Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Soul SL 729, melhor configuração: 1X12V ou 2X10V?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Soul SL 729, melhor configuração: 1X12V ou 2X10V?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
wdelfim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2019
Nova Santa Rita
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wdelfim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Soul SL 729, melhor configuração: 1X12V ou 2X10V?
    Postado: 02 Dez 2019 as 12:50
Galera estou estudando opções para trocar minha bicicleta neste final de ano. Iniciei no pedal no início deste ano, estou com uma SL 129 (com 27V Altus) que tem atendido no meu uso recreativo e fez eu pegar gosto por esse esporte.

Como não tenho ambições esportivas, acho que uma bike na faixa de preço de uns 5 ou 6 mil reais irá me atender por um bom tempo. O principal motivo para procurar uma companheira seria a questão do conforto e qualidade dos componentes (mesmo não tendo nada do que reclamar dela, minha bicicleta atual tem uma "suspensão" a mola limitada e um grupo bem de entrada).

Minha região possui muitas estradas de terra, e considerando meu intuito não competitivo, em uma média para um pedal de 40~50 km dá uns 450 m de altimetria. Para trilhas em si, somente faço alguns trechos menos técnicos e mais curtos, pois não sinto confiança na resposta da minha bicicleta, nem tenho experiência e habilidade. Esporadicamente ando em outras cidades próximas, que já é o começo da Serra Gaúcha, me aventurarando em rotas que fecham 1000 m de altimetria (pela questão do nosso avanço no esporte, sempre vamos querendo estender nossos limites).

Nesse ponto me bate aquela dúvida quanto os modelos da Soul SL 729 2020: estou tentado a migrar para uma relação Deore 20V, porém uma configuração com grupo de 12V seria uma opção para um uso mais amplo, fora de competições, ou essa popularização dos grupos de uma coroa se dá mais por questão de estética e "status"? Acho bonito demais o cassete com o cog de 50T, mas tenho um preconceito quanto ao seu real desempenho, também pelo Sram SX ser um grupo mais básico com 11-50T, não tendo o range de 500%.

* Outra diferença a considerar, na versão Sram SX, os freios são os Sram Level, e o preço de R$ 6.020,00. Na versão com Deore, segundo o pouco de informação que encontrei, é um BL-MT 201 (Acera?) e valor de R$ 5.550,00.
Voltar ao Topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 14:30
Cara, essa é uma questão que vc resolve definindo quanto você pedala e qual teu condicionamento. Pelo que você falou, geralmente teus pedais são planos e, esporadicamente, faz mais altimetria... Se você não tem intenção de competir e essas são tuas únicas opções, recomendo ir no Deore 2x10. Esse grupo tem um escalonamento massa tanto para escaladas como para socar a bota nos planões. Eu uso 2x10 e reluto muito em mudar, embora tb ache lindo ver um discão de 50 dentes... Como você bem pontuou, SX é o grupo de entrada dos Eagle, freio TL é sofrível, já o Deore é indestrutível e os freios Shimano são muito superiores aos Sram. Muitos pontos favoráveis à configuração 2x10.
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 14:42
Só lembrando que MT201 é o freio mais de entrada que existe da Shimano. Não tem modelo abaixo dele.

Editado por ghd - 02 Dez 2019 as 14:43
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:02
Eu iria de Deore 20V.
Grupo intermediário (robusto e durável), com o range excelente (528% contra 454% do SX 12v).

Freios? Se os MT200 foram problema, com a diferença de preço, tu faz o upgrade para os freios SLX 7100 (550 pilas no AliExpress - e vendendo os teus ainda reduz essa margem).

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
wdelfim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2019
Nova Santa Rita
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wdelfim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:05
Então amigo, outras opções de marcas e modelos também são bem-vindas (nessa faixa de preço).

Sei que em alguns lugares do Brasil a presença da Soul Cycles é mais fraca, mas aqui por perto é a que mais possui revendas. Mesmo no caso de decidir por comprar alguma outra em lojas pela internet, queria antes dar aquela conferida presencial na geometria, fazer um test ride.

