| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Esvaziar o pneu da speed é preciso?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Esvaziar o pneu da speed é preciso?

 Responder Responder Página  12>
Autor
Mensagem Reverter Ordem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Esvaziar o pneu da speed é preciso?
    Enviado: 15 Jan 2021 as 22:20
concordo com tudo que vc falou, tem muita coisa que colabora com o stress dos pneus, sua vida útil, etc...mas a maior, que pode ser evitada é a pressao muito alta dentro do pneu... pensando assim... uma semana tem 168 horas, vamos supor que a pessoa treina 3x semana, 2 treinos rápidos mais um longão, arredondando pra cima digamos 8 horas de uso. Esvaziando ou murchando os pneus são 160 horas de descanso pra borracha e pra extrutura do pneu. E como disse, assim como também falou no vídeo do pedaleria, o Cleber Anderson, o pneu deforma sim, aumenta de tamanho e em alguns casos estraga, sem contar que dessa maneira a pessoa sai com a certeza da calibragem correta antes de qualquer treino, isso pode evitar tambem furos na camara de snake bite. Tem tambem a pressao que a camara de ar exerce na fita anti-furo, que com o tempo tambem acaba furando a camara de ar. Não é regra pra maioria dos pneus mas achei útil fazer.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down


Registrado: 25 Jan 2016
Curitiba
Desconectado
Mensagens:264
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jan 2021 as 18:59
Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

aí a bicicleta voa, quando cai no chão os pneus tem que absorver o impacto, em razao disso, os pneus deformam e aumentam sua pressao interna naquele instante, entao na verdade o pneu é feito para aguentar mais pressao do que a máxima que vem escrito nele.
nem só isso né cara, a partir do momento que você subiu na bike o pneu já tá acima dos 120psi que você calibrou.. se você roda no sol forte, a pressão também aumenta.. tem muitos fatores que entram em jogo
as fabricantes levam isso em conta quando vão calcular, assim como toda indústria trabalha com coeficiente de segurança, se o cálculo é que nessas condições adversas vai rodar nuns 150psi, o pneu é projetado pra aguentar 225psi (cf=1,5) ou até mais (tirei do c* os dados, é só representativo pra dar ideia aqui)

acho que o problema ai é que o pneu novo tem toda a superfície interna perfeitinha, que resiste ao ar expandido de forma uniforme.. conforme você vai usando e ele vai formando furos em alguns pontos (e tampa com selante ou remenda a câmara), tem os furos que não chegam a atravessar mas danificam a integridade do pneu.. isso tudo vai formando concentradores de tensão no corpo do pneu.. o próprio envelhecimento do pneu contribui nisso, ressecamento e tal
se deixar sob muita pressão ele parado, nesses pontos pode ser que vá deformando por conta de serem concentrações e ainda estarem fragilizados

eu ainda continuo achando meio difícil de deformar, mas isso depende de tantos fatores: modelo/marca/qualidade, características do pneu (mtb, road, e toda a gama de aplicações que tem nas categorias), estado do pneu, rotina de uso
no final acho que vai de cada um analisar e ver se é o caso


Editado por stefanob - 15 Jan 2021 as 19:00
Road Tropix Madrid 2018
https://www.strava.com/athletes/14288255
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jan 2021 as 15:21
agora eu concordo com a condicao ideal de uso: entre o mínimo e o máximo, nem mais, nem menos e se alguém o fizer, está assumindo o risco de estragar os pneus. Quanto a velocidade compatível, não sei não, principalmente no perímetro urbano tanto rodovia como ruas da cidade, 40km por hora ninguém respeita, nem ciclista, talvez algumas poucas mulheres....
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Mar 2019
Farroupilha
Desconectado
Mensagens:353
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jan 2021 as 15:09
Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

Assim como pode dar problema usando muita pressao num pneu, pode dar problema tambem nos pneus de mtb onde diz pressao minima 30 e o cidadao põe somente 20. E antes dos 200km/h o que manda é uma plaquinha que fica na beira das rodovias dizendo o quanto por hora se deve andar.Fica a dica...kkkkk

Sim, pode destalonar do aro. existe a condição ideal de uso!

Eu não preciso de placas indicando o quando eu devo andar em uma rodovia. O respeito a minha pessoa, minha família e aos outros me faz andar em uma velocidade compatível. 


Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jan 2021 as 14:45
Assim como pode dar problema usando muita pressao num pneu, pode dar problema tambem nos pneus de mtb onde diz pressao minima 30 e o cidadao põe somente 20. E antes dos 200km/h o que manda é uma plaquinha que fica na beira das rodovias dizendo o quanto por hora se deve andar.Fica a dica...kkkkk
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Mar 2019
Farroupilha
Desconectado
Mensagens:353
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jan 2021 as 13:58
Originalmente Postado por pf23 pf23 Escreveu:

que analogia maluca. Valor de referência não é tão variável quanto valor de velocidade

Não é maluca nada!
para tudo existe um valor de referência, seja pressão de pneus, velocidade, peso, etc.
Muitos não seguem e dá esses problemas!
Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v
Voltar para o topo
pf23 Ver Drop Down


Registrado: 15 Jul 2003
Sampa -
Desconectado
Mensagens:703
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pf23 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jan 2021 as 11:36
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

o indicativo de pressão máxima do pneu é um referencial. A calibragem tem que sempre estar abaixo disso!

Ou se o velocímetro do carro marca 200 km/h, tu vai socar 200 km/h o tempo inteiro?

que analogia maluca. Valor de referência não é tão variável quanto valor de velocidade
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jan 2021 as 11:06
aí a bicicleta voa, quando cai no chão os pneus tem que absorver o impacto, em razao disso, os pneus deformam e aumentam sua pressao interna naquele instante, entao na verdade o pneu é feito para aguentar mais pressao do que a máxima que vem escrito nele. Agora quero ver fazer o carro andar a 200 o tempo todo e de vez enquando essa velocidade aumentar instantaneamente pra uns 250.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
alant Ver Drop Down


Registrado: 19 Ago 2020
São Paulo
Desconectado
Mensagens:87
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alant Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jan 2021 as 10:26
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

o indicativo de pressão máxima do pneu é um referencial. A calibragem tem que sempre estar abaixo disso!

Ou se o velocímetro do carro marca 200 km/h, tu vai socar 200 km/h o tempo inteiro?

Isso aí se chama marketing LOL
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Mar 2019
Farroupilha
Desconectado
Mensagens:353
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jan 2021 as 10:03
o indicativo de pressão máxima do pneu é um referencial. A calibragem tem que sempre estar abaixo disso!

Ou se o velocímetro do carro marca 200 km/h, tu vai socar 200 km/h o tempo inteiro?
Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v
Voltar para o topo
dpinheiro Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Nov 2020
Formosa, Goiás
Desconectado
Mensagens:3
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dpinheiro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jan 2021 as 09:44
Valeu pessoal. Obrigado por responder à dúvida.

Acho que o pf23 matou a questão. Vou continuar diminuindo a pressão dos pneus quando chego do pedal e calibrando na hora de sair.

Voltar para o topo
pf23 Ver Drop Down


Registrado: 15 Jul 2003
Sampa -
Desconectado
Mensagens:703
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pf23 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jan 2021 as 08:40
vamos pela lógica

1. pneu de road tem que aguentar muita pressão
2. pneu de road tem que ser leve

solução:

3. fazer um pneu com pouco material

consequência:

4. o pneu só aguenta a pressão necessária por pouco tempo
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 23:11
como se vê na primeira foto, pneu tinha muito que rodar ainda, rodou 5000km na dianteira, quando vi tava desse jeito, andava praticamente todo dia com este pneu sempre com calibragem maxima ou perto disso. Depois que comecei a murchar os pneus nunca mais tive problema parecido, inclusive tenho outro pneu specialized com o mesmo composto que parece recém fabricado, rodou já uns 3000km tambem na dianteira e agora esta aposentado, esperando um futuro pneu igual para fazer par com ele.

