Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Specialized Epic: Alumínio ou Carbon ???
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Specialized Epic: Alumínio ou Carbon ???

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
barjabike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
Brasília
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar barjabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Specialized Epic: Alumínio ou Carbon ???
    Postado: 02 Fev 2011 as 18:41
Olá Pessoal,
 
Vou migrar para uma bike full suspension (cross-country).
Dentre as opções no mercado e preço, estou decidido pela Specialized Epic Comp, por sua geometria, qualidade, garantia, e claro que também pelo amortecedor traseiro inteligente.
 
Pelo preço, há duas opções: alumínio (R$ 8.900,00) ou carbono (R$ 12.500,00)
 
A dúvida é a seguinte: a de carbono sem dúvida é melhor, mas será que com a diferença de valor não dá pra fazer um UP pra de alumínio ficar melhor? Por exemplo, colocando umas rodas top (as originais não são leves).
 
Valeu!
 
 
Voltar ao Topo
Absalon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2009
Juiz de Fora/MG
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Absalon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 18:50
Eu preferiria pegar a de carbono de uma vez, é um up a menos que vc terá que se preocupar..........






Voltar ao Topo
barjabike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
Brasília
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar barjabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 18:52
Galera, só pra ficar mais claro: as peças são praticamente as mesmas nas duas bikes, o que muda mesmo é o quadro, que na mais cara é de carbono com triângulo tras. em alumínio.
Voltar ao Topo
barjabike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
Brasília
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar barjabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 18:55
Como exemplo: a alumínio com rodas crossmax SLR fica com o mesmo peso e também mesmo preço da bike de carbono. Ocorre que o alívio de peso nas rodas é mais interessante que o peso bruto total.
Voltar ao Topo
Absalon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2009
Juiz de Fora/MG
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Absalon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 18:58
Tb é uma opção muito interessante a troca das rodas, mas será que num futuro próximo vc não irá querer trocar o quadro de alu. pelo de carbono, se a resposta for não compre a de alumínio!






Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 19:14
Originalmente postado por barjabike barjabike escreveu:

Como exemplo: a alumínio com rodas crossmax SLR fica com o mesmo peso e também mesmo preço da bike de carbono. Ocorre que o alívio de peso nas rodas é mais interessante que o peso bruto total.
eu voto nessa opção!
ainda vejo quadros de carbono com certa desconfiança,já vi varios trincarem por impactos que no caso do aluminio fica apenas um leve amassado,um colega daqui comprou um giant de carbono e numa queda ele trincou e lascou no seat stay,ficando inviavél de usar,o colega voltou pro aluminio.
ainda vai demorar muito pra eu aderir ao carbono...
toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 19:43
o quadro de carbono da SPZ tem garantia eterna..    não precisa se preocupar com possiveis danos numa queda.
 
e nesse nivel de quadro..   se o carbono chegar a trincar..   o aluminio tb teria trincado ou mesmo quebrado.
 
 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
RICARDAO DA MAZZEI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2008
SAO PAULO - SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RICARDAO DA MAZZEI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 21:20
Acredito que a garantia nao cubra pancada , eu tenho uma epic full de aluminio e curto muito , puta foguete .
Voltar ao Topo
arnóbio lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Set 2008
campos - rj
Offline
Mensagens:709
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arnóbio lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 22:35

A garantia da SPZ e eterna, mas tb não sei dizer se cobriria quebra por pancadas, agora quebra por quebra, sou da opnião do Royo, se um quadro SPZ com a qualidade do carbono que tem levar uma pancada que o quebre, pode ter certeza que o de aluminio sofreria um dano muito maior, e se a garantia não cobrir, vc ficaria na mão do mesmo jeito, por isso no seu lugar tendo condições($$$) eu pegaria a de carbono, quadro é a alma da bike, eu penso que, se vc quer comprar uma bike intermediaria e depois torná-la top, começe logo pelo quadro, rodas leves e rígidas são super importantes tb, mais são mais fáceis de vc adquirir depois.