De outras marcas que tenho conhecimento por parte de colegas de pedal, ventilo também a Sense e a Oggi.

Entre elas, por exemplo, comparando com a Sense Impact Pro (com preço sugerido de R$ 5.490,00) também com Deore 20V, percebo uma perca tanto em componentes (RS 30 Silver X RS Recon) quando no acabamento dos quadros. Depois, a Oggi na linha 2020 abaixo da Big Wheel 7.3 com o SX, já caí no modelo 7.2 com um Shimano Alivio 18V.
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:10
O custo de manutenção de um grupo 2x10v é MUITO inferior ao de qualquer grupo 1x12v.
Corrente e cassete, especialmente.
Entendo que é um ponto importante a verificar antes de decidir. 
Voltar ao Topo
wdelfim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2019
Nova Santa Rita
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wdelfim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:29
Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

O custo de manutenção de um grupo 2x10v é MUITO inferior ao de qualquer grupo 1x12v.
Corrente e cassete, especialmente.
Entendo que é um ponto importante a verificar antes de decidir. 

Pois é, toda essa questão de durabilidade, disponibilidade e preço das peças de reposição só me faz pender ainda mais para o lado da Shimano. Já ouvi falar também que câmbio Sram só funciona quando estiver 100% ajustado, fora que mão-de-obra para fazer manutenção é mais cara e restrita.

Quanto ao sistema de freio Shimano MT201* mais básico, penso que essa substituição por um outro melhor, M6000 ou M7100, na casa dos 600 reais, valha a pena.

* Não encontrei nada concreto sobre este ser mesmo o modelo de freio montado nela. Peguei a informação das especificações de um lojista, já que a Soul peca em muito com um site bagunçado e sem o mínimo detalhamento da linha 2020.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:45
Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

O custo de manutenção de um grupo 2x10v é MUITO inferior ao de qualquer grupo 1x12v.
Corrente e cassete, especialmente.
Entendo que é um ponto importante a verificar antes de decidir. 


Posta aí os preços pra vermos se é tão inferior assim. Eu sinceramente tenho minhas dúvidas.

Essa bike é SX mesmo, ctz que não é NX? Pelo menos era NX na 2019.

Eu pessoalmente iria de 1x12, a não ser que o range fosse de fato um problema. Estamos praticamente em 2020, investir em câmbio dianteiro hj acho furada.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 16:13
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 16:15
uso atualmente o sx com mais de 1000 km já, sai de uma relação 3x10 que uso agora 2x10 11-42

sobre preço de manutenção : 150-200 a mais por cassete e corrente (o 11-42 pareceu durar menos que o hg50 11-36, 2000 km já abriu o bico)

sobre range: com 34 equivale na reta, com 32 equivale na subida. Penso que 10-50 com 32 seria o ideal.

vale a pena? para uso recreativo nem tanto, fica quase a mesma bosta, mas para competição e na revenda sim, 12v são as novas aro 29 na minha opinião.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 17:26
Eu estou voltando ao MTB e estou bem tendenciado a ir de 2x10, justamente pelo valor da manutenção do grupo.

Câmbio dianteiro seria retrocesso? Talvez sim. Mas tchê... vamos comparar o seguinte:

Grupo 2x10 Deore XT com um GX Eagle (K7 10-50).

Hj, pesquisando no ML, você encontra um K7 CS-771 (XT) por 300,00, 400,00 pra ser caro.
Um K7 GX Eagle é, no minimo, 700,00. Ahhh, mas tem o K7 11-50... na boa... EU, digo em caixa alta pq é minha opinião, Eu só acho vantagem no Eagle se o K7 for o 10-50. Caso contrário, anda de 1x11 com K7 SunRace 11-46 q tb é mais barato.

Acho muito massa usar 1 coroa (usei na minha MTB antiga, era 1x11). É muito pratico. Mas tendo em vista os valores hoje de K7 e corrente... tá foda! Pega na china! Pode ser... mas tem o inconveniente de esperar um pouco... e o risco da taxa.

