Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sugestões e Análise de Modelos de Entrada (MTB)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Sugestões e Análise de Modelos de Entrada (MTB)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Thiago_Campos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2018
Brasília
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thiago_Campos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Sugestões e Análise de Modelos de Entrada (MTB)
    Postado: 17 Fev 2018 as 00:36
Fala pessoal! Sou novo no Fórum e no ciclismo de maneira geral, então desculpem se aqui não era o lugar certo desse post ou nomenclaturas erradas. 
Já pedalo cerca de 10 km por dia em bikes de aluguel disponíveis na cidade, pretendo ampliar esse número gradativamente e atualmente tornar esse o meu principal meio de transporte. Vou comprar uma bike, que pretendo destinar a pedaladas diárias de 12 a 15 km em asfalto e estradas de chão batido com pequenos obstáculos (Raízes e buracos), em alguns finais de semana trilhas leves/moderadas e, para um futuro não tão distante, cicloturismo (viagens, no meu caso curtas, 36-70 km). Com um orçamento  de R$ 1.200,00 para gastar com a bike+itens de segurança (Capacete, luvas e uma bomba para casos em que o pneu furar). 
Minhas medidas são:
Altura: 176 cm; Cavalo: 77cm; Tronco: 64cm; Braço: 73 cm, resultando segundo uma pesquisa rápida num bikefit online num quadro recomendado de 16.11".
Dito isso  tenho algumas dúvidas que enumerarei para organizá-las e vocês podem responder as perguntas correspondentes a cada número para organizar o tópico para acessos futuros. Falo isso, pois sei que são muitas perguntas e para alguns fica meio difícil de responder todas, então qualquer informação que vocês ciclistas mais experientes possam me dar já será de grande ajuda e aprendizado.

1.Para meu objetivo principal que é translocação na cidade, com conforto e dentro do orçamento acredito que itens essenciais seriam:
  • Quadro rígido em alumínio no tamanho indicado acima, freios V-Breaker e um bom câmbio de 24 velocidades(visando trilhas)

    Não achei nada no mercado com essas especificações exatas, mas achei algumas que após algumas pesquisa aqui no site me pareceram razoáveis:

    GONEW Endorphine 5.3 aro 29 - R$ 1029,00 - http://https://www.netshoes.com.br/bicicleta-gonew-endorphine-53-shimano-aluminio-aro-29-21-marchas-freio-a-disco-2016-preto+laranja-C62-1129-006?campaign=gglepqdsa&gclid=EAIaIQobChMI-Lu5j-iq2QIVUIGRCh2luAviEAAYASAAEgKCj_D_BwE - Link para especificações.
    Decathlon Rockrider 340 BTWIN aro 26 - R$ 999,00 - http://www.decathlon.com.br/ciclismo/bicicletas/mountain-bike-lazer/bicicleta-mountain-bike-aro-26-rockrider-340-btwin - Link para especificações.
    Caloi Aluminum Sport aro 26 - R$ 679,99 - https://www.centauro.com.br/mountain-bike-caloi-aluminum-s-aro-26-freio-v-brake-21-marchas-898119.?cor=02&=Equipamentos-Bike-Caloi-898119-02&origem=google_kenshoo&utm_source=google_gs&utm_medium=SCH_NOB_PLA_Equipamentos&utm_campaign=allequipamentos%20ikecaloi89811902&gclid=EAIaIQobChMI19Ld1t-q2QIVBgWRCh0SMgvtEAQYASABEgJHJfD_BwE - Link para especificações.

    Sugestões que vocês possam dar são muito bem vindas.

    Aqui as minhas principais duvidas são quanto a durabilidade no uso urbano e trilhas leves. A viabilidade para a prática do cicloturismo que citei anteriormente e por fim, o melhor custo benefício nessas condições.
2.Quais as limitações para possíveis upgrades futuros, no intuito de atingir bikes top's de linha do mesmo seguimento, aqui não sei muito bem como me expressar, pois não sei o que diferenciaria (além da qualidade dos componentes) uma bike de R$ 1000,00 e uma de R$ 8000,00, inclusive esta é outra dúvida, digamos a 2.1 xD. 
Quais seriam os upgrades mais imediatos na opinião de vocês (peças quase que descartáveis)?

