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Todos problemas no cambio traseiro - ajuda

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...DOSTO... Ver Drop Down
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bahia
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    Enviado: 17 Fev 2016 as 11:14
ja criei um topico pra falar de estalos na bike... to vendo que tem gente gostando, entao vou criar esse sobre o cambio traseiro, ohhh bixo que dá dor de cabeça..kkkkkkkkkk

primeira coisa, pra falar de cambio traseiro, tem que entender o funcionamento dele..é simples, existe uma mola central que puxa o cambio pra cima  e quando o cabo folga ele desce.. so isso.. isso que faz o cambio funcionar..uma mola que faz as roldanas irem pra frente e para traz.. resumindo.. uma mola movimento norte e sul.. outra mola movimento leste oeste...entendeu??...a mola central, do sobe e desce, quem controla é o passador junto com o cabo de aço e conduite.. o passador estica o cabo, a mola faz o cambio subir para as catracas maiores, o passador folga o cabo a mola comprime fazendo o cambio descer para as catracas menores.. o principal funcionamento do cambio é isso, pois a mola que faz o movimento leste oeste, vc nao regula, pois ela é movimentada pela força da corrente em cada marcha.. nao tem pq vc se preocupar com ela...e existe os parafusos H e L que sao os dois que controlam as extremidades do cambio, eles fazem com que a mola so estique ou comprima ate determinado ponto..para que isso? para o cambio nao passar das catracas das extremidades, fazendo com que a corrente saia e caia fora da catraca , dando uma enorme dor de cabeça...existe tbm o parafuso que controla o esticamento da corrente pelo cambio, o parafuso fica perto de onde entra o cabo no sistema do cambio, vc aperta o parafuso ele estica o cambio para tras, vc folga ele vai para frente.. para tras aperto, para frente folga da corrente...tem tbm as duas roldanas do cambio.. que sao responsaveis pelo alinhamento da corrente e forçar a mesma a sair de uma catraca para a outra.. por isso vcs vao entender depois pq elas tem que esta alinhadas com a catraca...se uma estiver desalinhada, mesmo que minimamente, causa varios problemas...veremos nestante..

pronto, vamus la..depois de entender como ele funciona, vamus para os principais problemas que acontece com ele..

primeiro problema -  corrente saindo da catraca quando esta nas extremidades coroa maior e menor - simples de resolver, so ajustar o parafuso H e L... e mesmo assim se continuar saindo .. vc olha por tras da bike, se as duas roldanas estao alinhadas com a catraca que ela esta.. se nao...vc alinha com a propria mao, pois se uma roldana tiver mais para fora da catraca, ela força a corrente a sair do k7.. mesmo com o parafuso H e L ajustados... tome cuidado para olhar tbm se o passador esta na marcha correta.. um detalhe importante, o passador tem que esta sempre na marcha que a corrente esta.. se a corrente estiver na catraca 2 o passador tem que esta tbm, para vc poder analisar qualquer coisa...

segundo problema - o cambio nao passa as marchas.. ou nao sobe.. ou desce sozinha.. - isso é regulagem do cabo  do cambio.. primeiro, vc pega coloca a corrente na coroa menor junto com o passador tbm na coroa menor.. e folga o parafuso que prende o cabo no cambio.. e estica o cabo.. veja se no quadro o cabo esta esticado, uma tensao nao tao rigida tbm nao tao frouxa... no meio termo.. pronto, vc esticou o cabo, aperta o parafuso que segura ele..isso com a corrente e o passador na coroa menor, importante isso... pronto... cabo esticado.. vc coloca a bike de cabeça pra baixo, e roda o pe de vela na traçao e tenta passar a marcha para a coroa maior...foi ate la em cima?? blz...ta bom.. ai vc tenta descer ate a coroa menor... nao desce ate a coroa pequena?.. se desceu blz, se nao, vc pega, folga o cabo milimetros da mesma maneira que vc foi la apertar.. mas lembre-se com a corrente na catraca menor e passador...folga milimetros, pq?  pq o cabo foi esticado de mais e fez subir mas nao fez descer.. so folga-lo...blz... fazendo isso a corrente saiu do k7? so ir para o ajuste fino H e L que falei no primeiro problema...

