Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tamanho Ideal da Mangueira de Freio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tamanho Ideal da Mangueira de Freio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Raphaell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:350
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Raphaell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tamanho Ideal da Mangueira de Freio
    Postado: 18 Abr 2011 as 15:07
Galera!
 
Estou fazendo alguns orçamentos e decidindo qual freio a disco pegar. Como irei comprar na Net por estar mais barato estou com dúvida no comprimento da mangueira do freio hidraulico.
Surgiu um freio Avid Juicy Seven por R$320,00, porém a mangueira do freio dianteiro tem o comprimento de 77cm a do traseiro de 136cm.
Pesquisei aqui no fórum e não achei nada relacionado ao comprimento de mangueira do freio para cada tamanho de quadro.
Eu tenho uma Merida tamanho "M" 18", minha dúvida é: Qual o tamanho ideal da mangueira pra um quadro tamanho "M"?
Deus é Fiel!!!
Voltar ao Topo
borto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2005
Londrina - PR
Offline
Mensagens:4006
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 16:11
Mede como está na sua bike atualmente.... ai você já vai ter noção.



Voltar ao Topo
Raphaell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:350
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Raphaell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 17:26
Originalmente postado por borto borto escreveu:

Mede como está na sua bike atualmente.... ai você já vai ter noção.



 
Minha bike é V-break!!!
Deus é Fiel!!!
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 19:15
Em geral os freios vem com um tamanho padrão pra frente e outro pra trás, não tem opção pra escolher maior ou menor.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Raphaell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:350
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Raphaell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 19:49
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Em geral os freios vem com um tamanho padrão pra frente e outro pra trás, não tem opção pra escolher maior ou menor.
 
Hamud, mais num tem a opção por exemplo:
Mangueira de 77cm dianteira e 136cm traseira serve pra quadro Small "S".
Mangueira de 80cm dianteira e 140cm traseira serve pra quadro Médio "M". 
Deus é Fiel!!!
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 20:11
Cara, realmente nunca vi isso. Dei uma olhada nos Avid e Hayes e não encontrei nada de opção.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
StefanoFloripa Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Set 2010
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StefanoFloripa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 21:06
Não tem.. até pq uma bike mais racing afetaria o tamanho do cabo.
 
Creio que salvo pra casos extremos a mangueira deve funcionar.
Voltar ao Topo
jeanleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2009
Manhuaçu - MG
Offline
Mensagens:440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 21:21
Creio que o tamanho da mangueira p/ os quadros M/S/L deve ser insignificante visto que os quadros nao apresentam uma diferença muito grande entre eles.
TREK Emonda ALR4
Audax 555
SERRA DO CAPARAÓ - TOPO DO BRASIL!!!
#zaguruma
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:395
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 21:25
Talvez você pode pegar um barbante ou algum outro fio, amarre uma das pontas no lugar do caliper, fazer o roteamento e alcançar a outra ponta no manete. Acho que dá pra dar uma ideia aproximada...

Voltar ao Topo
Marcos BR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos BR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2011 as 02:51
Rafa, o que mais afeta o tamanho da mangueira é o formato do quadro e o caminho que mangueira faz (se vai abaixo do downtube por exemplo, precisa ser bem mais longa. Numa full é bom deixar uma folga para o movimento da balança). Outros variações (pequenas) ocorrem pelo curso da suspensão dianteira (uma 140 precisa ser mais longa que uma 100), comprimento do steerer e da mesa, forma (rise ou flat) e até mesmo a largura do guidão. Minha sugestão é ir a uma bikeshop com uma fita de metrica de costureira, pegar uma bike proxima da sua (marca, tamanho e modelo) que tenha disco hidraulico e medir.
SUv
SUcks
Voltar ao Topo
Raphaell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:350
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Raphaell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2011 as 02:59
Beleza galera.
O freio ia dar certinho na bike. Medi hoje a tarde.
Falei que ia dar certinho, pois por R$320,00 um Avid Juicy Seven quase novo o cara vendeu rápido e eu fiquei sem. rsrsrs
Mas como tirei a dúvida, segue a procura.
Deus é Fiel!!!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 14:07
Baseado no cabo da pinça mecânica, há 70cm. Comprei um Shimano M315, que vem com 90cm...
Além de ficar a mangueira solta e possivelmente batendo... Mais algum possível problema?
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 14:30
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Baseado no cabo da pinça mecânica, há 70cm. Comprei um Shimano M315, que vem com 90cm...
Além de ficar a mangueira solta e possivelmente batendo... Mais algum possível problema?


Tem o risco de prender em alguma coisa quando menos se espera. Já pensou se em uma curva em alta velocidade a mangueira prende em um botão da bermuda?! Eu já prendi minha bermuda várias vezes no suporte de garrafinha do quadro. Ainda bem que foi só parar de pedalar... com a mangueira você não vai ter essa sorte Ouch
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 14:38
Minha bike veio com freio hidraulico absulute, como vem já sangrado, veio enorme, no caso cortei do do freio dianteiro e tive de sangrar novamente mas me arrependi, preferia ter enrolado e prendido com enforca gato como fiz no outro lado.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2017 as 04:52
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Tem o risco de prender em alguma coisa quando menos se espera. Já pensou se em uma curva em alta velocidade a mangueira prende em um botão da bermuda?! Eu já prendi minha bermuda várias vezes no suporte de garrafinha do quadro. Ainda bem que foi só parar de pedalar... com a mangueira você não vai ter essa sorte Ouch


Bom, as chances d'eu me enroscar em algo são baixas...
Trilha de fato, eu não faço - aliás, eu estou mais para um " gravel biker ", com algumas doses de ciclocross... 
Single track ainda não achei nenhuma...

