Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - sti em grupo mtb é compatível
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


sti em grupo mtb é compatível

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 14:07
Pelo que já testei em algumas bikes aqui da pra resumir assim:
Sti puxando v-brake: tem que regular as sapatas bem próximo ao aro, folga mínima, pra ter alguma frenagem. Os sti "puxam pouco cabo ", com isso o freio é borrachudo, modulação ruim e só freia quando a Manete está encostando no guidao. Se o aro estiver um pouquinho torto já pega na sapata, bem como qualquer sujeira. Pra andar na terra esquece. E fica ruim pra abrir o vbrake na hora de soltar a roda. Usei assim numa mtb velha que tinha, com guidao drop, manetes tektro e vbrake acera.

Manete de vbrake (shimano Ez integrado com rapid fire) e cantilever: usei numa caloi aspen, quando troquei os passadores grip shift por rapid fire e mantive os cantilever. De imediato lembro que o freio pareceu mais potente, mas era só impressão, pois o manetes de vbrake "puxam mais cabo", logo mal encostava no manetes já travava roda. Como usava pneu slick fininho era uma droga na chuva e cascalho. Levei um tombo homérico por isso, mas por erro meu. Usei uns tempos e depois instalei vbrakes, e a modulação era correta. Nunca mais usei cantilever, peguei raiva... Rss
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 15:02
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Vamos aos esclarecimentos. rsrsrs

Os freios também possuem sistemas diferentes para as duas modalidades, mas pode ser corrigido com um adaptador de puxada de cabo chamado travel agent, no caso de serem v-brake ou disco para mtb.

Passadores de estrada podem ser utilizados com freios cantilever, ferradura, mini v-brakes ou até disco, desde que o mesmo seja próprio como o Avid BB7 road.


Fab, você sabe onde encontro esse travel agent pra comprar? Tenho uma mtb que uso pra ir trabalhar a muitos anos, ela tá com sora 8v e guidão flat + rapfire alivio. Consegui um STI R500 usadinho e to pensando em colocar ele pra ter um guidão drop, porem não queria abrir mão do meu v-brake pois não sei se os freios de estrada tem a mesma eficiência no transito caótico de SP.
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 17:18
é pessoal, desisti geral do projeto... a sirrus vai ficar com guidão flat e grupo deore 30V + Vbrake Deore XT  mesmo.

esse tópico foi dos mais úteis que eu já vi

valeu pessoal!
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 19:13
sabe dizer jagwire se o curso da puxada do cabo de freio do sti é o mesmo curso da puxada de um manete cantilever; abç
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 19:16
realmente parece que essa adaptação não é muito prática, pena que você desistiu Márcio pq seria uma cobaia para o tópico, vlwLOL
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 23:24
Kavalero, a puxada é bem similar sim. Manete drop em geral casa bem com cantilever, que possui a mesma puxada do freio ferradura de road, bem como disco mecânico específico para road (avid BB7 road e cia), e pelos relatos funciona razoavelmente bem com mini- vbrake. As bikes de cyclocross em geral usam cantilever ou esses mini Vbrake com STI, e mais recentemente disco mecânico específico.

Lá na minha MTb velha que eu instalei guidão drop, no começo era cantilever, e não dava problema com o manete de freio Drop (tektro). só que era um cantilever vagabundo de plástico, troquei pra v-brake pra ver se melhorava e dai ferrou de vez...
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 09:51
Será que um freio desses é compatível com sti shimano:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-599012708-travoes-freio-a-disco-hayes-cx-5-disc-brake-ciclocross-mtb-_JM

Acho que vou acabar testando alguma solução com um bom freio cantilever, quero deixar minha urbana bem ágil, mas não queria gastar muito pra isso.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 10:23
Esse Hayes é sim, mas tem que ver se o preço é de 1 pinça ou o par, e se vem rotores. Teu quadro e garfo aceitam disco e vbrake? e os cubos são para disco?
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 11:18
Existe um adaptador que eu conheço da mavic que eleva a altura do v-brake pra casar com o aro speed
Acho que se chama adaptador mavic speedcity



Já sabia que rodas 700c eram usadas com v-brakes mas imagino que somente com manetes de mtb para v-brakes. Talvez o adaptador de cabo que o Fab1000 mencionou seja a melhor opção para o problema dos manetes de freio para cantilever acionando v-brakes
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 11:30
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Lá na minha MTb velha que eu instalei guidão drop, no começo era cantilever, e não dava problema com o manete de freio Drop (tektro). só que era um cantilever vagabundo de plástico, troquei pra v-brake pra ver se melhorava e dai ferrou de vez...