terceiro problema - mesmo com o cabo esticado certo, quando pedalo, a corrente desce a marcha sozinha, sai da 6 para a 5 -  veja, se ela sai da 6 para 5 e vc pega e coloca o passador na 5 pedala pedala, e ele nao desce para a 4.  é um problema, se ele desce da 5 pra 4.. depois para a 3... ate chegar na 1... sozinho... é o cabo que afrouxou, so ir la como falei no segundo problema e apertar dinovo...mas vamus ao caso...a corrente desce da 6 para a 5, vc coloca o passador na 5.. e ele nao desce para a 4.. entao o problema esta na catraca 6 e 5.. o que acontece??.. entendam uma coisa... o cambio tem o funcionamento que eu falei la em cima.. so que o sistema todo funciona em harmonia.. como assim?..simples.. o k7 ou catraca, se vc olhar com muita atençao, vai perceber que tem alguns dentes em cada catraca, feitos, pensados, tecnicamente, para fazer com que a corrente saia  de uma catraca para outra, sao uns dentes "tortos", ha tbm um leve empeno ja previsto e feito de proposito, para facilitar ainda mais a passagem da marcha para a corrente subir e descer.. como vc resolve o problema...vc coloca a  bike de cabeça pra baixo....coloca a correne na marcha 6... e roda o pe de vela devagar e vai olhando.. vc vai ver que um determinada hora do giro da corrente na catraca traseira, algum dente da catraca 5 ira triscar na corrente...geralmente a corrente ate dar um pulinho, ou se for mais de leve ainda, so um estalo bem baixinho, isso é questao de sensibilidade.. blz.. vc achou o dente da 5 que trisca na corrente.. vc nao vai mecher nele, que ele ta ali para isso mesmo.. vc pega a roldana do meio, com a mao, e dar um leve empeno nela para dentro, para o lado contrario da catraca 5.. fazendo com que esse dente da 5 nao toque na corrente na catraca 6... pois é ele que esta fazendo a corrente descer para a 5... é meio complicado, mais é simples de entender...fazendo isso.. vc vai para tras da bike, e olha se a roldana de baixo esta alinhada com a de cima, se nao estiver, com a mao vc entorta milimetro ate alinhar.. pois tem que trabalhar alinhados, as roldanas, e a catraca que a corrente esta...feito isso, dando o empeno na roldana para tirar do dente da catraca 5 que esta fazendo a corrente descer para a a 5...vc volta a pedalar na bike, e ver se vai descer a marcha  sozinha dinovo...provavelmente nao... isso acontece nao so para descer a corrente, tbm pode ta triscando e fazendo a corrente subir.. normal...

quarto problema - a roldana do meio, em algumas marchas, fica triscando na corrente na catraca -  geralmente isso.. é a corrente muito apertada... ou foi tirado gomo de mais na hora de colocar a corrente, o cara que botou nao mediu certo, ou é aquele parafuso do ajuste do aperto da corrente, vc vai, coloca a corrente na marcha que ta dando esse toque da roldana na corrente na catraca, o cambio fica meio que dando uns pulos.. vc ver que a roldana do meio ta muito colada com a catraca, e a corrente faz o cambio pular...vc pega, o parafuso do ajuste de aperto, e folga.. vc folga para tentar trazer a roldana para tras.. pq o que faz a roldana ir para frente e para tras, é a corrente o aperto dela...voltando, como faz para eu medir o tamanho certo da corrente no sistema .. blz, vc comprou uma corrente nova, e vai colocar, vc passa ela pela coroa maior de cara catraca... sem passar pelo cambio traseiro.. sem passar nas roldanas.. pega, estica, e deixa sobrar 2 gomos completos..  esse é o tamanho certo de uma corrente..  so pegar e ligar a corrente  ali...

quinto  problema  - o passador nao vai para a marcha que eu coloco, ele passa mas nao indica la a marcha que ele ta.. ou entao, eu passo e o  cambio nao movimenta -  problema caracteristico de areia ou ferrugem no cabo, ou conduite impedindo o cabo de trabalhar.. soluçao simples.. troca o cabo e o conduite... uma dica, o conduite que vc for colocar, principalmente no cambio traseiro... vc compra os que tem uma "cabeça" de metal.. pois ele impede que o conduite danifique na ponta dentro do passador... e causa o problema de parecer que o passador quebrou.. mas é o cabo com o conduite dentro do passador que danificou.. a borracha do conduite afrouxa, e fica a parte de aluminiu do conduite exposta na ponta que entra no passador....problema se resolve com o conduite com a ponta de aluminio...quando for colocar o cabo e conduite, tome cuidado.. pois um cabo com conduite muito longo principalmente o primeiro conduite que sai do passador.. fazendo uma curva muito longa ate chegar no local do quadro, ele nao vai dar o ajuste do cambio, pq o cabo fica muito longo, e nao permite o  aperto certo.. tem que terum tamanho especifico.. o mais curto possivel, sem atrapalhar o movimento do guidon, e tomar  cuidado para passar os cabos pelos locais certos.. quanto menos curva o cabo fazer, melhot para ajustar a regulagem do cambio...

