Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - sti em grupo mtb é compatível
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


sti em grupo mtb é compatível

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: sti em grupo mtb é compatível
    Postado: 09 Dez 2014 as 15:27
Alguém sabe se sti (alavancas com manetes da shimano para speed) funciona com câmbios de mtb da shimano; não quero discutir se vale a pena ou não, se é pratico ou não, apenas se os sti´s conseguem realizar a troca de marcha tão efetivamente quanto um rapidfire da shimano.
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2014 as 15:51
tenho essa mesma dúvida!

aliás, sei que os trocadores rapid fire não funcionam com o câmbios traseiros da linha road (deore x Tiagra por exemplo)
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2014 as 16:16
aparentemente sim
http://www.bikeforums.net/touring/764500-9-speed-ultegra-sti-levers-mountain-deore-slx-long-cage-rear-derailleur.html
o sistema de indexação é o SIS, da Shimano. Tanto na linha de road bike quanto a linha de MTB usam o SIS.
But... a linha de STI's de road são 2x10/9 na maioria, enquanto na maioria das MTB's é 3x9/8.

Tem a linha Sora que tem 3x9/10 e até trocadores tipo MTB, mas só ela.
Aí fica a seu cargo a config.
Se for o caso, acho que até dá pra usar 2 das 3 marchas com o STI esquerdo.

Mas no geral, eu acho muito mais caro o STI do que os trocadores de MTB.

amplexos

T.
Voltar ao Topo
fmgeraldine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2013
Ribeirao Preto
Offline
Mensagens:439
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmgeraldine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2014 as 17:11
fiquei curioso ... posso saber o motivo dessa mudança ? ta montando uma bike tipo a Sirrus da SPZ ?

Posta uma foto !!! WinkWinkWinkWink




Editado por fmgeraldine - 09 Dez 2014 as 17:12
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2014 as 18:43
Estudo colocar Guidao Drop na minha spz sirrus. Tem fotos dela na no tópico das híbridas
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2014 as 19:31
Olha eu sempre escutei que não dá certo pois a puxada de cabo é diferente entre sti e rapid fire na linha shimano. Câmbio dianteiro é bem complicado pois os de road o cabo é por baixo.
Sram 10velocidades o câmbio traseiro aceita tanto shifter de mtb como de road, então a saída é sram 1x10V. Eu estou nesse caminho, já 1x10 mtb, coloquei guidao drop esses dias pra teste,   só falta sti e acertar freio mecânico
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2014 as 23:01
Oi,

depende... Parece que funcionava bem até os sistemas de 9v. Eu tenho uma hibrida, na qual coloquei guidão drop, STI tiagra 9v, cambio dianteiro tiagra (já mudei o pedivela tb) e cambio traseiro alivio. Funciona muito bem obrigado. Mas já me disseram que para o 10v mudaram as coisas e que não seria mais possível fazer essa mistura.
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2014 as 23:02
O que dizem do sistema de configuração da trek 520?
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2014 as 23:30
Essa Trek 520 é aquela que tem shifters no drop do guidão ne? Esses parece que funcionam bem com câmbios de MTB.
O problema é quando se usa sistema de 10V de MTB, se for o tal Dynasys, só dá certo o câmbio traseiro com shifter Dynasys, que tem só na linha MTB.

em resumo seria assim:
- câmbio traseiro for um MTB 8v (altus, acera por ex.) e o STI 8V (2300, Sora), OK
- câmbio traseiro for um MTB 9v (Acera, Alívio, Deore) e o STI 9V (Sora, tiagra), OK
- câmbio traseiro for um MTB 10v e dynasys, pode esquecer que só funciona com rapid fire dynasys.

Agora câmbio dianteiro eu tenho sérias dúvidas, tem que ver a rota do cabo no quadro (se puxa por baixo ou por cima), a compatibilidade de puxada do cabo do STI X câmbio dianteiro, tamanho das coroas X câmbio dianteiro, pedivela duplo X triplo.

