Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Shimano alfine 11v para mtb
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Shimano alfine 11v para mtb

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Lucasmarques7 Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucasmarques7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Shimano alfine 11v para mtb
    Postado: 03 Fev 2019 as 15:44
Olá pessoal, estava dando uma olhada nos cubos com câmbio interno e me chamou atenção o funcionamento, precisão e ah durabilidade com baixa manutenção, tenho uma mtb e faço trilhas nos finais de semana mas tbm uso 2 / 3x na semana para ir ao trabalho e urbano, será que me atenderia nas trilhas e no uso diário?! Tem os rohloff tbm porém meu orçamento não me permite ter um no momento! Será que aguenta algumas trilhas de final de semana?!
Voltar ao Topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2019 as 21:19
Pode ficar pesado p MTB. Pela especificação do Alfine, vc teria que usar uma relação 1,9:1 , o que na prática seria uma coroa de 44 e um pinhão de 22. Como a marcha mais leve dele é 0,53, multiplcando por 2 daria 1,06:1. Pesado p Mtb.

P ter uma ideia, o alemão é 0,28:1 na mais leve. Com o mesmos pinhão e coroa , daria 0,56:1. Bastante leve até demais p Mtb.
Antonio Carlos
Voltar ao Topo
Lucasmarques7 Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucasmarques7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2019 as 21:24
Entendi, mas em questão de confiabilidade, pq eu não sou competidor, e faço trilhas por lazer etc, será que ele aguentaria, atualmente uso shimano alívio! Vi que eles dão menos manutenção que os câmbios convencionais e sobre ficar pesado talvez se eu colocar uma coroa 34 com cog 45% menor ele ficaria muito próximo de um 11/46!
Voltar ao Topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2019 as 21:47
Originalmente postado por Lucasmarques7 Lucasmarques7 escreveu:

Entendi, mas em questão de confiabilidade, pq eu não sou competidor, e faço trilhas por lazer etc, será que ele aguentaria, atualmente uso shimano alívio! Vi que eles dão menos manutenção que os câmbios convencionais e sobre ficar pesado talvez se eu colocar uma coroa 34 com cog 45% menor ele ficaria muito próximo de um 11/46!


A confiabilidade deve ser excelente, pois as engrenagens ficam protegidas.
Pela especificação do Alfine, você não pode diminiur essa relação de 1,9:1. Isso para que não seja imposto um torque maior do que o suportado pelas engrenagens. Então 44:22 é a relação mínima.



Antonio Carlos
Voltar ao Topo
Lucasmarques7 Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucasmarques7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2019 as 22:04
Tô pensando seriamente em montar uma roda com esse cubo, acho que seria mais durável que uma relação convencional, iria montar uma roda bem robusta tbm, ah pergunta é, será que aguentaria trilhas em conjunto com um pedal urbano?! Tô muito tentado ah fazer isso!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2019 as 01:21
Pera lá... 44x22 não é a única relação possível, qualquer relação que respeitar a razão 1,9:1 é teoricamente viável - na prática, tem que avaliar o limite do cubo.

48x25
48x24
48x23
44x23
44x22 (2:1)
43x22
42x22
40x21
40x20 (2:1)
39x19
38x20
36x19
34x17
32x16 (2:1)
30x15 (2:1)
24x12 (2:1)

Agora, qual a diferença? Bem, coroas maiores pesam mais, então... Usaria o menor jogo de rodas dentadas possível, mesmo que perdesse um pouco na relação, mas teria um desempenho melhor por ter menos peso... Lembrando que aceleração = Força / massa, logo um pouco menos de massa, implica em uma necessidade de fazer menos força em todo percurso, o que é uma melhora geral...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2019 as 06:25
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Pera lá... 44x22 não é a única relação possível, qualquer relação que respeitar a razão 1,9:1 é teoricamente viável - na prática, tem que avaliar o limite do cubo.

48x25
48x24
48x23
44x23
44x22 (2:1)
43x22
42x22
40x21
40x20 (2:1)
39x19
38x20
36x19
34x17
32x16 (2:1)
30x15 (2:1)
24x12 (2:1)

Agora, qual a diferença? Bem, coroas maiores pesam mais, então... Usaria o menor jogo de rodas dentadas possível, mesmo que perdesse um pouco na relação, mas teria um desempenho melhor por ter menos peso... Lembrando que aceleração = Força / massa, logo um pouco menos de massa, implica em uma necessidade de fazer menos força em todo percurso, o que é uma melhora geral...


