Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Teste Ergoespirometrico...
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Teste Ergoespirometrico...

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Alen_D Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2007
vila Velha - Espirito Santo
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alen_D Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2010 as 17:18
Glauber como te disse no email, está delimitado nessas setas  Azul/verde/ vermelha  e Amarela /Azul
voce percebe um aumento na primeira seta vermelha mas uma estabilização respiratória ( o Vco2 sobe e depois cai),  e um aumento imediato a partir  de 166 bpm - como visto na tabela que voce postou.

basta pegar uma régua transparente  e parear com as curvas quando ver uma curva acentuada estará lá e  a tabela só confirma o achado.



Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2010 as 18:28
Valeu Alen. Vou anotar no meu caderninho para fazer direito o dever de casa.

Eu como sou analfabeto no assunto estava entendendo errado essas informações do gráfico/planilha.
Minha intenção é fazer o ergo todo ano para ver se estou conseguindo melhorar o desempenho com os treinos, esse foi meu primeiro, comecei no triatlo em abril.

Posso estar enganado mas pelo que eu pude perceber correndo eu consigo manter uma FC superior se comparado quando estou pedalando. Ou seja, com a mesma FC eu me sinto mais cansado pedalando do que correndo. Tudo bem que eu estava de MTB mas não sei se isso faz sentido, talvez precise me acostumar com o ato de pedalar.

Mais uma vez obrigado pela sua atenção e disponibilidade. Clap

Salvei seu site nos favoritos para depois ler os artigos com calma.
Se acontecer de viajar para o nordeste não esqueça de dar notícias pois estarei aqui por cima.
Grande abraço.
Voltar ao Topo
rookie.rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Ago 2009
petropolis, rj
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rookie.rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 16:55
Originalmente postado por Chancelara Chancelara escreveu:

No Rio de Janeiro o teste ergoespirométrico pode ser feito na CARDIOMED em copacabana, com a referência do Dr. Claudio Gil (renomado e conhecido no mundo todo). Teste de padrão ouro!!
Agora, sou professor e trabalho com Spinning numa academia da Barra da Tijuca e estou realizando uma pesquisa que envolve num primeiro momento (Laboratório) o Teste de Ergoespirometria, Potência Isocinética e em segundo momento uma Aula de Spinning padronizada, sendo monitorizado com o aparelho de VO2 e Eletromiografia! ESPETÁCULO OS RESULTADOS!!! E O DIFERENCIAL TUDO DE GRAÇA! COM TODOS OS LAUDOS.
AOS INTERRESSADOS MANDEM E-MAIL betoconsultoriaesportiva(a)gamail.com



DI GRÁTIS!!!!! Ôpa, tô dentro!
Voltar ao Topo
Gaabriel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2010
Osasco - SP
Offline
Mensagens:130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gaabriel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2010 as 19:27
Amanha vou fazer um espiroergometrico, dai venho aqui fazer mais perguntas  hehehe

ooooo Glauber, impressão minha ou nos seus gráficos o genero tá "female" hahahahahahhahaha
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2010 as 19:38
Pooo cara nem me fale, o médico não deve ter mudado o cadastro do micro, onde já se viu mulher com barba, sem peito, putz, a imagem do cão chupando manga com mariola no nariz. LOL

Depois conte ae como foi o exame. Em abril quero fazer outro e comparar com esse. Thumbs Up
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 01:48
Alguém sabe onde é feito o ergoespirométrico no Paraná?
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2012 as 15:33
Ressucitando mais um tópico pois tenho muito interesse em realizar este teste, mas o problema é que acessando o site do CEMAFE, encontrei a seguinte mensagem:

"NO MOMENTO O CEMAFE NÃO ESTÁ REALIZANDO TESTES ERGOESPIROMÉTRICOS PARTICULARES."

Ou seja, me ferrei? rsrs

Alguém indicaria um outro lugar competente para realizar este exame, com foco no ciclismo, aqui em SP, de preferência na capital mesmo?

