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Substituto para câmbio diânteiro FD M430

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Ang Ver Drop Down
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Registrado: 21 Mai 2012
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    Enviado: 23 Jun 2020 as 16:37
Boa tarde pessoal!
Meu grupo é o Shimano Alívio FC M430 e depois de muito uso tive que trocar alguns itens como coroas do pedivela cassete corrente. Feito isso não consigo regular o câmbio diânteiro, ele ficou muito duro e na troca de marchas ele chega a dar "socos" de tão forte. Busquei tópicos aqui no forum, como lubrificação do passador de marchas, troca do cabo de aço e após feita estas recomendações não tive sucesso. Vi um tópico sobre um jogo que fica no câmbio após muito uso e isso posso afirmar no diagnóstico do meu câmbio. Alguem tem idéia se ainda tenho condições de continuar com o meu (fazendo algum reparo) ou se já preciso substituí-lo?? já na mesma dúvida e levando em consideração a dificuldade de encontrar um igual e barato, procuro um substituto para ele Cãmbio diânteiro alívio FD M430

Agradeço desde já!
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marcos_netto Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jun 2020 as 14:53
Originalmente Postado por Ang Ang Escreveu:

Boa tarde pessoal!
Meu grupo é o Shimano Alívio FC M430 e depois de muito uso tive que trocar alguns itens como coroas do pedivela cassete corrente. Feito isso não consigo regular o câmbio diânteiro, ele ficou muito duro e na troca de marchas ele chega a dar "socos" de tão forte. Busquei tópicos aqui no forum, como lubrificação do passador de marchas, troca do cabo de aço e após feita estas recomendações não tive sucesso. Vi um tópico sobre um jogo que fica no câmbio após muito uso e isso posso afirmar no diagnóstico do meu câmbio. Alguem tem idéia se ainda tenho condições de continuar com o meu (fazendo algum reparo) ou se já preciso substituí-lo?? já na mesma dúvida e levando em consideração a dificuldade de encontrar um igual e barato, procuro um substituto para ele Cãmbio diânteiro alívio FD M430

Agradeço desde já!


Olha, se tu já fizestes todas as tentativas de regulagem de câmbio, a última alternativa antes da troca é procurar uma oficina de bikes de confiança e pedir para eles realizarem o serviço. Não vai te custar caro e aí já vais ter o diagnóstico sobre o estado geral dos componentes.

Caso isto funcione, volte aqui e diga o que aconteceu e qual foi a solução encontrada.

Caso isso não dê certo, peça para eles uma sugestão de componentes para troca e também o orçamento. De posse dessa informação, volte aqui no tópico e peça a opinião sobre o componente e o valor pedido para a troca.

Boa sorte!


Marcos Netto

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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jun 2020 as 17:52
Câmbios dianteiros sofrem pra caramba. A função deles é deslocar a corrente entre as engrenagens, mas fazem isso no lado tensionado. Pra piorar, a roda traseira joga bastante sujeira neles.

Como eu costumo pegar as bikes da molecada daqui da rua pra consertar (e estimular esses meninos a entrarem no esporte), eu já peguei câmbios bem agarrados aqui, mas consegui resolver. Eu faço o seguinte:

1. Tiro o câmbio da bike.
2. Desmonto as partes decorativas de plástico que puderem sair.
3. Retiro os parafusos de regulagem, da pinça do cabo e da abraçadeira (toma cuidado pra tirar fotos pra saber como montar depois).
4. Lavo tudo com querosene ou diesel, com a ajuda de uma escova pequena de nylon (uma escova de dentes velha tb serve), dando atenção principalmente pras articulações e a mola.
5. Lavo com detergente, desengordurante de cozinha (SEM CLORO) ou desengraxante próprio (use escova pra ajudar a remover a sujeira).
6. Seco com ar comprimido ou secador de cabelo logo em seguida.
7. Testo pra ver se a movimentação tá livre, sem ruído de areia nas articulações e na mola. Se ainda estiver agarrado, repito os passos anteriores pra ver se resolve. Se o problema for ferrugem, uma sprayzada de WD-40 ou similar e umas articuladas no câmbio podem ajudar a soltar a ferrugem (ou quebrar ele de vez, teve um que a mola tava tão enferrujada que terminou de quebrar quando fiz isso, mas a ferrugem tava bem visível).
8. Passo graxa marítima na mola com um pincel (eu usei graxa militar da Algoo até pouco tempo atrás, mas passei a usar a marítima nas duas últimas, que tem maior resistência à água e à contaminação), tentando fazer entrar nas frestas, removendo o excesso logo depois. Pra finalizar, um pouco de óleo pra corrente de moto nos elos (do tipo em spray), deixando secar ao natural e limpando o excesso depois.

