Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - SR Suntour EPICON
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


SR Suntour EPICON

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
WiliamAraujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2013
Três Lagoas - M
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WiliamAraujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: SR Suntour EPICON
    Postado: 12 Abr 2014 as 03:43
Galera do pedal,
 
Comprei uma suspensão SR Suntour Epicon X1 , no site diz que ela tem um curso configurável para 80, 100 e 120mm (para a Epicon X2).
Seja como for, minha duvida é como fazer para modificar os cursos da suspensão? é preciso abrir? Alguem tem algum manual ou sabe de um video explicando como fazer?
 
Procurei e não encontrei nada!
 
Tenho 1,85 e 96Kg, acho que 100mm será suficiente, mas não custa nada saber como configurar!
 
Abraços 
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2014 as 09:36
Mas ela veio com quanto de curso? Também acho que 100mm é ideal para você.
Geralmente são calços instalados internamente para determinar o tamanho do curso, sua alteração necessita de desmontar a suspensão.
Bem provável que o sistema da X1 e X2 são o mesmo, mudando somente o tamanho do calço.

Você olhou no site do fabricante? Tem muita coisa lá.


Originalmente postado por WiliamAraujo WiliamAraujo escreveu:

Galera do pedal,
 
Comprei uma suspensão SR Suntour Epicon X1 , no site diz que ela tem um curso configurável para 80, 100 e 120mm (para a Epicon X2).
Seja como for, minha duvida é como fazer para modificar os cursos da suspensão? é preciso abrir? Alguem tem algum manual ou sabe de um video explicando como fazer?
 
Procurei e não encontrei nada!
 
Tenho 1,85 e 96Kg, acho que 100mm será suficiente, mas não custa nada saber como configurar!
 
Abraços 
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
WiliamAraujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2013
Três Lagoas - M
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WiliamAraujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2014 as 20:22
Olhei no site mas não me ajudou (talvez por falta de conhecimento tecnico). Esses calços não veio com ela. Sim veio com 100mm.

Voltar ao Topo
Giant Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2004
Fortaleza - Cea
Offline
Mensagens:499
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Giant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2014 as 00:43
O custo beneficio é bom. Quanto a manutenção, peças é fácil de encontrar?
Voltar ao Topo
WiliamAraujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2013
Três Lagoas - M
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WiliamAraujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2014 as 00:45
Boa pergunta....rs

Não procurei por pecas aqui no Brasil. Mas no eBay tem bastante.
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2014 as 11:34
Vou explicar de outra forma:
Para economizar grana as grandes marcam fabricam as suspensões para serem usadas no seu limite do curso, determinando o seu curso com um simples calço.
Bom, uma suspensão então é fabricada para ser usada com 120mm, mas um determinado comprador deseja que seja de 100mm, então é só instalar o calço. Entendeu?
Possivelmente a sua já é 120mm, mas está com um calço para deixar em 100m. Mas não tenho certeza porque nunca desmontei uma Suntour.

O ideal não é ter uma suspensão gigante, mas algo que atende sua necessidade e respeite o limite do seu quadro.

No Brasil não é fácil achar as peças de reposição, sobre mesmo. Lá fora é outra história para qualquer peça de bike.

Originalmente postado por WiliamAraujo WiliamAraujo escreveu:

Boa pergunta....rs

Não procurei por pecas aqui no Brasil. Mas no eBay tem bastante.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
WiliamAraujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2013
Três Lagoas - M
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WiliamAraujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2014 as 11:39
Vlw a explicação. Acho q 100mm pra meu peso e uso no XC é suficiente.
Tenho uma Suntour Xcm, é peba mas nunca bateu no fim de curso, senso que ela é 100mm
Voltar ao Topo
WiliamAraujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2013
Três Lagoas - M
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WiliamAraujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2014 as 11:44
Vlw a explicação. Acho q 100mm pra meu peso e uso no XC é suficiente.
Tenho uma Suntour Xcm, é peba mas nunca bateu no fim de curso, senso que ela é 100mm
Voltar ao Topo
thiagomadeira Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Ago 2014
És
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagomadeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2014 as 17:01
alguém com um feedback mais recente sobre esta suspensão epicon?
grato!
Voltar ao Topo
WiliamAraujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2013
Três Lagoas - M
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WiliamAraujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2014 as 19:31
Permaneço com ela na minha bike.
Boa suspensão pelo valor pago.
Tive problema no cartucho hidráulico, mas a assistência me mandou um novo. Ao abrir a suspa, descobrimos que onantigo estava em perfeito estado, havendo apenas vazado o óleo devido um folga. Bastou apenas repor o óleo e despertar bem.

