Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Shimano Nexus empena o quadro?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Shimano Nexus empena o quadro?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
hoverboots Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2015
Fortaleza
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hoverboots Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Shimano Nexus empena o quadro?
    Postado: 01 Mar 2016 as 10:42
Olá pessoal. Uso uma Caloi Barra Forte (do meu pai) equipada com um cubo de marchas internas Shimano Nexus inter 3. Tinha algo que me incomodava bastante que era o fato da corrente cair bastante. Um mecânico disse que era porque esse cubo não foi feito para quadros comuns e sim para aqueles quadros que lembram as motos customs tipo Harley Davidson. Disse também que esse cubo empenou meu quadro. Fora que é frágil e não tem peças para reposição. Estava querendo parar de usar a bike do meu pai e montar outra usando um outro cubo do mesmo modelo que tenho guardado mas estou apreensivo em relação ao que o mecânico falou. A pergunta é: O que o mecânico falou é verdade? Ou eu posso montar a bike sem medo?

Obs.: Coloquei na sessão de Single Speeds por causa que o sistema lembra uma e não sabia onde mais eu poderia colocar.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2016 as 12:05
Montagem errada empena o quadro, peça inadequada empena o quadro, mas culpar o Nexus? acho que esse mecânico não é tão bom assim, ou ele não soube se expressar corretamente. olhe se o eixo está empenado, pode ter vindo dai todo o problema.


Voltar ao Topo
bhaskara Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bhaskara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2016 as 12:09
É, ta realmente estranho isso dai, o cambio nexus teoricamente é mais resistente que os cambios "normais", nao faz sentido algum o cambio empenar o quadro, talvez o quadro tenha empenado por algum motivo mas não é culpa do nexus, tbm to achando que esse mecanico nao é tao bom assim.
Voltar ao Topo
leonardoabrito Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2014
Bauru - SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonardoabrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2016 as 12:57
chamar o nexus de frágil foi boa eheheh

nao sei como um cubo traseiro empenaria o quadro...
Voltar ao Topo
Roberto Nogueira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Nogueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2016 as 14:24
Hoverboots,
 
Não é o cubo Nexus que empena, quem pode empenar é que instala o cubo...
Em teoria o Nexus vai até preservar mais o quadro pois o esforço empregado é sempre menor, pois com as marchas ele é sempre mais escalonado, sem o “torque máximo” que é dado quando estamos arrancando com uma single speed ou fixa.
O que normalmente acontece é que o cubo nexus é mais largo que a maoria dos quadros onde ele é instalado....
Pelo Sheldon Brown a medida dos cubos de 3V normalmente é de 127 ou  135 mm enquanto provavelmente seu quadro foi feito originalmente para cubos menores que isto, 110mm ou 120 mm por exemplo.
Assim, para instalar o Nexus o quadro foi “aberto” (na marreta, aquecido, ou só forçado) para acomodá-lo, e pode ter sido empenado neste processo.
[]s
 
Originalmente postado por hoverboots hoverboots escreveu:

Olá pessoal. Uso uma Caloi Barra Forte (do meu pai) equipada com um cubo de marchas internas Shimano Nexus inter 3. Tinha algo que me incomodava bastante que era o fato da corrente cair bastante. Um mecânico disse que era porque esse cubo não foi feito para quadros comuns e sim para aqueles quadros que lembram as motos customs tipo Harley Davidson. Disse também que esse cubo empenou meu quadro. Fora que é frágil e não tem peças para reposição. Estava querendo parar de usar a bike do meu pai e montar outra usando um outro cubo do mesmo modelo que tenho guardado mas estou apreensivo em relação ao que o mecânico falou. A pergunta é: O que o mecânico falou é verdade? Ou eu posso montar a bike sem medo?

Obs.: Coloquei na sessão de Single Speeds por causa que o sistema lembra uma e não sabia onde mais eu poderia colocar.
Adventure Is Out There!
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2016 as 19:13
Tem mesmo esse negócio da distância entre gancheiras, mas isso não deve afetar a barra forte. A corrente cai porque está mal alinhada ou porque não foi bem esticada.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2016 as 21:36
Seu quadro ja estava torto antes,normal em quadros de aDe cada 10 barra circular,9 sao tortas.E nao é culpa da bike,e sim do uso.E destas 10,6 tem o quadro soldado.
Sim,o Shimano Nexus,pelo qie li em sites gringos,e uma merda.Quem tem boa durabilidade é o Alfine e os originais,o Holorlorlororoff(nao sei como escreve) Sachs,etc.Sao caros,o Nexus é o Rololonhofre de pobre.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2016 as 21:38
Fui mal educado?Nao,fui sincero.Leva a mal nao,mas em bike de pobre tenho PHD pos e doutorado (nao nescessariamente nesta ordem)
Voltar ao Topo
hoverboots Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2015
Fortaleza
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hoverboots Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2016 as 23:03
Resumindo pessoal. Dá pra montar uma bike usando esse cubo numa boa? Acham que vai empenar o quadro ou algo do tipo? O modelo que eu tenho é com freio contra pedal.
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2016 as 08:46
Usei 3 anos seguidos o nexus 3 contrapedal numa monareta antiga e sempre forcando ela e nao tive problema algum.
Voltar ao Topo
Roberto Nogueira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Nogueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2016 as 09:44
hoverboots,
 