Obrigado!
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2012 as 08:48
Ravell, pelo que vi no Hcor fazem também. É um teste interessante, eu fiz o ergométrico normal onde é calculado as taxas, futuramente gostaria de fazer também para comparar com anteriores que fiz.
Voltar ao Topo
vervloet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vervloet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2012 as 20:46
Bem, além do VO2 e do limiar do lactato o que o exame mostra ? Como sou um pouco leigo no assunto, sei que tem uma clínica aqui perto de casa que realiza o teste!

O que devo perguntar sobre o exame, etc.... ?

Voltar ao Topo
illenluna Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar illenluna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2012 as 23:10
Pessoal, fiz semana passada o ergospirotétrico em esteira no Fleury, aqui em São Paulo. Não é tão voltado para esportistas profissionais, mas achei bem completo.

E como ainda estou começando no triathlon, valeu bastante a pena. Fora que o meu plano de saúde cobria...
Voltar ao Topo
AlineCortizo Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Mar 2012
Brasil
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlineCortizo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2012 as 16:31
Entao, aproveitando que ja ressucitaram o topico, vou postar os resultados que obtive em meu ergoespirometrico, que fiz tem 1 mes:

Duracao: 12min35seg
Distancia percorrida: 1,86 km
FCmax avaliada: 180 bpm
VO2max: 75 ml/(kg.min)
Potmax: 468.8 W
Pot max relativa: 7.58 W/kg
VEmax: 109.5 l/min

Fiz o teste na esteira, pois corro ha quase 2 anos e estou iniciando agora na bike e natacao, com o objetivo de iniciar o triathlon. Quem sabe eu consigo fazer o meio iron ano que vem, pois ja fiz cinco provas de 21km.

Como eu nao entendo muito da avaliacao do teste ergoespirometrico, se alguem puder avaliar ae, agradeco !

:)
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2012 as 16:56
Pelo VO2 o Iron tá no papo. Kkkkkk. 

Tá muito maior do que o meu de dois anos atrás (VO2=52) quando comecei no triatlo. :-)

Vou providenciar um novo exame para saber se houve mudança.


Editado por glauberlima - 26 Jun 2012 as 21:24
Voltar ao Topo
danielpcr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2010
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielpcr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2012 as 17:07
Aline, se esses dados estão corretos, vc é parente do Lance Armstrong e tem o Vo2 superior a uma ex recordista olímpica da maratona.

Qualquer coisa entre 60 e 80 é atleta de alto rendimento.
O meu deu 47 e tava no nível de bem condicionado.

Sinceramente...eu contestaria veementemente o médico que te deu esse laudo.
Voltar ao Topo
AlineCortizo Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Mar 2012
Brasil
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlineCortizo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2012 as 17:08
O objetivo principal de ter feito esse teste foi avaliar o meu condicionamento fisico para direcionar os treinos que estou fazendo. O exame foi feito com o acompanhamento de um medico do esporte e ele ficou bastante empolgado com os resultados, mas nao me deu muitas explicacoes... rs

Mas eu tambem esperava que fosse obtida minha frequencia cardiaca maxima real, pois me baseio apenas na teoria. Infelizmente nao me forneceram esse valor...

Comprei uma Strada 2012 e logo depois uma Vision, e estou empolgada com os treinos. Conheci um grupo da minha cidade que participa de competicoes de ciclismo e vou treinar com eles. Apesar de nao ser o meu foco, acho que tenho muito o que aprender com eles. E com isso ganharei bastante ritmo para fazer o 70.3 ano que vem... :)
Voltar ao Topo
AlineCortizo Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Mar 2012
Brasil
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlineCortizo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2012 as 17:12
danielpcr, eu tambem achei alto quando recebi o laudo e depois de pesquisar alguns valores na internet... rs

Mas, mandei pro meu treinador de corrida e ele nao comentou nada a respeito disso, por isso que eu fiquei na minha e resolvi postar aqui.

O que fica de duvida eh o seguinte: como eh medido o VO2 maximo ? Durante o exame eu fiquei com uma mascara, e pelo que percebi ela tinha uma entrada e uma saida, e era ligado a um aparelhinho que media o volume de O2 e CO2, certo ? Entao, o que pode ter sido feito errado ?

