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Soul 3R1 vs Sense Criterium

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gvdambros Ver Drop Down


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    Postado: 15 Nov 2020 as 08:26
Olá, tenho uma caloi 10 e estou vendo de comprar uma bike melhor para andar aqui na minha região. O asfalto aqui não é dos melhores e é uma região com muitos morros. Vi essas duas usadas (bem conservadas) abaixo que se encaixam no meu orçamento:

Soul 3R1 (R$ 4000)
Grupo Shimano SORA 18v
Quadro de alumínio
Garfo de carbono


Bike speed soul 3R1

Sense Criterium (R$ 3700)
Grupo Shimano Claris 16v
Dianteiro 34/50.
Traseiro 11/32.
Freio a disco Shimano


Speed Sense Criterium

Pontos a favor da 3R1:
Grupo Sora
Garfo de Carbono

Pontos a favor da Criterium:
Freio a disco

Queria saber a opinião de vocês. Qual das duas vocês comprariam? Os preços estão bons?
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LeoSilva Ver Drop Down


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curitiba pr
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Eu iria de 3r1 pelo garfo de carbono e grupo melhor. O freio a disco da sense não é hidráulico, é mecânico. Pelo que falam não faz tanta diferença em relação ao freio ferradura e ainda aumenta o peso da bike.
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2020 as 11:24
Bom, de 3r1 aí só deve ter o quadro. O preço pedido e o que custava a bike nova a alguns bons anos atrás. O Tiagra 4600 sumiu e colocaram um Sora misturadão (ferraduras da série 3300/3400 com uma década ou mais), Stis R3000modernos, e o resto não sabemos. As rodas devem.ser genéricas (se não me engano esta 3R1 vinha com Shimano R501). Fica difícil saber a procedência e o real estado desta bike.

A Criterium esta com um grupo mais simples, mas não tem ares de que foi depenada.

Dimas C. Prado

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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Bom, de 3r1 aí só deve ter o quadro. O preço pedido e o que custava a bike nova a alguns bons anos atrás. O Tiagra 4600 sumiu e colocaram um Sora misturadão (ferraduras da série 3300/3400 com uma década ou mais), Stis R3000modernos, e o resto não sabemos. As rodas devem.ser genéricas (se não me engano esta 3R1 vinha com Shimano R501), a mesa é genérica, o guidão Bontrager bem antigo... Fica difícil saber a procedência e o real estado desta bike. Uma coisa é certa, está cara! Nã9 vale os 4k.

A Criterium esta com um grupo mais simples, mas não tem ares de que foi depenada. O grupo é todo R2000, as rodas são originais e pesadinhas, parece muito nova, se estiver no estado da foto realmente valeria a pena. Já esta com pedais clip (embora MTB) . Chorando e saindo por 3.5k é muito mais negócio que a 3r1 Frankenstein por 3k!

Entre as duas, eu, ficaria com a Sense. Só pagaria este valor numa 3r1 impecável e com grupo, rodas e componentes.originais.

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gvdambros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2020 as 14:33
É, eu procurei na internet 3R1 com grupo Sora e não encontrei nenhuma referência. Seguem mais fotos dela:

Bike speed soul 3R1 - Foto 2Bike speed soul 3R1 - Foto 3Bike speed soul 3R1 - Foto 4Bike speed soul 3R1 - Foto 5Bike speed soul 3R1 - Foto 6


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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por gvdambros gvdambros escreveu:

É, eu procurei na internet 3R1 com grupo Sora e não encontrei nenhuma referência. Seguem mais fotos dela:

Bike speed soul 3R1 - Foto 2Bike speed soul 3R1 - Foto 3Bike speed soul 3R1 - Foto 4Bike speed soul 3R1 - Foto 5Bike speed soul 3R1 - Foto 6




Soul 3r1 sempre foi Tiagra. Esta com R3000 e freios muito antigos acaba por nao valer o mesmo que a toda Tiagra.

Nao sei precisar, mas este modelo/pintura com garfo de espiga reta deve ter lá seus 6 ou 7 anos de uso.

Editado por dimas2dimas - 15 Nov 2020 as 18:40
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Degan Ver Drop Down
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A Sense é mais negócio.
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Jcesar Ver Drop Down
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Freio a disco com cabo é a maior besteira. Ainda mais em uma Speed. Totalmente desnecessário. Feito pra iludir consumidores inocentes.
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por Jcesar Jcesar escreveu:

Freio a disco com cabo é a maior besteira. Ainda mais em uma Speed. Totalmente desnecessário. Feito pra iludir consumidores inocentes.



