Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tirando o pedal da bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tirando o pedal da bike

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
vigusmao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vigusmao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tirando o pedal da bike
    Postado: 06 Fev 2010 as 01:05
Não consigo soltar a p**** do pedal!!!!!!!! Tô ficando p*** já...

Eu não tenho chave de 15mm, mas a de 17mm parece encaixar certinho... de qq forma, estou tentando ir por trás, pelo encaixe de chave allen. Por que não cede, aquela m****???

Tem macete, ou só renascendo?

Abraços,
Vinícius
Voltar ao Topo
renatotu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2009
SBC-SP
Offline
Mensagens:397
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renatotu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2010 as 01:11
Cara eu me matei pra soltar os da speed
 
de uma bike eu tirei
 
o que tava na caloi strada penei, entortei a chave e não saiu rs
 
levei na bicicletaria e o cara tiro de boa...tem que ter a chave certa, de preferencia que nao entorte rs
 
se tiver como usar chave allen é mais facil....
Voltar ao Topo
Ninnoegl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2009
Passo Fundo, RS
Offline
Mensagens:398
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ninnoegl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2010 as 01:12
Vai ver tá muito arroxado ou encravado mesmo. Coloca a chave (a inglesa, o bom seria a 15) no pedal e pega a "ferramenta universal" (martelo) e bate na outra ponta da chave, para que gire para trás. Tentando com a allen, tem de ter uma alavanca bem longa (tenta um canote velho aí e mete o cabo da allen dentro do canote velho). Quanto maior a alavanca, menor a força necessária para afrouxar o pedal. Ou mover qualquer outra coisa.
A estupidez é a característica mais marcante da nossa espécie.
Voltar ao Topo
Aerotech Tour Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3073
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aerotech Tour Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2010 as 01:13
Uma vez, desesperado, depois de tentar tudo, joguei agua quente na pedivela. Deu certo...
Voltar ao Topo
vinigrando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2007
Ijui/RS
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar vinigrando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2010 as 01:26
Coloque a chave Allen no lugar e coloque um cano de ferro (uma chave estrela também pode server) para aumentar o comprimento da chave e assim aumentar o torque aplicado no parafuso sem aumentar a sua força. Você vai rir do pedal depois disso.

Lembrando que cada pedal tem a rosca para um lados. Coloque o braço do pedivel apontanto para frete, a chave allen também, desse jeito em ambos os lados você deve puxar a chve para cima.

Abraço
Vini
Voltar ao Topo
m1c4o Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m1c4o Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2010 as 01:50
ae,

tente aproveitar o próprio pedivela como alavanca, como na foto abaixo


Floe.



Caloi Strada 2005 (modelo 2004) Preta

Caloi 10 Sprint anos 80 Camuflado (em reforma)
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2010 as 01:52
Gusmão, dá umas "pancadinhas" no pedal, perto da rosca, com uma ferramenta de metal (uma chave de boca tá de bom tamanho) pra "acordar" a rosca. Costuma funcionar. Mas não vale bater pra arrebentar, ok?

Meu irmão comprou bike nova (pra ele, pro dono anterior, usada ) e precisei tirar os pedais do dono anterior. Pelamordedeusedavirgemaria! Quem apertou era borracheiro de caminhão. Tive que usar a tática das pancadinhas + um canote velho que tenho em casa para honrar Arquimedes (foi ele? Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio que moverei o mundo...) e ainda assim foi difícil.

Na hora em que bateu o desespero, pois o segundo pedal não saía nem a pau, a sorte foi ver que ele podia ser preso por dentro (allen) ou por fora (boca) - era um pedal Shimano 105. Peguei uma chave 14, coloquei no lugar, pedi pra segurarem a bike bem firme, subi na chave com meu modesto peso corporal e... saiu!