Valeu !
Voltar ao Topo
Fabricio_Antunes Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 11 Mai 2009
Itu
Offline
Mensagens:971
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabricio_Antunes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2012 as 20:19
Consultando a internet vc está com VO2 de atleta de alto nível sendo que o máximo está em torno de 80 (ml/kg/min) que é bem próximo...eu tbém questionaria o teste e pediria pelo menos para explicarem como chegaram nesse resultado...as 3 vezes que fiz me informaram a frequência máxima real.
Voltar ao Topo
Voodoocaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Dez 2009
SãoPaulo -Zelão
Offline
Mensagens:595
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoocaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2012 as 18:07
Opa! só para desenterar o tópico, fiz meus exames a semana passada no HCor, e retiro os resultados em uma semana. Procurando algumas informações achei estas  aqui :

http://www.unifesp.br/centros/cemafe/Artigos/Artigo%202.htm

com as tabelas abaixo:

Na Figura 1 estão apresentados os valores de referência para 12 modalidades esportivas. Podemos notar que existe uma tendência a valores tanto mais elevados quanto maior é a importância do metabolismo aeróbio no desempenho de cada modalidade. A título de comparação, podemos observar os valores referentes a grupos de indivíduos cardiopatas, sedentários hígidos e obesos.
fig.01


Na Figura 2, encontramos valores de referência para o VO2 máx em 8 modalidades em indivíduos do sexo feminino. Também a título de comparação, são mostrados valores de referência para mulheres sedentárias e condicionadas :



abr
Caio




...de 110kg ao IronMAn... deve ser um bom desafio =)
Voltar ao Topo
Alemao Cl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2012
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:1145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alemao Cl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2012 as 18:48
Essa semana fiz o exame. Pra mim foi um desastre. Até um certo ponto estava tudo bem, até que o cabo de um eletrodo caiu e foi necessário recolocá-lo enquanto eu estava correndo. Depois disso a máscara começou a cair e fechar minha respiração, eu puxava e ela caia de novo. Chegou a um ponto que me afobei e pedi para parar. O resultado foi:

FC máxima 169
VO2 Máximo 32,04
Limiar anaeróbio 126
Ponto de compensação respiratória 159

Depois de parar o médico disse que achou eu podieria ter ido mais adiante.

Comecei a pedalar há 6 meses, parei de fumar a 4 e estou gordo. Durante o pedal já cheguei em 180 bpm, mas observo que 160 é o meu limite confortável, acima disso eu "frito" rapidinho. Com o VO2 do exame e seguindo a tabela do Voodoocaio meu desempenho é de sedentário obeso, kkk.

Vocês acham que posso considerar válido o resultado do teste? Em qual faixa de batimentos devo focar meus treinos?
Eu vim pra confundir e não pra explicar...
Voltar ao Topo
Voodoocaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Dez 2009
SãoPaulo -Zelão
Offline
Mensagens:595
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoocaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2012 as 19:13
Originalmente postado por Alemao Cl Alemao Cl escreveu:

... até que o cabo de um eletrodo caiu e foi necessário recolocá-lo enquanto eu estava correndo. Depois disso a máscara começou a cair e fechar minha respiração...

Não vou falar para vc arrumar confusão, mas que seria melhor outro testes -sem custo algum - isto seria beeeeem melhor.
Onde foi isto? avisa aí, pois quem for da sua região, fica avisado para passar muito longe deste local...
abr
...de 110kg ao IronMAn... deve ser um bom desafio =)
Voltar ao Topo
Alemao Cl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2012
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:1145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alemao Cl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2012 as 20:17
O teste não teve custo para mim pois foi utilizei meu plano de saúde. Percebi que o médico ficou sem jeito, mas resolvi não criar caso. No fim acho que terminei o teste com um FC máximo muito baixo. Será que posso considerar o resultado deste exame?
Eu vim pra confundir e não pra explicar...
Voltar ao Topo
Voodoocaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Dez 2009
SãoPaulo -Zelão
Offline
Mensagens:595
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoocaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2012 as 21:25
Originalmente postado por Alemao Cl Alemao Cl escreveu:

O teste não teve custo para mim pois foi utilizei meu plano de saúde. Percebi que o médico ficou sem jeito, mas resolvi não criar caso. No fim acho que terminei o teste com um FC máximo muito baixo. Será que posso considerar o resultado deste exame?

