Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Suspensões em falta e Preços de peças ficando caro
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Suspensões em falta e Preços de peças ficando caro

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Andre Franca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2020
Sete Lagoas, MG
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andre Franca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Suspensões em falta e Preços de peças ficando caro
    Postado: 28 Jul 2020 as 17:31
Estou ainda montando minha primeira bike para fazer trilha, e estava interessado na suspensão Rst Dirt hidráulica, porém durante essa pandemia tanto a hidráulica quanto a de molas estão em falta em todos os lugares para comprar, isso é algo que após tudo isso passar voltará ao normal? O guidão Hupi Pub também não tem para venda nem mesmo no site da hupi (e em outras lojas estão em um preço exorbitante, a hupi parou de fabricá-los? se sim, acham o Hupi Ferpa uma boa substituição? Outra dúvida é sobre os freios shimano tanto os Alívio m446 quanto os Deore M6000 que praticamente dobraram de preço, efeito da pandemia também, que poderá voltar ao normal quando acabar?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2020 as 23:33
Cara, essa é a pior época pra comprar peças. Ou estão sem estoque ou estão com os preços pela hora da morte. Tenho relatos próprios de inflacionamento de 65% de peças, apesar do dólar ter subido 40% entre novembro e abril, quando houve o pico.

O que eu te recomendo é esperar. Só continue o projeto da bike se vc realmente precisar dela. Guarde seu dinheiro, invista se preferir, e retome o projeto depois dessa confusão.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 07:56
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Cara, essa é a pior época pra comprar peças. Ou estão sem estoque ou estão com os preços pela hora da morte. Tenho relatos próprios de inflacionamento de 65% de peças, apesar do dólar ter subido 40% entre novembro e abril, quando houve o pico.

O que eu te recomendo é esperar. Só continue o projeto da bike se vc realmente precisar dela. Guarde seu dinheiro, invista se preferir, e retome o projeto depois dessa confusão.

40% dólar, 25% lei do mercado. As lojas estão com os estoques raspados e os fornecedores não estão entregando. Quem tem estoque, reajustou tudo para não quebrar o caixa. 

Recomendo procurar uma suspa usada. Vai acabar comprando coisa melhor com o dinheiro que pretendia investir.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 09:52
Ainda dá para garimpar algumas peças que estão com preços aceitáveis no Mercado Livre e em algumas lojas físicas. Vale a pena se tiver pressa. Fora isso, melhor aguardar mesmo.


Editado por hug0.dts - 29 Jul 2020 as 09:55
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 12:06
Aguarde...
Importação está difícil e mais difícil ainda é liberar a carga nos portos.

As empresas estão sem estoque e sem previsão...
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 14:59
Boa tarde. Não é só nas bikes. Lido com TI e peças de computadores estão escassas... pra se ter uma ideia com esse negócio de home office as web cams praticamente sumiram do mercado! Só sobraram as de alta resolução que se já eram caras agora estão mais caras! Como minha filha tem aulas on line todas as manhãs quase o meu PC de casa "entregou os pontos" e encomendei um novo. Montei um legal, MAS paguei no mínimo 1/3 do que eu pagaria antes dessa pandemia... eu sou sincero: só estou pedalando (um pouco agora) ainda porque tenho bike MAS, SE tivesse que começar "do zero" ou tivesse que trocar algum componente "graúdo" que estivesse impossibilitando meu pedal eu até (temporariamente) trocaria de atividade... Confused
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 17:57
Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Boa tarde. Não é só nas bikes. Lido com TI e peças de computadores estão escassas... pra se ter uma ideia com esse negócio de home office as web cams praticamente sumiram do mercado! Só sobraram as de alta resolução que se já eram caras agora estão mais caras! Como minha filha tem aulas on line todas as manhãs quase o meu PC de casa "entregou os pontos" e encomendei um novo. Montei um legal, MAS paguei no mínimo 1/3 do que eu pagaria antes dessa pandemia... eu sou sincero: só estou pedalando (um pouco agora) ainda porque tenho bike MAS, SE tivesse que começar "do zero" ou tivesse que trocar algum componente "graúdo" que estivesse impossibilitando meu pedal eu até (temporariamente) trocaria de atividade... Confused