Um conselho: o aperto dos pedais não precisa ser exagerado. Basta firmar no lugar com a chave e dar um pouco de pressão com as mãos. Os pedais do meu irmão, tirei com a maior facilidade da bike anterior dele. Eu que instalei, ficaram no lugar por dez meses, sem folgas, sem soltar e sem problemas, e na hora de tirar foi muito fácil.
“The man who trades freedom for security does not deserve nor will he ever receive either” - Benjamin Franklin
Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2010 as 02:08
vc pode esperimentar dar uma leve apertada ou um tranco no sentido de apertar.e depois tentar soltar.as vezes um WD tbm ajuda.se desse vc poderia amarrar o pedevela no chain stay do quadro.
e quando for apertar passar graxa na rosca antes de apertar para soltar mais facil da proxima vez.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
vigusmao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vigusmao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2010 as 02:42
Valeu, galera! Muito obrigado pelas respostas!

O problema é minha Allen é de canivete, não dá pra adaptar uma extensão de alavanca... me lasquei... queria estrear a bike de CR nova amanhã Smile, mas ela não tem pedais, eu precisava dos pedais da estradeira...

Whatever... quem já esperou um século e meio...

Valeu, galera! Abração!
Voltar ao Topo
m1c4o Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m1c4o Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2010 as 02:53
Originalmente postado por Alfredo Takaoka Alfredo Takaoka escreveu:

e quando for apertar passar graxa na rosca antes de apertar para soltar mais facil da proxima vez.


ae,

dica simples, que sempre funciona, mas na hora de colocar na prática a gente sempre esquece ahahahahhhaha
Floe.



Caloi Strada 2005 (modelo 2004) Preta

Caloi 10 Sprint anos 80 Camuflado (em reforma)
Voltar ao Topo
vinigrando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2007
Ijui/RS
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinigrando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2010 as 03:01
Originalmente postado por vigusmao vigusmao escreveu:

Valeu, galera! Muito obrigado pelas respostas!

O problema é minha Allen é de canivete, não dá pra adaptar uma extensão de alavanca... me lasquei... queria estrear a bike de CR nova amanhã Smile, mas ela não tem pedais, eu precisava dos pedais da estradeira...

Whatever... quem já esperou um século e meio...

Valeu, galera! Abração!


Aproveita que não conseguiu tirar o pedal e posta uma foto da bike nova!Big smile
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2010 as 15:39
Antes de comprar um chave de pedal decente da Park Tool, eu usava uma chave dessas de boca normal (pequena). Vc só precisa de uma alavanca, é muito simples. Pegue qq pedaço de ferro +/- comprido e amarre na chave de boca. Pode usar corda, fio de cobre, até fita isolante deve resolver (passando umas boas voltas é claro).
Pode tentar fazer o mesmo com a chave allen da canivete multi-uso, amarre alguma coisa nele e faça uma alavanca. Ou então encaixe um cano de pvc (melhor de metal) no canivete, funciona tb.
Se nada mais funcionar, tente apertar um pouco mais o pedal, isso vai fazer ele se mecher um pouco e ficar mais fácil de ir pro outro lado.


Abraço!

Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2010 as 15:45
O segredo, como já falado ai, é a alavanca mesmo. Uma vez quase arranco(exageretion mode on) meu dedo tentando tirar um pedal, fiquei tão puto que quebrei o pedal na porrada(era vagabundo). 
Voltar ao Topo
MARUENF Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2009
CAMPOS-RJ
Offline
Mensagens:369
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MARUENF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2010 as 20:10
Vigusmao

Já tentou colocar um desengripante (WD-40) ou mesmo um óleo qualquer na rosca (deixe a bike deitada para o oléo penetrar (Ui!!!) na rosca) LOL.
As outras dicas são as já mencionadas pela galera: Chave certa, alavanca e uma batidinhas tb resolve de vez em quando (para ajudar a soltar os flancos dos filetes da rosca ou mesmo o onbro do pedal que fica em contado com o corpo de pedivela).

Até.
Voltar ao Topo
rafa72 Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Porto Alegre
Offline
Mensagens:396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa72 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2010 as 11:33
Como comentado, uma aplicada de desengripante, umas pancadas na ponta da rosca, e chave de boca com a medida certa, colocar 17 ao invés de 15 é pedir pra espanar o soquete e ae só serrando o eixo depois...uma vez inventei de tirar um pedivela com talhadeira e martelo, até saiu, mas entortou as coroas...