Ainda assim, no caso das opções citadas eu iria, sem duvida alguma, de Sense.

Esta 3R1 esta com ferraduras Single Pivot que são bem piores que o referido conjunto de disco. Consideraria ainda o fato da Sense não possuir o possível desgaste sofrido pela Soul (provável motivo da troca do grupo Tiagra por um inferior). C9m 300 reais da diferença dá pra revisar a Sense e rodar sem surpresas por muito twmpo!

Quanto ao disco em roads, já fui mais resistente, mas faz 0arte da evolução natural. Uso um Ultegra de ferradura e um 105 a disco. No seco, sao bastante equivalentes, mas com humidade o disco é muito superior (embora tenha custo de manutenção maior). Não é besteira ou desnecessário, é apenas um recurso que você pesa benefícios, limitações e orçamento e escolhe. Afinal, nem sempre o que gostamos é o melhor para todos e o que dispensamos não seja útil para os demais.





Editado por dimas2dimas - 16 Nov 2020 as 08:41
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fzpereira Ver Drop Down
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Esta "3R1" está mais para ser uma "Ventano" do que o quadro de uma 3R1.
Não vale os 4K que estão pedindo.

Se garimpar melhor na net, encontra aí Caloi Strada Racing ou outras bikes de melhores procedências.

Vou deixar aqui uma opção pra ti, mas o cara é de Chapecó/SC... mas pelo valor que ele pede, vale muito a pena uma viagem até lá ou o custo de um frete.


Se for do seu tamanho, bah.. tá jóia!

Valeu!
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por fzpereira fzpereira escreveu:

Esta "3R1" está mais para ser uma "Ventano" do que o quadro de uma 3R1.
Não vale os 4K que estão pedindo.

Se garimpar melhor na net, encontra aí Caloi Strada Racing ou outras bikes de melhores procedências.

Vou deixar aqui uma opção pra ti, mas o cara é de Chapecó/SC... mas pelo valor que ele pede, vale muito a pena uma viagem até lá ou o custo de um frete.


Se for do seu tamanho, bah.. tá jóia!

Valeu!


Se fosse 49 eu buscava! Ta com preço bem honesto.
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Jcesar Ver Drop Down
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O problema é o freio a disco a cabo.

Hidráulico é uma beleza. Mas a cabo não vale a pena.
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por Jcesar Jcesar escreveu:

O problema é o freio a disco a cabo.

Hidráulico é uma beleza. Mas a cabo não vale a pena.


Nunca usei. Não posso opinar, mas não acredito que seja pior que um single pivot.
Gostaria de opiniões de quem usava caliper de baixa gama e mudou pra disco mecanico.

Editado por dimas2dimas - 16 Nov 2020 as 12:04
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Degan Ver Drop Down
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Freio a disco a cabo que vcs falam é o mecânico?

Se for, é o que uso na hibrida. É um Tektro dos mais fuleiros e está com pneus 28 e a frenagem dele é MUITO superior ao freio 105 no aro, tanto de aluminio quanto carbono.

A grande diferença está na certeza que ele te passa entre freiar forte e travar a roda.
No caso do freio no aro numa descida, essa diferença entre frear forte e travar, é muito pequena.
Já com freio a disco, consegue controlar mais.
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LuizPeloggia Ver Drop Down


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Cara, respeito sua opinião, que é a de muitos, senão da maioria dos speedeiros mais experientes, mas tem algo que é muito interessante sobre freios a disco e não é muito discutido, que é a versatilidade.

Digo isso porque tenho uma Sense Criterium (do modelo anterior a esse do post) e, de vez em quando jogo as rodas da bike híbrida da minha esposa, que têm pneus 37C, cassete 9V e freios a disco na minha bike e ela fica excelente pra pegar estradões de terra (quase uma gravel), além de ganhar uma facilidade maior para as subidas, já que o cog maior tem mais dentes que o do cassete 9V do conjunto Sora original. 

Em resumo, há mais coisas a se pensar sobre tem uma speed com freios a disco do que simplesmente capacidade de frenagem e peso.
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LuizPeloggia Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuizPeloggia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2020 as 16:11
Originalmente postado por Jcesar Jcesar escreveu:

Freio a disco com cabo é a maior besteira. Ainda mais em uma Speed. Totalmente desnecessário. Feito pra iludir consumidores inocentes.

Cara, respeito sua opinião, que é a de muitos, senão da maioria dos speedeiros mais experientes, mas tem algo que é muito interessante sobre freios a disco e não é muito discutido, que é a versatilidade.