Voltar ao Topo
thiagomadeira Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Ago 2014
És
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagomadeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2014 as 19:37
Estou ainda muito na duvida entre a SUNTOUR EPICON XC 29ER, e a RST FIRST AIR 29ER...
Entre os dois modelos, alguém poderia me ajudar na escolha..

farei no máximo trilhas leves.. tenho um credito na loja de bike da minha cidade, e posso escolher entre os dois modelos..

sobre assistência tecnica da suntour.. onde voce encontrou?
grato!!
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2014 as 06:53
E ai Thiago, comprou qual suspensão?
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2014 as 15:08
Aí galera!

Pra contribuir com o tópico, hoje na hora do almoço abri a minha Epicon X1 de 140mm de curso, pra verificar o porquê de não estar travando a suspa. Na verdade ela veio assim desde que instalei na bike, comprei usada.

Quando fui abrir pra retirar o cartucho hidráulico, o óleo vazou todo pelo parafuso inferior do garfo, o óleo estava por fora do cartucho. O óleo do cartucho deve ter vazado por excessiva pressão, ou seja, o antigo proprietário devia estar um pouco acima do peso, deixou com baixa calibragem a câmara de ar pra ter uma suspa "confortável" somando a isso, deve ter dado algum pulinho com ela 100% travada e... splaaaash óleo pra tudo que é canto dentro do garfo.

Retirei o cartucho e verifiquei que ele estava seco por dentro. Abri o cartucho e coloquei o óleo para garfos Motul 10w. Tinha a opção do óleo 5w, porém como eu não sabia do estado interno das borrachinhas o-rings retentoras, optei pelo 10w por ser mais denso (grosso). Enchi o cartucho com óleo, conforme instrução de um técnico da suntour que eu vi num fórum da gringa, bombeei até travar e não sentir borbulhas de ar por dentro. Travou 100%.

Montei novamente e agora está beleza a suspa, como nova.

Serviço simples e rápido, pouco menos de 1 hora. É só ter as ferramentas certas, no caso uma chave 27mm e uma seringa de 60ml pra jogar óleo pra dentro do cartucho.

Teste no final de semana, caso não haja uma tempestade por aqui no sul.

Abraços!


Editado por nanito - 09 Out 2014 as 15:09
Voltar ao Topo
WiliamAraujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2013
Três Lagoas - M
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WiliamAraujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2014 as 16:08
Oleo correto. 10W acertou em cheio!
O tecnico da Intac mandou usar ele.

A minha estava na garantia, aconteceu a mesma coisa, recebi un cartucho novo, mas apos abrir vi que era só vazamento.
Agora tenho un perfeito sobressalente.

Ótima suspensão. Boa, leve e barata
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2014 as 16:12
Originalmente postado por WiliamAraujo WiliamAraujo escreveu:

Oleo correto. 10W acertou em cheio!
O tecnico da Intac mandou usar ele.

A minha estava na garantia, aconteceu a mesma coisa, recebi un cartucho novo, mas apos abrir vi que era só vazamento.
Agora tenho un perfeito sobressalente.

Ótima suspensão. Boa, leve e barata


Faltou dizer que é boa de arrumar também!! É só o cara ter um cuidado na hora de desmontar e organizar as pecinhas e retentores, que não tem erro.

Quanto ao óleo, é possível usar densidades diferentes, 5w, 10w e 15w, vai de acordo com o "gosto do cliente". Na verdade, quanto mais pesado o ciclista, mais denso deve ser o óleo, ou se o tipo de pedal exige muito da suspensão. Coloquei o 10w pois ele fica no meio termo. Me parece que o original dessa suspensão é o 7w, mas não encontrei com essa densidade em nenhum lugar.
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2014 as 18:12
Galera, aproveitando que descobri que a Epicon não é nenhum bicho de sete cabeças pra desmontar e fazer a manutenção, acabei indo um pouco além e fiz uma alteração no mínimo interessante.

