| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Substituir cogs
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Substituir cogs

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
GermanoPM Ver Drop Down

Paraty
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GermanoPM Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Substituir cogs
    Enviado: 15 Set 2019 as 09:07
Bom dia galera

Vi um vídeo de um cara substituindo cogs pra melhorar na subida.
Vou comprar um cassete 11-34 (o maior q encontrei pra 7v) e penso em trocar a de 34 por 38.
Alguém já fez isso?
Quais cuidados eu devo tomar?
Voltar para o topo
christianmdt Ver Drop Down

rio de janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de christianmdt Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Set 2019 as 09:33
cara, nao existe cassete para 7v nao. o que existe é catraca.
catraca nao da para trocar cogs

Editado por christianmdt - 15 Set 2019 as 10:08
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Set 2019 as 09:44
Considerando que seu cassete tem todos os cogs removíveis (nem todos têm), ainda podem rolar alguns problemas, todos solucionáveis ou convivíveis:

* O câmbio vai ter de subir pro cog maior e talvez precise de um prolongador, o que deve diminuir a precisão da troca das marchas em geral, mas dá pra adequar a técnica de troca de marchas.

* Os pontos de passagem da corrente do segundo pro primeiro cog também não vão bater, o que vai diminuir mais um pouco a precisão da troca, mas só pra primeira marcha. Antes do hyperglide não existia isso e todo mundo trocava as marchas do mesmo jeito, então dá pra adequar a técnica também.

* A espessura dos cogs deve ser a mesma, conforme o número de velocidades da bike. 8v tem cogs mais grossos que 9v (mais marchas no mesmo espaço) e por aí vai.

* Talvez o espaçamento entre os cogs não fique 100%, mas pode-se medir a distância entre o primeiro e segundo cog com um paquímetro e tentar ajustar isso com arruelas espaçadoras específicas.

Tomando cuidado com essas questões, não vejo porque não tentar. Claro que é mais fácil trocar o cassete, ou transmissão toda, mas o aprendizado vem da experiência. Cuidando pra poder desfazer, se não gostar do resultado, não tem problema. Mete as caras!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
GermanoPM Ver Drop Down

Paraty
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GermanoPM Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Set 2019 as 11:19
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Considerando que seu cassete tem todos os cogs removíveis (nem todos têm), ainda podem rolar alguns problemas, todos solucionáveis ou convivíveis:

* O câmbio vai ter de subir pro cog maior e talvez precise de um prolongador, o que deve diminuir a precisão da troca das marchas em geral, mas dá pra adequar a técnica de troca de marchas.

* Os pontos de passagem da corrente do segundo pro primeiro cog também não vão bater, o que vai diminuir mais um pouco a precisão da troca, mas só pra primeira marcha. Antes do hyperglide não existia isso e todo mundo trocava as marchas do mesmo jeito, então dá pra adequar a técnica também.

* A espessura dos cogs deve ser a mesma, conforme o número de velocidades da bike. 8v tem cogs mais grossos que 9v (mais marchas no mesmo espaço) e por aí vai.

* Talvez o espaçamento entre os cogs não fique 100%, mas pode-se medir a distância entre o primeiro e segundo cog com um paquímetro e tentar ajustar isso com arruelas espaçadoras específicas.

Tomando cuidado com essas questões, não vejo porque não tentar. Claro que é mais fácil trocar o cassete, ou transmissão toda, mas o aprendizado vem da experiência. Cuidando pra poder desfazer, se não gostar do resultado, não tem problema. Mete as caras!

