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Tecnologia de Cubos : Rolamento ou Esferas ? |
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lucianolll
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Postado: 05 Mar 2016 as 06:24 |
Por esse tópico Que se puderem acrescentar; acrescente, esse é o objetivo. grato.
Para tornar mais interessante a questão dos Cubos com Rolamento ou Esferas :: existe uma tecnologia com rolamentos sem a aranha ( espaçador entre as esferas ) :: vez que o espaçador ocupa espaço entre as esferas, aumenta o atrito dentro do rolamento, e causa arrastamento no movimento a eliminação do espaçador muda a forma de considerar a tecnologia dos rolamentos. Por eliminar o espaçador essa tecnologia reduz o atrito interno no rolamento, aumenta a eficiencia, aumenta a durabilidade. Uma pergunta :: Ja contou quantas esferas vão dentro de um Cubo de bike ? Quantas esferas vão dentro de um Rolamento de bike ? :: Mais esferas significa maior superficie de contato, menor pressão interna, por conseguinte menor atrito e menor desgaste, maior resistencia ao choque e maior resistencia de durabilidade :: Com certeza que mais esferas significa ser melhor, um Cubo com 9 esferas é melhor que um Cubo com 8 esferas(..do mesmo tamanho cada uma) ; aqui se considera um conjunto desempenho - durabilidade ; aqui o objetivo não é simpesmente reduzir as esferas para aumentar a velocidade..( não vou aumentar a velocidade a custa do desgaste do equipamento ); e sim conseguir desempenho no conjunto sem prejudicar o equipamento. Esta mesma tecnologia aplicada aos rolamentos tambem se aplica aos cubos vez que os cubos são um esquema em que não se trocam as pistas de rolamento que vem dentro do cubo, se trocam apenas as esferas. A pergunta que fica :: Melhores cubos ja fazem uso dessa tecnologia ? :: Ja se pode conseguir esses rolamentos no mercado ? Da pra acrescentar uma nota :: as empresas que fabricam cubos de bike de melhor qualidade justificam a opção em que as forças de pressão nas esferas na bike não são verticais (como as do rolamento) e sim são laterais ; daí que os cubos fazem ajuste justamente pela lateral das esferas :: mas tem uma outra para acrescentar que existem cubos industriais que fazem ajuste das esferas pelas laterais, --mas...não para bikes pelo que sei :: a questão então na pratica é que os cubos de melhor qualidade e os rolamentos de melhor qualidade são os corretos ; não posso dizer qual o melhor , mas com certeza posso dizer qual são os piores ...os mais baratos. Aqui os videos para quem quiser ver os Rolamentos sem espaçador e perceber na pratica a diferença entre ambos. Greaseless bearings that eliminate sliding friction #DigInfo - YouTube https://www.youtube.com/watch?v=h9O5QQuFgrc Bearing with least friction - YouTube https://www.youtube.com/watch?v=gJygDep-FSQ |
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lucianolll
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Cadastrado em: 07 Mar 2014 Parana Offline Mensagens:73 |
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Evidente que os Cubos de melhor qualidade tem dentro pistas de rolamento de melhor qualidade.
por favor... eu sei que não tem cubos com 8 esferas.!exceto se uma delas se corrompeu. |
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lucianolll
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Cadastrado em: 07 Mar 2014 Parana Offline Mensagens:73 |
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Uma questão que não quer calar :: Cubos atuais ja apresentam essa tecnologia? :: Essa tecnologia vai revolucionar a forma de ver rolamentos e cubos como equipamentos que estão ambos se tornando cada vez mais eficientes?
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lucianolll
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Cadastrado em: 07 Mar 2014 Parana Offline Mensagens:73 |
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Uma bem explicativa ..me permita ele colocar aqui...
Perfil de Pepebike - Pedal http://www.pedal.com.br/perfil/perfil.asp?id=69831
The bearing which a ball does not contact - YouTube https://www.youtube.com/watch?v=wN0vhXGVHnI |
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...DOSTO...
