Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tecnologia de Cubos : Rolamento ou Esferas ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tecnologia de Cubos : Rolamento ou Esferas ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tecnologia de Cubos : Rolamento ou Esferas ?
    Postado: 05 Mar 2016 as 06:24
Por esse tópico Que se puderem acrescentar; acrescente, esse é o objetivo. grato.

Para tornar mais interessante a questão dos  Cubos com Rolamento  ou  Esferas :: existe uma tecnologia  com  rolamentos  sem  a    aranha ( espaçador entre as esferas ) ::  vez que o espaçador ocupa espaço entre as esferas,  aumenta o atrito dentro do rolamento, e causa arrastamento no movimento  a  eliminação  do  espaçador  muda a forma de considerar a tecnologia  dos rolamentos.

 Por eliminar o espaçador essa tecnologia  reduz  o atrito interno no rolamento, aumenta a eficiencia, aumenta a durabilidade.

Uma pergunta ::  Ja contou quantas esferas vão dentro de um  Cubo de bike ?
 Quantas esferas vão dentro de um Rolamento de bike ?  ::  Mais esferas significa maior superficie de contato,  menor pressão interna, por conseguinte  menor atrito  e menor desgaste, maior resistencia ao choque e maior resistencia de durabilidade :: Com certeza que   mais  esferas  significa ser melhor,  um Cubo com  9  esferas é  melhor  que um Cubo com 8 esferas(..do mesmo tamanho cada uma) ; aqui se considera um conjunto  desempenho - durabilidade ;  aqui o objetivo não é simpesmente reduzir as esferas para aumentar a velocidade..( não vou aumentar a velocidade a  custa do desgaste do equipamento ); e sim conseguir  desempenho no conjunto sem prejudicar o equipamento.



  Esta mesma tecnologia aplicada aos   rolamentos  tambem se  aplica  aos cubos  vez que  os  cubos  são  um  esquema   em que   não se trocam  as  pistas de rolamento que vem dentro do cubo, se trocam  apenas as esferas.

 A pergunta que fica  ::  Melhores cubos ja fazem uso dessa tecnologia ? :: Ja se pode conseguir esses  rolamentos no mercado ?

Da pra acrescentar uma nota   ::  as  empresas  que  fabricam  cubos de bike  de melhor qualidade  justificam  a  opção   em que   as forças  de  pressão  nas esferas  na bike  não são  verticais (como as do rolamento) e sim  são  laterais ;  daí  que  os  cubos  fazem  ajuste  justamente pela lateral  das esferas ::  mas tem uma outra para acrescentar  que  existem cubos industriais  que  fazem  ajuste das esferas  pelas  laterais,  --mas...não para bikes pelo que sei  ::  a questão  então  na pratica  é que  os  cubos de melhor qualidade  e  os  rolamentos de melhor qualidade são os corretos  ;  não posso dizer qual o melhor , mas com certeza posso dizer qual são os piores ...os mais baratos.

Aqui  os  videos  para  quem quiser ver  os  Rolamentos  sem  espaçador  e  perceber na pratica  a diferença  entre ambos.

Greaseless bearings that eliminate sliding friction #DigInfo - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=h9O5QQuFgrc

Bearing with least friction - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=gJygDep-FSQ

Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 06:31
Evidente que os Cubos  de melhor qualidade  tem dentro pistas de rolamento de melhor qualidade.
por favor... eu sei que não tem cubos com 8 esferas.!exceto se uma delas se corrompeu.

Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 06:44
Uma questão que não quer calar ::  Cubos atuais ja apresentam essa tecnologia? :: Essa tecnologia vai  revolucionar a forma de ver  rolamentos e cubos  como equipamentos que  estão ambos se tornando  cada vez mais eficientes?
Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 07:40
Uma bem explicativa ..me permita ele colocar aqui...
Perfil de Pepebike - Pedal
http://www.pedal.com.br/perfil/perfil.asp?id=69831

Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

A tecnologia empregada em novos rolamentos tem superado as expectativas e demolido recordes.
Os novos super-rolamentos low-friction (de baixo atrito) tem oferecido importante vantagem para ciclistas de ponta como Contador e Cancellara (by the way: fique bom logo, Cancellara!Embarrassed).
Vejam essa matéria com vários vídeos mostrando a diferença entre os super-rolamentos, que prometem reduzir o atrito de rolamento em até 10 vezes e os rolamentos tradicionais, mesmo que de excelente qualidade:

http://www.bikemagazine.com.br/2015/07/o-segredo-dos-super-rolamentos-de-contador-cancellara-e-cia/ - http://www.bikemagazine.com.br/2015/07/o-segredo-dos-super-rolamentos-de-contador-cancellara-e-cia/  


The bearing which a ball does not contact - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=wN0vhXGVHnI


Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 08:45
meu quirido, essa falsa polemica so faz criar uma dualidade inexistente.. a diferença entre o cubo esferado e o rolamentado é que o rolamentado vem com uma selagem mais eficiente em partes, e o esferado nao, mas o funcionamento é o mesmo, quel é melhor?? ninguem sabe...tanto que a shimano nao sai do esfera...

os dois rolam do mesmo jeito, e eu acho a manutençao do esferado melhor que a rolamentada.. por isso nao me encuco com isso, prefiro os cubos shimano esferados mesmo, que eu abro mecho e pronto.. o rolamentado pra tirar o rolamento é uma viadolgem, e tem que achar o rolamento do tamanho certo, ai nao cabe, ai tem que levar pra passar num negocio pra lixar... afff.  um brega, mas minha bike esferada, embala igual ou ate melhor que bikes de rolamento que ja andei junto... minha bike, é a que mais embala no grupo de pedal que participo.. a bixa desliza igual manteiga..kkkkkkkkkkk
Voltar ao Topo
ASCruz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2014
Ceará
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar ASCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 09:46
Pois é justamente o contrário, cubos de ROLAMENTO tem manutenção muito mais fácil, não precisa se sujar de graxa, nem ficar separando e limpando esferas, bacias e etc...

Além do que, qual o segredo pra encontrar um rolamento? TODAS as medidas são padronizadas, o que diferencia é apenas se vc vai escolher um rolamento "XING-LING" ou se vai botar um rolamento de qualidade!

Sobre eficiência, durabilidade e afins, já foi amplamente discutido: Rolamentos SELADOS de qualidade duram mais, não ficam expostos à sujeira/areia/água e sua substituição é deveras simples.

Sobre o fato da Shimano ainda usar esferas, sabe o que isso quer dizer? Absolutamente NADA!

E pq ela usa ROLAMENTOS SELADOS nos seus movimentos centrais? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sabe o que isso quer dizer tb? Nada...

É opção de projeto, eles acharam mais viável pra eles comercialmente, e ponto.

Quem não gostou de cubos de esferas, que compre de rolamento e vice-versa.

Eu prefiro cubos de rolamento pelas razões que já expus... Thumbs Up
Voltar ao Topo
Kaus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:403
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Kaus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 10:27
Originalmente postado por ASCruz ASCruz escreveu:

Pois é justamente o contrário, cubos de ROLAMENTO tem manutenção muito mais fácil, não precisa se sujar de graxa, nem ficar separando e limpando esferas, bacias e etc...

Além do que, qual o segredo pra encontrar um rolamento? TODAS as medidas são padronizadas, o que diferencia é apenas se vc vai escolher um rolamento "XING-LING" ou se vai botar um rolamento de qualidade!

Sobre eficiência, durabilidade e afins, já foi amplamente discutido: Rolamentos SELADOS de qualidade duram mais, não ficam expostos à sujeira/areia/água e sua substituição é deveras simples.

Sobre o fato da Shimano ainda usar esferas, sabe o que isso quer dizer? Absolutamente NADA!

E pq ela usa ROLAMENTOS SELADOS nos seus movimentos centrais? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sabe o que isso quer dizer tb? Nada...

É opção de projeto, eles acharam mais viável pra eles comercialmente, e ponto.

Quem não gostou de cubos de esferas, que compre de rolamento e vice-versa.

