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Tecnologias de transmissão de bicicletas

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hugobci Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Fev 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugobci Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tecnologias de transmissão de bicicletas
    Postado: 28 Jun 2018 as 11:33
Olá pessoal, não encontrei nenhum tópico específico sobre isso, então resolvi criar, pra trocarmos informações.

Sistemas de transmissão de bicicleta.


Eu já tive bicicletas sem marcha alguma, com câmbio tradicional que vemos em quase todas as bikes, o"derailleur", em diversas configurações de velocidade, atualmente tenho uma MTB com 21v tradicional que me estressa por ter que ajustar os passadores com certa frequência, e uma bike mais antiga com o sistema nexus com 8v (me apaixonei por esse sistema). 

Aí de curiosidade comecei a pesquisar outros sistemas. A maioria desses "só existe na internet", aparentemente:

Entre as minhas buscas, também descobri o sistema "Pinion", mas esse precisa ter quadro específico, então nem chamou muito a atenção, mas é bom conhecer tecnologias:
Pinion  http://https//pinion.eu/en/ - http://https://pinion.eu/en/

Exemplo de bike com o pinion (parte azul próximo ao pedal)



Rohllof De:

Trocador com relações internas, no cubo traseiro. Nunca ouvi falar antes.
Fonte:  http://www.rohloff.de/en/products/speedhub/ - https://www.rohloff.de/en/products/speedhub/

O shimano nexus, transmissão de cubo traseiro, esse você encontra em algumas bikes por aí:



Nuvinci: 
Mais detalhes sobre:  http://https://www.parktool.com/blog/repair-helpuvinci-n360-hub-installation-and-adjustment - http://https://www.parktool.com/blog/repair-help/nuvinci-n360-hub-installation-and-adjustment

Estou seriamente tentado em adquirir um sistema "CVT" nuvinci n330 ou n380. Mas antes disso, gostaria de saber dos colegas de forum se alguém já teve experiência com esse sistema.

E, existem outros sistemas de transmissão? Alguém já viu ao vivo algum desses, ou algum diferente desses? Quem já usou esses cacarecos, o que achou?


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muringuets Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Out 2014
São Carlos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muringuets Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2018 as 13:19
Tem uns experts sobre o assunto por aí, Lyra cadê você meu filho, rsrs

Vai ser difícil você encontrar usuários de todos eles por aqui, alguns são bem difíceis de achar, só andei com o alfine, é bom para a proposta dele, vantagem de não dar tanta manutenção, desvantagem de ter uma relação curta e com gaps grandes...

Acho que da lista o Rohloff é o destaque, mas custa muito caro pra justificar a compra, o Nuvinci é bacana na tecnologia e no papel mas falam que ele sofre muito nas pontas do range...

Enfim, tem outros tópicos falando sobre IGHs com boas discussões aqui no pedal, tem um que não me lembro agora mas tem uns testes comparativos com quase todos os sistemas que vale muito a pena você olhar... tem outros sistemas, tem um usuário aqui docpedal que usa um eixo cardam, já vi varias coisas doidas rsrs mas esses aí são os alternativos mais famosos mesmo...

Com sorte alguma alma caridosa vai achar e postar os links aqui, senão da uma procurada na busca do fórum...
=]
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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2018 as 13:45
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christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2018 as 15:12
Originalmente postado por hugobci hugobci escreveu:


<span id="AutoConvertInstalled"></span>
Olá pessoal, não encontrei nenhum tópico específico sobre isso, então resolvi criar, pra trocarmos informações.

Sistemas de transmissão de bicicleta.


Eu já tive bicicletas sem marcha alguma, com câmbio tradicional que vemos em quase todas as bikes, o"derailleur", em diversas configurações de velocidade, atualmente tenho uma MTB com 21v tradicional que me estressa por ter que ajustar os passadores com certa frequência, e uma bike mais antiga com o sistema nexus com 8v (me apaixonei por esse sistema). 