sexto problema-  passador frouxo, vc vai passar a marcha, o passador vai e o cabo nao.. - simples tbm.. vc tira o cabo do passador..ele sozinho.. vc tenta passar a marcha, se vc ouvir um tec..tec... tipo o passador passando ...ele nao quebrou, mas se vc tenta passar a marcha, e vai solto.. quebrou.. ai fooodeu... so outro novo... mas so faça isso sem o cabo no passador, tem que tirar o cabo do sistema todo, o passador tem que ta puro...

setimo problema -  vc ta la de boa pedalando.. e ouve uns estalos no cambio traseiro..blz.. aparentemente ele ta funcionando normal.. vc olha, olha e nao acha nada... sabe o que pode ser???.. nas roldanas do passador, tem uma proteçao metalica.. ele fica envolto por uma parede de metal, vc pega, coloca a bike de cabeça pra baixo, e roda o pe de vela como se estivesse pedalando, bem rapido.. peça para alguem fazer, e vc vai para tras da bike, e olha as roldanas, com a corrente passando a mil... e veja se ela nao ta triscando nessas paredes laterais que proteje as roldanas.. se estiver.. vc pega, uma chave de fenda fina.. e tenta empenar a parede, para livrar das roldanas.. minimamente.. pois as vezes, essa parede fica triscando na corrente e causando estalos...ou ate mesmo uma trepidaçao incomoda quando vc ta pedalando, vc sente a corrente trepidando, e nao sabe da onde vem.. é isso...


((( PENSANDO TENTANDO LEMBRAR MAIS PROBLEMA ))  KKKKKKKKKK

RECAPITULANDO...o cambio tem que esta com tudo alinhado com o k7.. as roldanas tem que  ficar  paralelas...

oitavo problema -  passa marcha sozinho -  olho, nao é a catraca que ta puxando a corrente, nao é o cabo frouxo... e o que é??... vc olha o alinhamento das roldanas, se ela tiver levemente empenada, ela vai fazer com que a marcha passe sozinha.. por isso ela tem que esta alinhadas.. pq se ela empena, ela forç a corrente para algum lado, fazendo com que em algum momento ela trisque num dente que faz a marcha passar, e pronto, triscou, passou a marcha, mas a causa foi as roldanas empenadas, que fez a corrente triscar no dente da catraca superior ou  inferior...


DICA - NA HORA DA REGULAGEM DO CAMBIO, NAO REGULE COM A BIKE DE CABEÇA PRA BAIXO.. PQ A GRAVIDADE ATRAPALHA O AJUSTE FINO... SO SE REGULA CAMBIO COM A BIKE NA POSIÇAO NORMAL...

PRONTO, ESSES SAO OS PROBLEMAS QUE LEMBREI, ESPERO TER AJUDADO...


VLW NOVINHOS...


Editado por ...DOSTO... - 17 Fev 2016 as 16:36
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Empurra Bike Ver Drop Down
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DF
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Excelente explanação.
Parabéns pela iniciativa.
Vai ajudar muito.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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so uma correção dosto , a mola puxa o cambio pra baixo (catracas menores) o cabo puxa ele pra cima.
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...DOSTO... Ver Drop Down
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bahia
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é... mais o cabo que folga a mola pra ela descer.. a ordem dos tratores nao altera o viaduto..kkkkkkkkkkkk
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machrispim Ver Drop Down


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limeira
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Show de bola !

Parabens pela iniciativa .
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...DOSTO... Ver Drop Down
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bahia
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vlw ae, é nois que voa... se alguem souber de mais algum detalhe, fala ae pra enriquecer o topico...



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CaioB Ver Drop Down
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A minha despois da revisão na 6ª e 5ª e as vezes na 7ª e 8ª tem que mandar 2 marchas para passar, uma só não vai, o engraçado que com a bicicleta suspendida, entram ok as marchas, raramente da falha.