Eu prefiro cubos de rolamento pelas razões que já expus... Thumbs Up

Agora vai lá compra um par de Roda XTR e sai pra andar.

 Existe ciência por trás das coisas e Japonês em termos de engenharia tem muita lógica e tradicionalismo quase milenar.

 Um par de cubo alívio sempre será um bosta mas o último XT que andei me deu alegrias e fiquei surpreso com a rolagem, sendo que eu sempre tive bikes com cubos rolamentados, Novatecs, Bontrager e Mavics.

 Tudo depende do nível da peça em questão, assim como um Shunfeng rolamentado na minha opinião só serve pra encosto de porta.


Editado por Kaus - 05 Mar 2016 as 10:28
Voltar ao Topo
ASCruz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2014
Ceará
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ASCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 12:51
Se vc quer comparar uma XTR com qualquer outra de rolamento, beleza... Muito coerente, hein?

Mas compara a XTR com uma TOP de rolamento... Com materiais como cerâmica, titânio e afins. E aí?


Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 13:21
Pra constar, a shimano explica que usa esferas com copo/cone por conta do ângulo das forças que são aplicadas nele.
Sobre vantagens e desvantagens, cubo de esferas com cone/copo é mais barato de manter, mas dá mais manutenção e exige experiência para ajustar.
Rolamento dá menos manutenção, é bem mais fácil de trocar, só que sai mais caro quando precisa fazê-lo.
Tiago
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 13:22
Ah, cubos com rolamentos de boa qualidade são também bem mais caros que cubos de esferas e cone/copo de qualidade equivalente
Tiago
Voltar ao Topo
ASCruz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2014
Ceará
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ASCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 13:51
Originalmente postado por ircalf ircalf escreveu:

Ah, cubos com rolamentos de boa qualidade são também bem mais caros que cubos de esferas e cone/copo de qualidade equivalente

Defina "bem mais caros"...


Voltar ao Topo
ASCruz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2014
Ceará
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ASCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 13:55
Originalmente postado por ircalf ircalf escreveu:

Pra constar, a shimano explica que usa esferas com copo/cone por conta do ângulo das forças que são aplicadas nele.

Essa explicação não tem uma lógica muito clara.

Alguém me mostra quantos carros hoje em dia usam cubos de roda esferados, no mesmo conceito dos cubos Shimano?

TODOS praticamente sem exceção utilizam rolamentos. E garanto que a força angular exercida por um carro de passeio, mesmo dos mais levinhos, é infinitamente superior à exercida num cubo de bike.


Editado por ASCruz - 05 Mar 2016 as 13:56
Voltar ao Topo
ASCruz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2014
Ceará
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ASCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 13:58
Pra comparar de outra forma.

É melhor uma corrente que vc tira ela com as mãos e substitui por outra rapidamente ( Power Link )

Ou é melhor outra que vc precisa de uma ferramenta específica pra soltar e recolocar o pino do elo?

Tongue
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 14:03
Exemplo: um cubo traseiro dura ace custa 175 dólares. Um cubo traseiro dt swiss 240s custa 235 dólares.

A explicação gráfica das forças está em algum tópico aqui no fórum.
Tiago
Voltar ao Topo
Kaus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:403
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kaus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 14:31
Originalmente postado por ASCruz ASCruz escreveu:

Se vc quer comparar uma XTR com qualquer outra de rolamento, beleza... Muito coerente, hein?

Mas compara a XTR com uma TOP de rolamento... Com materiais como cerâmica, titânio e afins. E aí?



 Não estou defendendo o sistema de copos e cone da Shimano se é que vc me entende eu uso rodas rolamentadas e já vi de tudo nessa vida, de rodas com Chris King e Industry Nine, DT swiss, Mavics, Zipps Reynolds e o que vc imaginar pois trabalho no ramo.

 Só não gosto quando nivelam o sistema por baixo Xt e XTR estão em outro patamar e sim rolam mais que muito cubo dito top pelo mercado a construção e materiais utilizados são totalmente diferentes.

 E pelo amor de Deus não compare engenharia automotiva com Bicicletas as propriedades são bem diferentes e carros podem ter peças pesadas e robustas para funções normais ok.

