Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tecnica de Oxigenação
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tecnica de Oxigenação

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rogerion Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 08 Mai 2009
Zona Oeste
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tecnica de Oxigenação
    Postado: 29 Jul 2010 as 15:43
Pessoal,

Existe alguma tecnica de oxigenação em um treino ou a respiração/oxigenação começa a melhorar e adaptar-se com ritmo depois varios treinos?

Digo isso pois quando estou treinando, depois de pegar uma subida não tão íngreme fico totalmente ofegante, será que esta relacionado a falta da pratica em subidas?

Tks!


Rogerion
Voltar ao Topo
smacedo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2010
Maceió-AL
Offline
Mensagens:762
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2010 as 16:02
Certamente o condicionamento físico vem com o tempo, depois de uns 3 meses treinando você ja sente melhorias na condição cárdio-respiratoria. 
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2010 as 19:15
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
rogerion Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 08 Mai 2009
Zona Oeste
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2010 as 19:31
Obrigado Smacedo e Andre Santos!

Com isso posso concluir que a respiração irá melhorar de acordo com o meu condicionamento fisico.

Tks!
Rogerion
Voltar ao Topo
Ramon MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2003
Rio de Janeiro - Rio de Ja
Offline
Mensagens:195
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramon MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 03:24
Star Bom vou dar meu relato LOL
O lance é mesmo muito treino e treino , eu mesmo tenho problemas respiratórios.Sofro com o frio e com falta de ar, o que se eu deixar me da crise de asma.Sou asmático para ajudar...Dead
eu sofria muito com a falta de ar durante os pedais principalmente as subidas,o lance é treinar e muito isso, numa subida é como pedalar contra o vento,nunca se usa as marchas pesadas ou de velocidade,subida é puro giro....
Aprendi com um colega meu que pedala comigo , que para suprimir esta falta de ar o lance é repirar " estilo cachorro" , pela boca..Bom eu sempre faço isso e da certo quando to pedalando raramente puxo o ar pelo nariz vai mais tudo pela boca.depois disso melhorei meu pedal em 80% e como se reaprender a respirar..

Grande abraços


Voltar ao Topo
smacedo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2010
Maceió-AL
Offline
Mensagens:762
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 12:11
Ramon, cuidado com essa respiração acelerada, se for muito rápida, não da tempo de haver as trocas necessárias e você acaba ficando tonto. Mas é como você mesmo falou, tem que treinar treinar e treinar. Se tiver uma piscina em casa ou na academia, comecem a nadar também, a natação da uma ajuda inimaginavel na respiração, 2 vezes por semana ajuda muito.  
Voltar ao Topo
rogerion Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 08 Mai 2009
Zona Oeste
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 14:24
É verdade o que o Ramon disse, subida só no giro/tecnica, mas as vezes voce quer fazer um percusso mais rapido e dar um rendimento melhor e ai voce acaba ficando ofegante por estar fora do ritmo( é o que acontece comigo).

Coloquei o percurso que utilizo, do um giro de 20KM com duração de 1:00h, quero aumentar o giro.
No percurso 3 até o final, é só subida, se fosse só reta com certeza a KM iria aumentar facil.



Abraço
Rogerion
Voltar ao Topo
rogerion Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 08 Mai 2009
Zona Oeste
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 14:41
[img=http://a.imageshack.us/img225/9656/cicuito.th.png">" border="">

Não consegui inserir a imagem, segue link

http://img225.imageshack.us/i/cicuito.png/



Rogerion
Voltar ao Topo
serginho_la Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2006
São Pedro - SP
Offline
Mensagens:88
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar serginho_la Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 20:14
Fala camarada,

Antes de praticar mtb eu fazia corrida ( a pé ), e orientação ( corrida de velocidade com mapas ).
Fiz 3 anos de Academia da Força Aérea e era da equipe de orientação, tinhamos ótimos professores de educação física formados pelo exercito, onde existe o melhor curso do Brasil.

Como na corrida o coração é forçado mais do que na bike, na corrida o meu fica entre 175-190 batimentos e na bike 160-175, a técnica de respiração é muito importante.

Aconselho primeiramente você respirar e soltar o ar com a boca e o mais profundamente que conseguir, no começo é ruim mas depois você se acostuma. Perceba que a boca é um orifício bem maior que as narinas. Não caia na de que o certo é respirar somente pelo nariz, é rendimento perdido.
Depois que você for se acostumando você tenta respirar com boca e nariz junto e soltar o ar pela boca. O certo é você puxar com ambos, é um pouco difícil mas com treino você consegue, e lembres-se de sempre, e sempre  respirar profundamente.