Ja tentei mecher nos parafusos, mas parece que pouco altera kkk Não estou com tanto conhecimento em regulagem ainda
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...DOSTO... Ver Drop Down
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é o cabo que esta frouxo, tensiona ele umpouco mais...

vc fala suspendida de cabeça pr baixo??.. é pq de cabeça pra baixo nao se regula cambio, pq a gravidade engana...é coisa sutil, mas desregula.. se vc tentar regular um cambio com a bike de cabeça pra baixo, na hora que vc vai pedalar, desregula.. o cambio se regula com a bike na posiçao normal...


Editado por ...DOSTO... - 17 Fev 2016 as 16:35
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CaioB Ver Drop Down
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Não, pendurada pelo selim mesmo, mas vou tentar tensionar mais o cabo. Corrente e passador na catraca menor, certo?
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...DOSTO... Ver Drop Down
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isso... se nao fizer assim, o cabo nao tensiona corretamente, ai ou nao vai subir ou nao vai descer...



exemplo, se vc coloca na catraca maior, e puxa o cabo.. tecnicamente a marcha nao vai descer entende???....



faça essa experiencia, coloque na catraca maior, e puxe o cabo o maximo, se a corrente descer pra catraca menor, eu dou um big big...kkkkkkkkkkk
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Sugestão: explicar se o H serve para a maior ou a menor catraca.
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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
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...DOSTO... Ver Drop Down
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bahia
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rapaz.. eu nunca parei pra analisar, eu olho no cambio e sei se o parafuso é para catraca maior ou nao...


é ingles a parada.. um significa rapido e lento.. rapido catraca menor, lento maior...agora, faltei na aula de ingles..kkkkkkkkkkkk



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dunumata7 Ver Drop Down


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Fala pessoal, boa noite...
Domingo fiz um pedal numa trilha cheia de lama, beleza...
Cheguei em casa, lavei a bike, tirando a lama no geral... Na corrente, k7 e cambio traseiro, usei o desengraxante caseiro (detergente neutro e limão) para limpa-los.
OBS:Vi o mecânico que mexe na minha bike usando gasolina no cambio traseiro, logo, imagino que não há problemas em usar o detergente caseiro...
Lubrifiquei corrente e o cambio traseiro. No cambio, usei graxa azul na mola e singer nas articulações do câmbio...
Ontem, fui pedalar para faculdade e notei um chiado no cambio. Confirmei o barulho hoje...
É um chiado estranho, um baralho fino...
Uso o cambio alívio 2015....
Alguém sabe o que pode ser?
Obrigado.
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Carlos sp Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carlos sp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2016 as 19:50
Originalmente Postado por dunumata7 dunumata7 Escreveu:

Fala pessoal, boa noite...
Domingo fiz um pedal numa trilha cheia de lama, beleza...
Cheguei em casa, lavei a bike, tirando a lama no geral... Na corrente, k7 e cambio traseiro, usei o desengraxante caseiro (detergente neutro e limão) para limpa-los.
OBS:Vi o mecânico que mexe na minha bike usando gasolina no cambio traseiro, logo, imagino que não há problemas em usar o detergente caseiro...
Lubrifiquei corrente e o cambio traseiro. No cambio, usei graxa azul na mola e singer nas articulações do câmbio...
Ontem, fui pedalar para faculdade e notei um chiado no cambio. Confirmei o barulho hoje...
É um chiado estranho, um baralho fino...
Uso o cambio alívio 2015....
Alguém sabe o que pode ser?
Obrigado.

Continua usando gasolina no seu câmbio mesmo parceiro, aí vai acabar os estalos... E o câmbio também!
A própria Shimano no seu "pequenino manuel" alerta que não se deve usar produtos químicos que afetam as articulações e as peças de nylon... 
Você só deve lavar o sistema com detergente e lubrificar APENAS a corrente, usei por muitos anos óleo singer e lavei apenas com detergente, NUNCA tive problemas como o povo relata aqui direto, ô pessoal, acordem, esses "mexânicos" estão fodCensoredndo vocês, fazendo destruir as peças precocemente para lucrar em cima de vocês! 
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
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Dorfo Ver Drop Down


Registrado: 14 Jun 2015
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dorfo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2016 as 20:40
Originalmente Postado por dunumata7 dunumata7 Escreveu:

