Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tamanho correto da bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tamanho correto da bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tamanho correto da bike
    Postado: 22 Mai 2022 as 22:53
Quando fui comprar minha bike (Rockrider ST520) olhei nessas tabelas que existem pela internet para saber o tamanho correto. Pela minha altura (173 cm), o tamanho seria 17".

Eu pedalo tranquilo com minha bike sem sentir nenhum desconforto, a menos que seja um pedal maior que 4 horas. 

O que me gerou a dúvida quanto ao tamanho estar correto para mim foi o seguinte: Vendo vídeos para ajustar a bike corretamente, notei que mesmo com o selim ajustado o máximo possível para trás (dentro da marcação do selim), meu joelho não fica alinhado com o pedal quando o mesmo está para frente, mas sim um pouco a frente (uns 2 cm). Só conseguiria ajustar na distância correta com uma bike maior.

Encontrei o seguinte cálculo na internet: (Cavalo / 2,54) - 14 = tamanho da bike
Como tenho 82cm de cavalo, deu 18,3". Teoricamente seria 19" para mim, mas falam que uma bike 19" ficaria comprida demais para o meu tamanho.

Pelas suas experiências, o que acham? Mantenho 17"?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2022 as 03:21
Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

Quando fui comprar minha bike (Rockrider ST520) olhei nessas tabelas que existem pela internet para saber o tamanho correto. Pela minha altura (173 cm), o tamanho seria 17".

Eu pedalo tranquilo com minha bike sem sentir nenhum desconforto, a menos que seja um pedal maior que 4 horas. 

O que me gerou a dúvida quanto ao tamanho estar correto para mim foi o seguinte: Vendo vídeos para ajustar a bike corretamente, notei que mesmo com o selim ajustado o máximo possível para trás (dentro da marcação do selim), meu joelho não fica alinhado com o pedal quando o mesmo está para frente, mas sim um pouco a frente (uns 2 cm). Só conseguiria ajustar na distância correta com uma bike maior.

Encontrei o seguinte cálculo na internet: (Cavalo / 2,54) - 14 = tamanho da bike
Como tenho 82cm de cavalo, deu 18,3". Teoricamente seria 19" para mim, mas falam que uma bike 19" ficaria comprida demais para o meu tamanho.

Pelas suas experiências, o que acham? Mantenho 17"?


Qual altura do selim esta utilizando?

Seu canote é zerado.ou com setback?

1.73 e pra 17 mesmo! Ainda mais se vc tiver o tronco mais curto (tenho oesmo "problema").

Editado por dimas2dimas - 23 Mai 2022 as 03:22
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2022 as 09:01
alguns canotes encaixam no selim no mesmo eixo, eles são sem offset, pode ser que você precise de um canote com offset e usar ele virado para trás. 
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2022 as 14:01
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

Quando fui comprar minha bike (Rockrider ST520) olhei nessas tabelas que existem pela internet para saber o tamanho correto. Pela minha altura (173 cm), o tamanho seria 17".

Eu pedalo tranquilo com minha bike sem sentir nenhum desconforto, a menos que seja um pedal maior que 4 horas. 

O que me gerou a dúvida quanto ao tamanho estar correto para mim foi o seguinte: Vendo vídeos para ajustar a bike corretamente, notei que mesmo com o selim ajustado o máximo possível para trás (dentro da marcação do selim), meu joelho não fica alinhado com o pedal quando o mesmo está para frente, mas sim um pouco a frente (uns 2 cm). Só conseguiria ajustar na distância correta com uma bike maior.

Encontrei o seguinte cálculo na internet: (Cavalo / 2,54) - 14 = tamanho da bike
Como tenho 82cm de cavalo, deu 18,3". Teoricamente seria 19" para mim, mas falam que uma bike 19" ficaria comprida demais para o meu tamanho.

Pelas suas experiências, o que acham? Mantenho 17"?


Qual altura do selim esta utilizando?

Seu canote é zerado.ou com setback?