Um abraço e boa escolha!
Voltar ao Topo
biaggio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2009
Interior/SP
Offline
Mensagens:520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar biaggio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2011 as 22:54
Pancada = Mal uso e não existe garantia pra isso, pois aí é só meter uma barra de ferro quebrar o quadro e pegar uma nova.
Voltar ao Topo
Novak Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Ago 2009
Londrina - Pr.
Offline
Mensagens:432
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Novak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2011 as 01:38
minha opnião particular, quanto ao medo do carbono vc não precisa ter , o material ja esta mais que aprovado para uso de bike e é tão bom quanto ao aluminio , a diferença de peso do quadro da epic aluminio para a epic carbon é pouca , portanto eu pegaria a de aluminio e faria um up , ou ja pegaria a acima da comp , como  a elite por exemplo.

eu possuo uma epic comp aluminio 2010, ja te adianto e xc puro , uma hardtail que amortece

boa sorte na compra t +
Voltar ao Topo
Rodrigo Dutra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mai 2009
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo Dutra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2011 as 01:56

Eu ficaria com a de alumínio. Segundo a revista Bike Action, a diferença de peso entre os dois quadros são de míseros 100 gramas! O upgrade de rodas é muito mais interessante.

Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2011 as 02:40
Rapaz, é complicado escolher. Na minha opnião, depende do seu bolso e se você pretende gastar mais no futuro. Acho que vale a pena pegar a carbono, se no futuro for possivel upar a mesma, deixando igual ou superior a de aluminio com up. Porque entre a Aluminio com rodas top e a carbono com os mesmo componentes da alu sem up, eu ficaria com a alu com up.
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2011 as 12:21
Na minha opnião, alum com up vale mais, pois o outro qudro tb tem alum na parte traseira.....se já fosse paro o S-works aí mudaria o jogo. Com a diferença de preço dá pra montar roda ZTR mais leve e confiável tanto quanto Crossmax, com outros componentes mais tops e tirar quase 1kg só de peso em relação a outra bike.
Voltar ao Topo
Henrique-MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2010
Rondonópolis
Offline
Mensagens:291
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique-MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2011 as 13:04
Eu estava na  mesma dúvida sua a alguns dias. Acabei optando pela de alumínio. Seria mais negócio mesmo se for pegar de carbono ficar com a Epic Expert carbon, pois vem com componentes muito melhores que a Comp Carbon por um preço de R$14.500. Como eu não tenho tanta grana sobrando pra investir na bike, resolvi pegar a de alumínio mesmo. Ou seja, na minha opinião se for pegar carbono, pega logo uma Top pra depois não ficar gastando dinheiro com Upgrades de componentes. 
Valeu
Specialized Epic Comp 2011
Voltar ao Topo
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2011 as 13:09
Eu também iria na de  alumínio.

Abração
Voltar ao Topo
barjabike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
Brasília
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar barjabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2011 as 23:46
Fica difícil escolher, ainda mais que a SPZ não divulga os pesos. Pesei na loja a Epic alumínio, deu 11,92 kg.
Outra dificuldade é encontrar as bikes, aqui em Brasília por exemplo, de todas as revendas, apenas há uma de alumínio numa loja, e carbono nem pensar, falam em entregar somente em julho. Difícil de acreditar, um 6 meses sem bicicleta spz no Brasil!
Voltar ao Topo
Henrique-MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2010
Rondonópolis
Offline
Mensagens:291
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique-MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2011 as 00:23
EU estou a 4 meses esperando a minha Epic Comp, semana que vem a minha chegará na loja.
Se eu fosse você pegaria logo essa de alumínio antes que vc acabe ficando mais 6 meses esperando pela carbon.
Specialized Epic Comp 2011
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2011 as 00:26
Quase 4K a mais pela de carbono é foda, eu não pagaria isso. É como dizer que o quadro de carbono custa o preço do quadro de alumínio + 4K, ABSURDO.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
SSampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2008
Uberlândia - MG
Offline
Mensagens:1557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SSampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2011 as 11:36
Eu também acho que o quadro de alumínio é mais negócio. Se pelo menos o de carbono fosse todo de carbono tudo bem, mas sendo a traseira de alumínio aí fica difícil pagar essa diferença. Vai de alumínio mesmo e com a diferença monte umas rodas com aros ZTR/cubos Tune/raios Sapim, que Vai ficar show de bola.
Negociação 100%: nickves,danik,zxr250,RICARDAO DA MAZZEI,jack_live,clarcker,Poncioh,Yurininja,EricPontes,Massau,Vrossi,ediavelar,crmendesme,gladiator25,rafa0800,fdalmeida
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2011 as 11:50
se for comparar o preço do quadro separado..   acho q não fique muito longe dos 4K de diferença não.. 
 