Fala pessoal, boa noite...
Domingo fiz um pedal numa trilha cheia de lama, beleza...
Cheguei em casa, lavei a bike, tirando a lama no geral... Na corrente, k7 e cambio traseiro, usei o desengraxante caseiro (detergente neutro e limão) para limpa-los.
OBS:Vi o mecânico que mexe na minha bike usando gasolina no cambio traseiro, logo, imagino que não há problemas em usar o detergente caseiro...
Lubrifiquei corrente e o cambio traseiro. No cambio, usei graxa azul na mola e singer nas articulações do câmbio...
Ontem, fui pedalar para faculdade e notei um chiado no cambio. Confirmei o barulho hoje...
É um chiado estranho, um baralho fino...
Uso o cambio alívio 2015....
Alguém sabe o que pode ser?
Obrigado.


Parceiro, desmontou as duas roldanas do câmbio pra limpar e lubrificar?? Se não, o barulho pode ser sujeira no interior delas.
Quanto a limpeza do câmbio ou qualquer outra parte da bike que possua borracha ou partes plásticas com gasolina, não permita isso de forma alguma. Seu mecânico deveria saber que esses materiais ressecam precocemente ao contato com produtos derivados de petróleo. Deve se usar desengraxantes apropriados para tal serviço. No caso o desengraxante caseiro que citou não tem problema. Gasolina só pra lavar a corrente e depois descartar em local apropriado.
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...DOSTO... Ver Drop Down
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pow veio, o povo tbm tem mania de limpeza.. parecem minha mae lavando a louça..kkkkkkkkkkkkkkk

rapaz, usar gasolina, desimgripante, etc.. pra que??.. kkkkkkk.. agua, detergente, e pronto.. e terminando..um oleozinho e cabou.. pra que essa agunia???.. afff...


o maximo eu uso um pincel pra acessar as partes mais complicadas, e uma escova de dente velha, lavo deixo a corrente limpinha, sem areia... pronto.. lubrifico  e cabou...

tem gente que tira a corrente, tira o cambio, o pe de vela o central, o cubo pra limpar.. limpar o que??.. se é tudo seladoo..kkkkkkkkkkkk


quanto mais vc joga desemgripante, e coisas pra tirar oleo e graxa, vc ta prejudicando o sistema.. pq mesmo que o sistema seja selado.. sempre vai ter uma folguinha alguma hora que esses produtos vao entrar no sistema, acessar a graxa dos rolamentos e pronto..lascou, vai ficar esfera com esfera.. ai abre as folgas e os estalos....

rapaz.. basta so lavar, tirar a areia da parada e lubrificar a corrente.. prontooooooooooooooo..!!!


deixem de mania de limpeza..kkkkkkk


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SMAAALLL Ver Drop Down
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meu cambio da com uma fola lateral no parafuso de fixação na gancheira, alguem sabe como ajeita?, já tá todo apertado,  shimano alivio M4000
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Dorfo Ver Drop Down


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Originalmente Postado por SMAAALLL SMAAALLL Escreveu:

meu cambio da com uma fola lateral no parafuso de fixação na gancheira, alguem sabe como ajeita?, já tá todo apertado,  shimano alivio M4000


Parafuso todo apertado e com folga lateral, provável sofreu desgaste ou ta solto o parafuso que fixa a gancheira no quadro. Posta fotos da parte com problema pra facilitar.
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SMAAALLL Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Dorfo Dorfo Escreveu:

Originalmente Postado por SMAAALLL SMAAALLL Escreveu:

meu cambio da com uma fola lateral no parafuso de fixação na gancheira, alguem sabe como ajeita?, já tá todo apertado,  shimano alivio M4000


Parafuso todo apertado e com folga lateral, provável sofreu desgaste ou ta solto o parafuso que fixa a gancheira no quadro. Posta fotos da parte com problema pra facilitar.


https://youtu.be/zoXW7VijS1w ai o, n sei se da pra perceber no video
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Dorfo Ver Drop Down


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Originalmente Postado por SMAAALLL SMAAALLL Escreveu:

Originalmente Postado por Dorfo Dorfo Escreveu:

Originalmente Postado por SMAAALLL SMAAALLL Escreveu:

meu cambio da com uma fola lateral no parafuso de fixação na gancheira, alguem sabe como ajeita?, já tá todo apertado,  shimano alivio M4000


