Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Técnicas em MTB: iniciantes
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Técnicas em MTB: iniciantes

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 4,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2013 as 19:24
Direto da República Tcheca!!!






Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2013 as 11:21
Valeu Alex. Se tivesse uma escolinha de MTB em Brasília eu pagaria numa boa. Ficar sozinho, horas, tentando lembrar e fazer as coisas sozinho é muito chato. Além do que nada garante que estamos fazendo certo.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2013 as 18:39
Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

Valeu Alex. Se tivesse uma escolinha de MTB em Brasília eu pagaria numa boa. Ficar sozinho, horas, tentando lembrar e fazer as coisas sozinho é muito chato. Além do que nada garante que estamos fazendo certo.

Mas tem....quem ministra as aulas é o Marconi Ribeiro "Cabeleira", atleta conhecido do MTB, e se não me engano, atual vice-campeão mundial master de XCO. Cara...eu nunca fiz aula, mas conheço pessoas que fizeram aula com ele e dizem que são muito boas. Acredito que são na Taboquinha, que ao meu ver é o melhor lugar para essas aulas, pois tem todo tipo de situação e é uma trilha relativamente perto. Acho que ele forma pequenos grupos para essas aulas.

É só mandar um email pra ele que ele te passa maiores informações sobre as aulas. marconimtb(a)hotmail.com

Tem até um vídeo dele no youtube, acho que ele fez o vídeo para promover as aulas.

Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2013 as 18:47
Opa, valeu Alex. Não sabia que ele dava aulas. Apenas tinha visto os vídeos com algumas técnicas.

Vou mandar um e-mail.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2014 as 13:04
Eu publiquei em meu site algumas técnicas básicas de leitura de terrenos no mountain bike, não vou transcrever o artigo aqui pois ele é um pouco grande, mas deixo o link para quem quiser dar uma olhada. Não é nada avançado mas é coisa que demorei muito para aprender e não vi nada sobre isso.
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
Pulsus Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jul 2012
Offline
Mensagens:331
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pulsus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2014 as 14:08
Rodrigo,

Muito legal o texto, com certeza muita informação valiosa para quem está iniciando no pedal. Como tudo na vida é uma questão de treino e persistência.

Abs e bom pedal,
Voltar ao Topo
victormq Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2013
Patos de Minas
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victormq Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2014 as 14:52
Assinando o tópico para, depois com calma, ver todos os vídeos e comentários.

Um dos tópicos de maior importância no forum e apenas duas páginas, realmente o pessoal procura mais informações sobre componentes e bikes, e nisso muitos se esquecem do mais importante...
Voltar ao Topo
Pulsus Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jul 2012
Offline
Mensagens:331
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pulsus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2014 as 15:23
Victor,

Pior que é verdade, temos a tendência de achar que o melhor equipamento vai nos permitir ir além, quando na verdade ele serve apenas como um facilitador, sendo exatamente a técnica, treino e conhecimento que realmente fazem a diferença.
Voltar ao Topo
sandinista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sandinista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2014 as 16:34
Opa, muito bom ver um tópico desses. Realmente, como dito já por aqui, muito se preocupa com componentes, marcas e preços. 

Ei Vítor, você mora em Patos de Minas - MG? Faz umas trilhas por aí? É minha cidade natal, andava muito por esses trechos, Patos - P.O., Patos - Lagoa Formosa.

Grande abraço pessoal!
Voltar ao Topo
luckluvs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2014
Gama/DF
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luckluvs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2014 as 17:56
Todos os vídeos me ajudaram bastante ja comecei treinando hoje aqui no gama,
Obrigado a todos pelos vídeos e se tiverem mais postem por favor!!

Vlw!1
Voltar ao Topo
bosbruno Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2013
Brasil
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bosbruno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2014 as 19:30
Gostei muito desses videos, ainda não consegui aquela tecnica de pular um obstaculo levando o pneu da frente de pois o de trás Cry
Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2014 as 21:32
Prometo que assim que tiver tempo posto mais algumas coisas que sei la no site e informo aqui no tópico!