Aí de curiosidade comecei a pesquisar outros sistemas. A maioria desses "só existe na internet", aparentemente:

Entre as minhas buscas, também descobri o sistema "Pinion", mas esse precisa ter quadro específico, então nem chamou muito a atenção, mas é bom conhecer tecnologias:
Pinion  http://https//pinion.eu/en/ - http://https://pinion.eu/en/</a>

Exemplo de bike com o pinion (parte azul próximo ao pedal)



Rohllof De:

Trocador com relações internas, no cubo traseiro. Nunca ouvi falar antes.
Fonte:  http://www.rohloff.de/en/products/speedhub/ - https://www.rohloff.de/en/products/speedhub/</a>

O shimano nexus, transmissão de cubo traseiro, esse você encontra em algumas bikes por aí:



Nuvinci: 
Mais detalhes sobre:  http://https://www.parktool.com/blog/repair-helpuvinci-n360-hub-installation-and-adjustment - http://https://www.parktool.com/blog/repair-help/nuvinci-n360-hub-installation-and-adjustment</a>

Estou seriamente tentado em adquirir um sistema "CVT" nuvinci n330 ou n380. Mas antes disso, gostaria de saber dos colegas de forum se alguém já teve experiência com esse sistema.

E, existem outros sistemas de transmissão? Alguém já viu ao vivo algum desses, ou algum diferente desses? Quem já usou esses cacarecos, o que achou?




Ja vi todos esses sistemas.
O nuvici é bem pesado e tem um ptoblema nos rolamentos...nao sei se arrumaram...
Das outras marcas, eu tenho bikes com o cubo sturmey archer, com o cubo alfine e com o cubo nexus.
Sao excelentes componentes..vale muito a pena.
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hugobci Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Fev 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugobci Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2018 as 16:56
Originalmente postado por misera misera escreveu:

https://www.pedal.com.br/forum/cambio-interno-vantagens-e-desvantagens_topic89246. - https://www.pedal.com.br/forum/cambio-interno-vantagens-e-desvantagens_topic89246.html

Usei a busca do forum procurando por nuvinci e por nexus e não encontrei esse tópico. Achei só depois, pelo Google! Obrigado por compartilhar!
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zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2018 as 17:05
A Teuto Bike ( acho que é esse o nome), uma loja no RS, vende Rohllof. O investimento é bem alto. Eu não usaria para fins urbanos.
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hugobci Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Fev 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugobci Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2018 as 17:07
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

 

Ja vi todos esses sistemas.
O nuvici é bem pesado e tem um ptoblema nos rolamentos...nao sei se arrumaram...
Das outras marcas, eu tenho bikes com o cubo sturmey archer, com o cubo alfine e com o cubo nexus.
Sao excelentes componentes..vale muito a pena.

Que informação interessante! Nunca ouvi falar desse sturmey archer! É similar ao shimano nexus? Os preços parecem um pouco mais em conta.
O alfine é uma linha mais sofisticada do nexus? Tem fotos? Que uso faz dessas bikes? (Desculpe pela avalanche de perguntas! RSRS)

O Nexus que eu tenho é meio antigo, mas ele é maravilhoso pro meu uso (ida e volta ao trabalho, mais ou menos 18km dia no transito pesado), comparando com a equipada com derailleur:

Bike Marcel Geurtis com shimano nexus cadeirinha da filha, isopor de picolés na garupa

https://flic.kr/p/28ozSYh - https://flic.kr/p/28ozSYh - IMG_20180623_123607997 by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci, no Flickr
Fiz um tópico sobre ela:
http://www.pedal.com.br/forum/bicicleta-marcel-geurtis_topic94115. - https://www.pedal.com.br/forum/bicicleta-marcel-geurtis_topic94115.html


Bike GTK Evolution, convencional equipada para o trabalho:
https://flic.kr/p/27sTFD3 - https://flic.kr/p/27sTFD3 - IMG_20180626_183529565 by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci, no Flickr

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christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2018 as 18:39
Originalmente postado por hugobci hugobci escreveu:

Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

 

Ja vi todos esses sistemas.
O nuvici é bem pesado e tem um ptoblema nos rolamentos...nao sei se arrumaram...
Das outras marcas, eu tenho bikes com o cubo sturmey archer, com o cubo alfine e com o cubo nexus.
Sao excelentes componentes..vale muito a pena.

<span id="AutoConvertInstalled"></span>

Que informação interessante! Nunca ouvi falar desse sturmey archer! É similar ao shimano nexus? Os preços parecem um pouco mais em conta.
O alfine é uma linha mais sofisticada do nexus? Tem fotos? Que uso faz dessas bikes? (Desculpe pela avalanche de perguntas! RSRS)

O Nexus que eu tenho é meio antigo, mas ele é maravilhoso pro meu uso (ida e volta ao trabalho, mais ou menos 18km dia no transito pesado), comparando com a equipada com derailleur:

