Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Suspension Drag Effects - Arrasto em suspa U-Turn
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Suspension Drag Effects - Arrasto em suspa U-Turn

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Suspension Drag Effects - Arrasto em suspa U-Turn
    Postado: 08 Set 2010 as 02:14
Pessoal,

Lendo o tópico " Full Suspension - Tire suas dúvidas"  , um colega forista está com uma dúvida que justifica a criação deste novo tópico, pois me parece que é um assunto ainda não explorado por aqui. Na verdade não é um novo tópico, só estou roubando do fórum de XC do DHBrasil, um assunto que foi discutido a pouco mais de um ano.

Vamos ao que interessa, essa é a parte copiada:

"Lendo a edição de maio (2009) da Mountain Bike Action (US), vi uma carta de um leitor com um problema inusitado na sua Stumpjumper 2007 c/ Talas 100-140.

O leitor relata que nas subidas quando ele passa de 140mm para 100mm, sente um arrasto na pedalada, como se a pedalada ficasse mais pesada, e só para quando ele abre o curso novamente.

Porém pela a resposta dada, parece que se trata mais de “encanação” do ciclista de que um problema real (pelo que pude entender), e quem respondeu a carta foi o Dave Weagle (criador do DW*Link presente nas Turner, Ibis, Iron Horses, Pivot Cycles). "

A matéria, quem quiser ler:





Eu sinto exatamente o descrito pelo cara na minha bike atual. Só consigo sentir a bike "leve" na rolagem quando ambas as suspensões estão "alinhadas" no mesmo curso. Se alterar para 120mm já é nítido a diferença na pilotagem, se abaixar pra 100mm fica gritante a diferença. Mesmo em subidas ingrimes e técnicas, a sensação de arrasto é terrível. A frente mais baixa ajuda bastante a superar a subida, porém o efeito da pedalada mais travada dá uma boa afetada no teu psicológico. Parece que vc está puxando uma âncora. Claro que tudo isso pode mudar de uma bike para outra, de um sistema de suspensão para outro ou mesmo de um biker para outro.

Minha bike é uma KHS XCT 555, com 140mm de curso no quadro. Montei com Talas 32 RLC com ajuste de curso 100-120-140. Me parece que como a Talas oferece alteração do curso com rapidez, essa diferença seja mais fácil de notar.

Minha conclusão é meio que óbvia, se o frame foi construído para 100mm, ele vai trabalhar melhor com 100mm ou até uns 120mm. Se vc quiser colocar 140mm, é certo que irá alterar os ângulos da bike e o funcionamento da suspa traseira e desta forma começará a perder desempenho de alguma forma.

Já o contrário é até mais nítido. Quem tem frame com 120, 130, 140 ou até 150mm de curso e colocar uma suspa mais baixa, também é certo que irá perder desempenho. A frente irá ficar grudada no chão, e não é para melhor estabilidade.

Quando eu tinha uma HT com Minute 1, e alterava de 100mm para 130mm nos rolês AM ou DHs leves que fazia, naturalmente não sentia tanta diferença, pois estava com um frame rígido. Para sentir alguma diferença aqui, o cara tem que ter sensor de telemetria nos pulsos e tornozelos.

Seria legal outros usuários de suspas com U-Turn (Rock Shox, Manitou) ou Talas (Fox) e quadros fulls compartilhassem suas experiências aqui neste tópico.

Fonte original da criação do tópico: http://www.dhbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=27004&hl=dw-link&st=0

Voltar ao Topo
Fida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Nov 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:1224
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 02:56
Paaa que coincidencia, acabei de responder naquele tópico: Segue minha resposta lá:
 
Originalmente Postado por Ortega Engº

É Cirso o sonho é esse RS Revelation na dianteira, mas o preço e a falta de dinheiro me deixa longe disso...
Queria saber o quanto isso seria problema usar 120mm na dianteira e 6.0" na traseira? Oque iria mudar? Oque iria piorar? etc...
 
Tenho uma GT idrive 5. Ela tem 5,5'' de curso na traseira, e na frente uma manitou com u=turn de 100-130.
 
Se eu ponho a suspa dianteira em 100 a bike fica uma M***. Muda toda a geometria, fica ruim de descer, não passa segurança. Deixando em 130mm a bike é perfeita, desce até de ponta cabeça eheh
 
Faz o que o Cirso falou e deixa o curso igual na frente e traseira.
 
