Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Telefone via satélite
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Telefone via satélite

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Telefone via satélite
    Postado: 23 Fev 2015 as 10:37
Fiz uma busca no "site" e não encontrei um tópico sobre o assunto. Se houver peço desculpas.

Estou planejando uma viagem pelo Atacama para 2017 e estou começando a fazer um "check list" das coisas; mas, sinceramente, espero que o "check list" diminua ao longo do tempo... :-)

Dentre as coisas que deveriam ser pensadas "por último", mas que também deveriam estar na frente, uma delas é a questão da comunicação. Por último, porque eu poderia usar um orelhão, sinal de fumaça, ou celular convencional; mas, a frente, pela essencialidade da questão.

Estou pensando em investir em um equipamento de telefonia por satélite. Fiz algumas pesquisas básicas, mas ainda não contatei as poucas empresas que encontrei e que trabalham com esse tipo de equipamento, exatamente, porque eu fiz poucas ponderações sobre isso e eles vão me "empurrar" o equipamento, sem que atenda as minhas necessidades.

Eu não conheço ninguém que tenha esse tipo de equipamento. E como é um tanto raro. Eu queria opiniões ("eu acho..." é o que procuro por ora, mesmo porque "eu mesmo acho que precisarei desse equipamento" - eu quero encontrar a "dúvida metodológica genuína" dessa questão... rsrs Quero uma exposição de dúvidas e afirmações para poder bombardear os poucos vendedores que encontrei e descobrir se a coisa atenderá o que pretendo).

Se alguém tiver esse tipo de equipamento, eu queria opiniões sinceras sobre ele.

Eu imagino que seja importante esse tipo de equipamento, por questões evidentes: comunicação, segurança etc. Mas ao mesmo tempo, me questiono até que ponto esse tipo de equipamento se mostrará útil. Quanta falta vai me fazer e coisas do tipo. Por exemplo, eu não falo espanhol e meu inglês está bem enferrujado, mas falo francês com fluência... ;-) Até que ponto um cara que fala portunhol e francês pode se beneficiar desse tipo de equipamento num país que fala espanhol, vocês me entendem? Não dá para ter uma coisa dessa "para pedir ajuda para a mãe" no meio do deserto do Atacama! Seria um investimento inútil. É lógico que "a minha mãe" poderia entrar em contato com a embaixada/Ministério das Relações Exteriores e aguardar toda a burocracia, mas nesse caso, provavelmente, a emergência se perderia... :-) Aqui é uma suposição simples, porque eu teria o telefone da embaixada comigo, embora numa situação de pânico, de desespero, de falta de lucidez, talvez não seja tão racional assim.

É certo que posso melhorar meu espanhol até lá e desenferrujar o inglês, daí surge outra questão: os telefones que encontrei dizem que tem cobertura no Brasil, como funciona esse negócio de cobertura do satélite? (essa é uma pergunta retórica, essa eu vou fazer para o vendedor. Mas se alguém souber de detalhes técnicos, eu já agradeço, porque vou poder fazer uma perguntar mais aprofundada desde o primeiro contato).

Não sei se vocês conseguiram captar o exercício de planejamento que estou fazendo. Eu quero dúvidas (!), hipóteses, e opiniões sinceras de quem usa/tem esse tipo de equipamento. Para poder formular melhor o gasto com esse tipo de coisa. Uma coisa é investir num bidon de 20 litros e depois "pensar" não vou levar essa "budega"; outra coisa é gastar alguns milhares de reais e descobrir que é um item "cortável" no check list.

Para mim é um exercício para preparar essa viagem.
Voltar ao Topo
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2015 as 10:43
Esqueci dessa parte. E, relendo, massacrei o português.

Existe também a possibilidade de locar o equipamento. Seria uma alternativa mais barata. Alguém já fez isso? Aqui as ponderações até são menores, o investimento é menor, mas acho que também exigiria um dispêndio considerável de $$$.
Voltar ao Topo
Guzansky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guzansky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2015 as 11:29
Bom, se der merda no meio do deserto, senta e chora. 

Os telefones mais baratos custam quase 3 mil dilmas. Fora o custo da ligação. Não creio que seja tão útil a ponto de comprar para uma única viagem, sem contar que se acabar a bateria, já era os 3 mil de investimento. É muito mais barato comprar um chip de uma operadora local e usar a internet 3G e wifi quando disponível.

Sempre faço o seguinte ao avisar meus familiares: digo que vou para tal lugar e se em tanto tempo (horas ou dias) não entrar em contato de novo, façam alguma coisa.
Voltar ao Topo
csrocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2013
Guará I - DF
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar csrocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2015 as 11:56
Considero desnecessária a tua preocupação, nunca vi algum ciclista usar esse recurso. Vai na boa, o celular basta, como disse o Guzansky. Eu também pego um chip local e basta, apesar de que não saí do país.

