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Sobre real instalação de NoTubes!

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Rafael182 Ver Drop Down
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    Enviado: 30 Jan 2010 as 20:33
Olá galera, ja li todos os topicos de NoTubes do site e gostei do sistema e pretendo colocar!
Pra quem ja instalo me responda se com um compressor perto é facil instalar igual nos videos?
vou usar com um par de CrossMark 2.1 kevlar, q muitos disseram q é um otimo par para instalar!

quais os principais erros?
abraços! 
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Jassa Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Rafael182 Rafael182 Escreveu:

Olá galera, ja li todos os topicos de NoTubes do site e gostei do sistema e pretendo colocar!
Pra quem ja instalo me responda se com um compressor perto é facil instalar igual nos videos?
vou usar com um par de CrossMark 2.1 kevlar, q muitos disseram q é um otimo par para instalar!

quais os principais erros?
abraços! 
 
 
   Putz Rafael.
 
    Eu vejo vc perguntando sobre como colocar e lembro que muita gente nem consertar uma camara de ar e encher um pneu com a bomba sabe fazer e vc quer encher de compressor?
 
    Quando vc estiver com um pneu no tubes furado ou murcho onde não tem compressor vc vai fazer o que? Ouch
 
    Desculpe a pergunta, é que eu muitas vezes esqueço que hoje tem celular e nossa esposa, mãe, namorada, pode recolher a gente no mato.
 
    Na minha época tinha que resolver tudo na trilha porque não existia celular, quando cansado tinha que pedalar do mesmo jeito e numa viagem tinhamos que ir e voltar pedalando.
 
    Hoje é tudo tão fácil !!!  CryCryCryCryCry
 
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Rafael182 Ver Drop Down
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é cara tem isso, mas para estes casos normalmente uma camara de ar resolve tudo...hj é facil mas pode ficar ainda mais facil intende!

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Absalon Ver Drop Down
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Rafael estou utilizando o No Tubes a cerca de 2 meses e estou gostando muito, nos primeiros dias passei uns apertos até o pneu vedar por completo depois foi só alegria até hoje tives alguns furos nas trilhas mas nada que o liquido não vedasse, o negócio é bom mesmo!!!

Utilizo aros Bontrager que vieram na minha Trek que não são tubeless com pneu traseiro Continental Explorer 2.1 e dianteiro original da bike um bontrager 2.25, que mes que vem vai dar lugar a um larsen Mimo 1.9 ou 2.1, com líquido Joe's.
Quanto ao compressor, se for esses de oficina de bike enche perfeitamente. Os meus levei numa loja especializada aqui da minha cidade e o cara passou uns apertos para acertar a fita no aro....






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Rafael182 Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael182 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jan 2010 as 21:48
blz ...vlw!
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digo107 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de digo107 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Fev 2010 as 11:53
Rafael, uso no tubes há mais de 1 ano e nunca tive problemas. Não se preocupe com "ter compressor". O pneu enche facilmente com o kit bem instalado e se der qualquer problema no meio da trilha, é bom você apenas ter uma câmara de ar reserva, que no caso bastaria vc tirar a fita do no tubes e colocar a câmara no lugar. Simples! Nunca aconteceu nada do tipo comigo e acho difícil de acontecer. O que já aconteceu foi quando entrou um caco de vidro no meu pneu, vazou muitooo líquido, mas vedou, no caso bastou encher o pneu mais um pouco. Eu usei na minha bike um Maxxis Monorail UST, ele bastou colocar no aro, colocar o líquido e encher, ficou pronto na hora. Prefiro usar pneus tubeless mesmo, tanto que agora vou usar um par de Continental Vapor Ust. Bom, é isso. Não existe tanto drama nessa questão não.
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xandegui77 Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de xandegui77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Fev 2010 as 12:54
Não existe drama? Não é bem assim hein.
Tudo depende do pneu e do aro.
Aqui meu aro é muito estreito e o pneu é Kenda Nevegal DTC 2.1 de arame.
É um pneu facílimo de colocar e tirar SEM ferramentas, só na mão. Só que esta facilidade dificulta na hora de encher o pneu sem a câmara.
Aqui eu NÃO consegui encher de forma alguma, passei água com sabão, fiz tudo igual aos vídeos. Tentei encher na borracharia com a mangueira do compressor aberta no máximo e o ar vazava por tudo e ele não enchia. Este Nevegal tem a lateral MUITO fina e mole, ele sai sozinho do aro quando vazio.
Tive que passar fita isolante no aro e depois no pneu pra não deixar o ar vazar e fazer com que a lateral encostasse no aro. Com isso eu fui no posto  e eles encheram de primeira. Aí esvaziei, tirei o núcleo das válvulas Presta e coloquei o líquido e enchi novamente. Quando o pneu murchou pra eu colocar o líquido, a lateral dele se encolheu e foi pro centro do aro, por pouco que eu não consigo encher com o líquido dentro.

Para o Jassa:
A primeira inflada de um pneu COMUM em um aro vedado precisa ser feita com compressor, mas depois que encheu com líquido, a pressão do pneu não baixa, só baixa se furar. O líquido faz o pneu ficar grudado na lateral do aro, então quando murcha com um furo muiiiiiiito grande, dá pra encher com mini bomba manual no meio da trilha, não precisa de compressor não. Agora se o pneu rasgar ou desmontar do aro, aí é só tirar a fita tubeless e colocar uma câmara e encher na mão.

Já para os pneus UST, próprios pra tubeless, eles enchem muiiiito mais fácil e alguns podem ser inflados desde a primeira vez com bomba manual mesmo. Se não encher na manual, a bomba de pé da conta do recado, não precisa de compressor não.

Todos (pelo menos os mais experientes) que tem pneu com câmara levam uma câmara reserva na trilha. Pro sistema tubeless é a mesma coisa, tem que levar a câmara. Uma falha catastrófica sempre pode ocorrer e a câmara tem que levar.

O medo do sistema tubeless falhar não pode ser tão alimentado, leve uma câmara junto e fique sossegado.
O sistema tem muiiiita vantagem, a bike gruda no chão, fica mais macia, amortece beeeem mais e rola muito gostoso. Fora o fato de que realmente fura quase todos os furos.
O furo na banda de rodagem veda imediatamente. Se o pneu começar a murchar é porque provavelmente teve um furo na lateral do pneu e o líquido não passou por lá, daí é só virar a bike de lado e girar o pneu que o furo veda imediatamente. Encha o pneu com a bomba manual e siga viagem. Sem stress.
Eu já ganhei uma aposta de 100 reais (5 caras, 20 reais cada) que meu pneu não furava. Dei um prego pra cada um e falei pra enfiar em qualquer lugar do pneu. Tirei um a um, girei a roda e vedou tudo. Eles ficaram de cara, eu com o * na mão. Mas funcionou : )

Desvantagem? Pode ser caro de instalar ou manter, mas a tranquilidade com furos compensa muito.
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Rafael182 Ver Drop Down
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vlw pelo texto muito bem explicado!
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digo107 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

Não existe drama? Não é bem assim hein.
Tudo depende do pneu e do aro.
Aqui meu aro é muito estreito e o pneu é Kenda Nevegal DTC 2.1 de arame.
É um pneu facílimo de colocar e tirar SEM ferramentas, só na mão. Só que esta facilidade dificulta na hora de encher o pneu sem a câmara.
Aqui eu NÃO consegui encher de forma alguma, passei água com sabão, fiz tudo igual aos vídeos. Tentei encher na borracharia com a mangueira do compressor aberta no máximo e o ar vazava por tudo e ele não enchia. Este Nevegal tem a lateral MUITO fina e mole, ele sai sozinho do aro quando vazio.
Tive que passar fita isolante no aro e depois no pneu pra não deixar o ar vazar e fazer com que a lateral encostasse no aro. Com isso eu fui no posto  e eles encheram de primeira. Aí esvaziei, tirei o núcleo das válvulas Presta e coloquei o líquido e enchi novamente. Quando o pneu murchou pra eu colocar o líquido, a lateral dele se encolheu e foi pro centro do aro, por pouco que eu não consigo encher com o líquido dentro.

