Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sobre altura pra aro 29 e suspensão
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Sobre altura pra aro 29 e suspensão

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Shaun Clarke Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mai 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shaun Clarke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Sobre altura pra aro 29 e suspensão
    Postado: 09 Jul 2020 as 02:20
1) Existe altura mínima pra andar de aro 29? Para gente baixinha, entre 1,60 e 1,70, é melhor andar de 26 ou 27,5 com quadro 17 ou andar de 29 com quadro 15?

2) Suspensão de 50mm presta? Se futuramente eu quiser trocar a suspensão de 50mm de curso da minha bike por uma de 80mm ou 100mm isso pode afetar a postura da bike ou dar problema de quebrar o quadro?
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 07:31
Depende. Uma "medida de segurança" básica que pode ser usada é o ciclista conseguir ficar em pé desmontado da bike sem que o top tube pegue nos zóvus ou na pepeka. Bikes de aro 26 tem seus méritos, mais agilidade, rodas com um conjunto mais resistente, podem ser usadas tanto para aprendizado qto para a prática do esporte, enfim, tem até um tópico em que se discute o uso de aro 26 por crianças.

Originalmente postado por Shaun Clarke Shaun Clarke escreveu:

1) Existe altura mínima pra andar de aro 29? Para gente baixinha, entre 1,60 e 1,70, é melhor andar de 26 ou 27,5 com quadro 17 ou andar de 29 com quadro 15?

De um modo geral não, na minha opinião, apenas se vc for usar na cidade e ainda assim com restrições. Suspensão tem que ser no mínimo 80mm e ainda assim se for em uso na cidade (nego vai dizer que não precisa na cidade, tá, ok...), pois se vc for usar para MTB mesmo o curso vai quase sempre bater no fundo da suspensão devido àqueles pulos sobre barrancos e buraqueiras. No caso de troca da suspensão, pode-se compensar a eventual diferença de altura usando menos espiga ou botando a mesa mais para baixo.

Citar 2) Suspensão de 50mm presta? Se futuramente eu quiser trocar a suspensão de 50mm de curso da minha bike por uma de 80mm ou 100mm isso pode afetar a postura da bike ou dar problema de quebrar o quadro?


Editado por sidserra - 09 Jul 2020 as 07:32
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 07:36
1) não. depende da geometria da bike, hoje existem bikes excelentes aro 29 com quadro 15, na dúvida teste a bike.

2) não serve de muita coisa fora da cidade. pode quebrar, qualquer suspensão diferente do tamanho recomendado para o quadro vai gerar forças sobre a caixa de direção não previstas, em geral usar suspensões maiores é mais arriscado pois pode levar a abertura das soldas pela força de uma pancada de cima para baixo.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 09:49
Em complemento à resposta do RuanRAC, botar uma suspa de 80mm (ou até de 100mm) em uma bike de 50-60mm não tem muito problema, o ruim é querer botar aquelas suspas de "dois andares" de 180mm, aí vale a resposta nº 2 do Ruan. 
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2404
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 15:12
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Em complemento à resposta do RuanRAC, botar uma suspa de 80mm (ou até de 100mm) em uma bike de 50-60mm não tem muito problema, o ruim é querer botar aquelas suspas de "dois andares" de 180mm, aí vale a resposta nº 2 do Ruan. 


A diferença de 50mm para 80mm é muito pequena. 100mm talvez comece a afetar um pouco mas nada como uma mais longa, que não parece ser o caso.

sidserra, eu ia menciona a Zoom Gordo, uma dessas de dois andares, e fiquei surpreso ao saber que aquele trambolho tem apenas 60mm de curso.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2084
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 15:42
Originalmente postado por Shaun Clarke Shaun Clarke escreveu:

1) Existe altura mínima pra andar de aro 29? Para gente baixinha, entre 1,60 e 1,70, é melhor andar de 26 ou 27,5 com quadro 17 ou andar de 29 com quadro 15?

Pessoas realmente pequenas, abaixo de 1,60 podem ter dificuldade em encontrar quadros baratos de 29" na versão XS, sei que depende do quadro da bike  e da desenvoltura de quem vai pedalar, o grande problema de quadros pequenos na 29" ainda é que o ciclista acaba "chutando" a roda da frente e o entre eixos fica bem curto.
Certeza se optar por marcas consagradas você vai ter uma geometria que vai compensar essa situação de forma melhor, mas realmente uma 27.5 ficará mais confortável para essa estatura, já acima de 1,60 pode ir de 29" sem muitos problemas, faça um bikefit para ter mais clara a situação.


Originalmente postado por Shaun Clarke Shaun Clarke escreveu:

2) Suspensão de 50mm presta? Se futuramente eu quiser trocar a suspensão de 50mm de curso da minha bike por uma de 80mm ou 100mm isso pode afetar a postura da bike ou dar problema de quebrar o quadro?

Depende para o uso que vai pretender, acho que sim, se for suspensão de entrada xingling provavelmente será só um peso a mais, quanto a alterar  de 50mm para até 100mm , a postura da bike acho que não vai mudar, pois vai mudar o sistema interno da suspensão, mas a altura final vai ficar igual a de 50mm, se for um quadro de MTB  precisa ver com o fabricante o limite recomendável para o quadro, agora se for esses  xing ling da vida, vai saber... pode ser que use a vida toda e não de nada, vi por esses dias aqui no forum um VENZO que provavelmente abriu a solda por isso.

Só para ter uma idéia em 1995 eu usava feliz da vida uma MTB scott com suspensões de 40mm sem regulagens com elastômero e o sonho era com uma rock shox ou Quadra 21 ou MAG21 e eramos felizes.


 


scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 16:30
É a evolução, hurry-gurits, tb éramos felizes com os motores sem injeção eletrônica (aquele Opalão SS era foda, hehehe), ou sem freios ABS, ou sem ar-condicionado, ou sem o painel digitalizado cheio de indicadores eletrônicos, ou sem gps embutido e hj em dia viramos nutella, não vivemos sem essas papagaiadas (umas sim, outras não), hehehe...

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Só para ter uma idéia em 1995 eu usava feliz da vida uma MTB scott com suspensões de 40mm sem regulagens com elastômero e o sonho era com uma rock shox ou Quadra 21 ou MAG21 e eramos felizes.

hug0.dts, saca essa suspa, ela é invertida mas se entra tudo não sei, hehehehe:




Editado por sidserra - 09 Jul 2020 as 16:50
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2084
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 17:37
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

hug0.dts, saca essa suspa, ela é invertida mas se entra tudo não sei, hehehehe:

Essa pode ser uma dmn USD8 igual a do link, uma suspa intermediaria para downhill, bem acima das zoom, e bem abaixo das FOX, MAZZORCHI, mas mesmo assim um boa suspensão
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 18:01
Caraca, isso é suspensão pra balofão nenhum botar defeito, hehehe...

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Essa pode ser uma dmn USD8 igual a do link, uma suspa intermediaria para downhill, bem acima das zoom, e bem abaixo das FOX, MAZZORCHI, mas mesmo assim um boa suspensão
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2084
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2020 as 18:07
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Caraca, isso é suspensão pra balofão nenhum botar defeito, hehehe...



São 208mm de curso, so funciona legal em bike de downhill e num all mountain bem pesado, o quadro tem que ser compatível com esse curso, senão no 1° uso ja era um quadro...kkkk nada a ver com essas ancoras da zoom e afins que alem de serem pesadas, não funcionam bem...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X