Detalhe: em 2017 talvez essa tecnologia seja bem acessível. Deixe para uma das últimas providências.


Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2015 as 12:19
Vamos por pArtes.

Que tipo de comunicação precisa?

Quer comunicação diária detalhada? Ou pode ser apenas um está tudo bem? Ou ainda apenas um pedido de socorro?

Precisa de fonia? Ou seja precisa conversar via voz?

Ou pode ser apenas textos?

Com estas respostas existem os melhores modelos.

A princípio vamos pelo telefone por satélite.

Eles estão muito mais baratos que eram. Antes dessa escalada do dólar por uns 1400 reais já comprava. Existem duas redes de satélite, hoje não saberia dizer qual a melhor.

Os planos de assinatura podem ser feitos em modalidade pre paga, pos paga de período curto ou pôs paga continua.

Para seu uso o pre pago seria legal se falar pouco. Teria sua garantia de uso, saberia seu gasto, mas pode acabar no meio do caminho.

Pós pago por período, vc fala quero sistema por 30 dias e todo gasto neste período e debitado no cartão de crédito. Também pode ser útil no seu caso.

Já se não precisa de fonia, se textos curtos podem ser suficientes os 2 way Satellite comunicator são mais interessantes em especial os da delorme.

Os delorme funcionam como um GPS padrão e tem uma forma de mandar e dependendo do modelo receber textos via satélite.

São uma ótima solução. Dá para mandar vários textos curtos pre formatados e textos que vc escreve para alguns endereços de Mail. Eles também têm um botão de pânico onde ele manda uma mensagem de que está em problemas e qual a posição que se encontrava.

Tem como fazer ele mandar a intervalos regulares um Ping com sua posição.

E uma solução intermediária que a meu ver é mais interessante.

E por fim os personal locutor beacon como o find me spot mais conhecido como spot.

Ele tem um gps interno SEM capacidade de navegação na maioria dos aparelhos. Ele pode ser configurado para mandar um Ping e tem um botão de urgência onde manda a localização sua para mails selecionados e para um serviço de resgate.

São bons mas prefiro o delorme.
Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2015 as 12:20
Vamos por pArtes.

Que tipo de comunicação precisa?

Quer comunicação diária detalhada? Ou pode ser apenas um está tudo bem? Ou ainda apenas um pedido de socorro?

Precisa de fonia? Ou seja precisa conversar via voz?

Ou pode ser apenas textos?

Com estas respostas existem os melhores modelos.

A princípio vamos pelo telefone por satélite.

Eles estão muito mais baratos que eram. Antes dessa escalada do dólar por uns 1400 reais já comprava. Existem duas redes de satélite, hoje não saberia dizer qual a melhor.

Os planos de assinatura podem ser feitos em modalidade pre paga, pos paga de período curto ou pôs paga continua.

Para seu uso o pre pago seria legal se falar pouco. Teria sua garantia de uso, saberia seu gasto, mas pode acabar no meio do caminho.

Pós pago por período, vc fala quero sistema por 30 dias e todo gasto neste período e debitado no cartão de crédito. Também pode ser útil no seu caso.

Já se não precisa de fonia, se textos curtos podem ser suficientes os 2 way Satellite comunicator são mais interessantes em especial os da delorme.

Os delorme funcionam como um GPS padrão e tem uma forma de mandar e dependendo do modelo receber textos via satélite.

São uma ótima solução. Dá para mandar vários textos curtos pre formatados e textos que vc escreve para alguns endereços de Mail. Eles também têm um botão de pânico onde ele manda uma mensagem de que está em problemas e qual a posição que se encontrava.

Tem como fazer ele mandar a intervalos regulares um Ping com sua posição.

E uma solução intermediária que a meu ver é mais interessante.

E por fim os personal locutor beacon como o find me spot mais conhecido como spot.

Ele tem um gps interno SEM capacidade de navegação na maioria dos aparelhos. Ele pode ser configurado para mandar um Ping e tem um botão de urgência onde manda a localização sua para mails selecionados e para um serviço de resgate.

São bons mas prefiro o delorme.
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2015 as 13:04
Já usei um Spot, bem legal o aparelho e pequeno
mas é como foi dito, depende do uso que quer ter
 
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2015 as 14:09
Originalmente postado por LcBlc LcBlc escreveu:

Já usei um Spot, bem legal o aparelho e pequeno
mas é como foi dito, depende do uso que quer ter
 


Bom... como já disseram, a preocupação é desnecessária. Vc vai se virar bem com o celular só. Em tudo que é cidade sempre tem um wifi que dá para usar. E se a preocupação for só recuperar o corpo, então como o colega indicou, o spot é uma boa opção :-). Ah sim... se não me engano o spot tem uma função de emergencia tb.
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2015 as 14:46
Se tem o dinheiro livre compra... Sua vida vale bem mais que 400 dólares... O que ele resolve SÓ ele vai resolver.