Também tenho uma mtb velha na qual estava pensando em trocar os rapidfires v-brakes integrados xt 9v por stis 105 ou ultegra 9v, bicicleta praticamente só usada para frequentar passeios noturnos em grupo pela cidade para passeios em asfalto, em linha reta, em velocidade constante, sem parar, casaria bem um sti numa mtb. Já tive 2 speeds e nunca gostei, o asfalto da minha cidade é cheio de buraco e irregular, quem anda de speed dentro da minha cidade sofre, speed aqui somente nas rodovias estaduais ou federais. Quem quer dar só uma voltinha em passeios de grupo noturno, o melhor é mesmo é um mtbThumbs Up
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 11:55
newhouse, travel agent só importando pois aqui acredito que ninguém venda.

Os freio da linha CX da Hayes são para manetes de estrada. Logo, vão funcionar perfeitamente.
O anúncio que postou contempla dois freios, sem adaptadores para montagem IS e sem os rotores, que podem ser de mtb até 180mm.

Acho mais interessante partir para um par de cantilevers, ou mini v-brakes, do que esses a disco, se quiser manter o custo baixo. E só valerá a pena importar os Travel Agents se o v-brake for de gama muito alta, como os XTR, Magura, ou os Avid, SL ou Ultimate. Wink
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 12:11
manete de speed com cantilever fica top. Tenho montado numa bike aqui. E vou dizer que são uns cantilevers bem vagabundos, mas o freio funciona muito bem. Apesar de eu ter raiva do cantilever de qdo era criança (logicamente, mexia de qq jeito e nunca regulava bem), tive que rever meus conceitos.  

na minha Caloi véia eu rodei com cantilever, v-brake com sti, e agora cantilever com manete de speed. Dependendo vê qto sai pra montar o cantilever. Vai precisar da peça pra centralizar o cabo na frente, mas isso vende. Wink
Voltar ao Topo
MrAtuario Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MrAtuario Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 12:22
Só pra contribuir, eu também tenho uma Sirrus Sport Disc. Resolvi colocar um guidão drop nela, pois usava uma Sprint 20 antes e sinto falta. O que achei complicado foi achar as pinças especificas para STI no Brasil, acabei comprando na CRC e estou aguardando chegar, já escolho os STIs, serão do 105 - 5510.
E quanto ao custo, como comentaram anteriormente, sai um pouco caro, mas ainda é mais em conta que compra uma Diverge por exemplo (elas tem geometria bem parecida, fora o entre-eicos da Sirrus ser mais longo).
Enfim, assim que chegar meus freios eu monto ela e posto aqui!
Pepper- Specialized Rockhopper Expert.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 12:31
Se manete de estrada é feita para funcionar com freio cantilever, será que manete de cantilever vai puxar mais, menos, ou igual a quantidade de cabo que a manete de estrada puxa?

Vamos raciocinar em cima das perguntas e respostas já dadas, né pessoal...
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 14:53
Adoro esse forum, o fab e o klhada me deram dicas preciosas. Meu quadro aceita disco, mas meu cubo é aquele shimano paralax, acredito que não aceita disco. Teria que trocar o garfo também, já venho namorando um mosso md5 faz um tempo, não seria má ideia, queria mesmo um freio a disco na minha urbana, mas essa brincadeira sairia umas 800 dilmas, complicado.

Vou fazer um teste usando cantilever, se a eficiência for próxima ao V-brake, vou com eles mesmo. Klhada, você não poderia colocar umas fotos ai, por favor, só pra ver como fica a sistema com cantilever?
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 16:58
que eu saiba, stis são feitos pra funcionar com ferraduras. eu nunca vi(pessoalmente, na minha frente, ao vivo) um grupo estrada shimano que só vem com a opção de cantilevers

mas deve ter foto de maluco por ai na net que tem um grupo original shimano com cantilevers 105 ou ultegra, tem cada coisa na internet
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 18:40
Pode acreditar colega que sti puxa cantilever certinho, as bikes de cyclocross em sua maioria usam essa configuração.
E o biker newhouse, uma alternativa são os mini vbrake. Tem um da tektro que acha no ebay nao tão caro. funciona com Manete drop. Eu particularmente não gosto de cantilever...
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2014 as 19:35
Cara, você já ouviu falar de ciclocross/cyclocross?
http://www.uci.ch/cyclo-cross/