Resumindo, dá para montar, desde que o quadro tenha uma gancheira que suporte este tipo de cubo, e que tenha a largura correspondente ao eixo que vc vai utilizar.
Observando isto não haverá qualquer problema.
´
[]s
 
 
Originalmente postado por hoverboots hoverboots escreveu:

Resumindo pessoal. Dá pra montar uma bike usando esse cubo numa boa? Acham que vai empenar o quadro ou algo do tipo? O modelo que eu tenho é com freio contra pedal.
Adventure Is Out There!
Voltar ao Topo
hoverboots Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2015
Fortaleza
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hoverboots Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2016 as 11:28
Vlw galera. Eu realmente gostei muito do cubo de marchas. A pedalada fica muito macia. Só fica ruim na Barra Forte que eu citei anteriormente, que parece que colocaram cimento dentro do quadro. Vlw mesmo. Vou ficar atento quanto a largura da gancheira.
Voltar ao Topo
Roberto Nogueira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Nogueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2016 as 14:40
hoverboots,
 
Existem quadros que já são feitos pensando neste cubo, assim evita qualquer necessidade de gambiarra.
Estes quadros já tem a gancheira horizontal e a largura maior.
Veja este como exemplo:
 
 
[]s
 
 
Originalmente postado por hoverboots hoverboots escreveu:

Vlw galera. Eu realmente gostei muito do cubo de marchas. A pedalada fica muito macia. Só fica ruim na Barra Forte que eu citei anteriormente, que parece que colocaram cimento dentro do quadro. Vlw mesmo. Vou ficar atento quanto a largura da gancheira.
Adventure Is Out There!
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2016 as 14:58
Troca de mecânico. Esse é picareta ou burro mesmo.
Tenho nexus que já deve ter rodado uns 5000km e não tá nem perto de defeito.
Por essas e outras que aqui no fórum o que mais vemos é gente incentivando todos a aprender mecânica e deixar esses safados sem emprego. Se form juntar num tópico as barbaridades que mecânico de loja fala e faz daria muitas páginas.
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2016 as 19:45
Depende do mecânico, mas admito que tomei muito prejuízo até achar uma loja de confiança.
Voltar ao Topo
RockNRollNightmare Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RockNRollNightmare Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2016 as 11:05
Quanto a montar outra bike com o cubo, como já foi falado, veja se o cubo que você tem guardado tem 120 ou 127mm de eixo. A partir daí escolha um quadro que tenha a mesma medida entre gancheiras traseiras. Além disso, a gancheira tem que ser semi-horizontal ou horizontal, para tensionar a corrente corretamente.

Quanto à barra-forte, o lance da corrente estar caindo pode ter a ver com a medida do eixo do movimento central. Se ele estiver grande demais a corrente não fica bem alinhada entre o pinhão e a coroa, ela fica numa diagonal pra fora. Dependendo de quão fora ela está, vai ficar caindo. O Nexus tem mais tolerância pra isso do que as fixas por exemplo, porque a corrente precisa ficar tensionada mas não tanto. Além disso, não custa conferir se as porcas do cubo não foram apertadas demais (as que vão na parte interna do quadro, não as externas que fixam o cubo no quadro), isso pode estar ocasionando a sensação de arrasto mais forte.

Não sou mecânico, nem de longe, mas tudo o que eu falei foram situações pelas quais já passei com meus 2 nexus ou já vi outra pessoa passar e resolver. Para uso cotidiano, transporte em ruas pavimentadas, o cubo é bem resistente e de baixa manutenção sim. Tenho um com mais de 5000km e agora que está precisando de uma lubrificação interna. Pra isso vou levar numa bicicletaria melhorzinha ao invés de fuçar em casa. Boa sorte.
http://goingsouthbound.wordpress.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X