O pessoal que entende mais e já fez os testes pode contribuir melhor que eu Thumbs Up
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 07:24
Os câmbios da trek 520 são todos deore (30v). E o trovador é o shimano dura ace 7900 barend shifter.
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 07:29
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 10:31
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Oi,

depende... Parece que funcionava bem até os sistemas de 9v. Eu tenho uma hibrida, na qual coloquei guidão drop, STI tiagra 9v, cambio dianteiro tiagra (já mudei o pedivela tb) e cambio traseiro alivio. Funciona muito bem obrigado. Mas já me disseram que para o 10v mudaram as coisas e que não seria mais possível fazer essa mistura.


já vi bici hybridas que são na verdade speeds apenas com guidão de mtb com trocadores de mtb mas nunca vi uma mtb com stis

Lyra você sabe dizer se os stis, no caso de 9v, funcionam tanto com câmbio traseiro quanto dianteiro, se o pedivela de mtb triplo funciona com um sti para pedivela também triplo da shimano; eu nunca vi uma bicicleta com essa configuração antes
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 10:38
Originalmente postado por márcio rahal márcio rahal escreveu:



legal Márcio, porém gostaria de ver uma mtb com stis que são os manetes de freio e as alavancas de câmbio integradas na mesma peça, se realmente funciona com grupo de mtb 9v ou 10v
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 11:27
kavalero, isto é exatamente o que eu quero, pois tenho uma sirrus com grupo DEORE 30V e quero colocar guidão drop...
outra coisa: STI freia o mecanismo VBrake???

minha sirrus:


SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 12:31
Vamos aos esclarecimentos. rsrsrs

O Lyra está certo quando fala que funciona até o 9v, pois o 10v de mtb usa sistema Dyna-Sys enquanto o 10v de estrada o antigo e tradicional, incompatibilizando a mistura. Logo, se o câmbio traseiro for 10v de mtb esqueça o projeto, até porque se fosse mudar pra 9v teria que trocar também cassete e corrente. A menos que deseje utilizar apenas manetes de estrada com passador por bar-end sugerido, não funcionarão juntos.

O passador STI de 2v ou 3v vai conseguir mudar as marchas dianteiras usando o trim do sistema em algumas situações, mas para isso precisará ter a mesma quantidade de trocas que coroas. STI de 2v = pedivela duplo, sti 3v = pedivela duplo ou triplo.

Os freios também possuem sistemas diferentes para as duas modalidades, mas pode ser corrigido com um adaptador de puxada de cabo chamado travel agent, no caso de serem v-brake ou disco para mtb.

Passadores de estrada podem ser utilizados com freios cantilever, ferradura, mini v-brakes ou até disco, desde que o mesmo seja próprio como o Avid BB7 road.

Eu vou usar no meu projeto os TRP Spyre, que são menores, possibilitando o uso de rotores centerlock ice tech, e funcionam como os hidráulicos, movendo os dois lados ao mesmo tempo e individualmente.

Então, se a mtb/híbrida for de 10v vai dar muito trabalho e custar muito dinheiro para tantas mudanças necessárias. Mas se estiver iniciando um projeto já com essa certeza na cabeça, é válida a proposta desde que não vá utiliza-la para o puro mtb. Para isso existem os guidões com drop próprios como o Salsa Woodchiper e o One-One Migde.




Editado por FAB1000 - 10 Dez 2014 as 19:38
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 14:36
Fab1000 é o cara!
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 14:51
boa explicação Fab

tem certeza que o manete de freio de um sti shimano não consegue ativar os v-brakes, qual é o problema de compatibilidade, a puxada do cabo pelo sti é muito curta para ativar o freio ou muito longa... que eu saiba, manetes que ativam cantilevers funcionam também com v-brakes, já que você disse que stis só funcionaria com cantilevers
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 18:47
fmgeraldine tenho mais curiosidade do que plano de já montar uma mtb com stis

tenho diversas peças sobrando em casa que já daria um começo para essa montagem mas preciso de mais informações do que dá certo e do que não dá, principalmente aproveitando muitas das coisas que já tenho, como rodas, garfos, partes do câmbio deore 9v, quadro e mais peças guardadas

Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 19:17
Sobre as manetes, nenhuma que seja específica para V-brake vai funcionar com freios cantilever, assim como o contrário já que a puxada de ambos os sistemas são diferentes. Entre no link do travel agent e leia.

