| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Frum Principal
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Tamanho correto da bike
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Tamanho correto da bike

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
jibo Ver Drop Down

RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de jibo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Tamanho correto da bike
    Enviado: 22 Mai 2022 as 22:53
Quando fui comprar minha bike (Rockrider ST520) olhei nessas tabelas que existem pela internet para saber o tamanho correto. Pela minha altura (173 cm), o tamanho seria 17".

Eu pedalo tranquilo com minha bike sem sentir nenhum desconforto, a menos que seja um pedal maior que 4 horas. 

O que me gerou a dvida quanto ao tamanho estar correto para mim foi o seguinte: Vendo vdeos para ajustar a bike corretamente, notei que mesmo com o selim ajustado o mximo possvel para trs (dentro da marcao do selim), meu joelho no fica alinhado com o pedal quando o mesmo est para frente, mas sim um pouco a frente (uns 2 cm). S conseguiria ajustar na distncia correta com uma bike maior.

Encontrei o seguinte clculo na internet: (Cavalo / 2,54) - 14 = tamanho da bike
Como tenho 82cm de cavalo, deu 18,3". Teoricamente seria 19" para mim, mas falam que uma bike 19" ficaria comprida demais para o meu tamanho.

Pelas suas experincias, o que acham? Mantenho 17"?
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dimas2dimas Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2022 as 03:21
Originalmente Postado por jibo jibo Escreveu:

Quando fui comprar minha bike (Rockrider ST520) olhei nessas tabelas que existem pela internet para saber o tamanho correto. Pela minha altura (173 cm), o tamanho seria 17".

Eu pedalo tranquilo com minha bike sem sentir nenhum desconforto, a menos que seja um pedal maior que 4 horas.

O que me gerou a dvida quanto ao tamanho estar correto para mim foi o seguinte: Vendo vdeos para ajustar a bike corretamente, notei que mesmo com o selim ajustado o mximo possvel para trs (dentro da marcao do selim), meu joelho no fica alinhado com o pedal quando o mesmo est para frente, mas sim um pouco a frente (uns 2 cm). S conseguiria ajustar na distncia correta com uma bike maior.

Encontrei o seguinte clculo na internet:(Cavalo / 2,54) - 14 = tamanho da bike
Como tenho 82cm de cavalo, deu 18,3". Teoricamente seria 19" para mim, mas falam que uma bike 19" ficaria comprida demais para o meu tamanho.

Qual altura do selim esta utilizando?

Seu canote zerado.ou com setback?

1.73 e pra 17 mesmo! Ainda mais se vc tiver o tronco mais curto (tenho oesmo "problema").

Editado por dimas2dimas - 23 Mai 2022 as 03:22
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down

Natal/RN
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de RuanRAC Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2022 as 09:01
alguns canotes encaixam no selim no mesmo eixo, eles so sem offset, pode ser que voc precise de um canote com offset e usar ele virado para trs. 
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
jibo Ver Drop Down

RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de jibo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2022 as 14:01
Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

Originalmente Postado por jibo jibo Escreveu:

Encontrei o seguinte clculo na internet:(Cavalo / 2,54) - 14 = tamanho da bike

Qual altura do selim esta utilizando?

Seu canote zerado.ou com setback?

1.73 e pra 17 mesmo! Ainda mais se vc tiver o tronco mais curto (tenho oesmo "problema").

Setback o canote que "dobrado" pra trs? Se for isso o meu no , pois reto.

Do movimento central at a parte de cima do selim est com 72cm.
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

BA
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2022 as 14:14
O seu de qual tipo na imagem?

Voltar para o topo
jibo Ver Drop Down

RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de jibo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2022 as 15:37
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

O seu de qual tipo na imagem?

esse da imagem abaixo:

Voltar para o topo
iRodomiro Ver Drop Down

Ribeiro Preto
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de iRodomiro Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2022 as 15:38
Esquece esse ajuste de "joelho alinhar com o pedal", ele completamente sem sentido, e o joelho ainda tem muitos pontos que voc poderia usar como referncia, variando centmetros entre eles. Olhe uma bicicleta de TT ou Triathlon e isso vai pro espao.