Tenho muito colega aqui na cidade que tem evitado de fazer MTB durante a semana pra não ficar gastando corrente e K7... deixando a MTB pra final de semana e, quando o tempo tá bom! Se choveu a semana inteira... fds eh de speed!

Agora... se manter gupo 1x12 não é problema pro bolso do cabloco... super apoio usar! kkkk
atualmente, minha realidade me permite ficar no 2x10 mesmo! Unhappy
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
Gutonobre Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mar 2017
Campo Grande-MS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gutonobre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 17:42
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

O custo de manutenção de um grupo 2x10v é MUITO inferior ao de qualquer grupo 1x12v.
Corrente e cassete, especialmente.
Entendo que é um ponto importante a verificar antes de decidir. 


Posta aí os preços pra vermos se é tão inferior assim. Eu sinceramente tenho minhas dúvidas.

Essa bike é SX mesmo, ctz que não é NX? Pelo menos era NX na 2019.

Eu pessoalmente iria de 1x12, a não ser que o range fosse de fato um problema. Estamos praticamente em 2020, investir em câmbio dianteiro hj acho furada.

E eu aqui querendo ir para o 2x12 XTR pra ter um range ainda maior com coroas 36T-26T.
Voltar ao Topo
Gutonobre Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mar 2017
Campo Grande-MS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gutonobre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 17:43
Originalmente postado por Gutonobre Gutonobre escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

O custo de manutenção de um grupo 2x10v é MUITO inferior ao de qualquer grupo 1x12v.
Corrente e cassete, especialmente.
Entendo que é um ponto importante a verificar antes de decidir. 


Posta aí os preços pra vermos se é tão inferior assim. Eu sinceramente tenho minhas dúvidas.

Essa bike é SX mesmo, ctz que não é NX? Pelo menos era NX na 2019.

Eu pessoalmente iria de 1x12, a não ser que o range fosse de fato um problema. Estamos praticamente em 2020, investir em câmbio dianteiro hj acho furada.

E eu aqui querendo ir para o 2x12 XTR pra ter um range ainda maior com coroas 36T-26T.

Corrigindo... coroas 38T-28T
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 17:50
2x12 é uma coisa bizonha.. Consegue ser pior negócio que 2x11.

Uma duvida, o cassete 10-45 pra 2x12 so tem na versão XTR ou tem XT tb?
Voltar ao Topo
tiagolage Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2015
RS
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolage Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 17:53
Em questão de custo x benefício eu tbm ficaria com a bike com 20v. Algo que não mencionaram ainda é a durabilidade superior da relação de 20v sobre a de 12v. Além dos custos de manutenção mais baixos.
Niner air 9
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 17:54
Originalmente postado por fzpereira fzpereira escreveu:

Eu estou voltando ao MTB e estou bem tendenciado a ir de 2x10, justamente pelo valor da manutenção do grupo.

Câmbio dianteiro seria retrocesso? Talvez sim. Mas tchê... vamos comparar o seguinte:

Grupo 2x10 Deore XT com um GX Eagle (K7 10-50).

Hj, pesquisando no ML, você encontra um K7 CS-771 (XT) por 300,00, 400,00 pra ser caro.
Um K7 GX Eagle é, no minimo, 700,00. Ahhh, mas tem o K7 11-50... na boa... EU, digo em caixa alta pq é minha opinião, Eu só acho vantagem no Eagle se o K7 for o 10-50. Caso contrário, anda de 1x11 com K7 SunRace 11-46 q tb é mais barato.

Acho muito massa usar 1 coroa (usei na minha MTB antiga, era 1x11). É muito pratico. Mas tendo em vista os valores hoje de K7 e corrente... tá foda! Pega na china! Pode ser... mas tem o inconveniente de esperar um pouco... e o risco da taxa.

Tenho muito colega aqui na cidade que tem evitado de fazer MTB durante a semana pra não ficar gastando corrente e K7... deixando a MTB pra final de semana e, quando o tempo tá bom! Se choveu a semana inteira... fds eh de speed!