Para o Jassa:
A primeira inflada de um pneu COMUM em um aro vedado precisa ser feita com compressor, mas depois que encheu com líquido, a pressão do pneu não baixa, só baixa se furar. O líquido faz o pneu ficar grudado na lateral do aro, então quando murcha com um furo muiiiiiiito grande, dá pra encher com mini bomba manual no meio da trilha, não precisa de compressor não. Agora se o pneu rasgar ou desmontar do aro, aí é só tirar a fita tubeless e colocar uma câmara e encher na mão.

Já para os pneus UST, próprios pra tubeless, eles enchem muiiiito mais fácil e alguns podem ser inflados desde a primeira vez com bomba manual mesmo. Se não encher na manual, a bomba de pé da conta do recado, não precisa de compressor não.

Todos (pelo menos os mais experientes) que tem pneu com câmara levam uma câmara reserva na trilha. Pro sistema tubeless é a mesma coisa, tem que levar a câmara. Uma falha catastrófica sempre pode ocorrer e a câmara tem que levar.

O medo do sistema tubeless falhar não pode ser tão alimentado, leve uma câmara junto e fique sossegado.
O sistema tem muiiiita vantagem, a bike gruda no chão, fica mais macia, amortece beeeem mais e rola muito gostoso. Fora o fato de que realmente fura quase todos os furos.
O furo na banda de rodagem veda imediatamente. Se o pneu começar a murchar é porque provavelmente teve um furo na lateral do pneu e o líquido não passou por lá, daí é só virar a bike de lado e girar o pneu que o furo veda imediatamente. Encha o pneu com a bomba manual e siga viagem. Sem stress.
Eu já ganhei uma aposta de 100 reais (5 caras, 20 reais cada) que meu pneu não furava. Dei um prego pra cada um e falei pra enfiar em qualquer lugar do pneu. Tirei um a um, girei a roda e vedou tudo. Eles ficaram de cara, eu com o * na mão. Mas funcionou : )

Desvantagem? Pode ser caro de instalar ou manter, mas a tranquilidade com furos compensa muito.

Acho que você interpretou mal o que eu disse em "não existe drama", não quis dizer que não existe dificuldade em colocar o pneu, fiz referência ao "drama" que o Jassa fez em relação ao Notubes. Rsrsrsrs, não leve a mal Jassa! O certo é usar pneus sem arame, mas não é errado usar pneus com arame, só é bem mais difícil. O melhor pneu para a ocasião é um próprio pneu tubeless, isso tiro de minhas conclusões sobre o que já usei. E eu quis dizer no geral que o Notubes mesmo tendo essa "dificuldade" de se por acaso rasgar o pneu ai não da pra vedar etc.. Pode ser muito bem superada, já que isso é um fato não muito comum, pelo menos pra mim, então no meu ponto de vista, o Notubes compensa e muito. E como eu disse e você ressaltou, basta levar uma câmara de ar junto caso haja qualquer problema.
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xandegui77 Ver Drop Down
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Ué, não sabia desta recomendação de usar pneu  kevlar não. Que eu saiba, quanto mais difícil de montar no aro, de colocar e tirar, mas fácil será a transição pra tubeless.

Que eu saiba, o pneu com kevlar é muito mole, fácil de colocar e tirar e por este mesmo motivo fica muito solto no aro quando está vazio, sendo muito difícil de encher quando está sem câmara.

Tanto é que em vários fóruns eu li o pessoal recomendando para pneus kevlar e de parede fina, que montem antes com câmara por pelo menos um dia, para ele desdobrar e pegar forma, já que ele normalmente vem todo dobrado nos pacotes.
Que eu saiba o kevlar é apenas mais leve que o de arame e conta muito mais a contagem de TPI do que o material em si.
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digo107 Ver Drop Down


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"Que eu saiba" você não está certo em tudo isso. Então sendo assim, partindo do seu ponto de vista, todos os pneus UST teriam que vir com arame não é? Já que pelo o que você disse, ele se encaixaria melhor no aro. Pois é, é uma afirmação errada. Como meu pneu encheu e se encaixou no aro até mesmo sem o líquido? Pois é... Outra dúvida né! Que coisa... Sendo assim, fique com sua opnião que fico com a minha, se para você pneus com arame são melhores e se encaixam melhor, continue usando eles. Eu particularmente não gosto de usar pneus com arame, mas isso é um gosto seu! E sim, o pneu de kevlar quando esvazia ele praticamente desencaixa do aro, porém não sai da banda interna no aro. Seguindo sua teoria, os pneus mais tops deveriam ter um ultra arame bem fino feito de titânio ou algo do tipo, para ser mais leve e encaixar melhor no aro. Pois é, não concordo, mas como já disse anteriormente, em outras palavras, eu prezo a minha opnião.
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Andre PRO Ver Drop Down
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Após 1 ANO usando, relato:
 
Aros MAVIC 717
Pnues: Vários modelo de Kevlar (WTB e Bontrager atuais)
 
Prós:
 
Nunca precisei de trocar pneu em trilha;
Encho o pneu a cada 15/20 dias;
Melhor aceleração;
Melhor Rolagem.
 
Contras:
 
Repor o liquido a cada 3 meses;
Não é para qualquer pneu ou aro;
Com o tempo, acumula liquido vulcanizado no bico, atrapalhando o enchimento
Preço no brasil;
Não dispensa as camaras em trilhas;
 
Meu veredito:
 
Não me arrependo e indico a todos.
 
abs
 
AA
Faça hoje o que vc nao fez ontem como se fosse ontem
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xandegui77 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por digo107 digo107 Escreveu:

"Que eu saiba" você não está certo em tudo isso. Então sendo assim, partindo do seu ponto de vista, todos os pneus UST teriam que vir com arame não é? Já que pelo o que você disse, ele se encaixaria melhor no aro. Pois é, é uma afirmação errada. Como meu pneu encheu e se encaixou no aro até mesmo sem o líquido? Pois é... Outra dúvida né! Que coisa... Sendo assim, fique com sua opnião que fico com a minha, se para você pneus com arame são melhores e se encaixam melhor, continue usando eles. Eu particularmente não gosto de usar pneus com arame, mas isso é um gosto seu! E sim, o pneu de kevlar quando esvazia ele praticamente desencaixa do aro, porém não sai da banda interna no aro. Seguindo sua teoria, os pneus mais tops deveriam ter um ultra arame bem fino feito de titânio ou algo do tipo, para ser mais leve e encaixar melhor no aro. Pois é, não concordo, mas como já disse anteriormente, em outras palavras, eu prezo a minha opnião.


Credo, o povo aqui é bravo e revoltado, precisando muito de um pedal.
A expressão "que eu saiba" utilizada por mim pode ser substituída por "ouvi falar que" sem que se altere o sentido do texto, concordância ou gramática (concursos do CESPE, hehehe).
É uma suposição minha baseada em mensagens que eu li nos fóruns dos fabricantes de selantes para tubeless e fóruns que discutem pneus. Estas opiniões dos usuários estão baseadas apenas em relatos pessoais.

