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Suspensão Traseira. Qual é o melhor sistema?

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MauroAlencar Ver Drop Down
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    Enviado: 01 Dez 2011 as 11:06
Existem muitos designs diferentes para as suspensões traseiras das MTB. Muitas vezes ficamos na dúvida sobre qual dos sistemas utilizados pelas fabricantes seria o mais funcional e mais eficiente de todos. Sugiro então que discutamos neste tópico sobre sistemas de suspensão traseira (não apenas sobre amortecedor traseiro), estou muito interessado em aprender com os parceiros aqui do fórum.
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MauroAlencar Ver Drop Down
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Segundo informações que li recentemente no Catálogo 2012 da Trek, a maior parte dos sistemas de suspensão traseira das bikes fixam o amortecedor a um apoio móvel no topo do quadro (balanceiro) e a um apoio fixo no quadro. Este apoio fixo no quadro, como dizia no catálogo, provoca um comportamento pouco eficaz do amortecedor.
 
O sistema Full Floater da Trek, reuniria, de acordo com as declarações da marca, o amortecedor a dois pontos móveis, o que garantiria uma resposta mais eficiente da suspensão em qualquer tipo de terreno.

O sistema de suspensão da Trek (modelos Fuel EX e Remedy) utiliza ainda o balanceiro EVO Link, que é uma peça única. O EVO Link proporcionaria um ponto de conexão mais forte entre os triângulos da frente e de trás, criando um quadro mais leve e rígido, traduzindo-se em maior controle da bike.

Na minha humilde opinião, aí está o TOP dos sistemas das suspensões traseiras. Alguém conhece outros sistemas e suas vantagens?


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bmarcell Ver Drop Down
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Mauro Alencar,

Dos sistemas de links que testei até hoje, prefiro esse aí que você mostrou, na Giant ele é chamado Maestro e na Astro é chamado FSS e já é usado há um bom tempo, no final das contas chama-se Floating Suspension System(Sistema de suspensão flutuante) dos que usei é o que mais diminui o bob, é claro que aliado ao sistema de suspensão temos que considerar o amortecedor usado, mas esse daí funciona bem com a maioria dos amortecedores traseiros(shocks). Tenho uma Astro FSS AM que usa esse sistema, o shock é um Manitou swinger Air x3 com SPV, show de bola, amortece os impactos, lê bem o terreno e não deixa a bike molenga, na verdade vc não "sente" ele trabalhando, a estabilidade em curvas com piso irregular também é muito boa, já alguns sistemas vc sente todo o trabalho da suspensão e a bike fica molengona.

Editado por bmarcell - 05 Dez 2011 as 20:54
Astro FSS AM (Lagarta)
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vrsilva Ver Drop Down
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Nunca usei nenhum, mas acho que o da Specialized Epic seja um dos mais eficientes na questão absorção de impactos e rendimento, além de contar com o sistema Brain da Fox que é uma trava inteligente que atua quando necessário e deixa a suspa trabalhar livremente quando requisitada.
E ainda tem as Cannondale que não possuem link nenhum, curso de 90mm sem link, somente flexionando o chainstay de carbono, técnologia pura... acho que a Cannondale deve ter um comportamento muito parecido com o de uma Hardtail porém com muito mais conforto, a Epic já deve ter um comportamento mais Full mesmo, porém com bastante performance.
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
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renatorcv Ver Drop Down
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Amigos, tenho uma Epic ano 2007, o sistema Brain como já disse em outros tópicos é muito bem feito. Pedalando em pé, eu não sinto o bob, a bike não é molenga. Quando necessário o sistema amortece, além de infinitas possibilidades de regulagem, tanto a quantidade de ar, quanto regulagem de retorno e regulagem própria do Brain, que tem mais mole(soft)ou mais duro (firm).
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5 th elemento Ver Drop Down
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FSR
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kiorugui Ver Drop Down
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É preciso levar em consideração a finalidade da bike. Acho que, como a Epic é voltada para performance, faz diferença o Brain....mas e no caso das AM, Trail e outras full da SPZ? Por quê não usam? Porque não traz benefício considerável, a meu ver.

