| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Suspensão ou garfo rígido na minha bike urbana?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Suspensão ou garfo rígido na minha bike urbana?

 Responder Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcolp Ver Drop Down


Registrado: 25 Jan 2018
Uberlândia
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcolp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Suspensão ou garfo rígido na minha bike urbana?
    Enviado: 16 Fev 2020 as 15:54
Boa tarde. Estou querendo trocar mais para frente a suspensão da minha bicicleta aro 26. A suspensão que uso é a que veio na bike da marca zoom, mas não sei qual o modelo. Estou em dúvida qual seria melhor, a suspensão ou o garfo rígido. Utilizo ela somente dentro da cidade e acredito que não exijo tanta performance dos componentes. Penso em colocar um garfo rígido mas como ando nas ruas que são muito irregulares e buracos, não sei se vai se tornar desconfortável a pedalada.

Gostaria de indicações com os melhores custo benefício, mas nada muito sofisticado ou com preço elevado.

Segue fotos da bike e da suspensão. Obrigado.







Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jun 2015
São Paulo
Desconectado
Mensagens:2099
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2020 as 17:22
se as ruas pelo seu caminho tem os buracos e desniveis normais, uma suspensao so serve para aumentar peso e roubar energia nas arrancadas e subidas.
Garfo rigido da conta do recado.
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jun 2015
São Paulo
Desconectado
Mensagens:2099
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2020 as 17:23
Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

se as ruas pelo seu caminho tem os buracos e desniveis normais, uma suspensao so serve para aumentar peso e roubar energia nas arrancadas e subidas.
Garfo rigido da conta do recado.


Vi que eh de uberlandia...as ruas dai sao tapetes perto do que temos em SP.
Voltar para o topo
marcolp Ver Drop Down


Registrado: 25 Jan 2018
Uberlândia
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcolp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2020 as 18:40
Quais as melhores marcas ou modelo de garfo rígido com um preço razoável?
Voltar para o topo
avicsi Ver Drop Down


Registrado: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:275
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de avicsi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2020 as 19:18
Então, eu sugeriria garfo rígido, em condições normais de temperatura e pressão, mas contudo toda via, vale esclarecer certos pontos:

 

 - A suspensão garante conforto e dirigibilidade

Desníveis na pista não só fazem a bicicleta tremer, eles "empurram" sua bike para um lado, posso explicar o conceito físico, mas acho que não faz sentido aqui

E machuca bem a mão, então se for usar garfo rígido sugiro uma boa luva



 - O garfo rígido vai deixar a frente da bicicleta mais baixa

Tem diversos posts no fórum sobre isso, a suspensão tem o curso dela, geralmente de 100mm, que deixa ela mais alta, o garfo rígido não, então é difícil manter a mesma geometria da bike



 - Suspensões genéricas e de entrada são um desperdício de energia

Elas são mais pesada que um garfo rígido, chegando a pesar 3x mais, e a mola, amortecedor, elastômetro, o que for, usa energia para absorver impactos e essa energia é descontada na sua velocidade e (ou) aceleração, e quanto mais barata a suspensão, mais energia ela consome

O garfo rígido também usa energia para absorver impactos, mas acredito ser bem menos



 - Um garfo rígido bom é bem mais barato que uma suspensão boa

Suspensões podem ser mais caras que uma bike decente









Editado por avicsi - 16 Fev 2020 as 19:20
Voltar para o topo
90452 Ver Drop Down


Registrado: 19 Nov 2018
-
Desconectado
Mensagens:1806
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de 90452 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2020 as 19:33
Marco, vc deve pesar muito bem se quer trocar para garfo rígido ou manter uma suspensão. Eu sou daqueles que, mesmo pedalando em ciclovias e asfalto, não dispenso uma boa suspensão; mas aí é que está: uma boa suspensão.
Eu recentemente tive problemas com uma suspensão nova (de mola) que funcionava muito bem no início e tive que mandar pra fábrica para que eles consertassem. Nesse meio tempo fiquei usando um garfo rígido de uma marca desconhecida (TWD ou TND, sei lá, hehehe), a suspensão consertada chegou e ainda estou de garfo rígido. Vc vai sentir um pouco a diferença em relação às trepidações na parte da frente da bike, a frente ficará mais baixa e vc terá que compensar isso usando mais espiga da bike, isso sem dizer que a parte de encaixe do movimento central tb vai ficar mais baixa, fazendo com que os pedais arrastem no chão em caso de curvas mais deitadas caso vc esqueça de "subir" o pedal do lado da curva.