Os relatos demonstram que para montar um sistema tubeless usando um aro convertido com fita de borracha e pneu comum, os pneus com arame são mais fáceis de MONTAR do que os de kevlar pois a estrutura rígida dos pneus com arame ajudam a mantê-los no aro na primeira inflada. Os pneus de kevlar são mais difíceis de encher pela primeira vez se COMPARADOS com a montagem com pneus de arame. Em momento algum eu falei que um pneu de arame é melhor que um de kevlar na rolagem, resistência, etc. Você está fazendo suposições que não estavam no meu texto, nem explicitamente, nem implicitamente. Nem sugeri isso.

Pneu UST INFLA mais fácil em aros UST ou convertidos pois possuem a lateral mais rígida e a sua borda é feita para segurar melhor no aro e vedar melhor o ar, mesmo SEM uso de líquido.

Meu pneu de arame também se encaixou no aro sem a utilização de líquido e ficou inflado sem câmara ou líquido por várias horas. Só que para conseguir inflá-lo tive que segurar a lateral do pneu contra o aro com fita isolante, pois o pneu teimava em desmontar do aro ao menor movimento da roda. Em momento ALGUM eu afirmei que não dá pra montar pneu de kevlar no sistema tubeless, o que eu disse é que MUITOS usuários de outros fóruns gringos afirmam que pneu de arame é muito mais fácil de inflar pela primeira vez do que os de kevlar e quanto mais rígida a lateral do pneu ou quanto mais difícil de montar no aro, mais fácil de montar/inflar pela primeira vez ele será. Nem discuti como a diferença de um pneu de kevlar do de arame depois de montado.

Há uma diferença muito grande em pneus não recomendados com pneus difíceis de montar. Pneus não recomendados são os em que a lateral estica/deforma quando são usados sem câmara e muitas vezes estes pneus desmontam do aro mesmo usando com câmara. Os pneus com as laterais finas e moles (como o Kenda Nevegal) são mais difíceis de montar, mas funcionam perfeitamente. Como a lateral é muito fina, fura fácil, mas o selante veda. Há uma versão UST do Kenda Nevegal que possui a lateral mais grossa e rígida.

O problema nem é o kevlar em si. O problema é que o pneu é "foldable", ou seja, dobrável. A vantagem disso está no peso um pouco menor e na facilidade de montagem na roda com câmara. Como é mais flexível e fácil de encaixar no aro, é também mais fácil de sair do aro quando usamos o sistema de conversão tubeless. Os usuários relatam que os pneus "foldable", em curvas fechadas ou em curvas em velocidade, o pneu pode dobrar mais pra fora do aro, fazendo vazar ar ou até mesmo desmontar. É aqui que o pneu com arame leva vantagem no tubeless, pois é mais difícil de montar e desmontar com ou sem câmara, diminuindo a desmontagem ou saída do ar. Eu disse diminuindo.

Nem se discute a enorme facilidade de transporte de um pneu extra dobrável. O de arame você vai fazer o que, colocar no pescoço?

Aqui o relato de alguns usuários em fóruns gringos:
"supcom 01-23-06, 11:03 PM
The difference between the two is the material in the bead. Folders have a nylon bead, rigid tyres have a wire one. Actually, it's kevlar, or a generic equivalent. Nylon would have too much stretch."
"CardiacKid 01-24-06, 10:45 AM
Okay, a question from someone with virtually no clue about bicycle tires...
So what are the advantages of non-folding tires? Why do they exist if everyone seems to think folding ones are more convenient and aren't pointing out any drawbacks? Are they cheaper? More durable? Faster? Anything?
They are usually cheaper and won't come off the rim as easily in hard cornering or bumpy roads. I have never heard of this being a problem for anyone, so it is really a matter of cost."

Eu não uso pneu de kevlar por causa do custo. Não faço viagens de bike em que um pneu extra dobrado seria de grande ajuda. No dia que eu começar a rasgar ou explodir pneu direto, talvez eu use kevlar. E talvez eu também use se eu quiser uma bike com metade do peso da minha. Mas este sou eu.

Um pneu Kenda Nevegal 2.35 DTC John Tomac Series de arame custa 68 reais e pesa 840gramas. O mesmo pneu só que de kevlar pesa 140 gramas a menos só que custa R$ 170. Compensa? Pra mim não. Muitos (muitos não são todos) usam kevlar apenas por status. Dá 200 reais  de diferença na par. Acho que só usaria kevlar pra bike de competição onde qualquer grama a menos ajuda muito. Mas este sou eu novamente.

Mais uma vez, ao dizer que pra mim um pneu de kevlar precisa ter um arame de titânio, está inferindo erroneamente. Eu não disse isso, não teorizei nada sobre isso  e nem ao menos sugeri. Em uma prova de português do CESPE onde pra cada erro seu você anula uma assertiva, você estaria com pontos negativos, ficaria devendo. NUNCA tire mais do texto do que há nele. Qualquer coisa que você sugerir e que não está no texto é uma afirmação SUA e não minha.

E mais uma vez eu digo, minha opinião foi formada pela síntese de inúmeros relatos. Também senti na carne o que é tentar inflar um pneu mole sem uma câmara. É para isso que existe o fórum, para lermos a opinião de muitas pessoas e formarmos a nossa com embasamento. Sempre haverá discordâncias, que graça teria um fórum se todos soubessem de tudo e ninguém discordasse?
O senso crítico nos faz discernir os que sabem argumentar dos que não tem embasamento algum.
Não sou dono da verdade e muito menos você. Eu li o que você disse e discordei. Qual o problema disso, vai levar pro lado pessoal? Vá pedalar.

Quando você vier pro fórum com mais humildade e com fatos para argumentar eu posso ter um diálogo contigo. Contra fatos não há argumentos e não argumentarei. Até lá você só perdeu sem tempo.
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xandegui77 Ver Drop Down
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Ah, esqueci de dizer. Pneus de kevlar ultraleves também furam mais que os normais, pois possuem tpi alto e menos borracha que sua versão comum. E pra selar bem é preciso ter borracha além do líquido selante.
E Digo107, é melhor usar argumentos do que sarcasmo.
Um tópico com excelente argumentação é este aqui http://www.pedal.com.br/forum/topic1409.html que fala sobre tubeless, kevlar, tpi, etc.
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digo107 Ver Drop Down


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Cara, como eu disse e vou repetir, cada um com sua opnião! Poxa, você é insistente demais.
Sabe porque usei sarcarmos? Você ao invés de progredir com o fundamento do tópico veio questionar minha opnião sobre algo que ainda entendeu errado. Expressei e falei todo momento que era minha opnião, mas você insistia em querer dizer que a sua que estava certa e que era melhor, não quero nem saber disso! Cara, já falei, se quiser, continue com seus pneus de arame, não tenho nada a ver com isso! E eu retomei o "Que eu saiba" pela repetição que havia feito, o termo pode ser substituido por muitas outras expressões do nosso vocabulário. Já usei os 2 tipos de pneu e dei minha opnião, mas você desfocou demais do tópico. Um pneu UST tem a parede de cima mais espessa justamente porque não tem a câmara de ar como outra camada, sendo assim melhor para usar em aros sem câmara, dando mais segurança contra furos de pneu. Mas vou lhe dizer que minha participação nesse tópico se encerra aqui, já está chato demais de sua parte. E peço desculpas pelo sarcasmo. Ah, outro detalhe, a parte do arame de titânio, foi uma sugestão para um progresso com pneus de arame.
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Bom, nosso colega não vai mais participar deste tópico, uma pena, pois é com a argumentação que todos aprendem. Eu perguntei onde eu estava errado e ainda não sei em que parte da minha postagem eu passei informação errada. Tudo que eu postei foi sobre tubeless, kevlar, etc., foi lendo os textos e fóruns dos fabricantes de sistemas de conversão tubeless, fabricantes de pneus e do site do Sheldon Brown. A maior parte das coisas que eu escrevi foi uma tradução literal dos artigos do Sheldon Brown ou de postagens dos administradores dos fóruns, nos fóruns dos fabricantes de tubeless. Não sei como minhas informações podem estar corretas tendo estes locais como fonte.
Também não fugi do assunto do tópico que é sobre NoTubes, eu tenho este tipo de conversão funcionando muito bem comigo, tive problemas na instalação e estava alertando exatamente sobre estes problemas.
 
