Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Shimano alivio M4000 9v X XT M772 9v
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Shimano alivio M4000 9v X XT M772 9v

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rickvallen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2016
Brasília
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rickvallen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Shimano alivio M4000 9v X XT M772 9v
    Postado: 03 Nov 2016 as 13:18
Fala galera. 

Estou como um cambio traseiro na minha bike alivio m4000 (2015). Mas surgiu a oportunidade de colocar um XT M772 9v. A minha pergunta é se vale a pena trocar e se o XT é realmente muito melhor? Minha pergunta se baseia no fato do XT ser projeto de 2008 e o M4000 ser 2015, sendo ambos com tecnologia Shadow. Sentirei muita diferença ao pedalar e nas mudanças de marcha?
Voltar ao Topo
fernandonvieira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2016
Brasília
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar fernandonvieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 13:26
Eu, particularmente, ficaria com o Alivio por ser projeto mais novo. Porém, não sei a sua tocada na bike... Então pode ser que se dê melhor com o XT. Mas, PRA MIM, a diferença não é tão gritante assim. Ainda mais pela diferença de idade nos projetos...


Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 14:29
Pela diferença da data de fabricação não deve ter uma tocada tão diferente assim, ainda mais que o o Alivio já é Shadow, sistema que na época era elusividade dos XT... Talvez o Alivio tenha suporte ate Cogs maiores que o XT de 2008... Os trocadores também influenciam bastante na mudança de marchas, então não basta trocar apenas o cambio traseiro... Se o XT for zerado, pode ser que ele apresente uma qualidade de construção superior, e consequentemente uma durabilidade maior....
Voltar ao Topo
Rickvallen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2016
Brasília
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rickvallen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 14:40
Iria pegar ele zerado sim!
Dia 11.11 o Aliexpress vai fazer uma promoção no site (black friday deles) e eu to com vários cupons de desconto pra gastar. 

Seria esse?

https://pt.aliexpress.com/item/Shimano-XT-Deore-RD-M772-SGS-Shadow-Super-Long-Cage-9-speed-Rear-Derailleur-NIB/32736098219.html?spm=2114.13010308.0.0.ed1icn&detailNewVersion=&categoryId=122210
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 14:59
Pode ter certeza que o XT, mesmo sendo 2008, é bem superior ao Alivio M4000!
Se achasse um preço bom mesmo, eu compraria o XT e venderia o Alivio!

Abs!
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 15:01
Eu fiz essa troca, fotos nesse topico:
http://www.pedal.com.br/forum/fotos-de-sua-bike-poste-aqui_topic7_page301.html

Nao vale a pena. 
Eu troquei pois estava com problemas de regulagem que achei que era do cambio.
Comprei o M772 9V  SGS por uns US$ 67 na Amazon e um parente trouxe dos USA sem custos adicionais.

Antes do XT chegar, descobri que meu problema estava no conduite, e resolvi, voltando o M4000 a funcionar perfeitamente.

Mesmo assim, optei por instalar o Deore XT quando chegou, e guardar o M4000 como backup.

Nao muda nada, nao da para sentir diferença.
E com a diferença de ano de fabricaçao, praticamente a tecnologia ja chegou no M4000 , shadow etc.

Diferença de peso insignificante:
M4000 = 254,4g
M772 SGS = 226,8 g

Funcionamento identico.  Nao vale a pena trocar nao.  Apenas se tivesse com o cambio estragado, ai poderia comprar o outro.  Estando ele funcionando, nao há motivos.

Talvez a mola seja mais forte, mas nao consigo sentir isso na troca de marchas .
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 15:06
https://www.amazon.com/gp/product/B0012LZVAK/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&th=1&psc=1

Este foi o que comprei alguns meses atras, na epoca por US$ 64,99
Agora ja esta mais caro.

Edit:
O que eu gostaria na verdade era de ter um trocador XT com o Multi-release, para descer multiplos cogs de uma vez.   Ai sim teria algum ganho.
Trocando apenas o cambio como troquei nao senti diferença.
Porem trocadores XT de 9v nao existem mais a venda em lugar algum. So acho o de 3 do cambio dianteiro.

O caminho é usar o M4000 inteiro na minha opiniao, e o dia que gastar, optar se troca componentes gastos, ou troca o grupo inteiro, incluido trocadores de marchas, pedivela, etc tudo por algo tipo 2x10V ou algo similar SLX ou acima.


Editado por stefanl - 03 Nov 2016 as 15:11
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 15:07
A maior diferença será na durabilidade, que será maior no XT. O Alivio usa mais peças de plástico.
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 15:15

Eu uso o RD M772 desde início de 2012 e comprei mais 2 depois. O primeiro ficou com a mola cansada este ano prejudicando a descida para os últimos cogs. Troquei e as trocas ficaram perfeitas novamente.

É um câmbio muito robusto que praticamente não perde regulagem, só precisa ajustar a folga do cabo. A montagem e regulagem é simples e fácil.

O Alivio M4000 tem a mesma tecnologia Shadow mas a construção e uso de materiais não são. As roldanas do M772 duram muito e exigem pouca manutenção, a roldana guia usa mancal de porcelana e a inferior é com rolamento.
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 15:45
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Eu uso o RD M772 desde início de 2012 e comprei mais 2 depois. O primeiro ficou com a mola cansada este ano prejudicando a descida para os últimos cogs. Troquei e as trocas ficaram perfeitas novamente.

É um câmbio muito robusto que praticamente não perde regulagem, só precisa ajustar a folga do cabo. A montagem e regulagem é simples e fácil.

O Alivio M4000 tem a mesma tecnologia Shadow mas a construção e uso de materiais não são. As roldanas do M772 duram muito e exigem pouca manutenção, a roldana guia usa mancal de porcelana e a inferior é com rolamento.


Bom ler uma analise mais detalhada.
Fico mais feliz entao de ter comprado um RD M772 mesmo que de inicio eu nao tenha notado diferença nas trocas de marchas.
Voltar ao Topo
VitorMaia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2016
Amparo SP
Offline
Mensagens:426
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VitorMaia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 16:31
eu ficaria com o alivio e investiria essa grana em outra coisa 
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 22:46
Cara não faz isso não, é só aquela tara por comprar coisa nova, melhor juntar uma grana e fazer o up completo para 20 ou 22v e você pode já começar a comprar as peças separadamente usando os teus cupons do Ali ou comprar umas roupas ou acessórios legais (tem muita coisa boa) que acaba saindo mais barato.

A questão da durabilidade do câmbio traseiro é muito de sorte e um pouco de bom cuidado

sorte por que uma pancada pode estragar no primeiro pedal (shadow ajuda mas...)

bom cuidado pois um câmbio bem lubrificado (não diretamente, mas pela corrente) e limpo dura tranquilamente 5000, 10.000 até 15.000 km o que, na maioria dos casos, é bem mais que a vida útil de uma bicicleta.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2016 as 00:31

Só vale a pena mudar de 9v se for para 11v. Ainda mais agora que existe a opção do cassete Sunrace 11-40 9v.

Fiz a mudança para 11v no fim do ano passado quando comprei kit Shimano XT M8000 mas SEM freios e pedivela.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X