Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - SRAM X7: Espanei onde entra o parafuso.. socorro!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


SRAM X7: Espanei onde entra o parafuso.. socorro!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
brunobm Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Abr 2014
Jaguariuna
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: SRAM X7: Espanei onde entra o parafuso.. socorro!
    Postado: 17 Jun 2014 as 21:16
Pessoal, nos meus infinitos aperta e afrouxa pra ajustar angulo do trocador de marcha (SRAM X7 na minha Elite 30), acabei espanando a partezinha no trocador onde entra o parafuso.. Agora ele roda em falso lá dentro e não aperta...

Tem conserto isso ou tenho que trocar o trocador inteiro?!

to no desespero aqui rs..
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 22:16
Você se refere ao parafuso que serve para fixar o trocador ao guidão?
Voltar ao Topo
brunobm Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Abr 2014
Jaguariuna
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 22:38
Exato.. Esse parafuso entra direto no trocador pra poder apertar.. e vi que ele deu uma comida dentro do trocador e agora não aperta.. fica rodando em falso lá dentro..

Voltar ao Topo
brunobm Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Abr 2014
Jaguariuna
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 22:56
Segue foto abaixo. Quando tiro o parafuso ele pega a rosca do buraco no trocador.. Mas quando coloco o parafuso pela presilha que fixa no guidão, ele fica girando em falso lá.. Não sei se o problema é apenas a buchinha (estou suspeitando que foi isso que esfarelou)?



Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 23:10
Voltar ao Topo
brunobm Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Abr 2014
Jaguariuna
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 23:16
só que aí não sai mais né...

Queria saber qual a solução pra esse problema.. por mais bobo que possa ser, não sei oq fazer
Voltar ao Topo
julianoramoz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2012
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julianoramoz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 23:22
Tentou um parafuso mais comprido ou com a bitola 1mm maior??

Abraço
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 23:39
Originalmente postado por julianoramoz julianoramoz escreveu:

Tentou um parafuso mais comprido ou com a bitola 1mm maior??

Abraço

Se ele pega quando está fora da abraçadeira quer dizer que se usar um maior dará certo, só não pode ficar mexendo muito no parafuso.. Eu mesmo to sempre espanando um ou outro de tanto mudar regulagens e tal..
Voltar ao Topo
Tux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2011
Colider - MT
Offline
Mensagens:521
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 00:42
Certo dia me falaram: Se você vê um mecânico fazendo força, ou ele está usando a ferramenta errada, ou não sabe trabalhar!

Não sei se tem algum que foge a regra, mas nunca vi parafuso que precisasse de muito aperto em uma bicicleta, sendo só apertar até ter uma firmeza e nada mais, e nunca passei aperto com as minhas bikes fazendo isso, e só eu que faço manutenção nelas, se não se sentir confiante, leve um conjunto de chaves canivete contigo, caso algo gire ou saia do lugar para e aperta, e faça uma conferência semanal nos apertos e tudo vai ficar 100%.

(a)edit: Não ajudei muito no problema, mas sim para evitar que o mesmo problema aconteça novamente...

Quanto ao problema, você pode trocar o parafuso por um 1mm maior (na espessura), só ir em uma loja de parafusos, e se quiser que o serviço fique realmente bem feito, leve o trocador em uma tornearia para que seja feita a rosca de acordo com o novo parafuso.


Editado por Tux - 18 Jun 2014 as 00:46
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 00:46
Originalmente postado por MTBRS MTBRS escreveu:


Originalmente postado por julianoramoz julianoramoz escreveu:

Tentou um parafuso mais comprido ou com a bitola 1mm maior??

Abraço


Se ele pega quando está fora da abraçadeira quer dizer que se usar um maior dará certo, só não pode ficar mexendo muito no parafuso.. Eu mesmo to sempre espanando um ou outro de tanto mudar regulagens e tal..



esses gaucho espanadores de rosca...
Voltar ao Topo
cerberus Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2013
Sampa
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cerberus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 00:50
Como o colega disse, se pega fora da braçadeira deve ter espanado só o começo da rosca, se usar um parafuso de maior comprimento deve segurar, o problema é que se sobrou pouco aonde o parafuso pega a tendência é espanar de novo.

Recuperar a mesma rosca é complicado, é um processo que não é feito em qualquer lugar.

Como solução alternativa há outros meios, como aumentar o comprimento do furo(caso a peça permita) e fazer mais rosca, ou aumentar o mesmo e usar um parafuso de diâmetro maior, ou colocar uma bucha e refazer o furo e rosca, etc.