Parafuso todo apertado e com folga lateral, provável sofreu desgaste ou ta solto o parafuso que fixa a gancheira no quadro. Posta fotos da parte com problema pra facilitar.


https://youtu.be/zoXW7VijS1w ai o, n sei se da pra perceber no video


O vídeo tá bem ruim, travando, mas deu pra ver o que citou. Um pouco de folga lateral é normal, todos os câmbios que vi até hoje tem esse balanço lateral. Porém se já tiver bem acentuado as peças sofreram desgaste decorrente do uso. Se já tiver ruim pra passar as marchas, só trocando o câmbio, não tem reparo pra isso.
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tupete11 Ver Drop Down


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Boa tarde pessoal

Há um mês coloquei grupo alívio na minha mtb q uso pra andar em estradão. Passava a marcha perfeitamente, mas, menos de 2 semanas depois, o câmbio traseiro já estava meio desregulado. Por exemplo: ta no 5º cog, aí eu tento ir pro 4º e a corrente continua no 5º, aí aperto o passador novamente e a corrente desce direto pro 3º cog, não parando no 4º. Mas se eu comandar pra corrente subir novamente, aí sim ela pára no 4º cog. Vai entender....
Por causa disso levei para regular novamente, mas menos de 2 semanas depois da nova regulagem já está daquele jeito de novo...
O que será que está acontecendo? devo tentar fazer a troca do cabo e conduíte ou melhor já acionar a garantia?
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lLLF Ver Drop Down
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Amigo tupete11,

Eu tive esse mesmo problema há pouco tempo no meu Alivio M4000 SGS e foi resolvido quando aumentei um pouco a distância da polia superior em relação ao cassete. Procedimentos:
 
1 -Coloque a marcha no maior pião do cassete;
2 - Aumente a distância entre a polia (roldana) superior e o maior pião. Essa regulagem é pelo parafuso tensionador (não são os parafusos H e L).
3 - Limpe e lubrifique o cabo de aço com graxa branca. Se houver ferrugem no cabo, deverá trocar o cabo (de inox) e conduíte por novos.

Abraço,
Luciano
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tupete11 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de tupete11 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Set 2017 as 11:15
Originalmente Postado por lLLF lLLF Escreveu:

Amigo tupete11,

Eu tive esse mesmo problema há pouco tempo no meu Alivio M4000 SGS e foi resolvido quando aumentei um pouco a distância da polia superior em relação ao cassete. Procedimentos:
 
1 -Coloque a marcha no maior pião do cassete;
2 - Aumente a distância entre a polia (roldana) superior e o maior pião. Essa regulagem é pelo parafuso tensionador (não são os parafusos H e L).
3 - Limpe e lubrifique o cabo de aço com graxa branca. Se houver ferrugem no cabo, deverá trocar o cabo (de inox) e conduíte por novos.

Abraço,
Luciano


Obrigado Luciano!

Vou fazer isso e depois posto os resultados.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2017 as 20:58
Achei um absurdo de confuso esse tutorial inicial... Eu aprendi a regular os câmbios assistindo estes vídeos da Park Tool. Extremamente didático, mesmo se não falar inglês dá para entender.




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lLLF Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lLLF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2017 as 21:05
Ismah/Cabelo, 

Esses vídeos da Park Tool são muito bons mesmo.

Abraço,
Luciano
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oldnapalm Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de oldnapalm Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Set 2017 as 19:33
Saudações pessoal,

tenho um problema num câmbio traseiro Tiagra 10v que tento resolver faz tempo e não consigo, já levei em várias oficinas e ninguém conseguiu. Quando está no menor pinhão e eu empurro a alavanca para passar para o maior, ele não sobe, o câmbio se movimenta mas a corrente não troca de pinhão. A partir do segundo pinhão as trocas ocorrem normalmente, o problema é apenas do menor de todos para o imediatamente maior. Se vou aumentando a tensão no cabo, chega um ponto que funciona, mas aí para de funcionar a troca do pinhão maior para o menor. Já tentei trocar o cabo e a corrente, só não troquei o próprio câmbio e o passador. Gostaria de saber se alguém tem uma ideia.

Obrigado.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Set 2017 as 20:53
Solta o parafuso que atua no batente - acho que é o HI.
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oldnapalm Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de oldnapalm Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Out 2017 as 09:48
Obrigado pela sugestão, Ismah/Cabelo.

