| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Smart Fit proibe bicicletas em estacionamentos
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Smart Fit proibe bicicletas em estacionamentos

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RubãoSP Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Dez 2014
São Paulo
Desconectado
Mensagens:14
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RubãoSP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Smart Fit proibe bicicletas em estacionamentos
    Enviado: 13 Jan 2015 as 17:57
Olá gente,

É a primeira vez que escrevo aqui, gostaria de contribuir com uma notícia sobre uma empresa de "visão". Essa tá antenada nas discussões sobre mobilidade urbana...

http://virgula.uol.com.br/inacreditavel/ativistas-questionam-academia-smart-fit-por-nao-permitir-bicicletas-em-estacionamentos/#img=1&galleryId=424255



Voltar para o topo
Teshrrar Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Jul 2014
São Paulo
Desconectado
Mensagens:107
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Teshrrar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2015 as 11:37
A unidade que frequento não possui estacionamento, mas no "survey" que recebo mensalmente para dar feedback, reclamarei sobre isso, além de fazer uma reclamação no balcão hoje.

Que mancada, cara, que coisa incompatível com uma academia...
Voltar para o topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 20 Out 2005
Itu - SP
Desconectado
Mensagens:9326
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Alessandro_sp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2015 as 15:41
Muda o nome pra Dumb fit. Aí reflete bem a filosofia...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar para o topo
Vrbelo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Ago 2014
Contagem/MG
Desconectado
Mensagens:172
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Vrbelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2015 as 16:01
O motivo deve ser esse:

http://www.reclameaqui.com.br/3600103/smart-fit/bike-furtada-no-estacionamento-smartfit-clelia/


Voltar para o topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:15435
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Voodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2015 as 16:08
Originalmente Postado por Vrbelo Vrbelo Escreveu:

O motivo deve ser esse:

http://www.reclameaqui.com.br/3600103/smart-fit/bike-furtada-no-estacionamento-smartfit-clelia/


Solução tupiniquim: se roubam uma bicicleta no estacionamento não dê mais segurança, proíba as bicicletas.... Dead
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar para o topo
Vinilawyer Ver Drop Down

Restrito

Registrado: 19 Ago 2013
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:110
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Vinilawyer Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2015 as 16:40
http://blog.ebeji.com.br/cabe-indenizacao-em-caso-de-roubo-ou-furto-ocorrido-dentro-de-estabelecimento-comercial/
Voltar para o topo
Pulsus Ver Drop Down


Registrado: 19 Jul 2012
Desconectado
Mensagens:331
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pulsus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2015 as 16:55
Originalmente Postado por Voodoo Voodoo Escreveu:

Originalmente Postado por Vrbelo Vrbelo Escreveu:

O motivo deve ser esse:

http://www.reclameaqui.com.br/3600103/smart-fit/bike-furtada-no-estacionamento-smartfit-clelia/


Solução tupiniquim: se roubam uma bicicleta no estacionamento não dê mais segurança, proíba as bicicletas.... Dead

É mais barato, e também dá menos dor de cabeça.... Esse é o pensamento padrão do Brasileiro (Infelizmente)...
Voltar para o topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:4841
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Pedro Cury Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2015 as 17:58
Bom... eu acho que falta uma análise sob o ponto de vista financeiro da coisa...

Quanto custa um vigia pro estacionamento ? Faça as contas com custo brasil... salário, encargos trabalhistas pra cacete, 13o, horas extras ou um segundo funcionário (a academia funciona mais do que 8 horas por dia e muitas no final de semana!). 

Considere também que mesmo com o vigia, ainda podem ter bikes roubadas, como acontece em um monte de lugar. Considere também que esse funcionário pode faltar eventualmente e fica quase impossível cobri-lo sem um gasto alto (ou terá mesmo que ter dois funcionários). Então, o custo mensal, para uma solução que não é 100% efetiva vai estar entre quase 2 mil e uns 5 mil por mês dependendo das variáveis.

Vamos chutar que a mensalidade é de 100 reais por mês...  Então, para valer a pena financeiramente é preciso ter de 20 a 50 alunos usando o bicicletário e pagando as mensalidades em dia durante todo o ano... e ainda que esses não desistam de malhar lá por não ter um bicicletário.

Não to justificando essa questão em particular, principalmente porque se estava dentro do estacionamento, por lei, a academia tem que pagar... mas acho legal a reflexão porque se colocar na ponta do lápis estar antenado com a mobilidade urbana não é questão apenas de boa vontade...

Culpa de quem ? Impostos altos que atingem todos os setores, polícia ineficiente, falta de seriedade na questão de roubos de bicicletas, impunidade, etc, etc. 