Digo isso porque tenho uma Sense Criterium (do modelo anterior a esse do post) e, de vez em quando jogo as rodas da bike híbrida da minha esposa, que têm pneus 37C, cassete 9V e freios a disco na minha bike e ela fica excelente pra pegar estradões de terra (quase uma gravel), além de ganhar uma facilidade maior para as subidas, já que o cog maior tem mais dentes que o do cassete 9V do conjunto Sora original. 

Em resumo, há mais coisas a se pensar sobre tem uma speed com freios a disco do que simplesmente capacidade de frenagem e peso.
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2020 as 16:53
Originalmente postado por LuizPeloggia LuizPeloggia escreveu:

Originalmente postado por Jcesar Jcesar escreveu:

Freio a disco com cabo é a maior besteira. Ainda mais em uma Speed. Totalmente desnecessário. Feito pra iludir consumidores inocentes.


<span style=": rgb255, 247, 224;">Cara, respeito sua opinião, que é a de muitos, senão da maioria dos speedeiros mais experientes, mas tem algo que é muito interessante sobre freios a disco e não é muito discutido, que é a versatilidade.</span><div style=": rgb255, 247, 224;">
<div style=": rgb255, 247, 224;">Digo isso porque tenho uma Sense Criterium (do modelo anterior a esse do post) e, de vez em quando jogo as rodas da bike híbrida da minha esposa, que têm pneus 37C, cassete 9V e freios a disco na minha bike e ela fica excelente pra pegar estradões de terra (quase uma gravel), além de ganhar uma facilidade maior para as subidas, já que o cog maior tem mais dentes que o do cassete 9V do conjunto Sora original. <div style=": rgb255, 247, 224;">
<div style=": rgb255, 247, 224;">Em resumo, há mais coisas a se pensar sobre tem uma speed com freios a disco do que simplesmente capacidade de frenagem e peso.


A grande maioria dos ditos speedeiros experientes nunca andou com disco na estrada. Sao "conservadores" (na verdade apegados a seus componentes e bikes antigos. Resumindo, antiquados.

Eu uso os dois. Nao sinto falta de capacidade de frenagem ou modulação no R8000 de aro, tampouco no R7000 com disco. Mas se tiver humidade, o disco dá um.banho em eficiência em relacão ao aro. Acredito que o mecânico seja melhor que um DuraAce na chuva (freio de aro, chuva e pista suja além de não parar bem esmerilha o aro com vontade).

A maioria que opina nunca andou com o produto é o velho... meu amigo disse, o vizinho disse...

E concordo que bike e um conjunto e que atende a um proposito e cada um tem seu propósito... Pelo que entendi o criador do tópico está iniciando, e vai começar bem se já for se Sense (mais nova, mais moderna, pneus maiores...)

Eu ando nos 2 extremos e gosto das experiencias (Tarmac, carbono pneu 23 e freio de aro, 7,5 VS Caad13, aluminio, pneu 28, disco, 9kg)... uma não anula a outra! No c0nvivio passei a gostar e admirar a eficácia a do disco, afinal agora saio sem medo da chuva (no freio de aro, nem saia caso ameaçasse chuva).

Editado por dimas2dimas - 16 Nov 2020 as 16:55
Dimas C. Prado

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Marreta Ver Drop Down


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Cara fiquei um tempão decidindo que bike adquirir e peguei uma Sense criterium Race 2020.

Andava em uma speed com freio no aro e grupo sora antigo. Bem, assim como disseram eu deixava de sair na chuva devido a insegurança com os freios.

Mesmo no seco acho a frenagem bem melhor, na chuva então nem se fala. Fora a possibilidade de colocar pneus mais largos facilmente ( 28 ou 30)
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rfernando Ver Drop Down
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Coisa que tá difícil de encontrar, além de bike tamanho 56. 
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Tielo Miotti Ver Drop Down
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Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:


A grande maioria dos ditos speedeiros experientes nunca andou com disco na estrada. Sao "conservadores" (na verdade apegados a seus componentes e bikes antigos. Resumindo, antiquados.

... Mas se tiver humidade, o disco dá um.banho em eficiência em relacão ao aro. Acredito que o mecânico seja melhor que um DuraAce na chuva (freio de aro, chuva e pista suja além de não parar bem esmerilha o aro com vontade).


Concordo absolutamente, tanto sobre os ciclistas puristas tanto quanto ao poder de frenagem!!