Se souber ingls: https://www.youtube.com/watch?v=v_anXhT2sg8

O ajuste do banco para frente e para trs um dos mais complexos em uma bicicleta, depende de muita coisa. Tambm no existe uma posio correta, diferentes posies tem prs e contras, cabe ao ciclista escolher o ideal para si.

A melhor e mais simples recomendao que vi foi aquela do vdeo. O banco para frente usa mais a parte da frente da coxa, o banco para trs, usa mais a parte de trs e os glteos. O ideal tentar achar um ponto onde note que o uso dos dois grupos musculares est parecido, e claro, seja confortvel para voc.

Sobre trocar de bicicleta, recomendo demais o Bike Insight: https://bikeinsights.com/

Ele ir mostrar todas as variaes entre modelos e tamanhos diferentes, em milmetros, para que tenha uma noo muito melhor do que est fazendo.

Outro ponto olhar o tamanho do pedivela, pelo seu cavalo daria 167.5 mm, 
podendo ir para o 165... Infelizmente tamanhos assim so mais difceis de achar.
Voltar para o topo
jibo Ver Drop Down

RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de jibo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mai 2022 as 23:46
Originalmente Postado por iRodomiro iRodomiro Escreveu:

Esquece esse ajuste de "joelho alinhar com o pedal", ele completamente sem sentido, e o joelho ainda tem muitos pontos que voc poderia usar como referncia, variando centmetros entre eles. Olhe uma bicicleta de TT ou Triathlon e isso vai pro espao.

Se souber ingls: https://www.youtube.com/watch?v=v_anXhT2sg8

O ajuste do banco para frente e para trs um dos mais complexos em uma bicicleta, depende de muita coisa. Tambm no existe uma posio correta, diferentes posies tem prs e contras, cabe ao ciclista escolher o ideal para si.

A melhor e mais simples recomendao que vi foi aquela do vdeo. O banco para frente usa mais a parte da frente da coxa, o banco para trs, usa mais a parte de trs e os glteos. O ideal tentar achar um ponto onde note que o uso dos dois grupos musculares est parecido, e claro, seja confortvel para voc.

Sobre trocar de bicicleta, recomendo demais o Bike Insight: https://bikeinsights.com/

Ele ir mostrar todas as variaes entre modelos e tamanhos diferentes, em milmetros, para que tenha uma noo muito melhor do que est fazendo.

Outro ponto olhar o tamanho do pedivela, pelo seu cavalo daria 167.5 mm, 
podendo ir para o 165... Infelizmente tamanhos assim so mais difceis de achar.

Olhei o vdeo que voc recomendou e outros, e achei muito interessante as informaes. Realmente no Triathlon o joelho fica bem a frente do centro do pedal.
No meu caso, teve uma poca que comecei a pedalar mais forte tinha dores nos joelhos, mas ao centralizar o mesmo com o pedal as dores pararam. J estar um pouco a frente, como estou agora, no parece ter este problema, somente aps vrias horas de pedalada, o que imagino ser normal. 
No sei se para todos assim, mas para mim, o joelho estar muito atrs malfico.
Voltar para o topo
iRodomiro Ver Drop Down

Ribeiro Preto
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de iRodomiro Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mai 2022 as 21:35
Que bom que ajudou. As vezes o ajuste ideal termina com o joelho (ou o ponto que preferir considerar dele) em cima do pedal, mas coincidncia.

Esses vdeos so uma srie, tratam de muitos assuntos, so muito bons. A maioria dos bike fitters tem alguma teoria mirabolante na cabea, e segundo ele resolve tudo. Esse dai no, sabe admitir que algumas coisas so complicadas, e que no existe um nico fit correto, tudo tem prs e contras.