Procure aí na sua região alguma tornearia/usinagem/ferramentaria pequena e leve a braçadeira e o trocador, em mãos é mais fácil saber a situação da peça e procurar a solução mais viável.




Voltar ao Topo
wsam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2009
SAMPA
Offline
Mensagens:909
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wsam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 00:55
Já era! Tira a buchinha e usa o outro buraco...
Keep the rubber side down!
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 01:09
Originalmente postado por Tux Tux escreveu:

Certo dia me falaram: Se você vê um mecânico fazendo força, ou ele está usando a ferramenta errada, ou não sabe trabalhar!

Não sei se tem algum que foge a regra, mas nunca vi parafuso que precisasse de muito aperto em uma bicicleta, sendo só apertar até ter uma firmeza e nada mais, e nunca passei aperto com as minhas bikes fazendo isso, e só eu que faço manutenção nelas, se não se sentir confiante, leve um conjunto de chaves canivete contigo, caso algo gire ou saia do lugar para e aperta, e faça uma conferência semanal nos apertos e tudo vai ficar 100%.

(a)edit: Não ajudei muito no problema, mas sim para evitar que o mesmo problema aconteça novamente...

Quanto ao problema, você pode trocar o parafuso por um 1mm maior (na espessura), só ir em uma loja de parafusos, e se quiser que o serviço fique realmente bem feito, leve o trocador em uma tornearia para que seja feita a rosca de acordo com o novo parafuso.

Hoje vi isso no meu facebook:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=584010905051199&set=a.300412430077716.69386.100003268831279&type=1&theater

Nem imagino qual deve ser a força utilizada para apertar a 34nM..


Ai, ADORO, Robinho.
Voltar ao Topo
Tux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2011
Colider - MT
Offline
Mensagens:521
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 01:52
Não consigo ver, está bloqueado o conteúdo...

Mas 34nm em bicicleta, ou outra peça mecânica?
Se for outra peça, deve haver ferramenta compatível para que não se faça tanta força, cabo longo, pneumática, hidráulica.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 08:01
tem duas abordagens pra resolver.

a primeira, mais fácil, é passar um macho de medida superior e fazer rosca nova na peça, daí vc precisa trocar o parafuso.

a segunda, mais profissional, é usar um reparo de rosca do tipo helicoil: http://www.pedal.com.br/reparo-de-rosca-com-heli-coil_texto925.html

eu já usei helicoil numa peça de alta exigência e continua firme e forte lá!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 09:48
Vou sugerir uma solução mia tabajara...

Mas você precisará desmontra aalavanca, qu parece estr ano caminho de tudo.

1 - remova a alvanca

2 - faça um furo no local onde espanou, passante - ou seja, que atravesse a peça

3 - escareie o lado oposto do furo, aquel onde a ponta da broca saiu

4 - tendo um conjunto ´porca + parafuso compatível com o furo, e com o comprimento correto, passe num aposição invertida à original do parafuso - nesta situação, você terá a cabeça do parafuso alojada na parte escareada e a porca no extremo oposto, ou seja, no local onde originalmente havia a cabeça do parafuso.

assim, você resolve seu problema (acho, né??). só que ficará com uma porc aparecendo alí, e com cara de tabajara...

Abs
Voltar ao Topo
brunobm Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Abr 2014
Jaguariuna
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 10:16
Estou vendo q o mais prático será remover o trocador e sair cidade afora tentando arrumar parafuso ou torneiro..

Pra desconectar o cabo do trocador é simples ou corre risco deu fazer besteira? Zero experiência com isso...
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 10:48
Originalmente postado por brunobm brunobm escreveu:

Estou vendo q o mais prático será remover o trocador e sair cidade afora tentando arrumar parafuso ou torneiro..

Pra desconectar o cabo do trocador é simples ou corre risco deu fazer besteira? Zero experiência com isso...
Nada que uma pesquisa no site do fabricante não responda:
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 10:50

Colega, remover / soltar o cabo do trocador tem que ser algo bem simples...

1 - solta o parafuso que prende o cabo no câmbio

2 - encontre onde o cabo está colocado no trocador

3 - puxdeo cabo até sua totla remoção do conduíte

abs.

Obs.: no site da srma deve ter instruções mais detalhadas...

Originalmente postado por brunobm brunobm escreveu:

Estou vendo q o mais prático será remover o trocador e sair cidade afora tentando arrumar parafuso ou torneiro..