Independente de plano de saúde ou não, teve um custo sim!
Melhor fazer outro com os devidos acompanhamentos e cuidados.
...de 110kg ao IronMAn... deve ser um bom desafio =)
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2012 as 08:59
Infelizmente nos últimos meses eu só tenho conseguido pedalar com constância.
Estou a 3 meses sem nadar, lesão no ombro.
E passei 2 meses sem correr, lesão no pé esquerdo.

Mas ainda assim, quase dois anos depois refiz o teste (dessa vez pelo plano de saúde Thumbs Up aleluia Clap) e deu uma melhorada.

O VO2 subiu para 55. Só vou pegar o resultado na segunda, mas enquanto fazia o teste o médico ia me dizendo como estava indo.

Para informação...
 
Classificação
 Vo2 Absoluto (litro/min) Vo2 Relativo (ml/kg/min)
Cardíacos gravemente enfermos  1  (l/mim)  16 a 18 (ml/kg/min)
Cardíacos moderadamente enfermos 1 a 2 (l/mim) 18 a 22 (ml/kg/min)
Sedentários baixa capacidade física  2,1 a 3,3 (l /mim) 23 a 29 (ml/kg/min)
Sedentários média capacidade física 2,1 a 3,3 (l /mim) 30 a 39 (ml/kg/min)
Ativos treinados maior 3,4 (l /mim) maior 40 (ml/kg/min)
Atletas de alto nível 6  (l /mim) 80 (ml/kg/min)
 
http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/tabelas/tabela_de_referencia_vo2.htm

Agora se surpreenda...

Nesta segunda-feira (17 de setembro), o norueguês Oskar Svendsen sagrou-se o mais novo campeão Junior de Contra Relógio Individual. Além da medalha de ouro, ele possui o recorde mundial de maior VO2Max registrado,
ele marcou o maior VO2max registrado em um humano : 97.5ml/kg/min !!!




Editado por glauberlima - 21 Set 2012 as 09:00
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2012 as 12:06
Pessoal, uma dúvida, há dois anos eu fiz um ergo e obtive os valores de
L1 = 159bpm, L2 = 166bpm.
Agora (dois anos depois) refiz o teste e obtive os valores de
L1 = 105bpm, L2 = 118bpm, VO2max = 160 bpm.

Estou achando a diferença muito grande, uma queda muito grande. É isso mesmo? Faz sentido?

Pelo pouco que entendo, para o triatlo temos de treinar
80% do tempo abaixo de L1, 10% entre L1 e L2, 10% acima de L2.

Mas por esses valores eu venho sempre treinando acima dessa FC de L2, muitas das vezes a FC fica em VO2max por longos períodos.

Estou na dúvida se o teste esta certo e se estou treinando certo. Unhappy
Voltar ao Topo
Alen_D Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2007
vila Velha - Espirito Santo
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alen_D Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2012 as 17:04
Glauber 

realmente seu teste está incompativel com o seu desempenho anterior. se esta treinando com frequencia nao daria um valor tao baixo.

L1 = 159bpm, L2 = 166bpm.  (o l1 limiar um zona aeróbica , e o L2 início da zona de anaerobiose, e começo do prejuízo ao esforço.

Agora (dois anos depois) refiz o teste e obtive os valores de
L1 = 105bpm, L2 = 118bpm, VO2max = 160 bpm.  (esse L1 ta muito baixo (parece bradicardico), e o L2 tambem, ja em Vo2 máx qual foi o valor real ? quantos Ml- kg/min -1 ? 



Voltar ao Topo
Alen_D Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2007
vila Velha - Espirito Santo
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alen_D Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2012 as 17:09
Originalmente postado por AlineCortizo AlineCortizo escreveu:

Entao, aproveitando que ja ressucitaram o topico, vou postar os resultados que obtive em meu ergoespirometrico, que fiz tem 1 mes:

Duracao: 12min35seg
Distancia percorrida: 1,86 km
FCmax avaliada: 180 bpm
VO2max: 75 ml/(kg.min)
Potmax: 468.8 W
Pot max relativa: 7.58 W/kg
VEmax: 109.5 l/min

Fiz o teste na esteira....

