zaka Zaka Escreveu:

O que mais me impressiona uma pessoa vir ao frum, fazer o cadastro e na segunda mensagem sair chutando o balde.

gerao Paulo Freire de afoitos! Se contrariados, no assimilam as crticas e partem pro confronto!

e se bobear, a criatura saiu do frum e foi chorar debaixo do chuveiro....
Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v
Voltar para o topo
Zaka Ver Drop Down

Caxias do Sul - RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de Zaka Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2021 as 09:43
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de BrunoRHCP Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2021 as 09:28
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Quanto a sua inovao tecnolgica: mais velha do que andar para trs!!! No tpico recomendado tem relatos a no minimo uns 10 anos de uso desse sistema de parafina derretida. Eu mesmo j usei por muito tempo. L tem diversas outras receitas, como a vendida pelo youtuber "barb" chamada de "pomada lubrificante" e vrias outras, inclusive a receita da Molten Speed Wax, muito famosa l na gringa. 

Em resumo, o frum no precisa de um tpico sobre receitas de lubrificantes caseiros pois j possui um com anos de bagagem e muito conhecimento compartilhado. Se quer ser til, compartilhe suas experincias naquele tpico.
Obrigado pela sua lucidez! Nem vou responder ao colega pq no vale e pena!
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de BrunoRHCP Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2021 as 09:27
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por Yurijm Yurijm Escreveu:

Cara, primeiramente, seguinte... Se tu inicia um debate chamando o cara de doidinho, depois no vem falar pro cara no se ofender. Vc ter um posicionamento contrrio timo, agora a forma pernstica como vc coloca seu argumento um problema. Faz tempo que eu vejo umas pessoas aqui no frum iguais e vc e nos prprios pedais mesmo. Acredito que pra ter esse tipo de comportamento em fruns deve sofrer algum tipo de humilhao ou ser subserviente em algum outro aspecto da vida e vem aqui arrotar boalidade. Enfim, a democracia no perfeita, mas a alternativa a ela pior. S Lamento por vc ser assim.

Quanto ao uso do algoo, eu j usei. Usei outros mais caros, inclusive. O algoo, no caso, junta mais sujeira que esse caseiro a, pelo menos em uso urbano.

Quanto ao trabalho de limpar, basta tirar a corrente da bike e jogar gua quente. No acho trabalho demais pra quem tem mais de um neurnio, alm de duas mos com um polegar opositor. Mas, na boa, no se ofenda com isso. Falo pro seu bem.

Lavar a relao uma vez por ms com gua quente em uma panela velha no faz sujeira tb pra quem tem um mnimo de coordenao motora, o que TB necessrio pra pedalar. Sugiro que procure um mdico pra ver o que est acontecendo com seu sistema neuromotor. Na boa, no se ofenda com isso, falo isso pro seu bem.

O processo dura em torno de 10 minutos, o que feito uma vez por ms a um custo de um saco de velas de 2,50 e leo mineral (custo de 10 reais e no se usa nem 1/4 do contedo dele pra misturar com um pacote de velas). O custo final so incrveis 5 reais e gua quente pra lubrificar a bike por um ano, com uma perda de tempo de, em mdia, 2 a trs horas no ano. Creio que vc no entenda bem de matemtica e no consiga realizar uma regra de trs por alguma deficincia cognitiva ou ento por falta de ensino mdio, mas, na boa, no leve a mal. Falo isso na boa e pro seu bem. Tem uma srie de canais no YouTube que ensinam matemtica bsica. Pra ser mais claro, 100 reais num algoo 10x mais caro que 10 reais no lub caseiro. E, conforme meus testes pessoais, no traz malefcios s vida til da bike, para o meu tipo de uso, o que deixei bem claro.

Quanto ao tpico, eu j tinha visto, mas ele fala de um tipo especfico de lubrificante caseiro. Minha ideia um tpico pra comunidade ter acesso a uma srie de receitas caseiras que funcionem.

Um abrao, amigo. Espero que melhore esse seu jeito!

Vc fica todo ofendido pelo cara te chamar de "doidinho" e sai destilando ofensas a formao educacional do cara?

