Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Speed ou Mtb? - Exercício físico!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Speed ou Mtb? - Exercício físico!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
GutoVanzin Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2017
Canoas - RS
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GutoVanzin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Speed ou Mtb? - Exercício físico!
    Postado: 17 Abr 2017 as 22:37
Fala pessoal!
1º Post aqui. 

Bom a história é a clássica:
- Exames de saúde alterados, recomendação médica para praticar exercícios urgentes.
Ai que lembrei dos meus tempos de bike de adolescente. Smile

Meu perfil:
34 Anos
1,83 mt
110kg

Até quanto posso gastar?
R$ 2.500,00

Pavimentação onde moro:
Grande parte é asfalto (Canoas - RS / Porto Alegre), mas existem ruas de paralelepípedo. 

Minha dúvida: Speed ou MTB?
Confesso: Sempre achei as bikes speed um sonho de consumo. Mas tenho medo delas em virtude do meu peso atual, de furar muito pneu, passar em uma rua de paralelepípedo, etc.

Por outro lado a MTB, me da a sensação de ser uma bike pesada, que vai me cansar logo, mas ao mesmo tempo é mais robusta e pau pra toda obra.

Então que venho recorrer ao fórum para me ajudar neste dilema.
Para emagrecer, Speed ou MTB?

O que estive olhando:
Speed - Caloi Strada
MTB - Caloi Explorer 20 

Já deixo o meu muito obrigado!

Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2017 as 23:39
Bom... opinião MINHA...
Gosto mais da liberdade da MTB... poder rodar em estradões na zona rural... novos caminhos... algumas trilhas...
Por onde lado... sempre fui obeso (Mórbido Grau III - fiz bariátrica)... hoje peso 97kg... Faça uma reeducação alimentar com nutricionista para ajudar na perda de peso e pedale para ajudar nessa perda e consequentemente terá um melhor condicionamento físico.. som a isso, se possível, atividade em academia para reforço muscular... É o que eu tenho feito, com orientação médica e nutricionista.
Boa sorte na empreitada aí e felicidades.
caso opte pela Caloi MTB, só tome cuidado com o quadro dela, pois existe um histórico de problemas no quadro... desalinhamento... faça uma busca aqui no forum...
Abraços
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 11:25
Uma speed com bons pneus não costuma dar dor de cabeça, mesmo em condições ruins. Porem, elas são meio desconfortáveis, principalmente se envolve asfalto ruim, isso pode te trazer dores indesejáveis. Nesse caso a MTB pode ser bem mais confortável, principalmente pra quem tá começando, se tem ruas de paralelepípedos é mais desejável ainda ter algum conforto. Mas isso varia muito de pessoa pra pessoa, tem gente como eu que curte tanto as estradeiras que nem liga pro fato delas serem duras no asfalto ruim, não abre mão. Acho que o mais interessante é, antes de fechar negocio, procurar um bike shop legal e fazer um pequeno teste drive pra ver qual dos dois modelos te agrada mais, assim vc descobre seu estilo e compra com mais certeza. Pra quem procura só se exercitar por exemplo, uma mtb com pneus slick já pode ser o suficiente pra pedalar legal, sem abrir mão do conforto.

Mas antes de mais nada, faça um bike fit virtual pra começar do jeito certo:



Editado por newhouse - 18 Abr 2017 as 11:27
Voltar ao Topo
Cenoura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2011
Floripa
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cenoura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 11:51
falando como professor de educação física:
no seu caso eu obviamente começaria no asfalto, independente da bike e iria aumentando o grau de dificuldade implementando as subidas vagarosamente, ao longo do seu treinamento. e depois de um tempo, e uns bons quilos a menos, começaria nas trilhas e estradões.
numa condição física não muito boa,  e pouca experiência com bike, sobrepeso, um tombo pode ser desastroso.

compraria um MTB com um bom quadro.

lembre-se de não pedalar com a perna com DMET (dor muscular de efeito tardio) que é aquela dor que vem no outro dia. espere seu corpo se recuperar pra ir de novo. pode levar até 3 dias no começo, depois não dói mais.
Voltar ao Topo
AndersonPedrajaSP Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2017
SÃO pAULO
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndersonPedrajaSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 18:13
Olá,

    Minha situação é muito parecida com a sua, tenho o mesmo peso e altura, somente sou 2 anos mais velho.
    Eu nunca cogitei uma strada pois gosto de liberdade, de não ter que ficar preocupado com o terreno, buracos, guias, pedras etc...  na minha opinião uma strada com nosso peso não vira, acho um pouco frágil .
    A 2 semanas comprei uma MTB GONEW 7.3 na netshoes, paguei na faixa de 1800 reais e tenho certeza que foi a melhor coisa que fiz.. já estou na faixa dos 23 KM por passeio, é pouco se for comparar com outros bikers mais experientes mas para mim está sendo um desafio! Moro em SP capital e pego trechos de asfalto as vezes com buraco, ciclovias, gramados etc e até agora 100% satisfeito com a MTB.

