| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - SP - Mapeamento ajuda ciclista a escolher rota
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

SP - Mapeamento ajuda ciclista a escolher rota

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
EduardoBR Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 29 Mar 2011
São Paulo - SP
Desconectado
Mensagens:316
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EduardoBR Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: SP - Mapeamento ajuda ciclista a escolher rota
    Enviado: 02 Jun 2011 as 14:48

Mapeamento ajuda ciclista a escolher melhor rota


por

CRISTINA MORENO DE CASTRO de SÃO PAULO


Quem sai de bicicleta em São Paulo da praça Oswaldo Cruz, no Paraíso, em direção à praça Itália, próxima ao largo da Batata, tem dois percursos possíveis: o óbvio e o alternativo.

O óbvio é aquele geralmente usado por quem anda de carro, passando por toda a extensão da avenida Paulista e, depois, da Rebouças.

O alternativo não passa por nenhuma grande avenida e faz um ziguezague dentro dos bairros.

Veja o mapa com os dois trajetos

Esse segundo trajeto é mais seguro para os ciclistas: passa por ruas com menos movimento de veículos pesados, mais planas, também largas e até mais arborizadas.

É a rota que ciclistas experientes costumam escolher, depois de alguma prática.

Foi com isso em mente que o pesquisador do Cebrap Leandro Valverdes idealizou um projeto que já tinha sido pensado por outros ciclistas e que já é adotado em cidades como Nova Iorque: o mapeamento de ciclo-rotas para quem usa a bicicleta como meio de transporte no centro expandido paulistano.

"A chave para pedalar em São Paulo é a escolha dos caminhos, que não coincidem com os caminhos feitos de carro", diz Valverdes.

A jornalista Verônica Mambrini, 28, demorou algumas semanas para ter esse "estalo" quando começou a pedalar para o trabalho, no trajeto Pompeia-Lapa, há quatro anos. No começo, ela ia pela av. Pompeia, passava pelo viaduto da Antártica e seguia pela av. Marquês de São Vicente. Depois, passou a usar apenas as vias dentro do bairro Vila Romana.

"Pelas ciclo-rotas dá para dar uma relaxada, pedalar mais tranquila". Para quem é adepta do movimento "cycle chic", que prefere pedalar com a roupa do trabalho --inclusive salto alto e maquiagem--, tranquilidade é um alvo, que Verônica busca em conversas com amigos mais experientes.

O empresário Eduardo Grigoletto, 33, também gostou da ideia das ciclo-rotas. Hoje ele faz o próprio roteiro com ajuda do Google Maps, mas diz que há caminhos sem alternativas, como o que ele percorria diariamente entre o Planalto Paulista, perto do aeroporto de Congonhas, e o Bom Retiro --passando por avenidas grandes como Jabaquara, Domingos de Moraes, Vergueiro e Tiradentes.

O projeto, financiado pela Secretaria Municipal de Esportes, começou há duas semanas com um levantamento prévio dos polos geradores de viagem da cidade, como escolas, universidades, comércios, equipamentos culturais e estações de metrô.

Na semana que vem, três ciclistas, munidos de GPS, vão percorrer as ruas num trabalho de campo, para traçar os melhores roteiros, considerando o tráfego, a largura das vias, os morros, qualidade do piso, arborização e presença de atrativos culturais. A ideia é que em setembro o mapa já esteja pronto e possa ser usado inclusive pela sinalização da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)

Em 2010, 49 ciclistas morreram em acidentes de trânsito --foram 61 em 2009. 

Fonte:  Folha de São Paulo


Para quem já frequenta o forum há algum tempo, as rotas mais tranquilas não são novidades pois a maioria já deve conhecer os experientes ciclistas poneis e Mig que sempre estão ajudando a galera a se deslocar pela perigosa cidade. Mas sem dúvidas o mapeamento e sinalização dos trechos será de grande valia, e melhor ainda, pode incentivar mais pessoas a usarem a bicicleta como transporte diario, e quanto mais ciclistas melhor para todos.

Voltar para o topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Mar 2010
São Paulo
Desconectado
Mensagens:563
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de DavidGSP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Jun 2011 as 18:32
Já foram criadas várias rotas nesse site:
www.bikemap.net
Voltar para o topo
EduardoBR Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 29 Mar 2011
São Paulo - SP
Desconectado
Mensagens:316
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EduardoBR Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Jun 2011 as 00:27
Originalmente Postado por DavidGSP DavidGSP Escreveu:

Já foram criadas várias rotas nesse site:
www.bikemap.net


Sim, e já me ajudaram muito, as rotas que o poneis e o mig postam pra galera são todas através dele.

 Mas eu espero que a prefeitura crie um sistema que seja baseado no google maps, com definição de ponto de partida e ponto de chegada e geração automatica da melhor rota. E que também sinalizem essas ruas com placas informativas que informem aos motoristas de outros veiculos, para que respeitem e deem preferencia ao ciclista. Acho que já é um começo para a conscientização.
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   


Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.