Seguindo a dica do amigo aqui do fórum Chtabajara, decidi aumentar o curso da suspensão, passando de 140mm para 150mm, aumentando a altura dela em 1cm. O que significa um ganho na geometria da minha bike que tem um quadro full astro defense de 150mm. O processo é bem simples e é reversível.

Pra quem já sabe desmontar a suspensão é bem fácil, tem que mexer somente no lado onde tem o ar.

- Retira-se o ar;
- Vira a bike de ponta cabeça;
- Retira a roda, desmonte a pinça de freio e desengate o conduíte do freio e ciclocomputador;
- Desmonta a suspensão, desparafusando os parafusos inferiores do garfo;
- Tira o garfo;
- Desrosqueia o parafuso que prende a haste do cartucho de ar na bengala (chave de boca 24mm);
- Retira-se a haste;

Nessa haste tem 2 molas, 4 furinhos e um limitador preto. Caso a suspensão seja 140mm, o limitador estará no último furo. Tem gente que faz mais um furo nesta haste, mas como eu não me garanto na furadeira pra furar retinho, optei por fabricar um calço em tecnil. Comprei um tarugo de tecnil com 25mm de bitola e cortei no comprimento de 22mm. O furo fiz começando com uma broca de 8mm, depois 9mm e finalmente 10mm que é a bitola da haste.

- Retiram-se as molas da haste. Tenha cuidado pra deixar os batentes de borracha na ordem correta para posterior montagem;

- Retira-se o calço original. Nesta hora precisa martelar um pino, prego ou qualquer outra coisa que empurre o pino que segura o calço original na haste.

- Coloca-se o calço de tecnil e as molas;

Pronto, agora é só montar de volta na suspensão, calibrar com ar e...tcharam! 150mm de curso!

Abaixo vão fotos da haste de como ela é, ilustrando que tem que tirar o calço e assinalando aonde vai o calço de tecnil.

Também vai um desenho que fiz num programinha tipo paintbrush com as medidas do calço.





Editado por nanito - 17 Out 2014 as 18:17
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2014 as 18:24
Faltou essa foto mostrando a medida do curso que ficou.

Voltar ao Topo
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2015 as 08:51
Bem interessante isso.

Estou procurando suspensão de 100mm de curso, mas com a alta do dólar, está "osso" encontrar alguma coisa legal, quem tem está corrigindo o valor no Dólar..   O que pagaria numa REBA a um ano, só dá para comprar coisa mais simples.

     Estava vendo para trazer uma "Rock Shox CX 30 Gold TK", sem trava no guidão por algo em torno de US$330,00 com envio mas sem contar os impostos. Depois de ler os comentários, vou começar a pensar numa Epicon. Andei vendo no Ebay a "Epicon XC " com trava no guidão a US$ 235,00 com envio.
   Esses US$ 100,00 de diferença a menos por uma Epicon e ela tendo trava no guidão, valem a pena? Aparentemente elas têm o mesmo peso, mas e o funcionamento, é similar?


     Hoje só leio discussões mais antigas, o pessoal acha que todos têm a obrigação de saber tudo sobre as suspensões, mas todo ano tem modelos novos. A respeito da RockShox é fácil encontrar informações, mas da Suntour e Epicon, não tanto, mas das de entrada sim.
Voltar ao Topo
Fabio bones Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2016
Blumenau sc
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio bones Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2016 as 14:15
Opa, mandasse pra onde assistencia?
Era na trava o problema?
Obrigado
Voltar ao Topo
carotefeliz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2012
Goiânia
Offline
Mensagens:124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carotefeliz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2017 as 01:06
Originalmente postado por nanito nanito escreveu:

Galera, aproveitando que descobri que a Epicon não é nenhum bicho de sete cabeças pra desmontar e fazer a manutenção, acabei indo um pouco além e fiz uma alteração no mínimo interessante.

Seguindo a dica do amigo aqui do fórum Chtabajara, decidi aumentar o curso da suspensão, passando de 140mm para 150mm, aumentando a altura dela em 1cm. O que significa um ganho na geometria da minha bike que tem um quadro full astro defense de 150mm. O processo é bem simples e é reversível.

Pra quem já sabe desmontar a suspensão é bem fácil, tem que mexer somente no lado onde tem o ar.