Saquei. É aquele tipo de coisa q vou fazer uma vez na vida né hehe

Tô com um deore de 9v atras. Acho q vou precisar colocar um parafuso mais comprido pra ele recuar mais.
O espaçamento, como vc mesmo disse, tem solução.
Já a questão da precisão, me deixou encucado. Se ficar engasgando muito pra subir vai ser brochante.
Voltar para o topo
Davi Silva Ver Drop Down

Dublin
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Davi Silva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Set 2019 as 13:42
Nunca usei esse grupo mas se for como os outros. As 3 maiores Cogs são juntos e não pode ser substituído. Pra estar querendo usar um 38 dentes cog você deve estar usando uma mtb, eu tenho só roads. Acho que são diferentes.
Kr >>> DV
Voltar para o topo
Carlos W Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carlos W Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Set 2019 as 22:32
Se quer experimentar.  Tem um cassete  CS-HG200-7  12-32.   Coloquei mais um cog de 36 dentes de um cassete de 9V que estava gasto nos menores.

Fiquei com um cassete 8V  12-36.    12-14-16-18-21-26-32-36 Dentes.   Cabe em um cubo TX 505. 

Editado por Carlos W - 15 Set 2019 as 22:33
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Set 2019 as 05:36
O espaçamento entre os cogs 9v e 10v é diferente. Eu havia entendido que vc iria trocar um cog, não adicionar mais um. Se esse for o caso, já te adianto que não da certo, até pq o passador indexado teria que puxar mais essa marcha.

Procura no YouTube por um vídeo da Pedaleria sobre instalação de supercog pra ver o que estou dizendo.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
GermanoPM Ver Drop Down

Paraty
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GermanoPM Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2019 as 10:35
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

O espaçamento entre os cogs 9v e 10v é diferente. Eu havia entendido que vc iria trocar um cog, não adicionar mais um. Se esse for o caso, já te adianto que não da certo, até pq o passador indexado teria que puxar mais essa marcha.

Procura no YouTube por um vídeo da Pedaleria sobre instalação de supercog pra ver o que estou dizendo.

Minha ideia era substituir um cog pelo outro mas não vou fazer mais. Fiz uns cálculos e a bike já vai ficar com boa redução usando 11-34.
Voltar para o topo
João Frango Ver Drop Down

Diadema/SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de João Frango Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2019 as 11:28
Vi que voce desistiu, até melhor pois o que iria fazer deixaria um buraco enorme na escala e uma hora se torna incomodo, ja usei muito no passado aquelas megarange que pula de 24 para 34 e quebrava todo ritmo LOL

Mas pra curiosidade sua e de outros amigos acho que a dica ajuda, eu tentei intercalar cogs de um cassete Sram de 7v com um Sun Race de 8v e quase que deu certo, mas o parafuso de fechamento deles fica em posicoes diferentes e por isto não deu certo, eu iria fazer isto pra melhorar a escala e substituir cogs ja gastos em um e outro.

O que da pra fazer é com os cassetes Sun Race que tem fechamento feito por um parafuso passante, eu tenho um M66 de 8v 11/34 e um M980 de 9v de 11/40 e entre eles a posicão do furo do parafuso passante é a mesma que ja aferi, pra dar certo tem também de utilzar os espacadores internos certos pra ficar com a distancia certa entre os cogs e também o cog avulso e o de fechamento, tipo se vai montar um 7v usa os espacadores e o penultimo cog que fica solto e o de fechamento do cassete de 7v, se vai montar um de 8 os do cassete de 8 e o de 9v idem, os cassetes de 10v da SunRace ja não tem como fazer isto pois são montados com aranha de aluminio.

Eu daqui um tempo pretendo desmontar o m980 de 9v e fazer um com os cogs dele e o do M66 de 8v pra aproveitar o que ta bom e usar na minha urbana de 8v, por isso que to por dentro do assunto.

Cassete Shimano de 7,8 e 9v que tive em nenhum deles daria pra fazer isto pois são fechados por rebite, deve da pra fazer mas ja não é tão facil, nos Sun Race é bem simples mas so compensa se tiver eles ja usados pra aproveitar, comprar 2 cassetes pra fazer isto pra mim ja não compensa

Sun Race de 7v 11/34

Sun Race de 9v 11/40

Não compre nada sem procedência, não alimente parasitas.
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.