Existem manetes que através da mudança de uma guia interna dentro delas, pode acionar tanto um quanto outro, mas não é automático. Tem que parar, abrir a manete, mudar a guia do cabo de posição, fechar e pronto. Ou seja, a mudança é permanentemente alterável.



Então, esclarecendo, usar manete feita para V-brake com freios cantilever vai funcionar tão bem quanto STI de 10v e câmbio shimano Dyna-sys de 10v. Ou seja, tudo funcionará mal pra cacete. Tongue
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 19:24
A respeito das combinações que nunca viu, parece que nunca viu porque não tem pesquisado direito. LOL












Editado por FAB1000 - 10 Dez 2014 as 19:43
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 20:04
veja o antes e o depois:






Pra ficar legal falta um freio Avid BB7 road ou TRP Spyre e um STI Sram 10V traseiro, e pra MTB um par de manetes de freio cantilever para usar com o guidão flat. 
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 21:49
então, nunca vi uma bicicleta mtb com stis, já ver fotos na internet já vi : não dá pra ver como o sistema funciona e se funciona bem, acho que você não entendeu a diferença, pra mim são diferentes

eu já tive uma gt pantera 1998 100% slx na qual vinha com cantilevers slx e os troquei por v-brakes xtr também da época e me lembro que funcionava bem. bem até demais, poderosíssimos com os manetes originais slx para cantilever. Usava esse freio em competições e nunca falhou nem sequer mostrou qualquer problema, falo porque já testei e já tive e não porque ouvi falar

então, no que você se referiu, que foi o contrário do que perguntei, que manetes v-brakes não funcionam com cantilevers, realmente eu não sei pois nunca testei, mas sei que manetes cantilevers funcionam com v-brakes, entendeu minha última perguntaThumbs Up
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 21:57
Minha receita vai ser a da trek 520:

  • Tektro RL520 Drop Bar Brake Levers
http://www.chainreactioncycles.com/br/pt/tektro-rl520-drop-bar-brake-levers/rp-prod34840
+

Shimano Dura-Ace 7900 10sp Bar End Shifters
http://www.chainreactioncycles.com/br/pt/shimano-dura-ace-7900-10sp-bar-end-shifters/rp-prod34322
+
guidão Drop 46 cm
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 22:08
Você escreveu que nunca viu, mas ver, não precisa ser pessoalmente, pode ser por foto na internet. Então, o que você deveria ter dito, para não haver confusão nas informações, é que nunca testou pessoalmente. Mas também ninguém precisa testar algo pra saber que e se funciona alguma combinação. É só ler as informações fornecidas pelos fabricantes pra saber SE e COMO.

Entendi o que falou sobre os sistemas de freio, e estou afirmando que funcionar funciona qualquer combinação que quiser, assim para com os câmbios, mas se quer a resposta correta tecnicamente, eu já dei. Pensa bem... você acha que a Shimano fabricar uma manete Ultegra com duas possibilidades de sistemas de frenagem se não fosse necessário, assim como a Avid não faria um sistema de freio a disco específico para manetes de estrada (STI-Ergopower) se fosse compatível com as manetes de VBrake, certo? Wink

Como disse, a tua mistura funcionava bem até demais, com muita potência, porque a puxada da manete é diferente, e dessa forma perdia a modulação, que é a coisa mais importante num freio, travando o mesmo com mais facilidade, por isso sentia a "potência" do freio. Confused

Eu não aceito que os sistemas Campagnolo, SRAM e Shimano não são compatíveis em mesmas quantidades de marchas, apesar de saber que se eu quiser eu posso utilizar, entendendo que vou enfrentar muitos problemas com essa combinação caso, eu decida mistura-los.