No entanto tem mais um ponto a ser considerado... Quantas vezes andamos na chuva?
Né? aqui só pra fazer a reflexão - talvez nem caiba aqui nessa discussão. Mas só pra pensar... acho tbm que a comparação Dura-Ace vs freio mecânico um pouco mais complicada do que só avaliar o poder de frear em condições climáticas adversas.

Chuva aqui em casa é muito mais do que "pequenas particulas de água que caem do céu" como diz um famoso influencer kkkkkk . Aqui chuva também implica em gastos com manutenção.

Enfim... deixando essas coisas de lado e pensando apenas no tópico concordo que a melhor escolha aqui é a SENSE! mas precisa ter um chorinho aí no preço.
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gm1987 Ver Drop Down


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Tem outro fator que pesa,  E MUITO, a favor de freios a discos:

- Desgaste do aro!

Falaram em custo maior do disco, mas não consideraram moer uma folha de aro boa com freios ferraduras...

Disco é a evolução. O pior freio a disco é equivalente ao mais top freio ferradura, pois não adianta chorar, é uma tecnologia defasada.
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Tem outro fator que pesa,  E MUITO, a favor de freios a discos:

- Desgaste do aro!

Falaram em custo maior do disco, mas não consideraram moer uma folha de aro boa com freios ferraduras...

Disco é a evolução. O pior freio a disco é equivalente ao mais top freio ferradura, pois não adianta chorar, é uma tecnologia defasada.


Exatamente. Eu gosto muito, muito mesmo de rodar de Tarmac, num dia seco, sem chance de chuva e tal, pedais rápidos, poucas frenagens e muito rendimento. Mas a realidade de chuvas a semana todas na hora do almoço me anda fazendo pedalar sempre a tarde com asfalto por vezes molhado e com empoçamento. Nesta c0ndição o disco tem feito a diferença, fixa até mais fácil manter a bile limpa.

Antes eu era ciclista de tempo bom. Hoje, se pegar uma chuva no leio do caminho faz parte da brincadeira!

Bora pedalar!
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Tem outro fator que pesa,  E MUITO, a favor de freios a discos:

- Desgaste do aro!

Falaram em custo maior do disco, mas não consideraram moer uma folha de aro boa com freios ferraduras...

Disco é a evolução. O pior freio a disco é equivalente ao mais top freio ferradura, pois não adianta chorar, é uma tecnologia defasada.

Pra ti ver....
Aqui na serra, dificilmente eu vejo pessoal de Speed com freio a disco. Maioria anda de ferradura.
Não sei se o pessoal investiu em bikes top e estão aproveitando ou são "conservadores" e não estão abertos a novidades/evoluções!

Assim que eu concluir minha casa e minha graduação, pretendo investir numa substituta para a Caloi Strada 2001 "véia de guerra", e com certeza freio a disco será um item indispensável! Já que pelo meu sobrepeso, volta e meia empenava o aro e tinha que abrir o freio para continuar rodando...

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Tem outro fator que pesa,  E MUITO, a favor de freios a discos:

- Desgaste do aro!

Falaram em custo maior do disco, mas não consideraram moer uma folha de aro boa com freios ferraduras...

Disco é a evolução. O pior freio a disco é equivalente ao mais top freio ferradura, pois não adianta chorar, é uma tecnologia defasada.

Pra ti ver....
Aqui na serra, dificilmente eu vejo pessoal de Speed com freio a disco. Maioria anda de ferradura.
Não sei se o pessoal investiu em bikes top e estão aproveitando ou são "conservadores" e não estão abertos a novidades/evoluções!

Assim que eu concluir minha casa e minha graduação, pretendo investir numa substituta para a Caloi Strada 2001 "véia de guerra", e com certeza freio a disco será um item indispensável! Já que pelo meu sobrepeso, volta e meia empenava o aro e tinha que abrir o freio para continuar rodando...


É um misto entre conservadorismo, fissura de baixo peso e custo. Um STI hidraulico custa uma nota, aí existe esse mito que freio mecânico não presta... Aí tem os conservadores, e por fim, os pesomaniácos que preferem ferradura por pesar 300gr a menos... 

Mas bom mesmo é descer o rio do rastro com freio ferradura, derreter as sapatas e explodir o pneu com aquecimento LOLLOLLOLLOL
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LuizPeloggia Ver Drop Down


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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Tem outro fator que pesa,  E MUITO, a favor de freios a discos:

- Desgaste do aro!

Falaram em custo maior do disco, mas não consideraram moer uma folha de aro boa com freios ferraduras...