E aplicar uma camada de graxa na rosca é recomendado, pois a rosca vai pegando água, e ae pra tirar depois é akele parto...boa sorte!!!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2010 as 12:04
Citando o Edinho, e por consequência, o Arquimedes:

"Dê-me uma alavanca e moverei o mundo. O quê? Pedal apertado na Adventure??? Vai te foder! Eu mexo com física e não com milagre!"



Murcha,

Todas as dicas se aplicam, então vou complementar apenas.

- A chave allen costuma não ter braço suficiente para soltar os pedais. É muito conveniente para apertar e soltar o que já foi "destravado", mas nada como uma chave de boca.

- O que costumo fazer é como a foto que o m1c4o colocou. Faço um "v" com a chave e o braço do pedivela, e aperto como se fosse um alicate. Atenção pra não pinçar nenhum dedo!

- Se não tá dando MESMO, tire o pedivela e prenda o pedal numa morsa, pelo entalhe para chave que há no eixo. Aí gire o braço do pedivela para o lado apropriado (verifique bem porque fora da bike é fácil inverter a referência).

- Na hora de apertar no local, uma boa opção é novamente o lance do m1c4o, fazendo o "alicate" com a chave e o braço do pedivela. Assim você tem boa noção do aperto e não fica travado (não esquece a graxa, ela faz toda a diferença, ainda mais que você não dá muita bola pra andar na chuva e mora em cidade praiana).

- Por último, na hora de soltar, cubra a coroa maior com algum pano bem grosso ou um pedaço de raspa (aquela camurça bem grossa), pra evitar machucar as mãos na hora em que o pedal se soltar sob pressão. Eu já fiz isso e tive que ficar limpando a graxa dos furos na palma da mão com cotonetinhos
Voltar ao Topo
roddrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2006
Jandira - SP
Offline
Mensagens:3310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roddrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2010 as 12:23
Po Alê!!! Se o Vini não tem nem chave alen decente vc acha que ele vai ter uma MORSA?!?!? he he he....LOL
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2010 as 14:38


Não é pra ele ter, é pra ele tirar o pedivela e levar à boca-de-porco mais próxima, onde pedirá pra usar a morsa
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2010 as 18:09

Tb tenho esse problema. POr aqui a questão é que parece que cada pedal exige uma chave diferente, de forma que todos tem alguma folga, e daí a chave espana e estraga tb o pedal.

Aprendi que o skema é apertar de leve. Não precisa mais que isso
Voltar ao Topo
Conrado_Calvet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:605
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Conrado_Calvet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2010 as 18:27
O pedal aperta no sentido do giro da pedevela, então o lance é apertar pouco que o resto do aperto necessário vai por conta do giro natural do pedal. O lance é usar alavanca mesmo, e fazer força, hehehehehe;
No manual do Look KEO vem escrito para por um pouco de graxa antes de instalar o pedal..
 
Abraços
Conrado
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 13:25
Nada que uma pancadinha com martelo não resolva. LOL

Uma dúvida: está desapertando para o lado certo????
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 14:38
Essa é a pergunta que ia fazer Satoshi.Tongue
Mas se ele apertou tentando desapertar, agora só com uma chave de caminhão porque o bicho é grosso pra dedéu com essas coisas. Pra retirar um elo da corrente do Fininho, que deu PT na viagem, só ele conseguiu.
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 15:40
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Nada que uma pancadinha com martelo não resolva. LOLUma dúvida: está desapertando para o lado certo????


Satoshi-san, esclarece onde deve ser a tal pancadinha... vai que o cara dá no meio do top tube

Editado por edinho - 10 Fev 2010 as 15:41
“The man who trades freedom for security does not deserve nor will he ever receive either” - Benjamin Franklin
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 16:16
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Essa é a pergunta que ia fazer Satoshi.Tongue
Mas se ele apertou tentando desapertar, agora só com uma chave de caminhão porque o bicho é grosso pra dedéu com essas coisas. Pra retirar um elo da corrente do Fininho, que deu PT na viagem, só ele conseguiu.


É intrigante saber que uma pessoa que é fino no trato com as palavras seja um balde de testosterona em situações de emergência! LOL
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 16:17
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:

Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Nada que uma pancadinha com martelo não resolva. LOLUma dúvida: está desapertando para o lado certo????