Mas a bike vai ficar mais leve e até mais estável na dirigibilidade. Se vc quiser manter a suspensão e tiver uma grana para manter a manutenção, tente pegar uma Proshock Onix ("cara", R$ 1300,00) ou, na pior das hipóteses, uma Absolute Prime SL que não usa molas e sim cartucho de ar (o problema são as peças de reposição). Se eu voltar a usar suspensão na minha bike, vou colocar uma Proshock mas já estou pensando em pegar um garfo rígido de carbono pois estou gostando bastante de voltar a usar uma bike "queixo duro".

Originalmente Postado por marcolp marcolp Escreveu:

Quais as melhores marcas ou modelo de garfo rígido com um preço razoável?


Editado por sidserra - 16 Fev 2020 as 19:34
Voltar para o topo
marcolp Ver Drop Down


Registrado: 25 Jan 2018
Uberlândia
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcolp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2020 as 21:40
Essa faixa de preço fica fora de cogitação para mim. Estava pensando na faixa de 200 a 300 reais. E no caso de garfo rígido, qual o melhor material para o uso em ruas com buracos, etc.? Já li sobre trocar as manoplas para ajudar no amortecimento também; isso é realmente efetivo?
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Out 2015
são paulo
Desconectado
Mensagens:2060
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2020 as 21:52
Se optar por usar suspensão, fuja de marcas genéricas, só vai conseguir peso.

Use uma suntour xcm de molas de 100mm de curso, são relativamente leves, baratas 400 reais no máximo e com bom custo x benefício.

As peças de uma bike funcionam proporcionalmente ao preço de forma geral, equipamentos "baratos" nao tem muita tecnologia, seja no conceito/projeto, seja no material utilizado, nao tem mágica, mais leve e que funciona, vai custar mais $$$$.

Garfo rígido só recomendo se for uma pessoa atenta, a suspensão boa ou ruim, te salva de um tombo, diminui o impacto das irregularidades no seu pulso e membros superiores...



scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Nov 2014
Paraná
Desconectado
Mensagens:1196
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jagwire Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2020 as 21:54
Usando vbrake fica difícil fazer a troca por garfo rígido e manter a altura correta da bike. Se usar um fib 26 por exemplo, com pinos pra vbrake e roda 26, a frente da bike vai baixar uns 5cm e fica uma porcaria. O ideal seria usar um garfo 27.5 ou 29 pra manter a geometria atual, mas daí só daria certo com freio a disco.
strava.com/athletes/6410495
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Desconectado
Mensagens:3740
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2020 as 23:14
Pra usar garfo e ficar bom teria que ser um kinesis aro 26 , vai gastar uns 400 e pouco no ali se não for taxado.
Voltar para o topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Ago 2011
SP, Interior
Desconectado
Mensagens:990
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TFHG Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2020 as 06:21
Originalmente Postado por Jagwire Jagwire Escreveu:

Usando vbrake fica difícil fazer a troca por garfo rígido e manter a altura correta da bike. Se usar um fib 26 por exemplo, com pinos pra vbrake e roda 26, a frente da bike vai baixar uns 5cm e fica uma porcaria. O ideal seria usar um garfo 27.5 ou 29 pra manter a geometria atual, mas daí só daria certo com freio a disco.


Existem garfos quw corrigem isso. Tenho um Surly 1x1 aro 26 encostado aqui, para disco e vbrake que deixa a bike na mesma altura de uma suspa 100mm.

Coloquei na aro 29 e ele fica "mais alto" que os vendidos para aro 29..... se dor "urbanizar" uma mtb 29 vou com ele.
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Nov 2014
Paraná
Desconectado
Mensagens:1196
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jagwire Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2020 as 07:41
Mas esse surly é uma raridade, tente encontrar um hoje pra comprar, só importando e o preço passa muito do valor que ele quer pagar. Eu já tive um mas pra aro 29, garfo excelente, mas hj em dia não sai barato.
Tem da salsa também, e se for em carbono, da exotic, mas todos caríssimos.
strava.com/athletes/6410495
Voltar para o topo
avicsi Ver Drop Down


Registrado: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:275
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de avicsi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2020 as 11:26
A suspensão estás funcionando? Mantenha ela

Você não tem muito dinheiro pra investir, então se conseguir achar, vai ter uma melhora mínima pelo valor que tem disponível e não vale a pena.