Disco é a evolução. O pior freio a disco é equivalente ao mais top freio ferradura, pois não adianta chorar, é uma tecnologia defasada.

Pra ti ver....
Aqui na serra, dificilmente eu vejo pessoal de Speed com freio a disco. Maioria anda de ferradura.
Não sei se o pessoal investiu em bikes top e estão aproveitando ou são "conservadores" e não estão abertos a novidades/evoluções!

Assim que eu concluir minha casa e minha graduação, pretendo investir numa substituta para a Caloi Strada 2001 "véia de guerra", e com certeza freio a disco será um item indispensável! Já que pelo meu sobrepeso, volta e meia empenava o aro e tinha que abrir o freio para continuar rodando...


É um misto entre conservadorismo, fissura de baixo peso e custo. Um STI hidraulico custa uma nota, aí existe esse mito que freio mecânico não presta... Aí tem os conservadores, e por fim, os pesomaniácos que preferem ferradura por pesar 300gr a menos... 

Mas bom mesmo é descer o rio do rastro com freio ferradura, derreter as sapatas e explodir o pneu com aquecimento LOLLOLLOLLOL

Eu comecei há pouco tempo nesse universo do ciclismo, então não tenho conhecimento nem sensibilidade pra falar sobre diferenças técnicas ou muito sutis sobre a qualidade da frenagem, mas o que eu posso compartilhar com quem tem medo de pegar um freio a disco mecânico por considerá-lo "lixo" (como alguns insistem em dizer) perto de um hidráulico, é que eu pedalo na Serra da Mantiqueira, que é onde fica Campos do Jordão e nunca o freio a disco mecânico me deixou na mão ou transmitiu insegurança. Talvez um freio a disco com sistema hidráulico seja muito melhor para frear, tenha melhor modulação, etc... e eu não saiba a diferença apenas por não ter usado, mas o que eu sei é que o disco mecânico dá pro gasto tranquilamente.

A respeito do tópico em si, eu pegaria a Sense. Na verdade peguei uma Sense Criterium (do modelo anterior, com Sora) e tô curtindo demais. Ela é "pesadona" para uma speed, com seus mais de 11 Kg, mas sai muito mais barato perder 4 a 5 Kg de gordura corporal (pra quem tem margem como eu ...kkk) do que pegar uma bike mais TOP só pelo peso.
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Originalmente postado por LuizPeloggia LuizPeloggia escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Tem outro fator que pesa,  E MUITO, a favor de freios a discos:

- Desgaste do aro!

Falaram em custo maior do disco, mas não consideraram moer uma folha de aro boa com freios ferraduras...

Disco é a evolução. O pior freio a disco é equivalente ao mais top freio ferradura, pois não adianta chorar, é uma tecnologia defasada.

Pra ti ver....
Aqui na serra, dificilmente eu vejo pessoal de Speed com freio a disco. Maioria anda de ferradura.
Não sei se o pessoal investiu em bikes top e estão aproveitando ou são "conservadores" e não estão abertos a novidades/evoluções!

Assim que eu concluir minha casa e minha graduação, pretendo investir numa substituta para a Caloi Strada 2001 "véia de guerra", e com certeza freio a disco será um item indispensável! Já que pelo meu sobrepeso, volta e meia empenava o aro e tinha que abrir o freio para continuar rodando...


É um misto entre conservadorismo, fissura de baixo peso e custo. Um STI hidraulico custa uma nota, aí existe esse mito que freio mecânico não presta... Aí tem os conservadores, e por fim, os pesomaniácos que preferem ferradura por pesar 300gr a menos... 

Mas bom mesmo é descer o rio do rastro com freio ferradura, derreter as sapatas e explodir o pneu com aquecimento LOLLOLLOLLOL

Eu comecei há pouco tempo nesse universo do ciclismo, então não tenho conhecimento nem sensibilidade pra falar sobre diferenças técnicas ou muito sutis sobre a qualidade da frenagem, mas o que eu posso compartilhar com quem tem medo de pegar um freio a disco mecânico por considerá-lo "lixo" (como alguns insistem em dizer) perto de um hidráulico, é que eu pedalo na Serra da Mantiqueira, que é onde fica Campos do Jordão e nunca o freio a disco mecânico me deixou na mão ou transmitiu insegurança. Talvez um freio a disco com sistema hidráulico seja muito melhor para frear, tenha melhor modulação, etc... e eu não saiba a diferença apenas por não ter usado, mas o que eu sei é que o disco mecânico dá pro gasto tranquilamente.

