Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Suspensão ou garfo rígido na minha bike urbana?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Suspensão ou garfo rígido na minha bike urbana?

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fabiosom Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Nov 2018
Rinopolis-sp
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiosom Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2020 as 21:18
Tenho uma endorphine 4.3 e a suspensão ta muito mole.
Podem me ajudar a escolher um garfo rígido?
Eu nao sei a medida do cano. Vi que pode ser over, mega over ou tapared alguem sabe qual é da enndorphine?


Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2020 as 13:39
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Uma pergunta: vc já viu algum caso de quebra da espiga por excesso de espaçadores? Eu acho isso meio estranho, se não por que fariam um espiga tão grande? Será que alguma bike hoje em dia tem caixa de direção de 200mm?

O único cuidado que eu tenho é não deixar mesa na ponta da espiga, já tive uma espiga quebrada assim e ela tinha 2 espaçadores de 10mm. Agora eu sempre coloco 1 espaçador de 10mm na parte de cima da mesa, assim vc distribui a alavanca da mesa entre duas partes da espiga.


Leia o relato do acidente do Pedro Cury (dono do Fórum) e veja o porque de não usar espaçadores acima da mesa.

Sobre a espiga grande, ela é assim porque diferentes modelos apresentam diferentes comprimentos do tubos da direção. Alguns são mais curtos, outros mais longos, então é necessário o ajuste.

Quanto a relatos, sinceramente nunca vi. Mas gostaria de apontar que o pior efeito possivelmente será sobre o quadro, podendo causar trincas ali na solda com o top tube. Mas claro que n fatores vai influenciar nisso, especialmente o peso do ciclista e o estilo de pilotagem. Particularmente, prefiro evitar problemas.


Editado por hug0.dts - 20 Mar 2020 as 13:39
Voltar ao Topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shazan Xerife e Cia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2020 as 19:00
Originalmente postado por fabiosom fabiosom escreveu:

Tenho uma endorphine 4.3 e a suspensão ta muito mole.
Podem me ajudar a escolher um garfo rígido?
Eu nao sei a medida do cano. Vi que pode ser over, mega over ou tapared alguem sabe qual é da enndorphine?




Não conheço o seu modelo, mas pelo que pesquisei pra comprar meu garfo, quase todas as bikes de entrada não são tappered, que são mais caros.
Over e mega over parece que não faz diferença pro diâmetro do tubo do garfo, é o mesmo.
Então comprei o garfo over e deu certo. Em último caso tem adaptador baratinho pra colocar garfo over em quadro tappered, então fui assim meio às cegas.
Só recomendo comprar um garfo com 48 cm de distância eixo-foroa, senão a frente da bike fica baixa e o pedal mais perto de raspar no chão.
Voltar ao Topo
fabiosom Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Nov 2018
Rinopolis-sp
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiosom Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2020 as 19:24
Originalmente postado por Shazan Xerife e Cia Shazan Xerife e Cia escreveu:


Não conheço o seu modelo, mas pelo que pesquisei pra comprar meu garfo, quase todas as bikes de entrada não são tappered, que são mais caros.
Over e mega over parece que não faz diferença pro diâmetro do tubo do garfo, é o mesmo.
Então comprei o garfo over e deu certo. Em último caso tem adaptador baratinho pra colocar garfo over em quadro tappered, então fui assim meio às cegas.
Só recomendo comprar um garfo com 48 cm de distância eixo-foroa, senão a frente da bike fica baixa e o pedal mais perto de raspar no chão.


Valeu pela dica, vou procurar garfo Over e com 48cm.
Se tiver alguma dica com bom preço é bem vinda.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2020 as 20:43
Defina "bom preço" pra gente ver aqui e te ajudar...

Originalmente postado por fabiosom fabiosom escreveu:

Valeu pela dica, vou procurar garfo Over e com 48cm.
Se tiver alguma dica com bom preço é bem vinda.
Voltar ao Topo
fabiosom Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Nov 2018
Rinopolis-sp
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiosom Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2020 as 20:57
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Defina "bom preço" pra gente ver aqui e te ajudar...



Eu gostaria de ir até 200 reais, mas pode passar um pouco.

Vi uns garfos KSW no mercado livre por 150 reais, mas são com 40cm.
Agora estou vendo Garfos da TSW.
O dificil é que não conheço marcas.

Uso a bike pra locomoção com trechos de 2 a 5km sempre na cidade.

Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2020 as 23:07
Afinal qual a medida segura da altura da espiga logo acima do encaixe do copo da cx de direção + espaçadores?
Deve estar muito relacionado, no caso da espiga ao tamanho do Headtube? Que no caso da Gioia são 20 cms? Nesse garfo que comprei tenho 10 cms pra colocar a mesa Aheadset e espaçadores. É exagero não cortar nada da espiga?...
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2020 as 23:09
A altura de encaixe da mesa na espiga deve dar uns 3,5 a 4 cms + uns 3 espaçadores ja consomem 7.5 a 8 cms dos 10 cms da espiga que sobrou...
Voltar ao Topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shazan Xerife e Cia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2020 as 00:46
Originalmente postado por fabiosom fabiosom escreveu:

Originalmente postado por Shazan Xerife e Cia Shazan Xerife e Cia escreveu:


Não conheço o seu modelo, mas pelo que pesquisei pra comprar meu garfo, quase todas as bikes de entrada não são tappered, que são mais caros.
Over e mega over parece que não faz diferença pro diâmetro do tubo do garfo, é o mesmo.
Então comprei o garfo over e deu certo. Em último caso tem adaptador baratinho pra colocar garfo over em quadro tappered, então fui assim meio às cegas.
Só recomendo comprar um garfo com 48 cm de distância eixo-foroa, senão a frente da bike fica baixa e o pedal mais perto de raspar no chão.