Pode encontrar um garfo rígido decente e quando colocar sentir tanta diferença que vai querer voltar pra suspensão, melhor não arriscar.

Tente utilizar alguma bike de um amigo com garfo rígido antes, se for possível
Voltar para o topo
BBSantos Ver Drop Down


Registrado: 09 Jun 2017
Brasília
Desconectado
Mensagens:313
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BBSantos Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2020 as 15:00
Esse negócio de suspensão ou garfo rígido para uso urbano vai do gosto de cada um também.
No meu caso, preferi o garfo porque a bicicleta ficou com 2 kg a menos e dá para desviar tranquilamente de eventuais buracos onde moro.
No entanto, milagre não há. Botando o garfo no lugar da suspensão e os pneus lisos no lugar dos de cravo eu tive um aumento de rendimento no asfalto próxima a 10%.
Para muitos o conforto é mais importante que esse rendimento, então vai de cada um.
Outra coisa é que não costumo pedalar mais de uma hora seguida, então talvez isso ajude a não sentir desconforto por falta da suspensão.

Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2009
DF
Desconectado
Mensagens:2348
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Fev 2020 as 10:14
Cara, por mais que seja uma suspensão básica ela tem ajuste de tensão da mola, coisa que a maioria das suspensões básicas não tem. Ajuste direitinho e você conseguirá ter conforto sem perder muita energia durante o pedal. O modelo é Zoom 580.

Obviamente não é possível dizer que é melhor que uma suspensão mais elaborada (e mais cara), mas não acho que vale a pena trocar.

Tenho a mesma bike e, como os colegas comentaram, é praticamente impossível encontrar um garfo aro 26 decente para V-brake, ainda mais com correção de altura (para isto um 29 resolve, mas você precisará ir para o disco). Importando se encontra algo mas o valor de investimento não compensa. Uma opção é encomendar um garfo com algum frame builder. Deve ficar dentro do valor que você pretende investir. Se não me engano, o (a)HugoBH77 fez a encomenda de quadro + garfo com o Igor Miyamura e não saiu tão caro. Vale fazer um orçamento.
Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mai 2018
SP
Desconectado
Mensagens:791
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Fev 2020 as 15:37
Eu coloquei um garfo fib mesmo e uma mesa de 35º de inclinação, não é o melhor dos mundos, mas funciona.
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
-
Desconectado
Mensagens:2123
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Fev 2020 as 15:58
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Cara, por mais que seja uma suspensão básica ela tem ajuste de tensão da mola, coisa que a maioria das suspensões básicas não tem. Ajuste direitinho e você conseguirá ter conforto sem perder muita energia durante o pedal. O modelo é Zoom 580.

Obviamente não é possível dizer que é melhor que uma suspensão mais elaborada (e mais cara), mas não acho que vale a pena trocar.

Tenho a mesma bike e, como os colegas comentaram, é praticamente impossível encontrar um garfo aro 26 decente para V-brake, ainda mais com correção de altura (para isto um 29 resolve, mas você precisará ir para o disco). Importando se encontra algo mas o valor de investimento não compensa. Uma opção é encomendar um garfo com algum frame builder. Deve ficar dentro do valor que você pretende investir. Se não me engano, o (a)HugoBH77 fez a encomenda de quadro + garfo com o Igor Miyamura e não saiu tão caro. Vale fazer um orçamento.