1.73 e pra 17 mesmo! Ainda mais se vc tiver o tronco mais curto (tenho oesmo "problema").


Setback é o canote que é "dobrado" pra trás? Se for isso o meu não é, pois é reto.

Do movimento central até a parte de cima do selim está com 72cm.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2022 as 14:14
O seu é de qual tipo na imagem?


Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2022 as 15:37
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

O seu é de qual tipo na imagem?




É esse da imagem abaixo:

Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2022 as 15:38
Esquece esse ajuste de "joelho alinhar com o pedal", ele é completamente sem sentido, e o joelho ainda tem muitos pontos que você poderia usar como referência, variando centímetros entre eles. Olhe uma bicicleta de TT ou Triathlon e isso vai pro espaço.

Se souber inglês: https://www.youtube.com/watch?v=v_anXhT2sg8

O ajuste do banco para frente e para trás é um dos mais complexos em uma bicicleta, depende de muita coisa. Também não existe uma posição correta, diferentes posições tem prós e contras, cabe ao ciclista escolher o ideal para si.

A melhor e mais simples recomendação que vi foi aquela do vídeo. O banco para frente usa mais a parte da frente da coxa, o banco para trás, usa mais a parte de trás e os glúteos. O ideal é tentar achar um ponto onde note que o uso dos dois grupos musculares está parecido, e claro, seja confortável para você.

Sobre trocar de bicicleta, recomendo demais o Bike Insight: https://bikeinsights.com/

Ele irá mostrar todas as variações entre modelos e tamanhos diferentes, em milímetros, para que tenha uma noção muito melhor do que está fazendo.

Outro ponto é olhar o tamanho do pedivela, pelo seu cavalo daria 167.5 mm, 
podendo ir para o 165... Infelizmente tamanhos assim são mais difíceis de achar.
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2022 as 23:46
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Esquece esse ajuste de "joelho alinhar com o pedal", ele é completamente sem sentido, e o joelho ainda tem muitos pontos que você poderia usar como referência, variando centímetros entre eles. Olhe uma bicicleta de TT ou Triathlon e isso vai pro espaço.

Se souber inglês: https://www.youtube.com/watch?v=v_anXhT2sg8

O ajuste do banco para frente e para trás é um dos mais complexos em uma bicicleta, depende de muita coisa. Também não existe uma posição correta, diferentes posições tem prós e contras, cabe ao ciclista escolher o ideal para si.

A melhor e mais simples recomendação que vi foi aquela do vídeo. O banco para frente usa mais a parte da frente da coxa, o banco para trás, usa mais a parte de trás e os glúteos. O ideal é tentar achar um ponto onde note que o uso dos dois grupos musculares está parecido, e claro, seja confortável para você.

Sobre trocar de bicicleta, recomendo demais o Bike Insight: https://bikeinsights.com/

Ele irá mostrar todas as variações entre modelos e tamanhos diferentes, em milímetros, para que tenha uma noção muito melhor do que está fazendo.

Outro ponto é olhar o tamanho do pedivela, pelo seu cavalo daria 167.5 mm, 
podendo ir para o 165... Infelizmente tamanhos assim são mais difíceis de achar.

Olhei o vídeo que você recomendou e outros, e achei muito interessante as informações. Realmente no Triathlon o joelho fica bem a frente do centro do pedal.
No meu caso, teve uma época que comecei a pedalar mais forte tinha dores nos joelhos, mas ao centralizar o mesmo com o pedal as dores pararam. Já estar um pouco a frente, como estou agora, não parece ter este problema, somente após várias horas de pedalada, o que imagino ser normal. 
Não sei se para todos é assim, mas para mim, o joelho estar muito atrás é maléfico.
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2022 as 21:35
Que bom que ajudou. As vezes o ajuste ideal termina com o joelho (ou o ponto que preferir considerar dele) em cima do pedal, mas é coincidência.

