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Soluções estalos na bike - ajuda

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...DOSTO... Ver Drop Down
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    Enviado: 16 Fev 2016 as 14:02
galera, o que mais me incomoda na bike sao os estalos, odeio bike zuadenta.. kkkkkk

entao, criei esse post, pra eu passar minha experiencia e tbm, a galera ae experie,nte, tbm colocar aqui suas soluçoes e constataçoes para os novinhos ficarem ligados...

primeira coisa e procurar saber onde esta o estalo...

primeira possibilidade -  pedal - vc sabe que é no pedal prestando atençao na sua pedalada, pois na maioria das vezes um pedal so estala, ai vc observa se quando vc imprime força no pedal de determinado lado, ele estala ou nao...outra coisa, o estalo no pedal vc so detecta andando na bike...

SOLUÇAO - vc tira o pedal, e passa uma gota de graxa na rosca dele, e pronto, para de estalar...

segunda possibilidade - catraca ou k7 - o k7 tbm estala com muita frequencia e é uma regiao complicada, pq o cara pensa que é o cubo, pensa que é a corrente, e ate o cambio.. mas na maioria das vezes é o cassete...pq o cassete estala?... pq ele é um rolamento...no miolo do k7 ou catraca há um rolamento com pequenas esferas.. e se a graxa ali for embora e ficar so as esferas rodando soltas.. começa os estalos..pq é a regiao de traçao da bike, toda sua força vai pra o k7 ...logo as esferas nao estando bem engraxadas ou faltando alguma esfera, ja era, dar estalos principalmente no inicio da força, pois é quando as esferas estao frouxas ai para ela se alinharem ela estala.. ai quando vc desenvolve o pedal ela para o estalo pq as esferas se alinharam no rolamento.. 

SOLUÇAO -  Abrir o k7 e engraxar e trocar as esferas do rolamento e dar o aperto para ficar sem folga...isso se faz?  muito dificil... compensa mais comprar outro...pq nunca vai ficar no aperto certo...

terceira possibilidade -  cubos.. mesma coisa do k7.. rolamentos esferados sem graxa fazem com que no inicio da força e ate no seu desenvolvimento, as esferas soltas sem graxa uma batendo na outra se enganchando acabam estralahdno.... uma zuada forte...

SOLUÇAO -  mais simples, abrir o cubo trocar as esferas ou rolamento esferado e engraxar as esferas.. se for o rolamento selado, so troca-lo.. nao precisando engraxar...e nao deixar folga...

quarta possibilidade - corrente...a corrente estala na catraca ou pe de vela, no mesmo principio de rolamento, a corrente sao rolamentos ligados, se um rolamento so da corrente tiver rigido, na hora que ela passa pela catraca do k7 ou pe de vela.. ela dar um estalo altissimo...isso acontece muito quando o cara vai e troca a corrente ou um gomo e na hora de colocar o pino, ele dar um aperto desnecessario que acaba deixando o rolamento da corrente rigido...

SOLUÇAO - se a corrente for nova, saber coloca-la, e se fez errado, procurar o elo rigido, e dar uns movimentos para os lados forçando as laterais, para folgar o rolamento rigido.... com certeza para o estalo.. e principalmente lubrificar, pois corrente sem lubrificaçao, faz o mesmo efeito dos rolamentos rigidos, pois eles nao rodam com facilidade, e estala quando entra no sistema de catracas....

quinta possibilidade -  movimento central.. muito raro pq é selado.. e nao há uma carga de força nele...apenas o giro do eixo...se apresentar folga, as esferas do rolamento selado ficam frouxas, e pode dr estalos, porem baixos pois nao é um eixo de força...

SOLUÇAO - troca do movimento central, pois é selado, e arrumar o movimento com defeito é complicado e inviavel..

sexta possibilidade (creditos ao sascencio) - a caixa de direçao tbm pode estalar, pois ela tbm tem um rolamento embaixo e outro em cima...ai se nao tiver graxa la.. e as esferas ficarem ferro com ferro...dar os pipoco..kkkkkk....

SOLUÇÃO -  tirar o amortecedor...tirar os rolamentos... limpar..se for de esfera com bacia.. limpa, coloca graxa e as esferas, cuidado para nao deixar faltar esferas nem sobrar....se for rolamento selado, so colocar um novo..de marca boa, que nao economize na graxa la dentro..kkkk....pronto, limpar, e engraxar as esferas ou troar o rolamento...ta feito..