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Bloqueado Cadastrado em: 29 Jan 2016 bahia Offline Mensagens:421 |
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meu quirido, essa falsa polemica so faz criar uma dualidade inexistente.. a diferença entre o cubo esferado e o rolamentado é que o rolamentado vem com uma selagem mais eficiente em partes, e o esferado nao, mas o funcionamento é o mesmo, quel é melhor?? ninguem sabe...tanto que a shimano nao sai do esfera...
os dois rolam do mesmo jeito, e eu acho a manutençao do esferado melhor que a rolamentada.. por isso nao me encuco com isso, prefiro os cubos shimano esferados mesmo, que eu abro mecho e pronto.. o rolamentado pra tirar o rolamento é uma viadolgem, e tem que achar o rolamento do tamanho certo, ai nao cabe, ai tem que levar pra passar num negocio pra lixar... afff. um brega, mas minha bike esferada, embala igual ou ate melhor que bikes de rolamento que ja andei junto... minha bike, é a que mais embala no grupo de pedal que participo.. a bixa desliza igual manteiga..kkkkkkkkkkk
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ASCruz
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Pois é justamente o contrário, cubos de ROLAMENTO tem manutenção muito mais fácil, não precisa se sujar de graxa, nem ficar separando e limpando esferas, bacias e etc...
Além do que, qual o segredo pra encontrar um rolamento? TODAS as medidas são padronizadas, o que diferencia é apenas se vc vai escolher um rolamento "XING-LING" ou se vai botar um rolamento de qualidade!
Sobre eficiência, durabilidade e afins, já foi amplamente discutido: Rolamentos SELADOS de qualidade duram mais, não ficam expostos à sujeira/areia/água e sua substituição é deveras simples. Sobre o fato da Shimano ainda usar esferas, sabe o que isso quer dizer? Absolutamente NADA! E pq ela usa ROLAMENTOS SELADOS nos seus movimentos centrais? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk Sabe o que isso quer dizer tb? Nada... É opção de projeto, eles acharam mais viável pra eles comercialmente, e ponto. Quem não gostou de cubos de esferas, que compre de rolamento e vice-versa. Eu prefiro cubos de rolamento pelas razões que já expus... |
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Kaus
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Agora vai lá compra um par de Roda XTR e sai pra andar. Existe ciência por trás das coisas e Japonês em termos de engenharia tem muita lógica e tradicionalismo quase milenar. Um par de cubo alívio sempre será um bosta mas o último XT que andei me deu alegrias e fiquei surpreso com a rolagem, sendo que eu sempre tive bikes com cubos rolamentados, Novatecs, Bontrager e Mavics.
Tudo depende do nível da peça em questão, assim como um Shunfeng rolamentado na minha opinião só serve pra encosto de porta. Editado por Kaus - 05 Mar 2016 as 10:28 |
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ASCruz
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Se vc quer comparar uma XTR com qualquer outra de rolamento, beleza... Muito coerente, hein?
Mas compara a XTR com uma TOP de rolamento... Com materiais como cerâmica, titânio e afins. E aí? |
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ircalf
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Pra constar, a shimano explica que usa esferas com copo/cone por conta do ângulo das forças que são aplicadas nele.
Sobre vantagens e desvantagens, cubo de esferas com cone/copo é mais barato de manter, mas dá mais manutenção e exige experiência para ajustar. Rolamento dá menos manutenção, é bem mais fácil de trocar, só que sai mais caro quando precisa fazê-lo. |
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Tiago
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ircalf
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Cadastrado em: 29 Abr 2013 Joinville Offline Mensagens:484 |
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Ah, cubos com rolamentos de boa qualidade são também bem mais caros que cubos de esferas e cone/copo de qualidade equivalente
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Tiago
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ASCruz
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Defina "bem mais caros"...
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ASCruz
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Essa explicação não tem uma lógica muito clara. Alguém me mostra quantos carros hoje em dia usam cubos de roda esferados, no mesmo conceito dos cubos Shimano? TODOS praticamente sem exceção utilizam rolamentos. E garanto que a força angular exercida por um carro de passeio, mesmo dos mais levinhos, é infinitamente superior à exercida num cubo de bike.
Editado por ASCruz - 05 Mar 2016 as 13:56 |
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ASCruz
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Pra comparar de outra forma.