Agora... se manter gupo 1x12 não é problema pro bolso do cabloco... super apoio usar! kkkk
atualmente, minha realidade me permite ficar no 2x10 mesmo! Unhappy


Comprei uma MTB semana passada. Pesei bastante os custos e fui de 2x10 (Cassete HG500 + corrente KMC somam R$300,00). Achei uma Rockhopper 2019 por 4.800,00 a vista, com RS Recon RL (suspensao dá conta de qualquer pedal recreativo forte), Deore 2x10 com cambio SLX, guidao de 750mm pneus 2.3 na dianteirae geometria igual a da Chisel (. A Configuraçao 36-22 x 11-36 tem 535% de range, cteio que a diferença de peso seja relativamente pequena (a bike pesou cravados 13kg com os pedais originais). Pelo valor achei a bike bem adequada.

Em resumo, a bike desce bem demais e sobe bem também.

Como a intenção é só se divertir pegando uns 150km e 2000m de elevacao semanais, a bike da conta do recado. Pra quem roda 600km/mes dando pancada e sem dó, sem competir, creio que o 2x10 ainda seja o grupo mais vantajoso.

Na Speed estou usando um grupo 5800 e um R8000 na outra bike. Pra treino devia ter mantido o Tiagra 47000 na bike que hoje tem o 105 5800 (o Tiagra consumia uma corrente em 4000km+, o 105 gasta em 2000km- e custa 50% a mais)...
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Gutonobre Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mar 2017
Campo Grande-MS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gutonobre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 18:06
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

2x12 é uma coisa bizonha.. Consegue ser pior negócio que 2x11.

Uma duvida, o cassete 10-45 pra 2x12 so tem na versão XTR ou tem XT tb?

Tem XT também, só o pedivela 38T-28T que se restringe ao XTR.
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 18:17
Aproveitando, por que a chisel como 2019 2x10 usa pedevela stout pro e não Shimano?
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 19:20
Originalmente postado por tiagolage tiagolage escreveu:

Em questão de custo x benefício eu tbm ficaria com a bike com 20v. Algo que não mencionaram ainda é a durabilidade superior da relação de 20v sobre a de 12v. Além dos custos de manutenção mais baixos.

Onde isso?
Todo mundo que vejo troca corrente de 10v e 11v com 1500km a 2000km no maximo.
As correntes Eagle mais baratas duram isso, enquanto as top duram muito mais.
Voltar ao Topo
tiagolage Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2015
RS
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolage Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 20:20
Eu usei. Fiz rodizio em um grupo 20v. 3 correntes, 1500km por vez, duas vezes cada. No total, mais ou menos 9000km com o mesmo cassete e andava um pouco mais. Só parei porque vendi a bike.
Em relação ao eagle estamos falando do mais básico, a sram recomenda trocar a corrente antes de alcançar 0.8%. No meu grupo de 11v ela alcança 0.75% com 700km. Duvido que a galera use normalmente até 2000km sem problemas.
O mesmo imagino se aplica aos grupos básicos de 12v.

Niner air 9
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2019 as 09:36
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

2x12 é uma coisa bizonha.. Consegue ser pior negócio que 2x11.

Uma duvida, o cassete 10-45 pra 2x12 so tem na versão XTR ou tem XT tb?

Pois é, o câmbio dianteiro elimina completamente o apelo da relação 12v pra mim
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2019 as 10:09
Cara, ao meu ver, o problema de rodar com 2x10 é que voce (caso) tome mais gosto ainda pela coisa ficara tentado a evoluir.

2x10 deore... considerando o padrao assimetrico da coroa, digamos que por troca de relacao (k7+corrente+coroa maior) ele ira gastar coisa de 500 reais.

Ate ai pra eu perfeito, otimo produto e barato (comprado via ML)

O problema mesmo fica se quiser trocar algo e ou passar para 11v posteriormente.

Eu prefiro Deore 2x10 ao inves do SX Eagle ou ate mesmo o NX Eagle. 