Satoshi-san, esclarece onde deve ser a tal pancadinha... vai que o cara dá no meio do top tube


Ou martelando a própria testa! LOL
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 17:44
Originalmente postado por edinho edinho escreveu:

Gusmão, dá umas "pancadinhas" no pedal, perto da rosca, com uma ferramenta de metal (uma chave de boca tá de bom tamanho) pra "acordar" a rosca. Costuma funcionar. no lugar por dez meses, sem folgas, sem soltar e sem problemas, e na hora de tirar foi muito fácil.
 
outra dica pra acordar a rosca - aperte um pouco mais e então gire soltando.
 
Pedal enroscado é uma desgrama mesmo
Voltar ao Topo
vigusmao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vigusmao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 00:35
Valeu, pessoal, pelas dicas. O que resolveu, mesmo, no final das contas, foi...

...a ferramenta certa!

Eu tava usando uma chave de 16 mm, que não encaixava tão bem assim. A de 15 mm -- que eu não tinha, mas comprei -- resolveu.

Ok, ok, com uma pequena dose de grosseria... (Fabricio tem memória de elefante.)

Abraços, e obrigado pelas respostas!
Vinícius
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 00:49
eu sempre passo uma fina camada de graxa quando vou colocar um pedal novo. Quando preciso tirar depois, ele vai sair sem precisar ficar se matando ou entortando ferramenta.
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2010 as 03:46
Agora sou eu querendo instalar meus m520 e o pedal enroscou Angry
Desisti e vou deixar a bike "descansando" com o sabesto "sei-lá-o-quê-off" que coloquei na rosca
Minha chave é pouca coisa maior, acho que 16, vou providenciar outra
E pegar meu cano de ferro de 80cms que uso pra alavanca pra trocar roda de carro Evil Smile
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2010 as 04:37
Cuidado que o pedal tem rosca diferente dos dois lados. E cuidado para não estragar o pedal usando uma chave inadequada.

Nas bicicletarias eles usam uma chave 15 com um braço bem grande para ter uma alavanca maior. Essas chaves comuns não fazem força suficiente para tirar o pedal. 


Ah, e bote a corrente no coroão para não espetar a mão nos dentes do pedivela em uma dessas tentativas.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2010 as 10:58
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Ah, e bote a corrente no coroão para não espetar a mão nos dentes do pedivela em uma dessas tentativas.


PQP, isso dói pra caramba... Já espetei com vontade, é horrível ter que ficar limpando graxa dos furinhos. Tome cuidado que é muito fácil de acontecer MESMO!!!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
rafa72 Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Porto Alegre
Offline
Mensagens:396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa72 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2010 as 12:50
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Ah, e bote a corrente no coroão para não espetar a mão nos dentes do pedivela em uma dessas tentativas.


PQP, isso dói pra caramba... Já espetei com vontade, é horrível ter que ficar limpando graxa dos furinhos. Tome cuidado que é muito fácil de acontecer MESMO!!!


Eu não fiz isso e dei akela cravada no coroão quando o pedal soltou, bah, dói uma barbaridade, fora o óleo...rsrsrrsrs
Voltar ao Topo
Átila D.M. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2007
Mogi Mirim - SP
Offline
Mensagens:779
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Átila D.M. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2010 as 04:57
Revivendo o tópico.
Pessoal, meu pedal é do tipo plataforma, e está terrivelmente enroscado!LOL
Eu tenho uma dúvida, apesar de ser beeeem simples, eu não sei.
Qual sentido que solta o pedal? O sentido horário ou anti-horário?
Valeu
Nóis capota mais não breca!
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2010 as 06:40
Originalmente postado por Átila D.M. Átila D.M. escreveu:

Revivendo o tópico.
Pessoal, meu pedal é do tipo plataforma, e está terrivelmente enroscado!LOL
Eu tenho uma dúvida, apesar de ser beeeem simples, eu não sei.
Qual sentido que solta o pedal? O sentido horário ou anti-horário?
Valeu

A rosca do pedal esquerdo é invertida. Isto é, olhando a bicicleta a partir do seu lado esquerdo, girar o eixo do pedal no sentido horário solta o pedal, e girá-lo no sentido anti-horário aperta. A rosca do pedal direito é normal: olhando a bicicleta a partir do seu lado direito, sentido horário aperta e anti-horário solta.