o quadro de aluminio acho q sai na faixa de 6000..    o de carbono só tem o S-works pra venda separada..   ai é mais de 10000 facil.. 
 
o quadro de carbono não deve ser avaliado só pela diferença de peso..   mas tb pela maior rigidez..  pois usa caixa de centro diferente e tubos com diametros maiores tb..   isso deixa o tringulo dianteiro muito mais rigido... com isso a transferencia de energia do pedal pra roda é melhor aproveitada.. e a bike vai torcer menos tb.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
barjabike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
Brasília
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar barjabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2011 as 13:41
Galera, agradeço muito as opiniões.
Se fosse pela relação custo X peso, sem dúvida a ALU com rodas top seria a opção.
Mas um comentario me deixou com a pulga atrás da orelha: e se num futuro próximo eu ficar na vontade por um quadro de carbono?
Isso me fez decidir.
Consegui um desconto muito bom na epic comp carbon e minha bike usada foi muito bem avaliada, assim me decidi.
Agora é rezar pra chegar...
Depois conto como foi.
Voltar ao Topo
Gui Marques Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2003
Minas Gerais
Offline
Mensagens:2108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gui Marques Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2011 as 14:40
Eu comprava a de aluminio e usava os 4k de diferença pra ir pedalar em Fruita, Arizona.
Equipamento é passageiro, as memórias de experiências como essa são pra sempre.
 
 
 
 
Singletrack nirvana !
 
 
Gui Marques
Ride it like you stole it
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2011 as 21:39
Originalmente postado por Gui Marques Gui Marques escreveu:

Eu comprava a de aluminio e usava os 4k de diferença pra ir pedalar em Fruita, Arizona.
Equipamento é passageiro, as memórias de experiências como essa são pra sempre.
 
 
 
 
Singletrack nirvana !
 
 
Gui Marques
essa sugestão matou á pau!!!
toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
eduardolourenco Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2007
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardolourenco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2011 as 22:42
Vai de aluminio e gaste o seu R$3600,00 com suspensão, rodas ou transmisão top.

Exemplo: Eu ia comprar as rodas Vzan Everest Carbon depois de consultar seu peso levei de aluminio já que não dava diferença de peso.
Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2011 as 23:35
A questão pra mim não é só o peso mas tb a rigidez e a qualidade de rolagem. Acabei de pegar uma Epic de carbono mas o fiz simplesmente pq consegui um bom negócio, estava podendo e tb pq tenho fetiche pelo material (eu admito).

Mas pra falar a verdade eu pegaria uma FS ou mesmo uma HT de alu fácil, e certamente ficaria satisfeito. Na minha opinião, se preço não é problema o carbono sempre vai compensar pq o material é PHODA. 
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2011 as 23:49
Originalmente postado por Gui Marques Gui Marques escreveu:

Eu comprava a de aluminio e usava os 4k de diferença pra ir pedalar em Fruita, Arizona.
Equipamento é passageiro, as memórias de experiências como essa são pra sempre.
 
 
 
 
Singletrack nirvana !
 
 
Gui Marques


Não acredito!!!! LOL

Agora que eu vi... o Gui de volta ao PEDAL! Legal vc por aqui de novo Gui.

Ainda tá pedalando, animal??

Thumbs Up
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:2210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandreminetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 00:18
Penso o seguinte:
 
Se tem grana pra pagar a mais esses 4k na de carbono, com certeza pode comprar ela. Mas se ainda pensa (nem que seja um milésimo de vez) que poderia economizar 4k, pega a de aluminio.
 
Pode ter certeza que, pra nós, meros mortais da bike, não são 500gr (quando muito) de um quadro de carbono que vão fazer a diferença. Aííí, mas o quadro de carbono absorve vibrações melhor titio: Desencana. Você já tá pegando uma full, não vai ser um quadro de carbono que vai aumentar o conforto (e muito menos o desempenho).
 
Eu, particularmente, tenho outros interesses além de bike, e com certeza esses 4 barões seriam mais bem investidos no meu caso, ou numa camêra DSLR, ou em algum computador legaus. Ou então, pegaria um pouco dessa grana, e já colocaria algo melhor na bike...
 
