Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Speed Merida x Sense x Specialized - qual escolher
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Speed Merida x Sense x Specialized - qual escolher

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Speed Merida x Sense x Specialized - qual escolher
    Postado: 26 Abr 2019 as 18:47
Amigos, saudações ciclísticas.

Tenho uma Sense Criterium que comprei pra experimentar o ciclismo de estrada. Particularmente eu me divirto mto mais no MTB, mas na prática eu tenho muito mais oportunidades de rodar de speed do que em trilhas. Pois bem, costumo rodar em asfalto uma média de 4x por semana e agora tô querendo mudar de bike e pegar uma de mais qualidade. Dentro do meu orçamento, esticando um pouco, estou de olho em 3 opções:

Merida Scultura 400

https://www5.merida-bikes.com/pt_br/bikes/road-fitness/road-race/2018/scultura-400-9724.html

Sense Prologue 2019

https://sensebike.com.br/bike/road/prologue/

Specialized AlleZ Elite

https://www.specialized.com/br/pt/bicicleta-specialized-allez-elite/p/133817

Percebam que a única cujo preço destoa é a Sense, coisa de 2k, mas tbm a única com quadro de carbono. As 3 com kit 105, sendo q a Spz usa freios tektro enquanto as outras são toda com shimano. O peso tbm é entre 8kg ~ 9kg nas 3. E aí, o q vcs acham q vale mais a pena?? O carbono da Sense vale os 2k a mais?? O fato dos freios da Spz não serem shimano causa algum demérito? O ciclismo de estrada é prazeroso pra mim, gosto da sensação de velocidade, vento no rosto e tal... Nunca comprei nessa modalidade, mas quem sabe um dia. Mas nada como a adrenalina de uma boa trilha de MTB hein...

É isso aí, agradeço comentários.
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2019 as 18:50
Correção: onde lê-se "nunca comprei nessa modalidade" o certo seria "nunca competi nessa modalidade"
Voltar ao Topo
RafaCesino Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2019
Joinville
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaCesino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2019 as 19:34
Originalmente postado por Ireno Ireno escreveu:

Correção: onde lê-se "nunca comprei nessa modalidade" o certo seria "nunca competi nessa modalidade"


Ireno eu comprei essa Cannondale Supersix na Bikepoint por 9k. Full Carbon com grupo 105, pé dando 7.9kg.

http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Cannondale-Supersix-Evo-Carbon-105-17641

Seria mais uma opção. A não ser que vc já tenha fé gado em uma das 3 mencionadas.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2019 as 19:35
Inegável que essas bikes são muito boas e estará bem servido e qualquer uma das opções.

Particularmente eu iria de Sense, pelo fato de ser de carbono e que tem também uma pegada race, mesmo sendo uma bike mais de endrurance.

Uma bike que vc não considerou mas encaixa nesse perfil que quer, é a Soul 3R4 Disc. O freio a disco faz diferença na frenagem e deixa o visual da roda da bike bem bonito.
Está mais barata que a Sense e vc ainda consegue personalizar a pintura.
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2019 as 20:18
Agradeço... Vou considerar as duas opções. Quanto às 3 que descrevi, elas estão disponíveis aqui na minha cidade, posso ver in loco e todas tem margem para negociação com os logistas, por isso a preferência.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2019 as 22:13
Na minha opinião não vale pagar os 2k a mais somente pelo quadro de carbono. Além disso leve em consideração as rodas também, que na SPZ são DT e na Sense Shimano. Não achei qual é a roda da Mérida.
Se a Sense tivesse um peso bem abaixo valeria a pena.
A SPZ tem melhor revenda, com a diferença dá pra trocar os freios e se bobear troca as rodas na loja dando as suas e fica com uma bike mais leve que a de carbono.
Existe uma tendência de algumas pessoas comprarem quadros de alumínio e montando com grupo top, devido aos cuidados que o carbono demanda.

Hoje o que me faria escolher entre as 3 citadas e as outras sugeridas seria o freio a disco e não o material do quadro, mas na Soul pode vir os dois em um só pacote.
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2019 as 18:46
Srs, a Sense classifica sua Sense Prologue como uma bike de road endurance, e pelo que pesquisei, significa dizer que a geometria da bike privilegia o conforto, pra pessoas que pretendem passar bastante tempo sobre a bike. No site da Merida não existe nenhuma informação dizendo se a Scultura 400 é endurance ou racing, e como não entendo de geometria dos quadros eu não pude deduzir isso... q q vcs acham, seriam a mesma subcategoria de road bikes?
Voltar ao Topo
Massaroca Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Set 2011
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Massaroca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2019 as 17:27
Amigo, comprei a 15 dias uma spzd Tarmac SL4 2019 com grupo completo 105, só não tem freios a disco. Paguei 10 K, e estou contente com a Bike, que além de confortável é bem rápida.
Coloquei pneus armadillo de 25 cm,e a rodagem é boa e "confortável".

Lógico que é um carvão a mais que a Allez, mais na minha escolha, preferi ela à Sense, não desmerecendo a Sense, apenas por uma questão de quadro consagrado e carbono mais antigo no quesito fabricação. 