ESSES SAO OS CASOS QUE EU LEMBRO, QUEM TIVER MAIS DETALHES OU ME CORRIGIR, FICA A VONTADE..


AQUI É UM TOPICO PARA ADQUIRIR CONHECIMENTO SOBRE COMO PERCEBER E SOLUCIONAR ESTALOS NA SUA BIKE..

VLW BOI...KKKKKKK


Editado por ...DOSTO... - 17 Fev 2016 as 19:40
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ASCruz Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de ASCruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2016 as 15:01
Os únicos estalos que ocorrem em minha Trek são oriundos de relação suja.

- Lava-se bem o cassete com diesel ou algum desengraxante e seca completamente.

- Tiro a corrente e deixo de molho numa solução desoleante 400 da Sherwin-Williams, esfrego bem com escovas de tamanhos diferentes, seco bem e lubrifico

- Lavagem geral da bike, pra tirar qualquer poeira/terra/areia/lama encrustrada em quaisquer partes
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ...DOSTO... Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2016 as 15:05
e ae meu quiriiiiiiiiiiiiiiido.. mas mesmo sujo, nao é para estalar.. se ta estalando, tem algo errado...

estalo que eu falo é aqueles altos.. PÁAAAAAAAAAAAAAAA...kkkkkkkkk
sujeiras gera ruidos, nao estalos..
sujeira nos rolamentos e relaçoes, é outro som.. tipo um ruido....aquele creccrecnhecnhec..kkkkkkkkkk

se ta estalando, tem algum problema...folga, rolamento sem graxa,  falta de esfera no rolamento, corrente com elo rigido, etc...





Editado por ...DOSTO... - 16 Fev 2016 as 15:07
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Euphra Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Euphra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2016 as 15:43
Pessoal, maioria dos estalos que tenho convivido são em grande parte no canote e na blocagem.

Hipótese 1: Aperto excessivo da blocagem. Toda vez que passa em buracos ou pedras ou dá uma pedalada mais forte, o canote torce do quadro e estala. Solução: Folgar mais um pouco a tensão da blocagem, de modo que ele não desça e não fique excessivamente apertado.

Hipótese 2: O torque da blocagem está correto, mas mesmo assim continua estalando. Se aliviar a pressão, o canote desce. Solução: Troque a blocagem, peça de má qualidade. Tenho observado isto sobretudo nas blocagens da KCNC que são muito frágeis, Se deixar um pouco mais folgado, desce o canote, se apertar na medida, estala e range.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ...DOSTO... Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2016 as 20:25
acontece isso ae mesmo...

me aconselharam passar uma gota de graxa no canote .. para de estalar, so que o aperto tem que ser grande na blocagem, que se nao fica descendo que nem manteiga..kkkkkkkkkkkk



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ASCruz Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ASCruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2016 as 23:04
Nunca tive estalos ALTOS no canote, somente estalos no central, pedais e rolamentos dos cubos. Esses já são esperados, seja pela sujeira ou desgaste.

Ao invés da graxa, eu usaria um silicone spray, suja menos e é mais fácil de aplicar e de limpar completamente, se necessário.

Corrente, eu recomendo APENAS ÓLEO SECO ( Dry Lube ). Já experimentei tudo que é tipo de óleo, e o Squirt e o Zéfal pra mim são os mais indicados até agora.

Em breve vou experimentar um da AutoPlast, que já tive a chance de usar em veículos meus, mas nunca numa corrente de bike.

É um spray de óleo seco ADESIVO com PTFE ( teflon ), que não larga nem batendo água!
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ...DOSTO... Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2016 as 23:34
pow vei, tenho que tumar vergonha e comprar um oleo seco.. pq ainda to naqueles que mainha usa na maquina de costura..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


MELA PRA KKRALEO E CADA AREIA NELE É UM FLASH.. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK



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Euphra Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Euphra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2016 as 00:37
Originalmente Postado por ...DOSTO... ...DOSTO... Escreveu:

acontece isso ae mesmo...

me aconselharam passar uma gota de graxa no canote .. para de estalar, so que o aperto tem que ser grande na blocagem, que se nao fica descendo que nem manteiga..kkkkkkkkkkkk




Nao faca isso depois vai ser dificil tirar a graxa da parte interna do tubo do canote.
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...DOSTO... Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ...DOSTO... Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2016 as 00:45
oh meu fiu, nao é pra lambuzar nao, é so uma gota de graxa.. eu passei na minha bike e nao teve nada... e pra que diabo eu vou querer limpar a parte interna do quadro?????....