É melhor uma corrente que vc tira ela com as mãos e substitui por outra rapidamente ( Power Link ) Ou é melhor outra que vc precisa de uma ferramenta específica pra soltar e recolocar o pino do elo? |
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ircalf
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Cadastrado em: 29 Abr 2013 Joinville Offline Mensagens:484 |
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Exemplo: um cubo traseiro dura ace custa 175 dólares. Um cubo traseiro dt swiss 240s custa 235 dólares.
A explicação gráfica das forças está em algum tópico aqui no fórum. |
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Tiago
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Kaus
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Não estou defendendo o sistema de copos e cone da Shimano se é que vc me entende eu uso rodas rolamentadas e já vi de tudo nessa vida, de rodas com Chris King e Industry Nine, DT swiss, Mavics, Zipps Reynolds e o que vc imaginar pois trabalho no ramo. Só não gosto quando nivelam o sistema por baixo Xt e XTR estão em outro patamar e sim rolam mais que muito cubo dito top pelo mercado a construção e materiais utilizados são totalmente diferentes. E pelo amor de Deus não compare engenharia automotiva com Bicicletas as propriedades são bem diferentes e carros podem ter peças pesadas e robustas para funções normais ok. Abraços |
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ASCruz
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Cadastrado em: 20 Set 2014 Ceará Offline Mensagens:192 |
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Isso é a sua opinião, assim como a opinião de gente especializada ( esportistas, vendedores, mecânicos e usuários ) tb cada um deles tem.
Como um certa vez disse: Cubo de esfera é tecnologia do século 19, rolamento é coisa do século 20...
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ASCruz
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Cara, existe "N" modelos de cubos de rolamento nas mais diversas faixas de preço e categorias, desde mainstream e entry level até modelos profissionais e de competição.
Além do mais Dura Ace concorre com DT 240? Acho que não... A começar que os 240 são mais leves. E possui um design do freehub reconhecidamente melhor que qualquer Shimano... |
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ircalf
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Ambos são de nível profissional, e existem outros ainda mais caros, como o chris king.
Não estou defendendo um ou outro, e cada um tem o direito de considerar melhor o que bem entender. Só elenquei fatos. |
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Tiago
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Pedro Cury
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Cadastrado em: 19 Jul 2008 Rio de Janeiro Offline Mensagens:4848 |
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Esclarecendo...
Só uma coisa... a diferença pro carro é que as rodas do carro não inclinam como de bike e de moto...
Editado por Pedro Cury - 05 Mar 2016 as 17:39 |
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Kaus
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Na minha opinião tudo depende comparações devem ser de produtos de mesmo nível.
Sou fã de carteirinha de rodas Dura Ace e XTR, e acho horríveis e detesto cubos e rodas de entrada da Shimano "parece que tem areia dentro" No mais continuo bem feliz com os rolamentos das minhas rodas, uma delas tem 4 anos e agora que vai ser trocado os rolamentos traseiros os da frente estão perfeitos. |
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Kaus
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Cadastrado em: 12 Jul 2010 Florianópolis Offline Mensagens:403 |
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E os rolamentos de bikes sofre inclinação constante "pêndulo" o tempo inteiro e com a tração quase sempre os rolamentos traseiros vão para o limbo primeiro, e tbm pela ação da água na chuva e etc claro.
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Pedro Cury
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Cadastrado em: 19 Jul 2008 Rio de Janeiro Offline Mensagens:4848 |
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Engenharia é algo bem complexo... e é difícil também algumas vezes saber o quanto um ganho numéricode uma variável X realmente afeta tanto assim o desempenho na vida real.
Também sempre será um cobertor curto pra satisfazer peso X desempenho X intervalos de manutenção X resistência. Algumas coisas que já ouvi, mas nunca cheguei a conferir: - Fabricante de rodas falando que só o fato de você mudar um rolamento selado, já compromete um pouco do desempenho da roda. O rolamento deve ser instalado na fábrica para manter as mesmas tolerâncias esperadas entre as pistas externas e o cubo. Verdade ? Se for verdade, é significativo ? - Parece que a Shimano faz ou fazia, esferas de tamanhos específicos, fora dos padrões. Isso não seria para manter seu produto exclusivo, mas sim porque chegaram num tamanho específico que trás mais desempenho. Parece que também as esferas são fábricas por eles mesmos. Mas... tem que conferir...