A respeito do tópico em si, eu pegaria a Sense. Na verdade peguei uma Sense Criterium (do modelo anterior, com Sora) e tô curtindo demais. Ela é "pesadona" para uma speed, com seus mais de 11 Kg, mas sai muito mais barato perder 4 a 5 Kg de gordura corporal (pra quem tem margem como eu ...kkk) do que pegar uma bike mais TOP só pelo peso.

Eu tb iria de Sense. O peso da bike acaba se destacando mais na escalada, porém sempre entra na conta a gordura extra que o ciclista sempre tem a disposição LOLLOLLOLLOL

Aos poucos é possível ir melhorando esse peso dela com componentes melhores. Garfo, canote e guidon de carbono e principalmente rodas/pneus melhores. 


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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Tem outro fator que pesa,  E MUITO, a favor de freios a discos:

- Desgaste do aro!

Falaram em custo maior do disco, mas não consideraram moer uma folha de aro boa com freios ferraduras...

Disco é a evolução. O pior freio a disco é equivalente ao mais top freio ferradura, pois não adianta chorar, é uma tecnologia defasada.


Já tive uma roda VZAN Futura que o raio estourou, isso com a bike encostada. Tinha acabado de voltar do pedal de umas 2h, e a roda explodiu, a camara explodiu também, o pneu não teve danos. O custo foi de quase R$300 para trocar a folha do aro, o que acaba com ela é o que falaram acima. 
Eu teria freio a disco numa boa, mas custa muito mais caro, e acabo não ligando muito pro freio a disco por que quase não uso o freio, uso a speed apenas na rodovia, 500m de casa, que tem um ou outro sinal onde calculo pra não precisar parar e quase nenhum cruzamento.
Quando está chovendo eu só uso a mtb, a speed fica encostada por causa do maior risco de acidentes, mesmo com freio a disco eu acho que continuaria na mtb mesmo. 

Se quando for comprar uma bike nova a diferença for pouca, levo a com freio a disco. Mas vejo mais de 3mil de diferença, ai eu fico com o de ferradura mesmo.
Att.
Gustavo
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Originalmente postado por gvdambros gvdambros escreveu:

Olá, tenho uma caloi 10 e estou vendo de comprar uma bike melhor para andar aqui na minha região. O asfalto aqui não é dos melhores e é uma região com muitos morros. Vi essas duas usadas (bem conservadas) abaixo que se encaixam no meu orçamento:

Soul 3R1 (R$ 4000)
Grupo Shimano SORA 18v
Quadro de alumínio
Garfo de carbono



Sense Criterium (R$ 3700)
Grupo Shimano Claris 16v
Dianteiro 34/50.
Traseiro 11/32.
Freio a disco Shimano


Pontos a favor da 3R1:
Grupo Sora
Garfo de Carbono

Pontos a favor da Criterium:
Freio a disco

Queria saber a opinião de vocês. Qual das duas vocês comprariam? Os preços estão bons?

Gosto da Soul 3R1, mas teria que ver o estado do grupo, da bike toda. Se estiverem no mesmo estado de conservação iria no Soul, se pretende por um grupo novo com freio hidraulico, Sense. Mas a galera ae pode falar mais do quadro e geometria de cada uma.

Att.
Gustavo
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Tielo Miotti Ver Drop Down
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Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Eu teria freio a disco numa boa, mas custa muito mais caro, e acabo não ligando muito pro freio a disco por que quase não uso o freio, uso a speed apenas na rodovia, 500m de casa, que tem um ou outro sinal onde calculo pra não precisar parar e quase nenhum cruzamento.
Quando está chovendo eu só uso a mtb, a speed fica encostada por causa do maior risco de acidentes, mesmo com freio a disco eu acho que continuaria na mtb mesmo. 

Se quando for comprar uma bike nova a diferença for pouca, levo a com freio a disco. Mas vejo mais de 3mil de diferença, ai eu fico com o de ferradura mesmo.


Era esse o meu ponto.
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Jcesar Ver Drop Down
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Algumas equipes profissionais não usaram freio a disco no TdF, Giro e Vuelta.

Sem mais.
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williams.reis Ver Drop Down


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Originalmente postado por Jcesar Jcesar escreveu:

Algumas equipes profissionais não usaram freio a disco no TdF, Giro e Vuelta.

