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Speed e Versatilidade |
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Rafael Costa
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Postado: 13 Fev 2011 as 13:43 |
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Bom dia, povo.
Eu estou com uma dúvida e acho que vocês saberão esclarecer um pouco dela. Tenho uma MTB, que não é lá grande coisa, mas dá pra me divertir. Acontece que sempre fui meio fã deste outro estilo que vocês pilotam por aí. Não sei nada sobre speed. Meu uso é apenas recreativo: Passeios aqui e ali, uma volta dentro do condomínio (sim, é bem grande), ou saindo dele e indo mais longe, pedalar na pista do parque, numa rua qualquer. Esse tipo de coisa. Aí vem a dúvida. A impressão que as bicicletas speed me passam, e isso pode estar completamente equivocado, é de uma certa "fragilidade" e pouca versatilidade. Me passam a impressão de que são feitas para pedalar no asfalto e ponto final. Até asfalto irregular me parece inadequado, não sei. É óbvio que não tenho a menor intenção de enfiar uma bike dessas numa estrada irregular de terra, no barro ou qualquer coisa do tipo, mas acho que as mtb são mais versáteis para passear por aí de qualquer jeito. Andar na rua, subir no meio fio e atravessar um canteiro etc etc etc. Sinto que com uma speed ficarei "limitado" a colocar a bike no asfalto e pedalar por ele. Não sei se a empolgação com o estilo vencerá a versatilidade da mtb. Talvez para o meu uso elas realmente não sejam o mais adequado. Sei lá. Então se vocês puderem falar um pouco mais da experiência de pedalar uma speed, a rotina desse estilo de bicicleta, eu ficaria grato. Isso me ajudaria a decidir entre investir numa mtb melhorzinha (tenho uma Caloi SK) ou comprar uma speed (estava pensando na Caloi Sprint ou similar, nova ou usada, mas nessa faixa de preço). Espero que tenha ficado clara a essência do meu dilema. :D Abraço |
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PAF
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Cadastrado em: 21 Dez 2010 Recife Offline Mensagens:885 |
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Com certeza andar num asfalto velho e esburacado em cima de um 700x23 calibrado à 120 psi e sem nenhum tipo de amortecimento dói pra caramba!
abs. PAF
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Tekapo
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Cadastrado em: 15 Fev 2009 SP Offline Mensagens:1311 |
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...muito melhor do que tentarmos explicar-lhe com palavras, seria vc pegar uma bike emprestada e se possivel fazer um pedal, mesmo que seja curto, porém se puder pegar uma estradinha boa, melhor.
Tenho certeza de que esta simples experiência ja vai te ajudar a decidir entre partir para uma speed ou ficar soh na MTB. Editado por Tekapo - 13 Fev 2011 as 16:10 |
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Rafael Costa
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Cadastrado em: 05 Fev 2011 Brasília Offline Mensagens:49 |
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Pois é. O problema é que eu não conheço ninguém que tenha uma. |
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DaviGobbi
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Cadastrado em: 05 Nov 2010 Curitiba - PR Offline Mensagens:92 |
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Olha amigo, acho que todo mundo veio de uma MTB.
Se quer uma bike pra subir meiofio, pular em quebramola, etc, é só MTB mesmo. Nao pela fragilidade, mas teu forbis vai sentir MUITO Mas como eu disse, todos vieram da MTB, é questão de costume, adaptaçao. Eu comprei a speed sem peladar em uma antes, e nao largo mais! mas claro, se vou na padaria comprar pao, é a velha mtb (medo de voltar e nao achar a bike (y) Abraço
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Cebo
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Cadastrado em: 25 Fev 2009 São Paulo Offline Mensagens:7206 |
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Sempre pensei assim até ter uma speed. A minha tá com pneus 20 calibrados com 120 atras e 100 na frente. Quer saber? Rodo em São Paulo com ela com certa tranquilidade. Tem que fica de olho em buracos maiores, mas de resto ela vai até que bem.
Hoje fiz um pedal que até um pequeno trecho de terra eu pequei! Quando vou trabalhar com ela, preciso subir em calçada, subir e descer guias, pular buracos. Até uns pulos em lombada ela encara! Lógico que ela não é robusta como uma MTB, mas sendo suave, dá pra andar em tudo quanto é lugar. |
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Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html |
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heringer
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Restrito Cadastrado em: 26 Jun 2010 São Paulo - SP Offline Mensagens:653 |
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Eu andava de MTB quando morava em Minas, onde a trilha mais perto fica a 300m de distância. Depois que mudei para SP Capital parei de pedalar.