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adrianomtb
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Cadastrado em: 11 Out 2007 Nova Lima - MG Offline Mensagens:2572 |
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Eu tenho roda com rolamentos e roda com esferas. Em termos de rolagem, não faz diferença. Um cubo de esfera bem regulado gira tão bem quanto um de rolamento. O atrito com o solo e o ar interferem muito mais na velocidade da bike do que o tipo de cubo que você usa. Acho até que a diferença na prática é desprezível, não vai ser isso que vai definir uma corrida por exemplo. Já em relação à manutenção, eu acho os cubos de rolamento muito mais práticos. Requerem menos manutenção e faz-se menos sujeira quando tem que abrí-los, além de ser mais rápido o serviço.
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lucianolll
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para aumentar a base de conhecimento...
Bikemagazine – Shimano Responde: Por que a Shimano usa esferas até hoje nos cubos das rodas? http://www.bikemagazine.com.br/2016/05/shimano-responde-por-que-a-shimano-usa-esferas-ate-hoje-nos-cubos-das-rodas/ ... a pagina tambem contem video. Tecnologia Shimano: Cup & Cone - YouTube https://www.youtube.com/watch?v=sRX-ahRPJaU Do Bikemagazine Olá Caio, A Shimano utiliza o sistema Cup & Cone, desde os cubos ‘Não Seriados’ de entrada até os top de linha Dura-Ace ou XTR. Apesar de existir uma ideia de que cubos de rolamentos estão um degrau acima dos cubos de esferas, a Shimano faz questão de usar o sistema Cup & Cone em seus cubos, por três razões: 1 – O sistema Cup & Cone lida melhor com forças laterais: imagine que uma roda nunca fica girando apenas na vertical e sem carga. Em condições reais de uso, a roda carrega o peso da bicicleta, do ciclista e ainda precisa lidar com forças laterais que entram em ação ao efetuarmos uma curva, um Sprint ou quando se está pedalando em pé. 2 – Manutenção mais fácil e maior vida útil: Basicamente a manutenção de um cubo com rolamentos industriais é feita trocando-se o rolamento por um novo. Uma operação complexa que deve ser feita com cuidado para não danificar permanentemente o cubo. Com o sistema Cup & Cone, é possível regular o cubo para que rode o mais solto possível, além da possibilidade de se trocar as esferas e relubrificar quando necessário, em um processo muito mais simples. Não são raros relatos de cubos Shimano que ultrapassaram em muito a vida útil de cubos com rolamentos industriais. 3 – Rolamentos industriais são padronizados: Muitas marcas optam por usar rolamentos industriais, pois elas podem contar com rolamentos prontos, produzidos por outras empresas para serem usados em máquinas. Assim, fica muito mais simples desenvolver um cubo. No entanto, o uso nas máquinas é muito diferente do uso na bicicleta, em que existem essas forças laterais, além da presença de água, sujeira e terra. Apesar de ser muito mais trabalhoso e caro, a Shimano produz todo os sistema do cubo, sem recorrer a outras empresas, possibilitando desenvolver a melhor solução possível, sem limitações causadas por componentes terceirizados. A Shimano continua investindo no sistema de esferas Cup & Cone. Em 2014 ela lançou um sistema chamado Digital Cone Bearing Adjustment System, uma tecnologia que torna o ajuste do cubo livre de erros e que só necessita de uma chave Allen 5mm par ser realizada. 4 – A Shimano recomenda o uso da graxa lubrificante Premium Grease, comercializada em embalagens de 50ml (Y04110000) e 100ml (Y04110200). Conheça também nosso site de peças originais: http://shimano-originalparts.com/pt - |
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lucianolll