Bike Marcel Geurtis com shimano nexus cadeirinha da filha, isopor de picolés na garupa

https://flic.kr/p/28ozSYh - </a> https://flic.kr/p/28ozSYh - IMG_20180623_123607997</a> by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci</a>, no Flickr
Fiz um tópico sobre ela:
http://www.pedal.com.br/forum/bicicleta-marcel-geurtis_topic94115. - https://www.pedal.com.br/forum/bicicleta-marcel-geurtis_topic94115.html</a>


Bike GTK Evolution, convencional equipada para o trabalho:
https://flic.kr/p/27sTFD3 - </a> https://flic.kr/p/27sTFD3 - IMG_20180626_183529565</a> by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci</a>, no Flickr



Fala amigo, vou buscar fotod aqui.
O sturmey archer é o cubo mais antigo de todos, feito pelos ingleses e equipa ate hoje bicicletas dos anos 20 30 40 e 50. Hercules, etc..
Eles sao tao bons que o nome que eles tem de serie, que é AW foi apelidado pelos donos como ALWAYS WORKS, algo como inquebravel, na lingua tupiniquim.
Da sturmey archer tenho um de 1950 AW em uma hercules aro 28(funcionando a 54 anos)e um srf3 em uma bicicleta dobravem brompton(funcionando a 15 anos).
O alfine é a linha chique da shimano nexus, os cubos sao mais premium, sao lubrificados com oleo, e tem coisas chiquetosas como freio a disco e comandos eletronicos. Eu tenho o alfine 8 em uma surly long haul trucker de cicloturismo.
O nexus que temos aqui é o nexus 8, montado em uma bicicleta dobravel dahon mu. Tentamos montar com o gates carbom mas nao deu...


Editado por christianmdt - 28 Jun 2018 as 18:43
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Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2018 as 20:36
Por parte da SRAM tínhamos, temos? O I-Motion e a centenária Sturmey Archer faz parte hoje, foi engolida pela crescente Sunrace. A Microshift faz modelos de trocadores, alguns mesmo de gatilho para esses cubos internos.

Editado por Ligeirinho - 28 Jun 2018 as 20:38
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christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
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Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Por parte da SRAM tínhamos, temos? O I-Motion e a centenária Sturmey Archer faz parte hoje, foi engolida pela crescente Sunrace. A Microshift faz modelos de trocadores, alguns mesmo de gatilho para esses cubos internos.


A sram, que e americana, comprou os excelente cubos alemaes sachs que tinham os lendarios torpedo.
Essa serie imotion e baseada nas patrntes e nos projetos da sachs
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hugobci Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Fev 2009
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Mensagens:39
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Fui Pesquisar essa marca SRAM, e eles tem bastante coisa curiosa, como por exemplo um sistema que tem marchas no cubo e tradicionais ao mesmo tempo:



SRAM DD3:

Citar

SRAM DD3-24


THE BEST of both worlds

SRAM DD3 is a unique shifting system that combines a three-speed gear hub with a traditional cassette body controlled by a derailleur. It gives you all the gearing you need, but simplifies the system by putting all the controls in one hand. This means a bike that's easier to use, and lets you focus on what you love most: riding.

The gear hub can be shifted at any time, even under load or standing still. The cassette provides a wide range of gears for maximum versatility. It's built for the rider who needs lots of gearing options for touring or hilly terrain.

  • 24 gears
  • Easy one-handed operation
  • Change hub gears any time
  • Unique shifting system

 Included in the SRAM SRAM DD3-24 groupset. 

  • DD3 Rear Derailleur 8-SPD
  • DD3 One Hand Shifter 24-SPD
  • DD3 Hub 
  • DD3 Trigger Shifter 8-SPD
  • DD3 Trigger Shifter 3-SPD



E também, pelo que entendi, um sistema automático de duas marchas:
Citar

AUTOMATIX

AUTO shifting you can rely on

This one's a no-brainer. When riding in dense city traffic, you need to concentrate on the road, not on your shifters. With SRAM's AUTOMATIX two-speed hub, you can focus on your lane, and the hub will change gear automatically for you based on your speed. There's no shifter, because the centrifugal clutch chooses your gear automatically. It's a fantastic system for riding around town, with a minimum of terrain changes. If you're on hillier ground, check out the i-MOTION 3 instead.

AUTOMATIX gets you where you're going, and the centrifugal clutch changes the pace along with you. It delivers automatic two-speed shifting, no shifter required.

SRAM AUTOMATIX eliminates the distractions for a ride that's safer, easier, and more fun!

• Two-speed automatic gear hub
• Safe and stress-free system
• No shifter, no cables, no maintenance

Included in the SRAM AUTOMATIX groupset.

  • Automatix Hub



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