Quando decidi voltar a pedalar, comprei uma MTB, mas em SP fica muito mais difícil. Parti para uma speed em Outubro e não me arrependo. Asfalto é o que não falta aqui e a sensação de andar 100Km num dia é muito legal. Não tem mato, cachoeira e tals, mas é muito bom. Eu por mim teria MTB e speed mas por enquanto Speed já tá muito bão. Ainda pretendo comprar uma MTB para deixar na casa dos meus pais e fazer trilha com meus velhos amigos, mas ainda preciso juntar $. |
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Leandrinho
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Cadastrado em: 16 Nov 2009 São Paulo-SP Offline Mensagens:1910 |
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Eu particularmente não gosto de andar na cidade pois acho que judia demais do equipamento, porém não vejo maiores problemas, e as dificuldades você contornará com tempo e experiência.
Porém, de início, talvez você encontrará algumas dificuldades como:
1º pelo pedal, ter que clipar e desclipar a cada parada no farol é um saco;
2º pela posição, um tanto incômoda;
3º pelos freios, que diante de uma mountain, são deficientes;
4º pelo conjunto de pneus e rodas, que em um vacilo você manda tudo pro espaço.
Mas é como eu falei, é tudo questão de costume.
Abraço! Editado por Leandrinho - 13 Fev 2011 as 17:16 |
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ninocoutinho
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Cadastrado em: 08 Jul 2010 Itabira - MG Offline Mensagens:1612 |
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Sobre experimentar uma speed, se vc é de Brasília, mesmo, eu sei que tem um grupo de pedal noturno que pedala TODO santo dia (ou melhor, santa noite!) de segunda a sexta, cada dia um tipo de pedalada (mais ou menos longa, mais ou menos pesada, etc), se não me engano na segunda é o mais light, na quinta o mais pesado. Sei q tem segundas que tem um número bem grande de ciclistas, pq não num pedal como esses ir com sua MTB e pedir pra experimentar as speeds de alguns?
Tenho certeza que a maioria te ajudaria, principalmente pq em Brasília deve ser bem melhor andar numa speed do que numa mtb mesmo q adaptada pro asfalto.
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Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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Cebo
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Cadastrado em: 25 Fev 2009 São Paulo Offline Mensagens:7206 |
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Mas ai também existem equipamentos e equipamentos. Colocar um jogo de rodas ultra leves pra rodar na cidade é roubada mesmo. Agora, com componentes mais robustos dá pra encarar de boa. |
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Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
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poneis
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Cadastrado em: 09 Abr 2009 São Paulo - SP Offline Mensagens:4183 |
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eu uso pedais spd, guidão mais alto, aros de 32 raios e assim fica ótima para pedalar na cidade. Se sempre tivesse um lugar seguro para estacionar, só andava com a bike de estrada. A sensaçào de voar no asfalto com uma dessas é única.
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Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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fabioguga
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Restrito Cadastrado em: 11 Nov 2010 São Paulo Offline Mensagens:167 |
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Cara eu tbm comprei minha primeira speed sem andar numa antes pra testar e não volto pra MTB. Ando 100% na cidade, nas ruas bem esburacadas de SP e andando com certa cautela a bike aguenta tranquilamente, o importante é pneu sempre calibrado pois murcho é furo na certa pq morde a câmara, os pneus estando bem calibrados não furam com facilidade e os aros que geralmente são de parede dupla tbm aguentam sem empenar.. quem acaba segurando a bronca dos buracos são os raios que pedem aperto de vez em quando. A desenvoltura e desempenho frente as MTB é inquestionável, vc passa por elas voando.. tá certo que o fato de ter que ficar clipando e desclipando toda hora é ruim mas vai de costume e vc pode usar um pedal convencional no inicio.. Uso a bike pra ir pro trampo todos os dias, faço 13km de ida e 13 de volta e mesmo parando pra atravessar avenidas, em farois, buracos faço em cerca de 30 minutos cada trajeto (de carro faço em 25 minutos..), se fosse de MTB gastaria bem mais tempo. A velocidade que as speeds desenvolvem te dão segurança pra andar em meio aos carros, e a cada ladeira vc vai adorar os pneus fininhos.