Tem um post meu aqui, dá uma olhada lá que tem foto da bike.

valeu
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2019 as 08:17
Tem a CAAD12 com freio a disco por uns 8 mil reais.
Specialized cobra muito pelo adesivo, o quadro é mais pesado, garfo também.
Se quiser carbono a que está mais valendo a pena é a soul, bikes leves e estão em promoção em vários lugares.
Mas nessa faixa de preço não tem nada melhor que a CAAD12.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2019 as 08:22
A roda da Prologue é uma roda completa DT já a specialized usa só o aro DT, um de entrada, e usa raios genéricos e um cubo +/-.
Até as specialized de 20k vem com as mesmas rodas simples...
Sobre freios se for de aro a Specialized usa o padrão antigo, a Trek já tem o quadro para Direct Mount.

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Na minha opinião não vale pagar os 2k a mais somente pelo quadro de carbono. Além disso leve em consideração as rodas também, que na SPZ são DT e na Sense Shimano. Não achei qual é a roda da Mérida.
Se a Sense tivesse um peso bem abaixo valeria a pena.
A SPZ tem melhor revenda, com a diferença dá pra trocar os freios e se bobear troca as rodas na loja dando as suas e fica com uma bike mais leve que a de carbono.
Existe uma tendência de algumas pessoas comprarem quadros de alumínio e montando com grupo top, devido aos cuidados que o carbono demanda.

Hoje o que me faria escolher entre as 3 citadas e as outras sugeridas seria o freio a disco e não o material do quadro, mas na Soul pode vir os dois em um só pacote.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2019 as 10:22
Retificando, a prologue disc usa rodas DT, a prologue que você botou ali em cima usa rodas shimano 105.
Eu particularmente consideraria a Prologue Disc ao invés da Prologue.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2019 as 10:27
E se a grana estiver curta tem também a triban 540!
Rodas legais, geometria endurance e dá para botar uns pneus bem confortáveis se quiser.
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2019 as 13:20
SRS, fechei negócio em uma Sense Prologue mesmo, modelo sem freio a disco. Depois de pesquisar bastante, entendi q ela me atenderia melhor dentro do q busco, uma boa road bike com algum conforto. O salto pra Prologue Disc exigiria um dinheiro a mais q não estou disposto a gastar.
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2019 as 19:46
Ressuscitando o tópico. 


Finalmente, há 4 dias recebi a bike, a Sense Prologue sem os freios a disco, mas só hoje consegui subir na magrela pra dar um rolê inicial. Bom, segundo a própria sense, a bike é uma road endurance. Até onde entendo, significa dizer que é voltada ao conforto, pra pedais longos sem muita pretensão de altas velocidades. Pois bem, subi na bike pra andar e fiquei praticamente deitado O.O, tão longa ela fica contando com a mesa, que aliás, tem 120mm, me senti muuuuuito desconfortável, pegando no sti o braço quase fica sem flexibilidade, e a lombar fica bem exigida. Antes dela, eu tinha uma Sense Criterium, que segundo a Sense é um modelo racing, em tese com uma geometria mais agressiva. A Criterium, apesar de me deixar um tanto esticado, deitado, não era tão desconfortável. No bike fit, troquei a mesa original dela por uma de 60mm. Amanhã vou fazer um fit na Prologue, mas fiquei assustado com essa questão, pois sendo um modelo endurance, eu imaginava que logo de cara ficaria bastante confortável na bike.

Fora isso, a diferença do shimano claris pro 105 é mto grande... praticamente sem gaps na troca de marchas, troca bastante suave, show de bola. Fiz um rolê em um trajeto que já fazia frequentemente com a Criterium, e pra mim, a absorção de vibração pelo quadro de carbono foi bem sensível.

É isso aí, eis o meu relato... pedais mais longos nela só depois do bike fit.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2019 as 20:34
Parabéns pela aquisição, mas me tira uma dúvida, a prologue é do mesmo tamanho da criterium que tinha antes? O tamanho de quadro está adequado ao seu fit? Pergunto isso pois era até pertinente um bike fit pré compra.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2019 as 10:14
Bela aquisiçao! Parabens!

Nao se engane, apesar se enndurance ela é bem esperta.

As geometrias da criterium e prologue sao didiferentes. Mas mesmo assim estranho vc se sentir tao desconfortavel.
O bike fit deve ajudar a te deixar numa posiçao melhor. Está correto em ja marcar.

6cm de reduçao de mesa não e normal. Só vi isso quando compram bike de tamanho errado.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2019 as 11:40
Mesa de 60mm para Speed é uma mesa bem curta, tem certeza que não pegou tamanho errado, como comentado pelo Degan?

E 120 é bem comprida, fiquei na duvida do tamanho da Prologue que você pegou, rs.... A Criterium tem tanto o Reach, Tope Tube maior que a Prologue, e o Head Tube menor, em seus respectivos tamanhos (PvsP; MvsM, GvsG), se você pegou o mesmo tamanho, sua Prologue deve ser mais curta que sua Criterium, a não ser pela questão da mesa... ....

Com certeza terá que fazer um bikefit....

Originalmente postado por Ireno Ireno escreveu:

No bike fit, troquei a mesa original dela por uma de 60mm. Amanhã vou fazer um fit na Prologue, mas fiquei assustado com essa questão, pois sendo um modelo endurance, eu imaginava que logo de cara ficaria bastante confortável na bike.



Editado por rafael_rtg - 08 Mai 2019 as 11:50
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X