Também estou pedalando um pouco menos do que de costume para poupar um pouco minhas bikes
Os preços de tudo relacionado a bike estão pela hora da morte
Minha DT 180 de trilha tem sido minha salvação da minha saúde mental,com 15-20 bozos de gasolina consigo fazer um rolezao e as peças são todas muito baratas e extremamente robustas e duráveis
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 18:44
Diferentemente de alguns, tô aproveitando essa época para pedalar o máximo possível!

Shocked

Tive a sorte de ter algumas peças de reposição estocadas e consegui comprar alguma coisa que faltava logo no início da pandemia. Tô metendo ficha nos pedais e quero usar as bikes até moer!

LOL

Claro que os preços estão pela hora da morte. Não vale a pena comprar nada agora; Mas nem sei se vão conseguir achar alguma coisa. Exceto produtos ruins ou superfaturados. Ou os dois...

Também tenho sorte de meu filho estar estuando na Alemanha. Comprei um par de pneus e mandei entregar na casa dele. Agora só falta ele despachar para cá e eu ter a paciência de monge para aguardar o nosso Correios entregar aqui...

Unhappy
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 06:56
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Também tenho sorte de meu filho estar estuando na Alemanha. Comprei um par de pneus e mandei entregar na casa dele. Agora só falta ele despachar para cá e eu ter a paciência de monge para aguardar o nosso Correios entregar aqui...

Unhappy

Boa sorte: minha esposa comprou umas roupas pra ela de uma loja virtual do Rio de Janeiro e levou quase 1 mês para chagar aqui no RS... Angry
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 07:36
Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:


Boa sorte: minha esposa comprou umas roupas pra ela de uma loja virtual do Rio de Janeiro e levou quase 1 mês para chagar aqui no RS... Angry


Tá feio mesmo. Vendi um tablet usado no Mercado Livre para um comprador em Vitória, ES.  Levou 45 dias corridos para os Correios entregarem lá...

Os Correios já estavam mais lentos do que tartaruga manca. Parece que a pandemia só facilitou para eles darem as desculpas.

Cry
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
phrx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar phrx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 11:10
Tô precisando trocar minha corrente de 10v e fui pesquisar os valores no ML. 180, 200 reais o que custava 100 no início do ano!!! Tristeza esse país!!

Aí fui pesquisar no site da bluecycle, que é a distribuidora oficial da Shimano no Brasil e me deparei com um monte de absurdo lá!! Eles colocam os preços sugeridos dos componentes...pra quem quiser dar uma olhada, segue o link dos câmbios traseiros https://www.bluecycle.com.br/componentes/cambio-traseiro

Dureza!!!
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 11:39
Originalmente postado por phrx phrx escreveu:

Tô precisando trocar minha corrente de 10v e fui pesquisar os valores no ML. 180, 200 reais o que custava 100 no início do ano!!! Tristeza esse país!!

Aí fui pesquisar no site da bluecycle, que é a distribuidora oficial da Shimano no Brasil e me deparei com um monte de absurdo lá!! Eles colocam os preços sugeridos dos componentes...pra quem quiser dar uma olhada, segue o link dos câmbios traseiros https://www.bluecycle.com.br/componentes/cambio-traseiro

Dureza!!!


Essa blucycle é um câncer no ciclismo nacional
Pegam o valor em dólar e colocam mais um zero no final e voila,preço pros trouxas da banania pagarem
Ainda conseguiram boicotar quase todas as lojas internacionais de venderem pro Br
Não passam de um bando de sanguessugas
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 14:25
Agora fiquei foi curioso de encontrar essa corrente de 10v de 100 reais    nem a Sunrace

Essa das distribuidoras monopolizarem a parada e impedir fornecedores internacionais de enviarem pra cá é uma p..ta babaquice. Aí ficamos impedidos de comprar a peça mais barato.