Como ciclistas eu acho que a gente precisa enxergar todos os lados da questão e buscar soluções que possam amenizar nossos problemas. Podem ter certeza que a grande MINORIA dos donos de estabelecimento vão querer arcar com essa despesa apenas para oferecer a comodidade de poder estacionar com a bike... mas talvez arcariam com bicicletário externo ao estabelecimento DE BOA QUALIDADE em que não teriam responsabilidade. Está bom ? Não, mas está melhor...

Eu vou de bike pra academia... lá tem um bicicletário na frente, de muita baixa qualidade. Só prendo lá porque a bike é pior ainda!!! Mas eu me sentiria mais seguro com um bom bicicletário e se não tivesse o bicicletário eu não poderia ir de bike. 

Agora, eu não tenho ideia de como funciona ter um bicicletário na área externa... não sei se tem algum tipo de alvará ou autorização da prefeitura.

Aliás, só pra reforçar... uma vez na minha faculdade roubaram uma bike do bicicletário em plena luz do dia. Lá tinha duas câmeras exclusivas para o bicicletário e 2 seguranças na porta há menos de 10 metros...
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar para o topo
Race Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Abr 2012
São Paulo
Desconectado
Mensagens:99
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Race Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jan 2015 as 19:27
Pedro,

Acho que a questão, em relação à reportagem, é que a smartfit em questão já possui a estrutura de estacionamento - porém, só aceita carros e motos.

O questionamento, creio, fica para essa incongruência do estabelecimento. Ele já possui, em tese, a estrutura e os gastos que vc comentou, uma vez que os custos e o seguro para cobrir eventual dano em um carro ou moto de um ciente, certamente, são maiores que para uma bicicleta.

O problema é, que apesar de já possuir essa estrutura, o que permitiria acorrentar as bicicletas do lado de dentro do estacionamento, eles não o permitem, forçando o cliente a acorrentá-las, na mesma grade do estabelecimento, só que pelo lado de fora.
Voltar para o topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:4841
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pedro Cury Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Jan 2015 as 15:43
Originalmente Postado por Race Race Escreveu:

Pedro,
Acho que a questão, em relação à reportagem, é que a smartfit em questão já possui a estrutura de estacionamento - porém, só aceita carros e motos.

O questionamento, creio, fica para essa incongruência do estabelecimento. Ele já possui, em tese, a estrutura e os gastos que vc comentou, uma vez que os custos e o seguro para cobrir eventual dano em um carro ou moto de um ciente, certamente, são maiores que para uma bicicleta.

O problema é, que apesar de já possuir essa estrutura, o que permitiria acorrentar as bicicletas do lado de dentro do estacionamento, eles não o permitem, forçando o cliente a acorrentá-las, na mesma grade do estabelecimento, só que pelo lado de fora.

Sim Race, blza... mas o problema é que carro e moto exige um trabalho e um risco muito maior pra roubar do que uma bicicleta por parte dos ladrões. As vezes até seguranças com pagamento compartilhado por outros estabelecimentos já inibem esse tipo de roubo (o ladrão procura um lugar mais desprotegido), outras vezes um funcionário da academia que já tem outras atribuições consegue dar conta, etc, etc. Aqui na cidade dita maravilhosa, bicicletas bem vagabundas são roubadas dos bicicletários "oficiais" das praias com bastante frequência, mas carros que estacionam no lado oposto da rua não são. Até em área militar tem bikes sendo roubadas. 

Na maioria dos casos, basta levar um alicate daquelas grandes e cortar a corrente. Menos de 10 segundos... já pra roubar o carro vai ter que quebrar um vidro ou arrombar uma porta, o que chama muita atenção. E mesmo se acontecer, o prejuízo na maior parte das vezes vai ser a franquia do seguro do próprio dono do carro. Isso se o estacionamento também não tiver um seguro (e esse seguro não cobrir bicicletas)!

Eu só acho que é muito fácil querer culpar o dono do negócio assumindo que o cara "não quer" permitir bicicleta porque "não tem visão", supostamente sem nem saber os motivos, já que a reportagem indica que foi apenas perguntado se pode ou não pode e não o porque... enquanto o certo seria ter uma cidade planejada, em que nem precisaria de estacionamento, talvez nem de carro e mesmo precisando, não tivessem tantos roubos. Ou, ao menos, tivessem muitos bicicletários na própria rua...

O argumento final é "então não vou me matricular, vou pra outra academia", o que não adianta, porque o buraco é mais embaixo! Na maioria das vezes, as boas ideias e atitudes que queremos ter são inviabilizadas por burocracias e custos impostos pelo nosso querido governo... e os políticos sabem muito bem manipular o povo e jogar a culpa nos "empresários - esses caras ricos que nasceram com tudo na mão e só se dão bem"...