Por isso que digo. Qual  o melhor sistema? Depende...se o Brain fizesse diferença em uma SPZ Enduro..estaria lá.

Acho que não dá pra jogar todas as Full no mesmo pacote!
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
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kiorugui Ver Drop Down
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http://www.pedal.com.br/forum/full-suspension-tire-suas-duvidas_topic15749.html

Eu acho que tenho salvo em algum lugar aqui o tópico do fórum antigo. Vou procurar e tentar trazer de volta ao debate.

Flw.
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
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Kaus Ver Drop Down
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O sistema de suspensão VPP - Virtual Pivot Point





Nesta etapa do desenvolvimento de sistemas de suspensão total para bicicletas, a preocupação já não é só eliminar quer o bombear quer o balançar do sistema atraves do bloqueio do amortecedor, mas sim aproveitar a dinamica do sistema de suspensão para incrementar rendimento. Dessa forma aparece o sistema de PIVOT VIRTUAL em que o VPP assume o pioneirismo e o máximo desempenho deste tipo de sistema.

Partindo do principio que uma suspensão total não é para ser bloqueada mas sim para ser aproveitada quer no aumento do conforto, da estabilidade e do rendimento de uma bicicleta, o VPP assume a vanguarda no desenvolvimento destes sistemas de suspensão.

Superando os basicos e vulgares sistemas de suspensão que se limitam a bloquear, o amortecedor traseiro por forma a melhorar o rendimento da bicicleta atravez do eliminar do bombear um sistema de PIVOT VIRTUAL aproveita esse mesmo amortecedor para melhorar o rendimento da pedalada, conseguindo uma melhor tracção em subida, uma maior capacidade de pedalar em pisos irregulares, e uma maior capacidade de absorção de irregularidades maiores, mantendo uma sensibilidade espectacular em todas as condições quer seja em curva quer seja na travagem, sem que a efectividade da pedalada seja afectada.

Apresento-vos então o melhor sistema de suspensão o PIVOT VIRTUAL, e por sua vez provavelmente o melhor sistema de PIVOT VIRTUAL o VPP ( Virtual Pivot Point).

O VPP diferencia-se dos restantes pelas suas capacidades superiores em:

- Melhor tracção em todas as condições, quer a subir, em plano ou a descer.
- A rigidez do sistema permite pedalar mesmo em sprint sem que haja perda rendimento.
- Baixo peso e elevada rigidez de todo o conjunto graças as suas bielas de reduzida dimensão, mesmo para bicicletas de elevados cursos.
- Conversão da força aplicada no pedal, em tracção da roda traseira, e firmeza do sistema de suspensão.

Estes são alguns dos beneficios praticos da utilização de um sistema PIVOT VIRTUAL

De salientar que o VPP sendo o primeiro sistema de PIVOT VIRTUAL, é o que está mais avançado em desnvolvimento pois encontra-se protegido por uma serie de patentes o que lhe permite ter pontos de desenvolvimento unicos, o que lhe permite estar muito à frente de sistemas similares que funcionam como cópias, e por semelhanças.

Vamos tentar então descrever e explicar a parte técnica e o funcionamento deste sistema, a forma como conseguimos obter os resultados pretendidos. 

O porquê do VPP

A concepção da suspensão VPP visa compensar as diferentes forças existentes, evitando, dessa forma, as compressões indesejáveis (“bombeio”) sem limitar a capacidade de absorção. A força descendente que resulta do movimento de pedalar empurra para baixo a generalidade das bicicletas de suspensão total, tendo como resultado uma compressão indesejada da suspensão. As bicicletas com VPP usam uma configuração patenteada e um movimento que canalizam parte da força de compressão aplicada na corrente para a neutralização do “bombear” causado pelo pedalar.
Como existe um equilíbrio de forças, as bicicletas com VPP são capazes de absorver o “bombeio” que resulta do pedalar, enquanto que noutro tipo de bicicletas a opção passa por bloquear completamente a suspensão traseira para se obter o máximo de força de tracção. Com o sistema VPP não existe compressão induzida pelo pedalar, bloqueios manuais da suspensão e quaisquer outros tipos de compromissos.