Em resumo, hipocrisia pura!!!! 

Recomendo a voc o creme dental da sensodyne, muito bom contra a sensibilidade!!!!!! 

N!
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2021 as 08:52
Quanto a sua inovao tecnolgica: mais velha do que andar para trs!!! No tpico recomendado tem relatos a no minimo uns 10 anos de uso desse sistema de parafina derretida. Eu mesmo j usei por muito tempo. L tem diversas outras receitas, como a vendida pelo youtuber "barb" chamada de "pomada lubrificante" e vrias outras, inclusive a receita da Molten Speed Wax, muito famosa l na gringa. 

Em resumo, o frum no precisa de um tpico sobre receitas de lubrificantes caseiros pois j possui um com anos de bagagem e muito conhecimento compartilhado. Se quer ser til, compartilhe suas experincias naquele tpico.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2021 as 08:49
Originalmente Postado por Yurijm Yurijm Escreveu:

Cara, primeiramente, seguinte... Se tu inicia um debate chamando o cara de doidinho, depois no vem falar pro cara no se ofender. Vc ter um posicionamento contrrio timo, agora a forma pernstica como vc coloca seu argumento um problema. Faz tempo que eu vejo umas pessoas aqui no frum iguais e vc e nos prprios pedais mesmo. Acredito que pra ter esse tipo de comportamento em fruns deve sofrer algum tipo de humilhao ou ser subserviente em algum outro aspecto da vida e vem aqui arrotar boalidade. Enfim, a democracia no perfeita, mas a alternativa a ela pior. S Lamento por vc ser assim.

Quanto ao uso do algoo, eu j usei. Usei outros mais caros, inclusive. O algoo, no caso, junta mais sujeira que esse caseiro a, pelo menos em uso urbano.

Quanto ao trabalho de limpar, basta tirar a corrente da bike e jogar gua quente. No acho trabalho demais pra quem tem mais de um neurnio, alm de duas mos com um polegar opositor. Mas, na boa, no se ofenda com isso. Falo pro seu bem.

Lavar a relao uma vez por ms com gua quente em uma panela velha no faz sujeira tb pra quem tem um mnimo de coordenao motora, o que TB necessrio pra pedalar. Sugiro que procure um mdico pra ver o que est acontecendo com seu sistema neuromotor. Na boa, no se ofenda com isso, falo isso pro seu bem.

O processo dura em torno de 10 minutos, o que feito uma vez por ms a um custo de um saco de velas de 2,50 e leo mineral (custo de 10 reais e no se usa nem 1/4 do contedo dele pra misturar com um pacote de velas). O custo final so incrveis 5 reais e gua quente pra lubrificar a bike por um ano, com uma perda de tempo de, em mdia, 2 a trs horas no ano. Creio que vc no entenda bem de matemtica e no consiga realizar uma regra de trs por alguma deficincia cognitiva ou ento por falta de ensino mdio, mas, na boa, no leve a mal. Falo isso na boa e pro seu bem. Tem uma srie de canais no YouTube que ensinam matemtica bsica. Pra ser mais claro, 100 reais num algoo 10x mais caro que 10 reais no lub caseiro. E, conforme meus testes pessoais, no traz malefcios s vida til da bike, para o meu tipo de uso, o que deixei bem claro.

Quanto ao tpico, eu j tinha visto, mas ele fala de um tipo especfico de lubrificante caseiro. Minha ideia um tpico pra comunidade ter acesso a uma srie de receitas caseiras que funcionem.

Vc fica todo ofendido pelo cara te chamar de "doidinho" e sai destilando ofensas a formao educacional do cara?

Em resumo, hipocrisia pura!!!! 

Recomendo a voc o creme dental da sensodyne, muito bom contra a sensibilidade!!!!!! 

Voltar para o topo
Yurijm Ver Drop Down

Fortaleza
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Yurijm Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2021 as 22:15

Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de BrunoRHCP Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2021 as 18:21
D uma olhada nesse tpico e se junta com os doidinhos como vc q curtem ter um pouco mais de trabalho q o necessrio hehehehe
https://www.pedal.com.br/FORUM/topic98704.html

Oq eu j escrevi l:
"Pera, vamos l!