É só minha opinião, e ninguém precisa acatar.
 
Abraços
Voltar ao Topo
barjabike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
Brasília
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar barjabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 11:53
Com certeza, pelo peso a carbon não vale. Mas consegui aqui um bom desconto, de forma que a carbon saiu "apenas" R$ 2,6 mil a mais. No futuro dá pra tirar parte disso na revenda.
 
Além disso, há a questão da relação, que na carbon é 2x10, e na ALU é 3x10. Fiz um gráfico com as relações e vi que não há ganhos com 3x10, a não ser um número maior de marchas. A relação 2x10 é mais descomplicada e mais leve.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 11:58
3x10 eu não vejo vantagens..    tem mais marchas.. mas a grande maioria vc não vai realmente usar..  pois tem mais marchas repetidas ou muuuito proximas uma da outras..  q na pratica não vão trazer ganho nenhum.. 
 
e se a diferença caiu pra 2,6K..   fez um ótimo negócio pegando o de carbono..   bike mais rigida e mais facil de negociar no futuro caso decida vender.
 
depois posta umas fotos do brinquedo novo.. 
 
Parabens e bons pedais com a nova bike.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 12:58
A de alumínio é mais forte e rígida e se mantem assim por mais tempo.
Tive diversas bikes de carbono e alumínio e prefiro alumínio devido a durabilidade e valor de revenda e por ser grande e pesado e não pegar suave com o equipamento.
Quadros de carbono tem a vida útil de no máximo 4 anos (geralmente quebram antes disto) as de alumínio não possuem vida útil declarada e chegam a durar até mais de uma década. 
Alguns fabricantes colocam limites para o peso do piloto em quadros de carbono, em aluminio isto não existe, outra coisa que a garantia em quadros de carbono para alguns fabricantes é de no máximo 1 a 4 anos as de alumínio no geral são eternas para o primeiro dono (nos melhores fabricantes).
Nem sempre o mais leve é o melhor e mais confiável.
Em caso de revenda vc dificilmente irá revender este quadro após 2 anos de uso por um bom preço, já no de alumínio a desvalorização é menor devido a resistencia e confiabilidade adquirida a décadas.
A desvalorização depende de região para região, no geral quanto mais esclarecido o publico maior é a repulsa em comprar uma bike de carbono usada.
Avalie e pense bem, nem sempre o mais leve é o melhor.
 
OK
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 13:10
A SPZ da garantia eterna pra qualquer quadro.. seja de AL ou Carbono. 
 
e qto a Carbono ser menos rigido que AL..   discordo..   Carbono é um material muito "adaptavel" ..   ele pode ser tanto flexivel qto rigido..  tudo dependo da necessidade do projeto, do tipo de carbono usado, do tipo de laminação e da resina usada.
 
em geral se vc comparar as bikes atuais que tem o mesmo modelo de quadro em aluminio e em Carbono, os quadros de carbno são bem mais rigidos que os de AL...  
 
e na Epic isso é fato.. o quadro de carbono tem maior rigidez que o de aluminio.
 
discordo tb qto ao fato de qto mais esclarecido o publico, maior a repulsa ao ao carbono usado..   o que vejo aqui em SP capital é justamente o contrario..   quem compra bike top e conheçe mais a fundo o assunto..  nem cogita comprar aluminio..   seja ele novo ou usado.
 
e pelo q tenho acompanhado nos classificados..  quadro de carbono vende bem mais rapido que quadro de aluminio.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 15:23

Royão, beleza.

 

VENDA:

Quadro de CA pode vender mais rápido mais a desvalorização é gigante.

Ninguém esclarecido arrisca comprar um quadro de carbono usado sabendo que não terá garantia, já que a mesma é só para o primeiro dono.

Neste quesito os de AL são mais confiáveis (Dificilmente escondem mais fraquezas e falhas estruturais após 1 ou 2 anos de uso).

 

RIGIDEZ:

Já quanto a rigidez os de alumínio são mais inflexíveis e se mantém assim por mais tempo.

Compara qualquer bike de AL com 1 ano de uso a uma de CA com 1 ano de uso e verá que sua teoria é falsa.

As que tive sempre se mostraram mais frágeis e flexíveis que as de AL após só alguns meses.

Pode ser até por que eu sou pesado e não dou folga pro equipamento apesar de fazer as o uso e manutenções adequadamente.