Se não, me faça o favor de pesquisar antes de continuar retrucando sobre algo daquilo que não conhece. Freios STI não são feitos para funcionarem apenas com ferradura, como afirmou. Se fosse assim as empresas Shimano e SRAM não fabricariam cantilevers e freios a disco para serem usados com essas manetes, que também servem para freios de BMX, Center Pull, etc.
http://cycle.shimano-eu.com/publish/content/global_cycle/en/nl/index/components/road/0.html
https://www.sram.com/sram/road/riding-type/cyclocross

Por favor, leia o que está sendo ensinado no link abaixo e pare de retrucar as informações técnicas postadas, simplesmente porque você nunca testou pessoalmente as combinações pra ter certeza, nem leu nada a respeito do assunto, se baseando apenas no teu achismo de 10 anos atrás.
http://sheldonbrown.com/brakes.html

Aqui tem um link com diversas fotos para você VER muitas bicicletas, inclusive de fábrica, com manetes automáticas e freios cantilever ou a disco específicos com essas manetes. Se não quiser somente VER, mas sim TESTAR, vá a alguma loja da Specialized que eles costumam ter bicicletas de ciclocross para DEMONSTRAÇÃO.

Se você nunca viu pessoalmente, não quer dizer que não exista, ou que não seja possível.
Eu nunca VI PESSOALMENTE um DeTomaso Pantera, mas se me disserem, e me mostrarem as especificações técnicas, que ele é um carro melhor do que o meu Maverick, eu vou acreditar porque meu nome não é Tomé, como parece ser o teu.

É muito complicado tentar ajudar alguém que não sabe do que está falando mas quer a informação, não pesquisa antes de rebater aquilo que foi ensinado, e não acredita naquilo que estão tentando explicar, mesmo com links fornecendo a fonte das informações. Principalmente porque existem outros que também não detém o conhecimento sobre tal assunto, querem aprender, mas acabam ficando mais ainda em dúvida com tantas réplicas, contrárias e vazias, sobre os fatos apresentados.


Editado por FAB1000 - 12 Dez 2014 as 19:45
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2014 as 01:09
certamente jagwire biciletas de cyclocross usam cantilevers porém stis são feitos para ferraduras e acontecem de também ser compatíveis com cantilevers e não o contrário, que stis são feitos para cantilevers.

quis abrir esse tópico para compartilhar informações sobre mtb com stis, e agradeço ajuda de membros que querem compartilhar com o tópico de maneira construtiva
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2014 as 01:22
quem foi que disse, CARA, que sti só funciona com ferradura, eu; não, não fui eu, então para de dar uma de dislexico para poder ganhar um discussão, porque está ficando ridículo sua postura. você tem certeza já testou todas as "combinações", eu acho que não, porque eu nunca disse nem dei a entender de ter feito tal coisa

infelizmente pessoas que gostam de baldiar tópicos de outras pessoas falando de modo irônico e sádico, baixando o nível da discussão, tentando pegar o outro no erro para tomar satisfação depois e se achando o dono da verdade só contribuem para piorar o tópico. Todo fórum tem esse tipo de gente que agem na margem das regras e tentam encontrar maneiras de agredir outros membros sem quebrar tecnicamente as leis dos fóruns, existem muitos desse tipo de membro em fóruns brasileiros infelizmente.

tem coisa mais ridícula do que fazer uma pergunta num fórum e vir um idiota pra dizer: pesquisa na net!
o que será que acha que estou fazendo num fórum especializado no assunto na internet postando uma pergunta.. adianta ficar me trocando com esse tipo de pessoa num fórum...

não estou aqui pra ficar batendo boca, muito menos pra baixar a seu nível, não vou perder meu tempo pra ficar me trocando com você.

Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2014 as 01:25
faz um favor pra todo mundo fab1000 e desaparece desse tópico, vai ficar batendo boca em outros tópicos
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2014 as 11:54
Originalmente postado por kavalero kavalero escreveu:

que eu saiba, stis são feitos pra funcionar com ferraduras. eu nunca vi(pessoalmente, na minha frente, ao vivo) um grupo estrada shimano que só vem com a opção de cantilevers

mas deve ter foto de maluco por ai na net que tem um grupo original shimano com cantilevers 105 ou ultegra, tem cada coisa na internet

Se isso que escreveu não quer dizer o que você disse... ou você não está conseguindo VER direito as coisas, já que tem o costume de dizer VER no lugar de TESTAR, para conseguir realmente ver aquilo que fala, ou então está precisando procurar um oculista, para agora sim empregar o verbo de maneira correta, VER melhor aquilo que escreve.