Realmente estou propenso a dar uma volta e prender em frente ao crown da suspensão...
Se cortar, posso ter problemas com a garantia, além de que corro o risco de errar no corte, e precisar trocar a mangueira, quando trocar a suspensão - meta é até o Natal, mais tardar até metade do ano que vem...

Originalmente postado por borokite borokite escreveu:

Minha bike veio com freio hidraulico absulute, como vem já sangrado, veio enorme, no caso cortei do do freio dianteiro e tive de sangrar novamente mas me arrependi, preferia ter enrolado e prendido com enforca gato como fiz no outro lado.
 

Estou inclinado a acreditar que tua sangria deu errado...

Editado por Ismah/Cabelo - 20 Out 2017 as 04:54
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2017 as 08:03
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:



Realmente estou propenso a dar uma volta e prender em frente ao crown da suspensão...
Se cortar, posso ter problemas com a garantia, além de que corro o risco de errar no corte, e precisar trocar a mangueira, quando trocar a suspensão - meta é até o Natal, mais tardar até metade do ano que vem...


Melhor levar a bike num mecânico especializado para fazer o corte/sangria do conjunto do que arriscar fazer em casa e "azedar a marmita", a não ser que vc tenha as ferramentas necessárias para isso. Acho que o corte da mangueira não afeta a garantia, haja vista que as lojas já vendem com mangueira em excesso para atender todo tamanho de bicicleta.

Respondendo a sua primeira dúvida, acredito não ter problema deixar mangueira sobrando, desde que bem sangrado, a não ser pelos motivos que o Bol Gola já citou. Porém, na minha opinião, acho esteticamente feio ter mangueira sobrando. O bom é ficar na medida certa.


Editado por Vinicius Trevisan - 20 Out 2017 as 08:05
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2017 as 08:59
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:



Originalmente postado por borokite borokite escreveu:

Minha bike veio com freio hidraulico absulute, como vem já sangrado, veio enorme, no caso cortei do do freio dianteiro e tive de sangrar novamente mas me arrependi, preferia ter enrolado e prendido com enforca gato como fiz no outro lado.
 

Estou inclinado a acreditar que tua sangria deu errado...

Deu errado nada, freia melhor que o original e não vaza nada......
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2017 as 21:22
Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Melhor levar a bike num mecânico especializado para fazer o corte/sangria do conjunto do que arriscar fazer em casa e "azedar a marmita", a não ser que vc tenha as ferramentas necessárias para isso. Acho que o corte da mangueira não afeta a garantia, haja vista que as lojas já vendem com mangueira em excesso para atender todo tamanho de bicicleta.

Respondendo a sua primeira dúvida, acredito não ter problema deixar mangueira sobrando, desde que bem sangrado, a não ser pelos motivos que o Bol Gola já citou. Porém, na minha opinião, acho esteticamente feio ter mangueira sobrando. O bom é ficar na medida certa.


Pois é... Mas bateu uma maré de azar que só... CryCryCry

Preciso de uma mesa nova (estourou uma rosca) e uma caixa de direção (colar de esferas deu problema)...
Se continuar nesse ritmo, vou ter de virar um bike mendigo, porque o fator família apertou... Ouch

Vou deixar assim ao menos até esquecerem um pouco das minhas compras recentes... Até porque pra eles não faz sentido gastar 300 num par de freios, se tem no ferro vel... digo bicicletaria da esquina, pra 30...
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 09:52
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:


Pois é... Mas bateu uma maré de azar que só... CryCryCry

Preciso de uma mesa nova (estourou uma rosca) e uma caixa de direção (colar de esferas deu problema)...
Se continuar nesse ritmo, vou ter de virar um bike mendigo, porque o fator família apertou... Ouch

Vou deixar assim ao menos até esquecerem um pouco das minhas compras recentes... Até porque pra eles não faz sentido gastar 300 num par de freios, se tem no ferro vel... digo bicicletaria da esquina, pra 30...

Normal... geralmente quem está fora do ciclismo acha que não compensa "investir" na bike, q dá pra equipar/melhorar gastando pouco (o que algumas vezes é válido). Quando o fator família interferia nas minhas aquisições, principalmente para minha bike, mesmo que o dinheiro fosse meu, eu sempre ouvia questionamentos do tipo "nossa, pq pagar tão caro por isso se vc pode comprar algo bem mais barato", mesmo ela não entendendo nada da coisa kkkkk. Eu ficava muito p*to e respondia: antes gastar com uma coisa q eu gosto do que com bebida, cigarros e outros vícios que fazem mal pra saúde. Pelo menos o ciclismo é um vício saudável! Big smile
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X