Queria saber como os caras de fora conseguem vender um produto com lucro + impostos locais + frete e ainda ser vantajoso pra nós, com uma moeda desvalorizada, trazer de fora, trazendo como pessoa física (e as vezes pagando pelo menos 50% do valor do imposto).

Ah, já sei, a culpa são dos impostos no Brasil. Faz me rir viu.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1012
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 15:27
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Originalmente postado por phrx phrx escreveu:

Tô precisando trocar minha corrente de 10v e fui pesquisar os valores no ML. 180, 200 reais o que custava 100 no início do ano!!! Tristeza esse país!!

Aí fui pesquisar no site da bluecycle, que é a distribuidora oficial da Shimano no Brasil e me deparei com um monte de absurdo lá!! Eles colocam os preços sugeridos dos componentes...pra quem quiser dar uma olhada, segue o link dos câmbios traseiros https://www.bluecycle.com.br/componentes/cambio-traseiro

Dureza!!!


Essa blucycle é um câncer no ciclismo nacional
Pegam o valor em dólar e colocam mais um zero no final e voila,preço pros trouxas da banania pagarem
Ainda conseguiram boicotar quase todas as lojas internacionais de venderem pro Br
Não passam de um bando de sanguessugas


Só para ficar claro. O bloqueio é mundial. Não só no Brasil. Várias marcas de vários segmentos fazem isso. A tal da globalização não funciona tão bem no mundo real.

Editado por zoda - 30 Jul 2020 as 15:28
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 15:29
Funciona sim!

Nunca antes "globalizaram" um vírus tão rapidamente...
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 16:00
1. Pra quem acha ruim comprar da bluecycle, é só abrir um CNPJ de distribuidor e comprar direto da SHIMANO. Eu adoraria que algum de vcs fizessem isso e inundassem o mercado com peças baratas!! Juro que compro de quem assumir essa, OK?

2. Na hora da garantia, não sejam perversos como a blue cycle, e estendam a garantia para qualquer procedência do produto, seja comprado de vc ou da loja na polônia. 

Vamos lá, revender produtos é só uma continha simples de impostos!!!! Não existe custos fixos, custos variáveis, capital de giro, investimento, TIR, dividendos, garantia e pós-venda... Tudo se resume a pagar o imposto e revender por um lucro de 5 a 10%
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 16:08
Tu realmente acredita que vender um câmbio comprado direto do fabricante aqui seja mais custoso (normalmente o dobro do preço) que na inglaterra ou na alemanha? Ou tu acha que eles compram do Chain Reaction e repassam os preço é?

Os custos fixos, custos variáveis, capital de giro, investimento, TIR, dividendos, garantia e pós-venda (inclusive return shippping como alguns varejistas online tem) só existem e são caros no Brasil? Nos outros países eles trabalham em troca de arco íris e post do instagram né?

Sempre tem os lambe cu de empresário, é incrível.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2084
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 16:53
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

1. Pra quem acha ruim comprar da bluecycle, é só abrir um CNPJ de distribuidor e comprar direto da SHIMANO. Eu adoraria que algum de vcs fizessem isso e inundassem o mercado com peças baratas!! Juro que compro de quem assumir essa, OK?

2. Na hora da garantia, não sejam perversos como a blue cycle, e estendam a garantia para qualquer procedência do produto, seja comprado de vc ou da loja na polônia. 

Vamos lá, revender produtos é só uma continha simples de impostos!!!! Não existe custos fixos, custos variáveis, capital de giro, investimento, TIR, dividendos, garantia e pós-venda... Tudo se resume a pagar o imposto e revender por um lucro de 5 a 10%


Fora que a compra minima de pecas shimano imposta hoje, acho que está em R$ 2.500,00 reais, ou seja, ou vc tem giro ou vc se ferra.