é so um tiquinho meu fiu, nao é pra colocar um kilo de graxa nao..kkkkkkk
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Marcelook32 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marcelook32 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2016 as 01:13
Originalmente Postado por Euphra Euphra Escreveu:

Originalmente Postado por ...DOSTO... ...DOSTO... Escreveu:

acontece isso ae mesmo...

me aconselharam passar uma gota de graxa no canote .. para de estalar, so que o aperto tem que ser grande na blocagem, que se nao fica descendo que nem manteiga..kkkkkkkkkkkk




Nao faca isso depois vai ser dificil tirar a graxa da parte interna do tubo do canote.

Até onde eu sei, é indicada sim a lubrificação do canote e das roscas dos pedais para evitar rangidos...
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márcio rahal Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de márcio rahal Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2016 as 01:48
Excelente tópico! Parabéns ao autor!

Hoje mesmo minha GT está internada para resolver estalos misteriosos e intrigantes!!!! kkkk
SPZ Crosstrail
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...DOSTO... Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ...DOSTO... Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2016 as 10:26
ui, obrigdo pelo elogio.. cruuuuuuuuzes..kkkkkkkkkk

manda o cara olhar cada parada ae que eu falei.. junto com o canote...
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Euphra Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Euphra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2016 as 17:32
Se ficar graxa no tubo interno nunca mais ela sai de lá e você vai ter que meter aperto "pra torar" na blocagem para o canote não descer e aí voltam os famigerados estalos.
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sascencio Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de sascencio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2016 as 18:49
Onde costuma tambem gerar estalos na bike e não vi nenhum comentário nesse post é na mesa da bike. Pelo menos nas minhas bikes já aconteceu várias vezes... rsrsrs...

Quando a bike é lavada na revisão, ou é bike nova, a espiga fica seca e acaba gerando barulho.

A solução foi passar um pouco de graxa branca na espiga...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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...DOSTO... Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ...DOSTO... Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2016 as 19:36
na mesa?? vc quis dizer na caixa de direçao nao??w.. pq a caixa de direçao tbm é rolamentada... entao, se nao tiver engraxado o rolamento, vai gerar estalos tbm.....

onde tem rolamento, esfera, se ficar ferro com ferro...acontece os pipoco.. páaaaaaaaaaa!! kkkkkkkk

mas na mesa??.. pq faria zuada na mesa se é so aperto de parafusos?... i dont no intendendio..kkkkkkkkkkk
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sascencio Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de sascencio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Fev 2016 as 18:36
Originalmente Postado por ...DOSTO... ...DOSTO... Escreveu:

na mesa?? vc quis dizer na caixa de direçao nao??w.. pq a caixa de direçao tbm é rolamentada... entao, se nao tiver engraxado o rolamento, vai gerar estalos tbm.....

onde tem rolamento, esfera, se ficar ferro com ferro...acontece os pipoco.. páaaaaaaaaaa!! kkkkkkkk

mas na mesa??.. pq faria zuada na mesa se é so aperto de parafusos?... i dont no intendendio..kkkkkkkkkkk

Ops... falha nossa... eu quis dizer na caixa de direção mesmo... rsrsrs...

Blz, voce entendeu agora? kkkkkkkkk...

Se bem que qualquer coisa mal ou muito apertada pode gerar barulho na bike, acho que até a mesa... kkkkkkkkk...
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...DOSTO... Ver Drop Down
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AGORA INTENDI binoooooooooooooooo!!! KKKKKKKK...


né cilada nao binoooooooooooo...kkkkkkkkkkkkk
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sascencio Ver Drop Down
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Originalmente Postado por ...DOSTO... ...DOSTO... Escreveu:

AGORA INTENDI binoooooooooooooooo!!! KKKKKKKK...


né cilada nao binoooooooooooo...kkkkkkkkkkkkk

(???) Aí, se liga o figura... kkkkkkkkk...
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giovani rs/ Ver Drop Down


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abrir a catraca nao e tao dificil, e so ter cuidado de nao perder nenhuma esfera, colocar graxa nova e fechar .   Uma coisa que recomendo e ter muito cuidado com produtos usados pra limar a corrente , tipo esses desengraxantes de cozinha. se entrar dentro da catraca ja era a graxa interna, vira um oleo ranço...
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