De speed vc passa todo mundo e ninguém te passa!! (só outras speed, rsrs)
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Zo
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Cadastrado em: 24 Abr 2009 São Paulo Offline Mensagens:8496 |
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Tem uma terceira opção... Monte uma híbrida... quadro MTB com aro700. Vc vai economizar uma boa grana usando muitas coisas da sua MTB. Editado por Zo - 13 Fev 2011 as 18:25 |
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Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.
https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl |
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omegared1
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Cadastrado em: 11 Jan 2010 SP Offline Mensagens:1220 |
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Eu ia pro trabalho todo dia cerca de 14 km ida e volta de speed, e nunca quebrou nada por andar em ruas esburacadas, quebrou porque fui "atropelado"pela ignorancia de um caminhoneiro, mais ai qualquer bike vai pro espaço. Fora isso, aguenta tanto tranco quanto uma Mtb, guardada as proporções
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satoshi
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Cadastrado em: 19 Ago 2005 Campinas - SP Offline Mensagens:8206 |
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Também concordo com isso. O orçamento é menor e fica mais versátil que uma road pura.
Já tive uma speed (Caloi Sprint), era boa pra treinar durante a semana, para os finais de semana eu encarar melhor as trilhas. Precisei vender a speed, mas não sinto falta dela. Voltei pra minha velha MTB de aço e botei pneus 1.5 nela, treino e rodo na cidade sem problemas. Ainda mais que aqui tem umas subidas chatas que eu detestava subir de speed (muita força, tive até que colocar um pedivela compacto e cassete com mais dentes). De MTB vc coloca uma 22x28 e sobe sem suar muito e as peças são mais acessíveis.
Speed é bom (e se justifica) para quem quer levar treinamento a sério, se bitolar em métodos e livros. Por enquanto, não se criou por aqui a cultura das bikes híbridas. Ou é 8 ou 80.
Mas... se vc nunca experimentou uma speed, não saberá se é realmente isso que quer ou não.
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"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan |
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otaviov8
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Cadastrado em: 20 Abr 2009 Ibitinga-SP Offline Mensagens:381 |
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Quanto ao pessoal que fala de usar clip mesmo em bike pro dia a dia:
www.dzrshoes.com Tô pensando em mandar vir um pra mim.
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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Uso uma híbrida no dia-a-dia (e até nos treinos até adquirir a nova speed). É o melhor dos dois mundos, velocidade e robustez. Uso pneus 700x28 com relação de speed (50/34 - 11/27).
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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CID21
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Cadastrado em: 27 Nov 2008 João Pessoa Offline Mensagens:1675 |
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Vodoo, quais são os freios e passadores que vc esta usando????
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04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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O dianteiro é uma ferradura Tektro R556 de braço extra longo (55-73 mm). O traseiro é um BR-R600, um modelo equivalente ao Ultegra mas com braço mais longo (39-57 mm). O Tektro comprei no Ebay e o R600 no Jamur. O trocador traseiro é um Deore M590 de 9v. Ele está com problemas nas trocas e já encomendei um XT-770 para substituir. O trocador dianteiro é específico para speed com flatbar, modelo SL-R440. Ele trabalha com até 3 coroas e possui trim, aquele ajuste fino entre as posições indexadas. É imprescindível para uso com duas coroas, já que possibilita o cruzamento de relação para otimizar o uso das relações de marcha. Comprei na CR, por $12. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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Cebo
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Cadastrado em: 25 Fev 2009 São Paulo Offline Mensagens:7206 |
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Voodoo, o chainline não fica ruim usando coroa de speed em quadro de mtb?
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Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html |
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Wilson XI
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Cadastrado em: 02 Nov 2009 São Paulo Offline Mensagens:1075 |
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Bom, do meu ponto de vista, tem uns asfaltos cheios de buracos e protuberâncias em certos lugares de São Paulo em que uma MTB vai melhor que uma speed. Até uso a estradeira para ir e voltar dos "treinos", mas é incômodo mesmo. Se o trajeto for majoritariamente desse tipo, não sei se insistiria numa speed, pelo menos numa configurada para corrida em estrada.