Editado por luyggi - 14 Jan 2021 as 23:15
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 23:04
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 23:02
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 23:01
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 23:00
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 22:59
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
alant Ver Drop Down


Registrado: 19 Ago 2020
São Paulo
Desconectado
Mensagens:87
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alant Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 20:28
Bom, certo ou errado eu costumo baixar a pressão de 120psi pra uns 60~70psi caso for deixar parado mais de uns três dias.
Voltar para o topo
alant Ver Drop Down


Registrado: 19 Ago 2020
São Paulo
Desconectado
Mensagens:87
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de alant Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 20:18




Voltar para o topo
guster Ver Drop Down


Registrado: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Desconectado
Mensagens:93
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de guster Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 18:02
Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

Agora o povo não aceitar ou duvidar de uma dica de um atleta profissional como o Cleber Anderson, que no seu auge deve ter derretido uns 20 pneus por ano treinando, não tem cabimento.

verdade
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar para o topo
guster Ver Drop Down


Registrado: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Desconectado
Mensagens:93
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de guster Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 18:01
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.

sem querer ser chato, mas já sendo

acho importante registrar uma correção

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo

FORÇA = PRESSÃO * ÁREA

abs!
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 16:52
Agora o povo não aceitar ou duvidar de uma dica de um atleta profissional como o Cleber Anderson, que no seu auge deve ter derretido uns 20 pneus por ano treinando, não tem cabimento.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 16:04
E o manual, pra quem nao sabe e nao lê, é aquele papelzinho, geralmente branco que vem junto com tudo que é produto ou entao esta escrito na caixa, como utizar, pressao, etc... e o caso dos pneus, vem escrito na propria lateral as pressoes maximas e minimas. Inclusive como ja falei antes, tem alguns pneus que tem como regra o esvaziamento após o uso.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 16:00
pressao maxina era 130... do specialized deve ser isso tambem... nao sou burro a ponto de utilizar pressao excessiva em qualquer tipo de pneu.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:1653
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:49
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.

Tchê
Me lembrei agora de uma vez que levei a speed pro interior do interior do oeste de SC...
cheguei no posto e o cara fez a "gentileza" de ir calibrar os pneus pra mim. Quando falei em 110 psi, ele arregalou os olhos e disse que ele não ia ficar perto caso explodisse!
LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL

Já aconteceu comigo parecido num posto... O cara se apavorou dizendo que ia explodir... 
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:1653
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:47
Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

Originalmente Postado por MarcosTri MarcosTri Escreveu:

Nunca fiz isso. Acho que nunca farei. Nunca tive problema com pneus 700x23 ou 25 por conta disso.
Pode ser que seja bom fazer isso, mas acho pouco prático e nunca tive problema (ao contrário. Já identifiquei pequenos furos que esvaziam aos poucos o pneu por conta de estarem cheios). Meus pneus sempre deixo com uns 100-110 (depende do meu humor. rsrs) tenho experiência com pneus de arame ou de Kevlar. Treino de 3 a 4x na semana.


devo ter em casa um pneu que deu problema...vou procurar e postar uma foto do que pode acontecer...
tive 3 problemas... um é um pneu que nao recordo a marca, utilizava 125 psi e sempre usava ele cheio, romperam algumas malhas e ficou com um pequeno degrau na banda de rolagem, entao tive que trocar. O outro problema apareceu num specialized de duplo composto que acabou abrindo na emenda da banda de rodagem com a lateral do pneu... acho que esse devo ter em casa ainda e o terceiro problema foi num kenda aro 27 de caloi 10, esse rompeu bastante fios de nylon e ficou com caroço enorme.

Utilizava 125psi, mas qual era a pressão máxima do pneu?
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:1653
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:45
Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

O que o gm escreveu é que um pneu mais fino precisa de mais pressao pra suportar o peso de uma pessoa em cima da bike...um pneu maior precisa de menos pressao....kkkk.... só isso, nada relevante ao tópico.
p.s.:mal-educado gm1987...e burro é vc.

Vou te ajudar a ir para a luz!

O que eu disse, foi um embasamento para dizer que a malha interna de um pneu de speed sofre a mesma força que um pneu de MTB, e como esse procedimento de esvaziar nunca havia sido comentado para pneus de MTB, logo para speed seria besteira.

Consegue entender isso? Força é Diferente de pressão! E o que deformaria um pneu seria a FORÇA que atua na malha interna. 

É uma analogia totalmente coerente com o assunto do tópico. Faltou a você o conhecimento para entender.