Se você tem tanta certeza do que afirma, poste aqui pra gente de onde tirou esta informação totalmente diferente do que eu tenho lido por aí.
 
Insisto em dizer que nosso colega está errado ao afirmar que a parede de cima dos pneus UST são mais grossas pra evitar furos. A parede LATERAL (sidewall) que é mais grossa e os UST são notoriamente conhecimos por serem mais difíceis de montar do que os comuns.
Em alguns pneus de kevlar, há uma trama deste material na banda de rolagem, o que ajuda a prevenir contra furos, mas não há uma parede de borracha mais grossa nesta região como você afirma. Esta proteção de kevlar aumenta o peso do pneu ao invés de diminuir. Já quando o kevlar substitue o arame, é apenas pra diminuir peso (cerca de 50 gramas) e poder dobrar o pneu pra carregar numa viagem. Leia os artigos do Sheldon Brown, não sou eu que afirmo estas coisas.
 
"Tubeless
A tubeless tire system requires an air tight rim — capable of being sealed at the valve stem, spoke holes (if they go all the way through the rim) and the tire bead seat — and a compatible tire. Universal System Tubeless (UST), originally developed by Mavic, Michelin and Hutchinson[6] for mountain bikes is the most common system of tubeless tires/rims for bicycles.[7] The main benefit of tubeless tires is the ability to use low air pressure for better traction without getting pinch flats because there is no tube to pinch between the rim and an obstacle.[6].Some cyclists have avoided the price premium for a tubeless system by sealing the spoke holes with a special rim strip and then sealing the valve stem and bead seat with a latex sealer.[6] However, tires not designed for tubeless application do not have as robust a sidewall as those that are.[6].The drawbacks to tubeless tires are that they are notorious for being harder to mount on the rim than clincher tires,[6] and that the cyclist must still carry a spare tube to insert in case of a flat tire due to a puncture.[6].In 2006, Shimano and Hutchinson introduced a tubeless system for road bikes.[8]"
 
"

Kevlar ®

Kevlar ® is used for two different, almost opposite reasons in bicycle tires. This results in considerable confusion as people try to buy "Kevlar ®" tires without understanding the difference.
  • Belts

    Some bicycle tires also have a Kevlar ® belt running under the tread area, in addition to the normal bias plies. This is intended as a puncture preventive. Such belts slightly increase weight and rolling resistance, but they probably have some value against certain road hazards, particularly broken glass.

  • Beads

    While most beads are steel, some tires use Kevlar ® cord instead. Using Kevlar ® for this purpose typically saves about 50 grams (2 ounces) per tire. Since Kevlar ® is much more flexible than steel, tires with Kevlar ® beads can be folded up compactly, which is convenient for touring or other applications where it may be advisable to carry a spare tire. "by SHELDON BROWN



Editado por xandegui77 - 02 Fev 2010 as 20:38
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Franciscok Ver Drop Down


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Xande, não tem nada a ver essa do pneu de arame não. Tem pneu de kvlar dificil de montar e pneu de arame muito frouxo. Inclusive tive a maior dificuldade pra montar um tioga ust com talão em kevlar, mas outros de arame são muito faceis.
Eu recomendo o sistema. Quebrei meu aro ontem numa batida e não furei o pneu, só pra constar.
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Franciscok, concordo com você.
O próprio Kenda Nevegal de arame que eu uso é muito frouxo e por isso tive bastante trabalho pra converter pra tubeless, mas depois de convertido mudou MUITO. O conforto e a tração ficaram incomparáveis.
Meu aro é bem estreito e um pneu 2.1 como o que tenho fica bem "redondo" nele. Isso piorava quando eu calibrava entre 50 e 60psi quando ia fazer um passeio com a namorada pela cidade. Ficava duro, quicava e perdia tração quando eu passava pra um cascalho ou raízes.

Quando converti pra tubeless e coloquei a pressão recomendada, 35 atrás e 30 na frente (mais pra frente eu vou tentar com menos), a tração aumentou muito e o conforto então nem se fala, a bike ganhou um amortecedor traseiro. Já usei esta pressão com câmara e não fazia muita diferença não.

O que eu falei sobre kevlar sem mais fácil de montar que pneu de arame é na maioria dos pneus e não na totalidade. Na maioria das vezes, independente do material do pneu, quanto mais difícil o pneu for de montar, mais fácil ele será de inflar com compressor na primeira inflada.

Nos vídeos do Stan's NoTubes, os pneus inflam facilmente, fácil até demais. Mas ele vende uma vita que serve pra colocar no centro do aro, por baixo da vida de borracha de vedação. Esta fita que ele vende levanta a borracha e faz com que a borda do pneu seja comprimida contra a borracha, evitando que o vaze na primeira inflada. Além disso, em curvas de alta velocidade ou uso de pressão muito baixa, este contato forte entre a borda do pneu e a fita de borracha no funco do aro, evita que o pneu dobre e vaze ar ou desmonte do aro.
Desta forma, sem a fita do Stan's, a borda do pneu depois de inflado toca apenas na lateral do aro. Com a fita, a borda do pneu toca na lateral do aro e na borracha de vedação que fica no fundo do aro. Com a fita a superfície de contato da lateral do pneu fica assim " |  ", já com a fita a superfície de contato fica assim "  L  ".

Um aro muito profundo, com as paredes muito altas e um pneu que fica frouxo no aro, isto é uma fórmula pra ter dor de cabeça na hora de inflar pela primeira vez. O selante NÃO ajuda a inflar o pneu, o pneu deve ser inflado sem o selante primeiro pra justamente ver se ele irá inflar ou não.
Então monte a borracha no aro como recomenda o fabricante do sistema de conversão tubeless e infle o pneu com um compressor de posto ou de borracharia. Para fazer este teste, use água com sabão na lateral do pneu e do aro, e retire o núcleo da válvula Presta ou Schrader para que o ar entre com mais volume, pressão e velocidade.

Nos vídeos do Stan's, os pneus chegam a estralar quando encaixam no aro, fazendo aquele PLOC que fazem os pneus de carro quando são instalados nas rodas pela primeira vez.

Se o pneu está estremamente justo tanto na lateral quanto no fundo do aro, provavelmente uma bomba de pé seja o suficiente pra inflar o pneu pela primeira vez.

Em um pneu de carro, se ele murchar e o talão soltar do aro, nem com bomba de posto pra encher, só na borracharia mesmo pra fazer o talão travar novamente no aro.
Em pneus de bike este travamento dificilmente ocorre, mas quando o pneu murcha, o próprio selante já grudou o talão na lateral do aro e só a bomba manual já é o suficiente para encher o pneu convertido pra tubeless. Mas se sair do aro, só no posto mesmo.