 Abraços

 
Voltar ao Topo
ASCruz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2014
Ceará
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ASCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 16:21
Isso é a sua opinião, assim como a opinião de gente especializada ( esportistas, vendedores, mecânicos e usuários ) tb cada um deles tem.

Como um certa vez disse: Cubo de esfera é tecnologia do século 19, rolamento é coisa do século 20...
Voltar ao Topo
ASCruz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2014
Ceará
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ASCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 16:28
Originalmente postado por ircalf ircalf escreveu:

Exemplo: um cubo traseiro dura ace custa 175 dólares. Um cubo traseiro dt swiss 240s custa 235 dólares.

A explicação gráfica das forças está em algum tópico aqui no fórum.

Cara, existe "N" modelos de cubos de rolamento nas mais diversas faixas de preço e categorias, desde mainstream e entry level até modelos profissionais e de competição.

Além do mais Dura Ace concorre com DT 240? Acho que não... A começar que os 240 são mais leves. E possui um design do freehub reconhecidamente melhor que qualquer Shimano...
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 16:57
Ambos são de nível profissional, e existem outros ainda mais caros, como o chris king.
Não estou defendendo um ou outro, e cada um tem o direito de considerar melhor o que bem entender. Só elenquei fatos.
Tiago
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 17:37
Esclarecendo...




Só uma coisa... a diferença pro carro é que as rodas do carro não inclinam como de bike e de moto...


Editado por Pedro Cury - 05 Mar 2016 as 17:39
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Kaus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:403
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kaus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 17:40
Na minha opinião tudo depende comparações devem ser de produtos de mesmo nível.

 Sou fã de carteirinha de rodas Dura Ace e XTR, e acho horríveis e detesto cubos e rodas de entrada da Shimano "parece que tem areia dentro"

 No mais continuo bem feliz com os rolamentos das minhas rodas, uma delas tem 4 anos e agora que vai ser trocado os rolamentos traseiros os da frente estão perfeitos.

 

 
Voltar ao Topo
Kaus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:403
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Kaus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 17:42
E os rolamentos de bikes sofre inclinação constante "pêndulo" o tempo inteiro e com a tração quase sempre os rolamentos traseiros vão para o limbo primeiro, e tbm pela ação da água na chuva e etc claro.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 17:46
Engenharia é algo bem complexo... e é difícil também algumas vezes saber o quanto um ganho numéricode uma variável X realmente afeta tanto assim o desempenho na vida real.

Também sempre será um cobertor curto pra satisfazer peso X desempenho X intervalos de manutenção X resistência.

Algumas coisas que já ouvi, mas nunca cheguei a conferir:

- Fabricante de rodas falando que só o fato de você mudar um rolamento selado, já compromete um pouco do desempenho da roda. O rolamento deve ser instalado na fábrica para manter as mesmas tolerâncias esperadas entre as pistas externas e o cubo. Verdade ? Se for verdade, é significativo ?

- Parece que a Shimano faz ou fazia, esferas de tamanhos específicos, fora dos padrões. Isso não seria para manter seu produto exclusivo, mas sim porque chegaram num tamanho específico que trás mais desempenho. Parece que também as esferas são fábricas por eles mesmos.

Mas... tem que conferir... 
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2016 as 10:27
Eu tenho roda com rolamentos e roda com esferas. Em termos de rolagem, não faz diferença. Um cubo de esfera bem regulado gira tão bem quanto um de rolamento. O atrito com o solo e o ar interferem muito mais na velocidade da bike do que o tipo de cubo que você usa. Acho até que a diferença na prática é desprezível, não vai ser isso que vai definir uma corrida por exemplo. Já em relação à manutenção, eu acho os cubos de rolamento muito mais práticos. Requerem menos manutenção e faz-se menos sujeira quando tem que abrí-los, além de ser mais rápido o serviço. 
Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 13:24
para aumentar a base de conhecimento...