Editado por gm1987 - 14 Jan 2021 as 15:46
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:36
Originalmente Postado por MarcosTri MarcosTri Escreveu:

Nunca fiz isso. Acho que nunca farei. Nunca tive problema com pneus 700x23 ou 25 por conta disso.
Pode ser que seja bom fazer isso, mas acho pouco prático e nunca tive problema (ao contrário. Já identifiquei pequenos furos que esvaziam aos poucos o pneu por conta de estarem cheios). Meus pneus sempre deixo com uns 100-110 (depende do meu humor. rsrs) tenho experiência com pneus de arame ou de Kevlar. Treino de 3 a 4x na semana.


devo ter em casa um pneu que deu problema...vou procurar e postar uma foto do que pode acontecer...
tive 3 problemas... um é um pneu que nao recordo a marca, utilizava 125 psi e sempre usava ele cheio, romperam algumas malhas e ficou com um pequeno degrau na banda de rolagem, entao tive que trocar. O outro problema apareceu num specialized de duplo composto que acabou abrindo na emenda da banda de rodagem com a lateral do pneu... acho que esse devo ter em casa ainda e o terceiro problema foi num kenda aro 27 de caloi 10, esse rompeu bastante fios de nylon e ficou com caroço enorme.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:22
O que o gm escreveu é que um pneu mais fino precisa de mais pressao pra suportar o peso de uma pessoa em cima da bike...um pneu maior precisa de menos pressao....kkkk.... só isso, nada relevante ao tópico.
p.s.:mal-educado gm1987...e burro é vc.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Mar 2019
Farroupilha
Desconectado
Mensagens:353
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:16
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.

Tchê
Me lembrei agora de uma vez que levei a speed pro interior do interior do oeste de SC...
cheguei no posto e o cara fez a "gentileza" de ir calibrar os pneus pra mim. Quando falei em 110 psi, ele arregalou os olhos e disse que ele não ia ficar perto caso explodisse!
LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL
Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:1653
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:09
Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.



Nada relevante ao assunto do tópico, mtb nao precisa murchar pq utiliza pouca pressao.

Pra quem é burro, não é relevante mesmo... é exatamente o que estou dizendo tonto, PRESSÃO é dependente da seção do pneu, a FORÇA exercida na malha do pneu é a mesma. 

A malha de um pneu de MTB recebe a mesma força que um pneu de road bike... Mas OK, é muito complexo para sua mente limitada de entender isso.


Editado por gm1987 - 14 Jan 2021 as 15:10
Voltar para o topo
MarcosTri Ver Drop Down


Registrado: 13 Out 2017
Salvador
Desconectado
Mensagens:39
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MarcosTri Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 14:52
Nunca fiz isso. Acho que nunca farei. Nunca tive problema com pneus 700x23 ou 25 por conta disso.
Pode ser que seja bom fazer isso, mas acho pouco prático e nunca tive problema (ao contrário. Já identifiquei pequenos furos que esvaziam aos poucos o pneu por conta de estarem cheios). Meus pneus sempre deixo com uns 100-110 (depende do meu humor. rsrs) tenho experiência com pneus de arame ou de Kevlar. Treino de 3 a 4x na semana.
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 13:49
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.



Nada relevante ao assunto do tópico, mtb nao precisa murchar pq utiliza pouca pressao.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 13:46
esvaziar os pneus e a bike ficar pendurada ok, agora deixar ela no chao tambem estraga o pneu com o passar do tempo, assim como deixar com pressao muito alta.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
pf23 Ver Drop Down


Registrado: 15 Jul 2003
Sampa -
Desconectado
Mensagens:703
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pf23 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 13:03
Originalmente Postado por Cat-1980 Cat-1980 Escreveu:

pf23 no caso essa recomendacao nao tem nada aver deformacao de pneu e isso ?

aí eu já não sei, tem que ver essa questão do aro também
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:1653
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 11:16
Mas cada um acredita no mito que quiser... Coitado do cara que anda de road bike todo dia e fica nessa punheta de enche pneu/esvazia pneu kkkkkkkkkkk
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:1653
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 11:15
Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:1653
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 11:12
Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

Até os aros de aluminio tem limite de calibragem e podem estourar, imagina os pneus então.

Mas o que foi que eu disse? Se o pneu é para 110 psi, ele pode ficar na bike com 110psi que não há problemas! O problema está em calibrar 110psi num pneu de 60! 

Quanto aos aros, aros de road bikes simples suportam 120psi... Então, segue o mito
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Desconectado
Mensagens:589
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 11:09
Até os aros de aluminio tem limite de calibragem e podem estourar, imagina os pneus então.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  12>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X