O correto também é você respirar usando o diafragma, que na atividade física você usa mais de 70%( deve ser mais mas não recordo), esta ai outro mito que são os pulmões os responsáveis pela respiração de alto rendimento.
E como você usa o diafragma? Quando você respira perceba que parte do seu tronco infla, se é a parte do peito é o pulmão se é a parte do abdômen é o diafragma.

Resumindo, respire pela boca, solte pela boca, respire profundamente e tente inflar a parte do abdômen.

Na corrida é mais fácil fazer isso, seu tronco esta ereto, já na bike é bem mais difícil respirar com o diafragma, mas tudo é questão de treino, então fique atento a esses detalhes até que um dia você os fará automaticamente.

Para desenvolver oxigenação nos músculos você precisa de treinos de tiro ( intervalados ), são os piores, mais cansativos e chatos, mas são os que dão resultados. 

Abraço.


Editado por serginho_la - 30 Jul 2010 as 23:35
Voltar ao Topo
Ramon MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2003
Rio de Janeiro - Rio de Ja
Offline
Mensagens:195
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramon MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 22:10
Originalmente postado por smacedo smacedo escreveu:

Ramon, cuidado com essa respiração acelerada, se for muito rápida, não da tempo de haver as trocas necessárias e você acaba ficando tonto. Mas é como você mesmo falou, tem que treinar treinar e treinar. Se tiver uma piscina em casa ou na academia, comecem a nadar também, a natação da uma ajuda inimaginavel na respiração, 2 vezes por semana ajuda muito.  


Olha vou ser franco na época em que eu nadava meu rendimento na bike era muito melhor devido a respiração,muito melhor mesmo...Contudo lance de faculdade e provas fiquei muito sedentario

rogerion Ver Drop Down Smile   :
O lance é mesmo treinar cara,treinar bastante gostei do circuitinho que você desenvolvendo seu pedal , muito legal.Eu estou retornando as atividades do pedal depois de 1 mês parado,quase não pedalando.  e sim andando de bike só para ir para a Faculdade, existe muita diferença entre PEDALAR e andar de bicicleta . Nestes 1 mês eu so andei mesmo de bicicleta,agora de férias na universidade da para dar uma treinada.O lance é PEDALAR todos os dias , nosso corpo as vezes se torna muito sedentário , você pensa que deixar de praticar 1 dia não faz diferença , pior que faz sim...O lance é treinar mesmo e no giro , demorei muito tempo para aprender a ultilizar giro x respiração...
Grande abraço ai e bom pedal!!


Editado por Ramon MTB - 30 Jul 2010 as 22:11
Voltar ao Topo
viniciusfuji Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2010
Jundiai
Offline
Mensagens:373
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusfuji Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2010 as 15:43
Cara tenho um amigo que sofria com o lance da respiração nos roles (eu mesmo também) foi quando orientaram a ele fazer natação que com o tempo ele foi conseguindo um rendimento muito melhor com a respiração então talvez seja uma boa vc pensar a respeito e praticar a natação que com certeza te ajudara abraços e boa sorte
Voltar ao Topo
viniciusfuji Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2010
Jundiai
Offline
Mensagens:373
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusfuji Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2010 as 15:47
Desculpa eu ia me esquecendo talvez seja uma boa vc pensar em comprar um marcador cardiaco para usar nos seus passeios pois é muito importante estar sempre atento a estes detalhes, bem de novo bons passeios e boa sorteThumbs Up
Voltar ao Topo
LGoes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2010
Salvador
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LGoes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2010 as 19:16
rpz, testei ontem essa tecnica de expirar mais do que inspirar e funciona msm!
metade do percuso fiz isso e outra metade respirei normal e senti a diferença!!!
n sei em outras pessoas, mas em mim fiquei com bem mais gas.
Voltar ao Topo
Ramon MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2003
Rio de Janeiro - Rio de Ja
Offline
Mensagens:195
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramon MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2010 as 21:43
Originalmente postado por LGoes LGoes escreveu:

rpz, testei ontem essa tecnica de expirar mais do que inspirar e funciona msm!
metade do percuso fiz isso e outra metade respirei normal e senti a diferença!!!
n sei em outras pessoas, mas em mim fiquei com bem mais gas.


Isso é certo você rende muito mais mesmo !! Vale apena!!
Voltar ao Topo
rogerion Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 08 Mai 2009
Zona Oeste
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2010 as 12:50
Pessoal,

Obrigado pelas dicas, foram muito uteis!!
Agora o negócio é pedalar e por em prática todas as informações do forum.

Tks!
Rogerion
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X