Se os fabricantes escrevem nos seus manuais e produtos o que e como funciona seu produto, eu não preciso VER (ops, já estava empregando o verbo errado como você) TESTAR todas as combinações erradas para ter certeza daquilo que eles dizem sobre o próprio produto. Você por acaso liga todos os cabos errados em um aparelho de tv, apenas para "VER" se o que fabricante escreveu no manual quais são adequados para que? Liga aparelhos elétricos em rede de voltagem diferente daquele que foi produzido, correndo o risco de queimar o produto, só para "VER" se ele não funciona na voltagem que o fabricante indica? Você coloca gasolina ou álcool em um automóvel que foi produzido para rodar com óleo diesel só pra "VER" se o mesmo funciona, mesmo com o fabricante estipulando o combustível correto? Se você faz essas coisas, acredito que teu nome seja realmente Tomé como eu desconfio.

Ninguém te mandou pesquisar na NET, te dei a informação, te dei os links para constatar por si só, te dei as imagens para VER (usando o verbo na maneira correta dessa vez diferente de você), te dei o link para o maior site sobre informações sobre bicicleta, do já falecido Sheldon Brown, te dei até o site dos fabricantes para confirmar a informação passada caso queira discordar dos links anteriores, mas mesmo assim insistia no erro. Todos escreveram a mesma informação, todos deram os testemunhos daquilo que usaram, inclusive eu, que até hoje só não testei manetes de estrada com freios a disco de mtb porque já sei que não funcionam, mas por achar que aquilo que fez anos atrás estava certo, ainda insistia no erro. E agora que não tem mais como rebater a informação técnica, resolve partir pra um texto se colocando na condição de coitado, de vítima, procurando negar aquilo que afirmava, e tentando agredir aquele que o ajuda, e o corrige com provas, quando faz afirmações falsas.

Mas não se preocupe, eu já entendi o que com quis fazer, e o que estava sentido no momento em que raivosamente escrevia esses últimos posts... O ORGULHO de ter descoberto por si só, e ter chegado ao ponto de agora todos também terem certeza, que você estava falando merda o tempo inteiro é devastador para alguém como você. E como ele, o teu orgulho, é grande demais para admitir o próprio erro, parte para agressão como forma de defesa. Não se preocupe, eu te perdoo pelas grosserias feitas.

Você, como disse, não precisa mais da minha ajuda, até porque depois de tudo o que já foi escrito e documentado com diversos links, não tem nem como ter mais dúvidas se tiver lido alguma coisa. Então, boa sorte com as tuas certezas.
Mas todo e qualquer usuário que precisar de ajuda, eu aqui estarei para orientá-los quando souber a resposta, e se não a souber com precisão, como foi o caso do Márcio, procurarei-a, com fontes confiáveis, como fiz até para com você, disposto sempre a ajudar a quem precisa.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2014 as 16:41
Calma pessoal!
Bora pedalar!

Fab já me ajudou em vários tópicos!
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2014 as 16:28
Calma Fab, não precisa ficar estressado, conheço você e o klhada de longa data, sei que o que vcs falam a gente pode confiar, até por que não quero desviar a tenção do tópico, as dicas de vcs são muito valiosas.

 

Depois das ultimas chuvas de SP tive a certeza que preciso de uma bike mais próxima do ciclocross, por que pego muitas subidas e descidas, preciso de um freio mais potente pra dar conta de 1h30min de pedal sobre condições difíceis. Depois da dica de vcs semana passada fiz essa mesma busca no Google sobre ciclocross e foi lá que vi aquele modelo de freio a disco.

 

Vou converter minha mtb, que já está mista, numa solução com cantilever / mini v-brake estilo ciclocross. Acredito que esse sistema vai me entregar a melhor performance pra andar no asfalto seco e também pra andar legal sobre condições extremas, como as chuvas da quinta / sexta passada que caíram em SP. Acredito que essa seja a melhor solução que consigo com meu orçamento atual.