Concordo que esse negócio de engatar/desengatar toda vez que tiver que parar é irritante, principalmente em pedais do tipo Look (além do que desgasta os tacos mais rapidamente). Nos SPD, para mim é mais tranquilo, tenho até guardado uma sapatilha para estrada que aceita SPD, só falta selecionar um pedal com, como dizem, uma boa plataforma. Por outro lado, tem gente que consegue ficar se equilibrando nos semáforos tempo o suficiente (dbiker). Pensei em montar uma híbrida, até guardei um quadro/garfo MTB de cromoly, mas, no final, era mesmo grande para mim; ia colocar um guidão com "drop" e pneus 26x1.0 ou 26x1.2; coloquei rodas 700 por curiosidade e até que ficou visualmente interessante. Se der, talvez tente pneus 700x28 ou maior (se couberem) para sentir o comportamento. |
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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Não, pelo contrário. Posso usar 8 marchas com a coroinha e 7 com o coroão, sem cruzamento excessivo de corrente. Mas isso depende da combinação adequada de pedivela e movimento central, eu uso um pedivela Most com movimento central BB-UN73 de 107 mm. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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Cebo
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Cadastrado em: 25 Fev 2009 São Paulo Offline Mensagens:7206 |
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Então. Me preocupa justamente ter que usar um central mais longo pra coroa não raspar.
Quanto ao clipa-desclipa no farol: ou usa um SPD de MTB ou aprende a ficar parado sem desclipar. Eu fico um tempo e, quando percebo que vou cair, dou pulinhos no mesmo lugar estilo trial. |
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Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
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lgalicki
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Quanto ao pedivela de speed num quadro de mountain bike:
Eu tenho uma híbrida com rodas 26, quadro de MTB e pedivela de speed. É necessário escolher o movimento central a dedo, pois a coroa passa bem perto do chainstay, e pode acontecer de a coroa maior pegar no quadro em momentos nos quais imprimo mais força. O quadro da minha está todo ferrado nesta área. O interessante é que nunca percebi a coroa raspando enquanto estava pedalando, só fui ver os ralados mais tarde. |
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O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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Voodoo
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Vai depender do pedivela. O Most que uso precisa de um central bem curto para ficar ajustado, o de 107 poderia ser até menor para ficar perfeito. Os Shimano ficam mais para dentro e talvez necessitem de um central com eixo mais longo. Eu desisti há tempos de usar pedal de estrada na cidade. O pedal de MTB permite conexão instantânea e a desclipagem é mais tranquila também. Amenizei a sensação de pé solto com um taco de zero float, que fica fixo no pedal. Editado por Voodoo - 14 Fev 2011 as 16:17 |
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PauloR2
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Rafael Costa
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1) Clipar e desclipar? Por que não usar pedal comum? 2) Questão de costume, eu acho. Eu não vou usar a bicicleta como meio de transporte, então isso facilita um pouco 3) essa diferença é sensível mesmo a um usuário recreativo? 4) essa é a sensação que eu falei sobre "fragilidade", mas parece que tem gente aí que abusa um pouquinho das bikes e não tiveram problemas. A que nível/intensidade de vacilo você se refere? Mais duas dúvidas, se não for abusar muito da boa vontade de vocês: 1) Peso. Tenho uma caloi SK e lá no manual dela diz que usuários acima de 100Kg precisariam providenciar alguns reforços em alguns componentes. Bem, eu tenho hoje 88kg, e minha meta ideal é chegar aos 80kg daqui a pouco. Bem, são 20kg abaixo do limite que a caloi estipulou. Tranquilo comprar a caloi sprint nessa "proximidade" do limite? Ou isso é suficientemente folgado? 2) Caloi Sprint. Pro meu uso recreativo vocês acham que essa bicicleta atende bem? Não quero saber de componentes fajutos nem de bicicletas sofisticadas voltadas para competições e treinos sérios. Posso conviver com uma bicicleta "simples", mas que tenha uma qualidade decente. O que vocês acham dessa opção? Sugerem outra? Apoiam? Obrigado |
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Rafael Costa
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Item 1 de novo: E o tal do firma pé? Vocês recomendariam pra esse tipo de utilização da bike? Eu só fico receoso de me enrolar pra soltar e me espatifar no chão. O que vocês têm a dizer sobre suas experiências com essas coisas?