Não sou nenhum expert mas não me importo de compartilhar alguma coisa que eu sei.
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2014 as 23:05
Ontem aprendi mais uma: você perdeu a tração ou parou a bike por outro motivo em uma subida íngreme e está duro para voltar a pegar tração para sair.

Coloque uma pedra como calço na roda de trás, como fazem com caminhões para impedir que desçam.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
ForSpeed Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2012
Curitiba - Pr
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ForSpeed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2014 as 10:14
Uma coisa que aprendi me arrebentando algumas vezes e que vi varias pessoas fazendo domingo passado em uma prova que participei é, ao entrar em uma curva em alta velocidade e deixar o pé do lado de dentro da curva para cima e o de fora para baixo, não frear com freio dianteiro e traseiro ter muito cuidado evitar tb, e o mais importante que e acho e nunca olhar para o lugar que vc esta pensando que vai bater, rsrs parece bobo mas fazemos isso sem perceber, tem continuar concentrado a visão para o lado que vc quer chegar.

Bom é isso ae, espero ter ajudado

Abraços.
Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2014 as 12:48
Mais algumas dicas simples para subir grandes ladeiras no mountain bike.

Espero que ajude a galera!!!
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
Pulsus Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jul 2012
Offline
Mensagens:331
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pulsus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2014 as 13:00
Rodrigo,

Muito boa a dica, fazendo um compilado assim com várias delas ajuda bastante.

ltadeu,

Já pensou em fazer um resumo das dicas que a galera vai postando no primeiro post do tópico, assim fica mais fácil de visualizar e de achar a informação.

Abs e bom pedal,
Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2014 as 16:19
Originalmente postado por Pulsus Pulsus escreveu:

Rodrigo,

Muito boa a dica, fazendo um compilado assim com várias delas ajuda bastante.

ltadeu,

Já pensou em fazer um resumo das dicas que a galera vai postando no primeiro post do tópico, assim fica mais fácil de visualizar e de achar a informação.

Abs e bom pedal,


As vezes tenho alguns minutos livres aqui e vou escrevendo, quando tenho alguma coisa pronta posto no site.

Sempre que postar algo informo a galera aqui.

Também acho interessante fazer como se fosse um sumário das dicas no primeiro post, se for possível. Mas isso demanda manutenção constante do tópico, isso se for possível editar o primeiro post.
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2014 as 23:12
Pulsus, a ideia é boa. Já fiz isso em um forum de fotografia que eu frequentava (digiforum.com.br/viewtopic.php?t=33996). Apesar de parecer fácil, dá trabalho. Tinha que manter os links ativos, eliminar o repetido etc. Foi muito bom, pois quem ensina também aprende.

O mais chato eram as cobranças por links quebrados e as perguntas que poderiam ser respondidas apenas olhando o índice.

Hoje não tenho mais o tempo que tinha e nem a disposição. :)

Se alguém quiser fazer eu ponho o link para o índice no 1o. Post do tópico.

Valeu a sugestão. :)
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
thiagolr Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jan 2014
RS
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagolr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 08:48
Bom dia pessoal !

Sou novo aqui no fórum (antes ficava só olhando). Após anos sem pedalar comprei uma bike a duas semanas e comecei  justamente procurando vídeos explicando algumas técnicas e agora estou me dedicando ao bunny hop. Por "coincidência" vi esse tópico e resolvi sair só da leitura.
Estou postando um outro vídeo que também achei interessante pois é bem detalhado:
http://www.youtube.com/watch?v=j4RUtGacqsE

Chego no serviço e já estou contando as horas para ir para casa e voltar a praticar hehehehe.

Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 09:02
Esse video de bunny hop é horrivel da uma olhada nesse

https://www.youtube.com/watch?v=7FMDiDssh-I

Explica o bunny hop levantando as duas rodas e o bunny hop que você levanta a frente de depois tras a roda traseira esse ganha mais amplitude. Ele explica muito bem e divide os movimentos que você tem que aprender.
Voltar ao Topo
Pulsus Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jul 2012
Offline
Mensagens:331
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pulsus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 09:36
ltadeu70,

Realmente deve dar trabalho, eu imagino, mas como vc disse a gente também aprende muito.