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Por que a Shimano usa esferas até hoje nos cubos das rodas? Tecnologia Shimano: Cup & Cone - YouTube https://www.youtube.com/watch?v=sRX-ahRPJaU ...importante... Tecnologia Shimano - Cup & Cone - é ROLAGEM AXIAL Para o sistema da bicicleta com a Rolagem Axial - Dentro das pistas de rolagem as esferas ficam com um sistema de forças compartilhado mais equilibradamente utilizando as forças conjuntas do lado direito e esquerdo do cubo. O Eixo do cubo fica apoiado por dois lados, e o sistema Axial utiliza isso para equilibrar as forças, que ficam melhor distribuidas; na pratica... ocorre um compartilhamento de forças entre o lado direito e lado esquerdo, ...qualquer força atuante sobre a rolagem das esferas fica dividida pelos dois lados; ...no sistema Axial do sistema de rolagem da bicicleta os cones compartilham os esforços..., de forma que se tem nove esferas de um lado do cubo e nove esferas tambem do outro lado... o sistema Axial faz com que as forças atuantes fiquem divididas entre as dezoito esferas..., isso permite que as forças sejam absorvidas pelas dezoito esferas ao inves de apenas as nove de um lado..., o sistema axial(que usa cones dos dois lados) retira grande parte do esforço nas esferas e tambem retira o esforço nas pistas de relagem,... tambem reduz o atrito por pressão; ...para pensar...uma nota... Pressao é uma relação entre Superficie de contato(Area) X Força Um sistema com nove esferas ...tem nove vezes a area de contato de uma esfera...! Um sistema Axial com dois lados onde cada um fica com nove esferas de cada lado ...o sistema integrado resultante ira possuir dezoito esferas atuando em conjunto... o que duplica a Superficie de contato(Area) das esferas. ...para o caso da bicicleta esse sistema de eixo de rolagem unifica os dois lados em um unico sistema, o que reduz a pressão total, ...reduz o atrito por pressão, ... consequentemene ira reduzir o desgaste, ira permitir que as forças de choque sejam absorvidas por todo o conjunto das dezoito esferas. Aíhh alguem ira perguntar... e por que a motocicleta não utiliza rolamento axial nos rolamentos das rodas? ...e a resposta... Devido aos ajustes mecanicos proprios ao tamanho.X.dimensão entre... area de rolagem(esferas e pistas de rolagem das esferas) e ... velocidade do veiculo e ... calor de rolagem(temperaturas das pistas de rolagem e das esferas) e ... facilidade e praticidade de manutenção de acordo com o tamanho(dimensão) das rodas Tambem fica então uma contra-resposta atraves de uma outra pergunta: Aonde veiculos de alta velocidade e altas temperaturas de rolagem utilizam Rolamentos Axiais? ...Caminhões tambem fazem uso de rolamentos Axiais? ...fica então o convite a pesquisar mais sobre Rolamentos Axiais ...! ...ou Rolagem Axial em Rolamentos. ...caso alguem pergunte :: mas é Rolamento ou Esferas ? Aqui Rolamento significa tipo de Sistema de Rolagem e não aquele objeto tu que compra em uma loja que tu chama de Rolamento. ...para entender... Rolamentos tem Sistemas internos de Rolagem que podem ser axiais ou não. Depende de como as forças devem ser melhor equilibradas nas pistas de rolagem. Deve-se em uma maquina vefiricar onde estão os conjuntos de forças atuantes e introduzir um sistema de rolagem que absorva da melhor forma as forças atuantes. Para o caso da bicicleta o Sistema de Cone X Esferas utiliza Sistema Axial de absorção de forças e ao mesmo tempo unifica as esferas do lado direito do cubo com as esferas do lado esquerdo tornando o sistema de absorção de forças unificado, visando obter as melhores qualidades de absorção e distribuição de forças durante a rolagem da roda. d/
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lucianolll
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Entendendo - Tecnologia de cubos Cup e Cone Shimano - Pedal