Pra desconectar o cabo do trocador é simples ou corre risco deu fazer besteira? Zero experiência com isso...
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 11:00
Seguinte amigo.

1 Leva para um torneiro para ele fazer a rosca um pouco mais larga (com macho) e troque o parafuso.
   Aproveita e faz isto para os 2 lados e não se esqueça de levar as braçadeiras para alargar os      furos também.
2 Existem kits de reparação de roscas (umas molas) que podem resolver isto mas acho que fica mais caro.
3 Compre um torquímetro e use ele adequadamente (evita coisas desta natureza).

Boa sorte
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 11:15
não seria bem mais fácil o piá comprar apenas o parafuso mais longo, já que ele mesmo disse que pegava rosca fora do guidon onde dava pra rosquear mais...???

(daqui a pouco vão te aconselhar por uma bola de durapoxi e chamar um pai de santo pra fazer um trabalho em cima da peça )
Voltar ao Topo
brunobm Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Abr 2014
Jaguariuna
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 11:38
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Seguinte amigo.

1 Leva para um torneiro para ele fazer a rosca um pouco mais larga (com macho) e troque o parafuso.
   Aproveita e faz isto para os 2 lados e não se esqueça de levar as braçadeiras para alargar os      furos também.
2 Existem kits de reparação de roscas (umas molas) que podem resolver isto mas acho que fica mais caro.
<span style="font-size: 12px; line-height: 1.4;">3 Compre um torquímetro e use ele adequadamente (evita coisas desta natureza).</span>
<span style="font-size: 12px; line-height: 1.4;">
</span>
<span style="font-size: 12px; line-height: 1.4;">Boa sorte</span>


Pq fazer dos 2 lados se um deles ta perfeito rs?
Voltar ao Topo
brunobm Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Abr 2014
Jaguariuna
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 13:24
por um milagre de deus fui numa loja de parafusos aqui e achei um com a cabeça igualzinha só que 1mm mais longo e deu certo rs!!

Voltar ao Topo
julianoramoz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2012
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julianoramoz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 14:37
Kkkkk. Estou me consagrando o rei das gambiarras! Kkkk

Boa sorte aí brother..
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 15:04
Originalmente postado por Tux Tux escreveu:

Não consigo ver, está bloqueado o conteúdo...

Mas 34nm em bicicleta, ou outra peça mecânica?
Se for outra peça, deve haver ferramenta compatível para que não se faça tanta força, cabo longo, pneumática, hidráulica.

O cara é profissional de bikefit.

Instalação dos pedais Polar com medidor de potência do Marcio de Oliveira, torque de 34Nm.
Foto: Instalação dos pedais Polar com medidor de potência do Marcio de Oliveira, torque de 34Nm.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2014 as 07:59
Originalmente postado por brunobm brunobm escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

Seguinte amigo.

1 Leva para um torneiro para ele fazer a rosca um pouco mais larga (com macho) e troque o parafuso.
   Aproveita e faz isto para os 2 lados e não se esqueça de levar as braçadeiras para alargar os      furos também.
2 Existem kits de reparação de roscas (umas molas) que podem resolver isto mas acho que fica mais caro.
<span style="font-size: 12px; line-height: 1.4;">3 Compre um torquímetro e use ele adequadamente (evita coisas desta natureza).</span>
<span style="font-size: 12px; line-height: 1.4;">
</span>
<span style="font-size: 12px; line-height: 1.4;">Boa sorte</span>


Pq fazer dos 2 lados se um deles ta perfeito rs?

Eu não compraria uma bike onde existe um lado diferente do outro, dá ares de que é gambiarra.
Vai fazer faça direito e de forma segura.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2014 as 08:02
Originalmente postado por brunobm brunobm escreveu:

por um milagre de deus fui numa loja de parafusos aqui e achei um com a cabeça igualzinha só que 1mm mais longo e deu certo rs!!


1mm não é o suficiente, é necessário pelo menos 4 fios de rosca (mínimo) para que o sistema esteja seguro.

Tentou o aperto com o torquímetro ?


Voltar ao Topo
PesconeBike Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 16 Abr 2014
campinas
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PesconeBike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2014 as 08:41
Galera essas coisas de rosca espanada e facil de corrigir e só colocar uma helicoil na rosca espadanada, simples rápido e barato

olha o site do fabricante
http://www.bollhoff.com.br/pt/br/elementos-de-fixacao/elementos-de-fixacao-especiais/tecnologia-em-roscas/reparo-de-rosca-com-helicoil.php
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X