Só não salvei uns 2 câmbios dos 20 a 30 que já fiz isso. A maioria era câmbio barato, genérico ou de marca “adesivada” (Caloi, Yamada, SunRun, Saiguan, GTA, etc.), de projeto ultrapassado (SunRace FDM2S, Dimosil velho de guerra, Suntour...), todos esses são de aço.

Mas vale a pena tentar isso em câmbios atuais de alumínio. Os melhores que eu peguei foram Shimano: M3000, que tava com a mola (que é de aço, mesmo em câmbios mais caros) travada por sujeira e corrosão; TX800, que empenou todo num chainsuck, mas com um pouco de paciência e calma eu recondicionei ele e está guardado na minha caixa de peças; e um Tourney TZ31, que ficou por anos do lado de fora pegando sol e chuva, mas voltou à ativa (esse é todo de aço). Meu atual M371 deve passar por algo similar, se for necessário, na revisão de julho.

Editado por dwsmartins - 24 Jun 2020 as 18:00
Bora pedalar, senão estressa!
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jun 2020 as 20:59
Já até doei, junto com a bicicleta Aluminum depois de muito usar, um câmbio dianteiro do pré Cambriano Shimano de 1992 (Japan) que olhando nao se daria muito ponto pro ele, um 200 GS com cobertura superficial de plástico ma de autêntico aço inoxidável. Ainda na ativa com meu tio funciona perfeitamente. Sem noção isso..
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Joao Angú Ver Drop Down


Registrado: 14 Mai 2018
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Essas peças dos anos 90 realmente são bem feitas e muito bem acabadas, eu tenho lutado contra ferrugem em corrente 9v aqui e cambio dianteiro tudo zero km que coloquei na bike, já a outra bike aqui, toda lx m565 pinga suor direto e nada de ferrugem.
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Ang Ver Drop Down
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Registrado: 21 Mai 2012
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Agradeço pelas dicas!! limpei ele bem como vc disse, passei graxa, mas realmente até com a mão ele ta duro, achei estranho que com as coroas antigas ele trocava normal. Vou levar num amigo da bicicletaria aqui do lado de casa e assim que tiver uma resposta eu posto aqui denovo!

Valeu galera!
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dwsmartins Ver Drop Down
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Lembra que ele tem uma tensão relativamente alta da mola. Se estiver “duro”, mas com com movimento uniforme, sem agarrar, eu consideraria ele OK.
Bora pedalar, senão estressa!
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hug0.dts Ver Drop Down
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Dê uma olhada no manual da Shimano para ver se o cabo está posicionado corretamente no câmbio.

Pra questão é, quais coroas você colocou? São do mesmo modelo que estava na bike? A diferença na construção pode dificultar a passagem de uma coroa para a outra.

Outro detalhe, as coroas foram instaladas no sentido correto, com as "rampas" voltadas para o quadro?

Quanto à folga, não tem muito o que fazer realmente. Com exceção do barulho, num primeiro momento não afeta muito o funcionamento da peça. Vá usando até sentir a necessidade de troca.


Editado por hug0.dts - 27 Jun 2020 as 10:41
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Isso mesmo!! O erro estava nas coroas, por mais que sejam do mesmo modelo, montei errado! levei numa bicicletaria aqui do lado de casa e o cara bateu o olho e viu o erro! quanto ao câmbio já estar com uma folga ele só deu uma arrumada com o alicate

Valeu pela ajuda pessoal!

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marcos_netto Ver Drop Down
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Pois então...

Marcos Netto

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