Bikemagazine – Shimano Responde: Por que a Shimano usa esferas até hoje nos cubos das rodas?
http://www.bikemagazine.com.br/2016/05/shimano-responde-por-que-a-shimano-usa-esferas-ate-hoje-nos-cubos-das-rodas/

... a pagina tambem contem video.

Tecnologia Shimano: Cup & Cone - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=sRX-ahRPJaU


Do Bikemagazine
Foto de Maxilimiliano Blanco

Por que a Shimano usa esferas até hoje nos cubos das rodas? Qual o tipo de graxa que deve ser utilizada nas manutenções dos cubos para maior rendimento? Caio Baba – Alto Paraíso de Goiás, GO

Olá Caio,
Esse é um assunto sempre presente nas rodas de conversa de ciclistas. Todos os cubos usam esferas para girar;  uns usam o sistema de rolamentos industriais (que possuem esferas na parte interna); outros usam esferas no sistema Cup & Cone (copo e cone).

A Shimano utiliza o sistema Cup & Cone, desde os cubos ‘Não Seriados’ de entrada até os top de linha Dura-Ace ou XTR. Apesar de existir uma ideia de que cubos de rolamentos estão um degrau acima dos cubos de esferas, a Shimano faz questão de usar o sistema Cup & Cone em seus cubos, por três razões:

1 – O sistema Cup & Cone lida melhor com forças laterais: imagine que uma roda nunca fica girando apenas na vertical e sem carga. Em condições reais de uso, a roda carrega o peso da bicicleta, do ciclista e ainda precisa lidar com forças laterais que entram em ação ao efetuarmos uma curva, um Sprint ou quando se está pedalando em pé.

2 – Manutenção mais fácil e maior vida útil: Basicamente a manutenção de um cubo com rolamentos industriais é feita trocando-se o rolamento por um novo. Uma operação complexa que deve ser feita com cuidado para não danificar permanentemente o cubo.

Com o sistema Cup & Cone, é possível regular o cubo para que rode o mais solto possível, além da possibilidade de se trocar as esferas e relubrificar quando necessário, em um processo muito mais simples. Não são raros relatos de cubos Shimano que ultrapassaram em muito a vida útil de cubos com rolamentos industriais.

3 – Rolamentos industriais são padronizados: Muitas marcas optam por usar rolamentos industriais, pois elas podem contar com rolamentos prontos, produzidos por outras empresas para serem usados em máquinas. Assim, fica muito mais simples desenvolver um cubo.

No entanto, o uso nas máquinas é muito diferente do uso na bicicleta, em que existem essas forças laterais, além da presença de água, sujeira e terra. Apesar de ser muito mais trabalhoso e caro, a Shimano produz todo os sistema do cubo, sem recorrer a outras empresas, possibilitando desenvolver a melhor solução possível, sem limitações causadas por componentes terceirizados.

A Shimano continua investindo no sistema de esferas Cup & Cone. Em 2014 ela lançou um sistema chamado Digital Cone Bearing Adjustment System, uma tecnologia que torna o ajuste do cubo livre de erros e que só necessita de uma chave Allen 5mm par ser realizada.

4 – A Shimano recomenda o uso da graxa lubrificante Premium Grease, comercializada em embalagens de 50ml (Y04110000) e 100ml (Y04110200).

 Conheça também nosso site de peças originais:  http://shimano-originalparts.com/pt - http://shimano-originalparts.com/pt



Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 14:34




Por que a Shimano usa esferas até hoje nos cubos das rodas?

Tecnologia Shimano: Cup & Cone - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=sRX-ahRPJaU


