| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Frum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Tiagra 4600 vs Ultegra 6600
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Tiagra 4600 vs Ultegra 6600

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
irioncampello Ver Drop Down

Joinville
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de irioncampello Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Tiagra 4600 vs Ultegra 6600
    Enviado: 26 Jul 2021 as 14:21
Recentemente me surgiu a oportunidade de fazer um upgrade do meu conjunto Tiagra 4600 por um conjunto Ultegra 6600. O Tiagra tem me servido muito bem (j est agendada a reviso para o ms de agosto), porm, esse upgrade tambm seria bem vindo.
Vale a pena (e faz setido) o Upgrade?
O conjunto Ultegra est em bom estado, vem completo, inclusive com 4 jogos de pastilhas de freio (2 usadas e 2 novas). O valor dele R$ 1.800,00, o preo est bom?
A manuteno do Ultegra seria mais caro que o Tiagra?

Agradeo desde j.
Voltar para o topo
Davi Silva Ver Drop Down

Dublin
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Davi Silva Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jul 2021 as 16:05
comparar os dois impossvel pra mim, entretanto pra muitos os benefcios que o Grupo Ultegra trar vai ser muito pouco e quase no compensa gastar o valor. Certamente as peas dos grupos Ultegra so maiores e se amanh voc quebre um passador por exemplo, muito provavelmente ter que comprar o Ultegra da mais nova verso.

Nunca usei Tiagra mas o que eu sentia com o antigo 105 era que ela no era to rpido quanto o Ultegra, sei que a nova verso do 105 muito parecida e talvez nem compensa comprar o Ultegra. Voc j pensou em comprar o 105 novo ao invs de um Ultegra usado?
Kr >>> DV
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de stefanob Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jul 2021 as 22:56
alm da questo de manuteno/reposio no longo prazo, comentado pelo Davi

acho que vale dar uma boa pesquisada se ainda valeria investir num grupo antigo assim...
pq ainda que seja Ultegra, a cada nova gerao h um cascateamento de tecnologia, vem novidades no grupo mais top e os abaixo vo recebendo upgrades derivados do grupo acima da gerao anterior
ou seja, o Tiagra atual (4700) bem equivalente ao 105 da gerao anterior, que bem equivalente ao Ultegra da anterior (2 atrs)
isso que alm do cascateamento ainda sempre entra alguma outra novidade junto..
claro, ainda pega na questo de materiais e peso, mas teria vantagem na relao, fluidez das marchas, otimizao do mecanismo, cabeamento interno, e ainda a disponibilidade de peas e compatibilidade
Road Tropix Madrid 2018 - Rodas Superteam 50C (review)
https://www.strava.com/athletes/14288255
Voltar para o topo
fzpereira Ver Drop Down

Lages/SC
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de fzpereira Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Jul 2021 as 08:41
Originalmente Postado por irioncampello irioncampello Escreveu:

Recentemente me surgiu a oportunidade de fazer um upgrade do meu conjunto Tiagra 4600 por um conjunto Ultegra 6600. O Tiagra tem me servido muito bem (j est agendada a reviso para o ms de agosto), porm, esse upgrade tambm seria bem vindo.
O conjunto Ultegra est em bom estado, vem completo, inclusive com 4 jogos de pastilhas de freio (2 usadas e 2 novas). O valor dele R$ 1.800,00, o preo est bom?

Agradeo desde j.

Eu uso o Ultegra 6700 de 10v. timo grupo. Rpido, leve, bonito, preciso... bem, talvez pelo desgaste do tempo, eu venho (ou vinha, pois meu mecnico acho que acertou a mo dessa vez LOL) sofrendo com as trocas de marchas, principalmente para subir no K7... qdo eu clicava para subir marcha, dava dois cliques de uma vez e subia 1 no K7... ai tinha q dar um clique pra baixo e dai outro pra cima, para encaixar certinho. 

Conversando com colegas de pedal aqui da cidade, um deles havia me comentado que isso era tipo um "problema crnico" dessa srie do Ultegra/105 (6700/5700)... que a Shimano "no tinha acertado a mo" nestes modelos... que os que ele teve era essa lenga-lenga ai por mim comentada... at que ele fez o up para o modelo 6800, que j eh 11v.

Bem, como mencionei... depois da ultima reviso, o grupo t um relgio! o mecnico disse que trocou o cabo do cambio e lubrificou o mecanismo interno do STI... t zero!! quero nem gava muito! kkkk

Sobre o 6600, os STIs no so cabeamento interno n? Tambm no so de carbono, como o modelo 6700, certo? neste caso, eu acho que daria 6 por meia dzia a troca... seria mais para "ah, minha bike tem grupo Ultegra!" do que realmente algum ganho funcional no conjunto. Claro que uma diferena entre eles haver, como beleza, peso... funcionamento... talvez vc nem perceba!

No seu lugar, eu seguraria essa grana e deixaria para fazer um up que realmente trouxesse um ganho real, ou seja, passaria para 11v, mesmo que fosse um 105 da linha 5800 (e no esse mais novo, o R7000). Mas, se sua bike est precisando trocar componentes e surgiu essa oportunidade de colocar o Ultegra 6600 onde as peas esto em excelente estado... manda bala!

Aqui a gente opina... vc aceita se quiser! huahsuhasuhasuha...

Siga seu s2

Aquele abrao.

[EDIT]
Ah... e como comentado mais acima sobre reposio...

Tenha isso em mente (e j campeie pelo ML e sites por a afora)... muito mais fcil achar cambio, STI e at borrachas do STI para o Tiagra do que para o Ultegra... numa possivel queda onde vc comprometa o STI Ultegra ou a borracha, ter como encontrar outro para repor? #ficaadica

Editado por fzpereira - 27 Jul 2021 as 08:43
Speed: Specialized Allez Elite Ultegra
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de stefanob Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Jul 2021 as 09:17
Originalmente Postado por irioncampello irioncampello Escreveu:

(...)
voltando s pra adicionar uns pontinhos...

manuteno vai ser mais cara com certeza, possvel que precise fazer manutenes mais frequentes e as peas so mais caras.. sem nem entrar na questo "disponibilidade" j comentada

e sobre valer a pena resume como o fzpereira acima comentou, acredito que vai ser mto mais voce falar que tem um Ultegra do que perceber ganho mesmo
alm de que, na minha viso, se for pra fazer upgrade vale mais pegar um grupo moderno msm, voc vai gastar menos que isso ai e possivelmente ter mais ganhos

tem esse video do GCN que compara 105 R7000 vs Dura-Ace 7900 e pega bem nesses pontos de um grupo mais baixo mas moderno ter vantagens contra um top de linha antigo..

Road Tropix Madrid 2018 - Rodas Superteam 50C (review)
https://www.strava.com/athletes/14288255
Voltar para o topo
vlsantos Ver Drop Down

RJ
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de vlsantos Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Jul 2021 as 16:41
O Ultegra 6600 de 2005. E tem aquela sada de cambio na frente cruzando o cockpit.

Comprar um usado hoje em dia s se for para restaurao de um projeto Vintage muito especfico.

Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X