Sou totalmente a favor do DIY e de no ficar preso na mo de fabricantes etc

Mas vamos colocar na ponta do lpis o trabalho q d abrir uma corrente, fazer esse banho, secar etc, invs de "s" limpar corretamente e aplicar o lub corretamente

Nem citei aqui o trabalho de comprar os ingredientes separadamente e fazer caseiramente um processo de certa forma industrial

E sobre o colega q iniciou o tpico pelo q entendi so usos urbanos, compensa mesmo todo esse trabalho?"

Creio q eu rode o msm tanto q vc semanalmente, mas pego mais terra e barro pq priorizo as trilhas, lavo a relao 2x na semana com Algoo, e duas escova de dente velhas e aps cada lavagem aplico o lub de cera, atualmente usando o Squirt. Sim, ele custou R$100, mas t durando um ano e ainda tem sinal de mais 3 meses de uso. Nesse esquema de lavagem e lubrificao minha corrente NX durou 4600Km.
A pergunta q me fao , justifica fazer essa alquimia em casa, sujar panela, etc etc sendo q tem um produto prontinho e com mais tecnologia (no sou defensor dos industrializados e nem marcas) e muuuito mais prtico de ser usado? No precisa usar o Squirt de R$100, testa uns nacionais na casa dos R$50-80 ;)

PS: no se ofenda, estou falando de boa

Editado por BrunoRHCP - 22 Fev 2021 as 18:23
Voltar para o topo
Yurijm Ver Drop Down

Fortaleza
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Yurijm Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Fev 2021 as 18:01
Pessoal, criei esse tpico porque, depois de 4 anos de pedal, no achei lubrificante melhor pras minhas bikes do que misturar vela (parafina) com uma mnima quantidade de leo possvel para reduzir um pouco a dureza e facilitar a aplicao do produto na corrente.

Antes de mais nada, meu uso da bike o seguinte: uso urbano e em estradas. Pedalo com grupos em mdia de 3x na semana, pedalando um total de 150 -200 km/semana. Fao longes tbm e minha velocidade habitual na bike de 25-30 km/hr. Tenho 1,66 de altura e massa corporal de 65 kg. Uso tanto uma Caloi city tuor quanto uma hbrida que eu mesmo constru. Nada de bike cara. Sou apenas um entusiasta e no desejo performance, de modo que busco apenas solues boas para problemas condizentes com a minha realidade (no quero gastar horrores em lubrificantes que no duram nem 50 km e que acumulam mais sujeira do que essa receita caseira).

Encontrei essa receita no YouTube e j rodei quase 5000 km numa bike com componentes Shimano acera e corrente kmc (9v) e no percebi sinais de desgastes na relao (est bem nova, inclusive), sendo fcil de limpar a corrente (gua quente suficiente. Se quiser colocar detergente lquido neutro na gua quente, melhor ainda, mas no h necessidade).

A troca de marchas no afetada. O produto dura cerca de 150 km.

Junta ainda um pouco de sujeira, mas no igual a usar leo ou outros lubrificantes com cera, mas que tm muito leo. Quanto menos leo vc usar, menos sujeira vai grudar

A receita derreter determinado volume de vela em uma panela e adicionar, no mximo, a mesma quantidade em volume de leo mineral (vendido como laxante, em farmcia). Espere secar e aplique na corrente. Eu uso nas minhas correntes um elo que comprei no shopee. J retirei esse elo vrias vezes (basta usar a mo pra retira-lo) e creio que seja falsificado, mas nunca estourou. No considero, portanto, um produto ruim ou sequer descartvel.

Lembro que interessante fazer a limpeza da sua corrente e relao com leo diesel antes de passar a usar esse produto, pois isso vai eliminar a sujeira da sua relao e deixar novinha pra receber essa lubrificao caseira. Depois, quando achar que est muito preto, tira a corrente e joga gua quente. Coroa e k7 eu nem limpo mais.

Algum tem alguma observao a fazer ou gostaria de compartilhar uma outra receita caseira pra ajudar outros entusiastas?

Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X