Vou tentar compilar um material legal e se der certo eu monto um tópico com os links para as técnicas para iniciantes e posto aqui. Eu acho o maior problema os links quebrados, porque as dúvidas do pessoal que estão no índice, como se trata de um fórum, deixa que o pessoal vai respondendo. Rs.

Abs e bom pedal,
Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 10:30
Originalmente postado por Pulsus Pulsus escreveu:

ltadeu70,

Realmente deve dar trabalho, eu imagino, mas como vc disse a gente também aprende muito.

Vou tentar compilar um material legal e se der certo eu monto um tópico com os links para as técnicas para iniciantes e posto aqui. Eu acho o maior problema os links quebrados, porque as dúvidas do pessoal que estão no índice, como se trata de um fórum, deixa que o pessoal vai respondendo. Rs.

Abs e bom pedal,


O bom é se desse para mais de um ajudar a manter o índice sempre funcional. Fazer alguma coisa de forma colaborativa sempre é mais fácil.
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 11:21
Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

Uma pergunta: sem clip é possível executar este tipo de movimento? Saltar com ambas rodas ao mesmo tempo?


Com certeza é possível, digo por experiência, sou uma negação no quesito manobras e aprendi fazer.

A "manha" é flexionar levemente os braços e pernas para baixo como se fosse saltar sem a bike e puxar o guidão mantendo os pés firmes nos pedais mas deixando a bike com o movimento livre entre as pernas, lembrando que as pernas devem acompanhar o movimento dos braços para que a parte traseira da bike possa sair do chão juntamente com a dianteira, é chato, mas é sim possível Wink.


Editado por gladiator25 - 22 Jan 2014 as 12:16
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
PANDA 2709 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
CONTAGEM MG
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PANDA 2709 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 11:27
Sorriso grande
Voltar ao Topo
victormq Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2013
Patos de Minas
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victormq Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 11:57
Originalmente postado por sandinista sandinista escreveu:

Opa, muito bom ver um tópico desses. Realmente, como dito já por aqui, muito se preocupa com componentes, marcas e preços. 

Ei Vítor, você mora em Patos de Minas - MG? Faz umas trilhas por aí? É minha cidade natal, andava muito por esses trechos, Patos - P.O., Patos - Lagoa Formosa.

Grande abraço pessoal!

Opa, moro em Patos de Minas sim sandinistaThumbs Up
Fiz algumas trilhas tempos atrás, perdi minha bike e agora estou comprando outra pra voltar a andar pela região (pretendo tb algumas viagens para cicloturismo)...

Tem muita trilha boa por aqui né, não conheço todas.
Quando estiver em terras patenses manda um salve, quem sabe fazemos um pedal?
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 12:26
Originalmente postado por rodrigo8819 rodrigo8819 escreveu:

Eu publiquei em meu site algumas técnicas básicas de leitura de terrenos no mountain bike, não vou transcrever o artigo aqui pois ele é um pouco grande, mas deixo o link para quem quiser dar uma olhada. Não é nada avançado mas é coisa que demorei muito para aprender e não vi nada sobre isso.


Muito bom teu artigo Clap!
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 13:55
Pulsus, uma possivel solução seria criar um usuário apenas para isso e compartilhar a senha com quem se dispusesse ajudar.

Outa seria criar um modelo para quem quiser ajudar preencher e mandar para você. Assim bastaria você colar no post do índice.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
sandinista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sandinista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 15:19
Originalmente postado por victormq victormq escreveu:

Opa, moro em Patos de Minas sim sandinistaThumbs Up
Fiz algumas trilhas tempos atrás, perdi minha bike e agora estou comprando outra pra voltar a andar pela região (pretendo tb algumas viagens para cicloturismo)...

Tem muita trilha boa por aqui né, não conheço todas.
Quando estiver em terras patenses manda um salve, quem sabe fazemos um pedal?