E aquilo, se for realmente comprar Sram Eagle, compre k7 10-50 ou 10-51, nao vai no de 11-xx que nao e interessante nao (vide custo)

Claro, se puder ai e tranquilo.

Bike tem aquilo, o que e bom e o que e bonito, esta ultima esta ligada ao sonho de ter algo diferenciado, e eu acho muito valido.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2019 as 10:49
Originalmente postado por tiagolage tiagolage escreveu:

Eu usei. Fiz rodizio em um grupo 20v. 3 correntes, 1500km por vez, duas vezes cada. No total, mais ou menos 9000km com o mesmo cassete e andava um pouco mais. Só parei porque vendi a bike.
Em relação ao eagle estamos falando do mais básico, a sram recomenda trocar a corrente antes de alcançar 0.8%. No meu grupo de 11v ela alcança 0.75% com 700km. Duvido que a galera use normalmente até 2000km sem problemas.
O mesmo imagino se aplica aos grupos básicos de 12v.



A sua corrente 10v considerando 3k km durou mais que a média.
As correntes 12v têm durado mais que a média das 10 e 11v. As X01 e XX1 duram absurdamente mais, mas claro tem o preço, quase compra 3 correntes 10v mas pode ser que dure 3x tb.
Voltar ao Topo
tiagolage Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2015
RS
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolage Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2019 as 10:54
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por tiagolage tiagolage escreveu:

Eu usei. Fiz rodizio em um grupo 20v. 3 correntes, 1500km por vez, duas vezes cada. No total, mais ou menos 9000km com o mesmo cassete e andava um pouco mais. Só parei porque vendi a bike.
Em relação ao eagle estamos falando do mais básico, a sram recomenda trocar a corrente antes de alcançar 0.8%. No meu grupo de 11v ela alcança 0.75% com 700km. Duvido que a galera use normalmente até 2000km sem problemas.
O mesmo imagino se aplica aos grupos básicos de 12v.



A sua corrente 10v considerando 3k km durou mais que a média.
As correntes 12v têm durado mais que a média das 10 e 11v. As X01 e XX1 duram absurdamente mais, mas claro tem o preço, quase compra 3 correntes 10v mas pode ser que dure 3x tb.

Sim, concordo. Mas no caso, estamos falando do grupo deore 20v e de um SX de 12v, né? Entendo que os grpos tops de 12v tenham boa durabilidade. Mas não é o caso da dúvida do nosso amigo..hehe.

Niner air 9
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2019 as 10:56
Eu só citei os tops pra ilustrar.
O ponto principal é que uma corrente NX de 12v custa 129 reais. E dura o mesmo ou mais que a de 10 ou 11v.
Voltar ao Topo
tiagolage Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2015
RS
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolage Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2019 as 10:59
A questão é que a relação em si não vai durar mais. Com 12v vc anda com a corrente muito cruzada. Isso acelera o desgaste quando comparado com 20v.
Niner air 9
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2019 as 22:25
Originalmente postado por tiagolage tiagolage escreveu:

A questão é que a relação em si não vai durar mais. Com 12v vc anda com a corrente muito cruzada. Isso acelera o desgaste quando comparado com 20v.


E o cassete de 12v não te dá possibilidade de troca dos cogs menores separadamente. Pra quem roda em estradão e usa 10-12-14 pedalando forte, trocar o cassete todo por desgaste dos cogs menores deve ser uma tormenta.

Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2019 as 22:30
Originalmente postado por tiagolage tiagolage escreveu:

A questão é que a relação em si não vai durar mais. Com 12v vc anda com a corrente muito cruzada. Isso acelera o desgaste quando comparado com 20v.


Teoricamente sim, na prática não.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2019 as 22:31
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por tiagolage tiagolage escreveu:

A questão é que a relação em si não vai durar mais. Com 12v vc anda com a corrente muito cruzada. Isso acelera o desgaste quando comparado com 20v.


E o cassete de 12v não te dá possibilidade de troca dos cogs menores separadamente. Pra quem roda em estradão e usa 10-12-14 pedalando forte, trocar o cassete todo por desgaste dos cogs menores deve ser uma tormenta.