https://www.pedal.com.br/entendendo-tecnologia-de-cubos-cup-e-cone-shimano_texto10427.html como diz a.....Segundo a Shimano, os rolamentos angulares de contato tipo cone e esfera são mais resistentes do que os selados industriais. Isso acontece graças à sua capacidade de deslocar cargas laterais com mais eficácia.... Um dos motivos é que o sistema de rolagem de Cone e Esferas é na verdade um sistema de rolagem(rolamento) Coaxial Duplo ...; As forças sobre as pistas de rolagem são distribuidas lateralmente ao eixo e não perpendiculares ao eixo como o de um rolamento-industrial, ...as forças ficam compartilhadas igualmente pelas 18 esferas e pelas quatro pistas de rolagem de todo o conjunto ( duas pistas de cada lado uma acima e outra abaixo e a esfera ao meio ) ..., na rolagem por cones as 18 esferas(cubo de tras) compartilham os esforços em conjunto, o que melhora a resistência de todo o conjunto...;e as quatro pistas(lado direito e esquerdo) dividem tambem conjuntamente os esforços...; o que tambem confere um efeito de amortecimento mecanico as peças, o que é altamente benefico para aumentar a resistência a impactos e em especial benefico para sistemas de rolagem onde as pistas de rolagem e as esferas tem tamanho reduzido....; Ja para os sistemas de rolagem por rolamento industrial é algo tecnicamente discutivel por que a questao esta na quantidade de esferas, na qualidade do material utilizado e principalmente na Area de Contato entre as esferas e as pistas de rolagem... aqui esta justamente uma questão chave ...A forma das pistas de rolagem(o quanto elas tocam melhor nas esferas) e a area de contato entre as pistas de rolagem e as esferas...; Maiores pistas de rolagem, maior area de contato estre as esferas e as pistas ira reduzir a pressão sobre as mesmas e aumentar a resistência do mecanismo...; que tambem a qualidade do equipamento depende da qualidade que o fabricante colocou nele... ; A Shimano sempre se mostrou de alto padrão em qualidade. |
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W0LVER1NE_MG
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Na teoria há uma argumentação extensa de ambos os lados.
Na prática (que é o que importa), cubos rolamentados são potencialmente mais leves e fáceis de manter por conta da manutenção simples - desmonta, tira rolamento, compra outro igual e põe no lugar. O lado negativo: os rolamentos, mesmos os ditos de primeira linha, apresentam folga ou calejamento em questão de um ano de uso moderado, sendo necessário trocar (ou seja, gastar). E os rolamentos de primeira linha são caros. Portanto, requer manutenção e gastos pelo menos anualmente - vale lembrar que geralmente são 4 rolamentos no cubo traseiro e 2 no dianteiro. Já os cubos de cones/copos/esferas são mais robustos, dificilmente apresentarão folga se forem de qualidade e regulados por um profissional experiente. Você roda 2, 3 anos, e não vai dar folga nenhuma - e se der, você pode tirar ela facilmente com uma simples revisão. O lado negativo é que requer um pouco mais de ciência e diria experiência para fazer a manutenção (principalmente para ajustar o aperto final) e precisa ser mais "vigiado" em termos de manutenção: se deixar rodar com folga ou com detritos entre as esferas - e por detritos podemos entender sujeira externa ou pedaços de metal de uma esfera quebrada - isso poderá arruinar todo o conjunto, principalmente cones, e daí vai ser difícil e caro achar a peça original de reposição. Ou seja, em termos de mecânica nenhum dos dois é perfeito: um dá mais gasto, e o outro requer mais cuidados. E sobre embalo, em linha reta E em curvas embalam a mesma coisa, desde quê estejam perfeitos (um bem ajustado, e o outro com rolamento sem folga). A vantagem que a Shimano alega, do maior contato das esferas com as partes côncavas dos cones e copos, se dá na durabilidade principalmente para quem força muito em curvas ("carving cornering style"). Nesse caso os cubos rolamentados vão apresentar folga mais rapidamente, pois o material de contato com as esferas que é menor. OBS.: tem uns rolamentos japoneses mais recentes do tipo "greaseless" (sem lubrificação) que praticamente não apresentam atrito, giram muito MESMO, e então provavelmente um cubo rolamentado montado com esses rolamentos irá embalar mais que qualquer outro, rolamentado ou "esferado". No entanto esses rolamentos são caríssimos - e não se tem uma informação segura sobre a durabilidade deles. Mais detalhes desses rolamentos aqui --> http://https://www.youtube.com/watch?v=h9O5QQuFgrc Valeu |
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Marcelo Faraway
____________ CARPE DIEM! |
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