VPP e o Sag uma Suspensão Activa

O VPP gera um equilíbrio entre as forças contrárias ao pedalar e o bombeio no ponto ideal de compressão (“sag”). O ponto ideal de compressão é o curso comprimido da suspensão quando o condutor está sentado em cima da bicicleta em posição neutra em terreno plano. Este ponto está entre 1/4 e 1/3 do curso total da suspensão.
As bicicletas com VPP são concebidas para serem conduzidas com “sag” suficiente para proporcionar uma verdadeira suspensão activa. Significa isto que a suspensão comprime (curso positivo) e distende (curso negativo) com as elevações e depressões do terreno.
O proprietário de uma VPP conduz sentado numa “cadeira” suspensa, com um amplo curso positivo e negativo disponível para manter a tracção em todas as condições de terreno, mesmo enquanto pedala.

Taxas de amortecimento do VPP

As taxas de amortecimento desempenham um importante papel na concepção de um quadro. As taxas de amortecimento referem-se à compressão que resulta de um determinado curso da roda traseira. Numa concepção de “taxa decrescente” a compressão é mais difícil no início que no fim do curso. Numa concepção de “taxa crescente” passa-se o oposto, a compressão é mais fácil no início que no fim.
Através da experimentação de dezenas de bicicletas de diferentes concepções e implementações do pivot, os engenheiros da SantaCruz harmonizaram as taxas de amortecimento nas bicicletas VPP, tanto na compressão como na distensão, para os diferentes pontos do curso da suspensão, talhando a atitude da bicicleta para diferentes condições e utilizações maximizando os benefícios da montagem VPP. Isto levou muito tempo, mas está demonstrado na performance de cada bicicleta.

Construção do quadro

A concepção de uma grande suspensão não é suficientes para fazer uma grande bicicleta. Para atingir o potencial da tecnologia VPP, cada quadro é construído sem compromissos nos materiais ou métodos de construção. A SantaCruz começa por utilizar tubos com as mais fortes e leves ligas de alumínio existentes. De seguida, utiliza uma série de técnicas avançadas de design e construção, incluindo componentes próprios e exclusivos. Os protótipos são sujeitos a rigorosos testes em laboratório e em condições reais de utilização. Cada quadro é submetido a rigorosa análise das áreas sujeitas a elevado stress quando levados ao limite da resistência. A geometria é testada, estudada e testada novamente. Cada parte de cada quadro recebe uma obsessiva carga de atenção para minimizar o peso, maximizar a resistência, durabilidade e disponibilidade. Foram desenhados rolamentos próprios e exclusivos mais leves e fortes que quaisquer outros existentes no mercado. Os amortecedores que equipam os quadros SantaCruz são sujeitos a afinações específicas para cada modelo, por forma a tornar a qualidade da condução muito melhor. A SantaCruz não desperdiça o seu tempo a registar patentes frívolas ou a apresentar uma panóplia de siglas estúpidas para as inovações que apresenta.

Estás quase pronto para dar uma volta, não estás?

Fonte:

http://www.forumbtt.net/showthread.php?15591-O-sistema-de-suspens%E3o-VPP-Virtual-Pivot-Point

Já de uma voltinha de Santa Cruz Blur XC e gostei da magrela.

E no DH a diferença é ainda mais bruta com esse sistema.
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kiorugui Ver Drop Down
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Tenho aqui salvo no PC duas páginas (em .mht) do antigo tópico "Full: Ser ou não ser!". Como faço para hospedar os arquivos para que os users possam ter acesso?
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
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kiorugui Ver Drop Down
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Alguém pode testar aí pra ver se está funcionando certinho?

File name: shockclass.mht File size: 5.53 MB

File name: shockclass2.mht File size: 3.76 MB

Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
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kiorugui Ver Drop Down
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E aí, galera....alguém testou aí?