- Retira-se o ar;
- Vira a bike de ponta cabeça;
- Retira a roda, desmonte a pinça de freio e desengate o conduíte do freio e ciclocomputador;
- Desmonta a suspensão, desparafusando os parafusos inferiores do garfo;
- Tira o garfo;
- Desrosqueia o parafuso que prende a haste do cartucho de ar na bengala (chave de boca 24mm);
- Retira-se a haste;

Nessa haste tem 2 molas, 4 furinhos e um limitador preto. Caso a suspensão seja 140mm, o limitador estará no último furo. Tem gente que faz mais um furo nesta haste, mas como eu não me garanto na furadeira pra furar retinho, optei por fabricar um calço em tecnil. Comprei um tarugo de tecnil com 25mm de bitola e cortei no comprimento de 22mm. O furo fiz começando com uma broca de 8mm, depois 9mm e finalmente 10mm que é a bitola da haste.

- Retiram-se as molas da haste. Tenha cuidado pra deixar os batentes de borracha na ordem correta para posterior montagem;

- Retira-se o calço original. Nesta hora precisa martelar um pino, prego ou qualquer outra coisa que empurre o pino que segura o calço original na haste.

- Coloca-se o calço de tecnil e as molas;

Pronto, agora é só montar de volta na suspensão, calibrar com ar e...tcharam! 150mm de curso!

Abaixo vão fotos da haste de como ela é, ilustrando que tem que tirar o calço e assinalando aonde vai o calço de tecnil.

Também vai um desenho que fiz num programinha tipo paintbrush com as medidas do calço.




Moço preciso muito da sua ajuda. Comprei uma Epicon x1 140mm aro 26, não andou nem 200km ainda, e ela faz um barulho terrível igual 2 bolas de ping pongue batendo uma na outra "TOC TOC TOC". É normal do funcionamento dela?  
Voltar ao Topo
Iandiniz48 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Ago 2017
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Iandiniz48 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2017 as 21:59
Gente se eu colocar o óleo 15w para o retorno da epicon X1 140mm ficar mais lento vai funcionar ?
Voltar ao Topo
IrhocAshi Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2017
São Carlos
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IrhocAshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2017 as 20:04
nanito,

Estou com o mesmo problema que o seu, abri a suspensão (epicon x1) e o cartucho estava desrosqueado o que fez todo o óleo sair.
Vi em fóruns gringos a quantidade de óleo que tenho que por, as caracteristicas de cada viscosidade, etc.
O problema foi na hora em que fui por o óleo! Não consigo colocar "por cima" como dito nos fóruns, agradeço se você puder me explicar como conseguiu colocar o óleo no cartucho com ele "montado"
Voltar ao Topo
rodrigocbarros Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Ago 2014
Minas Gerais
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigocbarros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2019 as 19:05
Mano, parece que vc entende mesmo do riscado!
Eu tô tentando descobrir qual é a minha suspa.
Ela é a ar, tem o lugar pra calibrar, mas não tem a regulagem de retorno. A trava é da suntour. Pesa 1,8 kg. Comprei de um amigo.
Talvez alguém do fórum possa ajudar nessa identidade kkk
Voltar ao Topo
IrhocAshi Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2017
São Carlos
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IrhocAshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2019 as 20:50
Cara, tô crente que sua suspensão é uma Sr Suntour Epicon X2.
Voltar ao Topo
rodrigocbarros Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Ago 2014
Minas Gerais
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigocbarros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2019 as 21:03
Pó, valeu mano!! Vou pesquisar sobre ela aqui.
A minha tá descendo e custa subir, às vezes dou até uma puxadinha nela. Muito mole erro acho.
Voltar ao Topo
JV2006 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2021
Brasil
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JV2006 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2021 as 10:33
Bom dia a todos vou comprar uma scott spark full 60 ela é bem antiga mais tem peças muito boa a suspa dela não esta funcionando a trava oque pode ser e tem retentores e reparo da suspa pra vender é uma Sr Suntour Epicon Não sei se é a x1 ou x2 aro26
Voltar ao Topo
JV2006 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2021
Brasil
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JV2006 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2021 as 10:45
e poderiam me dizer se peças de outras suspenções da Sr Suntour Servem nela E Qual modelo
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X