Editado por hurry-gurits - 30 Jul 2020 as 16:54
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 17:04
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

1. Pra quem acha ruim comprar da bluecycle, é só abrir um CNPJ de distribuidor e comprar direto da SHIMANO. Eu adoraria que algum de vcs fizessem isso e inundassem o mercado com peças baratas!! Juro que compro de quem assumir essa, OK?

2. Na hora da garantia, não sejam perversos como a blue cycle, e estendam a garantia para qualquer procedência do produto, seja comprado de vc ou da loja na polônia. 

Vamos lá, revender produtos é só uma continha simples de impostos!!!! Não existe custos fixos, custos variáveis, capital de giro, investimento, TIR, dividendos, garantia e pós-venda... Tudo se resume a pagar o imposto e revender por um lucro de 5 a 10%

A bluecycle e' distribuidora exclusiva da Shimano.


E, aparentemente, eles tabelam os precos para os revendedores. Seria interessante confirmar isso.
A venda:
https://bit.ly/2Gcg914

https://bit.ly/2YaCfM0
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1917
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 19:35
Tá soda msm... tem que cuidar muito bem do que se tem e fazer durar o máximo possível...

Faço manutenção com um amigo de pedal, que tinha oficina em casa como hobby e segunda fonte de renda. Como foi demitido na Pandemia, equipou o que faltava e tornou o serviço seu ganha pão.

Cobra preços mais do que justos e não empurra peça, pelo contrário! É franco sobre o que acabou a vida útil e normalmente já vai avisando antes o que fazer para aumentar a vida útil delas, salva componentes em caso de imprevisto sempre que possível, etc.

Ele só não faz shock e suspensão a ar, prefere indicar outra oficina pequena que o dono/mecânico tem todos os cursos e equipamentos (ferramentas, nitrogênio, etc.)

Antes deles, nunca tive um serviço tão personalizado qdo fazia manutenção em bike shop, nem nas simples e muito menos nas "de luxo"!

E vcs, repararam se a disparada de preço afetou também os serviços de limpeza, revisão e manutenção?

Editado por raulino - 30 Jul 2020 as 19:38
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Remerson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2012
Paulínia/SP
Offline
Mensagens:584
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Remerson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 19:48
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Tá soda msm... tem que cuidar muito bem do que se tem e fazer durar o máximo possível...

Faço manutenção com um amigo de pedal, que tinha oficina em casa como hobby e segunda fonte de renda. Como foi demitido na Pandemia, equipou o que faltava e tornou o serviço seu ganha pão.

Cobra preços mais do que justos e não empurra peça, pelo contrário! É franco sobre o que acabou a vida útil e normalmente já vai avisando antes o que fazer para aumentar a vida útil delas, salva componentes em caso de imprevisto sempre que possível, etc.

Ele só não faz shock e suspensão a ar, prefere indicar outra oficina pequena que o dono/mecânico tem todos os cursos e equipamentos (ferramentas, nitrogênio, etc.)

Antes deles, nunca tive um serviço tão personalizado qdo fazia manutenção em bike shop, nem nas simples e muito menos nas "de luxo"!

E vcs, repararam se a disparada de preço afetou também os serviços de limpeza, revisão e manutenção?


Disparada de preços eu não sei, mas, aqui em um bike shop que costumo ir, tá com agenda cheia pra manutenção.... coisa de marcar hoje pra levar daqui 10 dias por não dar conta do tanto de serviço que estão tendo
Remerson Andrade

Suzico Desert Rat 1992!!!

Antiga bike: OXER Vision c/Rock Shox Dart1!

Poste sua Oxer aqui: http://www.pedal.com.br/forum/tem-uma-oxer-poste-aqui_topic71062.html
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X