O ideal é um tópico fixo, com uma coleta das informações sobre o assunto.

Se alguém tiver uma idéia de como fazer, estamos aí!

Flw.

Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
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LinosFly Ver Drop Down
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Originalmente Postado por kiorugui kiorugui Escreveu:

http://www.pedal.com.br/forum/full-suspension-tire-suas-duvidas_topic15749.html
 
 
Falando em "Sistemas de Suspensao traseira", na pagina 3 do topico acima tem um link para download de uma materia da MBAction (em ingles), que pode sanar qualquer duvida a respeito.
 
Se vc quer saber qual eh o melhor sistema, sob sua propria analise e de maneira imparcial, eh a melhor leitura que podemos lhe recomendar por aqui.
 
 
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
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kako Ver Drop Down
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Originalmente Postado por renatorcv renatorcv Escreveu:

Amigos, tenho uma Epic ano 2007, o sistema Brain como já disse em outros tópicos é muito bem feito. Pedalando em pé, eu não sinto o bob, a bike não é molenga. Quando necessário o sistema amortece, além de infinitas possibilidades de regulagem, tanto a quantidade de ar, quanto regulagem de retorno e regulagem própria do Brain, que tem mais mole(soft)ou mais duro (firm).


   Olá Renato

  Olha eu tinha uma Epic com sistema Brain , não gostei ! Nas trilhas não senti que aguentaria o tranco , então comprei uma Santa Cruz Heckler com sistema VPP!
  Acho que varia muito do jeito de cada um andar .

   Kako
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Novak Ver Drop Down


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apesar de eu ter 2 specialized (FSR) , eu acho que atualmente os sistemas que tem melhor eficiencia são VPP, DW LINK , MAESTRO e outros que segeum a mesma linha , combinado com um shox FOX RP23, tem gostado do design da MONDRAKER e da PIVOT
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Edbike Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Novak Novak Escreveu:

apesar de eu ter 2 specialized (FSR) , eu acho que atualmente os sistemas que tem melhor eficiencia são VPP, DW LINK , MAESTRO e outros que segeum a mesma linha , combinado com um shox FOX RP23, tem gostado do design da MONDRAKER e da PIVOT
 
KKKKK!!! Pelo horario q vc postou aqui ainda nao tinha experimentado a 5 spot,  O tal do DWlink surpreendeu ontem né???Wink
 
Hoje andando nao minha Nomad e experimentando a 5 spot do meu cunhado e a anthem da minha irma, digo que nesses quadros de suspensao com link ativo nao é mais necessário ter a trava no shox, pois o link já evita o bobing por si só.
Novak, voce que já teve a trance com o maestro, não sentia que o sistema te "empurra" pra frente? diferente de um shox travado como o brain ne não?
Abraçao!!!
 
 
The secret of success? Be happy! By Edson
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kiorugui Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Edbike Edbike Escreveu:

Originalmente Postado por Novak Novak Escreveu:

apesar de eu ter 2 specialized (FSR) , eu acho que atualmente os sistemas que tem melhor eficiencia são VPP, DW LINK , MAESTRO e outros que segeum a mesma linha , combinado com um shox FOX RP23, tem gostado do design da MONDRAKER e da PIVOT
 
KKKKK!!! Pelo horario q vc postou aqui ainda nao tinha experimentado a 5 spot,  O tal do DWlink surpreendeu ontem né???Wink
 
Hoje andando nao minha Nomad e experimentando a 5 spot do meu cunhado e a anthem da minha irma, digo que nesses quadros de suspensao com link ativo nao é mais necessário ter a trava no shox, pois o link já evita o bobing por si só.
Novak, voce que já teve a trance com o maestro, não sentia que o sistema te "empurra" pra frente? diferente de um shox travado como o brain ne não?
Abraçao!!!
 
 


Quais quadros atualmente usam estes sistemas (VPP e DWlink?)

Edson...tua Nomad dá tranquilo para encarar a Megavalanche, hein?

Abraço.