Sem mais.
Equivoco algumas equipes entre aspas, Apenas os capitães e escaladores, que inclusive alguns utilizam até sem a pintura tradicional da bike apenas para alcançar o peso. Mas essa discussão ainda é besteira vamos pedalar do jeito que achar melhor. Eu prefiro ferradura, mas sempre estou aberto a novas possibilidades, das vezes que andei com freio a disco não me convenceu.
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Zaka Ver Drop Down
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A Jumbo usou (alguns) a Oltre XR4 preta. A técnica que desenvolveram diminui até 80gr no peso final, dependendo do tamanho do quadro.

Então, obviamente que em escaladas (ou chegadas em) o Roglic iria usar sempre ferradura. Mas isso não era unanimidade no pelotão. 
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por Jcesar Jcesar escreveu:

Algumas equipes profissionais não usaram freio a disco no TdF, Giro e Vuelta.

Sem mais.

Sem mais? Quer dizer que as outras que usaram a disco são burras???

Eu poderia ter relatado o mesmo fato da forma seguinte: "Algumas equipes profissionais usaram o freio a disco no TdF, Giro e Vuelta. Sem mais!"

LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL

Amiguinho, tem um motivo... Em quedas/acidentes o disco é fator de risco adicional, pois é cortante... Já ocorreram alguns acidentes feios... Também entra na equação a aerodinâmica... Mas em nenhum momento por capacidade de frenagem
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stefanob Ver Drop Down
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tanto a JumboVisma quanto Ineos usaram predominantemente bikes com freio de aro, ainda mais os líderes e peças principais da equipe, mas a questão é mais do que o peso
o freio de aro dá maior facilidade na troca de rodas se houver alguma queda ou furo, enquanto na roda com freio a disco tem maior risco de numa queda dar algum desalinhamento no sistema por ex

mas a menos que alguém aqui seja profissional, acho que de pouco vale ficar comparando ou falando que aro é melhor que disco por causa da equipe X ou Y usar e ter ganho provas

a questão é que entre aro e disco cada um tem suas vantagens e desvantagens, e depende muito da pessoa e do uso tb pra ver qual vale mais a pena.. como já dá pra ver bem na discussão que rolou acima
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Originalmente postado por Jcesar Jcesar escreveu:

Algumas equipes profissionais não usaram freio a disco no TdF, Giro e Vuelta.

Sem mais.


Bem vindo ao Pro Tour colega! 90% ta rodando de disco o tempo todo! E eu além de não descer igual aos caras (sem frear), não faço curvas como os mesmo, não uso pneu tubular...

E escreve aí... ano que vem e disco e tubeless em 95% do pelotão!

Vou colocar tubeless na minha bike com disco. Quero ver qual a real do sistema!

Bora evoluir!





Editado por dimas2dimas - 17 Nov 2020 as 17:45
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Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

tanto a JumboVisma quanto Ineos usaram predominantemente bikes com freio de aro, ainda mais os líderes e peças principais da equipe, mas a questão é mais do que o peso
o freio de aro dá maior facilidade na troca de rodas se houver alguma queda ou furo, enquanto na roda com freio a disco tem maior risco de numa queda dar algum desalinhamento no sistema por ex

mas a menos que alguém aqui seja profissional, acho que de pouco vale ficar comparando ou falando que aro é melhor que disco por causa da equipe X ou Y usar e ter ganho provas

a questão é que entre aro e disco cada um tem suas vantagens e desvantagens, e depende muito da pessoa e do uso tb pra ver qual vale mais a pena.. como já dá pra ver bem na discussão que rolou acima


Aí.que tá mais facil desalinhar um aro que um disco (e oa caras tem apoio). Peso não é problema (bikes de ja pesam abaixo do peso mínimo mesmo com disco).
Que ja usa o passante padrão Mavic ja sabe como e facil tirar.e colocar a roda, tão rapido quanto com Qr e mais simplificado (só rosquear). Pra quem nao conhece, o padrão Mavic é aberto na parte inferior, permitindo retirar e colocar a roda sem tirar o eixo do cubo.
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stefanob Ver Drop Down
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Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

tanto a JumboVisma quanto Ineos usaram predominantemente bikes com freio de aro, ainda mais os líderes e peças principais da equipe, mas a questão é mais do que o peso
o freio de aro dá maior facilidade na troca de rodas se houver alguma queda ou furo, enquanto na roda com freio a disco tem maior risco de numa queda dar algum desalinhamento no sistema por ex

mas a menos que alguém aqui seja profissional, acho que de pouco vale ficar comparando ou falando que aro é melhor que disco por causa da equipe X ou Y usar e ter ganho provas

a questão é que entre aro e disco cada um tem suas vantagens e desvantagens, e depende muito da pessoa e do uso tb pra ver qual vale mais a pena.. como já dá pra ver bem na discussão que rolou acima