:)


Provavelmente  voce fez o tete de bruce que SUPERESTIMA o VO2 máx para atletas treinados, ja que a partir de certa velocidade e inclinação todo mundo vira Keniano.

o correto mesmo com o teste de bruce seria a avaliação com a máscara que medirá o consumo real de oxigenio e a liberação de Co2, na maioria das vezes os testes cardiovasculares feitos em clinicas tem somente o objetivo de ver sse voce tem um coracao bom que funciona, assim eles paralizam o teste quando atingem  85% da frequencia cardíaca máxima.


com Vo2 de 75ml  voce deve estar fazendo intervalado  fácil a 19 km/h  Big smile e com descanso  de 30seg  a 15km/h 
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2012 as 11:10
Originalmente postado por Alen_D Alen_D escreveu:

L1 = 159bpm, L2 = 166bpm.  (o l1 limiar um zona aeróbica , e o L2 início da zona de anaerobiose, e começo do prejuízo ao esforço.

Agora (dois anos depois) refiz o teste e obtive os valores de
L1 = 105bpm, L2 = 118bpm, VO2max = 160 bpm.  (esse L1 ta muito baixo (parece bradicardico), e o L2 tambem, ja em Vo2 máx qual foi o valor real ? quantos Ml- kg/min -1 ?


E ae professor como estás? Smile

Infelizmente nesse segundo local não recebi aquela planilha com todo o acompanhamento do exame.
Dessa vez só recebi um "resumo" do exame. Neste consta...

l1 fc: 105 bpm / 23 ml/kg/min / 7,7km/hr
l2 fc: 118 bpm / 38 ml/kg/min / 9,3km/hr
fc max: 160 bpm / 53 ml/kg/min / 16km/hr / 8.5% inclinação
capacidade ventilatória max 96,1 l/min

Ouch
Voltar ao Topo
P.CW Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar P.CW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2012 as 19:07
Prezados

Semana passada fiz a ergoespirometria.

O médico ficava perguntando toda hora se eu aguentava mais 20 segundos... e eu dizia que estava fácil... a primeira vez que perguntou isso em estava com 150 bpm! (ritmo que em que corro mais de 1h...)

Por fim, interrompeu o teste quando atingi 176 bpm.

Certamente eu aguentaria muito mais e nas semanas anteriores atingi 190 bpm mais de uma vez nos treinos.

O médico disse que não é necessário forçar o máximo para obter os resultados do teste.

Alguém sabe se ele está certo?

Em 1997 quando eu era profissional fiz um teste em uma universidade e me exigiram o máximo...

Abraço
Voltar ao Topo
Alen_D Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2007
vila Velha - Espirito Santo
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alen_D Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2012 as 21:29
só vi agora a resposta Glauber, e realmente a indicação seria a de refazer o teste em outro local , para obter os dados reais.

seria improvável uma queda tao garnde nesse limiar a menos que voce estivesse doente.

mas outra pode ser que a máscara utlizada para o teste não estava corretamente aferida, (sim , ela precisa ser aferida a cada novo teste ) antes de começar.

no laboratório da universidade onde monitorava, por várias vezes tivemos de ajustar os valores até que o orientador nos mostrou que precisava "calibrar"o equipamento.


eu manteria o treino nos mesmos parametros do anterior usando uma fórmula básica.


zona de treino de  10% do Limiar anaerobico  = aeróbica
zona de treino de  8 % do Limiar anaerobico  = aerobica
zona de treino de   6% do Limiar anaerobico  =aerobica/anaerobica
zona de treino de  4% do Limiar anaerobico  = aerobica endurance
zona de treino de  2 % do Limiar anaerobico  =predominancia anaerobica 
zona de treino de  = do Limiar anaerobico   limte teto para treinos fortes. podendo passar 1 a 2 batimentos.