eu usaria pelo mebos uma 20 atras..
isso porque catracas pequenas como 11 12 ou 13 gastas muito mais rapido.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2019 as 08:36
Chega a ser engraçada a argumentação de usar coroas e cogs menores possíveis devido ao peso sendo que o cubo pesa quase 1,75kg
Voltar ao Topo
Lucasmarques7 Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucasmarques7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2019 as 09:14
1650g* mas oq eu quero saber é se ele atende o uso nas trilhas e urbano... será que seria uma boa escolha?! Pq eu iria para um sram NX 1x11 e depois trocaria ah roda, será que se eu montar uma roda leve com esse cubo não ficaria bem equivalente ao grupo e rodas novas?! E se ele aguenta trilhas de finais de semana e urbano 3x na semana!
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2019 as 09:19
Olha, se fosse bom pra trilhas mais gente estaria usando...
Isso é pra bicicleta urbana, commuter, híbrida, etc.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2019 as 09:37
Um primo meu já usou nexus pra estradão de terra. Pra manutenção é uma maravilha, só não sei dizer sobre a resistência pois o sistema tem um conjunto de peças bem pequenas, quando dá problema numa pecinha daquelas é difícil encontra reposição, quando encontra. O dele depois de um tempo quebrou uma peça pequena no interior do cubo, ele tentou encontrar outra pra substituir, dai ele desistiu e colocou um sistema 3x8.

Mas pra uso urbano deve ser ótimo, pois é bem menos exigido que numa estrada de terra e dá pouca manutenção.
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2019 as 17:28
Caros,

Minha experiencia com o Alfine 11 não foi boa. Depois do segundo dar problema eu desisti. Quanto ao uso em MTB "parece" uma boa ideia, mas não é bem assim. Vamos lá:

1 - seu quadro tem gancheira horizontal? Muito provavelmente não tem, então para manter a corrente tensionada vc vai precisar de um esticador de corrente. Na pratica é como se tivesse um cambio traseiro.

2 - O range de marchas do alfine é de 409%. (3x9 é 500 e poucos %). Se deixar leve, não vai ter velocidade final, se deixar com a velocidade final boa, vai faltar marcha leve.

3 - existe um tanto de torque que vc pode colocar nele, então usar uma relação muito leve nele para que vc consiga encarar as subidas mais íngremes pode fazer ele funcionar fora da especificação.

4 - o sistema de indexação usa cabo e mola, então o mesmo problema que vc tem quando entra muita terra no conduite do cambio tradicional vc tb vai ter com o alfine.

5 - Na minha experiencia achei ele fragil para o MTB. Na cidade é bom, macio e tal. Mas acho que não foi feito pro trabalho bruto.

Se quiser algo bruto que não vai dar manutenção então vai pro Rohloff. Eu tenho uma MTB com rohloff que é um trator!

p.s. em algum canto do forum eu já contei minha saga com o Alfine. Posso ter dado um azar pois o produto era novo e a shimano talvez possa ter lançado versões mais novas e melhores.
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2019 as 13:29
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Chega a ser engraçada a argumentação de usar coroas e cogs menores possíveis devido ao peso sendo que o cubo pesa quase 1,75kg  
 

Justamente porque ele pesa tanto, vejo importância maior em ser um weight mad ! O panceps pode estar lá, mas a perninha é do Forstemann! Embarrassed
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2019 as 17:25
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Caros,

Minha experiencia com o Alfine 11 não foi boa. Depois do segundo dar problema eu desisti. Quanto ao uso em MTB "parece" uma boa ideia, mas não é bem assim. Vamos lá:

1 - seu quadro tem gancheira horizontal? Muito provavelmente não tem, então para manter a corrente tensionada vc vai precisar de um esticador de corrente. Na pratica é como se tivesse um cambio traseiro.

2 - O range de marchas do alfine é de 409%. (3x9 é 500 e poucos %). Se deixar leve, não vai ter velocidade final, se deixar com a velocidade final boa, vai faltar marcha leve.

3 - existe um tanto de torque que vc pode colocar nele, então usar uma relação muito leve nele para que vc consiga encarar as subidas mais íngremes pode fazer ele funcionar fora da especificação.

4 - o sistema de indexação usa cabo e mola, então o mesmo problema que vc tem quando entra muita terra no conduite do cambio tradicional vc tb vai ter com o alfine.

5 - Na minha experiencia achei ele fragil para o MTB. Na cidade é bom, macio e tal. Mas acho que não foi feito pro trabalho bruto.

Se quiser algo bruto que não vai dar manutenção então vai pro Rohloff. Eu tenho uma MTB com rohloff que é um trator!

p.s. em algum canto do forum eu já contei minha saga com o Alfine. Posso ter dado um azar pois o produto era novo e a shimano talvez possa ter lançado versões mais novas e melhores.


Show


Lembrando que FS sempre vai ter que usar o esticador. A não ser que seja uma ou outra com pivô elevado e 3ª roldana.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X