Ele resumiu em minutos o que eu levei anos para descobrir (de testes e pesquisas). Sou alto e com as pernas curtas, uso o canote com offset e o selim todo para trs. Ele comenta que esse um caso bastante comum. A primeira vez que notei os glteos sendo usados foi bem estranho, uma dor difcil de identificar o ponto exato, e se confunde com a dor do selim.

Ele tambm d dicas prticas muito boas, me fez descobrir que estava usando um guido grande demais, ficaria mais confortvel com um guido menor (alm de mais aero e melhor para dar uma de motoboy entre os carros), e agora estou querendo experimentar um espaador nos pedais, para aumentar a distncia entre as pernas.
Voltar para o topo
jibo Ver Drop Down

RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de jibo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mai 2022 as 21:52
Originalmente Postado por iRodomiro iRodomiro Escreveu:

Que bom que ajudou. As vezes o ajuste ideal termina com o joelho (ou o ponto que preferir considerar dele) em cima do pedal, mas coincidncia.

Esses vdeos so uma srie, tratam de muitos assuntos, so muito bons. A maioria dos bike fitters tem alguma teoria mirabolante na cabea, e segundo ele resolve tudo. Esse dai no, sabe admitir que algumas coisas so complicadas, e que no existe um nico fit correto, tudo tem prs e contras.

Ele resumiu em minutos o que eu levei anos para descobrir (de testes e pesquisas). Sou alto e com as pernas curtas, uso o canote com offset e o selim todo para trs. Ele comenta que esse um caso bastante comum. A primeira vez que notei os glteos sendo usados foi bem estranho, uma dor difcil de identificar o ponto exato, e se confunde com a dor do selim.

Ele tambm d dicas prticas muito boas, me fez descobrir que estava usando um guido grande demais, ficaria mais confortvel com um guido menor (alm de mais aero e melhor para dar uma de motoboy entre os carros), e agora estou querendo experimentar um espaador nos pedais, para aumentar a distncia entre as pernas.

A respeito do tamanho do pedivela, que clculo voc usou para chegar nos 165mm para mim?
Voltar para o topo
iRodomiro Ver Drop Down

Ribeiro Preto
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de iRodomiro Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mai 2022 as 22:04
Usei a frmula:

Cavalo (em cm) x 1,25 + 65

82 x 1.25 + 65 = 167,5 mm

Em geral considerado melhor errar para menos do que para mais, ento pode ser interessante ir para o 165 mm j.

Essa no uma medida to crucial assim, mas tem gente que fala que mudou tudo depois de pegar o tamanho recomendado. Foi algo negligenciado por muito tempo (muita gente nem sabe que tem tamanhos diferentes), mas agora est comeando a receber mais ateno.
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dimas2dimas Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Mai 2022 as 23:12
Ento, sr o joelho est 2cm adiantado em relao ao pedal, utilizar um pedivela ainda menor acabar por aumentar o avano.

A Regra para tamanho do pedivela mais utilizada :

- Cavalo de at 73,6 cm............. pedivela 165 mm
- Cavalo entre 73,6 e 81 cm ........ pedivela 170 mm
- Cavalo entre 81 e 86,3 cm ........ pedivela 172,5 mm
- Cavalo com mais de 86,3 cm ........pedivela 175 mm

Tenho 1,67 e 77,... de cavalo. Estou usabdo 170 sem problemas. J usei 165 e 172,5 um bom tempo (com coroas compactas) e 170 com mid e tradicionais. De MTB sempre utilizei 175.

Como exemplo, Nairo Quintana e Peter Sagan usam pedivelas 172,5, sendo que o primeiro tem 1,67 e Sagan 1,84 tem, Mark Cavendish tem 1,75m e utiliza 170mm. Cadencia, fora e medidas antropometricas especificas tornam cada ser nico.

Bike fit tem que ser bem feito para solucionar o problema. Nao mude nada antes de tentar um bom ajuste.

Editado por dimas2dimas - 26 Mai 2022 as 23:14
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X