 ...importante...  Tecnologia Shimano - Cup & Cone - é ROLAGEM AXIAL


  Para o sistema da bicicleta com a Rolagem Axial - Dentro das pistas  de rolagem as esferas ficam  com  um  sistema  de  forças  compartilhado  mais equilibradamente  utilizando  as  forças  conjuntas  do  lado direito e esquerdo do cubo. O Eixo do cubo fica  apoiado por  dois lados, e o sistema Axial utiliza isso para equilibrar as forças, que ficam melhor distribuidas; na pratica... ocorre um compartilhamento de forças entre o lado direito e lado esquerdo, ...qualquer força atuante sobre a rolagem das esferas fica dividida pelos dois lados; ...no sistema  Axial do sistema de rolagem da bicicleta os cones compartilham os esforços..., de forma que  se  tem  nove esferas de um lado do cubo e nove esferas tambem do outro lado... o sistema Axial faz com que as forças atuantes  fiquem divididas  entre  as  dezoito esferas..., isso permite que as forças sejam absorvidas  pelas  dezoito esferas ao inves de apenas as nove de um lado..., o sistema axial(que usa cones dos dois lados) retira grande parte do esforço nas esferas e tambem retira o esforço nas pistas de relagem,... tambem reduz o atrito por pressão; ...para pensar...uma nota... 

Pressao é uma relação entre  Superficie de contato(Area)  X  Força 

 Um sistema com nove esferas ...tem  nove vezes a area de contato de uma esfera...!
 Um sistema Axial com dois lados onde cada um fica com nove esferas de cada lado ...o sistema integrado  resultante ira possuir  dezoito esferas atuando em conjunto... o que duplica a  Superficie  de contato(Area) das esferas. ...para o caso da bicicleta  esse sistema de eixo de rolagem  unifica  os  dois lados em um unico sistema, o que  reduz a pressão total, ...reduz o atrito por pressão, ... consequentemene ira reduzir o desgaste, ira permitir que as forças de choque sejam absorvidas por todo o conjunto das dezoito esferas.



 Aíhh alguem ira perguntar... e por que a motocicleta não utiliza rolamento axial nos rolamentos das rodas?

 ...e a resposta... Devido aos ajustes mecanicos proprios ao tamanho.X.dimensão   entre...

  area de rolagem(esferas e pistas de rolagem das esferas) e
 ... velocidade do veiculo e
 ... calor de rolagem(temperaturas das pistas de rolagem e das esferas) e
 ... facilidade e praticidade de manutenção de acordo com o tamanho(dimensão) das rodas


  Tambem fica então  uma   contra-resposta  atraves de uma outra pergunta:

   Aonde veiculos de alta velocidade e altas temperaturas de rolagem  utilizam Rolamentos Axiais?
  ...Caminhões tambem fazem uso de rolamentos Axiais?

  ...fica então o convite a pesquisar mais  sobre   Rolamentos Axiais ...!
  ...ou Rolagem Axial em Rolamentos.





  ...caso alguem pergunte :: mas é  Rolamento ou Esferas ?
        Aqui  Rolamento significa tipo de  Sistema de Rolagem     e  não aquele objeto tu que compra em uma loja que  tu chama de  Rolamento.

  ...para entender...  Rolamentos tem Sistemas internos de Rolagem  que podem ser axiais ou não.



    Depende  de como  as  forças  devem ser  melhor equilibradas nas pistas de rolagem.
    Deve-se em uma maquina  vefiricar onde estão os  conjuntos de forças atuantes e  introduzir um sistema  de  rolagem  que   absorva  da melhor forma  as  forças atuantes.

   Para o  caso da  bicicleta o Sistema de Cone X Esferas  utiliza  Sistema  Axial   de  absorção de forças  e  ao mesmo tempo  unifica  as esferas  do lado  direito  do cubo  com  as esferas do lado esquerdo  tornando  o  sistema  de absorção de forças  unificado, visando obter as melhores qualidades de absorção e distribuição de forças durante a rolagem da roda.





d/
Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2016 as 06:06
Entendendo - Tecnologia de cubos Cup e Cone Shimano - Pedal
https://www.pedal.com.br/entendendo-tecnologia-de-cubos-cup-e-cone-shimano_texto10427.html