Quem desgasta os cogs menores de forma prematura é porque está usando coroa de tamanho inadequado pra os local que pedala.

Editado por ghd - 04 Dez 2019 as 22:31
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2019 as 22:36
todo cassete de uma velocidade fica alinhado perfeitamente com algo entre a quarta e sexta marcha, nessa faixa deve ser a marcha de velocidade de cruzeiro. Como GHD falou andar toda hora no 11 ou no 13 se deve a ter escolhido a coroa errada.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2019 as 01:42
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

todo cassete de uma velocidade fica alinhado perfeitamente com algo entre a quarta e sexta marcha, nessa faixa deve ser a marcha de velocidade de cruzeiro. Como GHD falou andar toda hora no 11 ou no 13 se deve a ter escolhido a coroa errada.


Não tenho nada contra rodar de 12v, apenas reafirmo que o custo de manter a relação em dia é consideravelmente superior pra quem roda bastante e que usar os dedos da mão esquerda pra trocar marcha não é tão de outro mundo! E pra galera que curte estradão, cicloturismo, passeio. 12v é pra XCO e uso profissional.

Qual seria a velocidade de cruzeiro de uma MTB com GX, coroa 32 usando os cogs 21 ou 24 (mais alinhados)..?
E de um Deore utilizando a coroa maior 36 e os cogs 15 e 17?
Em resumo, num estradão, pra compensar na cadência seria necessário aumentar a cadencia em mais de 50% para igualar 32x21 com 36x15...

Voltando ao inicio do tópico. Para o uso proposto pelo colega em dúvida, o Deore de 20v atenderá com sobra. A intençâo é de uso em estradão e mais voltado ao cicloturismo, com raras utilizações em trilhas (500m de altimetria em 50km). A bike atual com Alivio atende mas o mesmo deseja componentes superiores e mais confiáveis. Não há intenção de competir.

Assim sendo,

recomendo ao wdelfim o Deore por ser o mais adequado para o uso proposto. Aproveita que o 12v tá em alta e chora um descontão no 10v.





Editado por dimas2dimas - 05 Dez 2019 as 01:59
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Leoleffa Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2018
Rio grande do s
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoleffa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2020 as 09:47
Estou deixando aqui minha opinião sobre o sx, não presta, e praticamente consenso q ele foi muito mau projetado, do 50 não desce, e não tem mecânico q regule, já acionei assistência mas e problema crônico, 12v começa no nx pra cima, troquei a pouco e esse sim e muito bom, os da Shimano novos acredito serem bons mas não testei então não sei opinar.
Quanto a dúvida de 2x10 ou 1x12 eu acredito q as duas opções são boas, depende do gosto, eu particularmente me apaixonei por uma coroa na frente, troca só atrás e já era, não voltaria pra duas mas já vi gente dizendo o contrário, que saiu do 12 pra 2x10, então depende da pilotagem, o demore 10 e bruto, vai guenta certeza, 12x eu iria com esses novos da Shimano q acredito serem bons ou Sram nx pra cima, sx e uma porcaria.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2020 as 10:12
o SX da minha bicicleta funciona feito um relógio, 3000km rodados sem problemas. A maioria dos problemas são decorrentes da regulagem errada e do uso de coroas com offset errado. Existem poucos casos de amadores que não sabem usar bike com marcha, quebrariam até um XT.





Editado por RuanRAC - 03 Out 2020 as 10:13
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2020 as 14:13
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por tiagolage tiagolage escreveu:

A questão é que a relação em si não vai durar mais. Com 12v vc anda com a corrente muito cruzada. Isso acelera o desgaste quando comparado com 20v.


E o cassete de 12v não te dá possibilidade de troca dos cogs menores separadamente. Pra quem roda em estradão e usa 10-12-14 pedalando forte, trocar o cassete todo por desgaste dos cogs menores deve ser uma tormenta.



Quem desgasta os cogs menores de forma prematura é porque está usando coroa de tamanho inadequado pra os local que pedala.