3. Quanto ao tamanha do quadro, embora o indicado pelo site tenho sido 16" estou tendo alguma dificuldade de encontrar bikes nesse tamanho, geralmente os seguimentos que encontro começam com 17", é possível que se eu compre uma 17" eu perceba um desconforto muito grande no pedal?
Voltar ao Topo
Thiago_Campos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2018
Brasília
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thiago_Campos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2018 as 00:48
Edit 1: o link da Decathlon tá levando a uma página errada, segue o correto:http://www.decathlon.com.br/ciclismo/bicicletas/mountain-bike-lazer/bicicleta-mountain-bike-aro-26-rockrider-340-btwin
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2018 as 08:23
Bom dia amigo. Vou tentar sintetizar tudo em uma resposta mais objetiva. As bikes que você citou são bikes de entrada nível recreativo, mas não impede que faça o tipo de uso que descreveu. Dentre elas incluiria a Track TK700, custa 1000,00 é a bike que tem o melhor CXB do mercado em ralação ao grupo, mas é tamanho único. Informações sobre ela aqui:
https://www.pedal.com.br/forum/topic91755.html

Uma bike de entrada de 1k mesmo você colocando 10k de peças top nela, vai continuar sendo uma bike de 1k.
Você precisa de um quadro 16" e não está encontrando, a limitação já começa aí, a oferta de variedade de tamanho de quadro começa nas bikes de 2k e mesmo assim nem é tanta, mas nas acima de 5k tem mais ainda e aí por diante. Quanto mais cara, mais qualidade voltada para performance, mais específica vai ser.
O que você precisa saber é que a bike evolui com o ciclista e não se deixe levar pela ideia de comprar uma bike já pensando no que precisa upar. Upar é diferente de adaptar ao uso. Eu mesmo estou trocando um suspensão 26 que não rodei nem 300km por um garfo rígido. Upgrade ou downgrade? Nenhum dos dois, é uma adaptação ao uso que farei.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2018 as 09:28
Você pode usar uma bike tamanho 17 tranquilamente, não fique encanado com isso.
O bike fit serve pra se ter uma noção de onde começar, pra que se compre uma bike que seja ajustável pra você. Uma tamanho 19 ou 21 seria difícil é até mesmo impossível de ajustar pra vc, ou seja o bike fit serviu pra te orientar nisso.
Com a bike 17 em mãos você deverá fazer os demais ajustes do bike fit. Ajustar selim (óbvio), ajustar altura e comprimento da mesa (pode envolver troca da mesa), ajustar guidão, posição de manetes, etc.

Não leve a "ferro e fogo" essa questão do bike fit como se tem falado por aqui. Ainda mais nessa faixa de preço, com pouca oferta de bikes abaixo do tamanho 19 (abaixo do 17 esquece) e algumas de tamanho único.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2018 as 11:13
O ghd fez uma boa explanação, se formos seguir todos os bons conselhos, prepare pra gastar uns 8k. Nem tudo se aplica para a maioria de nós.
Voltar ao Topo
Thiago_Campos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2018
Brasília
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thiago_Campos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2018 as 21:00
Valeu, repostas bem objetivas e sanaram as minhas dúvidas com certeza ajudarão na minha decisão. Muito Obrigado!
Voltar ao Topo
MVBeber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2018 as 22:08
Acrescentaria ainda mais uma observação:

Tem muitas sugestões aqui no fórum, gente muito boa para ajudar você, mas o que estou percebendo na minha pequena experiência, você deve sentir a bike  e SUAS necessidades, que serão, obviamente, diferente das dos demais. 

Assim, não encane muito se você gostar da bike de um jeito que for diferente do que os outros sugerem, 
 defina claramente o que você quer, pretende e pode, e com base nisso, colha as sugestões, faça suas adaptações, teste, experimente, e tire suas próprias conclusões. 

Leve sempre, como premissa, dois conceitos: Segurança e saúde. Se sua mudança comprometer sua saúde ou segurança (e dos que te rodeia) não faça, fora isso, está liberado. 

Por fim, compartilhe suas suas experiências, elas certamente vão contribuir para os outros também. 

Grande abraço. 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X