Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Suspensão 80mm ou 100mm
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Suspensão 80mm ou 100mm

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
D-Nox Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 22 Set 2013
Atibaia
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar D-Nox Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Suspensão 80mm ou 100mm
    Postado: 20 Nov 2013 as 11:12
Galera, nas bike 29er posso usar suspensões tanto 80mm quanto 100mm ?

No que afetaria eu usar uma de 80mm ?

Obrigado !
Voltar ao Topo
oliveirataquari Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Ago 2013
Taquari - RS
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oliveirataquari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2013 as 20:41
Eu particularmente usaria uma 80mm, visto que a roda 29 por si já "engole" as irregularidades do solo muito bem comparado a roda 26. Outro ponto é a frente mais alta na 29 que em muitas vezes torna necessário usar mesa negativa dependendo do estilo de pilotagem.
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2013 as 20:58
O tamanho da suspensão quem diz é o fabricante.. Se é de uma marca boa, é quase certo que está no manual ou no site..
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2013 as 23:25
D-Nox,

no outro tópico você disse que pesa 98 kg e tem 1,98 m de altura. Creio que para você, o ideal seria uma bike com quadro no tamanho 19".

Fiz uns cálculos aproximados de trigonômetria usando os dados de uma SPZ Crave tamanho 19": entre-eixos de 1109 mm, stack de 641 mm e ângulo do tubo de direção de 71,5º

Este quadro foi projetado para uma suspensão de 100 mm o qual no projeto manteria o ângulo de direção em 71,5º.

Pelos meus cálculos, se usar uma suspensão de 80 mm, este ângulo de direção aumentaria para 72,02º.

Outro fato que tornaria indiferente ambas as suspensões, seria o ajuste de SAG da suspensão. A Fox, por exemplo, determina que o SAG seja de 25% do curso da suspensão:

http://www.ridefox.com/fox_tech_center/owners_manuals/011/Content/Rear_Shocks/Measuring_Sag.html

Como primeira opção, você poderia diminuir o SAG na suspensão de 80 mm ou deixar a suspensão travada na maior parte do uso.

Uma segunda opção para compensar a diferença entre suspensões é a escolha de pneus diferentes. Use um pneu maior na dianteira e um menor atrás.

Eu uso esta segunda opção quando faço a troca da suspensão dianteira (que tem um crown to axle de 490 mm) por um garfo rígido da Niner (crown to axle de 470 mm).




Editado por furukawa - 21 Nov 2013 as 23:33
Voltar ao Topo
D-Nox Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 22 Set 2013
Atibaia
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar D-Nox Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2013 as 16:22
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

D-Nox,

no outro tópico você disse que pesa 98 kg e tem 1,98 m de altura. Creio que para você, o ideal seria uma bike com quadro no tamanho 19".

Fiz uns cálculos aproximados de trigonômetria usando os dados de uma SPZ Crave tamanho 19": entre-eixos de 1109 mm, stack de 641 mm e ângulo do tubo de direção de 71,5º

Este quadro foi projetado para uma suspensão de 100 mm o qual no projeto manteria o ângulo de direção em 71,5º.

Pelos meus cálculos, se usar uma suspensão de 80 mm, este ângulo de direção aumentaria para 72,02º.

Outro fato que tornaria indiferente ambas as suspensões, seria o ajuste de SAG da suspensão. A Fox, por exemplo, determina que o SAG seja de 25% do curso da suspensão:

http://www.ridefox.com/fox_tech_center/owners_manuals/011/Content/Rear_Shocks/Measuring_Sag.html

Como primeira opção, você poderia diminuir o SAG na suspensão de 80 mm ou deixar a suspensão travada na maior parte do uso.

Uma segunda opção para compensar a diferença entre suspensões é a escolha de pneus diferentes. Use um pneu maior na dianteira e um menor atrás.

Eu uso esta segunda opção quando faço a troca da suspensão dianteira (que tem um crown to axle de 490 mm) por um garfo rígido da Niner (crown to axle de 470 mm).



Opa man....na vdd eu tenho 1.86m
Oo
hehehe.

Bom, li, re-li e não entendi direito.


Melhor pegar de 80mm mesmo ?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2013 as 17:12
D-Nox,

creio que o quadro da SPZ que você vai comprar é para suspensão de 100 mm.

É sempre melhor optar por uma suspensão de maior curso pois, com o você sentado na posição normal de pedalar na bike, ela vai ceder com toda a carga colocada, isto é SAG.

Se usar uma suspensão de 80 mm, este SAG deve ser menor para não comprometer muito a geometria do quadro. Isto vai deixar a suspensão muito dura. Entretanto, como mostrei no cálculo, esta diferença de 20 mm entre as suspensões vai aumentar em 0,5º o ângulo do tubo de direção, ou seja, a frente da bike vai ficar mais baixa.

Esta diferença de suspensão também pode ser compensada usando um pneu dianteiro maior que o traseiro. Eu faço isto, uso um pneu Schwalbe 2.35" na frente e um WTB 2.1" para compensar esta queda de altura na frente.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X