Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Specialized Stumpjumper 1982
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Specialized Stumpjumper 1982

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Specialized Stumpjumper 1982
    Postado: 22 Mar 2009 as 19:04
Duas de 1982:
 
A edição Team de 1985:
Detalhe que até hoje não entendi o que, na verdade pra que, serve esse canote com essa mola atrás.
 
E uma Ritchey Palo Alto de 1981 para vocês terem um referencial e julgarem o primeiro caso de plágio de que se tem notícia no mundo do mountain bike:
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
Jassa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2006
Limeira SP
Offline
Mensagens:3974
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jassa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2009 as 19:15
 
 
    Naquela época, dizer que um quadro é plágio é um pouco complicado, todos os quadros tinham a mesma dimensão e formato, porque foram puxados das bikes Speed, existiam muitas caracteristicas singulares em cada fabricante que determinavam as suas diferenças.
 
    Eu posso colocar aqui umas 10 marcas da época em que vc vai dizer que são todas iguais, mas não existiam muitas diferenças entre elas e sim a predileção pelo construtor, essa referida singularidade conhecida, aconteceu na introdução do alumínio (salvo é claro os projetos excentricos).
 
 
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2009 as 22:20
Originalmente postado por Jassa Jassa escreveu:

 
 
    Naquela época, dizer que um quadro é plágio é um pouco complicado, todos os quadros tinham a mesma dimensão e formato, porque foram puxados das bikes Speed, existiam muitas caracteristicas singulares em cada fabricante que determinavam as suas diferenças.
 
 
Pois é! Sejam bem vindos a 1ª controversia (minto: a 2ª grande controversia, a 1ª fica por conta de quem inventou o mtb) no mundo do ciclismo off-road. Também acho que naquela época as semelhanças se dão mais pelo pouco tempo que o esporte tinha, do que por outros fatores. Mas você sabe como é boato, as vezes o cara da Specialized até contratou o Tom Ritchey para projetar a linha Stumpjumper e o pessoal fica dissendo que é plágio. Acho que só os dois podem esclarecer isso mesmo.
Mas o interessante mesmo é ver a evolução que a linha Stumpjumper deu da década de 80 já para o início da de 90.
Acho que essa aí é a Top Stumpjumper FS 1992:

Aqui uma Stumjumper 92, 93:
Fez jus ao nome. Apesar de ainda não ser feita com o famoso Metal Matrix (ou já eram feitas?) dá até pra notar que já tinha gancheira sustituível num padrão que se seguiria durante vários anos.
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
Jassa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2006
Limeira SP
Offline
Mensagens:3974
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jassa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2009 as 02:08
 
    Ainda não sei onde vc viu plágio, temos duas bikes de tamanho de quadro diferentes com todas as caracteristicas do fabricante preservadas, e essas bikes eram todas de cromoly. Confused
 
    As gancheiras nessa época eram incorporadas no quadro, não eram removíveis, as diferenças são tão sutis que não considero plágio. O que aconteceu, foi a migração de sua fabricação para o continente asiático, mas isso não quer dizer nada, porque todas seguem a um padrão de qualidade exigida pelo fabricante.
 
    Eu acho que está havendo algum engano André, TODAS AS BIKES DESSA ÉPOCA (final dos anos 80 e início dos anos 90), tinham o mesmo formato (com raras exceções), cada um tinha uma particularidade e no começo muito foi corrigido e aperfeiçoado e fica muito difícil apontar plágio.
 
    Como vc deduziu isso ?  Confused
 
 
 
 
 
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2009 as 13:58
Não houve plágio, não houve pirataria. O Sinyard contratou o Ritchey para fazer 10 quadros para ele levar pro Japão e fabricar em linha. Daí nasceu a Stumpjumper. O Ritchey sabia, todo mundo sabia, nada foi feito por baixo dos panos.

Editado por Alex SP - 06 Abr 2009 as 14:00
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Cesar_cwb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jan 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cesar_cwb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2009 as 00:19
Originalmente postado por André Santos André Santos escreveu:


 
A edição Team de 1985:
Detalhe que até hoje não entendi o que, na verdade pra que, serve esse canote com essa mola atrás.
 

Interessante essa com o freio traseiro perto das coroas, dá impressão que ela não tem freio traseiro. O quadro é bem parecido com as Aspen antigas da Caloi.
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2009 as 13:43
Originalmente postado por Jassa Jassa escreveu:

 
    Ainda não sei onde vc viu plágio, temos duas bikes de tamanho de quadro diferentes com todas as caracteristicas do fabricante preservadas, e essas bikes eram todas de cromoly. Confused
 
    As gancheiras nessa época eram incorporadas no quadro, não eram removíveis, as diferenças são tão sutis que não considero plágio. O que aconteceu, foi a migração de sua fabricação para o continente asiático, mas isso não quer dizer nada, porque todas seguem a um padrão de qualidade exigida pelo fabricante.
 
    Eu acho que está havendo algum engano André, TODAS AS BIKES DESSA ÉPOCA (final dos anos 80 e início dos anos 90), tinham o mesmo formato (com raras exceções), cada um tinha uma particularidade e no começo muito foi corrigido e aperfeiçoado e fica muito difícil apontar plágio.
 
    Como vc deduziu isso ?  Confused
 
 
 
 
 
 
Não sou eu que digo que houve, ou não. Particularmente eu nem sabia que a Stumpjumper remontava aos idos de 1980 a mais antiga que cheguei a ver antes dessa boataria toda foram aqueles quadros de um lote problemático, acho que de 1994, que vieram pra cá com o número de série raspado.
 
Só escrevi o que já li, ou chegou aos meus ouvidos.
 
Porquê quando começou essa onda de ... (só pra não criar polêmica) os defensores da ... aproveitavam deste fato (o Sinyard contratar o Ritchey para projetar) como motivo para justificar o injustificavel que a ... estava fazendo descaradamente com os quadros Scott, Schwinn, GT e até mesmo Spz.
Nos entendemos agora!?
Thumbs Up


Editado por André Santos - 10 Abr 2009 as 13:44
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X