Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Suspensão Zoom
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Suspensão Zoom

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Lucas Pereira Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mar 2020
Brasilia -DF
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Pereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Suspensão Zoom
    Postado: 30 Mar 2020 as 15:07
Boa Tarde, 
Comprei uma bicicleta Schwinn Eagle aro 29, tive problemas na trava da suspensão. A suspensão que veio na bike é uma Zoom de 60mm com trava na suspensão. Após montar a bicicleta é dar a primeira volta, notei que a trava para endurecer ou amolecer a suspensão estava muito dura, forcei e ela acabou dando um estralo. Logo percebi que a trava só funcionava quando eu saía de cima da bicicleta, de forma que eu aliviasse todo o peço da suspensão e só assim era possível acionar a trava, ou seja a trava não funciona com a pessoa montada na bike, pra acionar a trava é necessário sair de cima da bicicleta.
Levei ela na oficina é fui informado que era assim mesmo, por se tratar de uma suspensão de entrada.
A bicicleta ainda está na garantia, devo reenvia-lá para o vendedor para que seja feita uma análise ou não é necessário pois não a problema nenhum na suspensão? me ajudem
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2020 as 15:58
Esse é um problema que conceitualmente esta funcionando errado, so travar sem carga em tese perde a funcionalidade da trava no guidão, mas como é uma suspensão de entrada, não ficaria surpreso se esse fosse o modo "correto" dela funcionar, tem uma galera do forum que comprou essa bike recentemente, eles podem te ajudar...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Lucas Pereira Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mar 2020
Brasilia -DF
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Pereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2020 as 16:26
Ela não tem trava no guidão, a trava fica na suspensão mesmo. Espero q a galera q tenha comprado o mesmo modelo possa me ajudar, valeu
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2020 as 16:42
Todas as bikes com trava na suspensão que eu já vi, sem o remoto no guidão, possuem essa característica, ou seja, vc não consegue travar a suspensão em cima da bike, tem que, pelo menos, descer do banco. Faz até certo sentido, o cara não vai tirar a mão do guidão para abaixar até a trava para acioná-la ou não pois pode se acidentar e iria botar a culpa no fabricante.

Pelo que eu já vi por aí (inclusive nas minhas bikes e na de colegas), a vantagem das suspensões (de mola) com trava na suspensão (sem o acionador remoto no guidão) é que ela não tem curso qdo está travada (ou pelo menos bem pequeno), ao contrário das suspas com trava no guidão que, mesmo travadas, ainda possuem um pequeno curso e que é necessário para a vantagem da trava remota com o ciclista em cima da bike. Mas, como eu disse, são observações minhas, não sei se as mesmas se aplicam de verdade ao enorme leque de configurações de suspas que tem por aí. Eu usava uma TSW Salto com trava na suspensão (sem o remoto) e o comportamento era exatamente esse, tinha que descer da bike para acioná-la e não tinha curso com ela travada. Tb usei uma Gios BR (esqueci o modelo) com trava remota e mesmo travada ela tinha um pequeno curso.

Originalmente postado por Lucas Pereira Lucas Pereira escreveu:

Ela não tem trava no guidão, a trava fica na suspensão mesmo. Espero q a galera q tenha comprado o mesmo modelo possa me ajudar, valeu


Editado por sidserra - 30 Mar 2020 as 16:46
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2020 as 17:22
Originalmente postado por Lucas Pereira Lucas Pereira escreveu:

Boa Tarde, 
Comprei uma bicicleta Schwinn Eagle aro 29, tive problemas na trava da suspensão. A suspensão que veio na bike é uma Zoom de 60mm com trava na suspensão. Após montar a bicicleta é dar a primeira volta, notei que a trava para endurecer ou amolecer a suspensão estava muito dura, forcei e ela acabou dando um estralo. Logo percebi que a trava só funcionava quando eu saía de cima da bicicleta, de forma que eu aliviasse todo o peço da suspensão e só assim era possível acionar a trava, ou seja a trava não funciona com a pessoa montada na bike, pra acionar a trava é necessário sair de cima da bicicleta.
Levei ela na oficina é fui informado que era assim mesmo, por se tratar de uma suspensão de entrada.
A bicicleta ainda está na garantia, devo reenvia-lá para o vendedor para que seja feita uma análise ou não é necessário pois não a problema nenhum na suspensão? me ajudem


Então, procure saber o mecanismo da trava.
As zoom geralmente são mecânicas, ou seja é inserido um limitador nela, e esse limitador só tem espaço na posição mais alta (sem carga)... então o funcionamento está normal. Por isso é comum esse tipo de suspensão usar molas duras pra que não haja sag (afundamento em repouso) pra um ciclista de 70 kg.
Essas travas possuem um ponto morto muito discreto e são bem rígidas, por isso é importante que elas não sofram impacto travadas, pois o mecanismo pode quebrar.