Os fabricantes destes sistemas de conversão recomendam uma pressão entre 24 e 35psi, abaixo de 24psi há riscos de o pneu soltar do aro e isso pode acontecer com ou sem o sistema tubeless. Então se seguir as recomendações na hora da montagem e na calibração, é um sistema que falhará muito menos que as câmaras. Assim o sistema só falhará se o pneu falhar, como num rasgo por exemplo. Há relatos sim de pneus que se soltam dos aros, mas normalmente estes estão ou com o talão danificado ou estão entre os não recomendados para a conversão tubeless.

Eu não entendo este povo que sobe nas tamancas quando discordam da opinião dele. Quanto mais discussão, mais informação.

Eu falo pra todo mundo que se você tem o dinheiro pra conversão, faça que não irá se arrepender, é um caminho sem volta. Uns irão sofrer na conversão e irão odiar o sistema, mas o que tiverem sucesso irão adorar.

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Franciscok Ver Drop Down


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Xande, a conversão custa o mesmo que uma boa camara de ar, não vejo sentido em reclamar do custo.
Isso usando uma camara aro 20, e não a fita. E a camara parece oferecer mais segurança, pois mesmo que o pneu dobre a camara dobra junto, e é mais dificil perder pressão, além de ela colar no pneu.
O stan recomenda 20 a 23 psi pra usar com o notubes the crown, não sei com outros pneus, mas eu tenho usado essa pressão com sucesso. Só tive problemas com pressão abaixo de 18psi e uma vez que a roda dianteira travou num buraco e torceu de lado.
Usando camaras meu pneu já saiu do aro uma 6 vezes com pressões de 30psi, mas é um pneu que nem tentei usar com o tubeless (scott ozon).
Vou tentar a fita adesiva com o meu aro 317 da bike de treino em breve, com o strike não tenho coragem porque ele prende muito mal o pneu.


Editado por Franciscok - 03 Fev 2010 as 03:22
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fameli Ver Drop Down


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Olá Xandegui,q legal q o sistem funcionou com vc,mas me diga,que aros e pneus vc tem e qual o sistema sem câmaras q vc utiliza?
abs!!
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xandegui77 Ver Drop Down
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Fameli, vamos lá:
Os aros não possuem marca, vieram na Sundown Team 5000 que possuo. São estreitos e profundos e por serem profundos os pneus ficam bem soltos quando está montando, o que dificultou dar a primeira inflada sem câmara.

O kit de conversão é o kit completo do Joe's No Flat. Este kit é composto por um rolo de fita adesiva reforçada com tecido, 2 fitas de borracha para os aros com válvulas Presta com núcleo removível, uma garrafa dosadora, e um frasco com 500ml de líquido selante.

Como fazer:
- remover a fita de aro que você possui e limpar bem o fundo dos aros;

- aplicar a fita adesiva em toda a circunferência do aro, tampando os furos dos raios;

- instalar as fitas de borracha no fundo do aros aros e colocar as arruelas das válvulas bem apertadas. Para instalar mais facilmente e sem que as fitas fiquem esticadas demais em uns pontos e frouxas em outros, usar água e sabão para movimentar as fitas de borracha;

- verificar se há borracha saindo pelas beiradas dos aros. Se tiver, empurre pra dentro com a espátula de sacar pneu;

- coloque os pneus e tenha certeza que o talão do pneu está por cima da borracha que está no aro. Tem que ficar assim: aro>fita de borracha>pneu.
 O meu pneu é um Kenda Nevegal 2.1 DTC John Tomac Series de com talão de arame. Este pneu dá pra colocar no aro facilmente, com as mãos apenas. Quando o talão passa pelo aro, como este aro é fundo, de um lado o talão cai no fundo do aro e do outro cai o aro. Isso dificulta muito na hora de encher o pneu, vaza muito ar. Eu tive que prender o talão contra a lateral do aro usando fita isolante. O Stan's NoTubes tem uma fita amarela que é colocada no aro, forçando a borracha para cima. Isto é usado em aros fundos como o meu.

- com as mão, puxe o pneu para os lados a partir do centro pra deixar o talão o mais próximo possível da lateral do aro;

- lubrifique as laterais do pneu e a parte interna do aro com água e sabão;

- remova o núcleo da válvula e encha os pneus com um compressor de posto eu mangueira de borracharia;

- coloque o líquido pela válvula sem o núcleo OU coloque o núcleo de volta, retire apenas uma parte do talão para fora do aro e coloque o líquido por ali;

- encha o pneu. Gire ele e segure pela blocagem e com ele girando, vá inclinando para um lado e para outro. Pare de girar e fique balançando o pneu pra um lado e para outro. Vai vazar um pouco de líquido pelos furos já pré-existentes no pneu e pelo talão;

- Coloque os pneus num tanque ou bacia d'água e tente localizar um furo. Ao encontrar, deixe o furo para baixo para que o líquido chegue nele. É normal, é o liquido fazendo seu papel de vedar. Recomenda-se que no no primeiro dia não faça nada de agressivo. Eu fui mais cauteloso pois meus pneus tinham 4 furos cada nas laterais e o traseiro murchou bastante de um dia pro outro. Então eu deixei o pneu de lado de um dia pro outro e alternei os lados para que o líquido pudesse vedar qualquer furinho na parede lateral finíssima do meu pneu;

- Calibre o pneu com 35psi cada e vá dar uma volta de leve. Ande um pouco e vá testando pra ver se ele murcha ou não. Se murchar um pouco calibre. É normal, é rodando que ele vai vedar o resto dos furinhos;

- Sempre que parar a bike, deixe o bico em posição 6hrs para que o líquido desça e não entupa a válvula.

Aqui como o meu pneu é de grande volume e já era usado, eu sabia que teria vários furos. Então eu coloquei 125ml de uma vez. Há quem use apenas 50ml para pneus UST e de pouco volume de ar.

Acho que não esqueci de nada, qualquer coisa é só perguntar.

O que eu senti nas primeiras voltas. A ausência da câmara me assustava, eu estava desconfiado pois tinha sido difícil de converter e eu tinha medo do pneu sair do aro e eu levar um belo capote.

O pneu faz barulho como se tivesse cola nele e estivesse grudando e desgrudando do chão. Mas era isso mesmo que estava acontecendo, ele grudava no chão. mas ao mesmo tempo que grudava, ele rolava muito melhor e senti que eu estava fazendo menos força nas pedaladas.

 Eu senti também um grande aumento no amortecimento, ficou muito confortável. Pedras, raízes e degraus que antes eu passava em pé nos pedais, comecei a ignorar e passar neles sentado no banco mesmo.

A aderência aumentou bastante no cascalho, mas nas escaladas eu não senti muita diferença não. Gosto de ver um mega barrando, pedalar muito só pra ver se consigo chegar no alto, mas tem alguns que o pneu falha mesmo, patina e não sobe. Mas acho que é este pneu que não aguenta .

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ja q a questão foi pra aro, o Overhill disc é bom para montar?
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Rafael, não há nada nele que impeça a montagem. Pode ser mais fácil ou trabalhoso montar nele, só quem já montou pode te dizer.
Mas lembre-se que esta facilidade de montar depende do conjunto aro+pneu. Aro muito fundo e com largura maior que 25mm torna a montagem mais difícil, mas não impossível. Pneu difícil de montar no aro é mais fácil de converter pra tubeless, pois o talão trava mais fácil e infla mais fácil.