 
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 18:55
Bom, eu ia responder o que já te falaram: MTB te da liberdade.
Você não vai ter o rendimento de uma Speed no asfalto, mas você pode ir para qualquer lugar, sem falar que aguentam o tranco.

Eu acho asfalto monótono demais, só faço as vezes.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 20:53
O que tenho visto até hoje é que peças de bike speed costumam ser mais caras que MTB. Pra andar de speed só em locais com boa pavimentação ou estradas em boas condições, MTB você anda em qualquer lugar, só escolher pra onde quer ir. Quando da época de adolescente tive uma Caloi 10 e andava com ela pra todo lado. Muita gente me perguntava como eu aguentava andar com aquela bike com um banco tão duro (era original, de plástico). Após vários anos veio consequências do sedentarismo (sobrepeso, colesterol, triglícerides) e a ordem médica para praticar atividade física. Com 33 anos, tentei voltar ao pedal com uma speed (lembrando da minha época de adolescente com a Caloi 10) e foi péssima a experiência. Ai eu me perguntava como que eu aguentava andar quando tinha a Caloi 10. Lógico que era preparo, costume, etc. Optei então pela MTB e após quatro anos estou nessa modalidade. Apesar de já ter melhorado muito em quatro anos, não tenho preparo para speed, além do que a MTB me dá muito mais liberdade e opções de exploração, além do maior contato com a natureza.
Voltar ao Topo
Fabrício Macedo Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jan 2017
Campina Grande
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabrício Macedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2017 as 20:57
História bem parecida com a de vcs. 31 anos e 106 Quilos.

Tou na Mtb, comecei dando volta em um parque plano da minha cidade. Hj 2 meses após o início, ja dou volta por ruas e pequenas subidas. Feliz com a evolução e com vontade de andar mais
Voltar ao Topo
arthurbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Abr 2015
Brasília
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arthurbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 09:18
Na sua situação, eu iria de MTB mesmo. É versátil, robusta, e atende seus objetivos.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 09:45
Para perda de peso Speed é melhor, para condicionamento físico também, para lazer de boa e curtição é MTB
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 10:23
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Para perda de peso Speed é melhor, para condicionamento físico também, para lazer de boa e curtição é MTB


Pode explicar sua afirmação?
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 11:14
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Para perda de peso Speed é melhor, para condicionamento físico também, para lazer de boa e curtição é MTB


Pode explicar sua afirmação?

Neste caso, eu acredito que o tipo de treino que é mais indicado. Rodar no asfalto, seja com road ou mtb, é um exercício mais aeróbico, poupando os músculos e consumindo muita energia. Já os estradões e trilhas pedem muito mais força das pernas, o que pode gerar problemas musculares se vc não tiver preparo físico pra isso. Mas uma mtb pode ser tão igual a uma road pra exercicio físico no asfalto, só é mais lenta.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 11:18
principalmente no Brasil os grupos de MTB são mais focados em lazer, o mantra de "sai todo mundo, chega todo mundo" também revela que o grupo tende (TENDE) a seguir o ritmo dos mais lentos, fora que não dá pra se concentrar tanto em zonas de esforço físico (batimento) quando se está no meio da trilha. 

Não falei que não dá pra ter esforço físico (sei que dá e como dá), mas que muitas vezes a proposta do pessoal que faz MTB é menos focada em atividade física e mais em lazer mesmo, conhecer lugares e criar laços de amizade. Outra questão é a forma como é tratada a cadência, no MTB o pessoal as vezes precisa fazer muita força e tem muita gente que se vicia em cadência baixa e alto torque, ai o cara fica com perna de panicat mesmo (ganha peso bom, no caso massa magra) o problema é que não necessariamente perde gordura, perder gordura é uma merda, o cara tem que ir nas últimas mesmo.

Já no ciclismo de estrada os nego são bitolado com treino, desempenho, velocidade, peso... até se dopar para treinar os caras fazem (eu já vi a ampola no chão, só não sei de quem era) e por isso o pessoa faz treinos mais sérios mesmo, mais voltados para melhoria do condicionamento físico e, por consequência, têm peso mais controlado. 

No fim falei da minha percepção na média, conheço exceções para os dois lados e tal. Mas para quem está com o intuito de perder peso mesmo ciclismo de estrada é minha recomendação exatamente pela cultura ambiental dos grupos. Eu pessoalmente prefiro MTB ao ciclismo de estrada exatamente pelas amizades, mas sei que estou acima da média do meu grupo e para esforço não está mais valendo a pela, mas como estou bem com meu peso e os caras são gente fina demais não largo nem a pau.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 11:19
Originalmente postado por Dorfo Dorfo escreveu:

O que tenho visto até hoje é que peças de bike speed costumam ser mais caras que MTB. Pra andar de speed só em locais com boa pavimentação ou estradas em boas condições, MTB você anda em qualquer lugar, só escolher pra onde quer ir. Quando da época de adolescente tive uma Caloi 10 e andava com ela pra todo lado. Muita gente me perguntava como eu aguentava andar com aquela bike com um banco tão duro (era original, de plástico). Após vários anos veio consequências do sedentarismo (sobrepeso, colesterol, triglícerides) e a ordem médica para praticar atividade física. Com 33 anos, tentei voltar ao pedal com uma speed (lembrando da minha época de adolescente com a Caloi 10) e foi péssima a experiência. Ai eu me perguntava como que eu aguentava andar quando tinha a Caloi 10. Lógico que era preparo, costume, etc. Optei então pela MTB e após quatro anos estou nessa modalidade. Apesar de já ter melhorado muito em quatro anos, não tenho preparo para speed, além do que a MTB me dá muito mais liberdade e opções de exploração, além do maior contato com a natureza.

