| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Soul 3R1 Aero - Primeiras Impressões
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Soul 3R1 Aero - Primeiras Impressões

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Soul 3R1 Aero - Primeiras Impressões
    Enviado: 19 Mar 2020 as 00:09
Pessoa, finalmente troquei de bike.
Vendi a minha Cannondale Caad 8 e optei por pegar a Soul 3R1 Aero.
Preferi não entrar em dívidas e tomei a decisão mais pé no chão.

A principio, pode parecer besteira trocar uma de alumínio com 105 de 10v por outra de aluminio mas com 105 de 11v. Mas a real, é que estava desde 2016 com a mesma bike e não via a hora de experimentar outra.

Para escolher a nova, levei em considerações os pontos que não gostava na Caad 8:
- Altura do Top Tube: achava alta demais
- Alcance (Reach): Mesmo com uma mesa de 100mm, acontecia de bater o joelho quando ia pedalar em pé
- Aceleração: a bike não era tão responsiva, mesmo com roda leve
- Frenagem: achava ruim, mesmo depois que roquei os Tektro pelo 105
- Estabilidade: depois de um tempo, comecei a não sentir a bike tão estável nas desscidas
- Pegada do manete 105

Então a conclusão foi que a minha nova precisava ser mais baixa (stack) e mais longa (reach). Ou seja, uma bike com geometria bem race.
Comparei a geometria de diversas bicicletas e a 52 ao que tudo indica é mais adequada as características que procuro, ao invés da 54 que na teoria é a mais indicada;
Segue o comparativo usando como referencia a Caad8 54.

Repare que mesmo 52, vou ficar quase 3 cm mais esticado (contando com a mesa) e quase 3 mais baixo.
Alem de uns ajustes menores que vão ajudar na estabilidae e deixar a bike mais responsiva.

A bike chegou hoje, pesei varias peças.
Ponto negativo para as rodas Fulcrum Racing Sport. Rodei muito pra achar com roda Fulcrum e me decepcionei. Perfil muito baixo, pesada e não é rolamento. Espero que me surpreenda pois ao que parece é ruim.
Ainda bem que tenho uma Vzan Concept.

Outro ponto de atenção é o canote. Acho que eesa bike merecia um de carbono. Não tenho certeza se encontro essa medida em carbono.

No mais, a bike é linda. A cor e o design são nem legais.
Parece que o 52 encaixou mais que perfeito e vou descobrir no fit amanhã.
O peso bateu 8,8 mesmo com essas rodas pesadas e tem varios itens que dá pra tirar peso.
Segue o peso esperado dos componentes X peso real:

amanhã faço o fit, passo a fita de guidão e se o corona virus deixar, na sexta faço um pedal de estreia e passo as impressões do comportamento dela.
Na foto ela parece amarela, mas é um amarelo-neon que parece marca-texto.
Meu psiquiatra recomendou ser tolerante, até mesmo com quem acredita que a terra é plana e que OEM é igual original...
Voltar para o topo
RafaCesino Ver Drop Down

Joinville
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RafaCesino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mar 2020 as 09:17
Parabéns Degan!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Belíssima máquina!
Aguardando as primeiras impressões!
Voltar para o topo
vinicio2212 Ver Drop Down

Uberlândia
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de vinicio2212 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mar 2020 as 22:07
Linda bike cara, depois poste foto dela com a Concept
Voltar para o topo
Dynamoo Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dynamoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Mar 2020 as 13:59
Linda bike! Pena que nesse tempo de Corona, está difícil.. Quando der, nos conte mais sobre o que achou dela! É uma das bikes que estou interessado! Estou de olho nela, na caad 13 e a allez sprint!
Voltar para o topo
Jota Erre Ver Drop Down

Brasília
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jota Erre Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Mar 2020 as 16:59
Show! Comprou pelo site da soul?
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Mar 2020 as 17:32
Valeu pessoal!

Vou testar essas rodas Fulcrum, depois vejo como a bike se comporta com as rodas e o pneu que estou habituado.

Fiz o bike fit, precisei trocar a mesa por uma mais curta, de 90mm. Foi uma sugestão do fitter, que levou em consideração a cirurgia na coluna que já fiz e o encurtamento.
Foi o 1º fit que fiz que testou a flexibilidade, bem legal.

Não peguei pelo site da Soul, peguei numa loja chamada Pedivela 175, fica em MG. É uma loja da Cycle Hub da Soul.

Falta estrear...
Meu psiquiatra recomendou ser tolerante, até mesmo com quem acredita que a terra é plana e que OEM é igual original...
Voltar para o topo
Jota Erre Ver Drop Down

Brasília
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jota Erre Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mar 2020 as 15:32
Vc conseguiu desconto no preço de tabela?
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mar 2020 as 21:32
Originalmente Postado por Jota Erre Jota Erre Escreveu:

Vc conseguiu desconto no preço de tabela?

Consegui, pagando a vista e por depósito na conta da loja
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mar 2020 as 22:21
Finalmente estreei. Sozinho e tomando cuidado p não me aproximar de pedestres e outros ciclistas. A partir de agora só vou treinar no rolo, para evitar o risco de um tombo besta me levar p hospital. Sugiro que todos façam o mesmo.