Falando nisso, pneu difícil de montar + aro raso ou com fita é bem fácil de converter. Alguém aqui já teve a mesma experiência que é mostrada nos vídeos do Stan's onde ao inflar o pneu infla de primeira e chega a dar estalos quando o talão trava no aro (igual quando monta pneu de carro)?
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Rafael182 Ver Drop Down
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obrigado pela ajuda !
irei relatar o que ocorreu comigo!
instalei a fita...coloquei pneu...e nao consegui encher sem o liquido, fiquei com medo, coloquei o liquido, passei detergente nas bordas e fui em um posto encher, so q no posto o compressor era por sopros e enchia devagar, nessa brincadeira vazou muito liquido, fui em um borracheiro e utilizei o compressor dele q é muito forte e rapido...consegui facilmente, mexendo muito o pneu ate ai tudo certo, peguei a roda traseira e como experiencia coloquei mais selante para evitar q vaze ate acabar, levei direto pro borracheiro e enchi numa boaaaaa, se vazou tres gotas de selante foi muito...nao calibrei o pneu com precisão, calibrei na bombinha de mao sem medidor e coloquei umas 25 libras achando q tava com 40 libras...rsrs...tive q recalibrar varias vezes, qndo fui ate um amigo para calibrar minha suspensão vazou um pouco de liquido e pedi q calibrase meu pneu, foi ai q vi q tava com pouca libra, calibrei e tudo certo, tudo certo com o pneu de traz q deixei com muito liquido e nao vazou, o da frente ficou cheio mas com pouca libra, fui para uma cidade vizinha passar o carnaval e quando cheguei tive uma ''surpresa'' o pneu da frente ta no chão, coloquei mais liquido e novamente fui no borracheiro pra encher, deu tudo certo e com o medidor dele os dois pneus agora ta com 38 libras(o ideal recomendado pela no tubes é entre 35 e 40)o grande segredo é usar um compressor forte de borracheiro e um pouco a mais de liquido, e manter sempre a cima de 35 libras !
essa foi minha primeira experiencia, agora vamos ver como q vai ser daqui pra frente! 
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Rafael182, acho difícil a maior quantidade de líquido facilitar no enchimento inicial.
O que ocorre é que provavelmente estava vazando ar pelo aro ou por algum furo ou mesmo pela porosidade do pneu.

Só que o líquido só veda onde ele está em contato direto. Provavelmente havia algum furinho na lateral do pneu e que ficou para cima quando você parou a bike. Se você fizer um furo no topo do pneu  e não girá-lo, pode ter certeza que não vai vedar e vai murchar tudo, só veda se rodar pro líquido sair pelo furo.

O que tem que fazer é balançar muito este pneu e depois colocar debaixo da água pra ver se sair alguma bolha.

O meu estava esvaziando e descobri que havia um furo entre o aro e o pneu. Só descobri debaixo da água. Foi só inclinar o pneu pra que o líquido fosse até o furo que vedou em 2 segundos.
Você tem que ver também que pneus com laterais finas são porosos e o ar vaza por ali da mesma forma que uma bexiga sem furo vai murchando de um dia para outro.

Com câmara tem a parede da câmara mais a do pneu pro ar vazar, então vaza ar mais devagar.
O ideal é que depois de instalar o tubeless, que faça alguns passeios curtos e vá num posto calibrar (ou calibre em casa com bomba de pé). O pneu vai murchando e você vai enchendo.
Quando instalei meu tubeless, em um dia o pneu já estava bem mole apertando com a mão.
Calibrei e rodei um pouco. Durou uns 4 dias pra ficar mole. Aí fui rodando e calibrando e agora já faz 15 dias que não calibro e o pneu está lá firminho como se estivesse acabado de calibrar. Só com o tempo pra vedar todos os microfuros.

E isso depende muito do pneu. Meu Kenda Nevegal é bem fino nas laterais e alguns dizem que o líquido é incapaz de vedar as laterais dele por ter pouca borracha, mas não foi o que aconteceu comigo. Os UST (tubeless) têm a lateral bem mais grossa e com bem mais borracha e vedam muito facilmente, também são facílimos de encher até com bomba de pé.

Rode bastante com sua bike, quanto mais rodar, mais vai vedar.
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Rafael182 Ver Drop Down
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o meu nao foi furo olhei isso o problema é q como é bico fino, o posto perto daqui de casa nao vê as libras mas se eu apertar pneu vazio ele enche, tava com menos do q disse umas 20 libras e como eu fiz umas curvas fechadas na cidade o pneu escapou e vazou bastante liquido, consegui encher mas o problema foi q ficou pouquissimo liquido e nao conferi de baixo d'agua !
o meu pneu nao é UST é apenas kevlar mas no borracheiro deu certim, tanto é q o problema foi so no dianteiro !
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"Mantenham esse tópico!". "MOVER PARA ARQUIVO".  Acho interessante este tópico para quem converter para tubeless.
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biaggio Ver Drop Down
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Instalei hoje o pneu nevegal tubeless na roda ust. Tranquilo de instalar. Inflei sem  liquido para testar na bomba de pé. O da frente esvaziei e coloquei o liquido com facilidade, o de trás,meu irmão!!! Pra tirar o pneu da roda foi um custo!!! Não queria sair nem a pau, grudou no pneu que nem com reza brava saia, até que fiz muita força e consegui tirar com a  espátula.Enchi com 2 medidas de notubes e coloquei 30 libras (tá bom essa pressão para um cara de 98Kg como eu?)
Amanhã vou fazer o test drive...finalmente sou tubeless, depois de uma experiência ruim de 50km de pedalada e 10 km a pé quando estourou a válvula da minha bomba na trilha.



Editado por biaggio - 01 Abr 2010 as 00:51
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Biaggio, qual o seu aro?
É que os aros UST são raros e caros por aqui.
Vou dar uma dica para você. Se a sua válvula para UST for Presta, provavelmente tem o núcleo removível com a ajuda de um pequeno alicate.
Se sua válvula for Schrader, com certeza tem o núcleo removível. Aí é só comprar em qualquer borracharia uma ferramentinha de tirar núcleo de válvula automotiva, não gastará mais do que 5 reais nela.
 
Aí em uma próxima montagem ou mesmo se tiver que completar o núcleo, não tenha o trabalho de tirar um lado do pneu para colocar o líquido, basta remover o núcleo das válvulas e preencher pela válvula mesmo. Você vai economizar muito tempo e é muito mais fácil.
 
Quanto à pressão, pro seu peso eu acho melhor colocar uns 36 psi atrás e uns 32 psi na frente. Também não se esqueça de deixar com uns 40 psi em ambas as rodas por uns 2 dias e na primeira pedalada para que o talão encaixe bem no aro.
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JulioCWB Ver Drop Down
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Só não entendo uma coisa. Como pode um pneu com apenas 30-35 libras rodar melhor e facilitar a pedalada.  Não deveria ser o oposto, diminuir o rendimento com a calibragem menor?

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Julio, a câmara é uma das responsáveis pela piora na rolagem do pneu, removendo-se a câmara, melhora-se a rolagem. Mas não é só a rolagem que melhora no tubeless, evita-se os tais snake bites, melhora o amortecimento, tração, etc.

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biaggio Ver Drop Down
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Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

Biaggio, qual o seu aro?
É que os aros UST são raros e caros por aqui.
Vou dar uma dica para você. Se a sua válvula para UST for Presta, provavelmente tem o núcleo removível com a ajuda de um pequeno alicate.
Se sua válvula for Schrader, com certeza tem o núcleo removível. Aí é só comprar em qualquer borracharia uma ferramentinha de tirar núcleo de válvula automotiva, não gastará mais do que 5 reais nela.
 