Se a grana estiver justa o celular pode ajudar o suficiente.

Obviamente no cicloturismo os riscos envolvidos são menores mas em montanhismo que eu tb prático e pode ser muito importante.

Já tive dois amigos que morreram e poderiam ter sobrevivido se tivessem um desse.

Mas se for andar em região com cobertura de celular ele realmente secundário. Mas é um backup fantástico.

Outra coisa o efeito liberação rádio patroa.

Com um desses pode ser mais fácil de conseguir a liberação dela...
Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2015 as 20:03
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Originalmente postado por LcBlc LcBlc escreveu:

Já usei um Spot, bem legal o aparelho e pequeno
mas é como foi dito, depende do uso que quer ter
 


Bom... como já disseram, a preocupação é desnecessária. Vc vai se virar bem com o celular só. Em tudo que é cidade sempre tem um wifi que dá para usar. E se a preocupação for só recuperar o corpo, então como o colega indicou, o spot é uma boa opção :-). Ah sim... se não me engano o spot tem uma função de emergencia tb.

alem do botão de emergencia, tem botão de ajuda 
e também da pra ver onde está e o track do percurso que fez 
conheço um pessoal que faz viagens longas de moto e sempre leva esse Spot 
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2015 as 20:20
Bom, lance de não acontecer nada é o que queremos todos acreditar, mas de fato acidentes acontecem das formas mais imprevisíveis.

2 semanas atrás, num treino besta de 90km, caí por uma distração e rompi os ligamentos da clavícula. Não vou dizer que isso me impediria de chegar a algum lugar e pedir socorro, mas de fato seria muito difícil e doloroso. De imediato pensei como seria se estivesse numa viagem em local ermo a horas e horas de algum possível socorro...

Então é lógico que qualquer tecnologia é bem vinda, MAS tem que ter um plano de ação. Um telefone pra ligar pra mãe do meio do nada pode não ter grande utilidade.

Dito isso, é legal conversar com a(s) pessoa(s) para quem for enviar o pedido de socorro, e possivelmente tentar levantar os telefones da polícia ou socorristas de locais-chave. A pessoa deve ter uma cópia do roteiro para poder localizar o serviço a ser acionado. Com isso definido, um dispositivo como o Spot já tem funcionalidade suficiente para garantir seu socorro, pois enviará o pedido e a localização. Obviamente há de se ter cuidado para não acionar acidentalmente...

Comprar por comprar não vai adiantar muito sem todo o preparo complementar necessário.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2015 as 14:03
Eu creio que faz sentido a preocupação com a comunicação.

Como o Alessandro, eu também caí na Serra de Itaqueri, há alguns anos atrás, me ralei todo e pensei ter quebrado a clavícula, tal era a dor que eu sentia no ombro e quanto tentei usar o celular para pedir o resgate, cadê o sinal?! Confused Com muito custo cheguei a um bica d'água, joguei muita água fria no ombro e consegui descer, quase com uma mão só, o resto da serra. Na cidade, fui para o Pronto Socorro, o qual me encaminhou para Piracicaba para tirar os Raios X. Graças a Deus nada se partira.
Agora, imagina se eu estivesse no deserto do Atacama?
Nesses locais, havemos e convir, há animais peçonhentos, tais como cobras, escorpiões, etc. Daí ter á mão uma tecnologia para o socorro imediato é muito bom.

Eu não entendo nada desse tipo de tecnologia, mas com certeza entendo de cair e ficar sem socorro em local ermo.
Creio que um aparelho que envie mensagem e a sua posição, será o suficiente.

Mas, como já disseram, falta muito tempo ainda e as tecnologias avançam muito rápidas. Eu deixaria para me preocupar com isso quando estivesse mais próximo da aventura.

Grande cicloabraço!  
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2015 as 17:18
Essa dica do Spot, com planejamento prévio enviado, conforme o Alessandro muito bem colocou, achei realmente sensacional. O problema é que muita gente não gosta de planejamento em viagens assim. rsrsrsrss
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2015 as 19:21
De fato, o planejamento te amarra um pouco. Nesse caso, se vc resolver alterar algo, pode tentar comunicar antecipadamente a quem está te acompanhando à distância.

Mas confesso que meu tombo me deixou cagão. O bom é que isso passa (assim espero).
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2015 as 15:23
Essa é a vantagem do delorme... Mais flexível no uso pode mandar ativamente mensagens além do tudo bem... Além de ser um gps 100% funcional.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X