como diz a.....Segundo a Shimano, os rolamentos angulares de contato tipo cone e esfera são mais resistentes do que os selados industriais. Isso acontece graças à sua capacidade de deslocar cargas laterais com mais eficácia....
  Um dos motivos é que o sistema de rolagem de Cone e Esferas  é na verdade  um  sistema de rolagem(rolamento) Coaxial Duplo ...; As forças sobre as pistas de rolagem  são distribuidas  lateralmente ao eixo e não perpendiculares ao eixo como o de um rolamento-industrial, ...as forças ficam compartilhadas igualmente pelas 18 esferas e pelas quatro pistas de rolagem de todo o conjunto ( duas pistas de cada lado uma acima e outra abaixo e a esfera ao meio ) ..., na rolagem por cones as 18 esferas(cubo de tras) compartilham os esforços em conjunto, o que melhora a resistência de todo o conjunto...;e as quatro pistas(lado direito e esquerdo) dividem tambem conjuntamente os esforços...; o que tambem confere um efeito de amortecimento mecanico as peças, o que é altamente benefico para aumentar a resistência a impactos e em especial benefico para sistemas de rolagem onde as pistas de rolagem e as esferas tem tamanho reduzido....; Ja para os sistemas de rolagem por rolamento industrial é algo tecnicamente discutivel por que  a questao esta  na quantidade de esferas, na qualidade do material utilizado e principalmente  na  Area de Contato entre as esferas e as pistas de rolagem... aqui esta justamente uma questão chave ...A  forma das pistas de rolagem(o quanto elas tocam melhor nas esferas)  e a  area de contato entre as pistas de rolagem e as esferas...; Maiores pistas de rolagem, maior area de contato estre as esferas e as pistas ira reduzir a pressão sobre as mesmas e aumentar a resistência do mecanismo...;  que tambem  a qualidade do equipamento depende da qualidade que o fabricante colocou nele... ;  A Shimano sempre se mostrou de alto padrão em qualidade.

Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2017 as 21:40
Na teoria há uma argumentação extensa de ambos os lados.
Na prática (que é o que importa), cubos rolamentados são potencialmente mais leves e fáceis de manter por conta da manutenção simples - desmonta, tira rolamento, compra outro igual e põe no lugar. O lado negativo: os rolamentos, mesmos os ditos de primeira linha, apresentam folga ou calejamento em questão de um ano de uso moderado, sendo necessário trocar (ou seja, gastar). E os rolamentos de primeira linha são caros. Portanto, requer manutenção e gastos pelo menos anualmente - vale lembrar que geralmente são 4 rolamentos no cubo traseiro e 2 no dianteiro.
Já os cubos de cones/copos/esferas são mais robustos, dificilmente apresentarão folga se forem de qualidade e regulados por um profissional experiente. Você roda 2, 3 anos, e não vai dar folga nenhuma - e se der, você pode tirar ela facilmente com uma simples revisão. O lado negativo é que requer um pouco mais de ciência e diria experiência para fazer a manutenção (principalmente para ajustar o aperto final) e precisa ser mais "vigiado" em termos de manutenção: se deixar rodar com folga ou com detritos entre as esferas - e por detritos podemos entender sujeira externa ou pedaços de metal de uma esfera quebrada - isso poderá arruinar todo o conjunto, principalmente cones, e daí vai ser difícil e caro achar a peça original de reposição.
Ou seja, em termos de mecânica nenhum dos dois é perfeito: um dá mais gasto, e o outro requer mais cuidados.

E sobre embalo, em linha reta E em curvas embalam a mesma coisa, desde quê estejam perfeitos (um bem ajustado, e o outro com rolamento sem folga). A vantagem que a Shimano alega, do maior contato das esferas com as partes côncavas dos cones e copos, se dá na durabilidade principalmente para quem força muito em curvas ("carving cornering style"). Nesse caso os cubos rolamentados vão apresentar folga mais rapidamente, pois o material de contato com as esferas que é menor.

OBS.: tem uns rolamentos japoneses mais recentes do tipo "greaseless" (sem lubrificação) que praticamente não apresentam atrito, giram muito MESMO, e então provavelmente um cubo rolamentado montado com esses rolamentos irá embalar mais que qualquer outro, rolamentado ou "esferado". No entanto esses rolamentos são caríssimos - e não se tem uma informação segura sobre a durabilidade deles.
Mais detalhes desses rolamentos aqui --> http://https://www.youtube.com/watch?v=h9O5QQuFgrc

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X