 

APLICAÇÃO DO CARBONO X RESISTENCIA DAS PARTES:  

Fui professor de tecnologias CAD, CAM e CAE por quase 10 anos e o carbono em meus estudos sempre se mostra mais flexível que o alumínio não importando a configuração, resina, processo de fabricação ou trama utilizada (sempre dentro dos mesmos parâmetros de tolerância e de forças aplicadas nos cálculos de objetos finitos).   

Ele pode ser moldado a ser mais resistente ou menos resistente em diferentes partes, mais isto já era e ainda é aplicado (e aprimorado) aos metais por métodos como os hidroform´s ou variação de espessura ou mesmo extrusão a quente ou frio. 

E neste ponto o alumínio está a anos luz do carbono devido a grande pesquisa e aplicação do material já reralizado a décadas. 

 

Mais opinião é opinião e até que o tempo nos mostre que erramos acreditamos que estamos certos não é mesmo.

 

Gosto de carbono, vou montar outra bike de carbono mais se fosse apostar na longevidade e confiabilidade eu iria de alumínio e nunca de carbono.

 

Tenho presenciado um número grande de quadros de marcas famosas como Specialized, Trek, Cannondale e Scott em carbono quebrarem as vezes com menos de um ano de uso.

 

O mesmo ocorre com os de AL mais em uma escala escandalosamente menor apesar de ainda haver mais AL do que carbono.

 

Eu mesmo rachei um quadro de AL Caffeine a cerca de um mês e foi o 2° em mais de 20 anos de pedal.

 

Já os de carbono já tive problemas com pelo menos 4 (apenas ná ultima década).

 

O material CA é interessante mais ainda está longe da confiabilidade do AL.

 

Isto me fez pensar que talvez seja por que quase todo o estudo sério sobre o carbono se dá em partes sujeitas a serem destruídas de forma programada devido a possíbilidade de criar estruturas de matérias compostos de resistências diferentes de acordo com as partes envolvidas.

 

Grande parte dos estudos se deve a indústria automobilística (ex: carenagens, chassis e células de sobrevivência)  e aeronautica (partes a serem mais leves e estruturas complementares de asas).

 

Em quadros o uso e estudos ainda são considerados novos e ao contrario das industrias e aplicações que citei a cima (onde se aproveita o potencial de destruição programada) em bikes queremos é resistência e durabilidade além de baixo peso.

 

A Stork atualmente possui um processo construtivo bastante superior e interessante de quadros mais isto é para outro momento...

 

Até  

 



Editado por dts - 08 Fev 2011 as 15:29
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 15:30
Tem lugar que vc simplesmente não sobe de 2 x 10.
 
OK
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 15:46
DTS.. 
 
não sei quais bikes de carbono vc ja teve..  mas o carbono nas bikes teve uma evolução muito rapida nos ultimos anos..    não só em quadros, mas em outros componentes tb..   guidões , canotes, e etc..   inclusive os guidões da Easton de carbono suportam carga de impacto maior que os de Aluminio e tem o mesmo tempo de garantia dos de aluminio.
 
antes os quadros de carbono tinha pesos iguais ou até maiores q os de AL e eram realmente menos resistentes..     mas isso mudou e bastante nos ultimos anos (menos de 5)  e hj acho dificil um quadro top de carbono ser menos resistente ou menos duravel que um de AL.
 
Muita gente ainda tem receio de usar peças ou quadros de carbono..  o mesmo aconteceu qdo se mudou de cromo pra aluminio..  mas o tempo mostrou que o receio era infundado...  vamos esperar pra ver , mas aposto que o mesmo acontecera com o carbono.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 16:01
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Tem lugar que vc simplesmente não sobe de 2 x 10.
 