 

Janeiro vou terminar de montar meu primeiro projeto de estradeira pros meus treinos, então libero minha mtb apenas pro uso urbano e faço as modificações nela pra ver o resultado. Obrigado pelas dicas Fab e Klhada, foram muito esclarecedoras.

Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2014 as 11:01
Procurando um coisa, as vezes se acha outra sem querer, então resolvi trazer a informação.

Segundo o Lennard Zinn, pode-se usar um câmbio de mtb com 9v para a montagem com passador de estrada de 10v e cassete de 10v, seja de mtb, ou de estrada.

It is correct that a Shimano 10-speed MTB rear derailleur will not work with a Shimano 10-speed road shifter. And you definitely cannot expect a 10-speed shifter to work with a nine-speed cassette. However, you can use a 10-speed cassette and 9-speed Shimano MTB rear derailleur with your 10-speed 105 shifter (and a 10-speed chain).

http://velonews.competitor.com/2014/02/bikes-and-tech/technical-faq/technical-faq-mixing-and-matching-10-and-11-speed-shimano-and-campagnolo-drivetrains_315933#o58WThKREBbVGrXk.99
 
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2014 as 11:52
Excelente FAB!
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2015 as 16:17
Alguém sabe se tem algum vendedor aqui no brasil que tenha as guias de cabo dianteiro pra cantiléver, compatível com direção Over? Todos que encontrei até agora são standard...
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2015 as 10:31
gambierro mor

afim de levar uma queda com roda traseira american classic 350 com cassete tiagra 9 v 11x 25
freio traserio v-brake com sapatas inclinadas pra cima( freiando bem! travando roda traseira com facilidade pelos manetes v-brakes)

já tenho um garfo de speed de carbono, vou ver a adaptação no quadro na kona caldeira para por as ferraduras dianteira e traseira( se precisar furar e soldar peça numa retifica que seja)

estou atrás de um guidão de "fixa"

preço de sti ta matando sem falar que não acho um novo tiagra ou 105 ainda com preço razoavel
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2015 as 10:46
estou pensando ainda newhouse se vou de ferraduras com adaptação ou mini-brakes... por causa do dólar as peças estão pra la de caras!

o dilma-dólar ta valendo mais de 4 reais
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2015 as 04:00


alguém mais com rodas de speed em quadro de mtb?
não falando em hibridas ciclocroos ou bicis originais que já se compra montadas?
alguém já simplesmente adaptou rodas 700c num numa mountain bike original?
com stis e v-brakes?
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2015 as 04:07
sua mtb carbono parece legal jagwire.
como ficou afinal??
Voltar ao Topo
Anilton Junior Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Fev 2016
Montenegro - RS
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anilton Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2016 as 23:25
Pessoal,

Tava pensando na viabiliade de comprar um STI Sora 3500 9V e casar com o jogo Deore 9V, mas daí eu fiquei pensando: se vale a pena a perda de marchas para se ter um guidão drop com os manetes de speed? Com essa combinação eu conseguiria uma bike de 27 velocidades certo?

Mas se eu pegasse um grupo Deore 10v com um guidão borboleta, será que não teria mais efetividade para ciclotur, pensando em subidas robustas .. quanto mais marchas tiver pra usar melhor ..

O que acham?
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 04:11
Depois de medir e medir,e supor,ver fotos e muita teoria,eu desisti desta adaptaçao,nao pelo freio,e sim pelo quadro.QUadro de MTB é quadro de MTB e quadro road é quadro road.
Por mais q funcione,nunca ,JAMAIS tera o mesmo resultado.Na verdade,sera por vezes nen parecido.
O quadro de speed é desenhado pra usar guidao drop.Tamanho do top tube,q respeita as posiçoes de pega(sempre um quadro de mtb sera maior),angulo de caixa de direçao(maior ainda q das 29er,deixando a direçao quase direta),tamanho da traseira(este item nao atrapalha nas mtb)
Enfim,desisti de tentar fazer uma CX tupiniquim de pobre a partir de um quadro MTB,mas creio q o freio funcione sim,basta deixar ele "mais perto",tipo regular pra fica bem alto nos manetes de MTB(disco mecanico ou vbrake)

Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 04:15
Anilton,qto a ser leve,tem 9v com pinhao maior 36 dentes,ja a relaçao da frente nao muda.
Qto ao guidao em si,acredito q o borboleta seja bem mais confortavel,isto logico,pelo que leio.Ele te deixara numa posiçao mais elevada,e tem 2 opçoes de por os manete/trocadores.A vantagem do drop sera a pegada nos stis(pra sprint)e a pegda no drop propriamente(tbm para velocidade)
O borboleta é claramente voltado pra conforto,parece um guidao de bike de spinning(academia),isto deduzindo pelas fotos.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 09:01
Eu tenho uma bike assim, e como o Devair falou, não fica tão legal. Requer certa adaptação e a bike fica muito mais pra ciclocross do que para cicloturismo. A grande vantagem é a pegada na parte de baixo do drop, porem isso é mais pra quem ataca em velocidade. Eu acho que melhor o guidão borboleta, é mais confortável, da pra usar com passadores de mtb e usar v-brake, que é bem mais simples pra fazer manutenção durante a viagem.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 12:32
Originalmente postado por kavalero kavalero escreveu:

sua mtb carbono parece legal jagwire.
como ficou afinal??



Então, coloquei os freios TRP Spyre (próprios para usar com manete de road ou canitilever, mas os STI Sram 10v ainda não (com esse dolar alto ficou muito caro), então a bike tem 4 configurações possíveis:

1- Guidão drop e pneus 700x28 pra asfalto (maior parte do tempo uso assim):



 

2- Guidão Flat MTB e pneus de MTB (uso só quando vou para as corridas de MTB ou em pedais com terreno muito ruim):



E ainda tem 2 variantes:
3 - Guidão Flat de MTB e pneus 700x28 (quase nunca uso assim, se é pra andar no asfalto prefiro o drop mesmo):



E ultimamente, tenho encarado pedais longos em estradão  de terra assim (guidão Drop e pneus de MTB):

 
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 12:42
eu tenho uma bike gambirra master. MTB, guidão drop, suspa moderna. Nada casava. O que fiz:



shifter de bar end. Dura Ace 9v. Suave pra trocar (talvez num pelotão seja foda, mas pra pedal normal, é show!)

cantilevers com alavanca simplona de road. Também funciona perfeito.

agora, o cantilever com a suspa, não rolava. Quando ela trabalhava, ficava sem freio. Aí peguei um brake booster, um suporte pra cantilever da Tektro, e montei tudo isso junto com o cantilever. Ficou tão bom quanto original. Freia bem, e não me dá dor de cabeça.

com essa configuração rodo todo dia, fiz o Audax 200 em Queluz e vou fazer o 300 em Boituva. Pneuzão balão, relação juvenil e pau no gato! LOL



Editado por klhada - 04 Fev 2016 as 12:45
Voltar ao Topo
Anilton Junior Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Fev 2016
Montenegro - RS
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anilton Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 19:11
Eu to decidido em colocar disco mecânico, conversei com um mecânico mais cedo e ele falou que casa o STI Tiagra 4600 10V (com o Avid BB5) + o resto do jogo de marcha Deore 10V ... bá fiquei meio surpreso, ele me deu umas dicas para montar um jogo que resulte em 30 Marchas tudo com o guidão Drop.

Mas não consigo decidir, se vale a pena montar com um guidão drop. O guidão borboleta seria melhor para mim, certamente, mas a pegada dos STI me parece bem mais confortável ...

E ao mesmo tempo tem o quadro, que não é dos melhores, é um Giant Atx Ltd .. não sei se no final vai ficar tudo certinho! ô lasquera
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 21:37
Nem pense duas vezes Anilton e vá pro guidão borboleta. Vai ter bem menos dor de cabeça pra casar as peças.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2016 as 22:04
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

eu tenho uma bike gambirra master. MTB, guidão drop, suspa moderna. Nada casava. O que fiz:



shifter de bar end. Dura Ace 9v. Suave pra trocar (talvez num pelotão seja foda, mas pra pedal normal, é show!)

cantilevers com alavanca simplona de road. Também funciona perfeito.

agora, o cantilever com a suspa, não rolava. Quando ela trabalhava, ficava sem freio. Aí peguei um brake booster, um suporte pra cantilever da Tektro, e montei tudo isso junto com o cantilever. Ficou tão bom quanto original. Freia bem, e não me dá dor de cabeça.

com essa configuração rodo todo dia, fiz o Audax 200 em Queluz e vou fazer o 300 em Boituva. Pneuzão balão, relação juvenil e pau no gato! LOL



Que tamanho de pneu é esse que está na bike?  2.0?
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X