exemplo, se voce treinava com a frequencia de 166

agora seu limite seria de 150 (10%LA )  152,8 (8%LA) ,  156(6% LA) ,  159 (4%La) , 162(2%LA) ,

com o treino seria natural que voce suportasse cargas maiores com frequencia menor

exemplo 

aumentando o ritmo de 4'30 para 4'15 mas o batimento em vez de subir , mantem-se estável,

ou em treinos de limiar (exemplo treino de cadencia forte) sua frequencia teto pularia de 166 para 168/169 batimentos, aumentando em 3 batimentos o limite anaerobico.
isso na literatura é a chamada economia, ja que voce empregará mais velocidade com menor batimento ou mesmo anterior.







Voltar ao Topo
Alen_D Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2007
vila Velha - Espirito Santo
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alen_D Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2012 as 21:38

P.C.W 
o médico na verdade só tem um interesse nesses teste padrão: ver se voce nao morre do coração, já que ele sempre para o teste com 85% da frequencia cardiaca máxima prevista pela sua idade.


assim nao adianta vc dizer que corre, faz triatlo  e o escambau, ele tá pouco se F!(a)# com vc, so quer saber se o seu padrão de idade é nornal e ira parar o teste quando chegar ao valor X para a idade.



a dica é sempre procurar o teste correto com a máscara e Ergoespirometria.


teste so com esteira e eletrodos, sao baseados apenas em fórmulas de regressão e cálculos padronizados.

Bruce, ELLESTAD,RAmpa, sao testes encontrados e como nossa amiga la em cima tendem a nos mostrar um Vo2 absurdo.



como exemplo :

a) joazinho fez um teste de esfoço com Vo2 de 48 ml/kg/min e corre a 80% do Vo2.

b) pedro fez um teste e achou o VO2 de 64 ml/kg/min e corre a 50% do Vo2 

quem corre mais rápido? 


resposta : 

joazinho é claro. pois utiliza melhor seu consumo de oxigenio e consequentemente se cansa menos.


abraços

www.treinecerto.com



Voltar ao Topo
P.CW Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar P.CW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 01:15
Obrigado pela resposta!

Usei máscara e tudo... o médico é esportista e chegou a completar um ironman... Realmente não entendi porque ele parou o teste antes do meu máximo!

Na outra vez que fiz o teste (em 1997) em uma universidade os médicos estimulavam a atingir o limite... desta vez pareceu bem o que tu falasse... só um teste meia sola para saber se o coração está em dia... e olha que avisei ele que eu queria um teste de verdade...

Só estou encucado é com o que ele disse... que não é necessário atingir o máximo para fazer o cálculo do VO2... se ele está certo, beleza, mas se mentiu, daí é picareta...

Abraço a todos e bons treinos!
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 11:17
Valeu professor.
Tenho mantido sim as medições anteriores, só tem um "problema"... rss...
é como vc falou com os treinos ficou mais difícil manter os batimentos anteriores.
Exemplo, antes eu corria passando mal pra 4:30 com 170 batimentos, agora eu tou passando mal correndo pra 4:00 mas com 160 batimentos. :-\\\
Abração!
Voltar ao Topo
Villela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:257
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Villela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2012 as 01:17

Acho que mesmo com as medições corretas determinados tipos de protocolo não são adequados pra medição de VOmax.

Fiz meus testes no LAPEDH na UDESC aqui em Florianópolis há poucos meses, 7 ou 8 dias separados por intervalos, cada um com um teste específico e vendo os números finais creio que apenas um teste incremental não seja adequado pra medição, e pra determinação de outros testes um incremental é essencial.

No incremental aumentando sempre 35 watts a cada 3min o máximo foi de 4669 ml/min, já no teste a 95% do que aguentei 3min no incremental consegui aguentar 14min sendo que 12 deles entre 4800 a 5000ml/min, é uma diferença de ~60 pra ~65ml/kg/min.

A impressão que tenho é que no incremental o cara vai de um ponto que não é de máximo pra uma situação anaeróbica muito subitamente.