O meu tb estava terrivelmente travado, tentamos de tudo num dia e nada (em 3 não saía), aí enchi a rosca do pedal com desengripante (wd40) e deixei a bike deitada de um dia pro outro, no outro dia, coincidência ou não (mas tb usando uma alavanca de 1 metro), ele soltou feito manteiga
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2010 as 18:48
O lado do pedivela é a rosca normal, é como abrir uma torneira. O lado contrário do pedivela é o que está invertido.

Depois que comprei minha chave de pedal, com braço bem longo, nunca mais tive problema. O duro é ficar tirando pedal com aquelas chavinhas. Quando for colocar o pedal de volta, passe uma fina camada de graxa na rosca do pedal para não ficar preso novamente.
Voltar ao Topo
levoratobike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2009
Barra Bonita SP
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar levoratobike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2010 as 03:13
vc resumiu td ,certinho ,lado dos volantes rosca direita o outro lado rosca esquerda ,portanto os pedais apertam girando  pra frente e soltam girando para tras ,sempre q montar passar graxa ela evita q os pedais travem , alguns pedais produzem uns estalos qd fazemos força , ai pessoal vai e aperta mais ,se vc passar graxa o torque dado na hora de apertar é menor e o estalo some .
cuidado no posicionamento da ferrameta ,pricipalmente do lado do volante ,se escapar ou na hora q solta é inevitavel machucar a mão.
Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2010 as 09:56
não importa o lado é só girar para tráz.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2010 as 13:00
Somente "girar para trás" pode ser interpretado de maneira dúbia. Melhor especificar que a chave deve girar para trás em relação ao movimento que fazemos com o pedivela ao pedalarmos a bike. Smile
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
tag735 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Out 2006
Fortaleza - CE
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tag735 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2010 as 15:31
Tirar pedal apertado me lembra uma situação traumática que eu guardo sob a forma de cicatriz no punho. Comprei uma bike nova e na empolgação resolvi tirar o pedal da bike velha em casa mesmo pra fazer a transferência. Na hora de tirar o primeiro pedal, puxando de baixo pra cima, a chave escapou do eixo e cravei um dente do coroão inteiro no punho fazendo um buraco enorme. Resultado: ida ao hospital com o braço amarrado por um pano lavado de sangue e maior galera me olhando assobrada como se eu tivesse tentado suicídio. LOL 
(Hoje eu acho graça, mas na hora que eu vi o buraco feito no punho, o negócio foi trash .. heehe)
Voltar ao Topo
BORA Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2010
on the road
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BORA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2012 as 22:20
Revivendo o tópico...

Meu pedal esquerdo está fazendo um "tec... tec... tec..." toda vez que a pedivela passa em cima.
Lembrei logo de ter lido no fórum sobre a questão do aperto na hora de instalar ('não é preciso apertar muito pois o movimento da pedalada ajuda para tal' - é verdade isso?).
Na oficina, o mecânico montava uma bike (não era a minha) e estava caprichando no aperto do pedal e um colega na hora disse que não era necessário aquilo tudo, daí começou aquela discussão de 'não precisa apertar tanto' Vs. 'tem que apertar pq é perigoso se soltar num sprint'. Por certo o meu pedal deve ter tido um aperto caprichado também (ja que o pedal foi instalado antes dessa discussão).

Posto isso, pergunto:

1) O que pode ser o baruho chato ('tec.. tec...') no pedal? (Obs. o pedal é um keo blade - não tem regulagem de tensão - 2 meses de uso e rodo apenas nos finais de semana - quando rodo! )

2) Como deve ser o aperto do pedal na hora da instalação? - (apertar muito pois é perigoso soltar no meio de um pedal? apertar pouco pois o movimento se encarrega disso? Um meio termo entre os dois pois isso do movimento apertar é papo?....)

Lembrando que sou  MUITO leve.


P.S.: A princípio escrevi esse post pois não estava conseguindo retirar o pedal. O esquerdo ja foi, falta o desengripante agir no direito pra tentar retirar. rsrs


Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X