Primeiras impressões:

- Rodas: esperava que fossem piores, mas também é nítido que não são nenhuma maravilha. No falso plano é perceptível que não mantem o embalo. Mas respondem bem aos sprints na reta, tanto que peguei um RP num trecho de sprint. Perdem para a Vzan Clamber e perdem de lavada para a Vzan Concept.

- Pneus: Confortáveis e rolam macio, não deu para perceber se o peso deles atrapalhou ou se foram as rodas. Preciso testas mais.

- Grupo: Achei incrível esse 105 R7000. Disparado o ponto que mais gostei. Pegada do STI é perfeita, as marchas trocam com precisão e rapidez muito superiores ao antigo de 10V (que já gostava). Apanhei um pouco de Trim. Percebi diferença brutal no pedivela.

- Freios: Frenagem com melhor modulação e precisa. Ponto de atenção é que por causa do freio ser embaixo do quadro, quase não deu espaço para o sensor de cadência.

- Selim: Não gostei do Selle Italia SLS. Ele não tem o canal no meio. Embora não incomodou, não sei se vou me adaptar.

- Fita: Da Selle Itália (pensei q era controltech) achei sensacional, bonita e muito confortável.

- Guidão: Gostei do drop, é menor e com isso a diferença entre segurar no STI e no drop não é tão grande, então é possível passar mais tempo segurando no drop.

Agora um pouco sobre o quadro, pelo pouco que deu perceber:

- Não é uma bike para ser a sua 1º speed, a posição dela é bem agressiva e se não estiver acostumado vai castigar.

- Muito mais ágil e na mão que a Caad 8

- Mais estável e senti mais segurança

- Explosiva: nas retas é fazer força e ela responde muito bem e rapidamente. Nos falsos planos não senti tanto por causa das rodas, ela até responde rápido, mas perde o embalo.

- Conforto: A posição deixa um pouco mais esticado e projetado para frente, mas com fit bem ajustado ficou tranquilo. O treino deu mais de 2 horas e nenhum desconforto em ombros, braços, mãos. O ponto que senti foi na junção do femur com quadril, mas acredito que é do treino de fortalecimento que fiz um dia antes.

- Rigidez: dá para sentir mais as imperfeições do asfalto e vibrações. Longe de incomodar e acredito que muito em função dos pneus. Vamos ver como se comporta usando um mais duro e de 23mm.

- Rápida: ponto forte, ainda é cedo mas dá pra afirmar que é uma bike rápida e que desenvolve muito bem no plano.

- Subida: peguei pouca, não notei diferença quando estive sentado. Em pé, ela te joga mais pra frente, e tem o BB drop menor que a Caad 8(diferença de altura entre eixo do movimento central e eixo da roda). Vamos ver como isso traduz com o tempo.

Resumindo: gostei muito, era exatamente isso que procurava. Embora um pouco decepcionado com as Fulcrum que vieram.
Segue foto dela com a Concept:

Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mar 2020 as 22:21
Voltar para o topo
RafaCesino Ver Drop Down

Joinville
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RafaCesino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mar 2020 as 22:59
Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

Belo Review Degan. Agora falta sua percepção com as concept.
Parabéns pela máquina!
Voltar para o topo
fzpereira Ver Drop Down

Lages/SC
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de fzpereira Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mar 2020 as 17:08
Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

Parabéns pelo review e pela bike!
Ficou linda com as Concept.

Show!
MTB: Caloi Elite FS 2017 (GX 1x11 + Vzan Everest MGCi)
Speed: Caloi Strada R 2017 (105 R7000 + Vzan Concept)
Voltar para o topo
Macielfh Ver Drop Down

Teresina
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Macielfh Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mar 2020 as 19:35
Parabéns Degan pela bike, muita bonita e melhor ainda que vc gostou.
Voltar para o topo
fzpereira Ver Drop Down

Lages/SC
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de fzpereira Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2020 as 08:53
Seria legal um comparativo da 3R1 Aero com a Allez Sprint!

Mesma proposta, mesmo grupo (105 R7000) mas... valores totalmente diferentes.

Tem mais alguma Speed Aero de alumínio que poderia ser incluída neste comparativo?
MTB: Caloi Elite FS 2017 (GX 1x11 + Vzan Everest MGCi)
Speed: Caloi Strada R 2017 (105 R7000 + Vzan Concept)
Voltar para o topo
Degan Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mar 2020 as 14:17
Originalmente Postado por fzpereira fzpereira Escreveu:

Seria legal um comparativo da 3R1 Aero com a Allez Sprint!

Mesma proposta, mesmo grupo (105 R7000) mas... valores totalmente diferentes.

Tem mais alguma Speed Aero de alumínio que poderia ser incluída neste comparativo?

Pior que além da Allez Sprint eu não sei... tem várias opções boas de alumínio com grupo 105.

Se eu já não tivesse comprado, tentaria essa: https://www.triboesporte.com.br/ciclismo/bike/bike-audax-road-ventus-s23-2017.html
Talvez seja alguma que encalhou e teria de conferir a geometria.
Mas toda de carbono, senão me engano as rodas da Cole perfil de 40mm, canote de carbono, 105 de 11v da geração anterior.
E o preço está ótimo, lembro qu essa bike estava quase 15k.
Vale entrar em contato com a loja.
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.