Editado por Villela - 15 Nov 2012 as 01:18
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2012 as 18:50
Pessoal, na literatura já achei essa informação:

Heart Rate Zone values are based on running. For each zone, subtract 10 beats per minute for biking and 10-15 beats per minute for swimming.


Em um teste na semana passada registrei as marcas de...
- no pedal FC Max = 165
- na corrida FC Max = 177

Sendo assim a regra de reduzir em 10 a FC da corrida para usar no pedal estaria correta.

Vcs fazem essa diferenciação? Ou usam a mesma zona da corrida para o pedal?


Editado por glauberlima - 21 Nov 2012 as 12:47
Voltar ao Topo
tri.pedal Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Brasilia
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tri.pedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2012 as 17:12
Alguem sabe de um local em brasilia?
Voltar ao Topo
P.CW Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar P.CW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2012 as 17:51
Villela
Sou de Floripa também. Por acaso você foi exigido ao máximo no teste ou interromperam antes de pedires?
Abraço
Voltar ao Topo
Villela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:257
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Villela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2012 as 23:17
Originalmente postado por P.CW P.CW escreveu:

Villela
Sou de Floripa também. Por acaso você foi exigido ao máximo no teste ou interromperam antes de pedires?

Abraço

Fui até meu máximo em todos os testes.

Voltar ao Topo
P.CW Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar P.CW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 10:23
Villela

Sabes como posso fazer o teste no lugar onde fizestes?

Os resultados do meu teste ficaram sem precisão. Colocaram o limiar anaeróbico em 157 bpm... e ontem corri 1h entre 162 bpm e 166 bpm, indicando que meu limiar está mais alto do que o sugerido.

Abraço

P.CW
Voltar ao Topo
brunogurgel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2010
Goiania-GO
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunogurgel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2012 as 08:11
Bom dia, turma...

E a primeira vez que posto nesse forum.
Lendo os post aqui, comecei a ter dúvidas sobre o teste que realizei no último sábado.

Meu vo2max bateu na casa dos: 75,37 ml/kg/min
Foi utilizado o protocolo de ELLESTAD. 
Existem diferenças entre protocolos ? Qual seria o mais confiável ?





Voltar ao Topo
Alen_D Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2007
vila Velha - Espirito Santo
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alen_D Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2012 as 22:14
Originalmente postado por brunogurgel brunogurgel escreveu:

Bom dia, turma...

E a primeira vez que posto nesse forum.
Lendo os post aqui, comecei a ter dúvidas sobre o teste que realizei no último sábado.

Meu vo2max bateu na casa dos: 75,37 ml/kg/min
Foi utilizado o protocolo de ELLESTAD. 
Existem diferenças entre protocolos ? Qual seria o mais confiável ?


Bruno , o mais confiável sempre será o teste feito com analizador de gases, no caso o teste ERGO-   ESPIROMETRICO,
 o teste de ELLESTAD é um teste padrão com o de Bruce, não é um teste ruim, mas como seu parceiro , tambem SUPERestima a capacidade aerobica, seria como voce com um Vo2 desses pedalasse a 48 km/h de média e ainda saia para um trote a 18 km/h.


normalmente a maioria da pessoas bem condicionadas no triatlo tem um VO2 real entre 52 a 59 ml/kg/min 

Corredores de 10 km para 1 h tem Vo2 em torno de 41 ml/kg/min.


cardiopatas tem niveis entre 12 a 20 ml...

so para vc ter um noção mais clara.


Voltar ao Topo
Adriano Gama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2011
Brazil
Offline
Mensagens:797
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano Gama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 21:11
Só pra constar,
Teste ergoespiro feito hoje, com a assessoria BR Esportes da qual faço parte a partir de hj.
Resultado 67 ml/O2/kg, 198 BPMmax e 16 km/h de velocidade de pico.
Primeira conclusão é de que meu VO2Max está ótimo, mas estou com a técnica de corrida horrível, pouco economica.
Agora é só aguardar a planilha baseada nos resultados e acelerar meu projeto 2013!
Bora pro treino!!!!


Editado por Adriano Gama - 09 Jan 2013 as 21:27
Cervélo P3 Brazuca
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X