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lgalicki
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Fuja do firma-pé. Desde que comecei a andar com os pés presos aos pedais, há cerca de cinco anos, caí só uma vez, que foi quando eu estava usando firma-pé, no início destes mesmo cinco anos de "vida ciclistica".
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O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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Fly
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Cadastrado em: 27 Jan 2009 Içara Offline Mensagens:4517 |
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num diga uma cosia dessas....é igual dizer que nunca mais furou pneu.... no creio em bruxas..mas... |
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Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
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Voodoo
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Amanhã acompanhem o relato emocionante do segundo tombo do Galicki. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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lgalicki
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Cadastrado em: 13 Dez 2005 Banido Offline Mensagens:8255 |
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Puuuuuuuuuuuuuuuuttttttzzzzzzz! Nem me toquei disso!!
Será que se eu ficar uma semana sem pedalar a força oculta que irá me derrubar perde forças? |
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O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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Rafael Costa
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acho que não perceberam minhas perguntas...
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mcampos
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Cadastrado em: 11 Out 2010 Offline Mensagens:37 |
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Pegando carona no tópico do Rafael Costa, sou ciclista de MTB e estou na mesma duvida = querendo passar para um speed. Me falaram que a Specialized Roubaix ajuda muito esta transição, devido ao enxertos de "Zertz?", geometria do quadro e sua composição de carbono. Como o preço da Roubaix não é baixo, existe um boa gama de bicletas para pensar. Comprei a revista "Go Outside" que tem teste de muitas bikes de speed, triathlon e contra relógio. Existem muitas opções para quase todas as faixas de preço. Outra bike nesta faixa (até mais leve) pode ser muiro dura, fazer vc sofrer tanto? Opiniões? agradeço as dicas para não fazer $$ besteira.
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apoloesminteu
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Cadastrado em: 14 Mar 2010 centro - SP Offline Mensagens:1039 |
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Velho, esse limite de peso é algo pra galera ter um parâmetro apenas... eu, que tenho uns 90-95kg, fico com o cú na mão de andar em bikes de entrada da caloi! O troço todo é muito vagabundo, não serve nem pra dar um rolê em ciclovia, imagina andar com uma bomba dessas no meio dos carros? Sobre a sprint, vc tem que lembrar que ela é uma bike de entrada, mas é uma speed de entrada, os componentes de speed, mesmo a linha mais básica, é muuuito superior a linha mais básica de mtb, no caso de peças da shimano. Então vai tranquilho, a sprint aguenta o tranco tranquilamente, vc que está com uma SK, vai sentir muuuita, mas muuuuita diferença! Sobre os freios, ai sim o bicho pega... freios de speed são bem mais lerdos, vc tem que se acostumar com isso. Eu ganhei umas bolhas nas mãos por causa disso, eu apertava demais o manete na nóia de que isso faria a bike parar mais rápido! kkk Portanto, use luvas! rs Quanto a fragilidade, é relativo... vc tem que tomar mais cuidado com buracos e objetos na pista, não dá pra ficar pulando da calçada pra rua o tempo todo (acho que até dá, mas eu não arrisco), etc.. Mas te falo uma coisa, pelo ganho de desempenho que vc tem, vale a pena tomar mais cuidado e andar de speed por ai! |
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Fernando Fontatto
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Cadastrado em: 19 Fev 2011 Maringá / PR Offline Mensagens:30 |
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Eu estou migrando do MTB para o ciclismo de estrada,a unica vez em que eu andei numa speed foi numa Caloi 10,achei muito foda o sistema de troca de marchas com o joelho , espero me adaptar a essa nova modalidade.
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Viva o Giro Leve da Vida.
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ivanortega
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Cadastrado em: 12 Mar 2009 Campinas - SP Offline Mensagens:539 |
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fernando esse sistema de troca de alavancas é ruim mesmo, mas hj pegando uma bike com sora a troca fica muito facil e é mais seguro.