Valeu pela dica, vou procurar garfo Over e com 48cm.
Se tiver alguma dica com bom preço é bem vinda.


O meu é marca FIB, comprei no MercadoLivre.
O único problema é que os parafusos do disco de freio rasparam bastante no garfo e comeram um pouco do alumínio dele. Mas na faixa de preço dele não achei nenhum com 48 cm.
Voltar ao Topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shazan Xerife e Cia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2020 as 01:14
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Shazan, será que colocar uma arruela pra aumentar a distância entre o disco e o garfo não resolve seu problema? Testa aí e fala pra nóis!


Olha como tem pouco eixo já apoiando no garfo, por isso que não botei arruela:

Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2020 as 07:04
Eita! Tá pouco mesmo. Esquece a arruela!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2020 as 07:37
A maioria dos garfos rígidos que tem por aí vão até 450mm de distância entre a pista inferior de apoio da caixa de direção e o eixo da bike e pode-se compensar parte dessa perda de altura usando uma porção maior da espiga para colocar o avanço e este tb pode ser uma unidade com inclinação mais alta. O garfo perereca que eu uso tem 45cm entre a coroa e os eixos, a caixa de direção do meu quadro tem 14cm e a porção de espiga que uso com espaçadores é de 5cm, além da mesa ter 6cm com inclinação de 25º. Com isso cheguei ao meu ideal de altura sem deixar a bike pescoçuda mas ainda tenho um certo problema dos pedais arrastarem em curvas mais fechadas mas isso se resolve "aprendendo" a levantar o pedal do lado da curva...

Procure garfos cujo perfil das pernas não seja muito fino, esses da TSW que vc citou parecem bem legais...

Originalmente postado por fabiosom fabiosom escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Defina "bom preço" pra gente ver aqui e te ajudar...



Eu gostaria de ir até 200 reais, mas pode passar um pouco.

Vi uns garfos KSW no mercado livre por 150 reais, mas são com 40cm.
Agora estou vendo Garfos da TSW.
O dificil é que não conheço marcas.

Uso a bike pra locomoção com trechos de 2 a 5km sempre na cidade.

Voltar ao Topo
fabiosom Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Nov 2018
Rinopolis-sp
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiosom Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2020 as 00:20
Não consegui achar um garfo da KSW ou TSW com 48cm.
Eu até achei uns garfos da vincitech-vivatech, mas em pesquisa no forum achei bastante comentarios negativos. Então acabei pegando o fib de 48cm.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-875015626-garfo-rigido-fib-aro-29-alto-preto-oversize-48cm-_JM#position=1&type=item&tracking_id=2dd91f46-c085-4b81-8d3c-6345dfce242c

Obrigado a todos.
Assim que chegar eu monto e posto as fotos.

Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2020 as 10:10
Na minha Trek 4500 havia uma suspa Rock Shox Dart 2.



Além de ser pesado, o efeito era praticamente nada. Só consumia a energia da pedalada, especialmente em subidas.

Troquei por um Surly 1x1, suspension corrected, de chromoly.




Mais forte, mais leve, muito melhor.



Abraço!

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
fabiosom Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Nov 2018
Rinopolis-sp
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiosom Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2020 as 18:22
Garfo da FIB 48cm instalado.
A principio ficou muito boa, a pedalada rende mais principalmente nas subidas.
Não senti diferença de altura e ainda tem um espaçador de 1cm se precisar.
Recomendo a troca pra quem tiver bikes com suspensão ruim e não quer investir muito.


Voltar ao Topo
Allan Fochesato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2020
Amambai MS
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Allan Fochesato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2020 as 17:12
Estou com a mesma dúvida, só que no meu caso a minha bike é aro 29 e eu ando um pouco na estrada de terra não estou conseguindo achar nenhuma suspensão compatível com freios v-brake, será que alguém tem alguma dica?
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2020 as 00:16
leveza, rigidez e performance!!!
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2020 as 17:33
O garfo VIVATEC foi latada, montei e ja notei defeito de fabricação, sorte que estava na garantia e troquei por TSW.
Voltar ao Topo
Luigi B Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2020
96822-070
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luigi B Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2020 as 15:51
Se vc for mesmo colocar o garfo rígido vou te dar uma dica , inverte a sua mesa por um tempo antes , assim ela fica com o ângulo descendente e a altura do guidão fica mais baixa,(pra vc se acostumar ou até repensar em colocar o garfo baixo)
Voltar ao Topo
Luigi B Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2020
96822-070
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luigi B Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2020 as 15:57
Pesquisa a " Sr suntour M3030 " é entre 350 e 400 e tem slot pra vbrake

Vê se se encaixa na sua necessidade
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X