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Originalmente Postado por kiorugui kiorugui Escreveu:

Originalmente Postado por Edbike Edbike Escreveu:

Originalmente Postado por Novak Novak Escreveu:

apesar de eu ter 2 specialized (FSR) , eu acho que atualmente os sistemas que tem melhor eficiencia são VPP, DW LINK , MAESTRO e outros que segeum a mesma linha , combinado com um shox FOX RP23, tem gostado do design da MONDRAKER e da PIVOT
 
KKKKK!!! Pelo horario q vc postou aqui ainda nao tinha experimentado a 5 spot,  O tal do DWlink surpreendeu ontem né???Wink
 
Hoje andando nao minha Nomad e experimentando a 5 spot do meu cunhado e a anthem da minha irma, digo que nesses quadros de suspensao com link ativo nao é mais necessário ter a trava no shox, pois o link já evita o bobing por si só.
Novak, voce que já teve a trance com o maestro, não sentia que o sistema te "empurra" pra frente? diferente de um shox travado como o brain ne não?
Abraçao!!!
 
 


Quais quadros atualmente usam estes sistemas (VPP e DWlink?)

Edson...tua Nomad dá tranquilo para encarar a Megavalanche, hein?

Abraço.

 
Que eu sei, VPP é sistema patenteado pela santacruz e é utilizado pela santa que cedeu o uso da tecnologia para a intense,
E o DWlink, desenvolvido pelo Dave Weagle é utilizado nas bikes Turner, Ibis, Ironhorse e talvez uma outra marca nao me lembro qual, hehe
 
Kio, a Nomad sim, mas o prego aqui no 1o drop vai pro caixaoLOLLOLLOL
 
Abração!!!
 
 
The secret of success? Be happy! By Edson
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vrsilva Ver Drop Down
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Essa questão é realmente muito pessoal, eu não procuraria uma bike full para ter o melhor sistema de suspenção, eu procuraria o melhor para mim.
E digo que hoje eu faço All Mountai com minha Hartail, pois XC é abreviação de CrossCountry, que traduzindo seria "atravessar pastos ou campos" ou seja é andar no plano com terra ou em meio a pastos com singles abertos.

Acontece que o XC mudou muito, vide as provas dos mundiais, aquilo é puto AllMountai, e os allmountain de hoje são puros DH, e os DH é pedir para esburrachar a cara no chão.. kkk!!!

Pois bem, eu vejo pelo lado que eu pratico sim um allmountain aqui nas trilhas, só não dou pulos, mas só por este motivo não significa que não faço allmountain, temos varias trilhas técnicas de mesmo nível que as do mundial, claro que não é tão bonito daquele jeito, mas é bacana.
Se hoje eu faço isso com uma bike hard, ter uma full, com maior tração e conforto na mesma pedida de uma hard é o ideal, pelo menos no meu ver, para o MTB que eu faço é o melhor.
Por isso que eu digo que uma Epic ou uma Scalpel seria o melhor do meu mundo, em termos de full são muito eficientes, o sistema de antibobing da epic também é pelo sistema de link dela, não somente pelo Brain, o brain pelo que ouvi usuarios dizendo ele só entra em ação quando o ciclista exige muito da bike, como num sprint em reta final quando o cara literalmente soca a butina, no mais ele funciona perfeitamente, o problema é o ajuste.

Se existe sistema de full melhor com certeza existe, só que é como já foi dito, não existe O MELHOR, e sim aquele que é melhor para determinada situação ou modo de pedalar e determinado biker.

Só pelo fato da bike ser full já aumenta e muito o rendimento em locais técnicos, pois por menor que seja o curso pelo menos amortece, numa rigida o impacto é transmitido diretamente para o quadro que "kicka" e o biker é obrigado a passar vagarosamente pelos obstaculos em que uma full passaria atropelando tudo.
Mas eu enchergo tudo no mundo do XC que faço e praticamos aqui na região, allmountain.