Aí em uma próxima montagem ou mesmo se tiver que completar o núcleo, não tenha o trabalho de tirar um lado do pneu para colocar o líquido, basta remover o núcleo das válvulas e preencher pela válvula mesmo. Você vai economizar muito tempo e é muito mais fácil.
 
Quanto à pressão, pro seu peso eu acho melhor colocar uns 36 psi atrás e uns 32 psi na frente. Também não se esqueça de deixar com uns 40 psi em ambas as rodas por uns 2 dias e na primeira pedalada para que o talão encaixe bem no aro.
Oi xandegui belezera? Então, esse aro foi um sonho meu realizado. Encomendei pra um amigo meu e ele trouxe de fora por 900 dólares. É um mavic slr 2009 que tenho há 1 ano, mas nunca tinha usado com pneu tubeless por medo (inguinorância mesmo). Depois do contecido ( que me ferrei e fiquei a pé na trilha) decidi encarar o tubeless de frente pois aqui em Araras ninguém usa esse tipo de pneu. Me encorajei lendo o forum e  acho que está sendo amor a  primeira vista hehehe.
Sobre a válvula ele tem adaptação pra ser tanto presta quanto schrader. Optei por ser schrader porque protege mais a válvula já que eu não tenho outra válvula tubeless sobrando.
Sobre remover o nucleo eu até pensei meu camarada, mas eu queria ver se era fácil remover o pneu e tô meio encucado. Será que vai ser punk daqui 5 meses tirar o pneu para limpeza quando tiver notubes grudado pra todo lado?



Editado por biaggio - 01 Abr 2010 as 11:41
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Originalmente Postado por Andre PRO Andre PRO Escreveu:

Após 1 ANO usando, relato:
 
Aros MAVIC 717
Pnues: Vários modelo de Kevlar (WTB e Bontrager atuais)
 
Prós:
 
Nunca precisei de trocar pneu em trilha;
Encho o pneu a cada 15/20 dias;
Melhor aceleração;
Melhor Rolagem.
 
Contras:
 
Repor o liquido a cada 3 meses;
Não é para qualquer pneu ou aro;
Com o tempo, acumula liquido vulcanizado no bico, atrapalhando o enchimento
Preço no brasil;
Não dispensa as camaras em trilhas;
 
Meu veredito:
 
Não me arrependo e indico a todos.
 
abs
 
AA
 
Concordo com o Andre Pro...
 
Já uso esse sistema tem quase 1 ano e meio e é muito bom...Só levo camara reserva no caso do pneu rasgar e ainda só em lugares que não conheço,fora isso é só dar uma calibrada antes do rolê e já era...
 
Pra falar que nunca deu pau,domingo agora na trilha entre Extrema-MG e Joanopolis-SP,em uma das descidas,acredito que o pneu "mordeu" o aro e começou a vazar...girei o pneu e nada de estancar o vazamento...Quando finalmente resolvi tirar o pneu e colocar depois de muito tempo uma camara,o liquido não existia mais,era ar dentro do pneu,pq o esperto aqui não repos o liquido...o liquido secou,mas a vedação pneu/roda até então estava perfeita...
 
Somente essa vez em praticamente 18 meses que tive que colocar camara...e por uma bobeira minha...
 
Os pneus que uso são o Rancheiro da Maxxis com lateral de kevlar...
 
abs.
www.bikeblogsjc.blogspot.com
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Algumas considerações:
- o líquido não precisa ser trocado, mas depois de um tempo a sua quantidade dentro do pneu vai diminuindo e recomenda-se completar a cada 3 meses. Tudo vai depender da quantidade de furos que tiver enfrentado. Pelo menos uma vez por semana eu levanto as rodas e balanço. Se eu escuto o barulho do líquido, só calibro e rodo tranquilo. Se não fizer mais barulho do líquido dentro do pneu tem que completar e para isto basta remover o núcleo da válvula, não precisa desmontar o pneu. Mesmo porque se tirar o pneu irá romper o selo que foi criado entre o talão do pneu e a borda do aro.
 
- para que não entupa a válvula, sempre deixe a bicicleta parada com as válvulas para baixo, próximo ao chão. Assim o líquido dentro da válvula escorre, diminuindo os entupimento. Sempre calibre calibre com a válvula para cima, assim evita-se um jato de ar diretamente no líquido que fica parado na parte baixa do pneu. Use sempre válvula Schrader, que é bem mais grossa e SEMPRE tem o núcleo removível. Assim se entupir basta remover a válvula e limpá-la. Para isto basta comprar uma ferramentinha de remover núcleo, fazer a rosca interna e externa. Além disso, por usar válvula igual de carro, acha-se a ferramenta e o núcleo em qualquer borracharia ou loja de pneus automotivos.
 
- Não há necessidade de remover pneu para limpeza, é desnecessário, rompe todo o selo criado nas bordas, desperdiça líquido, etc. Só remova o pneu se o furo for muito grande ou o pneu tiver rasgado, necessitando de um remendo na parede interna do pneu (manchão). Mas isso só se levar o azar de pegar um mega caco de vidro.
 
- que eu saiba, nem o líquido Stan's, nem o Joe's endurecem no pneu. Se eles secam, normalmente forma-se uma bola de latex que fica solta dentro do pneu. Aí sim tem que abrir e remover esta bola (que fica fazendo barulho) e só daí completar com líquido. Parece que o Lime e os selantes automotivos que endurecem na parede do pneu e aí não tem jeito, vai pro lixo.
 
- Já perguntaram aqui do Tire Pando, usado em motos. É um outro tipo de selante automotivo e alguns até são em spray, utilizados injetando-se o líquido após o furo e pneu murcho e só servem para ir até a borracharia consertar, pois na borracharia tem que desmontar e lavar tudo. Estes são pra emergência. Já os selantes das bikes são produtos que selam definitivamente o pneu e os pneus rodam com o líquido dentro o tempo todo.
- comprem o líquido no EBAY, é só procurar apenas o líquido selante e mais nada. Compre logo o de 32oz (cerca de 900ml) que sai MUITO mais barato.
 
Eu tenho tanto câmara cortada ao meio (Guetto tubeless) quanto as rim strips (tiras de borracha com válvula) e posso afirmar que funcionam exatamente igual. Use o que for ficar mais barato pra você. Uma câmara 20 custa 7 reais enquanto que o equivalente de marca (rim strips) custam no mínimo 50 reais. A diferença é que que a de marca tem uma rosca externa para prender firmemente a válvula ao aro enquanto que na câmara cortada há o mesmo risco de rasgas na base da válvula se na hora de calibrar com bomba manual os movimentos forem muito intempestivos.
 
Logo acima falaram que não dá pra usar tubeless em qualquer aro: isto está errado, dá sim. O aro não é limitação alguma, dá pra usar em aros estreitos ou nos super largos de DownHill.
O pneu sim é uma limitação, mas na verdade apenas poucos pneus não podem ser usados com tubeless pois além de terem pouca borracha e lateral fraca (diferente de lateral fina), estes pneus não recomendados possuem o talão muito fraco que afrouxam com o tempo, fazendo o pneu escapar. Pneus não recomendados: pneus CONVENCIONAIS das marcas Hutchinson, IRC e Intense. A Hutchinson tem pneus tubeless que podem ser usados tranquilamente com aros normais ou UST. Qualquer pneu UST/tubeless pode ser usado em aros convertidos ou UST e quase todo pneu normal (com exceção dos citados) podem ser usados em aros UST/tubeless ou convertidos.
 
