Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Síndrome de Girafa tem risco?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Síndrome de Girafa tem risco?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Síndrome de Girafa tem risco?
    Postado: 24 Jan 2022 as 22:16

Saudações amantes da mecânica e física de bikes.
 
Fiz uma troca na bike elétrica que uso para trabalho e filho na escola ( me salvará R$ 10 diários). Mas feitas as opções fiquei em dúvida quanto a segurança e eventual ruptura do garfo ou mais provavelmente da espiga. Explico a seguir. Peço a paciência para o entendimento e se não estou correndo um risco não pensado antes.

Sairam

1- Suspensão (?) fajuta (Peso cerca de 2,5 kg ZOOM 26 over com rosca e espiga roscada com 20 cms mas curiosamente a peça superior roscada da caixa de direção servia apena pra segurá-la (saiu também) pois o restante permaneceu (caixa de direção semi integrada). Nunca tinha visto/percebido uma gambiarra da industria assim. Antes de abrir achava que era suspensão aheadset mesmo que inútil pelo peso e ineficácia.
2- Mesa ajustável zoom headset, ou seja encaixava no interior da espiga da suspensão
3- Guidão 25.4 mm Zoom com 630 mm, pois não permitia pelo extensão na parte central pro  uso do suporte de bagageiro.

Entraram.
1- Garfo Over Aheadset com pernas em alumínio e espiga de aço (de 30 cms!) encaixada sob pressão igual a concepção do garfo FIB.( Peso cerca de 1.1 KG.)
2- Mesa over ajustável Aheadset UNO de 80 mm, peso aproximado da mesa anterior.
3- Guidão 25.4 mm de aço Kalin com 670 mm com conformação igual do guidão anterior porém mais longo e pesado, cerca de 0.3 KG a mais.
4- Bagageiro Stecco estilo holandês aberto com 0.9 KG (servirá pra levar mochila do filho) 
5- 7 espaçadores de 1 cm e 1 espaçador de 0,5 cms de 0.1 kg para acomodar a espiga longa externa de 7.5 cms.

Ou seja troquei a suspensão pesada e quase inútil por um garfo mais leve mas acrescentei a utilidade de um bagageiro aberto bem funcional e raro de achar por aqui. 
Troquei o guidão mais leve por um mais longo e pesado indispensável para acomodar o bagageiro que precisava.
Troquei a mesa headset de altura longa por mesa aheadset de altura curta de peso equivalente para o  novo sistema de fixação exigida (AHEADSET).
Acrescentei 8 espaçadores para esconder a espiga excedente exposta com 7.5 cms de altura até chegar na mesa aheadset.


Descontadas as trocas de peças com peso igual, o restante devido a troca de peças ficou assim, praticamente semelhante ao peso anterior. 

2.5 Kg - 1.1 KG - 0.9 KG - 0.3 KG  - 0.1 KG = 0.1 KG a menos no conjunto.

Na verdade troquei uma suspensão inútil por um garfo rígido pra uso exclusivo urbano e ganhei um bagageiro pelo mesmo peso.

Mas discorrido o processo de troca pra manter a altura da mesa aheadset atual igual a mesa anterior acrescentei inevitavelmente esse garfo com espiga bem longa de 30 cms.

Pela ergonomia deu muito certo mas agora me surgiu uma grande dúvida.

Mesmo em uso moderado urbano tenho risco de ruptura pela espiga com alavanca maior, principalmente nos momentos de maior frenagem e no qual o sistema é mais exigido?

Lembrando que antes a espiga da suspensão tinha 10 cms a menos na suspensão mas que equivalia a atual pela mesa headset alongada na mesma extensão e que encaixava no interior da espiga.

Outra dúvida cortar um parte da espiga atual e inserir um prolongador de espiga pode proporcionar mais segurança que somente a espiga alongada?

Porei fotos nos próximos dias para efeitos comparativos da troca realizada e melhor entendimento.
Grato a todos por terem chegado até aqui. Aguardem as fotos.




Editado por Ligeirinho - 24 Jan 2022 as 22:38
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2022 as 22:45
Mesmo em uso moderado urbano tenho risco de ruptura pela espiga com alavanca maior, principalmente nos momentos de maior frenagem e no qual o sistema é mais exigido?

Acho esse garfo da fib para aro 26 muito fino, procure um da azonic que é mais grosso na fixação da roda.
De qualquer forma o garfo rigido vai receber todo o impacto junto com a mesa, então poderá ter um risco de trincas no quadro e ruptura ao longo do tempo na caixa de direção, nada imediato, pois as irregularidades não serão absorvidas pela suspensão, transferindo o momento todo para o garfo podendo causar problemas, com todo o peso adicional, a frenagem poderá ser um problema ao longo do tempo, não algo sem aviso. Mas vai depender do quadro que esta usando etc...

Outra dúvida cortar um parte da espiga atual e inserir um prolongador de espiga pode proporcionar mais segurança que somente a espiga alongada?

Acho que pode proporcionar mais risco ainda, vai trocar uma peça inteira e integra, por uma peça "encaixada e emparafusada, que pode soltar?

scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2022 as 21:49
Antes da troca de peças com a suspensão âncora, mesa aheadset com encaixe no interior da espiga de rosca e sem bagageiro dianteiro.





Editado por Ligeirinho - 06 Fev 2022 as 22:08
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2022 as 21:56
Depois da troca por garfo rigido over e mesa aheadset ambos sem rosca + bagageiro dianteiro. Desse último gostei muito, estrutura bem feita e bom acabamento. Marca Stecco comprado na Spokes. Suspeito fortemente que não virá mais pro Brasil pois não vejo mais disponível.



Editado por Ligeirinho - 06 Fev 2022 as 22:10
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2022 as 22:00
Eis o receio:

Essa altura da espiga com 7 espaçadores e 1/2 em uso corriqueiro urbano. Uso: levar filho a escola (2 km) e + 12 km sozinho atë trabalho. Piso na media bom, todo asfaltado e um ou outro buraco e irregularidades/desnîveis medianos.



O guidao foi trocado por um da mesma conformação porëm mais longo permitindo o uso do bagageiro. A posição de dirigir melhorou ainda mais e guiar ficou mais dócil e responsivo.

Editado por Ligeirinho - 06 Fev 2022 as 22:13
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2022 as 22:19
Na mëdia o caminho é todo na paz.
Acreditem , passo por cerca de 12 carros ao longo do caminho. Rodei muito alternativas atë achar a melhor segurança x qualidade do piso x fluidez.


Aqui estou em Marrocos : )

Editado por Ligeirinho - 06 Fev 2022 as 22:20
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X