Aí.que tá mais facil desalinhar um aro que um disco (e oa caras tem apoio). Peso não é problema (bikes de ja pesam abaixo do peso mínimo mesmo com disco).
Que ja usa o passante padrão Mavic ja sabe como e facil tirar.e colocar a roda, tão rapido quanto com Qr e mais simplificado (só rosquear). Pra quem nao conhece, o padrão Mavic é aberto na parte inferior, permitindo retirar e colocar a roda sem tirar o eixo do cubo.
bom, só to comentando o que eu li em entrevistas do próprio pelotão, mecanicos e tals..
o peso voce tem razão, tem muita bike no pelotão que já é abaixo do peso e precisam adicionar, mas não sei se isso se aplica a Bianchi e Pinarello por ex que são das que mais usaram freio de aro.. ou não faria sentido usar a Bianchi preta pra economizar peso na tinta, sendo que teria que ser adicionado como lastro, ou ambas equipes (TJV e Ineos) usando rodas da Corima e Lightweight (respectivamente) pra reduzir peso ao invés das Shimano - que patrocina as duas
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Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

tanto a JumboVisma quanto Ineos usaram predominantemente bikes com freio de aro, ainda mais os líderes e peças principais da equipe, mas a questão é mais do que o peso
o freio de aro dá maior facilidade na troca de rodas se houver alguma queda ou furo, enquanto na roda com freio a disco tem maior risco de numa queda dar algum desalinhamento no sistema por ex

mas a menos que alguém aqui seja profissional, acho que de pouco vale ficar comparando ou falando que aro é melhor que disco por causa da equipe X ou Y usar e ter ganho provas

a questão é que entre aro e disco cada um tem suas vantagens e desvantagens, e depende muito da pessoa e do uso tb pra ver qual vale mais a pena.. como já dá pra ver bem na discussão que rolou acima


Aí.que tá mais facil desalinhar um aro que um disco (e oa caras tem apoio). Peso não é problema (bikes de ja pesam abaixo do peso mínimo mesmo com disco).
Que ja usa o passante padrão Mavic ja sabe como e facil tirar.e colocar a roda, tão rapido quanto com Qr e mais simplificado (só rosquear). Pra quem nao conhece, o padrão Mavic é aberto na parte inferior, permitindo retirar e colocar a roda sem tirar o eixo do cubo.
bom, só to comentando o que eu li em entrevistas do próprio pelotão, mecanicos e tals..
o peso voce tem razão, tem muita bike no pelotão que já é abaixo do peso e precisam adicionar, mas não sei se isso se aplica a Bianchi e Pinarello por ex que são das que mais usaram freio de aro.. ou não faria sentido usar a Bianchi preta pra economizar peso na tinta, sendo que teria que ser adicionado como lastro, ou ambas equipes (TJV e Ineos) usando rodas da Corima e Lightweight (respectivamente) pra reduzir peso ao invés das Shimano - que patrocina as duas

A Bianchi Oltre pesa acima do limite, mesmo com freios tradicionais no aro.
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fzpereira Ver Drop Down
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só sei que minha proxima speed será com freio a disco...

se ela vai pesar 500g a mais da minha atual com freio no aro, pouco importa... eu perco essas 500g na barriga daí! LOL

essa discussao do que eh melhor, no aro ou disco, é igual a aluminio top ou carbono de entrada! hahahahaha
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por fzpereira fzpereira escreveu:

só sei que minha proxima speed será com freio a disco...

se ela vai pesar 500g a mais da minha atual com freio no aro, pouco importa... eu perco essas 500g na barriga daí! LOL

essa discussao do que eh melhor, no aro ou disco, é igual a aluminio top ou carbono de entrada! hahahahaha


E se eu te contar que não são 500g? Sem os discos os pesos são:

- R7000 - 2453g (aro)
- R7020 - 2478g (d)

Nos tops:

- R9100 - 1973g (aro)
- R9150 - 1911g (d)
- R9120 - 2076g (eletronico/aro)
- R9170 - 1931g (eletronico/disco)

Ahhh, e os Sram Force Axs andam pesando quase o mesmo que os 105

- Axs A - 2387g
- Axs D - 2603g

Em todos os casos considerar que k componente disco (em torno de 113g cada) faz parte do conjunto roda.

Para um Pro a diferença total num Dura Ace eletronico, ja com discos, considerando rodas do mesmo peso e diacos de 120g é de apenas 95g!

O garfo tem peso diferente e somaria mais 150g no máximo.




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