Ei victormq, aí tem algumas trilhas legais sim, dá pra andar um bocado. Eu também não conheço muito e o que tenho como referências são 'aventuras' dos tempos de colégio, quando inclusive não existiam alguns dos bairros atuais por aí. Um trecho que me lembro bastante é Patos - P.O. pela estrada de terra que sai do Bairro Alvorada, passando por um trecho conhecido como 'três barras'. Da primeira vez fomos sem conhecer o caminho e demoramos quase um dia inteiro para chegar, mas foi gratificante. O retorno pra casa no outro dia foi pela rodovia, e aqueles km's de subida até a Av. Marabá são fogo! Haha.

Eu voltei a pedalar tem pouco mais de dois meses e está sendo ótimo. Também quero me preparar para algumas viagens e cicloturismo. Tenho alguns grandes amigos por aí que pedalam bastante fazendo cicloturismo; trechos como a Estrada Real, Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, etc. Caminhos deslumbrantes sem pagar passagem, gasolina ou pedágio. Vale muito a pena, mas é preciso ter algum preparo físico e de equipamento.

Não tenho data para voltar por aí, mas da próxima vez pode ter certeza que marcamos um pedal bacana, quem sabe esse mesmo das 'três barras' (nem sei se o nome é esse mesmo, haha), para começar.

Grande abraços e bom pedal!
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 15:41
Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

Ontem aprendi mais uma: você perdeu a tração ou parou a bike por outro motivo em uma subida íngreme e está duro para voltar a pegar tração para sair.

Coloque uma pedra como calço na roda de trás, como fazem com caminhões para impedir que desçam.

Faço diferente.
Quando o espaço permite, fico perpendicular ao trecho, de maneira que na primeira pedalada não preciso subir, aí com a bicicleta já em pequeno movimento, corrijo a rota para o caminho que vou seguir e a subida fica mais fácil, sem perder a tração.
Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 17:10
Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Originalmente postado por rodrigo8819 rodrigo8819 escreveu:

Eu publiquei em meu site algumas técnicas básicas de leitura de terrenos no mountain bike, não vou transcrever o artigo aqui pois ele é um pouco grande, mas deixo o link para quem quiser dar uma olhada. Não é nada avançado mas é coisa que demorei muito para aprender e não vi nada sobre isso.


Muito bom teu artigo Clap!


Obrigado! Logo publico mais alguma coisa por lá! Só falta um pouco de tempo rs
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 19:26
Luciano, também fazia assim, mas em singles é complicado conseguir espaço suficiente. Antes, se caia, terminava empurrando. Agora vou tentar a outra.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 19:27
Rodrigo, esqueci de dar parsbéns pelo site. Muito bom realmente.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 21:37
Originalmente postado por rodrigo8819 rodrigo8819 escreveu:


Obrigado! Logo publico mais alguma coisa por lá! Só falta um pouco de tempo rs


Publica mesmo que já está no favoritos Thumbs Up
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 21:49
Para alguns aqui pode não ser uma novidade mas uma coisa que aprendi esse fim de semana após anos de capotes e sem ninguém pra ensinar:

Em descidas íngremes, aquelas de encostar o selim no abdome, é não acionar com muita força o freio dianteiro e nem mantê-lo pressionado em demasia (até porque vale até para o traseiro), esse acionamento em excesso não deixa a suspensão fazer o que ela foi feita pra fazer, amortecer, principalmente porque nessas descidas podem haver buracos, pedras, galhos e etc, imagina a suspensão passando por esses obstáculos com o curso travado?!
 
Controle sempre mais no freio traseiro e acione o dianteiro quando perceber que a bike vai embalar, mas faça isso suavemente.

Até mais!


Editado por gladiator25 - 22 Jan 2014 as 21:53
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
rafaelpiui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2012
Guarulhos - sp
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelpiui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2014 as 00:13
ah, esse tópico vou ter que marcar... quero acompanhar sempre que surgir alguma novidade por aqui...
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2014 as 04:46
Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:


Para alguns aqui pode não ser uma novidade mas uma coisa que aprendi esse fim de semana após anos de capotes e sem ninguém pra ensinar:

Em descidas íngremes, aquelas de encostar o selim no abdome, é não acionar com muita força o freio dianteiro e nem mantê-lo pressionado em demasia (até porque vale até para o traseiro), esse acionamento em excesso não deixa a suspensão fazer o que ela foi feita pra fazer, amortecer, principalmente porque nessas descidas podem haver buracos, pedras, galhos e etc, imagina a suspensão passando por esses obstáculos com o curso travado?!
 