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DrHide
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Cadastrado em: 09 Nov 2008 São Paulo Offline Mensagens:653 |
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Pela minha experiência em uso urbano acho perigoso usar pedal clip seja o tipo q for ou firma pé, tanto faz se a bici é road ou mtb, acho bem mais seguro o pedal convencional. Em transito sempre tem algum mané q vai te dar um susto, por o pé n o chão rapidinho e sem pensar acontece mto... preso ao pedal complica um pouco. |
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apoloesminteu
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Cadastrado em: 14 Mar 2010 centro - SP Offline Mensagens:1039 |
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Como o Ivan disse, um STI é muito bom e tranquilo para fazer as mudanças de marcha. Esse sistema de troca com o joelho é mesmo uma porcaria... se o bolso não suporta um STI (que é algo caro) o esquema é botar aqueles trocadores de downtube, que são fixados no quadro. Eles são baratos e extremamente confiáveis! Eu tenho esses passadores na minha speed (a bicha é antiga) e não tenho nada a reclamar... |
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lgalicki
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Cadastrado em: 13 Dez 2005 Banido Offline Mensagens:8255 |
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Por outro lado, pedalo há cinco anos na cidade, praticamente todo o dia, como meio de transporte, e sempre estou com o pé fixo aos pedais. Na minha bike de transporte, uso pedais de encaixe de MTB por serem mais fáceis de clipar e desclipar pelo fato de ambos os lados casarem com o taquinho. Me sinto completamente inseguro com pedais de plataforma. Tenho a impressão de que muito do controle que exerço sobre a bike fica comprometido. |
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O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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Alessandro_sp
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Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
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Opa, a pergunta não foi pra mim mas se não se incomodar, contribuo com o que posso: 1) Pedal comum é bom até você experimentar o controle e a eficiência do sistema clipless e das sapatilhas. Estendendo um pouco, firma pé também é bom (me desculpem os que caíram, mas eu fazia até trilha com firma pés e nunca levei um tombo por causa disso. É só não arrochar as correias além da conta). Mas a única vantagem do firma pé é o preço irrisório. Isso posto, para uso constante na cidade, como meio de transporte, não recomendaria nenhum dos dois sistemas. Para transporte e uso recreacional leve, acho que o pedal de plataforma de boa qualidade é a melhor pedida. Se quiser treinar mais a sério, vá direto para o sistema clipless + sapatilhas. Vale mais a pena economizar e partir direto pra ele. 2) Realmente a posição, acostuma-se. Mas você sempre pode escolher um setup menos agressivo e mais confortável para amenizar o sofrimento. 3) A diferença não está nos freios e em sua eficiência, mas na aderência dos pneus de speed. Com freios corretamente regulados, você trava as rodas com facilidade, o que na grande maioria das situações é indesejável. Com o tempo e a prática se aprende a tirar o máximo do sistema, mas cabe lembrar que em UMA travada forte você pode até mesmo estragar um pneu mais delicado. Isso é muito, muito difícil de acontecer com pneus mais largos. 4) Um vacilo do tipo acertar um tachão ou refletor de estrada, pular uma guia de maneira desajeitada, ou mesmo atingir um buraco mais profundo. Coisas que numa MTB ou numa híbrida com pneus maiores você nem tomaria conhecimento. Outro dia peguei uma rua de paralelepípedos com minha speed e o pneu levou um beliscão ao passar por um espaço um pouco maior entre dois blocos, chegando a arranhar o aro. Por sorte não passou disso. Por outro lado, já fui gentilmente convidado por um caminhão a sair da estrada, num local sem acostamento e a 50 por hora com minha híbrida, e apesar de ter que me jogar numa espécie de depósito de pedras (do tamanho de bolas de ping pong ou maiores) não tive problema algum, fora a dificuldade de controle - que era esperada. Speed não é de porcelana, mas também não dá pra andar nela como se anda numa MTB, passando com um trator por cima de tudo. Com o tempo você se habitua e passa a pilotar de modo mais cuidadoso, e o lado positivo é que isso reflete na maneira com que você conduz outras bikes. Sobre o peso, tenho 90kg e uso uma Sprint. Vem aguentando muito bem. Quando comprei tinha mais de 94kg, então acho que se há algum limite, passei longe dele. E a Sprint é honesta, com componentes básicos mas fortes e que desempenham sua função perfeitamente. Como QUALQUER componente, deve estar bem regulado e bem mantido. O maior problema é o peso, e o melhor benefício é o preço. Em termos de custo x benefício para uma bike de entrada, é uma ótima opção. Melhor que isso só se você procurar usada, caso em que pode encontrar por valores ainda mais atrativos. Por ser uma bike de entrada é comum ser vendida por quem troca por outra superior, geralmente com pouco uso e com um bom desconto. |
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On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb) |
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