Agora é questão de você aceitar ou não. Se não aceita ou não concorda, tem duas opções, ler mais a respeito do assunto e chegar por si só a mesma conclusão que estou oferecendo como ajuda, através do conhecimento adquirido lendo as informações técnicas dos fabricantes, das orientações dos colegas, e testando algumas possibilidades, ou instalar e quebrar a cara depois, tendo que fazer gastos extras para adequar o sistema. Wink

Bom... acredito que não precise mais de ajuda, já que tudo foi bem explicado, e com fontes informativas para pesquisar por conta própria os sistemas diferentes de freios.
Boa sorte no teu projeto.Thumbs Up


Editado por FAB1000 - 10 Dez 2014 as 22:56
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 22:11
Márcio,
tem que confirmar se esse modelo de passadores funciona também desindexado, eu não pesquisei a respeito. Se for somente indexado não servirão porque vão continuar com a mesma puxada dos STI.

Eu tenho os 7800 e eles fucionam tanto indexados quanto desindexados. Wink
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 22:51
Fab, Vou tirar a dúvida pessoalmente com um mecânico amigo meu.
Vc viu que a trek 520 usa o mesmo câmbio que o meu? Deore
Vi nas specs que o shifter trabalha com shimano SIS, o que presumo ser indexado.... Não tenho muito conhecimento técnico/mecânico, apesar de pedalar desde 1991...
Sua participação nesse tópico é fundamental.
Abraços
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 23:04
Márcio,
onde você viu a Trek 520 com 10v e dyna-sys?
Eu entrei no site do fabricante pra te dar essa mão e vi que são 9v e sendo 9v o trocador é o 7700 indexado.
http://www.trekbikes.com/us/en/bikes/road/touring/520/520/#

http://ridingagainstthegrain.com/2013/08/16/trek-520-review/


Nas manetes você matou a pau porque são específicas para V-brake, mas os trocadores ainda não sei. Vou dar uma olhada e te retorno. O 7800 eu te garanto que vai funcionar com o câmbio dyna-sys desindexado. Ou seja, sem click click, mas sim na sensibilidade, já que será linear.

Abraço.


Editado por FAB1000 - 10 Dez 2014 as 23:06
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 23:16
Como eu suspeitava... nas perguntas e respostas informam que os 7900 só funcionam indexados.
http://www.wiggle.co.uk/shimano-dura-ace-7900-10-speed-road-bar-end-shifters/

http://bike.shimano.com.sg/publish/content/global_cycle/en/sg/index/products/road/dura-ace_7900/product.-code-SL-BS79.-type-..html

Tem que comprar o 7800 pra usar desindexado, girando a alça, que não existe no 7900.


O 7700 (9v) também funciona com ou sem idexação.





Editado por FAB1000 - 10 Dez 2014 as 23:17
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 23:27
Vamos às considerações então, mais uma vez agradecendo o empenho do amigo!

Solução mais prática é pedir um câmbio traseiro tiagra long Cage 10v para usar com os shifters 7900, o que acha? O cassete e a corrente são tiagra já.
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 23:39
Se já comprou o 7900, sim, essa é uma solução mais prática e fácil de resolver o problema.

Só que não tem câmbio de estrada longo, mas sim médio (GS), e tem que ver o limite da maior catraca que ele suporta, assim como o Total Capacity, que é o somatório das diferenças de dentes do cassete com a diferença de dentes das coroas, equalizando com o conjunto que usa.

Esse trabalho eu deixo pra você pesquisar no site da Shimano que já postei acima. Wink

Se não comprou o 7900, pode partir para a compra de um 7800, e usar com o conjunto que tem hoje.

Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 23:39
Outra alternativa é comprar apenas os levers para vbrake e instalar os meus rapid fire deore no Guidao Drop. .. ficaria até mais barato, porém esquisitão
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 23:40
Ainda não comprei nada... Já fiz o cálculo da capacidade máxima. Médium Cage daria
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 23:47
Os trocadores de mtb não passam nas curvas do guidão drop, assim como os diâmetros também são diferentes. Wink

Pode comprar esses bar ends que funcionam como o guidão road para ter mais posições de pegada. Mas não são a mesma coisa que um guidão drop.


Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 00:14
correção, minha gt pantera 1998 era stx completa e não slx, troco às vezes e não consegui editar meu útimo comentário
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 00:26
Rahal e será que vale a pena todo esse trabalho pra usar esses shifter bar end drop?
Nunca troquei marcha num sistema assim, mas tenho sérias dúvidas se é uma boa trocar um rapid fire indexado e preciso por um passador não indexado e numa posição tão diferente. Tá certo que tua pedalada deve ser diferente da minha, e vc deve ter mais habilidade com passador de fricção que eu, mas pense bem se vale a pena.
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 00:26
curiosa explicação sobre o que é ver algo e boa explicação sobre a compatibilidade dos stis shimano com câmbio mtb 9v, vlw
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 08:46
Realmente jagware, dei uma desanimada e tanto no projeto!

Kavalero, o ideal seria que todos os tópicos fossem assim!
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 11:26
O que atrapalha sua vida é ter feito o up para 10v com câmbio Deore. Se tivesse ficado em 9v bastava arrumar sti 9v e um mini vbrake para funcionar com os manetes do sti. Ou ainda se fosse de 10velocidades com câmbio de road, seria ainda mais susse. Tua bike tem a vantagem de passar os cabos por baixo do movimento central, isso facilita as coisas pro câmbio dianteiro.
Olha como montei guidao drop na minha mtb (ainda falta o sti e freios mecânicos pra ficar 100%)


Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 11:40
minhas infos de gambiarreiro mor:

1 - se for dyna sys, tá na merda. Só é compatível com ele mesmo. Aí só usando shifter de bar end no drop em modo não indexado. Já usei assim num quadro de speed, uma alanquinha de 8v que eu usava desindexada, pra rodar com pedivela e câmbio traseiro de MTB. Bike de ir pro trampo

2 - quer um câmbio menor, mas que não seja tão grande qto o de mtb? Compra o de DH (mas aí é só Dyna Sys) - é o que eu usava na minha bike atual, até ele entrar no meio dos raios (tudo Deore 10v, câmbio traseiro Zee, cassete de speed). Funcionava que era uma beleza

3 - apesar de falarem que não funfa, rodei por um bom tempo com freio v-brake e sti Shocked E freiava bem inclusive. O problema é que a alavanca do cabo não é tão grande, e portanto, o freio tem que estar bem próximo do aro. Se a roda estiver torta, já dá problema. E a modulação não é linear. Vai do freiando nada pro freiando um monte. MAS, usava na cidade e nunca tive problemas. É só uma questão de acostumar.

Eu tbm tenho uma híbrida que pensei em montar guidão drop. Mas no final desisti. O guidão flat com bar end não me atrapalha em nada (e a minha tem disco hidráulico pra atrapalhar), então montei rodas e pneus 700X23, e ando na rodovia junto com os speedeiros com ela. 

Wink
Voltar ao Topo
kavalero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
cs
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kavalero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 13:33
sua config com sti e v-brake também deveria ser a mesma sensação que tinha com rapidfires integrandos com manetes stx para cantilevers usando v-brakes, absurdamente fortes e com pouca modulação, que eu também me acostumei na época em que os usava.

saberia dizer se stis com v-brakes seriam uma modulação parecida do manete cantilever com v-brake, porque se for, pra mim seria aceitável até por já ter andado um tempo com uma bici assim..
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X