Sempre pensei que quanto mais confortavel melhor, então seja qual full for já é muito melhor que uma rigida, é tudo questão de objetivo. Ando de rigida só porque não tenho tempo ($$$) para ter uma full.. mas se pudesse pegaria uma sem medo...
Vinícius Ribeiro.
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lemarco Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Edbike Edbike Escreveu:

Originalmente Postado por kiorugui kiorugui Escreveu:

Originalmente Postado por Edbike Edbike Escreveu:

Originalmente Postado por Novak Novak Escreveu:

apesar de eu ter 2 specialized (FSR) , eu acho que atualmente os sistemas que tem melhor eficiencia são VPP, DW LINK , MAESTRO e outros que segeum a mesma linha , combinado com um shox FOX RP23, tem gostado do design da MONDRAKER e da PIVOT
 
KKKKK!!! Pelo horario q vc postou aqui ainda nao tinha experimentado a 5 spot,  O tal do DWlink surpreendeu ontem né???Wink
 
Hoje andando nao minha Nomad e experimentando a 5 spot do meu cunhado e a anthem da minha irma, digo que nesses quadros de suspensao com link ativo nao é mais necessário ter a trava no shox, pois o link já evita o bobing por si só.
Novak, voce que já teve a trance com o maestro, não sentia que o sistema te "empurra" pra frente? diferente de um shox travado como o brain ne não?
Abraçao!!!
 
 


Quais quadros atualmente usam estes sistemas (VPP e DWlink?)

Edson...tua Nomad dá tranquilo para encarar a Megavalanche, hein?

Abraço.

 
Que eu sei, VPP é sistema patenteado pela santacruz e é utilizado pela santa que cedeu o uso da tecnologia para a intense,
E o DWlink, desenvolvido pelo Dave Weagle é utilizado nas bikes Turner, Ibis, Ironhorse e talvez uma outra marca nao me lembro qual, hehe
 
Kio, a Nomad sim, mas o prego aqui no 1o drop vai pro caixaoLOLLOLLOL
 
Abração!!!
 
 

A Pivot tb usa DW-Link. A Mach 5.7 é meu atual sonho de consumo: http://www.pivotcycles.com/bikes/detail/5 

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kiorugui Ver Drop Down
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Pois é, Ed.


kkkkkk...aquela corrida Megavalanche, viu o vídeo? Eu gostaria de ir lá com minha XTC, e fazer o trajeto...levando água e comida, pois iria demorar uns 2 dias pra descer...huaheuhaeuhe...

Flw.


Editado por kiorugui - 13 Dez 2011 as 15:32
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Originalmente Postado por kiorugui kiorugui Escreveu:



Pois é, Ed.


kkkkkk...aquela corrida Megavalanche, viu o vídeo? Eu gostaria de ir lá com minha XTC, e fazer o trajeto...levando água e comida, pois iria demorar uns 2 dias pra descer...huaheuhaeuhe...

Flw.

hehe, se for pra fazer piquenique, até topava, mas pra descer insano, hummm punk hein?

Desde o início galera ja vai rolandoDead
Muito louco esse circuito, mas deve ser mais louco ainda descer a milhao aaff!!
Desculpe o off topic galera, Valeu!!
Edson
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BALOG Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2011 as 16:35
Galera... eu não vou ficar defendendo sistema nenhum... mas vou botar mais lenha na fogueira!

2 anos e meio atrás eu me formei em desenho industrial no Mackenzie e projetei um quadro para DH focado no mercado nacional.

Transformei um capitulo do meu projeto em uma matéria para o site Xrides.com e é bastante legal para aprender o principio dos principais sistemas do mercado...

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Edbike Ver Drop Down
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Originalmente Postado por BALOG BALOG Escreveu:

Galera... eu não vou ficar defendendo sistema nenhum... mas vou botar mais lenha na fogueira!

2 anos e meio atrás eu me formei em desenho industrial no Mackenzie e projetei um quadro para DH focado no mercado nacional.

Transformei um capitulo do meu projeto em uma matéria para o site Xrides.com e é bastante legal para aprender o principio dos principais sistemas do mercado...

 
Muito bacana BalogClap 
 
Acredito que irá ajudar muito a quem está pensando em adquirir uma full.
 
Abração!!
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