Controle sempre mais no freio traseiro e acione o dianteiro quando perceber que a bike vai embalar, mas faça isso suavemente.

Até mais!


Essa do freio traseiro eu fazia quase que inconscientemente. Inclusive, mês passado em uma descida meio casca grossa, de tão íngreme em uma guinada do guidão acabei pressionando sem querer o freio dianteiro com um pouco mais de força. O suficiente para eu tomar um capote. Acho que trinquei uma costela. Mais de um mês parado. Só agora estou melhor.
Voltar ao Topo
rodrigo8819 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
Elói Mendes
Offline
Mensagens:184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo8819 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2014 as 12:47
Galera, me disponho a criar uma estrutura colaborativa em meu site para publicação de dicas. Assim , além dos artigos que publicarei, várias dicas ficarão em um lugar só de fácil acesso.

O que acham?
Rodrigo Mendes Pasini
Elói Mendes - MG
www.pasinitreinamentos.com.br - Dicas de Mountain Bike
Voltar ao Topo
marcos fabio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2014 as 13:11
Originalmente postado por rodrigo8819 rodrigo8819 escreveu:

Galera, me disponho a criar uma estrutura colaborativa em meu site para publicação de dicas. Assim , além dos artigos que publicarei, várias dicas ficarão em um lugar só de fácil acesso.

O que acham?


Uma seção separada só para as dicas fica mais interessante mesmo. Facilita encontrar as informações.
Voltar ao Topo
EduNakiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Dez 2012
SBCampo
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EduNakiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2014 as 13:45
Originalmente postado por ForSpeed ForSpeed escreveu:

Uma coisa que aprendi me arrebentando algumas vezes e que vi varias pessoas fazendo domingo passado em uma prova que participei é, ao entrar em uma curva em alta velocidade e deixar o pé do lado de dentro da curva para cima e o de fora para baixo, não frear com freio dianteiro e traseiro ter muito cuidado evitar tb, e o mais importante que e acho e nunca olhar para o lugar que vc esta pensando que vai bater, rsrs parece bobo mas fazemos isso sem perceber, tem continuar concentrado a visão para o lado que vc quer chegar.

Bom é isso ae, espero ter ajudado

Abraços.

Só completando... Não é só levantar um e baixar o outro (pé). Com o pé de fora da curva você "calça" a bike prá ela não esparramar... Ou seja, você joga o peso do corpo no pé de fora da curva. Se só levantar um e baixar o outro, não muda muita coisa...

E o outro é uma regra absoluta: você olha sempre prá onde quer ir, não prá onde quer evitar...


Abraço !

Voltar ao Topo
EduNakiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Dez 2012
SBCampo
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar EduNakiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2014 as 13:49
Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

Uma pergunta: sem clip é possível executar este tipo de movimento? Saltar com ambas rodas ao mesmo tempo?


Com certeza é possível, digo por experiência, sou uma negação no quesito manobras e aprendi fazer.

A "manha" é flexionar levemente os braços e pernas para baixo como se fosse saltar sem a bike e puxar o guidão mantendo os pés firmes nos pedais mas deixando a bike com o movimento livre entre as pernas, lembrando que as pernas devem acompanhar o movimento dos braços para que a parte traseira da bike possa sair do chão juntamente com a dianteira, é chato, mas é sim possível Wink.

O "bob", que é saltar com as duas rodas, na verdade, deveria ser executado SEM a ajuda da sapatilha. O lance é você nivelar os pedais com o solo, deixando o seu "melhor pé" para trás. Nivelados, abaixe a ponta do pé de trás e quando for executar o bob, faça o movimento como se quisesse chutar a sua bunda, levando o pedal junto.

Um pé faz a força, o outro mantém a bike nivelada....


Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X