Sobre pneus Kevlar e de arame: tanto faz, ambos funcionam, mas a regra é que quanto mais difícil o pneu é de montar, mais fácil será de encher (pela primeira vez) na conversão tubeless.
Mas pneus com TPI muito alto (ex: 120TPI) normalmente possuem pouca borracha na lateral do pneu e a vedação de furos nestes pneus é mais difícil. Então recomenda-se usar pneus UST se quiser usar um TPI alto. Há também algumas proteções na lateral dos pneus finos de lateral fina, como por exemplo os Kenda com proteção lateral SWS. Esta lateral SWS é fina e leve, diferente da lateral dos UST que são bem grossas, deixando-os pesados.
 
O pneu Kenda Nevegal, por exemplo, tem normal, Tubeless (UST) e normal com lateral SWS. Além disso tem em várias medidas, talão de Kevlar ou arame e com vários compostos como o E-Stick ou o DTC (Dual compound).
Exemplo de lateral SWS:
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de biaggio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Abr 2010 as 22:05
Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

Algumas considerações:
- o líquido não precisa ser trocado, mas depois de um tempo a sua quantidade dentro do pneu vai diminuindo e recomenda-se completar a cada 3 meses. Tudo vai depender da quantidade de furos que tiver enfrentado. Pelo menos uma vez por semana eu levanto as rodas e balanço. Se eu escuto o barulho do líquido, só calibro e rodo tranquilo. Se não fizer mais barulho do líquido dentro do pneu tem que completar e para isto basta remover o núcleo da válvula, não precisa desmontar o pneu. Mesmo porque se tirar o pneu irá romper o selo que foi criado entre o talão do pneu e a borda do aro. 
 E quanto vc completa de líquido (mais ou menos)se não houve furo ou um apenas?

Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

Não há necessidade de remover pneu para limpeza, é desnecessário, rompe todo o selo criado nas bordas, desperdiça líquido, etc. Só remova o pneu se o furo for muito grande ou o pneu tiver rasgado, necessitando de um remendo na parede interna do pneu (manchão). Mas isso só se levar o azar de pegar um mega caco de vidro. 
 

Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

que eu saiba, nem o líquido Stan's, nem o Joe's endurecem no pneu. Se eles secam, normalmente forma-se uma bola de latex que fica solta dentro do pneu. Aí sim tem que abrir e remover esta bola (que fica fazendo barulho) e só daí completar com líquido.  
Quando começa a formar essa bola já é bom abrir e trocar ou espera não ouvir mais barulho de liquido no pneu?

Originalmente Postado por xandegui77 xandegui77 Escreveu:

comprem o líquido no EBAY, é só procurar apenas o líquido selante e mais nada. Compre logo o de 32oz (cerca de 900ml) que sai MUITO mais barato.
 
Comprei na jenson junto com os pneus por um preço camarada, mas meu conselho após conversar com o pessoal do correio é: Se puder comprar de outro país é melhor. Tá acontecendo uma guerra comercial entre BR e EUA.
EUA  tarifou o algodão brasileiro com taxas exorbitantes como medida protecionista e o Brasil  tarifa até chiclete em 100% +18%ICMS dos EUA


Editado por biaggio - 01 Abr 2010 as 22:07
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de xandegui77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Abr 2010 as 04:00
Originalmente Postado por biaggio biaggio Escreveu:

E quanto vc completa de líquido (mais ou menos)se não houve furo ou um apenas?
Quando começa a formar essa bola já é bom abrir e trocar ou espera não ouvir mais barulho de liquido no pneu?
 
Olha, toda vez que eu coloquei líquido no pneu, sempre coloquei uma garrafinha cheia que contém 120ml. Dura mais tempo, dá pra esquecer lá.
 
Quando eu desmontei o pneu pra trocar a fita de borracha com bico Presta (o bico descolou) por outra com bico Schrader, tirei o líquido com uma colher e tinha 80ml. Coloquei tudo na garrafinha de 120ml, completei-a, troquei a fita e montei o pneu com os 120ml. Se você roda muito e gasta bastante pneu, pode ser que estes 120ml durem toda a vida do pneu.
 
A única coisa importante a se fazer é SEMPRE agitar tudo muito bem para que as partículas sólidas que decantaram se misturem novamente com o líquido, senão você acaba colocando só o líquido sem as partículas que ajudam na vedação.
 
Se escutar o barulho de algo sólido dentro do pneu, acho melhor abrir, tirar e colocar mais líquido.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de xandegui77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Abr 2010 as 04:24

Todo mundo fica perguntando como que um pneu sem câmara pode ter mais aderência, amortecimento, evitar o snake bite, melhorar muito sobre raízes e pedras. Isto dá pra mostrar com fotos e cada um tire suas conclusões. Agora porque a ausência da câmara melhora a rolagem, vou deixar para os físicos.

Este pneu é um Kenda Nevegal 2.1. Repare como a lateral é fina.
Coloquei todo meu peso apenas na roda traseira e forcei contra a quina de um degrau de mais ou menos 10 cm de altura.
 
Se reparerem bem, verão que o pneu toca na parte mais baixa do piso, na quina e na parte mais alta do piso, tudo ao mesmo tempo. A superfície do pneu em contato com o solo é sempre maior. Vejam também as laterais do pneu dobram e o aro pressiona a parte baixo do pneu (parte interna da banda de rodagem), sem uma câmara dentro que já teria neste caso um snake bite (um furo de cada lado da câmara).
 
Analisem as fotos e façam seus comentários. Se clicar nas fotos irá pro álbum e elas poderão ser analisadas em maior resolução.
 
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tartarugafight Ver Drop Down
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tenho aros td 17 da alex rims e pneus maxxis hard drive kevlar, tem como usar esse conjunto sem câmara? oq devo fazer? apenas colocar um bico +selante e encher com compressor?...rss...daria certo? essas transformaçoes aliviam peso nas rodas?
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jack_live Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Franciscok Franciscok Escreveu:


Vou tentar a fita adesiva com o meu aro 317 da bike de treino em breve,
esse 317 que voce cita é o mavic 317? se for, aqui já fiz o guetho tubless e deu certo tá rodando normal. tem 1 semana somente mas já fiz uma trilha com ele e tá indo bem.
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JulioCWB Ver Drop Down
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UOTE=xandegui77]

Todo mundo fica perguntando como que um pneu sem câmara pode ter mais aderência, amortecimento, evitar o snake bite, melhorar muito sobre raízes e pedras. Isto dá pra mostrar com fotos e cada um tire suas conclusões. Agora porque a ausência da câmara melhora a rolagem, vou deixar para os físicos.

Este pneu é um Kenda Nevegal 2.1. Repare como a lateral é fina.
Coloquei todo meu peso apenas na roda traseira e forcei contra a quina de um degrau de mais ou menos 10 cm de altura.
 
Se reparerem bem, verão que o pneu toca na parte mais baixa do piso, na quina e na parte mais alta do piso, tudo ao mesmo tempo. A superfície do pneu em contato com o solo é sempre maior. Vejam também as laterais do pneu dobram e o aro pressiona a parte baixo do pneu (parte interna da banda de rodagem), sem uma câmara dentro que já teria neste caso um snake bite (um furo de cada lado da câmara).
 
Analisem as fotos e façam seus comentários. Se clicar nas fotos irá pro álbum e elas poderão ser analisadas em maior resolução.
 
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      Eu não questiono a questão de aderência, contato maior nem o Snake bite. O que eu não consigo entender é como um pneu com calibragem baixa pode deixar a bike melhor de pedalar. O normal é quanto mais cheio o pneu, mais leve prá pedalar (é claro que a bike vira um cabrito), mas no asfalto por exemplo, quando ando com 30-35 parece que estou arrastando um bonde...

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