Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - sugestão powertrain 2 coroas 2020
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


sugestão powertrain 2 coroas 2020

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mazgar Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mazgar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: sugestão powertrain 2 coroas 2020
    Postado: 16 Fev 2020 as 02:30
Boa Noite colegas do pedal!
Após 7 anos de uso de minha Caloi Supra 24V aro 26, estou partindo para um projeto Bike 29 18 ou 20V.

Depois de ler muito no fórum e assistir vário vídeos estou próximo do setup definitivo, a questão para este tópico é a melhor opção para powertrain,  na qual necessito da ajuda dos colegas.

Meu pedal é basicamente urbano e vou montar uma bike hibrida, provavelmente de pneu 40-45 mm e garfo rígido. Usando o calculador de relação  http://gears.mtbcrosscountry.com/#26/1.95I478I5753X29/1.75I1690I8181X700c/44I1542I8109X700c/44I54I1209 - http://gears.mtbcrosscountry.com/, cheguei a conclusão que as relações 38-24 com 11-36 para 18v ou 38-28 com 11-42 na 20V me atenderiam bem, representando uma redução de 20% da marcha mais leve que tenho hoje e na prática com a mesma relação para Vmax, pois pouco uso a relação 48x11 que tenho hoje.

Tenho interesse em partir pra 20V por melhor escalonamento e preços mais próximos aos grupos inferiores atualmente do que a uns anos atrás (pretento importar via aliexpress).

Com base nos custos de manutenção, qualidade de rodagem, facilidade em manter a regulagem, e durabilidade gostaria de saber qual das opções abaixo vcs me sugerem, (por favor vejam que o custo de aquisição não importa muito agora, mas sim o de manutenção e durabilidade das peças depois) :

1 - grupo deore M6000 com pedivela 28-38 e cassete 11-42
2 - grupo alivio acera com pedivela 24-38 e cassete 11-36
3 - fazer uma adaptação/gambiarra já consagrada em vários relatos e usar um cassete 11-40 acoplado com cambio de cage longo, com o que eu poderia usar um pedivela 26-40 e ampliar um pouco meu range para cima e para baixo, e poderia optar por 18V ou 20V, preferindo este último por conta do escalonamento.

Como citei duas vezes acima estou inclinado a usar um grupo deore 20V, mudaria de opção caso vocês me indicassem que além de mais barato o grupo alivio ou acera tenha um funcionamento parecido e/ou uma durabilidade muito maior.

Desde já agradeço às sugestões.
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2020 as 23:55
Se vai pegar do ali vai de alívio, e compre as peças separadas, pra evitar tributação, de preferência por boleto.

A diferença de preço é alta, mesmo que você precise trocar o alívio 3x e o deore só 2x, num mesmo período de utilização, a diferença de custo inicial ainda compensa.

A diferença de tecnologia entre alívio e deore (com duas coroas) é pouca, as maiores vantagens do deore é que dura mais e é mais leve, mas isso não compensa a diferença de preço, a não ser que você pretenda competir
Voltar ao Topo
mazgar Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mazgar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2020 as 00:59
Muito obrigado pela resposta Avicsi!

Gostaria de trocar uma idéia sobre uma questão técnica e sobre outras questões práticas/monetárias:

1 - A principio imaginava que a coroa 10V seria mais resistente nesse setup de 2x, porém não consegui nada conclusivo nas pesquisas na rede, em sites gringos dizem que a 10v dura mais, aqui no país a impressão que tenho é que o pessoal vai de 9V. No ML vi que o preço da KMC X9 e X10 varia uns 10-20 reais. Vc poderia dar uma opnião nesse tema?

2 - As possibilidades para fazer 18v usando material shimano se restringem, até onde sei, ao 36-22 ou 46-30, ambos com coroas rebitadas no pedivela. Além disso a ficha técnica dos respectivos câmbios indicam que os câmbios só trabalham nas especificações fechadas desses pedivelas.
     Com base nisso pensei no seguinte:
     I) Usar um câmbio FD-M615-B (que já é Deore) e um pedivela Sunrace M980 com coroas trocadas ou um pedivela Deore.
     II) A princípio acreditava ser uma boa opção converter um pedivela triplo em duplo, mas aí o mecânico precisa acertar o bem o chainline e tenho medo de não ficar 100% por alguns relatos que achei.
      Em resumo teria que partir para uma das seguintes opções:
      a) usar um range fora do que gostaria (38-24 ou mesmo 40-26). Nesse caso pensei em usar um desses pedivelas 36-22 para baratear, e trocar o pneu 1.5x29 (40mm) pelo slick 1.95x29 (50mm) para compensar um pouco o uso da coroa menor, porém nem teria o range que pensei inicialmente e nem o pneu, que acredito segure bem mais no asfalto (que é o uso em 99% das situações).
      b) partir para uma adaptação a partir de um pedivela e câmbios triplos, ou usar um câmbio duplo fora do range e colocando as coroas que quero no Sunrace M980.
      c)  usar material Deore na dianteira, como consequência a diferença entre as 2 possibilidades (18v ou 20V) se restringiria ao passador direito e câmbio traseiros, que pelos preços atuais no Ali seria em torno de uns R$200,00, mais uns R$ 50,00 da diferença dos cassetes 11-36 9v e 10V, e uns R$20,00 da corrente. Esses R$270,00 o que dentro do orçamento total da bike seria algo com 7-10%. A princípio tinha optado pelo Deore puro, pela comodidade de já ter uma opção fechada de fábrica dentro do que pranejei, com menos riscos, e um ganho de peso e durabilidade, ainda que eu esteja lonje de ser atleta. Todavia estou aberto a partir pra uma configuração 2x9 sim.

Finalmente peço a você, e demais foristas, sugestões de como montar a parte dianteira do drivetrain!

Abs e boas pedaladas!


Voltar ao Topo
mazgar Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mazgar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2020 as 01:16
Desculpe, mas relendo o tópico acho que não ficou muito claro um ponto:

O senão de usar um pedivela 36-22, seria o range usando o pneu 1,5. Dá pra melhorar bem isso usando o pneu largo, mas aí como esse pneu mais largo segura mais, acho que sairia do conceito originalmente pensado de uma bike mais "arisca" , mais pensada como hibrida.
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2020 as 08:09
1 se uma coroa 10v dura 1000km e uma 9v dura 500km, mas a 10v é o triplo do preço, então a coroa 9v tem um custo menor de manutenção, entende?

Não basta só a 10v durar mais, se o preço dela não for parecido com a 9v, apenas um pouco mais alto, não vale a pena, estou pensando no financeiro

O mesmo acontece com o m4000 e o m4050, se você quer cisto benefício o do m4000 é melhor, mesmo o m4050 durando mais, a vantagem do m4050 fica no peso mais leve, se não for uma necessidade melhor ficar com o m4000

Eu acredito que no 9v a corrente dure mais, porque quanto mais kogs mais tensionada a corrente fica, devido ao chain line, mas quanto ao desgaste dos jogos e coroas não sei dizer

2 não posso te ajudar com a matemática dos dentes, muito técnico para mim, mas eu esqueceria opções sunrace, Sram e Shimano são claramente mais duráveis
Voltar ao Topo
mazgar Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mazgar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2020 as 13:33
Obrigado pelas considerações. Levarei em conta.

AbsThumbs Up
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X