OK
qual???
 
pois pela relação de transmissão a diferença não é tão grande assim..   e onde não sobe de 2x10 tb não subiria de 3x9 ou 3x10.
 
ai eu acho q a perna é q determina onde se sobe ou não.   no desafio da mantiqueira do ano passado eu tava de 2x9.. com relação mais leve 26x34..   subi 2ª serra praticamente empurrando a bike por toda subida..    e mesmo se estivesse de 22x36 eu não teria pernas pra subir tudo no pedal..   poderia ter subido uns 200 ou 300m a mais..  mas tb teria empurrado quase toda a serra.
 
ja outros dois amigos meus..  um subiu tudo no pedal.. de 22x34. .mas disse q foi se arrastando pela serra..  andando no mesmo ritmo q outro cara que tb estava empurrando a bike..   e o outro subiu tudo de 29x36...   socando a bota e num ritmo bem mais forte.
 
equipamento ajuda.. mas não faz milagres.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
barjabike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
Brasília
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar barjabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 16:16

Pra acabar com a dúvida entre ALU Vs. CARBON vejam esse artigo aqui, completíssimo, e no final mostra uma tabela com vantagens e desvantagens de cada material (carbon, alu, aço, etc.).

 
O texto é longo mas muito bom de ser lido, pois não enrola, vai direto ao assunto e com informação técnica.
No final, a conclusão: o carbono é tendência e substituirá mais ainda os demais materiais, como aconteceu em outros esportes como nas raquetes de tênis.
 
Pra ficar mais fácil vale o googletranslator.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 16:35
Esse lance de que o quadro amolece depois de um tempo de uso é um dos maiores MITOS que existe no ciclismo. Em plena era da internet, não entendo como ainda se repete esse tipo de coisa como se fosse fato científico... O carbono não amolece, o alumínio não amolece, o aço não amolece. isso é lenda e já foi mais do que comprovado.

Outro fato: um quadro de carbono top sempre será mais leve, mais rígido e mais durável (resistência de longo prazo) do que um similar de alumínio top. É o material mais avançado e mais resistente em proporção ao peso. Em outras palavras, se tivermos dois quadros similares com o mesmo peso o de carbono sempre será mais resistente do que o de alumínio.

Uma batida que detone um quadro ou componente de carbono certamente vai detonar um similar de alumínio. O aço é um pouco mais resistente nesse quesito e o titânio oferece uma excelente resistência à pancadas pontuais, é o melhor material para isso. Mas não existe milagre, e ninguém projeta um quadro ou componente para durar pra sempre e resistir à tudo. Nenhum material é à prova de pancadas. A espessura dos tubos de alu de quadros top é pequena, o material tb se deforma. Tudo depende de como é feita a construção.

Os mitos que se repete hoje sobre o carbono são exatamente os mesmos que se dizia a respeito do alumínio no início da década de 90, quando o alu começou a se popularizar e a substituir o aço como material preferido para fabricação de quadros. Nenhum material é perfeito, mas sem dúvida o carbono chega mais próximo e oferece mais vantagens do que os metais na maioria dos critérios.

E não existe subida impossível de se fazer com 2x10. Estou usando há alguns meses e já peguei de tudo em trilhas, nunca faltou relação em subidas ultra-técnicas e ultra-inclinadas. Na minha opinião o que falta é justamente o contrário: marchas mais pesadas pra girar em descidas.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 17:05
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

Tem lugar que vc simplesmente não sobe de 2 x 10.
 
OK
qual???
 
pois pela relação de transmissão a diferença não é tão grande assim..   e onde não sobe de 2x10 tb não subiria de 3x9 ou 3x10.
 
ai eu acho q a perna é q determina onde se sobe ou não.   no desafio da mantiqueira do ano passado eu tava de 2x9.. com relação mais leve 26x34..   subi 2ª serra praticamente empurrando a bike por toda subida..    e mesmo se estivesse de 22x36 eu não teria pernas pra subir tudo no pedal..   poderia ter subido uns 200 ou 300m a mais..  mas tb teria empurrado quase toda a serra.
 
ja outros dois amigos meus..  um subiu tudo no pedal.. de 22x34. .mas disse q foi se arrastando pela serra..  andando no mesmo ritmo q outro cara que tb estava empurrando a bike..   e o outro subiu tudo de 29x36...   socando a bota e num ritmo bem mais forte.
 
equipamento ajuda.. mas não faz milagres.
A relação das marchas é a mesma com a vantagem de não ter que ficar passando usando os jurássicos câmbios dianteiros para ter todo o "range" de marchas. Usar a coroinha de pedivela de duas coroas com 36 dentes atrás (dependendo da coroa), é o mesmo que usar a corinha de pedivela de 3 coroas com 34... é uma conta simples que se faz para ver isso.
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 17:38
Lá vem outro querendo ser desafiado pelo vale encantado.
 
hehe
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X