Me corrijam imediatamente mas o Ygor esta meio fora do mercado ou é impressão minha? Ha algumas queixas, aqui mesmo no forum de trabalho inacabados dele. É isso mesmo que está acontecendo?
Voltar para o topo
onoda Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Fev 2014
SP
Desconectado
Mensagens:198
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de onoda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Fev 2020 as 20:43
eu sou do time do garfo rígido então me senti na obrigação de ajudar, caso queira arriscar tem um garfo rígido de aluminio da marca Soul na loja jamur bikes, aparentemente a medida é oversized igual a sua suspa, só vai precisar adaptar o vbrake porque o garfo é pra aro 700... eu acho que o preço ta justo e a loja é confiável, link do garfo...https://www.jamurbikes.com.br/garfo-carbono-road-speed-soul-cycles-gravel.html
♪ Hime Hime Hime, Suki Suki Daisuki, Hime, Hime ♪
Voltar para o topo
Jose Mariano Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Jan 2014
São Paulo
Desconectado
Mensagens:33
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jose Mariano Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Fev 2020 as 20:52
Uso uma Suntour XCM há quase 10 anos na minha 26. Não tenho do que reclamar. Atualmente rodo uns 400 km por mês.
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2009
DF
Desconectado
Mensagens:2348
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2020 as 02:24
Originalmente Postado por Ligeirinho Ligeirinho Escreveu:


Me corrijam imediatamente mas o Ygor esta meio fora do mercado ou é impressão minha? Ha algumas queixas, aqui mesmo no forum de trabalho inacabados dele. É isso mesmo que está acontecendo?


Acho que não. O instagram dele está bem ativo.

https://www.instagram.com/igor_miyamura/

Mas posso estar enganado pois não acompanho muito o trabalho dele.
Voltar para o topo
DexterNesk Ver Drop Down


Registrado: 03 Mar 2020
São Paulo
Desconectado
Mensagens:1
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de DexterNesk Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Mar 2020 as 16:02
Aqui em SP na zona leste a condição do asfalto é lamentável, é praticamente impossível encontrar uma rua q não esteja toda esburacada, eu uso garfo rígido na minha aro 26 com pneus 2.125 e sofro bastante com dores nos pulsos quando pedalo bastante (acima de 1 hora), o problema é q a bike usa garfo de rosca então as opções de suspensão são as piores q existem no mercado, todas com molas e sem nenhuma regulagem ou trava, eu até colocaria uma suspensão na minha bike mas gastar dinheiro para acrescentar 3 kgs na bike e ainda perder boa parte do desempenho em subidas e sprints é bem desanimador
Voltar para o topo
avicsi Ver Drop Down


Registrado: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:275
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de avicsi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Mar 2020 as 16:40
Originalmente Postado por DexterNesk DexterNesk Escreveu:

Aqui em SP na zona leste a condição do asfalto é lamentável, é praticamente impossível encontrar uma rua q não esteja toda esburacada, eu uso garfo rígido na minha aro 26 com pneus 2.125 e sofro bastante com dores nos pulsos quando pedalo bastante (acima de 1 hora), o problema é q a bike usa garfo de rosca então as opções de suspensão são as piores q existem no mercado, todas com molas e sem nenhuma regulagem ou trava, eu até colocaria uma suspensão na minha bike mas gastar dinheiro para acrescentar 3 kgs na bike e ainda perder boa parte do desempenho em subidas e sprints é bem desanimador


Usei o garfo rígido na bike do Itaú, no Rio é a mesma situação, também vivia com dor e minha mão ficava cheia de calos, tinha que segurar o guidão com muita força para passar nos buracos e paralelepípedos

Hoje tenho uma suntour de entrada e digo que vale muito a pena, volta e meia bato a suspensão no fundo, ou passo no buraco com ela encolhida, e ainda assim o conforto e a dirigibilidade é muito melhor
Voltar para o topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:203
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Shazan Xerife e Cia Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Mar 2020 as 18:15
Comprei um garfo FIB pra minha aro 29, só usarei na cidade em ciclofaixa. Vou instalar semana que vem. Vamos ver como vai ficar com meus 100 kg em cima. Os pneus são 29x2.10 lisos, estou usando sem câmara com 30 psi.
Voltar para o topo
LeoSilva Ver Drop Down


Registrado: 07 Mar 2020
curitiba pr
Desconectado
Mensagens:813
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LeoSilva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Mar 2020 as 00:20
Falando de suspensão.