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 03:52
Tinha essa impressão quando usava na minha Titus Motolite (127mm) uma RS Reba Race com 115mm de curso, quando mudei pra Talas RLC (100,120,140), percebi na hora uma melhora de desempenho da bike. Mas tenho que confessar que pode ser puramente euforia com a troca da suspa, pois agora mesmo quando baixo pra 100mm não percebo diferença como descrito pelo Cirso. Talvez possa ser questão do quadro mesmo, ou não tenho toda essa sensibilidade pra perceber.
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 05:47
Eu ainda não fiz testes pra dizer que dá muita diferença se abaixar ou subir a suspa, mas sinto que a bike fica mais confortável com a frente alta, e bem menos estável nas subidas
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 14:57
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Eu ainda não fiz testes pra dizer que dá muita diferença se abaixar ou subir a suspa, mas sinto que a bike fica mais confortável com a frente alta, e bem menos estável nas subidas
 
Este é um efeito natural. Quando tenho uma subida íngrime pela frente e tento com 140mm, a frente fica mais leve, pois está mais sujeita a levantar conforme o torque da pedalada. Já a frente mais baixa em 20 ou 40mm é uma grande diferença, pois com o peso mais deslocado a frente o torque na pedalada tem que ser bem maior para a frente ficar mais leve.
 
Hoje eu só altero o curso em subidas quando é realmente íngrime ou de difícil tração, fora isso, fico sempre com 140mm.
Voltar ao Topo
Pedrão Gaúcho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 05 Nov 2007
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:1381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedrão Gaúcho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 14:14
Uso uma Recon 351 U-turn (85-130) e ela está setada em 130 mm (direto) pois a maneira de trocar a suspa de altura, nas RS, é muito chata, pois é necessário uma força enorme, e fazer isso em todas as subidas, está fora de questão (pra mim), mas elas são boas pois você pode usar a suspa com varios tipo de quadro full, desde 100 até 130mm (XC-AM), ela é bem versatil.
Quanto ao arrasto, não notei nada, deve ser mais "encanação" mesmo.
Voltar ao Topo
cidodoido Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2010
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cidodoido Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 14:39
tenho uma recon u-turn, e não tive problema nenhum com esse arrasto, to usando muito a variaçã de curso e gostando muito da suspensão.
pq roubou minha bicicleta?
Voltar ao Topo
Ripper Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2006
Colatina - ES
Offline
Mensagens:265
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ripper Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2010 as 16:02
Eu também sinto esse "arrasto" quanto diminuo o curso da suspa, sinto que ela fica muito mais travada, quando chego no alto da subida e aumento o curso, parece que estou soltando o freio de mão da bike. Não sei se é psicológico, mas como várias pessoas já falaram que sentem o mesmo, eu acho que não é.

Afinal como já disseram, se o quadro foi projetado para uma suspa de 150mm, acho normal esse comportamento "bike pesada" quando se reduz o curso para 100mm.
------------------------------------------------
-- A diversão começa onde a estrada acaba. --
------------------------------------------------
Voltar ao Topo
Ortega Engº Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Santa Maria-RS
Offline
Mensagens:558
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ortega Engº Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2010 as 18:55
Valeu Linosfly.
Oque pude perceber até agora é que o curso da suspensão traseira é decisivo para o tamanho do curso dianteiro, sendo que se o curso traseiro é 100mm o curso minimo dianteiro tem que ser 100mm, podendo variar o curso dianteiro apenas acima de 100mm e nunca menos, ainda assim tem um limite acima de 100mm que a dianteira pode variar...

Se tudo der certo meu quadro full vai ser esse branco na foto abaixo e a foto da bike com quadro cinza é apenas para mostrar o desenho do sistema de amortecimento traseiro que é semelhante nos dosi quadros apenas muda o shock traseiro:






No caso da minha bike pronta vou usar 100mm traseiro e 100mm dianteiro numa suspensão Rock Shox Recon 351 solo air (Logo depois de pronta e um tempo usando 100mm vou experimentar alterar o curso da suspensão dianteira para 130mm para ver).
Falow abraço!
Daniel Ortega Zavaglia Silva - Rio Grande do Sul.

I'm back
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X