O parafuso H estava solto (giro anti-horário) até o ponto em que não movimenta mais o câmbio na direção do menor pinhão, mesmo assim soltei mais um pouco mais e aparentemente resolveu. Ainda não testei na estrada mas já deu pra perceber a melhora.

Grato pela atenção.

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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Out 2017 as 05:59
Ele é um batente, já vi casos onde ele apoiado basta, e casos onde ele precisa estar um pouco solto. Não sei a que, se há problemas nos componentes, ou o que... 
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oldnapalm Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de oldnapalm Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Out 2017 as 10:31
Na verdade não ficou 100%. Testando com a bicicleta parada, na coroa menor, passou a funcionar bem melhor, mas é uma situação que não ocorre na prática, normalmente está na coroa maior quando no menor pinhão. Pedalando essa troca continua falhando na maioria das vezes.

Percebi que há uma pequena folga na fixação do câmbio ao quadro, como no link abaixo. Será que pode ter relação com o problema?

https://www.pedal.com.br/forum/cambio-com-folga_topic49491_post1393559.html#1393559
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Out 2017 as 04:47
Eu tentaria esticar minimamente o cabo, coisa no passo de 1/8 de volta.

Não custa verificar a chain line.
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oldnapalm Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de oldnapalm Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Out 2017 as 13:24
Eu já tinha tentado ajustar a tensão do cabo, mas já está no máximo para não atrapalhar a troca para o pinhão menor. Se esticar mais um pouco, quando vai passar do maior para o menor, não troca.

Sobre o chain line, eu não conhecia sobre o assunto, dei uma pesquisada e pelo que entendi o ajuste seria feito no central, mas ele já está direto no quadro, sem espaçadores. Pode ser o cassete que está fora de posição? Vou pesquisar mais a respeito, obrigado.
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misera Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Out 2017 as 14:45
Já copnferiu o alinhamento da gancheira ?
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oldnapalm Ver Drop Down
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Como não tenho ferramenta para verificar, vou levar numa oficina e pedir que verifiquem esses itens, alinhamento da gancheira e corrente. Obrigado!
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Cara o alinhamento de corrente dá pra fazer na inspeção visual.

O alinhamento de gancheira eu fiz na inspeção visual também...
Prendi a peça na morsa, peguei um pedaço de rodapé com corte de 90º, e corrigi com o compactador de moléculas atômicas de borracha. Não sei se ficou bom, mas ficou melhor que tava.  LOL
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oldnapalm Ver Drop Down
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Medindo com uma régua, a distância entre o meio das coroas e o centro do seat tube está bem próxima dos 43 mm que encontrei como o padrão para bikes road de duas coroas. Já no cassete, pelo que vejo, não tem muito o que mexer, não tem espaço sobrando, todas as peças são originais, não é como no pedivela que daria pra adicionar espaçadores no central.

Talvez seja mesmo a gancheira, vou ver o que consigo fazer com as ferramentas que tenho.

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Masaaki Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Masaaki Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Out 2017 as 08:03
Eu sempre consegui ajustar o traseiro mas hoje estou com uma bike com um problema além do ajuste!
Quando subo a marcha, preciso alterar 3 vezes e daí pra frente ela vai corretamente. Quando desço o atraso é o mesmo três trocadas.
Isso só ocorre quando inverto o sentido das trocas.
Não sei se é folga na corrente, no cubo das polias do câmbio ou cabo de aço com elasticidade?
Alguém já passou por isso?
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pagiola Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pagiola Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Nov 2017 as 11:00
Muito bom esse tópico. Parabéns.
Agora, e quando estou pedalando forte no pinão menor do casste e assim que pego velocidade, paro de pedalar e quando volto o pedivela um pouquinho para trás, dá um pequeno tranco na corrente? Pode ser a tensão no câmbio traseiro?
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lLLF Ver Drop Down
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Olá Pagiola,

Eu também estava com esse problema, o tranco ocorria porque havia um pequeno desalinhamento "lateral" da polia superior do câmbio com o "cog" do cassete.
Eu fiz uma regulagem fina na tensão do cabo e resolveu o problema. 
Gancheira empenada também gera esse problema (não era o meu caso).

Abraços,

Luciano
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newhouse Ver Drop Down
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Ou falta de lubrificação no freehub, pode ser que os macaquinhos estejam precisando de lubrificação.
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