Voltar para o topo
Rogersnn Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Fev 2014
São Paulo
Desconectado
Mensagens:107
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rogersnn Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Mar 2020 as 12:07
Originalmente Postado por DexterNesk DexterNesk Escreveu:

Aqui em SP na zona leste a condição do asfalto é lamentável, é praticamente impossível encontrar uma rua q não esteja toda esburacada, eu uso garfo rígido na minha aro 26 com pneus 2.125 e sofro bastante com dores nos pulsos quando pedalo bastante (acima de 1 hora), o problema é q a bike usa garfo de rosca então as opções de suspensão são as piores q existem no mercado, todas com molas e sem nenhuma regulagem ou trava, eu até colocaria uma suspensão na minha bike mas gastar dinheiro para acrescentar 3 kgs na bike e ainda perder boa parte do desempenho em subidas e sprints é bem desanimador

Se colocasse um pneu um pouco maior na frente, não ajudaria mais que uma dessas suspensões?
Voltar para o topo
90452 Ver Drop Down


Registrado: 19 Nov 2018
-
Desconectado
Mensagens:1806
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de 90452 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Mar 2020 as 12:36
Até funciona, eu tirei a suspa da minha bike com pneus 38C e teve um dia que o pneu da frente da bike furou, eu estranhei o fato da bike estar "macia" mesmo andando em asfalto com garfo rígido mas vi que o pneu estava furado com o ar escapando bem lentamente até que numa curva quase caí. Pneus mais vazios (dependendo de onde vai se andar) podem sair da roda, "dobram" qdo se faz uma curva mais fechada aumentando o risco de derrapagem e aumenta o arrasto da bike. Pode funcionar para quem faz trilhas e tal mas, para quem anda no asfalto ou em ciclovias, é bem mais perigoso.

Antigamente não havia suspensões para as bikes, os quadros eram de ferro, freios então só de sapata, passadores de marchas era na base do "empurra até entrar" (no bom sentido, heheheh), todo mundo andava de bike com toda a buraqueira de nossas vias e ninguém morria por não usar suspensão ou por não ter as facilidades de hoje; agora estamos "nutellados", eu mesmo estou pensando em sair do freio a disco e voltar para o side pull com sapata, o problema é achar quadro e garfo decentes com furação ou suportes para tal...

Originalmente Postado por Rogersnn Rogersnn Escreveu:

Se colocasse um pneu um pouco maior na frente, não ajudaria mais que uma dessas suspensões?
Voltar para o topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:203
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Shazan Xerife e Cia Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Mar 2020 as 21:04
Instalei o garfo fixo mas os parafusos do disco raspam no garfo.
Amanhã vou ver se acho parafuso sextavado e ver se dá certo.







Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
-
Desconectado
Mensagens:2123
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Mar 2020 as 23:05
No meu caso espero q dê certo.
Vou trocar Suspensão - se é q mereça esse nome - Zoom qq coisa de 2.5 kgs por um garfo rigido dos seus 1.1kg. Alem da redução de peso a motivação principal decorre de colocar bagageiro dianteiro funcional pra levar mochilas minha e de meu filho ä escola.
O Axle crown da suspensão é 44.5 cms e espiga de rosca com 26 cms!
Rodei Mercado Livre e Aliexpress e lojas virtuais do Brasil e só achei pra aro 26 garfo FIB com 19.7 cms de espiga o que impedia sua instalação pelo longo headtube da Pedalla Gioia.



Editado por Ligeirinho - 17 Mar 2020 as 23:11
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
-
Desconectado
Mensagens:2123
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Mar 2020 as 23:21
O bagageiro é esse da foto da Marca STECO, robusto mas era o que realmente preciso.


Quanto ao garfo escolhido achei com muita sorte numa loja local, nem acreditei: espiga sem rosca de 30 cms! e razoável Axle Crown entre 42 a 43 cms
Vou ter q trocar tbm a mesa e o guidão (preciso de 11 cms) pra encaixar o apoio do bagageiro. Mas ao final espero q dê tudo certo.
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
-
Desconectado
Mensagens:2123
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Mar 2020 as 23:25
Fotos do garfo, me parece um pouco melhor que o FIB. Também usa espiga de aço mais um pino (trava)? perto da coroa da espiga.