Editado por Pedro Cury - 16 Jan 2015 as 15:48
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar para o topo
Augusto Pedal Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Mai 2014
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:72
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Augusto Pedal Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jan 2015 as 12:15
Comecei Smart Fit junto com o pedal.
Em poucas semanas, pensei: vou de bike e já emendo a pedalada após academia.

A Bike Fit foi bem clara: "... deixa no paraciclo em frente do prédio."
Aí respondi ao gerente: "... mas aqui tem um super espaço, cabem umas 10 bikes com toda a segurança e investimento mínimo ... " 

Não é o negócio deles e não estão interessados.
Troquei por treino funcional na praia, bike encostada na barraca, e vigiada por um dos membros da assessoria.
Voltar para o topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:4841
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pedro Cury Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jan 2015 as 13:28
Originalmente Postado por Augusto Pedal Augusto Pedal Escreveu:

Comecei Smart Fit junto com o pedal.
Em poucas semanas, pensei: vou de bike e já emendo a pedalada após academia.

A Bike Fit foi bem clara: "... deixa no paraciclo em frente do prédio."
Aí respondi ao gerente: "... mas aqui tem um super espaço, cabem umas 10 bikes com toda a segurança e investimento mínimo ... " 

Não é o negócio deles e não estão interessados.
Troquei por treino funcional na praia, bike encostada na barraca, e vigiada por um dos membros da assessoria.

Legal Augusto... em que praia ?
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar para o topo
Augusto Pedal Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Mai 2014
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:72
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Augusto Pedal Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2015 as 14:57
Ipanema.
Somente bem de manhã - não sei nem se as sessões da tarde continuam devido à, já tradicional, "onda de não arrastões" e muvuca.

Abs

Voltar para o topo
murilogoes Ver Drop Down


Registrado: 30 Nov 2014
São Paulo
Desconectado
Mensagens:14
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de murilogoes Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Jan 2015 as 20:34
Pois é... Alguns tentaram se colocar no lugar da Smart Fit para justificar essa atitude deles.

Porém, nesta semana fui até a unidade SmartFit do Bom Retiro (fica a uns 10 quarteirões de casa), conheci a unidade, achei muito bacana. Estava para fechar o plano meu e da minha esposa mas tinha esquecido de um detalhe, queria ir pedalando até lá para já chegar aquecido e perguntei se havia lugar para eu guardar minha bike.

A atendente respondeu de forma até rude que "se eu quisesse vir de bicicleta, era para travar ela em algum lugar na rua e eles não se responsabilizariam por ela"... Bastaria apenas responder "não temos essa opção infelizmente"

Resultado, não me matriculei tampouco minha esposa, eles perderam 2 alunos novos, imagina o tanto que vão deixar de se matricular e os que vão sair fora por causa disso... A conta sai um pouquinho mais cara que contratar um vigilante, ou pagar uma bike nova para alguém...
Voltar para o topo
joaovpdutra Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Ago 2014
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:6
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de joaovpdutra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Fev 2015 as 22:07
Acho que nunca vi uma Smart Fit com paraciclos, mas acho que todas tem vaga para carros. É muito progresso pra pouco espaço.
Voltar para o topo
Tux Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Jul 2011
Colider - MT
Desconectado
Mensagens:521
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Tux Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Fev 2015 as 22:42
Não precisa de vigia, e sim adaptar algumas ferragens e cadeados no estacionamento para que as pessoas possam trancar suas bicicletas...
Com 10.000,00 de investimento (superfaturado) consegue, deixando até cabos de aço para trancar roda e tudo, e vai atender ai até 20 bicicletas fácil.
Voltar para o topo
LcBlc Ver Drop Down


Registrado: 06 Jun 2014
Brasilia
Desconectado
Mensagens:506
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LcBlc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Fev 2015 as 15:01
Entrei apenas uma vez pra conhecer a academia, mas nem pra carro tinha vaga.
Pago um pouco mais mas não viro cliente dessa academia.
Voltar para o topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Desconectado
Mensagens:3094
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carlos sp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Fev 2015 as 09:45
Originalmente Postado por LcBlc LcBlc Escreveu:

Entrei apenas uma vez pra conhecer a academia, mas nem pra carro tinha vaga.
Pago um pouco mais mas não viro cliente dessa academia.

Era isso mesmo que eu iria perguntar para o pessoal... Tem outras academias, o melhor a fazer é ir para a concorrente! O barato sempre sai caroDeadLOL
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X