Problema são pessoas fortes e pesadas. São extremamente fortes e no plano que é potência/aerodinâmica, precisam de marchas pesadas, ao mesmo tempo, essas pessoas não tem uma relação peso/potência para subidas longas e precisam de marchas leves. Então escolhem coroa pequena para subida e nas retas estão sempre nos pinhões menores. Ou seja, são pessoas que precisam de muito mais range, pois precisam de marcha leve para subir e sobra potência nas retas.

Quando a falar que SX é ruim, vamos relembrar: Só tinha XX1 e X01. Quando lançaram GX falaram que era bosta, bom mesmo eram XX1 e X01. Aí lançaram NX e, magicamente, o GX ficou bom e bosta era o NX. Agora, com o lançamento do SX, o NX é bom para caralho, ruim mesmo é o SX.

Já sei como o SX ficar bom. Lancem um mais barato.

Negócio é. Eagle foi mal feito. Todos, sem exceção. Só que, quem comprava um XX1 e X01 nos primórdios, tinha mais esmero na regulagem. A popularização veio com o GX. Aí sim começaram a difusão dos problemas, pois quem comprava GX, já tinha uma manutenção mais vagabunda em geral. E todos os Eagle são muito chatos quanto a regulagem. Daí para baixo a coisa só piorou. NX, SX, etc. Afinal, quem compra uma bike com SX, geralmente, não vai gastar em manutenção o mesmo que gasta o dono de uma bike com XX1 que deduzo seja bem mais cara.

Tenho GX desde seu lançamento e X01 desde o lançamento em 2016. Falo com propriedade. Não ouvi dizer. Os 2 foram mal feitos. Mas, mesmo assim existem diferenças entre os 2. GX não é assim tão bom quanto dizem. Aliás, nem X01 é. Problema é muita gente falando sem usar, muita gente falando que já usou por absurdos 90km e está tudo bem e outros que usam na estrada de terra em volta do sítio e acham que não quebrou lá, então presta. Problema também muita gente falar o não que sabe. Vamos relembrar o que já foi dito aqui sobre Eagle:

-"freehub XD não presta, tem desgaste prematuro." Frase dita aqui 2 dias após lançarem XD para Sram 11V

-"corrente 11V não dura", depois essa frase mudou para "corrente 12V não dura". Todos os testes mostram que quanto mais velocidades, mais dura uma corrente.

Outras falas na ponta da língua:

"1x perde potência porque a corrente fica desalinhada." Todos os testes já mostraram que a potência consumida pela transmissão independe da inclinação da corrente.


Dicas 3, 15 e 31

https://www.pedal.com.br/forum/40-dicas-imprescindiveis_topic99201.html

No mais, mais do mesmo. Se depender de dicas aqui, tava todo mundo de garfo rígido e 3x8 da craquelada. Aliás, a maior crítica dos contra tecnologia é aquela: "para que 12V, suspensão, etc. se vai andar no estradão". Só que agora com o XCO ficando mais agressivo a crítica se atualizou: "os circuitos estão ficando muito perigosos". Logo, o grande barato é criticar, é ser do contra, o diferentão. Primeiro criticavam quem andava no estradão e agora quem anda no circuito de elevado nível técnico. A verdade absoluta está com o críticos, eles conhecem a verdade suprema, o ponto doce de onde devemos andar, que não é nem no estradão, nem XCO, eles decidem. Decidem também o seu equipamento e o seu número de marchas. Sem falar que são auditores das finanças alheias.


Para resumir: a prima do ex-namorado da tia do pipoqueiro que fica em frente a escola do cunhado do meu irmão disse que SX quebra.

Em tempo: É realmente "escola do cunhado" e não "escola onde estuda o cunhado", pois ele é o proprietário da escola.

Editado por Fabio - 03 Out 2020 as 22:22
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2020 as 22:14
O mt200 não é o freio mais basico da shimano. Ele é o freio hidráulico de entrada da shimano mas a shimano tem freios a disco mecanico também.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X