Uma estradeira não chega a ser tão limitada assim, eu mesmo tenho uma básica com perfil endurance que uso no dia-a-dia. Posição mais elevada, pneus mais largos, banco mais parrudo, é uma bike com perfil de estrada que aguenta bem os buracos do péssimo asfalto brasileiro, logico que nunca vai ser confortável como uma mtb, mas dentro dos meus padrões tá bem aceitável.

Mas eu ainda penso que uma mtb é mais acertada pra quem está iniciando, ela permite muita liberdade, podendo usar pra ir trabalhar ou passear em algum parque, em locais bom ou estradas de terra, é um conceito mais livre. Tem também as gravels bike que são o meio termo, porem são bem mais caras por serem novidade.
Voltar ao Topo
arthurbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Abr 2015
Brasília
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arthurbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 13:53
Mais uma coisa: quer perder gordura? Pesquise sobre HIIT.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 14:15
Originalmente postado por arthurbr arthurbr escreveu:

Mais uma coisa: quer perder gordura? Pesquise sobre HIIT.

excelente indicação, não precisa ser sempre com um personal exclusivo, mas pelo menos comprar uns treinos legais e fazer uma aula (ou duas) com orientação por treino é batata, em 6 meses o cara perde muita gorduraç
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 14:29
Antes vá a um cardiologista Wink
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
VJoe Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Set 2015
Br
Offline
Mensagens:200
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VJoe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 15:06
Road vc faz um esforço continuo, em média maior
Mtb vc faz muita força e para de pedalar, faz muita força de novo e para de pedalar, a média é menor mas tem picos de esforço maior

Road é bem melhor como exercício.
Voltar ao Topo
GutoVanzin Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2017
Canoas - RS
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GutoVanzin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2017 as 10:18
Olá pessoal!
Muito obrigado por todas estas opiniões. Muito bom saber que temos uma comunidade tão boa de Bike no Brasil!

Eu ainda estou querendo comprar uma Speed para andar na cidade, mas é mais por apelo emocional do que técnico. hehe Vou fazer o melhor: Fazer um teste numa speed e em uma mtb e tomar a decisão.

Compartilho aqui em breve o que achei.
Valeu

Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2017 as 12:44
Na verdade depende de COMO andar e não da bike... com uma MTB vc pode fazer asfalto, ritmo continuo... e com uma speed vc pode fazer tiros arrancando e períodos de girar sem forçar... depende do que vc quer.
Voltar ao Topo
Cenoura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2011
Floripa
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cenoura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2017 as 21:32
um mtb bem feito é um hiit, higth intensity interval training.
o que há de melhor em acelerar o metabolismo basal e queimar gordura dormindo.
no caso de pedalar em ritmo constante, ou aeróbico, vc queima apenas durante a atividade, pois não acelera o metabolismo. basta ver o corpo de um maratonista e de um corredor de 100m rasos. no mtb tem muito mais esforços explosivos (treino metabólico) e tem também a recuperação ativa (treino oxidativo). então falando em "teoria" e analizando os tipos de esforços, o mtb é melhor pra queimar gordura e ganhar massa muscular da cintura pra baixo.
Voltar ao Topo
Cenoura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2011
Floripa
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cenoura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2017 as 21:34
como citado ai, da pra variar a intensidade nas suas modalidades né, mas acho que ninguém fica dando tiros de speed.. hehehe. mas que da... certamente. o  lance do hiit é variar as intensidades, variar os esforços e metabolismos energéticos... 
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2017 as 12:47
Já pensou em uma hibrida? Bike urbana com garfo rígido.

Speed é muito legal, mas é uma bike pra quem já tem gosto por pedalar, como uma moto de velocidade.

Voltar ao Topo
GutoVanzin Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2017
Canoas - RS
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GutoVanzin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2017 as 20:15
Boa noite pessoal!
Fui hoje na loja e fiz um teste drive com uma MTB e uma Speed.
Fazia uns 10 anos que não subia numa bike! kkkk

Realmente a MTB é mais confortável e foi minha escolha para este momento.
A Speed será minha segunda Bike, quando tiver um peso menor e maior habilidade, como o (a)Degan comentou.

A bike que comprei foi esta: http://sensebike.com.br/rock-29/ 
A loja irá me dar um BikeFit de graça. Amanhã pego ela!

valeu a todos que ajudaram e fica aqui o registro futuro para aqueles que tiverem a mesma dúvida.

Abraços!!! 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X