Esses vídeos são uma série, tratam de muitos assuntos, são muito bons. A maioria dos bike fitters tem alguma teoria mirabolante na cabeça, e segundo ele resolve tudo. Esse dai não, sabe admitir que algumas coisas são complicadas, e que não existe um único fit correto, tudo tem prós e contras.

Ele resumiu em minutos o que eu levei anos para descobrir (de testes e pesquisas). Sou alto e com as pernas curtas, uso o canote com offset e o selim todo para trás. Ele comenta que esse é um caso bastante comum. A primeira vez que notei os glúteos sendo usados foi bem estranho, é uma dor difícil de identificar o ponto exato, e se confunde com a dor do selim.

Ele também dá dicas práticas muito boas, me fez descobrir que estava usando um guidão grande demais, ficaria mais confortável com um guidão menor (além de mais aero e melhor para dar uma de motoboy entre os carros), e agora estou querendo experimentar um espaçador nos pedais, para aumentar a distância entre as pernas.
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2022 as 21:52
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Que bom que ajudou. As vezes o ajuste ideal termina com o joelho (ou o ponto que preferir considerar dele) em cima do pedal, mas é coincidência.

Esses vídeos são uma série, tratam de muitos assuntos, são muito bons. A maioria dos bike fitters tem alguma teoria mirabolante na cabeça, e segundo ele resolve tudo. Esse dai não, sabe admitir que algumas coisas são complicadas, e que não existe um único fit correto, tudo tem prós e contras.

Ele resumiu em minutos o que eu levei anos para descobrir (de testes e pesquisas). Sou alto e com as pernas curtas, uso o canote com offset e o selim todo para trás. Ele comenta que esse é um caso bastante comum. A primeira vez que notei os glúteos sendo usados foi bem estranho, é uma dor difícil de identificar o ponto exato, e se confunde com a dor do selim.

Ele também dá dicas práticas muito boas, me fez descobrir que estava usando um guidão grande demais, ficaria mais confortável com um guidão menor (além de mais aero e melhor para dar uma de motoboy entre os carros), e agora estou querendo experimentar um espaçador nos pedais, para aumentar a distância entre as pernas.

A respeito do tamanho do pedivela, que cálculo você usou para chegar nos 165mm para mim?
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2022 as 22:04
Usei a fórmula:

Cavalo (em cm) x 1,25 + 65

82 x 1.25 + 65 = 167,5 mm

Em geral é considerado melhor errar para menos do que para mais, então pode ser interessante ir para o 165 mm já.

Essa não é uma medida tão crucial assim, mas tem gente que fala que mudou tudo depois de pegar o tamanho recomendado. Foi algo negligenciado por muito tempo (muita gente nem sabe que tem tamanhos diferentes), mas agora está começando a receber mais atenção.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2022 as 23:12
Então, sr o joelho está 2cm adiantado em relação ao pedal, utilizar um pedivela ainda menor acabará por aumentar o avanço.

A Regra para tamanho do pedivela mais utilizada é:

- Cavalo de até 73,6 cm............. pedivela 165 mm
- Cavalo entre 73,6 e 81 cm ........ pedivela 170 mm
- Cavalo entre 81 e 86,3 cm ........ pedivela 172,5 mm
- Cavalo com mais de 86,3 cm ........pedivela 175 mm

Tenho 1,67 e 77,... de cavalo. Estou usabdo 170 sem problemas. Já usei 165 e 172,5 um bom tempo (com coroas compactas) e 170 com mid e tradicionais. De MTB sempre utilizei 175.

Como exemplo, Nairo Quintana e Peter Sagan usam pedivelas 172,5, sendo que o primeiro tem 1,67 e Sagan 1,84 tem, Mark Cavendish tem 1,75m e utiliza 170mm. Cadencia, força e medidas antropometricas especificas tornam cada ser único.

Bike fit tem que ser bem feito para solucionar o problema. Nao mude nada antes de tentar um bom ajuste.

Editado por dimas2dimas - 26 Mai 2022 as 23:14
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X