Voltar para o topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:203
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Shazan Xerife e Cia Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Mar 2020 as 19:13
Troquei os parafusos do disco por parafusos de cabeça sextavada. Ainda raspa mas muito de leve, ocasionalmente, um ruído igual quando a pastilha raspa no disco.
Pedalei 10 km em ciclofaixa plana, não senti nenhum desconforto, por outro lado também não consegui sentir se melhorou o rendimento.
Amanhã vou saber melhor. Por hora a tendência é mentar o garfo rígido.
Uma coisa que melhorou foi a frenagem com o freio dianteiro, da pra alicatar com mais força sem que comece a trepidar.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Mar 2020 as 21:44
Shazan, será que colocar uma arruela pra aumentar a distância entre o disco e o garfo não resolve seu problema? Testa aí e fala pra nóis!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:203
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Shazan Xerife e Cia Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Mar 2020 as 22:58
Pensei nisso mas ia ficar menos apoio deixo no garfo, o eixo da blocagem é curto. Cheguei a colocar e tirar.
Agora está satisfatório, está pegando bem pouco.
A ideia da arruela fica de plano B.
Voltar para o topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:203
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Shazan Xerife e Cia Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Mar 2020 as 22:58
*do eixo
Voltar para o topo
jamesllopes Ver Drop Down


Registrado: 01 Ago 2016
Salvador - BA
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jamesllopes Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mar 2020 as 00:02
Eu joguei um garfo rígido na minha, a diferença de peso é imensa, ainda não fiz um pedal digno depois que troquei pois fiz a troca essa semana, mas só de ver a bike mais leve me deu um gás a mais.
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2009
DF
Desconectado
Mensagens:2348
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mar 2020 as 15:18
Originalmente Postado por jamesllopes jamesllopes Escreveu:

Eu joguei um garfo rígido na minha, a diferença de peso é imensa, ainda não fiz um pedal digno depois que troquei pois fiz a troca essa semana, mas só de ver a bike mais leve me deu um gás a mais.

Esse garfo com essa quantidade de espaçadores é algo bem arriscado. Gera muita alavanca, o que pode resultar na quebra da espiga. É mais prudente usar uma mesa com maior inclinação e menos espaçadores.
Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mai 2018
SP
Desconectado
Mensagens:791
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mar 2020 as 16:03
Uma pergunta: vc já viu algum caso de quebra da espiga por excesso de espaçadores? Eu acho isso meio estranho, se não por que fariam um espiga tão grande? Será que alguma bike hoje em dia tem caixa de direção de 200mm?

O único cuidado que eu tenho é não deixar mesa na ponta da espiga, já tive uma espiga quebrada assim e ela tinha 2 espaçadores de 10mm. Agora eu sempre coloco 1 espaçador de 10mm na parte de cima da mesa, assim vc distribui a alavanca da mesa entre duas partes da espiga.
Voltar para o topo
jamesllopes Ver Drop Down


Registrado: 01 Ago 2016
Salvador - BA
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jamesllopes Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mar 2020 as 16:25
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Originalmente Postado por jamesllopes jamesllopes Escreveu:

Eu joguei um garfo rígido na minha, a diferença de peso é imensa, ainda não fiz um pedal digno depois que troquei pois fiz a troca essa semana, mas só de ver a bike mais leve me deu um gás a mais.

Esse garfo com essa quantidade de espaçadores é algo bem arriscado. Gera muita alavanca, o que pode resultar na quebra da espiga. É mais prudente usar uma mesa com maior inclinação e menos espaçadores.

Sim, eu sei disso, eu vou fazer mais um corte na espiga, a ideia é deixar apenas 3 espaçadores. 
Voltar para o topo
jamesllopes Ver Drop Down


Registrado: 01 Ago 2016
Salvador - BA
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jamesllopes Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mar 2020 as 17:24
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Originalmente Postado por jamesllopes jamesllopes Escreveu:

Eu joguei um garfo rígido na minha, a diferença de peso é imensa, ainda não fiz um pedal digno depois que troquei pois fiz a troca essa semana, mas só de ver a bike mais leve me deu um gás a mais.

Esse garfo com essa quantidade de espaçadores é algo bem arriscado. Gera muita alavanca, o que pode resultar na quebra da espiga. É mais prudente usar uma mesa com maior inclinação e menos espaçadores.
Voltar para o topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:203
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Shazan Xerife e Cia Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mar 2020 as 19:07
Teste cronometrado hoje, fiz meu trajeto num tempo igual ao melhor tempo que já consegui quando tinha suspensão, 30 minutos. Mas hoje não fiquei parado em nenhum cruzamento, então esperava um tempo menor nuns 2 minutos.
Nas subidas não senti diferença, subi nas mesmas marchas de sempre.
Fora isso não senti falta de amortecimento, rodei sem problema.
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  12>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X