   O outro sistema de trava é o hidráulico, onde a suspensão tem um cartucho hidráulico com damper, ao travar ela impede o refluxo de óleo e assim pode ser acionada a qualquer altura, e conforme ela vai se recuperando ela não afunda (por exemplo, acionou na metade do curso, e aliviou pra 20%, agora ela tá travada aqui, não afundo, mas se aliviar pra 0% ela não mais vai afunda até soltar o mecanismo).
   Essas travas tem sua rigidez e estabilidade variável conforme o mecanismo de segurança, cada marca usa um sistema. A suntour tem um jogo, ela cede um pouco pra evitar danos nesse cartucho. A RS é bem rígina, mas solta quando sofre um impacto pesado e depois enrijece novamente. A proshock é solida, travou tá travado e não há folta, o sistema deles é robusto, mas um impacto brusco travado pode danificar.

Resumindo a novela, ao meu ver, tua suspensão está ok.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2020 as 17:28
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Todas as bikes com trava na suspensão que eu já vi, sem o remoto no guidão, possuem essa característica, ou seja, vc não consegue travar a suspensão em cima da bike, tem que, pelo menos, descer do banco. Faz até certo sentido, o cara não vai tirar a mão do guidão para abaixar até a trava para acioná-la ou não pois pode se acidentar e iria botar a culpa no fabricante.

Pelo que eu já vi por aí (inclusive nas minhas bikes e na de colegas), a vantagem das suspensões (de mola) com trava na suspensão (sem o acionador remoto no guidão) é que ela não tem curso qdo está travada (ou pelo menos bem pequeno), ao contrário das suspas com trava no guidão que, mesmo travadas, ainda possuem um pequeno curso e que é necessário para a vantagem da trava remota com o ciclista em cima da bike. Mas, como eu disse, são observações minhas, não sei se as mesmas se aplicam de verdade ao enorme leque de configurações de suspas que tem por aí. Eu usava uma TSW Salto com trava na suspensão (sem o remoto) e o comportamento era exatamente esse, tinha que descer da bike para acioná-la e não tinha curso com ela travada. Tb usei uma Gios BR (esqueci o modelo) com trava remota e mesmo travada ela tinha um pequeno curso.

Originalmente postado por Lucas Pereira Lucas Pereira escreveu:

Ela não tem trava no guidão, a trava fica na suspensão mesmo. Espero q a galera q tenha comprado o mesmo modelo possa me ajudar, valeu




Pô sid, se o caboclo não tem coordenação pra acionar a trava no garfo, pedalando, dá zero pra ele...kkk a minha é uma rst a ar, mas nunca consegui compra a trava de guidão, na minha a suspa traseira também a trava é na mão... o unico problema é na adrenalina esquecer de destravar... ja fiz uns trechos sem destravar ambas e a bike parecia um cabrito doido... mas ambas são ar e óleo...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
JosimarFreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2006
Fortaleza - Ceará
Offline
Mensagens:2375
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JosimarFreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2020 as 17:28
Também comprei uma Schwinn colorado com este mesmo modelo de suspensão. A suspensão Ok, é o normal dela funcionar assim.
É só pular e rezar pra não quebrar os dentes...FREERIDE...!!!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2020 as 18:28
Então, Hurry, por isso que eu falei que o que eu postei foi um entendimento meu, depende da suspa e tb do ciclista (eu só conheço ciclista pobre, hehehe...). Já vi várias vezes gente tentar acionar a trava pedalando e tomar um capotão da porra, isso sem ser em trilhas ditas "normais", andando em trilhas de terra com uns buraquinhos e/ou subidas. Mas vou te falar, vc é meu ídalo, já que consegue mexer na trava da suspensão traseira montado na bike, eu não conseguia nem mexer na minha dianteira qdo eu usava a TSW Salto, hehehe,...

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:



Pô sid, se o caboclo não tem coordenação pra acionar a trava no garfo, pedalando, dá zero pra ele...kkk a minha é uma rst a ar, mas nunca consegui compra a trava de guidão, na minha a suspa traseira também a trava é na mão... o unico problema é na adrenalina esquecer de destravar... ja fiz uns trechos sem destravar ambas e a bike parecia um cabrito doido... mas ambas são ar e óleo...


Editado por sidserra - 30 Mar 2020 as 18:30
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2020 as 11:57
Nossa, eu na minha ignorância só pedalei queixo duro até hoje, pensava que a trava de qualquer suspa poderia ser acionada a qualquer momento, no pé da serra vc acionava a trava antes de começar a subir e mandava bala, igual na época que o pessoal passava marcha no downtube.

Essa característica da trava não é ruim? Por que na ultima volta de uma prova, vc abre alguns segundos na frente com um grupo babando atrás de vc, o sujeito num vai descer da bike pra travar uma suspa, ele vai subir com ela destravada mesmo, não é algo funcional.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2020 as 12:14
Numa competição séria, o cara não vai usar uma suspensão com essa característica, se usar não vai parar pra acionar...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X