Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tamanho do guidon em híbridas urbanas.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tamanho do guidon em híbridas urbanas.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tamanho do guidon em híbridas urbanas.
    Postado: 03 Set 2020 as 07:32
Olá, vou começar falando que uso a bicicleta principalmente em ciclos urbanos, para ir e voltar do trabalho no Centro, entre os carros ou em ciclovias. Tenho uma 26" com pneus 1.5 e guidon cortado com 520mm e acho a posição muito confortável para largura dos meus ombros, além de deixar a bike bem estreita para os corredores sem comprometer a dirigibilidade. Acabei de adquirir uma Activ 2020 700x38c com um guidon 700mm e está difícil me adaptar, na minha opinião, um erro uma bike urbana com esse guidon. Inicialmente acho que a posição de braços exageradamente abertos não é tão confortável, lembrando que tenho aproximadamente 1,70 e braços não tão longos. Continuo afirmando que entre os carros e bikes, é um transtorno ter uma barra de 70cm de largura na sua frente sem ter obstáculos como raízes ou decidas tão longas e sinuosas, onde se veria a vantagem dos 700mm. Estou pensando em cortar para 600mm, alguém tem experiências nesse sentido que queira compartilhar?

Editado por Dragum - 03 Set 2020 as 07:55
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar ao Topo
RodrigoOliveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2020
SJCampos SP
Offline
Mensagens:250
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoOliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2020 as 08:46
Tenho a mesma bike, e concordo com você que o guidão me parece longo demais. Reparo constantemente que pedalo com aos mãos mais pra dentro, chegando ao limite do que os manetes permitem ir sem perder o uso dos mesmos.

Recentemente comprei bar-ends para instalar nela, e penso em encurtar por volta de 3cm, além da instalação dos mesmos, daria algo como 5cm no total em relação à posição das mãos.

Como você está pensando em encurtar substancialmente o guidão da sua, não é o caso de fazer um teste? Movimente os manetes e as manoplas 5cm de cada lado pra dentro e teste para ver o impacto no conforto.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2020 as 09:07
qual o problema? corte o guidão
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2020 as 09:13
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Olá, vou começar falando que uso a bicicleta principalmente em ciclos urbanos, para ir e voltar do trabalho no Centro, entre os carros ou em ciclovias. Tenho uma 26" com pneus 1.5 e guidon cortado com 520mm e acho a posição muito confortável para largura dos meus ombros, além de deixar a bike bem estreita para os corredores sem comprometer a dirigibilidade. Acabei de adquirir uma Activ 2020 700x38c com um guidon 700mm e está difícil me adaptar, na minha opinião, um erro uma bike urbana com esse guidon. Inicialmente acho que a posição de braços exageradamente abertos não é tão confortável, lembrando que tenho aproximadamente 1,70 e braços não tão longos. Continuo afirmando que entre os carros e bikes, é um transtorno ter uma barra de 70cm de largura na sua frente sem ter obstáculos como raízes ou decidas tão longas e sinuosas, onde se veria a vantagem dos 700mm. Estou pensando em cortar para 600mm, alguém tem experiências nesse sentido que queira compartilhar?

Qdo vc comprou a bike não tava especificado o tamanho do guidão?
Se não te atende, troque e deixe de mimimi
Voltar ao Topo
EduardoRR Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2018
Jundiaí
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EduardoRR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2020 as 10:10
é só trocar ou cortar. resolvido
Voltar ao Topo
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2020 as 10:17
A solução eu sei, queria saber se alguém gosta de guidon grande na cidade, e por que...

Meu irmão mora num bairro menos movimentado (Santa Teresa), tem uma híbrida com guidon 700mm e não troca por nada. Vai entender...


Acho que vou cortar com 600mm, mas vou curtir original por um tempo antes.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar ao Topo
Rafalp Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Ago 2020
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafalp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2020 as 10:56
Até fiz um comentário sobre isso no seu outro post, tenho 173 e a minha é G então o guidao veio ainda maior, cortei ele em casa mesmo pra 610mm, mas usando bar end pego ainda mais pra dentro, daria pra diminuir ainda mais mas por enquanto ta me atendendo bem dessa forma.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2020 as 08:05
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

A solução eu sei, queria saber se alguém gosta de guidon grande na cidade, e por que...


Tem muito haver com a questão da geometria também. Se você usa um guidão de 700mm, você ganha muito em controle da bike, logo você pode usar um mesa menor pra compensar a maior largura do guidão, principalmente se tiver braços curtos. Uma vez que você esteja bem acertado na bike, um guidão tão grande fica bem confortável, trás mais estabilidade em trechos com muitos buracos, tem ciclistas que gostam muito pelo conforto.

Porem, eu mesmo prezo muito pela agilidade e nesse quesito um guidão grande atrapalha demais. No horário de pico sempre tem transito, pedalar no meio dos carros é uma constante e quanto mais estreito o guidão, melhor é pra você passar. Eu gosto mesmo é de usar bullhorn de 400mm, super curto, a pegada é confortável e passar em corredores onde a moto não passa, não é incomum eu chegar no final da avenida primeiro que as motos.

Então depende muito do seu estilo de pedal e dos lugares que você passa, um ciclista que não anda no meio do transito certamente não vai sentir falta de um guidão estreito por exemplo. Mas no seu caso, acredito que não seria ruim se você voltasse pro guidão de 520mm, você já se acostumou com a agilidade, um guidão muito grande sempre vai dar aquela sensação estranha de estar largo demais.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2020 as 08:56
Já usei guidão de 600mm e hoje uso um de 720mm. De princípio, decidi que queria cortar também, mas por diversas razões alheias ao pedal, acabei não cortando. E acabei me acostumando e até preferindo o guidão mais largo, mesmo numa 26”.

Sugiro que fique um tempo com o guidão grande, uns dois meses ou algo assim. Se depois vc ainda achar grande, corta em etapas até encontrar a largura ideal.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X