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Sugestão de transp. em um thule com engate??

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Andriologia Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2008
Foz do iguaçu
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    Postado: 02 Nov 2008 as 10:40
Gostaria de saber se alguem teve algum problema em transportar 2 bicicletas em  engate com thule ? algum problema no proprio engate do carro ? pois ele trabalha como pendulo, para os lados, e para frente e para tras, ou seja o ferro do engate que vai embaixo do carro, eu pergunto por medo que derepente este ferro acabe por rasgar de tanto trabalhar como pendulo.
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Querosene Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Dez 2008
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Tenho usado um Thule Xpress 970, aquele modelo para 2 bikes que vai preso ao engate. Já rodei cerca de 1000 km em um Honda Fit, sempre carregado com as duas bikes, sem maiores problemas.

Na primeira vez tive alguma dificuldade para "organizar" tudo: escolher qual bicicleta ia primeiro, de que lado iriam, fixá-las corretamente, etc. Nesta primeira vez o pedal de uma arranhou a pintura do porta-malas; reorganizei e então o bar-end do guidão batia no vidro traseiro... Depois aprendi a carregá-lo. Tem se mostrado bastante simples, nem o pedal nem o guidão pegam mais no carro.

Quanto ao engate, se vc ainda tiver alguma dúvida (como eu tinha antes), o suporte fica muito bem preso a ele, sem folgas, e muito simples de pôr e tirar (basta acionar uma alavanca). Quanto ao efeito pêndulo, acho que não deve se preocupar, porque o engate é projetado para muito mais esforço do que isso (mesmo que seja daqueles engates fajutos, que não são presos ao chassi do carro, aguenta numa boa). Todos esses 1000 km que utilizei não deixaram nenhuma marca na bola cromada, nem qualquer tipo de deformação na base do engate (carrego 2 MTBs, sendo uma de aço).

Prós:

  • Leve e compacto, podendo ser deixado no porta-malas quando fora de uso
  • Relativamente barato
  • Mínimo de arrasto aerodinâmico, não influenciando em nada o consumo de combustível do carro ou sua dirigibilidade
  • Manuseio descomplicado
  • Não precisa desmontar nada na magrela
  • O barro da magrela não suja o carro, mesmo que chova durante a viagem
  • Não traz problemas para passagem em rampas de acesso de garagens, tetos baixos, etc.
  • Pode ser usado em qualquer carro que possua engate, facilmente intercambiado entre eles


Contras:

  • Requer certa atenção ao manobrar, mudar de faixa ou estacionar (por excesso lateral e traseiro)
  • Não tem um sistema de segurança para evitar furtos (mas um cadeado de bike pode resolver)
  • Prejudica ou mesmo impossibilita (dependendo do modelo do carro) a visibilidade da placa e das lanternas


Este último item pode ser bastante complicado de resolver. A Thule vende um equipamento chamado Light Board 976, que pretende resolver essa questão. Trata-se de um mini para-choque, com lanternas, chicote elétrico (para ser ligado à tomada que o engate deve ter) e um espaço para placa com iluminação.

Porém, persistem dois problemas: custa 2/3 do preço do engate e requer a lacração de uma segunda placa de identificação, conforme a resolução no. 231 do Contran:

Art. 9o   A segunda placa de identificação será aposta em local visível, ao lado direito da traseira do veículo, podendo ser instalada no pára-choque ou na carroceria, admitida a utilização de suportes adaptadores.

Parágrafo único - A segunda placa de identificação será lacrada na parte estrutural do veículo em que estiver instalada (pára-choque ou carroceria).


A lacração custa, no Detran de São Paulo, cerca de R$ 57,00, já incluída a placa. Mas não pára por aí, não. E quando você estiver trafegando sem o suporte, onde vai colocar a segunda placa? Não pode simplesmente tirá-la, porque está lacrada ao veículo, não tendo nenhuma validade sem o maldito pedaço de arame torcido. Então terá de usar a criatividade, adaptando algum suporte no para-choque, arrumando alguma forma de fixar a placa escondida sob o porta-mala, ou porcamente jogando ela dentro do porta-malas e fechando a tampa sobre o arame.

Isto posto, a brincadeira tem o seguinte custo estimado (menores preços encontrados na internet):

  • Suporte Thule Xpress 970: R$ 360,00
  • Thule Lighr Board 976: R$ 195,00
  • Lacração Detran SP: [URL=http://www.detran.sp.gov.br/detran_servicos/taxas_2006.asp]R$ 57,29
  • Total: R$ 612,29


Sai mais caro do que parece a princípio. Contudo, ainda sai mais barato do que qualquer suporte de teto, se considerarmos suportes para 2 bikes e o rack específico do carro.
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