Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tenho 1,80 posso comprar bike tam 15?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tenho 1,80 posso comprar bike tam 15?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gabrielborba Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mar 2017
Recife
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gabrielborba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tenho 1,80 posso comprar bike tam 15?
    Postado: 28 Dez 2021 as 22:25
Pessoal, estou com a oportunidade de comprar uma bike que quero muito (Caloi Explorer Expert) com um bom preço, porém, tenho 1,80 e ela é P, tem algum grande problema? Vai ser tranquilo?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2021 as 23:29

O problema de um quadro tão pequeno assim é que vai prejudicar o bikefit pois vai ter que usar um canote muito grande (450 mm) e o selim vai ficar muito recuado em relação ao movimento central (pedivela), o top tube menor também pode exigir uma mesa mais longa.

Um selim muito recuado prejudica toda a mecânica de pedalar. Eu também tenho 1,80 m com 83,5 cm de cavalo, tenho 2 bikes: uma com quadro 17,5" Spz Crave e outra 17.5" virtual Trek Superfly (tamanho real 16.5"). Na Trek tenho que usar um canote de 400 mm enquanto que na Spz é 350 mm, o bikefit da Spz é melhor e já tentei várias manobras para tornar o da Trek parecido mas não fica igual.

Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2021 as 00:04
Pode. Mas não deve. Quadros pequenos possuen frentes mais baixas e mesa longa em geometrias modernas é estranho. Procure uma 17 ou até mesmo 19. Seu rendimebto sera ruim com uma bike tão pequena. 17 estaria no limite e a 19 seria a mais confortável.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2021 as 01:04
Eu tenho 1,76m e uso quadro 19". Já aconteceu de pegar a bike da minha esposa, que é 15", e mesmo com o canote mais longo eu me sinto como se estivesse num velocípede! Subidas ficam mais pesadas, curvas ficam mais instáveis, descidas parece que eu vou voar por cima do guidão na primeira freada... Não fica bom MESMO.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2021 as 10:18
Caso vc compre, me parece que oportunidade mesmo será de quem comprar de vc. Vai pegar um bike barata, praticamente nova e com um monte de peças extras.
Ah, e caso insista em andar muito, grande oportunidade para algum fisioterapeuta ganhar um cliente.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2021 as 11:07
Os profissionais usam tamanhos menores (um em geral) e ajustam com mesas mais longas e canotes mais compridos, você poderia tentar isso mais não vejo tanta vantagem em comprar algo já pensando em consertar. Já usei uma bike 13,5 (aquelas t-tipe da caloi) e hoje uso 17,5, era bem pior.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
gabrielborba Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mar 2017
Recife
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gabrielborba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2021 as 11:23
É pessoal, vocês me convenceram, vou declinar dessa bike, vocês recomendam tamanho m ou g? Ou ambos serviriam?
Voltar ao Topo
baskiajr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2012
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar baskiajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2021 as 12:39
Originalmente postado por gabrielborba gabrielborba escreveu:

É pessoal, vocês me convenceram, vou declinar dessa bike, vocês recomendam tamanho m ou g? Ou ambos serviriam?

Vale a pena entrar no site www.nograu.com.br realizar o fit virtual e comparar o resultado com a geometria dos quadros. Isso de tamanho de quadro é preferência desde que dentro dos limites, conheço pessoas da sua altura que gostam de quadro P.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2021 as 13:43
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Os profissionais usam tamanhos menores (um em geral) e ajustam com mesas mais longas e canotes mais compridos, você poderia tentar isso mais não vejo tanta vantagem em comprar algo já pensando em consertar. Já usei uma bike 13,5 (aquelas t-tipe da caloi) e hoje uso 17,5, era bem pior.

Mas é complicado usar esses caras como referência.
Eles fazem só isso da vida e passam mto tempo fazendo treinos complementares.
Pedalam desde mto novos.

Diferentes da imensa maioria daqui, que tem outras atividades q ocupam o dia todo, trabalhamos na frente do computador sentados, poucos conseguem fazer algo extra p complementar os treinos de bike…
Melhor coisa q ele pode fazer é pegar uma no tamanho certo para nao correr o risco de se machucar.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2021 as 14:01
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Os profissionais usam tamanhos menores (um em geral) e ajustam com mesas mais longas e canotes mais compridos, você poderia tentar isso mais não vejo tanta vantagem em comprar algo já pensando em consertar. Já usei uma bike 13,5 (aquelas t-tipe da caloi) e hoje uso 17,5, era bem pior.


É verdade no ciclismo de estrada, onde mesas maiores deixam a frente mais mansa e nao alteram tanto o gentro de gravidade entre os eixos (praticamente nao importam no ciclismo de estrada e deslocá-lo para frente melhora nas subidas). No MTB é outra história, com angulação do seattube mais agressivas (verticais), os joelhos vão sofrer demais e o peso concentrado na dianteira vai deixar a bike instável, principalmente se for descer rápido.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
omegared1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2010
SP
Offline
Mensagens:1220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar omegared1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2021 as 14:33
Ou se for um negócio muito bom, poderia pegar e depois comprar um quadro do seu tamanho.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2021 as 16:47
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Os profissionais usam tamanhos menores (um em geral) e ajustam com mesas mais longas e canotes mais compridos, você poderia tentar isso mais não vejo tanta vantagem em comprar algo já pensando em consertar. Já usei uma bike 13,5 (aquelas t-tipe da caloi) e hoje uso 17,5, era bem pior.


É verdade no ciclismo de estrada, onde mesas maiores deixam a frente mais mansa e nao alteram tanto o gentro de gravidade entre os eixos (praticamente nao importam no ciclismo de estrada e deslocá-lo para frente melhora nas subidas). No MTB é outra história, com angulação do seattube mais agressivas (verticais), os joelhos vão sofrer demais e o peso concentrado na dianteira vai deixar a bike instável, principalmente se for descer rápido.


Na teoria a prática é outra:
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2021 as 17:47
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Os profissionais usam tamanhos menores (um em geral) e ajustam com mesas mais longas e canotes mais compridos, você poderia tentar isso mais não vejo tanta vantagem em comprar algo já pensando em consertar. Já usei uma bike 13,5 (aquelas t-tipe da caloi) e hoje uso 17,5, era bem pior.


É verdade no ciclismo de estrada, onde mesas maiores deixam a frente mais mansa e nao alteram tanto o gentro de gravidade entre os eixos (praticamente nao importam no ciclismo de estrada e deslocá-lo para frente melhora nas subidas). No MTB é outra história, com angulação do seattube mais agressivas (verticais), os joelhos vão sofrer demais e o peso concentrado na dianteira vai deixar a bike instável, principalmente se for descer rápido.



Na teoria a prática é outra:


Bora compensar 5cm de toptube só na mesa, 2cm extras de espaçadores, mesas positivas de 35 graus, alomgadores de direção e canote de meio metro.

Não tem milagre. O fabricante relaciona o tamanho 15 com altura de 1,60m a 1,70m. É pequena para mim (tenho 1,67) e o toptube do referido modelo é curto (585 efetivos, eu utilizava mesa de 70mm numa bike com 605mm de toptube e geometria moderna).

To aqui imaginando a MTB 29 com mesa de 150mm positiva e guidão com rise enorme. Deve ter uma resposta absurdamente rápida! É só comprar tudo da S****** e tá resolvido! Ahhh, e tem a marca patrocinadora de YouTuber que mantém as geometrias antiga para "ajudar" os iniciantes...



Editado por dimas2dimas - 29 Dez 2021 as 17:53
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X